Lifestyle
Mi Casa Su Casa
11 jul 2015, 74 comentários

Mi Casa, Su Casa – Tapetes!

Oi Fufus!

Passou o trauma das cozinhas? Ainda tem muita coisa “pesada” pra falarmos das cozinhas. Mas hoje, vamos falar de um tópico mais leve, mais divertido, que ajuda o pessoal da Casa Alugada assim como uma decoração elegante pra quem já tá no imóvel próprio: TAPETE! Então pega o aspirador de pó, e #venkotio!

Tapetes e carpetes, como já falamos quando brevemente no tema de Pisos, não produzem calor. Então pare de dar a desculpa de que sua cidade é muito quente pra usar tapete. Ok? #agradecido !

Tapetes podem ser dos mais diversos materiais: algodão, lã, feltro, nylon, plástico, ráfias, fibras de côco, fibra de banana, peles… Basicamente qualquer coisa que possa ser estendida no chão pode virar um tapete.

Vou me ater aos mais comuns:

Tapete de Algodão

Estes tapetes, são bem naturais, tem uma manutenção chatinha – caso seja a versão “felpuda” principalmente, porque eles soltam fibras e aparecem aquelas bolas tipo filme de faroeste pela casa.

Os outros também criam esse efeito cinematográfico de falta de asseio, mas demora muito mais. HAHAHAHAHAHA Como diz um amigo meu: “A casa tá criando ursinhos!

Muitos produtos tem como matéria prima de base o algodão, que são fibras naturais (mas como são muito mais comuns que os outros, resolvi falar deles em específico) como tapetes de barbante, por exemplo, são de algodão e por mais que eles não dancem a valsa da rykeza, existem situações e peças bem desenhadas, que ficam lindas numa decoração mais rústica.

algodao felpudo

Algodao

Dependendo das dimensões é possível lavar em casa mesmo, na máquina de lavar, ou, quem pode, no chão da garagem com mangueira e escova/vassoura. Lembrando que o processo de tingimento desse tipo de tapete, pode manchar caso a gente limpe só-esse-pedaçin-onde-caiu-vinhozin. Então lavar fibras de algodão – especialmente as tingidas – sempre completamente.

Tem tapetes artesanais de malha, malha trançada, mas o cuidado com eles é basicamente o mesmo, então eu vou dar um fast-foward sobre esses tecidos e tudo mais que é baseado em algodão, e marchemos para o próximo.

Fibras naturais

Natural

Olha, quando eu era mais besta, ou menos maleável… na verdade eu era leigo, eu achava esses tapetes tenebrosos, horripilantes e nojentos. Mas todo pokemón evolui, e eu agora entendo que eles são muito elegantes – quando bem aplicados. Fibras naturais, são oriundas de animais ou plantas, fibras de animais por exemplo temos a lã que não é somente a mais cara, mas também mais resistente e durável é um bom investimento. Nessa família animalesca, também vem a seda, que é belíssima, mas não é tão resistente, devendo ser usada em locais com menor tráfego de pessoas ou até, eu sugiro, colocaras na parede, como arte.

Fibras de plantas, como o sisal, o bambu são belas opções para ambientes abertos para o exterior, lembrando que eles não se dão bem com umidade – muito menos devem ter contato com água – porque apodrece, mancha e vira uma desgraça.

Tapete de Nylon

nylon

Os tapetes de nylon são amplamente encontrados no mercado atualmente. Eu trabalho com uma marca que produz o tapete eXXXXclusivamente pro cliente, de maneira semi artesanal, e o resultado é maravilhoso. Mas tem muita marca, e muito produto bom disponível no mercado, em magazines como Tok Stok, Havan, Leroy Merlin, em cidades menores, às vezes até supermercados tem alguns disponíveis pra venda, em tamanho padrão como 150 x 200 e 200 x 250.

Acalme-se, já já eu explico as dicas tamanhos de tapete pra alcançar a elegância. E a aplicabilidade de cada altura de tapete.

Os tapetes de nylon são encontrados em diversas espessuras (que são na verdade a altura do corte do fio, ou do nó do fio) Basicamente, falamos de fio cortado em: 10, 14, 18, 21, 45, 70mm. E no fio bouclé ( ou loop, ou laço ) de 8mm.

Nessa hora você grita: “TIO! Não tô acompanhando.”

Ok, o blouclé, ou loop, ou laço, ou nó… é o ponto do tapete que é literalmente “tramado” na base. O fio sai da base e volta pra ela formando um lacinho mesmo. E o outro, que tem muito mais opções de altura, é o fio cortado vejam um desenho:

loop cut

Quando você manda fazer um tapete, pode escolher a mistura das doces, as alturas pode fazer literalmente qualquer formato, desenho ou recorte que quiser. Lembrando que tudo tem seu preço, né…

Alguns detalhes devem ser levados em conta quando vai se comprar um tapete muito grande. Eles são pesados. Uma peça de 300 x 250 com altura de 70mm – que seria super possível de se usar numa sala de TV, pesa fácil, mais de 40 kilos, se você mora no décimo andar e o tapete não entra no elevador… 10 andares de escada fazem 40 kilos parecerem 200kg.

Muitas empresas não fazem entregas acima do terceiro andar, e também não assumem responsabilidade por içamento de mercadorias.

Tapetes de pele

Pele

Estes são altamente decorativos, e vão do rústico ao contemporâneo. Eu acho atual, já especifiquei em alguns projetos, mas com um adendo: não precisa ser pele natural. Eu não sou ativista, não tenho problema se um cliente quiser usar um produto de couro natural, entendo o valor agregado, a durabilidade e a diferença de toque que existe entre o sintético e o natural.

Eu só acho que justamente por ser algo no qual você vai ficar sapateando, arrastando móveis e etc… é desnecessauro colocar os resíduos do bichinho pra esse fim. Bora comprar um belo casaco de couro, que aí sim faz diferença.

Tapete Shaggy

SHAGGY

Nos últimos anos houve uma invasão do tapete Shaggy no Brasil. A maioria deles vem da Ásia e o custo benefício são bons. Você já deve ter visto o ele parece ser formado por centenas de milhares de fios de linha de costura. E costumam ter um brilho meio duvidoso, mas que é possível ficar rico quando bem combinado. Ele também tem diferentes alturas, inclusive, alguns esculpidos, que realmente são atrativos.

SHAGGY ESCULPIDO

Agora vamos falar sobre ambientar o tapete, porque não adianta partir pra compra sem saber o tamanho do tapete.

Tapete grande demais significa que você jogou dinheiro fora, porque ele é cobrado por metro quadrado. E tapete pequeno demais é muito deselegante. Assim, é um crime contra o bom gosto, tipo calça fusô com salto.

Mas vamos por partes. Porque cada cômodo tem uma forma de aplicar o tapete.

No HALL o tapete existe com uma função nada nobre = limpar os sapatos dos visitantes porquinhos que não tiram o sapato pra entrar na casa dos outros. Então por mais decorativo que ele seja, por mais WOW! Que você pretende que ele tenha, lembre-se de que: Ele deve ser fácil de limpar, e de preferência numa dimensão que essa limpeza possa acontecer em casa.

HALL 01 HALL 02 HALL 03

Salas de estar: na sala de estar eu acho que o tapete não precisa ser muito peludão, gosto de usar até uns 21mm. A sala é um lugar onde a decoração geralmente é caprichada, então vale investir num item com desenho, sejam grafismos ou algum padrão de desenho (flores são muito comuns).

sob o móvel

Sabe aquela famosa “sala pra dois ambientes” de antigamente, que evoluiu para o “lay-out integrado” ? Quando o tapete é usado pra subdividir dois espaços ele deve englobar tudo que pertence ao espaço em questão. Ou seja se é uma sala de estar e eantar e você quer delimitar a sala, o tapete tem que abraçar toda a sala, sofá, mesinha, luminária, poltrona, vaso-di-frô.

LIVING CERTO

Viu como dá sensação de riqueza, de amplitude e de organização? Claro que, caso o sofá esteja encostado na parede, você pode usar um tapete “beijando o móvel” Palavras de Brunette Fraccarolli. Mas isso vale pra estofado com o pé baixinho. A ordem é que quando o pé é alto, a gente entre com o tapete uns 20cm abaixo dele, pra não enxergar o piso. Veja:

LIVING CERTO 02

Agora vamos pro errado: nada de usar aqueeeele tapete 50 centímetros maior que a mesa de centro. Isso não é um tapete, é um capacho anabolizado. Sério gente, não coloque nada, mas não faça essa de tacar um paninho no chão, meio sem cabimento:

LIVING ERRADO

Tipo, esse tapete serve pra quê? Ele tá ligando o que com quem? Tá protegendo o pé de quem? #desnecessauro!

Modern living room with two leather sofas

100-NHORRRRRR dái-me estômago!

Deixa eu seguir.

Tapetes pra sala, acabam tendo dimensões grandes, e quem mora de aluguel, por exemplo, pode usar como recurso pra “esconder” um piso que não agrada. Mas caso você não queira gastar muito os tapetes para o ambiente de jantar costumam ser menores.

Quem manda no tapete da sala de jantar é o tampo da mesa. Exatamente isso que você leu. O tapete tem que ser entre 70 e 100 centímetros maior que o tampo, pra “abrigar” as cadeiras durante o uso. Outro detalhe é evitar os tapetes com ponto bouclé/loop por motivos de: é ruim de limpar em caso de cair comida. Eu particularmente indico o uso de tapetes com pelo baixo pro jantar, em torno de 10 ou 14mm de altura. Imagina um troço peludão lá e o bebê da tua prima tacando arroz vai nascer arroz na tua sala vc vai ter que usar aquele chapeuzinho de chinês e resolver a colheita. Veja dois BELOS ambientes com tapete no jantar:

DINNING CERTO DINNING CERTO 02

Percebam que, principalmente da segunda foto, quem manda é a mesa, não importa se sobra menos piso de um lado do que de outro. O ponto de equilíbrio é = Luminária + mesa + tapete .

Agora me digam se não é depressivo :

DINNING ERRADO

Sério, não tá faltando algo? Essa cadeira suicida, caindo do tapete. Tenho vontade de alimentar o tapete pra ver se ele cresce, ou de abrir guardanapos e estender em volta pra completar o requadro da coisa.

Tapete no corredor… pra quê? Olha, se não for pra esconder o piso feio, o alçapão do bunker, só pode ser pra você chutar/tropeçar nas pontas. Também me ocorreu que pode ser pra chegar bebum em casa e não acordar a família… então tá valendo!

Mas EU não gastaria o SEU dinheiro nisso, ainda assim, em corredores eu defendo o uso de linhas para dar uma ilusão de amplitude, e aqui, geralmente já estamos saindo da área social da casa e indo pra ala íntima, então vamos fazer algo mais fofinho.

CORREDOR

No quarto o tapete tem uma função, proteger seus pezinhos de tocar no piso gelado. A largura dele deve ser de uns 60 centímetros, pra estacionar as chinelas, eu como bom transtornado faço eles alinhados com a largura do “criado-mudo”.

Para isso, ele deve chegar – pelo menos – até a metade do comprimento da cama. Mas RYKO mesmo é o tapete que chega até a mesa de cabeceira. Tirem suas conclusões:

cama metade ATE CABECEIRA

MAS, convenhamos 70% do seu tapete vai virar cama pros duendes que habitam debaixo da sua cama. E quando precisar lavar, precisa de 2 ou 3 pessoas pra retirar o corpo o tapete do local. Assim sendo, eu não tenho problema nenhum em dizer pra você usar 2 tapetes de mais ou menos 60c120 centímetros ao lado da cama. Esteticamente fica mais simples, mas não fica feio. Acompanha:

cama dois tapetes

Agora, se você, assim como eu, dorme avulso numa cama pra mais de um, façamos uso da quebra de regra, porque isso é bom demais, e desloquemos o amigo felpudo pra um dos lados:

CAMA DESALINHADO

E uma situação que eu acho muito agradável principalmente em quartos com cama de solteiro, é o uso do tapete redondo :

CAma redondo

Agora, a Fufu phyna, que almeja um closet, deve usar um tapete pra poder se divertir provando roupas descalça mesmo. Super a favor, super necessário, super concordo. Mas tanto no quarto quanto no closet eu vejo vocês tirando brincos, tarraxas fugitivas caindo, e aparecendo CRAVADAS no seu calcanhar. Não amiga, não exagere na altura do tapete. Até porque ele pode atrapalhar o funcionamento das portas, tanto de correr quanto as batentes. E eu estenderia o tapete ao máximo possível, cobrindo todo o piso. Como a gente costuma usar cores neutras nos armários de quarto, um tapete trabalhado traz personalidade, e é muito mais barato trocar um tapete que móvel né?

CLOSET

Quando falamos de Home Theater eu já visualizo pessoas jogadas no chão com almofadas, aquela tarde preguiçosa com seu bem, então vamos usar algo com toque muito muito gostoso, um tapetão com 70mm de altura, em toooooooodo espaço entre a TV ( ou projetor) e o sofá. Daí é só correr pro abraço!

HOME HOME 02

Pá!

Cansei vocês? Espero que não!

Como eu disse no post anterior, eu estava viajando, mas vou responder todo mundo que precisa de ajuda nos comentários. Aproveita e diz aí o que você gostaria de saber, que a gente atende.

#bença!

assilelo

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
74 comentários em “Mi Casa, Su Casa – Tapetes!”
  1. Thaís Fernandes11/07/15 • 20h26

    Tenho uma preguiça enorme para tapete porque sou MEGA alérgica. Desde criança espirro só de ver um…
    Mas ADOREI aprender sobre os danadinhos!
    :*

    • Tio Lelo16/07/15 • 13h50

      Oi Thaís!

      Eu tenho uma triste informação pro mundo dos alérgicos: Ambientes com carpet e tapetes tem o ar em torno de 40% (no caso de bases com tratamento inibidor, quase duplica isso) mais limpo que os que piso “rígido”. Isso mesmo, porque a vassoura espalha eles pelo ar, pelos móveis e pelo seu corpo. Os carpetes e tapetes “puxam” e seguram a poeira e os ácaros, que ao serem aspirados fazem com que estes monstrinhos vão embora dentro do saquinho… o que acontece aqui em Terra Brasilis, é que o povo é pouco asseado. E esse problema surgiu em ambientes comerciais.Quando uma loja ou qualquer tipo de ambiente público, a pessoa que tem q limpar um porcelanato por exemplo, cada vez q aparece uma manchinha, vai lá e limpa. MAs tapetes e carpetes não. Eu não sei se eles vão pular amarelinha, caçar borboletas ou fazer um jogo do bicho, mas acontece que aqui o povo só aspira um tapete/ carpete quando ele já está grosso, duro e contaminado.
      O correto é aspirar estes produtos uma vez ao dia em casa, assim como aquela “passada de vassoura” que a gente faz.
      No caso de comércio a indicação é no ambiente que as pessoas chegam aspirar 2 vezes, e o restante 1 x ao dia.
      O problema não é o produto, mas a manutenção incorreta.

      Então, dá uma chance pra um, nem que seja no hall de entrada =D

      Obrigado pelo carinho e pela assuduidade!

      Beijo!

      • Tio Lelo16/07/15 • 14h30

        SISKIÇI!

        Um BOM aspirador de pó tem mais de 1500W de potência.
        Não regula nos watts aí, porque o teu secador de cabelo tem mais de 5000 W que eu sei!

        HAHAHAHAHAHAHAH

  2. Mariana11/07/15 • 21h27

    Ótimo post! Tirou várias dúvidas minhas, que estou me mudando de apto, todo de piso frio. Tenho 2 crianças pequenas, uma engatinhando pela casa fria! Ui! Alguma dica de qual o melhor tipo para pessoas alérgicas? Amo tapetes, mas meu esposo espirra só de ver estas fotos!

    • Tio Lelo16/07/15 • 13h58

      Oi Mariana!

      Os mini humanos sofrem no frio, e se vc ler a resposta que eu passei pra Thaís no primeiro comentário vai enter que carpet e tapete são bons aliados seus. Mas tem que aspirar principalmente porque os bebês ficam exatamente “no filtro”.
      É até suspeito eu falar, mas a Interface vende carpet em placas de 50×50 com a base anti microbiana e o melhor de tudo: ele fica solto do chão. Assim caso vc precise lavar vc pega o pecaçinho sujo e lava no tanque.
      Aqui tá o site deles, pra você encontrar um representante próximo : http://www.interface.com/LA/pt-BR/paginaInicial

      Obrigado pelo carinho!

      BBT!

  3. Helena11/07/15 • 21h42

    Faz um post sobre acabamento de cozinha! É tão dificil combinar, piso, bancada e armários… rs

    • Tio Lelo16/07/15 • 14h00

      Oi Helena!

      Sabe eu eu tenho paixão pelo seu nome? Acho tão lindo!
      Meu filme favorito inclusive é “Encaixotando Helena”

      Então, chegaremos nos acabamentos logo, não se preocupe!

      Obrigado pelo comentário.

      BEIJO!

  4. Greice11/07/15 • 22h32

    Precisava tanto desse post e nem sabia! Obrigada, Lelo

  5. Camila12/07/15 • 01h41

    Amei o post!! Mega útil!!! Perguntinha: posso colocar um tapete de 2m x 1.5m ao lado da cama de casal? Comprei esse tapete para outro ambiente mas n curti qdo ele chegou em casa (comprei online e n pode trocar), ai coloquei ao lado da cama de casal, no vao entre a cama e os armarios. Embaixo da cama queen size achei que n rolou pq sobrou pouco tapete dos lados e ficou bem esquisito. Ao lado da cama ficou bem aconchegante mas n sei combina. Ele é estilo shaggy bem macio de pelo alto! Me da uma luz! Rsrs Bjs

    • Tio Lelo16/07/15 • 14h03

      Oi Camila!

      Claro que pode! Faça aquele esquema de “fugir da regra” igual na foto que tem a manta laranja.
      Alinhe o tapete com a mesa de cabeceira que vai ficar lindo.

      BBT!

  6. Cléia Torres12/07/15 • 05h08

    Lelo, a íntima, parabéns pelo ótimo texto. Super claro, objetivo e divertido. Algumas coisas até já imaginava, mas lendo e vendo as imagens tudo fica mais fácil para o entendimento.
    Abraços!

    Obs. Se quiser falar sobre varanda agradeço kkkk estou nesse momento com foco na minha que não é graaaande, mas tb não muito pequena.

  7. Ale12/07/15 • 11h25

    Lelo, muito obrigada por este texto, nem sabia que precisava tanto dele! rsrsrs Eu nunca tinha parado para pensar nessa questão do tapete na sala de jantar e em como é a “mesa” que manda na harmonização… bem que eu via algumas salas e sentia algo errado, mas não sabia o quê!

    • Tio Lelo16/07/15 • 14h25

      Oi Ale,

      Obrigado pela participação, eu conheço essa sensação de que tem algo estranho… mas não é algo ao qual se pode apontar e dizer: Esse é o problema… e acontece em projetos de gente famosa, ryca e trabalhadora.
      As vezes o que a gente desenha, não funciona da escala real.

      BBT!

  8. Dani Cestari12/07/15 • 11h39

    Aiiii Lelo , você apareceu no Fofu e na minha vida na hora exata!!! Ótimo texto, super bem explicado. Cada vez que eu leio o seu post , fico cada vez mais certa de cursar o curso de desing(lembra de mim? …rsrsrsrs) Parabéns !!!! Estou montando uma pasta com os seus post …rsrs bjs

    • Tio Lelo16/07/15 • 14h27

      Oi Dani,

      Vc que me mandou email ?

      Aproveite menina! Essa carreira é maravilhosa, e cada dia vc se apaixona de novo.

      Beijo!

  9. Kaa12/07/15 • 12h12

    Magina Lelo! Seus posts não cansam nunca!
    Sempre muito bem explicadinhos, bem humorados e com ótimas ilustrações! Adoooro e aprendo muito!
    Tenho rinite, mas adoro o aconchego dos tapetes e não entendia naaaaada sobre eles. No meu novo apê pretendo colocar um na sala e outro no hall. Nos outros ambientes dispenso pela alergia e praticidade.

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    • Tio Lelo16/07/15 • 14h29

      Oi Kaa!

      Poucas coisas “vestem” a casa como tapetes e cortinas. Aproveite e utilize eles sim.
      Tem um aspirador de pó com função pet, que é maravilhoso. o detalhe é aspirar frequentemente e com uma potência igual ou superior a 1500W

      Beijo!

  10. Priscila12/07/15 • 13h03

    Ai como os sabados (no meu caso, domingo, q e qd eu vejo os teus posts!) sao divertidos!!! Nem imaginava q tapete podia dia dar tanto pano pra manga! Obrigada pelos seus posts! Oremos para que nunca falte assunto! 😉

  11. Jane12/07/15 • 15h02

    Adorei o post que como todos os outros está incrível.
    Comprei o meu super fofinho e alto para a sala se tv. Meu filho esta amando rolar e brincar nele.

    • Tio Lelo16/07/15 • 14h31

      Né que é uma delicia ficar jogadão no tapete?

      Obrigado pelo testemunho!

      BBT!

  12. Jacqueline Almeida de Souza12/07/15 • 15h49

    Oi Lelo… adoro seus post mas algumas vezes não entendo algumas de suas expressões( tipo ´todo pokemon evolui` kkkk).Mas sobre um comentário seu:devemos tirar os sapatos quando entramos na casa dos outros???? Bj

    • Tio Lelo16/07/15 • 14h34

      Oi Jacqueline… Souza… Parenta!

      Então, eu acho obrigação das pessoas fazer pelo menos menção de tirar os sapatinhos pra entrar na casa dos outros sim.
      Caso o dono diga que não é preciso tudo bem.

      Eu nunca assisti pokemon, mas eu sei que de tempo em tempo eles ficam melhores e mais fortes… então eu vivo falando isso, hahahahahah espero que esteja certo.

      Beijo!

  13. Carla Chaves12/07/15 • 16h15

    Super amando seus post Lelo. Vc nunca cansa, pode ficar despreocupado.bju.

  14. Mariana12/07/15 • 19h30

    Lelo, não gosto do piso do apto. onde moro, mas não tem como por tapete no apto. inteiro e é difícil trocar o piso com 3 pessoas morando rs. Existe alguma forma de pintar o piso?

    • Tio Lelo16/07/15 • 14h40

      Olha Mariana,
      Piso pintado, até tem como, mas fica feio rapidinho, porque não tem jeito a gente “anda” e coloca coisas sobre ele.
      Sei que é difícil trocar piso morando na casa, mas hoje em dia é MUITO rápido fazer isso. tem argamassas especiais que assentam piso sobre piso, tem o piso vinílico que também pode ser colocado sobre outro… o laminado de madeira vc precisaria tirar o antigo, nivelar e então instalar…
      Se o imóvel for seu, veja o quanto vai valorizar, não só o imóvel monetariamente, mas o quanto vocÊ vai ganhar voltando pra uma casa onde vc se sente bem. Qualidade de vida é muito importante até pra auto estima.

      Beijo!

  15. Carla12/07/15 • 20h27

    Lelo, amo seus textos! Você é incrível, consegue passar muita informação de um jeito que a gente entende! Sobre o tema, ando procurando muito por tapetes estilo geométricos com base neutra, tipo esse (http://www.westelm.com/products/ikat-links-wool-rug-horseradish-t972/?pkey=cpattern-rugs-flooring%7C%7C&cm_src=pattern-rugs-flooring||NoFacet-_-NoFacet-_–_-) mas está impossível encontrá-los em alguma loja nacional, tens idéia de onde posso acha-los, se há lojas online etc?

    Desde de já agradeço sua atenção sempre conosco!

    :***

    • Tio Lelo16/07/15 • 14h51

      Oi Carla,
      Quando a gente “idealiza” um tapete, fica bem complicado de nos satisfazermos.
      O que eu posso te indicar, é que você procure uma revenda que faça tapetes semi artesanais, e que possa desenvolver o produto pra você.
      Eu aqui em Foz represento a Tapetes Tapis, que está presente por todo esse Brasilzão e que oferece esse serviço.
      Mas também tem outras marcas que podem te proporcionar isso.

      Depois vc manda foto pra gente =D

      Beijo!

  16. Isabela12/07/15 • 22h20

    acho tapete a cara da riqueza, meu sonho sempre foi ter um daqueles felpudos, que parece um poodle gigante pra deitar e rolar e esfregar os pés, maaaaas sou alérgica e sempre recomendaram ficar longe de tapetes, queria saber se existe algum tapete felpudinho que seja 100% antialérgico

    • Tio Lelo16/07/15 • 14h53

      Oi Isabela, Eu respondi a dúvida dos alérgicos, lá no primeiro comentário, corre lá 🙂

      Garanto que vc pode ter seu maxi-poodle

      Beijo!

  17. Karina12/07/15 • 22h23

    Posso dizer que te amo? Posso! rsrsrs Barbaridade, esse post foi prá mimmm! OBRIGADAAAA!!! Eu trouxe um tapete da Argentina e estava na dúvida se deveria usá-lo ou não na sala de estar – sempre li que ele deveria ficar no máximo 5cm embaixo do sofá… só que o meu sofá tem pezinhos altos, ou seja, uhuuuu, acertei na compra, pois ele fica exatos 20cm prá dentro dele, e não dá para enxergar o piso! <3
    Obrigada e amo seus posts! Fico sempre esperando por eles! Anoto tudo, aprendo muito!
    Bjooos lindo! Vc arrasa!

    • Tio Lelo16/07/15 • 14h56

      Obrigado Karina!

      Tapetes Argentinos são lindos! E os preços em pesos são tentadores.

      BBT!

  18. Jully12/07/15 • 23h44

    Olha, tapete nem carpete produzem calor. Mas pra quem mora em lugar quente é uma delícia chegar em casa e pisar descalça no chão friozim, ah isso é!

    • Tio Lelo16/07/15 • 14h57

      Oi Jully!

      Eu concordo plenamente… Mas assistir um filme no domingão com teu amô num tapete tbm é bom demais…

      BBT!

  19. Isabela13/07/15 • 05h16

    Também tenho preguiça dos tapetes!
    Maaaaas.. Um dia ainda vou evoluir e essas informações são mais válidas que milka bubbly em semana de tpm!
    Adoooro post do Lelo! Fico com dó de ler e saber q o outro é só semana que vem! Kkkk

    • Tio Lelo16/07/15 • 14h59

      Oi Isa,

      Pode ler sim. e comentar… a semana passa rapidinho!
      E no meio tem tantos posts maravilhosos da Cony q você nem percebe a distância =D

      Beijo

  20. Bethania13/07/15 • 08h21

    Lelo, realmente, tapetes pequenos demais dá depressão! Hehehehehehe! Que agonia esse tapete para essa mesa de jantar!!! #cadeirasuicida #sejoganapista

  21. Mari13/07/15 • 10h18

    amei, Lelo!!! como sempre, muito didático e bem humorado!
    tenho uma sugestão de próximo post, sobre armários, alturas, portas, espelhos…etc.
    obrigada!! bjs

    • Tio Lelo16/07/15 • 15h01

      Oi Mari,

      Vamos falar em breve sobre a ergonomia do mobiliário sim.

      Obrigado pela sugestão.

      Beijo!

  22. Michelle13/07/15 • 10h40

    Adorei o post, bem didático!! hehehe Só queria tirar uma dúvida sobre o ambiente que estou “tentando” decorar nesse momento: quarto de bebê! Muitos profissionais sequer indicam, mas acho que fica mais acolhedor e mais bonito. Então queria uma dica de materiais e posicionamento (se embaixo do berço ou só na lateral ou no meio do quarto ou na frente do sofá que existe no quarto… kkk). Também fica a ideia de um post sobre esse ambiente. Bjs e obrigada!!

    • Tio Lelo16/07/15 • 15h03

      Oi Michelle,

      Quarto de bebê é uma delícia, ótima sugestão.
      Eu sou a favor do tapete sim, mas pela praticidade, optaria por um que não ficasse embaixo de móveis pesados.

      Beijo!

  23. Gabriela Teixeira13/07/15 • 11h03

    Lelo, amo seus posts.
    Escreve um sobre banheiros e acabamentos. Bjs

    • Tio Lelo16/07/15 • 15h14

      Oi Gabriela,

      Chegaremos em breve no banheiro, aguarde e verá 😀

      BBT!

  24. Cath13/07/15 • 11h06

    Seus posts são sensacionais!!Parabéns!!! Amei entender mais sobre tapetes acho que vou correndo comprar um! kkkkkkkkk

  25. Maite13/07/15 • 11h22

    Lelo

    Amei!!Estou na fase da decoração e suas dicas estão sendo úteis e super divertidas. Tbm quero dicas sobre varandas!Bjoo

  26. Rejane13/07/15 • 11h22

    Oi Lelo! Adoro a forma que escreve, parece um bate-papo entre amigos. Gostaria muito que me tirasse uma dúvida, eu tenho um tapete lindo na sala de jantar, mas se não deixar a sala sempre cercada com gradinha meu cãozinho faz xixi nele, não tem jeito.Pensei em tirar o tapete de vez. Você acha que fica feio uma sala de jantar sem tapete? Beijos lindão

    • Tio Lelo16/07/15 • 15h17

      Oi Rejane,

      Aqui na casa do meu shefo passamos pelo mesmo problema. A Eiffel faz xixi no tapete.
      E não tem jeito não, depois que eles resolvem que ali é banheiro, não tem espingardinha de água, líquido pipi-não, adestramento ou varinha de jornal que dê jeito.

      Ou vc mantém a gradinha ou tira o tapete pela praticidade.
      Aqui na casa do boss a gente recoloca os tapetes quando vai ter algum evento.

      BBT!

  27. Lívia Nunes13/07/15 • 11h47

    Rindo alto imaginando vc estendendo guardanapos pra completar o tapete! kkkkkkkkkkkkk #Tintendo Lelo! Dá uma afliceta, como diz Jout Jout! hahah bjs!

  28. Sarita13/07/15 • 12h58

    Sou super alérgica, mas com cuidados básicos acredito que não faz mal para ninguém um tapetinho! Ameeeeei as dicas dos tapetes para o quarto, sempre fiquei na dúvida sobre o #comofaz mas agora tomei coragem e vou providenciar o meu, até o criado mudo, e chega de pisar no chão frio!
    OBRIGADA, TIO!

    • Tio Lelo16/07/15 • 15h19

      Oi Sarita!

      Na resposta do primeiro comentário eu falei sobre as alergias e dei dica do aspirador.

      Obrigado pela participação, Beijo!

  29. Bru Nunes13/07/15 • 16h15

    Lelooooo, deu estava viajando e sem tempo nenhum de futricar na internet!! 🙁 perdi o post dos espelho e da cozinha!! Mas agora que voltei, já tratei de dar uma back nas páginas e ler tudinho!! Amo como você explica, dá pra entender tudinho…e to louca pra ver o que mais você vai escrever sobre cozinha, pq eu amo decoração de cozinhas!!
    Quanto aos tapetes, ameeeeeeei! Sou alérgica, mas dou uma super importância para tapetes, pq parecem que não, mas fazem toda diferença na casa né?!
    Bom, é isso….posts sempre ótimos e com muitas explicações! Amo muito!

    Hey, vc esqueceu a bebidinha again!

    bjs

    • Tio Lelo16/07/15 • 15h26

      Olha a Bru dando falta dos goró!

      Dessa vez foi a pressa mesmo, não deu pra preparar, era muita coisa acontecendo em uma semana.

      Sobre as alergias, dá uma olhada lá na resposta do primeiro comentário.

      beijo!

      • Bru Nunes17/07/15 • 10h54

        Pois é…primeira coisa que fiz foi ler a resposta que vc escreveu para alergia!
        Aspirando já meus tapetes toda semana!!! Acho que o que a gente tem é mta preguiça mesmo né!? e olha que aspirar é uma coisa tão fácil!
        Bjs

  30. Tatiana13/07/15 • 21h10

    Oi Lê-lo, adoro seus post, tenho uma dúvida, sala de tv e jantar no mesmo ambiente pode ter 2 tapetes (1 em cada)? Se sim como harmonizá-los? Poderia dar dicas de tapetes fáceis de limpar p quem tem animais em casa? Obrigada.

    • Tio Lelo16/07/15 • 15h31

      Oi Tatiana,

      Tapetes em dois ambientes podem ser de duas formas:
      Completamente iguais,
      Completamente diferentes.

      Nada “quase” funciona

      Quase da mesma cor
      quase do mesmo modelo
      quase da mesma altura

      Vai ficar, quase bom.

      Ok?

      Pra limpar o melhor é o carpet modular instalado solto, mas DAE só tem com o fio baixinho.

      BBT!

  31. Isabela13/07/15 • 21h14

    Estava desconfiando que o tapete que ganhei da minha mãe nao estava rico…. mas vou aguardar a compra do môvel para TV ( ao final do mês) e fazer a medida correta pra alguma coisa mais RYCA e PHYNA!
    Beijos!

  32. Ju14/07/15 • 11h08

    Eu só não entendi como usar o tapete de pele, apenas que ele é decorativo… Tipo coloca ele no meio do ambiente e deu? Não tem regra para tamanho??

    • Tio Lelo16/07/15 • 15h39

      Oi Ju,

      Então o tapete de pele é isso aí mesmo, ele tem que ficar ali, sendo um bicho em 2D.

      Os tamanhos são geralmente padronizados, a não ser que vc compre um patchwork de vaca, mas dae vale as regras de tamanho conforme o tipo de ambiente.

      Beijo!

  33. ALINE14/07/15 • 14h27

    Oláaaa,

    Nunca mais vou olhar uma sala de jantar do msm jeito… rsrs
    Faz um posto sobre materiais Lelooo!!! Estou construindo, e não consigo conciliar tuuuudo que gosto… tá tão difícil “ornar” o material portas, persianas e vãos e saber onde dá pra por madeira, ferro e vidro….bjos

    • Tio Lelo16/07/15 • 15h42

      Oi Aline,

      Ao longo das postagens a gente vai chegar no resultado que você procura, de materiais combinados… mas vou preparar um sobre como harmonizar as coisas sim.

      Beijo!

  34. Carol C.14/07/15 • 17h29

    Apenas AMEI esse post! Tinha muitas dúvidas sobre esse assunto.
    Btw, amo o seu jeito de escrever! beijinhos!

  35. Bianca Valentim15/07/15 • 14h04

    Olááá 😀
    Olha, confesso, não sou muito fã de tapetes por causa do trabalho de limpar! Outra confissão, sou preguiçosa hehehe Mas até que de uns tempos pra cá eu tenho me interessado bastante em assuntos relacionados a decoração 😀
    O problema é que hoje em dia, os apartamentos (pras pessoas de classe média, imagino eu) estão ficando cada vez menores e isso atrapalha um pouco pra quem quer investir em tapetes.

    Aconselha algo, para aqueles (as) que moram em apartamentos?

    Um beijo grande e até ;**

    • Tio Lelo16/07/15 • 15h44

      Oi Bianca,

      Os empreendimentos estão encolhendo mesmo. E não é só pra classe média não… eu vejo uns apartamentos de ALTO padrão, que me dão dor nas costas, porque tem que dormir de pé só de olhar a planta.
      Mas enfim, esse é assunto pra um post em breve.

      Agradeço pela participação.

      BBT!

  36. Diene15/07/15 • 14h57

    AMEEI!
    Só não curti o tapete de pele, acho que deveria ser proibido!
    Enfim, Lelo, PLEASE, faz um post especial para casa / apto pequeno!
    Como é difícil decorar esses ambientes minha gente!

    • Tio Lelo16/07/15 • 15h45

      Oi Diene,

      Esse tá na lista de bastante pedidos!

      Vou preparar em breve.

      Beijo!

  37. Cáritas15/07/15 • 15h00

    Ah tá que tô adorando seus posts!
    Em breve vou receber meu apartamento e já estou jurando que sou capaz de decorá-lo com o mínimo bom gosto a partir das suas “aulinhas” aqui.
    PS: fala mais das cozinhas, as do tipo corredor, que tal?

    • Tio Lelo16/07/15 • 15h47

      Oi Cáritas,

      Com um mínimo de informação, pode ter certeza que seu ninho vai ficar lindo!
      Continua com a gente, e se precisar de algo com urgência, manda e-mail.

      Beijo!

  38. Rayanne16/07/15 • 13h05

    Oi! E se a sala é de estar e tv ao mesmo tempo? Qual o melhor tapete, por favor? :**

  39. Mari16/07/15 • 15h44

    Lelo, fala sobre rodapés, por favooor!! kkk

  40. Tati17/07/15 • 16h52

    Lelinhoooo,

    Que felicidade em poder aprender com você. Me mudei há um mês para o meu novo apartamento e estou seguindo a risca suas dicas….você iria ficar orgulhoso 🙂

    Só passei para agradecer as crises de riso que tenho ao ler os posts e ao aprendizado.

    Beijos e obrigada,

  41. Andrea22/05/16 • 19h51

    Amei, Tio!
    Acabei de me mudar e pra sala escolhi um tapete de fibra de bananeira de 4x3m
    Pro meu quarto estou penando. Minha cama é box com bau e é um peso só. Fica legal eu fazer umas passadeiras pra cada lado? Pensei em fazer na largura do criado (uma comoda bombe) até o final da cama? Coloco um nos pés tambem? Help me…

  42. Ivone07/07/16 • 14h57

    Oi Amei conhecer seu Blog,queria uma opinião
    oque você acha dos tapetes Persas ou Belgas em geral ?
    vc acha que combina um desses em uma sala onde o sofá é preto a persiana e o rack tb ?
    Se sim , vc acha que eu deveria escolher um em tons de cinza e preto com bege algo assim para combinar com o restante da sala , ou inovar encolhendo um outro tom , como os marrons? , me ajuda !

    Adorei mesmo o blog e como vc interage com as leitoras
    Obrigada e sucesso !
    beijo

  43. Mariana26/02/17 • 21h15

    Que delicia de post! Mega esclarecedor…comprei um tapete de couro de vaca Branco com metas pintinhas pretas…uso sob um chão de granito claro. Meus móveis são bem puxados para o preto. Será se mantenho esse tapete pintado ou troco por um tom mais uniforme? Um beje clarinho, por exemplo??

  44. Clovis26/01/19 • 18h29

    Gostei do texto bem humorado !
    Os tapetes persas “aquele fininho” são uma boa indicação para os ambientes?
    Até gosto pela praticidade de limpar, mas to na dúvida.
    Eles são considerados “cafonas” ? E os tapetes com estilo “patchwork” ? São classicos ou moda passageira?