07
Aug 2016
Mi casa, su casa – A torre de eletros
Decoração, Mi Casa Su Casa

Olá Fufulenses!

Habitantes dessa terra, como vocês estão? Já se fantasiaram de mascote de olimpíada ?

tom e vinicius

Diz o inventor dos mascote que eles são a flora e a fauna. Eu agradeço o SnapChat da mermã Thay que explicou isso porque eu enxergo um gato estilo desenho japonês e um boneco da antiga série da moranguinho que não deu certo.

Falando em SnapChat, a patrona mais linda do mundo arrasa por lá como Futilish e eu sempre reclamo de algo, meu usuário é TioLelofoz. Não eu não vou migrar pro Instagram que falsificou os trelelê do Snap por motivos de: Não gosto de falsificação, nem de criança mimada que faz pirraça porque não conseguiu comprar uma corporaçãozinha.

Mas vamos falar de algo que está tão perto e tão longe de nós?

A torre de eletros não é um local pra você prender a franga pra ela jogar as tranças e um príncipe peruzão salvá-lo.

É a parte “alta” do mobiliário da cozinha. Geralmente ela engloba o refrigerador, forno de microondas e forno elétrico:

torre01

O que algumas pessoas não tem muita noção é o quanto esse formato é ergonômico e prático na rotina de uma cozinha. Eu sempre começo o projeto de uma cozinha por essa parte.

Alguns cuidados na obra, seja reforma ou construção:

Largura mínima pra quem usa uma geladeira “normal” 165cm;

Pra quem quer uma side by side (aquelas geladeiras com 2 portas, que abrem para os dois lados ou até mais, pelo menos 180cm;

 

Prever tomadas separadas para cada aparelho, e no caso daquelas geladeiras que servem água/gelo na porta, também é preciso um ponto de água.

Um cuidado importante caso esteja pensando em colocar a geladeira em algum canto: Não vai funcionar.

Os temas aqui “caem” no meu colo durante meus atendimentos, esse foi um caso dessa semana. O ponto de água e de energia para a geladeira de uma casa imensa, estupenda ( tô falando de casa ryka, jogando por baixo uns 4 milhoes ) simplesmente a pessoa contratada para fazer interiores achou que a geladeira ficaria muito bem perto da porta da churrasqueira, que facilitaria o acesso, até aí turo bem… MAS… uma side by side precisa de 40cm livres de ambos os lados, para que a porta abra o suficiente para poder abrir as gavetas internas:

side by side

Ou seja, vc contrata um SUPER escritório de arquitetura, paga outro profissional RENOMADO pra fazer interiores e na sua casa dos sonhos, a geladeira não abre. #TASERTO!

Eu me revolto. São essas as pessoas que me alimentam minha pressão alta. Dá vontade de mandar a conta da farmácia pra eles.  Então como na matéria anterior, eu indico: o quanto antes você vai em busca dos móveis, menores as chances de erro.

No caso dessa cliente, vamos lá quebrar revestimento, cortar parede e inverter a posição da torre.

Certeza que esse problema aconteceu aqui embaixo:

torre03

O fato é: Cada eletrodoméstico tem sua necessidade de respiro ao redor das laterais do móvel, no manual – esse monstro assassino que os brasileiros não tiram do saco plástico – tá tudo escrito direitinho.

Outras picas, dicas:

Não, não faz mal colocar os fornos ao lado da geladeira. O que é necessário é que exista um vão livre atrás dos fornos livres até o teto, pro calor subir e dissipar. Por isso geralmente essas portinhas de cima são menos profundas.

O forno de cima ( geralmente o microondas ) deve ser apoiado com sua base no máximo a 142cm de altura. Se você for uma pessoa alta (mais de 180cm) seu parzinho e sua empregada também, pode subir um pouco… mas na hora de vender a casa o comprador vai pedir desconto porque vai ter que arrumar isso.

Mais legal ainda é se você puder ter uma parede toda dedicada aos módulos altos, assim podemos incluir um despenseiro pra colocar aqueles eletros grandes, como liquidificadores, panelas de pressão e outros itens que tem que estar ali perto da cozinha, mas não necessariamente dentro da pia.

Se você já chegou naquelas idades que terminam em enta, eu sugiro você a estudar uma forma de ter os dois fornos lado a lado, pois é muito mais cômodo pra tirar aquela forma pesadona de lasanha suculenta num forno com a altura próxima a 93cm.

torre02

Claro que, podem haver outras configurações. Nos micro apartamentos que vocês andam comprando, podemos usar um forno multifunções, que combina microondas e forno elétrico, ou também colocar na mesma torre a máquina de lavar louças.

Vocês aceitam ver um videozinho? A Florense tem uma série de vídeos, e eu sei que os curiosos vão se atracar no canal, mas pros menos ansiosos eu vou colocando aqui os que forem relevantes ao tema. Esse vídeo abaixo mostra na verdade o acabamento anticato, que é uma pintura manual aplicada em uma linha de produtos chic-vovó que eu amo, e que vendemos com muita frequência justamente por causa da carinha retrô dela, combinada com tecnologia e conforto atuais: (vejam como fica linda a torre de fornos e refrigerador combinada com um despenseiro alto)

Espetacular né?

Aproveitando, deixa eu mostrar o que é muito comum nos EUA, que vocês já devem ter visto em séries/filmes:

microodas sobre fogao

Eles tem microondas com coifa na base, e geralmente utilizam esse fogão com forno embaixo, o que cria esse belo visual aí de cima.

Outro fato comum são as geladeiras embutidas. Aqui nas terras tupinikins já chegou essa opção mas só pra quem é MUITO rica.

Fiz uma seleção de 10 cozinhas com torres bem resolvidas, vejam:

fl01 fl02 fl03 fl04 fl05 fl06 fl07 fl08 fl09 fl10

Viram que eu respondi todos os comentários? Tô muito em dia com vocês meus amô!

E como tem Brasil na ginástica olímpica hoje, eu vou deixando vocês com essa ideia pra inserir nas suas casas.

Deixem suas dúvidas e sugestões aí pro titio.

assilelo

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

 

17 Comentários
  1. #1
    Diana
    07.08.2016 - 18:46

    Oi Lelo, adoro seus posts. Gostaria de chamar atenção para a posição do forno elétrico. É mto comum vermos cozinhas em que colocam o forno mais baixo, no entanto é perigoso, principalmente para quem tem criança. Ao contrário do forno de um fogão convencional que possui vidro duplo, o forno elétrico costuma possuir um vidro apenas,e ele esquenta demais. Já queimei meu joelho assim, ao encostar no vidro e foi uma queimadura de 2° grau. Mto cuidado na hora de fazer o projeto!
    Bjs

    • #2
      Tio Lelo
      09.08.2016 - 12:44

      Diana, exatamente!
      Tbm já me queimei no meu, um excelente ponto.

      Beijo e obrigado por participar 😀

  2. #3
    Brena
    07.08.2016 - 21:42

    Tio Lelo rules!

    • #4
      Tio Lelo
      09.08.2016 - 12:46

      Obrigado BRena!

      =D

  3. #5
    Rose
    07.08.2016 - 22:16

    Olá gosto mto das suas pautas são claras e descrevem excelentes sugestões. Essa abordagem de hj me fez lembrar que há dois anos meu amigo encomendou projeto numa mega loja daqui de Natal-RN e a mega arquiteta mesmo tendo as medidas da geladeira, by siderúrgica, projetou erroneamente de forma que simplesmente a porta não tinha espaço lateral pra abrir e meu amigo até hj tem sua geladeira na área de serviço, acredita. Mto boa suas informações. Obrigada. Rose

  4. #6
    Rose
    07.08.2016 - 22:19

    Olá gosto mto das suas pautas são claras e descrevem excelentes sugestões. Essa abordagem de hj me fez lembrar que há dois anos meu amigo encomendou projeto numa mega loja daqui de Natal-RN e a mega arquiteta mesmo tendo as medidas da geladeira, by side, projetou erroneamente de forma que simplesmente a porta não tinha espaço lateral pra abrir e meu amigo até hj tem sua geladeira na área de serviço, acredita. Mto boa suas informações. Obrigada. Rose

    • #7
      Tio Lelo
      09.08.2016 - 12:58

      Muito triste isso Rose,
      Fico envergonhado pelos colegas de profissao mas, eh uma realidade mais comum do que eu gostaria.
      Obrigado por participar.

      Beijo!

  5. #8
    Andrea Caruso
    07.08.2016 - 23:07

    Lelo, quase errei feio na minha cozinha..Sorte que quando comecei a procurar um marceneiro bom,.um anjo caiu do ceu direto na minha casa. Ia colocando a geladeira no canto e ele refez todo o.projeto. Adorei o tema de hoje. Parabens!!! Vamos falar de TV no quarto qquer dia desses? Estou penando pra achar algo legal! Bj

    • #9
      Tio Lelo
      09.08.2016 - 13:06

      Oi Andrea!

      Pois é, estou devendo pra vcs a TV no quarto… mas vamos falar dela sim.

      Obrigado pelo carinho de sempre.

      Beijaum!

  6. #10
    Flavinha
    08.08.2016 - 09:26

    Tio… eu e os meus cases… então, qdo fomos na loja de planejados, falamos que queriamos colocar fogão embutido. Ai a mulher que fez o projeto preveu uma tomada pro fogão atras do fogão. Ok. O pedreiro seguiu o projeto dela e fez.
    Quando compramos o fogão e a Brastemp foi la pra converter pra gás encanado eles falaram que não iriam fazer pq a tomada deveria estar ao lado do fogão por causa do aquecimento do forno.
    Ou seja, quando ja tava tudo pronto tivemos que chamar o pedreiro novamente pra quebrar tudo e transferir a tomada pro outro lado.

  7. #11
    Tio Lelo
    09.08.2016 - 13:10

    Olá Flavinha,
    Mais uma vez um erro que nao deveria ser comum, mas é.
    Eu costumo pedir o eletrico e o hidráulico em lados opostos do modulo, gas qdo possivel eu solicito no modulo do lado, pra poder ter um acesso mais facil. O ideal mesmo eh quando temos o modelo definido pra ler o manual.
    Esse tipo de erro pode ser cobrado do profissional, caso vocë tenha informado o modelo a usar.

    Beijaum, obrigado por ler a gente!

  8. #12
    Alessandra
    09.08.2016 - 15:10

    Tio Lelo adorei a cozinha da Coca (se tivesse espaço fazia uma igualzinha) e entendo a propaganda da Melitta. Mas me pergunto porque alguém faria uma cozinha para um cavalo?! Tô achando que o cara exagerou nos drinks! kkkk
    Bjs!

    • #13
      Tio Lelo
      11.08.2016 - 17:08

      AMAY que alguém fez essa pergunta. Eu coloquei essa foto de propósito, me perguntando se alguém iria estranhar a éguinha pocotó da campanha. Mas eu te conto Alessandra =D
      Esta cozinha, modelo Santa Fé (Florense) é um dos produtos que fazem parte da coleção Charm (óia que a gente ama essas viadagens) e o arquiteto AND Designer Henrique Steyer (que habita meu coração peludo e tá devendo aluguel) criou toda uma conceituação pra isso e eu vou deixar vc ver o making off e ouvir esse sotaque gostoso do próprio pai da ideia: https://www.youtube.com/watch?v=ztV9AfQNyVE

      Obrigado por ler a gente viu!

      Beijo enorme =D

  9. #14
    ALESSANDRA
    09.08.2016 - 16:31

    Adoro seus posts, acho bacana como voce escreve e de um jeito claro, objetivo e super descontraído, como um papo de amigos. Xonei nessa cozinha do video, amo cozinha clarinha e com aconchego…agora essa ideia de forno em cima do fogão não me agrada, a impressão que tenho é que esquenta muito e para quem cozinha todos os dias como eu, isso tudo deve virar um grude de gordura mesmo com a coifa. Alias quando eu fizer a cozinha dos meus sonhos quero longe do fogão, armários etc. kkk

  10. #16
    Fernanda
    10.08.2016 - 01:26

    Porque 1,80 para uma geladeira sibe by side se a maiora mede em torno de 0,9?

    • #17
      Tio Lelo
      11.08.2016 - 17:45

      Olá Fernanda,

      Eu conto tudin pra vocês =D

      180cm ( vamos falar em milímetros que é como eu trabalho então 1800mm )são necessários porque:

      22mm de lateral da torre
      700mm de espaço pros fornos
      22mm da lateral da torre
      espaço ??? mm da geladeira
      22mm lateral da torre
      ??mm de vista de acabamento- já que a parede nunca está perfeitinha.

      então temos sem o refrigerador já um gasto de 766mm
      ou seja, nos sobram 1034mm dos 1800mm que eu sugeri e se as geladeiras tem em média 0,90m que seriam 900mm só nos resta 134mm de espaço… porém o mínimo de respiro (espaço livre nas laterais) que os fabricantes pedem, é 50mm de cada lado… ou seja já deu 1000mm de nicho pro refrigerador e sobrou 34mm pra fazer a vista de acabamentinho da torre rezando com muita fé pro abençoado do pedreiro ter feito a parede retinha.

      A Florense tem exclusividade nas chapas com 22mm de espessura, então caso você faça com outra marca ou marcenaria o ideal é fazer com 25mm, mas com 18mm também é possível.

      Muita conta?

      Fiz uma imagem pra ficar mais fácil de entender:
      https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/21/d7/08/21d708aa4b4903f42e79f58bbf28f0d3.png

      Obrigado por participar,
      Beijo!

Comente