Lifestyle
Mi Casa Su Casa
14 jun 2015, 83 comentários

Mi Casa, Su Casa – Rodapés!

Olá FufúsFufús, não tem gênero né? Pode ser homem, mulher, cachorro, gato, poste, cadeira… Acho digno.

Eu estava pensativo nos últimos dias, não queria seguir muito tempo nas cortinas, pois as vezes tem gente que não tem interesse nesse ponto específico, mas em outros sim. Então depois retomamos a conversa sobre tecidos, acessórios, ferragens de cortinas…

Eu estava oscilando entre falar sobre paleta de cores, rodapé e vazio. (Não, você não leu errado. Quero MUITO falar sobre o vazio, e não tô falando de fome.) Foi então que uma leitora deixou um comentário sugerindo o tema de hoje, Roda pé ou rodapé-tudo-junto!

Garanto que ao ler isso seu olho fugiu dar uma espiada na parede mais próxima. (Se não, agora que eu escrevi isso você olhou pra ela).

Só quem já construiu ou reformou sabe de duas coisas:

1 = Existem zilhares de rodapés.

2 = Rodapé não é exatamente “barato”.

Eis que vocês me perguntam: “Mas tio, precisa MESMO de rodapé?”

sem rodape

O rodapé não é só uma questão estética, ele protege a parede das batidas do rodo/vassoura, do pano molhado, dos bons podRuto CIF/Veja/MR. Músculo… Então pega seu lustra móveis e #vemkotio !

Falando mais na questão estética, não é só de rodapé que vivem nossas alegrias de designers.

Temos: Rodapé, Roseta, Moldura de porta, Sócolo (ou sócalo, sóclo… muda regionalmente), requadro de parede, moldura, roda teto, requadro de teto, guarnição…

Encontrei essa imagem extremamente útil pra vocês não se enforcarem sem entender nada:

Tudas coisa

A menos que você esteja construindo um palácio barroco, ou uma salão de baile pra corte francesa, não vai usar tudo isso. No máááááximo cinco, e olha, vai ficar rebuscado. #PrincesaIsabelTeDedica

Existem diversos materiais que podem ser empregados pra rodapé: Madeira, MDF, PVC, Cerâmica, pedras como granito/mármore, alumínio, cordas… e no caso das molduras ainda existem as opções de gesso, poliestireno (vulgo isopor) e por aí vai… Graças a Deus temos inteligência que nos permite criar, recriar e avançar em tecnologia.

Agora, como diria Jack (o estripador) vamos por partes:

Rodapé:

Eu peço que deste você não fuja, pois como mostrei, a possibilidade da sua parede ficar feia/danificada quando não se tem rodapé, é alta. Existe como colocar ele embutido, sem ficar saliência na parede*. (Nós [classe sub-humana] vendedô de móvis agradecemos). Também existe a tal da “parede flutuante” onde eles deixam um risco mais profundo entre a parede e o piso, tipo cofrinho quando a gente usa calça de cintura baixa:

Parede Flutuante

Mas essa “parede flutuante” é tão incomum que a única imagem que eu encontrei dela era tão distante que vocês iriam tudo aproveitar uma promoção do “melhores destinos” pra vir pessoalmente me dar um tapa na cara.

Rodapé grande é tendência e indica fortuna sim, principalmente porque véi-na-boa, no preço que tá… Eu defendo a proporção com unhas e dentes. Porque eu acho LYMDO, Phyno e Ryko um rodapé de 20cm com um roda teto de 20 ( de preferencia iguais ) mas veja bem, eu mesmo tenho pé direito de 255cm… se eu subir 20 da chóm e descer 20 do teto, vai me sobrar uma paredinha-deprimida de 205cm. Vai parecer a casa dos 7 anões. O instalador vai querer me dar mais uma carreira de tijolo, pobre coitado de mim.

Então, vamos brecá e tentar maximizar a coisa pra fazer de conta que eu vivo num palacete. Colocamos um rodapé de 12 e um roda teto de 10, eu tenho uma parede quase-digna de 233cm! Bom mesmo, seria sobrar uns 250cm de parede, mas né, principalmente em apartamentos, dificilmente se consegue. Então vamos tentar equilibrar isso.

Tem uma sala de pé direito duplo? 50cm de rodapé vai fazer a amiga invejosa fazer bung jump das tamancas de inveja. E como essa não é uma energia boa, #BoraColocarUnsBejetoVermeioPelaCasaParaQuebráMauOlhado.

Então assim, não acha que rodapé vai fazer diferença, coloca um simples, 10cm lisinho e pronto.

Tá no fim da obra, o dinheiro fugiu do controle no meio do caminho e não vai poder comprar o rodapé dos seus sonhos… compre depois. Não vai ser 6 meses numa casa sem rodapé que vai te matar, nem destruir as paredes.

Locais que já começaram a construir em gesso acartonado tem paredes bem retinhas, e é fácil fazer instalação destes itens. Obras mais antigas, ou aquelas que a gente chama o pedreiro amigo da secretária, vizinho do zelador, o conhecido da paróquia ou o irmão da igreja… nem sempre tem um acabamento perfeito. Mas é a vida, precisamos confiar que vai dar certo antes de ver o resultado. Então às vezes não temos um resultado “ai-meu-Deus-eu-vou-levar-essa-parede-pro-túmulo”.

Se o rodapé vai ser liso, com friso, com bolinha, com looooz, é gosto do freguês, mas vamos ver alguns ambientes com diversos rodapés e se inspirar. Eu não sei a medida exata, mas deve ser em sequência, algo como 12 ou 15 cm, depois 20 ou 25cm, então 30cm e por fim, de 50cm:

rodape 12 15

rodape 20 25

Rodape 30

rodape 50

Agora tem um tema que ninguém presta atenção e, não sei se já falei disso aqui mas, numa obra quando surge uma dúvida o mestre de obra, incrivelmente, decide fazer do jeito que é mais fácil. Não sei o que acontece sabe, mas eles nunca fazem do jeito mais bonito, ou mais comum, nem o mais rápido – veja bem – é SEMPRE do jeito mais fácil.

Então quando eles-tem-que-fazer-um-rodapé-de-escada, nunca fica assim:

rodape escada

Rodape escada 2

Então, se sua obra tem um profissional ou não, caça no google a imagem do que você quer e “derruba” na mão do mestre de obras – ou pede pro profissional deixar bem claro- e ilustrado- o que você escolheu. Façamos uso do:“ Macaco vê, macaco imita.” Humanos somos assim #ctrl+C ctrl+V.

Agora se quando você era criança, bateu muito com o dedinho no canto da parede, olha esse rodapé pequeno que eu achei:

Rodape pequeno

Particularmente eu não gosto desse rodapé pequeno. Mas eu também gosto de coca cola misturada com leite, então eu não sou parâmetro pra algumas coisas.

Agora se você está reformando e esqueceu de colocar um ponto de TV, ou de Telefone… existem rodapés que passam fios de uma maneira bem legal e sem quebra-quebra:

rodape passa fio

E tem o rodapé Iluminado que pra mim é tipo penteadeira de… acompanhante de executivos.

rodape iluminado

Ok agora, a questão é: Até onde vamos gastar com isso. Depende do grau de transtorno com decoração você foi contaminado. Eu, como disse anteriormente, gosto de rodapé e roda teto. Em alguns casos, como um quarto de bebê, ou um ambiente comercial que vai ter aquele ar mais romântico, ou estilo provençal combinam com lambri ou roda meio.

Lambri, é muito comum em quarto de bebê:

SONY DSC

É elegante, é ryco, afinal é pra receber o milagre da vida (que chega com cara de joelho) é livre-de-erro-na-decoração-do-quarto-do-pimpolho. Tá mas eu já cansei. Se é seu sonho ter um quarto assim o lambri de verdade verdadeira é um painel de madeira pintado colocado a 1 metro de altura em toda a volta do quarto. Claro que atualmente, podemos usar painel de MDF, réguas de PVC, e eu já fiz uma versão econômica usando forro de PVC. ( R$ 9,90 o m2 =D )

Se você – assim como eu – acha que gastar MUITO num quarto que durará no máximo 5 anos, não é prioridade, eu indico a versão inteligente do quarto de bebê: coloca só uma moldura de Isopô e pinta a parte debaixo com tinta (super lavável) e coloca um papel de parede (bem fofo) em cima.

Porque Lambri é legal? Porque os mini-humanos precisam de apoio quando estão aprendendo a se levantar e caminhar. E eles brincam de homem aranha com o que quer que esteja na mãozinha: Danoninho, macarrão, bolachinha, feijão amassadinho, brócolis ( mãe, compra brócolis?) E mais adiante eles vão aprender a desenhar e escrever… preferencialmente na parede. E o lambri quando removido, leva essa sujeirada toda.

Eu também acho que essa coisa pode ser modernizada, (e dane-se a limpeza) vamos mover essa moldura pro segundo andar:

moldura parede

Viu que o efeito é bonito? Mas analisem também que tem mais de 250cm de parede aí, heheheheheh também funciona pra quartos aonde iniciamos a fabricação bebês:

moldura alta

Tá, o quarto é bééééééérge, mas é elegante. Coloca o filtro de cores mental e transforma num quarto magnífico e exclusivo.

Quanto o roda teto, ou o requadro de teto… eu acho bonito, mas também acho dispensável. É tipo aquela segunda pulseira que deixa o look espetacular mas, que se não estivesse ali, continuaria lindo. Vejamos alguns exemplos:

roda teto

roda teto 2

roda teto 3

roda teto 4

Agora, uma aplicação que eu já vi assim, ao vivo, e vomitei arco íris, foi essa combinação de rodateto + moldura:

roda teto moldura

Os detalhes de Socalo, fazem a transição do rodapé para a moldura, quando são diferentes, ou rebuscados, por exemplo, ter um rodapé de 10 cm e subir a moldura da porta (e das janelas) com 10cm tudo bem. Agora tenta com 15, ou 25… 50cm! Vai ficar ó: Uma bosta!

Então se optar por um rodapé de alta renda, coloca um socalo nas portas pra usar a moldura de 7 ou 10cm.

socalo

A tal da roseta… é pra quem já não tem uma boa bolsa/sapato pra comprar. Vai gastar dinheiro com isso fia, sério?

Roseta

#desnecessauro (Desnecessauro = desnecessário desde antes da extinção dos dinossauros )

O requadro de teto é irmã-xipófaga (vulgo gêmea siamesa) da roseta. Apesar de que num ambiente bem tradicional ele enriquece. Achei muito explicativa essa imagem com o requadro em ruóóóócho, que encontrei no google. Tenho pena que que habita esse lugar. Espero do fundo do coração que seja a foto de um quarto de motel dos anos 90.

Requadro de teto

Bom gentes! Acho que expliquei de uma forma geral o porquê de se investir umas rúpias no nosso amigo rodapé. Mas, sinteticamente, o rodapé protege parede e dá um ar de ambiente bem acabado. É como a ampolinha de silicone que finaliza a escova. Se não coloca, não parece profissa.

Adorando a interação com vocês, #mimperdoem se eu demoro às vezes pra responder, mas eu faço o possível.

E vocês acham que eu esqueci do goró da semana? Jamais… mas como tá chovendo, friozinho, vamos biritar algo mais forte. Cheers!

Royal Salut

#bença e até a próxima!

Tivemos até nota de rodapé (trocadilho #rulez) essa semana:

*Quando se trabalha com mobiliário planejado, seja ele modulado, sob medida, ou desidratado (brinks!) , temos diversos contratempos com rodapés. Tem que decidir se tira o rodapé ou se recorta o móvel. Então, se ele for embutido, acabou o problema. Mas uma dica pra quem está construindo, é colocar o rodapé depois dos móveis maiores, como armários de quarto, estantes, cozinhas, pois podem deixar sem =D .

assilelo

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
83 comentários em “Mi Casa, Su Casa – Rodapés!”
  1. Iris Tavares14/06/15 • 14h16

    Lelo (a íntima já hehehe),

    Posso estar apaixonada por você, digo, por sua coluna??? Kkkkkkk.
    Adoro seus textos e suas dicas.
    Tenho um sonho secreto de trabalhar com decoração.
    Amo, amo, amo!
    Parabéns pela paciência de nos explicar tudinho nos mííííííínimos detalhes!!

    • Tio Lelo15/06/15 • 13h57

      Oi Iris!

      Pode vir me amar toda semana! Porque eu pretendo vir amar vocês tbm!

      Obrigado pelo carinho,

      BBT!

  2. Clara14/06/15 • 14h31

    Boa tarde. Em primeiro lugar desculpa por que vou fazer uma crítica. Gosto tanto do Blog que nos últimos posts dessa categoria não falei nada mas agora eu acho que merece um toque. Por favor não me julguem!!! Essa categoria de decoração é um máximo, adorei a ideia e gosto do estilo e das dicas do colunista. Mas eu acho que ele está escrevendo de um jeito tão complicado, com muitos hashtags, comentários engraçados entre parênteses, etc… Que tá ficando um pouco complicado de ler e entender. Eu sei que o objetivi é justamente ser informativo mas de uma maneira mais informal e divertida. Mas é só minha humilde opinião. Acho que como leitora super assídua poderia falar alguma coisinha. Se for somente eu que estou incomodada com isso, devo ser meio tradicional demais né?? Ahh sei lá!!! kkk Um beijo

    • Sandra15/06/15 • 10h54

      #facepalm

    • Isa15/06/15 • 12h55

      Tb me incomoda um tiquinho! Tem umas partes que eu até pulo e olho só as fotos pq ele escreve de uma forma muito informal que eu não entendo nada! Acho que podia rolar um equilíbrio entre a escrita legal e divertida e essa bizarrice cheia de gírias e hashtags e sei la… hahahaha
      e tb sou leitora antiga que comenta de ve em quando! 😀

      Beijos Cony!

    • Tio Lelo15/06/15 • 14h06

      Oi Clara,

      Não precisa se desculpar! A sua opinião é importante pra gente saber quando está pesando a mão também. Eu tento descomplicar ao máximo, tentando fazer do texto algo mais natural, porém é difícil expor opiniões em texto por que a gente não consegue modificar a “entoação” com os caracteres.

      Vou tentar dar uma “limpada” nas coisas e quem sabe encontramos um equilíbrio?

      Agradeço muito por ler a gente, e por dividir sua opinião.

      BBT!

    • Erica Vanessa15/06/15 • 16h23

      Concordo com vc Clara, fiquei com medo de dar minha opinião e ser taxada como chata. O tema é muito legal mas tá engraçado “demais”, sei que vai ter gente falando “é só não ler” mas às vezes em mais pessoas que queriam dizer isso e não tem coragem. De qualquer forma é só uma opinião, por favor não fiquem com raiva.

    • ana15/06/15 • 18h02

      Pois é, não tive essa impressão nos outros, li tudo até o final, mas a leitura desse ficou um pouco cansativa, tentando achar a informação no meio do texto. Não to querendo ser chata também não, acho que é um critica construtiva, claro que brincadeiras e piadas são muuuito bem vindas, mas tente fazer de uma forma deixando o texto mais clean e facil de ler na correria do dia a dia.
      Valeu Léo, sempre otimas dicas!

    • Mariana Alves16/06/15 • 17h47

      Gente, sem querer ser chata (já sendo, rs), mas também concordo com a Clara!

      Li o primeiro texto do Lelo, não gostei da forma como ele escreve e ignorei todos os posts subsequentes.

      Maaas achei o assunto tão interessante que resolvi ler esse e aquele sobre as persianas (ainda tendo alguns ataques por causa das gírias, hahaha).

      Acho que é possível sim chegar a equilíbrio! Não precisa deixar as gírias e brincadeiras de lado, é só maneira um pouco.

      Lelo, muito bacana a coluna e mais bacana ainda a forma como você encarou a crítica! 🙂

  3. Ana Luisa14/06/15 • 14h42

    O tio Lelo: alegrando meus domingos desde maio de 2015.
    CHO-RAY!!!!

  4. Amanda14/06/15 • 16h19

    Adorei! A Camila Coutinho do Garotas Estúpidas trocou o rodapé da casa dela e mostrou em video achei demais… aliás obra tá na moda entre as blogueiras recentemente…

    Um tema que estou aguardando ansiosamente é ESPELHO! Desejando colocar um espelho numa parede inteira aqui na minha casa de boneca para ver se parece maior, mas quero dicas!

    Bjs!

    • Sandra15/06/15 • 10h56

      Concordo!!! Lelo, pufavô, fala de ESPELHOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Tio Lelo15/06/15 • 14h12

      Oi Amanda,

      Espelho é bom, pois é um tema controverso! Vamos preparar.

      Obrigado por participar aqui dando sua sugestão.

      BBT!

  5. Mari14/06/15 • 16h40

    Uma das coisas que mais gosto na minha casa é a combinação da cor da parede, um marrom (Mesa de bar da Suvinil) com rodapé de 15 cm branco. Parece muito com a segunda foto. Ficou LINDO!
    Interessante como o povo que trabalha com obra é teimoso, tive uma trabalho enorme pra convencer/obrigar o carpinteiro a não colocar o alizar com acabamento em meia-esquadria! Quase que virou caso de polícia!!!
    Bjooo

    • Tio Lelo15/06/15 • 14h17

      Olá Mari!

      Realmente, o brasileiro, geralmente, tem muita resistência em mudar o que se faz costumeiramente.
      Simplesmente porque não é acostumado a fazer tal coisa de tal jeito.
      Em obras quando, as vezes, a instrução do pessoal que presta serviço é mais baixa, possivelmente se tem contratemos e indisposições.
      Com certeza essa mistura de parede marrom + rodapé ficou elegante =D

      agradeço a participação 😀

      BBT!

  6. Ale14/06/15 • 19h52

    Amei! Parabéns! Mais um texto mega informativo.

  7. Daniela14/06/15 • 23h55

    Aiiiii Cony , sou sua seguidora há anos e cada vez mais me encanto pela sua genealidade! Você é Genial !!!!! Amoooo o seu blog , é o meu preferido . É tão engraçado pensar q não a conheço pessoalmente , mas , me sinto intíma sua…rs… Amooo tudo o q você aborda. E agora essa coluna do Lelo tá de arrebentar!!!! To amando curtindo cada post. Sou apaixonada por esse mundo d construção e decoração. Tenho loja de acabamento e já tive loja de decoração . E breve com a ajuda d Deus serei uma futura desing de interiores , como o nosso querido e fofo Lelo. Lelo , você é o Maxímo!!! Cony e Lelo vocês são DEMAIS!!!!!! Bjs

    • Tio Lelo15/06/15 • 14h23

      Ownnnn Dani,

      Assim vc mata o véio =)

      Obrigado pelo carinho, e vem com tudo pra essa profissão linda!
      Sofrida, mas linda e extremamente gratificante.

      BBT!

  8. Luiza15/06/15 • 00h39

    Adorei! Impressionante como tem detalhe que passa despercebido por nós. Nunca tinha dado atenção ao roda-pé, mas faz toda a diferença no ambiente! Bjs

  9. Bru Nunes15/06/15 • 08h24

    Lélo do céééééu, é sério essa coisa de coca-cola com leite?!?! OMG :O
    hahahahahahahahahahaahhaha

    adorei o assunto, roapé fica phyno né? Eu gosto…agora me diz uma coisa…rodapés mais largos (tipo 50cm) ficam bonitos mesmo com o pé direito não tão alto? Porque eu acho lindo lindo rodapé mais largo, buuuuuuuut, não sou ryca no ponto de ter um master pé direito! hahahahahaha

    Como sempre, adoro a coluna!

    Beijos

    • Tio Lelo15/06/15 • 14h28

      Oi Bru,

      Sim, é sério a mistura de coca-cola + leite =D fica tipo vaca preta sabe? Aquela mistura de sorvete de creme com coca. Só que menos doce. e mais líquida. A medida é meio a meio se vc for provar. HAHAHHA

      Então, daí vale a proporção, como eu exemplifiquei com meu pé direito classe média.
      Se você usar um rodapé muito alto, num pé direito “normal” vai parecer um “quase-lambri”.

      Outro cuidado que temos que ter é o rodapé de 30cm, pois ele coincide com as tomadas baixas. Fica tudo picado dae.

      Agradeço suas visitas e seus comentários, bom demais fazer parte da vida de vocês =D
      BBT!

  10. Roberta15/06/15 • 08h32

    Desnecessauro = desnecessário desde antes da extinção dos dinossauros
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ri demais!
    Vc adivinhou o tema que eu queria ler!! Ainda não comprei o rodapé, vou esperar instalarem todos os moveis pra colocar… PVC é um material legal? Ou tem outro melhor?
    Sugestão de tema: não sei se rende mto assunto, mas é uma coisa que ainda não decidi, então gostaria de ler kkkkk Cabeceiras de cama!
    Bjs!!

    • Tio Lelo15/06/15 • 14h30

      Oi Roberta,

      Fora os de granito, acho q o mais resistente de todos é o rodapé de PVC. Lembrando que dependendo da marca ele vem branco, mas ainda precisa de uma mão de tinta depois da instalação.

      Cabeceira de cama é um tema bom sim, está na listinha pra expor…

      Obrigado pelo carinho.

      BBT!

  11. Jacqueline15/06/15 • 08h51

    Bem legal o post, só acho que ficou devendo quando o piso é porcelanato, pq aqui no meu apto que já comprei do jeito que está, o rodapé tb é de porcelanato, isso é errado? ou mais feio?
    Ah e fiquei com uma dúvida sobre o lambri, se quiser retirá-lo, não estraga a parede? ou teria que pintar, reformar novamente?
    Bjos

    • Tio Lelo15/06/15 • 14h34

      Oi Jacqueline,

      O rodapé de porcelanato é comumente usado em todo Brasil. Alguns instaladores recortam as peças, ou algumas marcas já disponibilizam a peça com tamanho e curvatura certas pra rodapé. Não tem nada de errado em rodapés de cerâmica. não acho que seja brega não. A não ser que seja uma composição estranha tipo, carpet e rodapé de cerâmica… duas coisas que não se casam… mas duvido que seja esse o caso.

      O lambri é pregado ou parafusado à parede. No caso do qde PVC que eu fiz, ele foi colado com silicone. então depois de retirar precisa emassar e dar uma demão de pintura, mas é super fácil.

      agradeço o comentário,

      BBT!

  12. Denise15/06/15 • 09h35

    Caraaaaa
    você me deu uma idéia ótima pra resolver um problema que eu tenho com passar conduite porque meu ape é estrutural.
    Vou passar por dentro do rodapé! Amei!

  13. Fran15/06/15 • 09h54

    Lelo!
    Estou simplesmente amando sua coluna!!!
    Duvida cruel, rodateto de poliestireno fica com cara de pobreza?

    • Tio Lelo15/06/15 • 14h36

      Oi Fran!

      Não é pobre não! é super digno. ngm nem sabe a diferença, porque depois de aplicá-lo vai uma pintura por cima, então só se alguém apertar ( e destruir ) sua moldura é que vai descobrir que ela é de isopô.

      =D

      BBT!

  14. Milena Cardoso15/06/15 • 10h26

    hahahaha mto bom esses posts!
    Coca cola com leite? What???

    • Tio Lelo16/06/15 • 08h46

      Oi Mi!!!

      Então, Coca com leite é a versão empobrecida da vaca preta. ( sabe, coca com sorvete de creme? )

      #BomDemais

      BBT!

  15. Fabiane15/06/15 • 11h10

    Oiie,
    Estou construindo e estou na fase de acabamento e escolhi o rodapé e as soleiras de granito, o q vc acha? É rico ou pobre? O piso é porcelanato bege e o rodapé é Preto São Gabriel.

    bjuss e vc esta me ajudando muito, quero saber mais sobre cortinas msm mais pra frente.

    Ah e outra coisa, tem alguma alternativa para os armários ficarem mais em conta? (é caro pra cacete neh)

    • Tio Lelo16/06/15 • 09h02

      Oi Fabiane,
      Então, eu gosto bastante dessa combinação do são gabriel com porcelanato bege. Fica bem elegante e atemporal.
      Agora, armários, eles são carinhos mesmo. Eu que tenho bom gosto, mas não tenho renda pra acompanhar, dei um jeitinho brasileiro:
      Meu apto tem dimensões modestas né, então a porta de correr era uma obrigação. Só que, portas de correr chegam a ser 35% do valor dos armários. então eu optei por fazer o “corpo” do armário primeiro, e depois as portas, que correm pelo sistema piso-teto independente dos armários. Nesse caso, também seria possível fazer os armários sem as costas, usando por exemplo, um belo papel de parede na parede ao fundo, e tendo um efeito divertido, mas eu sei que muito da estabilidade do móvel depende das costas, então preferi com fundo mesmo.
      Não fica exatamente mais barato, mas fica mais suave =D

      Qualquer coisa me grita.

      BBT!

  16. Pri15/06/15 • 11h34

    Xenteee, só eu que choro de rir com essa coluna!?!?

    adorei o motel dos anos 90! I mean, #cafonanivelhard!

    • Tio Lelo16/06/15 • 11h44

      Oi Pri!

      Não que eu frequente, mas aqui em Foz tem uns resquícios destes motéis anos 90!

      HAHAHAHAHAHHAHA

      #EmUmRelacionamentoSério

      Obrigado pelo coment!

      BBT!

  17. Thais15/06/15 • 13h08

    Oi Lelo!
    Deixa eu ver se entendi bem. Quando fizer móveis planejados, o melhor é optar por colocar o rodapé após os móveis instalados?
    Tá sendo muito bom os posts. Tô amando as dicas!

    • Tio Lelo16/06/15 • 09h11

      Oi Thais, isso mesmo!
      Vc instala todos os móveis “fixos” tipo guarda roupas, despenseiros, rouparias, mesas+cabideiros de escritórios, e depois coloca os rodapés.
      Por exemplo, cada barra (com 2.4m) de rodapé em pvc da marca santa luzia custa aqui em Foz R$ 47,76. se vc comprar e colocar na casa toda, e tiver 2 armários dessa medida, vai acabar retirando elas. Somando com o valor de instalação… lá se foram um 100 dinheirinhos. sem contar que coloca, tira, essas coisinhas vão acumulando um tempo de obra desnecessário.

      =D

      BBT!

  18. alessandra faria15/06/15 • 13h11

    Chorando de rir da coca-cola com leite! É a bebida mais bizarra que já vi.
    Meu rodapé é do tipo pequeno pq não consegui pagar o grande, branco, ryco. Mas, como você disse e como eu planejei assim, tanto o piso quanto o rodapé são fáceis de trocar e posso fazê-lo quando der vontade (e tiver dindin).
    Ele é acessório do piso laminado.
    Não entendi se vomitar arco-íris é uma coisa boa ou ruim…
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

    • Tio Lelo16/06/15 • 10h09

      Oi Alessandra!

      Poizé, eu gosto da tal da coca cola com leite… sabe o que eu fico me perguntando, DAONDE que eu tive a ideia de misturar as duas coisas.

      Enfim o rodapé próprio do piso laminado é digno, e pronto. é bonitinho ( geralmente tem 7 ou 8 cm ) e ele é super facil de substituir, se é que vc vai achar necessidade, eu acho que ele é tipo o scarpin nude, e vc não precisa re-investir dinheiros nisso.

      Vomitar arco-íris é uma coisa linda 🙂

      BBT!

  19. Gisele15/06/15 • 13h36

    Adorei o tema, Lelo. Mas falar sobre cortinas e seus acessórios dá um belo post né? Vou adorar, pois estou pensando nos modelos de cortinas para meu novo apto. Bjão!!!

    • Tio Lelo16/06/15 • 10h10

      Oi Gisele,

      Logo logo a gente retoma o tema das cortinas.
      Obrigado pela participação!

      BBT!

  20. Maria Celia15/06/15 • 14h00

    Estou amando………o conteúdo a linguagem….o humor…parabéns Conny…..e olhe que eu não tenho nada para fazer ou reformar…bjs

    • Tio Lelo16/06/15 • 13h49

      Oi Maria Celia,

      Agradeço o carinho =D
      Eu sempre digo que conhecimento não ocupa espaço, quem sabe daqui um tempinho vc não resolve reformar algo, já vai estar entendida do assunto.

      BBT!

  21. Diene15/06/15 • 14h25

    Nossaaaa, quanta informação legal!
    Como outra leitora disse ali em cima, são tantos detalhes que nos passam desapercebidos né?
    Gostei desse rodapé mais alto, já vai pra caixinha de inspirações “reformísticas” hahaha!
    Beijo e boa semana Cony e Lelo!

    • Tio Lelo16/06/15 • 10h43

      Oi Diene!

      Essas caixinhas de inspirações são maravilhosas =D

      Obrigado pela presença!

      BBT!

  22. Mari15/06/15 • 15h55

    post excelente!!
    mas desconcentrei depois da coca cola com leite…é sério?? kkkk

    • Tio Lelo16/06/15 • 10h12

      Poizé baby,

      É sério de verdade-verdadeira, mó delicia leite com coca

      =D

      BBT!

  23. cristina15/06/15 • 16h27

    Marcelo,
    ainda no assunto rodapé…uma dúvida: Com o que se deve combinar o rodapé? Com a cor do chão? Do alisar da porta?

    • Tio Lelo16/06/15 • 10h15

      Oi Cristina,

      Gosto do seu nome =D acho ryko.

      Então, eu gosto do alisar ( ou marco, ou moldura ) da porta e o rodapé na mesma cor/modelo não precisando ser na mesma espessura.
      Pra fazer essa transição de, por exemplo, rodapé de 20cm pra alisar de 10cm, o sócalo é uma peça importante. pois fica mais discreta a diferença.
      E alisar de porta com mais de 10cm fica parecendo boca de churrasqueira #prontofalei

      Obrigado pelo coment!

      BBT!

  24. Luciana15/06/15 • 16h31

    Hahahahahahaha! A pessoa me faz ler sobre rodapés, não creio!!! Eu pensava q essas coisas já vinham incluídas no acabamento da obra, nunca pensei em escolher um rodapé na vida… Morta com a minha “ingnorança”!!!

    • Tio Lelo16/06/15 • 10h23

      Oi Luciana!

      Fico tão feliz que vc tenha lido =D quer dizer q não foi um martírio.

      Então, tem umas coisas que simplesmente não chamam a atenção da gente, mas que tem que ser feitas. Eu acredito que antigamente, o rodapé era “continuação” do piso mesmo, não era um item a ser pensado e selecionado. Mas com a internet, e a globalização, estamos próximos de culturas como americana que usa muito as molduras mais tradicionais. Os nossos rodapés são mais contemporâneos…

      Obrigado pelo comentário =D

      BBT!

  25. kammy15/06/15 • 17h00

    adorei, um detalhe que vale a pena prestar atenção neh =)

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar & Amar | Meu Canal YT

  26. Thaís Fernandes15/06/15 • 17h02

    Um mundo novo se abre, minha gente!!! Quanta coisa eu nem desconfiava que existia!
    Obrigada Tio Lelo!!!!
    Adoroooooo essa coluna, Cony!!
    :*

    • Tio Lelo16/06/15 • 10h41

      Oi Thaís,

      Obrigado pelo carinho!

      Aos poucos vamos desmistificando as coisas!

      BBT!

  27. Marise15/06/15 • 17h54

    Parabéns – suas dicas são ótimas e seu texto muito divertido.
    Você sabe qual a cor da parede da TV – na segunda foto (a do rodapé de 20 ou 25 cm)? É exatamente a cor que estou procurando. Beijo

  28. jack15/06/15 • 22h32

    Adoreiiii o Post! Estou na fase de colocação de rodapés na minha casa e estava sumida de visitas ao blog e justamento hoje qdo entro tchanrannn: rodapé!
    Foi super didático e lúdico rsrs. A questão dos móveis é bem importante, passando por isso. Resolvi fazer gesso depois dos móveis planejados e ta confuso e os rodpés só colocarei por fim.

    Valeu tio, não conhecia, mas adorei!

    • Tio Lelo16/06/15 • 10h39

      Hey Jack!

      Volte sempre, não perca a cabeça com a obra!

      BBT!

  29. Karla16/06/15 • 08h21

    To amando seus posts!

  30. Rafaela16/06/15 • 09h53

    Estou adorando os posts da forma que são, descontraídos e informativos.
    Sugestão de temas: tapetes e almofadas

    • Tio Lelo16/06/15 • 13h51

      Oi Rafaela,

      Agradeço pelo carinho! Logo logo seus temas sugeridos estarão por aqui! Já estou preparando eles.

      BBT!

  31. Juliana16/06/15 • 16h48

    Gente, A-MAN-DO a coluna do Lelo. Choro litros toda vez que leio!!! É engraçada e informativa ao mesmo tempo. Arrasou Paris em chamas!! Vi aí que alguém pediu espelhos e faço coro: fala de espelhos, pufavô, tio!!! Aguardando ansiosamente!!!
    Beijos,
    Juliana.

    • Tio Lelo18/06/15 • 12h51

      Oi Juliana!!!!

      Espelhos iam entrar agora dia 20, mas ele perdeu na votação pra outro tema e ficou pra 27/07 mas fica com a gente que ele tá quase!

      Obrigado pelo carinho!

      BBT!

  32. Kelly16/06/15 • 19h26

    Oi Lelo!!
    Sua coluna está show. Se eu colocar rodapé de 15cm branco, eu posso pintar o alisar da porta (que atualmente é na cor de madeira) de branco também? Que tipo de tinta seria melhor? Fica pobre, ryco ou classe média? rsrsrsr

    Parabéns pelo trabalho!

    • Tio Lelo18/06/15 • 12h42

      Oi Kelly!!!

      Se a porta for branca, pode e deve pintar o alisar de branco =D assim ele emoldura ela bem bonito. Caso a porta seja em madeira, melhor deixar o alisar igual. Senão ficará informação demais.
      Varios tipos de tinta podem ser usados sobre madeira, o ideal é vc contratar o pintor e ver qual ele costuma usar – ou , se você mesma for pintar, pedir a indicação do vendedor na loja.

      tudo branquinho fica ryko!

      BBT!

  33. Lídia Maria17/06/15 • 14h46

    Lelo, amando essa colunaaaa!!! Dica de assunto a ser abordado: GESSO!!! Tá um arraso!!!!! Beijos

    • Tio Lelo18/06/15 • 12h44

      Oi Lídia!!!!

      Agradeço o carinho! O gesso tá na fila já 🙂

      BBT!

  34. Jessica17/06/15 • 15h47

    Tem bege rico e bege pobre?

    • Tio Lelo18/06/15 • 12h48

      Oi Jéssica!

      Vou soltar um spoiler de uma revelação bombástica que me deixou chocado, e que eu ia contar no post sobre cores:

      Bege e cinza não são cores.

      Tá horrorizada? Eu também fiquei. Mas eu já te explico: Eles não são considerados cores. porque eles são neutros e se misturam com praticamente qualquer cor sem briga.

      Então bege ryko e bege pobre são super questão de percepção. Até porque é uma cor com muitas saturações de cor, matizes e subtons. Eu pessoalmente não amo os beges amarelados ou rosados, mas adoro os acinzentados e azulados, então o bééééérge ryko pra mim, pode ter uma taxa cambial diferente pra você.
      Mas de modo geral, bege é muito mais um título de capitalização do que dinheiro vivo. Depende de qual cor você vai parear com ele.

      Ajudei ou atrapalhei?

      BBT!

  35. Andrea Caruso17/06/15 • 18h34

    Imagina a festa que eu ando fazendo com seus posts???? Mudando pra casa nova e a cabeça cheia de idéias… Pena que SP e Foz são tão distantes pque eu já saberia a quem contratar pra uma consultoria. Te seguindo no Pinterest

    • Tio Lelo18/06/15 • 12h54

      Oi Andrea,

      Obrigado pelo carinho! Poizé a gente tem que globalizar logo o mundo! Ser mais fácil de trabalhar em qq cantinho. Eu fiz um apto em Guarulhos e um sobrado em Santana, coisas lindas de Deus.
      Tanta coisa disponível, tanto material, tanto acabamento… é Maravilhoso trabalhar em um grande centro.
      Meu pinterest tem vida própria, se vc me segue vocÊ deve ter notado que me falta uns parafusos né!?
      Se as pessoas vissem meus álbuns secretos eu estaria em camisa de força! hahahahaha

      Qualquer coisa me grita que eu te empresto ideias!

      BBT!

  36. vanessa18/06/15 • 15h19

    tio, casinha pequena com o piso escuro fica mais pequena ainda ou é mito?! minha futura casinha temas portas escuras e não vamos trocar… a parede é clara e o piso quero claro, mas tem cada piso escuro lindo! beijo

  37. Núbia Cavalher de Souza18/06/15 • 18h07

    Eu amoooooooooooooooooo seus posts e suas dicas!!!!!!!! Os posts são uma escola de decoração e bom gosto e a forma como vc escreve é pura diversão! Eu fico rindo pro computador! Deixa meu dia mais feliz!
    Muito sucesso sempre!

  38. Luciana18/06/15 • 19h59

    Lelo,
    Estou amando sua coluna.
    Comecei fazendo Arquitetura e Urbanismo mas sempre gostei de decoração, detalhes, me matriculei no curso de Design de Interiores esse ano, estou amando e vejo o quanto sua profissão (minha futura, se Deus quiser) é maravilhosa, linda e merece todo reconhecimento.
    O Design é fantástico, apaixonante ainda mais quando deparamos com bons profissionais, que além do bom gosto que é de lei rss conseguem realizar o seu trabalho com leveza e alegria, assim como você, é inspirador!!
    Parabéns e muito sucesso!!!

    😀

  39. Cristiane22/07/15 • 10h02

    Estou adorando a coluna! Gostaria de uma ajuda… Em casa temos problema com umidade na base de algumas paredes, o que acaba estufando a pintura. No quarto da minha filha pensei em usar o lambri justamente para esconder o problema. Nesse caso a melhor opção de material seria o pvc? Tem alguma outra sugestão.
    obrigada!

  40. Claudio Santhiago26/08/15 • 10h15

    Tio Lelo, gostaria de uma dica de como fazer a junção do rodapé em granito (altura 7cm) com alizar em madeira (largura 5cm). O certo seria esse alizar ir até o piso? Ou você poderia sugerir algo? Espessura do alizar é de +/- 8mm e o rodapé de 20mm

  41. Rose06/03/16 • 09h26

    Olá…Estou acabando a reforna e em dúvida com o tipo de rodapé. Fiz rodateto de gesso branco, mesma cor da pintura do teto. o piso é de madeira com acabamento em sinteco acetinado. Qual colocar? branco, seguindo o rodateto ou de madeira, seguindo o piso? Obrigada
    Rose

  42. Alessandra07/08/16 • 18h05

    Oi querido
    Podes me indicar um “cinza” para meu quarto?
    Outra coisinha… queria colocar lambri do meio da parede até o chão….tens alguma dica mais em conta do que lambri de madeira?
    Bjinho e obrigadão!!

  43. Gisele20/01/17 • 21h54

    Olá, parabéns pelo ótimo gosto, difícil achar gente que entenda de materiais e como usá-los e saiba explicar na boa como você. Seguinte: estou planejando pra minha sala um porcelanato grandão estilo concreto e estou na dúvida com relação aos rodapés. Amo os brancos, mas não pretendo mudar a cor dos batentes e portas, que são de madeira clara, tipo grápia. Acho rodapés feitos do próprio piso ok, mas não seriam tão estilosos. Você teria uma sugestão para o dilema? Um abração.

  44. Tadsia11/09/17 • 10h14

    Help me mago do bom gosto! Minha obra tem portais em jatoba. O
    Piso será vinílico e paredes cinza claro. Teto rebaixado gesso. Rodapé branco ou de madeira?
    Obrigada!

  45. Keila01/06/20 • 12h40

    Amei o conteúdo! Nunca li um informativo cheio de bom humor assim obrigada ❤️

  46. Chris16/08/21 • 11h59

    Adorei as dicas e a forma bem humorada de explicar cada tipo de rodapé, proporções e o que fica legal ou não. Obrigada!

  47. Luana13/12/22 • 19h39

    Adorei o texto ri demais com as referências

  48. Fernanda03/05/23 • 21h56

    Oi
    Tudo bem? Adorei sua matéria, super divertida e facil de ler, nao é cansativa. Vou reformar meu apartamento e realmente chamar aquele zelador que trabalha durante as férias kkkkk, enfim. Voce mesmo disse, é o que temos no momento. Gostaria de tirar uma dúvida de rodapé no espelho, ele pega a parede toda e precisa de um bem fino, suponho eu, porque de 10 não ficará bom. A dúvida é a cor branca? Já vi que nos móveis pode colocar rodapé branco, mesmo sendo cor de madeira.
    Obrigada
    Fernanda