Lifestyle
Mi Casa Su Casa
18 out 2015, 50 comentários

Mi casa, su casa – Cimento Queimado

Olárrrrr Fufus!

Tive um pedido de MAYDAY nos últimos comentários de uma fufu em obras, então vamos falar do modernético-fofuxo-coisa-linda-do-titio : Cimento Queimado.

08-concreto-e-tendencia-e-ganha-imitacoes-perfeitas

Então pega a querosene e #vemkotio!

Rá! Já já eu explico que o cimento queimado não envolve pirofagia.

Esse piso é considerado monolítico (não é formado em peças como um porcelanato) mas ele tem sim, pequenas juntas de dilatação, que podem ser na mesma cor dele, “desaparecendo” e deixando a visualização super limpa.

A junta de dilatação acontece em praticamente tudo que construímos, pois com o calor e o frio, tanto concreto, alvenaria, madeira, ferro, gesso expandem e contraem nem sempre nós cerezumanos percebemos essa movimentação. no gesso, as juntas são aquele “friso” de uns 2 cm que vemos em algum lugares, os rejuntes também funcionam como dilatação e em grandes paredes, você com certeza já viu em shopping centers, que as vezes tem uma “borracha” nas paredes. isso evita que o piso estoure e levante, ou que a parede trinque e em casos estremos (caguei) eXtremos, que o gesso rache.

O piso também se move, e eu não estou falando daquela sensação pós caipirinha, aliás, bora beber uma?

keep-calm-and-drink-caipirinha-58

Caipirinha, clima tropical e cimento queimado tem tudo a ver.

Ele é um piso frio, muito comum no nosso Brazeeeel, porque, bem, porque ele é verdadeiramente bom, bonito e barato. MAS tem seus truques.

Primeiramente, ele é barato, mas ele precisa de alguém que conheça as técnicas. Descobri nas pesquisas para este post que existe uma ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND  e no hot site Massa Cinzenta (AMAY o nome) do Cimento Itambé, a receita com passo a passo do cimento queimado.

Pra quem não quer saber como é tim-tim-por-tim-tim, uma visão dinâmica é:

Contra piso feito, colocasse as juntas de dilatação com 30mm de altura, joga a massa de cimento, água e areia até nivelar nos 30mm deixa bem lisinho com a desempenadeira.

Se deixar secar assim, vira aquela calçada simples que tem em todo canto no nosso país onde eu sei que você já ralou o joelho, ou o cotovelo, se for uma pessoa sem joelho, #fufufalapratodos.

Então pra ficar a coisa da moda, precisa “queimar” o cimento e pra isso não é necessário tacar fogo no cabaré. O processo de queima é simplesmente cobrir a massa ainda molhadinha (ui!) e mole (epa!) com o pó do cimento.

Depois usa-se um impermeabilizante e fim.

Por quê chama queimado? Não sei. Mas eu sei que mexer muito com o pó do cimento puro dá uma impressão de que a pele afinou, queimou mesmo. E como esse piso é muito comum em fazendas (onde ele frequentemente é tingido de vermelho e chamado de vermelhão) eu imagino que a mão de obra antigamente não usava proteção e daí veio o nome “queimado”. Mas essa é a história que eu criei pra mim, tá? Mente criativa as vezes te salva de crises existenciais, a prova viva disso é a autora E. L. James.

fifty-shades-of-grey-book-cover

Safadgeeeenha

Então, as juntas de dilatação podem ficar escondidinhas deixando tudo muito limpo.

e3ccebdd0570367ca9a28910744e9e66

As juntas mais comuns, são: madeira de lei, mármore, granito ou material plástico. Mas eu vi uma dilatação em perfil de alumínio que acelerou meu coração, de tão lindo.

Essas juntas podem formar desenhos conforme seu gosto, podem ser bem grandes, como 1m por 1m até 2m por 2m em regiões com menor variação climática (isso existe?)

Eu gosto do 1m x 1m mas eu também gosto de umas coisas loucas. então, tem que estudar cada caso.

Apesar se ser escravizado por nós designers existem cuidados pra se tomar com essa superfície.

Ela é lisa, geralmente usa-se cera, e quando molhado a probabilidades de beijar o chão é grande.

Eu gosto de evitar ele em locais externos por causa de chuva ou piscinas. Ele é resistente, ok, mas depois que você morrer de traumatismo craniano na calçada do jardim dos sonhos, não adianta nada o piso durar mais 100 anos.

No banheiro – especialmente no box – ele reage com BONS PRODUTO ( e maus também ) manchando, trincando e descamando. Ou seja: do box pra fora #pfvr.

mr-cryl-4-gran

Rodapé lindo né?

Na parede esse moço fica lindo-lindo-lindo! Mas fazer uma massa mole que leva de 3 a 10 dias pra secar numa superfície vertical é tão fácil quanto aguentar um salto do MCQueen pelo mesmo período.

Mas aí entra a feitiçaria tecnologia, em prol da facilidade, e hoje já existem tintas de diversas marcas que imitam o cimento queimado perfeitamente. Vc passa uma camada, fica uma merda, vc quer se matar. DAE quando passa a segunda fica lindo, perfeito e você não vê a hora de secar pra dar uns amasso no seu bem contra essa parede tesuda.

cimento-queimado-4 (1)

É um estilo meio industrial, meio rústico, mas que com a adição de pigmentos pode ficar mais homogêneo e até integrar ambientes mais clássicos.

cimento-queimado-19

Que mais… trincas, ele vai apresentar pequenas trincas, não tem jeito, mas também é o que deixa ele único. É da característica dele e não se preocupem, fica charmoso.

Agora um porém: Ele não é “remendável” até por isso eu gosto da junta aparecendo, pois caso haja algum acidente (na casa de um cliente derrubaram um andaime e o cimento queimado quebrou) você tem que remover uma parte considerável dele e refazer toda. E a cor NUNCA vai ficar igual.

Por ser assim, tão “frio” eu gosto da combinação dele com madeira, pois a madeira traz o aconchego que falta.

cimento-queimado-quarto-4

Cimento+madeira+miles de travesseiros+esquadria preta+ Chaise Le Corbusier = EU CASO!

Uma opinião que eu vou dar, porque não dou a vocês a opção de des-ler : Cuidado com o exagero.

É muito fácil perder a mão e defecar no décor. Como aprendemos anteriormente, Piso+parede+teto são a tríade que formam um fundo muito expressivo na composição de um ambiente.

suite-arui

Pode encher de amarelo, rosa e taco de madeira. continua parecendo uma caverna. Ou a cripta do Che.

Tem um passo a passo com fotos aqui de uma aplicação na parede. Cansei só de olhar as fotos e a alergia de pó mandou lembranças ao ver o tiozinho lixando a coisa.

E também existem uns produtos prontos, eu ví um balde de cimento queimado à venda na Leroy Merlin.

Acho que é um bom panorama pra vocês opinarem e decidirem se esse acabamento é o certo pro seu lar.

Por mais simples que seja, existem regiões na Terra Brasilis que simplesmente ninguém faz o cimento queimado. Os mestres de obras tem receio do cliente não gostar das trincas, e reclamar, falar, bla-bla-blá. Em São Paulo mesmo, um amigo teve que usar um porcelanato com efeito de cimento queimado, porque ninguém assumiu a bronca. Falei inclusive com um arquiteto amigo de lá e ele também não tinha indicação que fizesse uma casa toda assim. #chateado Aqui em Foz, um arquiteto amigo contratou uma construtora de posto de combustível pra fazer o piso do escritório dele. Então, quem sabe seja uma luz no final do túnel pra quem estiver desejando.

Agora, vamos pra vyda e continuem comigo que com a Cony no Insta e no Snap.

Somos @futilish e @tiolelofoz em ambas as redes.

E pra quem quer ler mais besteiras coisas que eu escrevo, num blog sobre a região onde eu moro e consumismo (saudável) corre no www.paraguaipink.com.br.

#bença!

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
50 comentários em “Mi casa, su casa – Cimento Queimado”
  1. Alessandra18/10/15 • 12h01

    Como amo a maneira bem humorada que o Lelo escreve. Amo! Risadas garantidas.

    • Tio Lelo18/10/15 • 21h13

      oi Alessandra!

      Obrigado por ler a gente!

      Bjo!

  2. paula18/10/15 • 12h56

    No mato grosso é super comum, qualquer pedreiro faz. Engraçado como a moda evolui, cimento queimado na década de 90 era usado por quem realmente nao podia ($$$) por outro piso em casa.

    • Tio Lelo19/10/15 • 12h05

      Oi Paula,

      Então, eu já penei muito… porque a princípio, todos fazem.
      Aí quando vc fala que é 200m2… eles ficam com medo e correm para as montanhas. AHHAHAHA

      Obrigado pela participação.

      Beijo!

  3. Erika18/10/15 • 13h04

    Oi Lelo! Adoro seus posts, fico sempre ansiosa pelo próximo. Queria que fizesse um post sobre luzes, brancas e amarelas. Onde colocar cada uma. As lâmpadas de Led, tem mesma qualidade de iluminação? Como escolhê -las?? Fica a sugestão de pauta. Beijo!

    • Tio Lelo19/10/15 • 12h08

      Olá Érika,

      Eu tô me batendo pra “formatar” o post sobre iluminação. Mas sua dúvida me deu uma ideia de como sub dividir esse tema.
      Vamos falar disso sim, logo postarei.

      Obrigado por acompanhar aqui.

      Beijo!

  4. 18/10/15 • 14h33

    Lelo é difícil mesmo de encontrar quem faça. Vi uma entrevista da Xuxa falando que queria fazer em uma das salas da fundação dela e ela penou procurando até que achou!
    Vou lá te ver no Pink.
    Melhoras, viu?!
    Cheiros!

    • Tio Lelo19/10/15 • 12h22

      Oi Sú!

      Não vi essa da Xuxa não… mas né, se tá difícil pra rainha, imagine para nós.
      Já melhorei um pouquinho, obrigado pela energia boa!

      Beijo!

  5. Hallinis :)18/10/15 • 21h10

    Beijo tio Lelo, e vamos de caipirinha, ha ha ha …
    Quando eu era pequena meu pai fez este cimento queimado lá em casa, mas creio que ele nem sabia o que estava fazendo, e foi por falta de grana mesmo. Lembro dele jogando o pó de cimento, quase morri com o nariz entupido.

    • Tio Lelo19/10/15 • 12h34

      Oi Hallinis,

      Então, eu tbm tenho uma “visão” dessas, acho que na casa de uma tia.

      Agora é cult, e o melhor é que não gourmetizaram ele.

      Beijo!

  6. Helena19/10/15 • 00h07

    Uma pena a decoração conter retrato do Che Guevara.
    As pessoas comprar achando “Cult” , mas sequer sabem o que esse cara foi e fez pela humanidade….
    Possivelmente quem comprou este quadro é contra o PT e nem sabe que esse cara faz parte da esquerda também… Esse cara é muito pior que todo o PT… Roubou e matou muito mais que a Dilma e cia…
    Uma pena …
    Infelizmente os jovens de classe alta também fazem isso… Compram camisa com a cara do Che estampada e fumam charuto ao lado da maconha pronta pra acender … Tudo esquerda disfarçada … Se bobear são filhos de políticos ladroes ou então da elite corrompida …
    Aff…

    • Tio Lelo19/10/15 • 23h27

      Então Helena, realmente é triste tantas pessoas comprarem tantas coisas sem saberem a verdadeira história, não só do Che, mas de tantas outras personalidades que foram distorcidas, endeusadas ou ridicularizadas injustamente.

      Quem sabe um dia, quando for mais importante dar ensino para as nossas crianças do que enriquecer no segundo mandato, teremos seres pensantes e capazes de pesquisar e não apenas de repetir em coro verdades fabricadas.

      Obrigado pela participação.

      BBT!

  7. Thayná Brito19/10/15 • 01h25

    Gente, eu louca pedindo ajuda e ele correndo veio me socorrer! Já pode casar? Lelo seu lindo, mi casa es su casa forever, vem tomar uma caipirinha no meu futuro piso de cimento queimado s2

    • Tio Lelo19/10/15 • 12h55

      Olá Thayná,
      Já aviso que #trabalhamos com visitas regadas a caipirinha.

      Força aí que vai ficar lindo.

      Beijo!

  8. rejane abreu19/10/15 • 10h07

    Adooooro! Parabéns Tio. Seus posts são demais S2

    • Tio Lelo19/10/15 • 12h59

      Oi Rejane,

      Obrigado pelo carinho e por deixar seu comentário.

      Beijo!

  9. Bianca19/10/15 • 11h02

    Lelo, qual é o seu email?

    Bjs!

  10. Paula19/10/15 • 15h06

    Lelo, please….o cimento queimado se dá bem na cozinha? Parede? tksss!!

    • Tio Lelo19/10/15 • 15h57

      Oi Paula,
      Super bem! fácil de limpar, só evite produtos abrasivos.

      BBT!

  11. Maria fernanda19/10/15 • 17h43

    Oi Lelo!!! Vc acha q é uma boa opção pra quem tem cachorro em casa?? Filhotes sempre fazem fora do lugar até aprender….

    • Tio Lelo19/10/15 • 18h14

      Sim Maria Fernanda, a manutenção é super simples!
      Só não pode produto químico.

      Beijo!

  12. Thaís Fernandes19/10/15 • 21h25

    Sempre uma maravilha seus posts!!
    A loja onde trabalho possui esse piso e no meio, temos um lounge com uma parte com azulejos hidráulicos em preto e branco. Muito bacana! Todos os clientes elogiam.
    Beijos mil e até semana que vem!

    • Tio Lelo19/10/15 • 23h20

      Oi Thaís,

      Eu gosto bastante dessa combinação, que é uma ds mais clássicas.
      Mas é linda, com certeza. Obrigado pelo carinho e por estar sempre por aqui!

      Beijo!

  13. Marina20/10/15 • 02h14

    Desculpe a correção, mas o correto é extremo.
    Abs!

    • Tio Lelo20/10/15 • 19h46

      Não desculpe-se Marina,

      Eu agradeço!

      Beijo!

  14. Raquel Menestrino20/10/15 • 02h56

    Lelo do meu coração
    Eu aaamo cimento queimado.Me lembra a época que eu, meus pais e minha avó moravamos em um barracãozinho de apenas um quarto. Eu ficava feliz da vida brincando naquela enceradeira que girava.
    Hoje nossa casa é enorme e com porcelanato por todos os lados e nada de enceradeira da felicidade.
    A um tempo atrás eu vi uma foto que dizia ser um piso de cimento queimado mas tinha um detalhe maravilhoso: era dourado, com gliter brilhando e td.
    Eu sei que parece meio escandaloso e era msm, pois era o piso da sala mas eu logo imaginei isso em um closet, ou no num escritório, ou sala de tv. Não importa. Só sei que já planejo meu ap com um ambiente com esse piso dourado do amor e do glamour.
    Você tem noção de como fazem pra conseguir esse efeito? Será que só se mistura um tipo de glitter no pó do cimento? Me socorre antes que eu comece a fazer experiências mil e gaste todo o orçamento do quarto só tentando reproduzir meu sonho de me trocar andando em estrelas.

    • Tio Lelo20/10/15 • 20h50

      Raquel, segure essa drag queen que há em vc!

      Mentira, segura não, que o tio sabe do que vc está falando, e vai te judiar liberando esse link aqui: http://www.matthage.com/stainedpolishedmisc-concrete-floors.html

      Eu vi num dos meus programas preferidos ( The Block , do canal 9 Australiano ) uma garagem feita em concreto polido com silver glitter.

      Mas esse sistema de concreto polido, no brasil, ainda está meio que “amarrado” as quadras e corredores de escolas apenas no cinza mesmo… tem gente começando a fazer os coloridos.

      Quem sabe em breve teremos piso travesti pra nossos closets. Eu apoio.

      Beijo!

  15. Dani Isoppo20/10/15 • 11h22

    Lelo, seus posts são ótimos!

    Qual a tinta q vc falou q imita concreto, q na primeira demão dá vontade de chorar e na segunda fica linda?? 😉

    Eu fiz uma q imita, lindaaaa, mas é uma massa da Suvinil, q é super caro e dá um trabalhão. Só mão de obra especializada e tals… Queria saber essa mais simples.

    Bjs e obrigada

  16. Luciana21/10/15 • 02h44

    Estou rindo até agora… Gargalhando alto! Bom humor é um bálsamo neeses tempos bicudos! Adoro seus posts.

    • Tio Lelo21/10/15 • 20h00

      Obrigado Luciana,

      E obrigado por nos ler e principalmente por participar comentando.

      Beijo!

  17. Flávia Guerra Soares21/10/15 • 10h02

    Lelo, bom dia! Primeiramente bom dia! Suas dicas são valiosas!!!

    Estou precisando de um help, URGENTE!!! Quero colocar minha TV na parede, sem painéis e sem fios!!! Meu pedreiro teima comigo que não tem como! Por favor, me ajude, como devo instruir ele a fazer, porque jeito eu sei que tem!!!

    Muito obrigada desde já!!!!

    • Tio Lelo21/10/15 • 20h14

      Olá Flávia!

      Claro que tem jeito! atende-se aos detalhes:

      o centro da tela deve ficar a 115cm do chão.
      A tomada tem que ficar mais para o lado que o centro da TV, pra isso é legal já saber o tamanho mínimo da TV que vai usar.

      eu sempre indico deixar um tubo ( um cabo de 50 ou 75mm ) pra passar os cabos, mesmo que vc não vá usar inicialmente.

      Fiz um esqueminha BEM TOSCO, tá aqui: https://www.pinterest.com/pin/40673202862345356/

      Beijo!

      • Flávia Guerra Soares26/10/15 • 09h45

        Muiiiiito obrigada pela atenção Lelo!

        Só uma dúvida, esse tubo de 50mm ou 75mm é um cano de pvc?!

        • Tio Lelo05/11/15 • 21h18

          É sim Flávia! é só um cano normal pros cabos “escorregarem” por dentro da parede ser enroscar e danificar.

  18. Caroline Pelá21/10/15 • 10h32

    Senhor!!!!! O que foi isso do gliter! Por que eu não vi isso antes meu Deus…(desmaiada)…
    Agora, recobrando os sentidos, na minha casa coloquei um porcelanato (depois do gliter tudo é sem graça) cinza que “parece” o cimento queimado e não sei que cor colocar nas paredes, o branco me parece tão sem graça e sem criatividade.
    Me dá uma ajuda por favor.
    Muito obrigada…e adoro seus snaps.

    • Tio Lelo21/10/15 • 20h17

      Hey Caroline!

      o cimento queimado é tipo um jeans, vai com tudo. Inclusive existe papel de parede de glitter e vc pode usar.
      Tudo vai depender das cores que te agradam, mais quentes mais frias, painel em madeira traz aconchego, um papel de parede tipo tecida traz sofisticação, geométricos ficam modernos, florais ficam românticos… vc tem que ver qual estilo vc quer ter, pois a base está neutra.

      Beijo!

  19. Ana23/10/15 • 00h22

    Adorei seu post Lelo!!!
    Eu gostaria de pintar as paredes do meu hall de cimento queimado!!! Acho que deve dar uma modernizada instantânea, neh??? Então o efeito da tinta que imita o cimento queimada é ótimo??? E elas existem pelo que li… Obaaaa sem grandes sujeiras e pó???
    Bjs e parabéns! Vc arrasa!

    • Tio Lelo05/11/15 • 21h19

      Oi Ana, é a mesma baguncinha que qualquer outra pintura faria.
      Leia com atenção o passo a passo, porque no meio do processo parece que tudo vai dar errado, mas se segura que fica lindo no final!

      Beijo

  20. Jana23/10/15 • 11h06

    Adorooo vc Leo!!!É uma delicia ler seus textos.
    Sou eng. Civil e amooo esse acabamento.
    Acho charmoso, moderno.
    Bjosss

    • Tio Lelo05/11/15 • 21h22

      Obrigado por ler a gente Jana!

      Beijaum!

      • roberto carlos10/11/17 • 20h11

        boa noite rapaz que porcelanato amadeirado lindo qual o nome desse revestimento coisa linda parabems.

  21. Cristina05/12/15 • 21h31

    Oi lelo, onde posso encontrar u,a empresa pra fazer um orçamento desse piso, minha casa tem uma ar bem rústico e não tenho nenhuma intenção em colocar porcelanato, quero manter esse estilo.
    Já tem um tempo que procuro uma empresa ou alguém que faça, mas não acho.
    Moro em Mairiporã próximo a são Paulo.
    Obrigada e grande beijo!

  22. Clau14/01/16 • 23h34

    Então, tava pensando em fazer na parede da sala, até convenci maridonm hehehe, mas lendo, vi que leva até 10 dias pra ficar pronta, é isso mesmo? Vixi, ele desiste, hahahahaha. E tbm tenho medo de não ficar do jeito que quero…

  23. M Luso Junior07/05/16 • 18h59

    Excelente texto! Deixou a leitura muito agradável e vontade de ter sido mais extenso, rsrsrs.
    Vou tentar aplicar piso queimado em alguns ambientes no quente (muito) húmido (muito) do Maranhão.
    Parabens pelo site!

  24. Erika Moreira25/10/16 • 16h17

    Olá, alguém para indicar um pedreiro que faça cimento queimado em São Paulo???
    Não acho em lugar nenhum.

  25. Fernanda05/04/17 • 10h38

    Preciso de um técnico em cimento queimado resinado em Goiânia

  26. Francis02/04/18 • 22h57

    Parabéns pelo post. Gostaria de saber quanto de cada material irei gastar para fazer um piso de 60 metros quadrados.

    Abs….

  27. Francisco Fontenelle17/10/18 • 13h28

    Desde criança vi os pedreiros do meu avô usarem querosene no processo de aplicação do cimento queimado. Fico impressionado por ser tão difícil hoje achar algum post na internet que cite esse elemento. Acho que talvez esse ingrediente – o querosene – explique o motivo pelo qual os pisos de cimento queimado de antigamente NÃO TINHAM JUNTA DE DILATAÇÃO, mas mesmo assim duravam uma vida e NÃO RACHAVAM. Tenho a impressão de estamos diante de uma técnica perdida. Por favor, se encontrar alguma novidade que cite o querosene como componente desse tipo de revestimento, me avise. Ando em busca disso há anos. Obrigado e um grande abraço!!