22
Oct 2017
Mi casa su casa – Importante na Decoração: Cor da parede
Decoração, Mi Casa Su Casa

Fufu-terráquias e Fufu-extraterrestres, tuto pom cocêis? Estão arrasando na decoração?

O dia tá cinza por aqui e eu fico im-pres-tá-vel neste clima. Alguém mais é influenciável pelo que acontece lá fora?

Eu jamais poderia viver em um clima Londrino, por motivos de: me enforco com a correia do guarda chuva.

, dá desespero só de pensar em viver em um mundo nublado.

Mas vamos seguir com nosso trabalho de hoje. Muita gente me pede “dica” de cor pra pintar a parede. É aqui nos comentários, é via instagram, é no buffet do almoço, no salão de beleza… o dia que alguém me pedir isso no trânsito vai ser o auge. Já imaginou? Tô eu lá ouvindo “Trash Brasil” a playlist maravilhosa de Constanza Fernandez no Spotify, alguém bate no vidro e me pede uma cor pra parede.

Lusho, poder e reconhecimento.

Paredes, a não ser que você more numa caixa de vidro (também conhecida como estufa), representa MUITO da decoração.

Então vamos para algumas dicas, porque nada é regra.

Aqui em Terra Brasilis a tendência é: Parede Branca. Por que? Não sei. Acredito que pela nossa mania de “limpeza”, pelo fato de tanta gente morar de aluguel, e as casas de aluguel geralmente são pintadas de branco… será que é também porque a tinta branca é mais barata?

Sim, a tinta branca custa menos e quanto mais escura maior é o preço… e maior é a quantidade de demãos para deixar uniforme então uma parede escura é a ryqueza sobre a rykeza.

Eu já deixei por aqui  bem claro meu desamor por paredes brancas e o trauma de infância causado pelos berros de uma mãe que tinha que controlar as patas sujas dos filhos nas paredes (brancas) das casas alugados. Sério, não traumatizem seus mini humanos.

Obviamente a cor da parede vai ser uma base para o restante da decoração. Se você é uma pessoa colorida eu sempre acho interessante enlouquecer na cor da parede e manter os móveis neutros. Por maior que seja a “bagunça” de pintar um imóvel, o custo é relativamente baixo. É muito mais barato pintar uma sala do que trocar um sofá.

Ao invés de sair caçando imagens na internet, optei por um exercício diferente. Vou mostrar para você como a cor da parede muda a “aura” de um mesmo ambiente.

Peguei o projeto do Joy 106D e apliquei uma série de cores pra gente analisar juntos, então pega uma rolo de pintura BEM grande e  #vemkoito!

PS: Não vale pintar com broxa.

Lá no Joy 106D o tema é industrial, então permite uma certa ousadia e um “peso” na cor das paredes. Sempre pensamos em um cinza escuro, por isso na pré seleção de cores entraram:

Coral Cinza Profundo

Coral Soldado de Chumbo

Suvinil Elefante

Suvinil Nanquim

E olha, por mais assustada que possa estar, a cor que eu mais gosto é a Cinza profundo, que é a mais gótica-não-suave das quatro opções.

Sempre fazemos uma seleção que começa na cor que imaginamos e engloba tons mais claros porque quando você põe na parede a tinta “escurece” um ou dois tons.

Como isso não é uma ciência exata sempre pedimos pro pintor fazer testes de cor. Então quando entrar numa obra e se deparar com isso:

Não é uma zoeira de um pintor revoltado, é um caso muito sério de estudo de cor, HAHAHAHA.

Nós lá na NEST Interiores sempre pedimos para o pintor fazer testes de mais ou menos 1 metro quadrado em dois pontos da casa o mais iluminado e o mais escuro, para vermos como as tintas se comportam conforme a incidência de luz. Tem pintor que não quer fazer, porque eles esquecem de contabilizar isso no orçamento e cada teste de cor custa +- R$ 70,00 então é prudente ver com ele se você compra a tinta e ele arca com os demais materiais ou se ele já incluiu pelo menos 3 tons para teste.

Aqui na maquete virtual as cores não ficam “perfeitas” até mesmo porque cada tela tem uma definição de cor diferente então o que eu estou vendo aqui provavelmente não é o que você está enxergando aí do outro lado, contudo defendo que é um exercício válido.

Assim sendo, temos:

Cinza Profundo:

Achei muito preto… não que seja feio, entretanto é muito moderno. Vamos pra próxima que é:

Soldado de Chumbo:

Parede até a mesma de tão preta, mas eu juro que não é! Ainda está muito escuro, vamos pro…

Elefante:

melhor, mas acho que ficou um pouco claro e um pouco “bege”. Vamos pra quarta opção que é a…

Nanquim:

Agora sim! Um cinza bem puro, sem subtom aparente…

Vamos ver mais imagens na cor Nanquim:

Esse é o ponto onde mais terá parede aparecendo, atrás do sofá. o restante terá muito painel, espelho ou cortinas, então foi nessas vistas que eu gerei as imagens.

Deste ponto em diante, quero deixar claro que alterei apenas a cor no projeto, para não influenciar com itens, decorações ou iluminação diferente.

Um jeito muito legal de usar as cores é pra “sensação” de conforto. Se sua casa é numa região mais quente, tons mais frios vão psicologicamente fazer você se sentir melhor, então os cinzas, azuis e verdes vão bem. Rosados com fundo acinzentado também funcionam bem.

Suvinil Boneca de Pano:

Suvinil Água Fresca:

Coral Cheiro de Chuva:

Agora se a sua região é fria e o que queremos é um “calorzinho” usar um tom mais amarelo ou mais marrom-avermelhado vai suprir psicologicamente essa falta de uma mantinha:

Coral Branco Restaurador:

Coral Vestido de Moça:

Eu vou ter que dar o meu braço a torcer e admitir que mesmo eu sendo uma pessoa que odeia o “bege+bérgin+bérjão” Adorei esse bege médio, super neutro, com cara de Toddy…

Suvinil Creme Escocês:

Não obstante, fufu do meu coração, eu sinto que o ponto mais esperado deste post é:

Qual a cor que você indica pra minha parede?

Tudo depende, porque como vimos acima muita coisa influencia: O clima, o gosto pessoal, o estilo da decoração mas existe uma cor coringa que eu não tenho medo de indicar.

Que rufem os tambores:

A cor é a Suvinil Broto de Feijão:

Essa cor é o “bege acinzentado” mais versátil que eu já vi. Quando combinado com tons mais marrons ele se adapta mais para o bege, e quando agrupado com tons mais frios, como azuis ou preto ele se reflete mais para o cinza. Podem usar sem moderação.

Sim a pessoa louca aqui passou o domingo mudando a cor do projeto e criando imagens. Quando eu vi já tinha 78 imagens e tive que peneirar e deixar apenas as mais importantes

Espero que tenha ficado claro a diferença que a cor faz no nosso exercício de viver.

Digam pra mim nos comentários quais as dúvidas de vocês que eu respondo.

Sigam a patroa mais badalada dessa blogsfera no Instagram como @futilish e euzin como @tiolelofoz.

assilelo-1

As fotos utilizadas nos posts foram coletadas da internet e os 3D foram feitos por mim, imagens que só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus, se quiser que eu identifique a autoria me deixa nos comentários. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BEIJOS DE LOOOZ.

35 Comentários
  1. #1
    Fran
    22.10.2017 - 21:38

    Lelo sempre arrasando mas dicas!
    Depois de reformar o banheiro vou dar um tempinho e pintar o ape de novo, que já enjoei!
    O cinza é um forte candidato, mas em tons mais claros, por mais ricah que seja uma parede mais escura, não consigo, tenho a impressão que a parede vai me esmagar! Tenho bloqueio com parede escura, mesmo tendo bastante luz natural, vai entender…

    • #2
      Tio Lelo
      24.10.2017 - 15:51

      Olá Fran!

      Pinta tudo! Hahahhaha
      Dos cinzas claros gostamos muito do Broto de Feijão, pela versatilidade… do Crômio e do Nevoeiro Romano. Testa eles 🙂

      Beijo

      • #3
        Rafaela
        30.10.2017 - 15:02

        Pintei minha casa de calopsita da suvinil, um cinza um pouquinho mais claro que o crÕmio e ficou Mara, AMEI!!

  2. #4
    Carol
    23.10.2017 - 09:24

    Amei o broto de feijão.

    Passei o cinza profundo em casa e ficou ótimo.; Deu uma diferença danada. Mas vejo que temos muito mais opções!
    Queria aprender a mexer nesses aplicativos de maquetes tipo sketchup. pena que é pego =[
    bjs

    • #5
      Tio Lelo
      24.10.2017 - 15:57

      Hey Carol!

      Que delícia que você tem parede ousada 😀
      Sobre os programas eu uso o Promob, mas o Sketchup é uma excelente plataforma e ele tem versão gratuita, mais simples, mas eficiente.
      De qualquer jeito as cores não ficam 100% em maquete eletrônica.

      Beijo, obrigado por acompanhar o Fufu!

      • #6
        Carol
        24.10.2017 - 16:05

        Opa, agora que vi que escrevi “pego”. Seria “pago” rs. Então, não sabia que ainda tinha uma versão do sketchup gratuita. Eu tinha ela, mas acho que agora não tem mais.
        Pode ter alteração de cor mesmo, mas é bom pra testar o que ficaria melhor.
        Vou te mandar as fotos lá de casa, vamos ver o que você acha rsrs
        Beijos!

  3. #7
    Cyndy Cuiabana
    23.10.2017 - 10:16

    adorei… tudo bem que a minha casa é bem alta tudo branco fosco (meu marido é fissurado nisso), as janelas e portas são preto fosco, e o forro aparente e com vigas tudo pintado de polisten marrom fosco (ele tem tesão em trem fosco, aqui em casa a única coisa oleosa é a minha pele kkkkk), e os moveis modernos? Que nada tudo marrom (sniffff… snifff),quando vi a casa pronta entrei numa depreeeeee, taquei um amarelo canário na maior parede da sala e na varanda kkkkk ele vive tentando me fazer pintar de outra cor kkkkk

    Mas não sera nesta vida… Beijussss

    • #8
      Tio Lelo
      24.10.2017 - 16:03

      HAHAHHA Cyndy, eu te adoro desde já!

      Olha, eu prefiro as coisas foscas também, no máximo acetinado… Mas você pode incluir uns tampos em vidro, um ou outro detalhe do mobiliário com laca brilhosa… e espelho também é algo que traz o “bling” pro ambiente.
      E se o marido começar a falar muito do amarelo, fala que se ele não te deixar em paz vc vai pintar o resto de roxo.

      Cores Análogas meu bem, análogas.

      Beijo enorme!

  4. #9
    Ana Carolina
    23.10.2017 - 10:25

    Como sempre arrasando Lelo!!

    Meu apartamento é pequeno e tem pouco tempo que me mudei, minha dúvida é se coloco papel de parede ou pinto de uma cor diferente (as paredes são todas brancas. Posso colocar um papel de parede na sala e no quarto um papel diferente§ No quarto posso colocar o papel em duas paredes ou somente em uma§

    Desculpe, o teclado está desconfigurado e o ponto de interrogação não saiu.

    Obrigada.

    • #10
      Tio Lelo
      24.10.2017 - 16:15

      Olá Ana!
      Parabéns pelo apê!

      Pintar uma parede de cor diferente é super válido, apesar de eu achar que com o restante branco você precise mais cuidado na hora de escolher, pra não parecer que o resto está encardido.

      Sobre os papéis não precisa se preocupar se o da sala e o do quarto forem diferentes, a não ser que eles estejam no mesmo ambiente não é necessário que eles estejam combinando.
      Se você gosta de ter uma casa com mais “unidade” pode usar dois modelos de uma mesma composição e aí a casa toda terá a mesma “aura”.

      Beijooooo!

  5. #11
    francieli
    23.10.2017 - 12:03

    Lelo sou viciada na sua coluna, se pudesse te roubava pra mim!!!kkk… Meu apê tem 60mts e tenho um receio gigante de pintar de uma cor mto escura e ele parecer menor ainda, porém, qr mudar a cor das paredes e sou apaixonada por cinza, pensei em pintar a parede principal da sala, onde fica o sofá de nanquim (hj ela ta cinza elefante, mas como vc falou é um cinza meio amarelo kk) que cor orna eu pintar as outras paredes? será q o crômio ia ficar bom?bjuss

    • #12
      Tio Lelo
      24.10.2017 - 16:47

      Francieli meu bem, não te aconselho me roubar não menina, eu como demais, durmo pouco, tomo 3 banhos por dia… é muito gasto.

      Ao mesmo tempo que a parede escura pode dar impressão de que vai “diminuir” se bem posicionado ela dá a impressão de que a parede está mais distante, e assim traz a sensação de amplitude.
      Fizemos uma reunião no ninho, e votamos no Cinza-Asfalto para escurecer…porque o Nanquim vai ficar com pouca diferença entre Elefante…
      Mas se você preferir clarear o restante e deixar o ponto mais escuro Elefante, o Crômio vai ficar legal.

      Beijo, obrigado por ler o Futilish.!

  6. #13
    tatiane
    23.10.2017 - 12:29

    Oi Lelo, como amo seus posts e aguardo-os ANSIOSAMENTE!!!!!! Me ajuda a escolher, PLEASE!!! Quero muito pôr um cinza na minha sala q é integrada com a cozinha(moro em casa) , amei esse nanquim! Mas essa parede fica atrás do sofá(que será um retratil cinza médio ou escuro, pois cansei do atual marfim, por causa das kids) e a cortina q tenho é listrada com preto, cinza escuro e cinza clara, porcelanato claro e tapete preto e na parede em frente,a da tv, vou por tijolinho bem detonado. Combina?? Bjs e aguardo ANSIOSAMENTE sua palavra!! Obrigada!!!

    • #14
      Tio Lelo
      24.10.2017 - 17:02

      Oi Tatiane,

      É meio dificil de responder apenas com a descrição, mas a princípio conforme o que vc disse eu apostaria num cinza claro, pra vc poder ter um soá mais escuro e ainda ter contraste, algo como o Elefante, ou o prata da Suvinil.

      Qualquer coisa manda uma foto no email que é mais facil de avaliar.

      Beijo!

  7. #15
    Mari
    23.10.2017 - 12:49

    Quando pintei minha casa, fiquei entre o creme escocês e o mesa de bar, acabei optando pelo mesa de bar, que é um pouco mais escuro. Amei o resultado! O contraste com as portas e rodapés brancos ficou lindo! Na loja de tintas, o pintor, enfim, quase todos da obra acharam que eu tava ficando louca quando escolhi… ahahah Mas, o resultado foi muito bom! Gosto muito de ver os programas de decoração gringos, me parece que lá arriscam mais nas cores, o que particularmente, gosto muito!

    • #16
      Tio Lelo
      24.10.2017 - 17:13

      Exatamente Mari!

      Eu acho que nossos paisanos deveriam ter menos medo de cor. Contudo estamos caminhando para isso mesmo que ainda estejamos no Creme Escocês e no Elefante, HAHAHAHA
      Uma coisa que me deixou muito feliz, foi um Tem Jeito que eu fiz duas propostas ( marinho e bordô) e as fufu gostaram das opões coloridas.

      Obrigado por acompanhar minha coluna aqui no Fufu.

      Beijo!

  8. #17
    Helen
    23.10.2017 - 13:14

    Lelo adorei as dicas de cores. Todas são lindas. Eu pintei a minha sala com um tom de cinza claro que você indicou uma vez e ficou linda.
    Fiquei com uma dúvida. Em qual ocasião se pinta o teto? O meu é branco, o pé direito é baixo (2,15). Nesse caso é indicado deixar o teto na cor branco ou posso ousar em outras cores?

    Beijos.

    • #18
      Tio Lelo
      24.10.2017 - 17:20

      Olá Helen!

      Cinza é amor demais! Acho que foi o Cinza Urbano, não?
      Eu prefiro teto em branco (neve) quando o ambiente não tem pelo menos 280 de pé direito.
      Questão de sensação de amplitude também.

      Beijo, obrigado por participar.

  9. #19
    luciana
    23.10.2017 - 14:56

    kkkk, ri alto pq sou arquiteta e tb me pedem aquelas dicas marotas. (olá este é nosso trabalho e queremos cobrar por ele. mas ok)
    enfim, para qualquer eventualidade broto de feijão é aposta certeira. amooooo. bjs

    • #20
      Tio Lelo
      24.10.2017 - 17:44

      Né Luciana!
      Não sei você, mas euzinho exercito meu direito de me manter calado, HAHAHAHAHAHA
      Sabe quando você vai na casa da pessoa pela primeira vez e ele levam a gente pra “um tour”…
      Aí começa aquela história: “O que você acha que eu deveria fazer aqui?”

      Filosofia do pinguim de Madagascar: Sorria e acene.

      AHHAHA

      Obrigado por participar com a gente.

      Beijo!

  10. #21
    Thamires
    23.10.2017 - 15:08

    Amei as dicas Lelo, arrasou <3
    Pintamos nossa casa esse final de semana, e a cor escolhida foi o areia da Suvinil, no catalogo parecia mais claro, mas realmente, na parede ficou um pouco mais escuro e eu estranhei bastante, mas já estou me acostumando … As portas e o sofá são marrons.

    • #22
      Tio Lelo
      24.10.2017 - 17:48

      Thamires, sabe o que você vai sentir agora? dó de pendurar um quadro.
      Sempre que eu pinto meu apto (até parece que é muito frequente, mas eu já pintei ele umas 4 vezes nos últimos 10 anos)
      DAE eu fico com depressão só de pensar em colocar um prego na parede, HAHAHAHAHAHAHAHA
      O Areia é lindo!

      Beijão, obrigado por ler o Futilish

  11. #23
    Débora
    24.10.2017 - 02:23

    E sobre pintar o teto?
    Nas imagens sei que deve ser sombra.. mas parece que o teto também estava pintado! Achei interessante!

    • #24
      Tio Lelo
      25.10.2017 - 13:00

      Hey Débora,

      Como no Joy o pé direito vai ser de baixa renda (pelo que medi nas unidades prontas, fica com 250 ou 255 de altura) eu deixei o teto em branco, pra não “sufocar” quem estiver embaixo.

      Quando se tem pelo menos uns 280 já pode pensar em mudar o teto de cor…

      Existem recursos também, como pintar o teto e descer uma faixa na parede, assim você cria uma ilusão de distância legal.

      Beijão!

  12. #25
    Vivi
    24.10.2017 - 16:58

    Uma das cores que vc sugeriu no meu projeto foi Calcário, da Coral. No dia que comprei, pensei: Jesus amado, vai ficar tudo cinza-tristeza e meu marido vai me dar um tiro. Mas, segurei na mão do Lelo e fui. Depois de tudo pronto, amaaaaay que ela tem tipo um fundinho rosa [sou fofa]. E combinou com o belíssimo [SQN] acabamento das sacadas, que a cor é tipo calcário só que bemmm mais escuro. Quem sai da sala ou do quarto e acessa as sacadas, pergunta se combinamos propositalmente 🙂

    • #26
      Tio Lelo
      25.10.2017 - 13:25

      Capitã Vivi, que bom que deu certo!

      (E que o maridão não vai bater na gente)

      =)

      Queremos imagens! Se atraque no WhatsApp comigo assim que possível.

      Beijo!

  13. #27
    Heloísa Delllajustina
    24.10.2017 - 17:07

    Olá Lelo, AMEI o post, estou nessa fase de escolha de tinta pro meu apê e AMO cinza, entretanto sempre vejo as paredes cinzas, mas com rodapé e portas brancas. Minhas portas e rodapés são de madeira envernizada. Sei que madeira “conversa” com cinza pois os dois são considerados neutros, correto? (vide seu posto de paletas de cores MARAVILHOSO, by the way…)

    Minha dúvida é: eu consigo pintar de cinza e manter a beleza do contraste?

    Beijos, se cuida e boa semana!

    • #28
      Tio Lelo
      25.10.2017 - 13:38

      Heloísa, se você usar o verniz fosco (acetinado) vai ficar BEMLINDO!

      =D

      Testa o Broto de feijão, o nevoeiro romano e o crômio =D

      Beijo!

  14. #29
    Priscila
    24.10.2017 - 19:12

    Broto de Feijão é a cor da minha casinha!!! Amo, amo, amo!!! Todo mundo que vai lá adora!!! É muito aconchegante mesmo!!! 🙂

    • #30
      Tio Lelo
      25.10.2017 - 13:41

      Obrigado por participar Pri!

      :*

  15. #31
    28.10.2017 - 16:47

    Boa tarde.tenho em minha sala que são dois ambientes tv e jantar ,meus painel e rack são amarronzado com preto ,sofá marrom e a mesa de jantar e de vidro e as cadeiras com o acento marrom. Qual cor ideal pra combinar com meus móveis ? E a minha fachada tem porta e janelas em blindex fumê ,qual cor fica legal pra fachada? Tô entre a cor ovelha ,creme escocês e broto de feijão ambas da Suvinil. Ou vc tem alguma outra sugestão de cor? Aguardo resposta ansiosa!!!

    • #32
      Tio Lelo
      29.10.2017 - 19:32

      Olá Mary Appeared!
      É difícil opinar apenas pela descrição, porém pelo que você disse, e das opções que você falou eu apostaria no Broto de Feijão, e também vou dizer pra você dar uma olhadinha no “Nevoeiro Romano” que também é lindo e neutro.

      Beijo grande!

  16. #33
    Juliana
    23.11.2017 - 01:07

    Adorei tudo, mas eu vou pintar minha sala com a tinta coral soldadinho de chumbo, e o hall província majestosa, e as molduras das portas e janelas de gesso branco, adoro ousar das cores!

  17. #34
    fatima
    24.06.2018 - 19:18

    Oi Leo, ADOREIII
    tô na maior duvida na cor da parede, e encontrei seu blog.
    eu to querendo pintar com a cor broto de feijão, mas estou com medo ficar muito marrom…vou usar o acetinado
    e os móveis da sala e da cozinha integrada vao ser o Frapê da masisa e a laca fosca Grafite intenso da Eucatex…oq vc acha? a cor das paredes vai ficar boa? tem outra sugestão?

    desde já um muito obrigada!

  18. #35
    fatima
    24.06.2018 - 19:26

    Lelo**

Comente