20
Jun 2015
Mi Casa, Su Casa – Casa Alugada!
Mi Casa Su Casa

Lelinho, venha nos contar como deixar uma casa ou apartamento alugado bem bonito?

Olá Fufús! Quero informar solenemente que o post dessa semana quase foi de Iglu, porque olha, não tá fácil. Fez UM mísero grauzinho da segunda feira, e meu cobertor do Bambi não deu conta, tive que pegar mais uma coberta. Sim, eu tenho um cobertor do Bambi, e quem me deu foi minha mãe, vou passar a conta da terapia pra ela.

Na próxima semana eu vou pro segundo item mais pedido, que é: Espelhos. Mas antes de iniciar nossa conversa de hoje eu vou convidar vocês pra…

quentao

Quentão né pessoas! É junho e tá frio, não podemos perder a chance.

Eu fiz uma revisão de todos os comentários, nas sete (gente, nem parecia tanto!) postagens e fiz uma tabela com todas as sugestões que vocês deram sobre temas, e o escolhido de hoje foi: Decoração em imóvel alugado. Liga pro fiador e #vemkotio!

Nem todo mundo, mesmo com programas de financiamento facilitados, escapa do aluguel. Eu quando era menor vivi em muitas casas, mudei bastante porque às vezes acabava um contrato e tínhamos que procurar uma outra casa, não renovávamos. E eu acho que um pouco da minha falta de amor pela parede branca é porque casa alugada sempre é genérica. E nunca podia pendurar coisas, e tinha que cuidar pra não sujar a parede… e fixando a memória agora, os banheiros eram horríveis.

Nos nossos tempos modernos às vezes a empresa te transfere de cidade, quem sabe vai estudar em outro canto do país, veja lá, é tão comum agora fazer uma especialização fora de nossa Terra Brasilis, quem sabe você resolve ir pro Chile homenagear nossa patroa Cony e se esbaldar nas delícias de uma outra cultura. O fato é que mesmo que nenhum lugar no mundo jamais substitua a pátria mãe de cada – independente da nacionalidade – o fato é que: Alugue e quero me sentir em casa!

Ninho

Muito do bem estar psicológico, é atribuído ao sentimento de aceitação. E chegar em um lugar que não parece nada com você, não vai te trazer aconchego. Não que você não vá ter privacidade, ou não se sentir a vontade. Eu falo daquele momento que você olha pra algo e pensa: “Se fosse meu, seria diferente.”

O local onde você vive, tem que ser o seu “ninho” mesmo que seja alugado, tem que sentir que você “cabe” nele. Claro que não seria prático demolir paredes e mudar algo estruturalmente pra viver um ano em um endereço. Mas existem pequenos detalhes que podemos – queremos e devemos – exercitar pra que sejam extensões de nós. Que exaltem nosso estilo e que façam as visitas dizerem: Esse lugar é a sua cara!

Bora lá?

Dá uma pintada!

Poucas coisas mudam mais a cara de um lugar do que pintar a parede. Eu sei que o seu contrato diz que você tem que devolver igualzinho você pegou, mas convenhamos, num contrato de um ano, provavelmente também tem a cláusula que diz que você tem que pintá-lo depois de desocupar. Essa é uma prática muito comum no Brasil, pois faz com que o próximo locatário tenha a impressão de um imóvel bem cuidado, mesmo que não seja. Pintar a parede pode mascarar vazamentos, infiltrações, manchas de umidade e mofo. Tá, não vamos pintar tudo de rosa choque. Porque tons vibrantes ou muito escuros são difíceis para trazer de volta ao branco – cor oficial do imóvel pra aluguel. Vejamos um lavabo onde pintar adicionou elegância:

Tinta 01

E agora, vamos ver um quarto, onde a pintura trouxe do ordinário virou uma explosão de personalidade:

Tinta 02

Mexer na cor parede, colocando por exemplo 3 cores sobre o fundo já existente, vai de custar no máximo, uns R$ 100,00 veja aqui:

Listra-paleta

Será que essa parede que vai fazer você se sentir “a poderosa / o rei “ não valem o esforço?

Ok, eu acabei de dizer pra não pintar de escuro. Mas aí temos um truque! Lembra dos Papéis de Parede? Lá eu expliquei qual é que sai inteirinho sem danificar a parede. Você pode comprar um liso na cor que te agrada, e fazer essa parede ficar super lusho.

Um detalhe que é muito importante é que de maneira geral os imóveis pra alugar não são muuuuuuito grandes. Então essa sua decoração pode ajudar a dar uma ilusão de amplitude. Como? Listras! Uma das maiores gamas de papel de parede, são os geométricos, existem inclusive, books específicos de papéis listrados. E você pode também dar o truque: comprar um papel liso e instalar ele com intervalos formando as faixas a partir da largura do papel x cor original da parede. Tipo esse render:

faixasFaixas de Papel

Veja esse quarto com listas nas laterais da cama, como ficou com um ar de casa bem decorada:

listras laterais

Não é necessário fazer a maior parede que você tiver. As vezes colocar algo chamativo no fundo do corredor, ou em volta da estante, tem um efeito incrível. Que faz você se sentir “aceito” pelo lar.

Lustres

Dae que vc me diz Ahhhh mas eu sou perua assumida, eu quero brilhar, eu quero ryqueza e eu quero opulência! Eu digo: #trabalhamos !

Pendentes

Não existe lugar no mundo, onde falte um teto que você não possa pendurar um lustre pra chamar de seu. Talvez ele seja maior ou menor, mais leve ou mais pesado, quem sabe ele nem acenda pq vc tem o teto mas não tem o fio de luz, mas colocar o lustre você pode. HAHAHAHA

E não tem restrição de estilo, o pendente certo é o que você gostar e puder pagar. Pode ser até de garrafa pet com meias:

Meias

Um lustre é sempre um item chamativo, então ele traz personalidade pro seu cantinho e faz toda a diferença, e na hora de mudar, desparafusa e leva embora com a mudança.

No Pinterest eu tenho um álbum dedicado a Luz e iluminação, se quiser, está feito o convide pra me seguir =D

Eletro-decor

Uma forma “móvel” de deixar a casa com seu toque pessoal, é investir em eletrodomésticos diferentes. Eu tive durante muitos anos um telefone em forma de banana na cozinha que era a alegria de todo mundo. Todos queriam fazer carinho na minha banana hihihi.

As linhas retrôs estão disponíveis em várias marcas, faixas de preço e cores:

Eletro Retro

 

Esses itens vão morar com você em outros lugares e vão enfeitar outras casas, então eu acho que são uma compra muito inteligente. Eu por exemplo sou apaixonado por roxo e olha isso:

Roxa

É amor demais gente!

Cortinas

Não adianta tentar fugir agora. Se você deixou a parede branca, não instalou papel de parede, não curtiu picar os fios pra trocar o lustre e não usa nenhum eletrodoméstico, você vai precisar de cortinas para coroar a total exclusão na humanidade.

Cortina branca, estampada ou colorida custam o mesmo, então veja o poder da cortina:

cortina 01 cortina 02

Plantas

Eu acho liiiiindo um belo vaso, com uma plantinha feliz sorridente e próspera em algum lugar da casa. Não precisa ser uma mini fazenda, pode ser uma só, ou duas, adeque a quantia de matinhos à sua disponibilidade de cuidar, porque eu já assassinei algumas praticamente indestrutíveis por motivos de: não apitou pedindo água, nem tem LED indicador de “me adube”.

Lembrando que a floricultura pode te auxiliar a escolher algo que se encaixe na quantia de luz e vento que você dispõe.

plantas 01 plantas 02

MAS, como sempre tem alguém com um bom coração, defensores de plantinhas-desidratadase-indefesas inventaram vasos com indicadores de necessidade de rega para assassinos-amnésicos-natos como eu.

Òia que boniteza:

indicador 01 indicador 02

Agora, peças que fazem toda a diferença, são tapetes, luminárias de coluna, quadros grandes, são coisas que “tiram” a atenção da nossa tríade, lembram? Piso, parede e teto.

Logo logo, falarei de cada um destes itens e aí vocês vão conhecer melhor os bons podrutu pra escolher direitinho.

E por hoje é só pessoal!

#bença!

assilelo

60 Comentários
  1. #1
    Isabela
    20.06.2015 - 18:53

    Seus posts são ótimos! Estou arrumando um apê pra onde me mudei recentemente e super curto as dicas! Vou aguardar as novidades sobre espelos! Beijos!

    • #2
      22.06.2015 - 12:22

      Olá Isabela!

      Todo mundo ama espelhos! Tá no forninho já, essa semana vamos falar dos bonitos.

      Obrigado pela participação 🙂

      BBT!

  2. #3
    Ka
    20.06.2015 - 19:38

    Amey as dicas, era exatamente o que eu precisava! Estou me mudando pra casa do boy e precisava de algumas idéias…
    Lelo vc nao tem um blog?!

    • #4
      22.06.2015 - 12:25

      Oi Ka!

      Eu tenho um blog, mas ele não fala de design de interiores, ele fala de turismo e compras na região de Foz / Paraguay. Se vocÊ quiser dar uma olhada, é http://www.paraguaipink.com.br

      Obrigado pelo carinho =*

  3. #5
    Fernanda
    20.06.2015 - 20:12

    Adorei as sugestões! Poderia identificar as plantas que estão com numeração e nos passar um link destes vasos com indicadores de água?
    obrigada! Abraços

  4. #7
    dani
    21.06.2015 - 08:49

    gostei desses vasos com indicadores de agua!! sabe onde posso comprar uns bonitinhos com preço amygo??

  5. #9
    Karla
    21.06.2015 - 09:08

    Estou me mudando pra uma casa alugada e estou amando as dicas!

  6. #10
    Carla de BH
    21.06.2015 - 11:02

    Apaixonada pelo Lelo! Amo os posts!
    #VemKoTio

    • #11
      22.06.2015 - 12:35

      Obrigado Carla!

      Quando eu for pra BH organizamos um café!

      =D

      BBT!

  7. #12
    Erika
    21.06.2015 - 11:29

    Muito bom o post!! Meus maiores problemas em imóvel alugado são os banheiro!! Cada louças e metais que dão tristeza de ver!! Marrom, azul…ROSA!! E os pisos e azulejos? Será que tem o que fazer?

    • #13
      Tio Lelo
      23.06.2015 - 13:33

      Oi Erika!

      Realmente, banheiros de aluguem são tenebrosos.
      Mas DAE compensa vc entrar em um acordo com o dono do imóvel e “atualizar” o imóvel dele, mesmo que ele te pague parcelado.
      Porque aí vc fica com um banheiro novo, com um trono que ninguém jamais carimbou, e ele fica com a casinha valorizada.

      BBT!

  8. #14
    Juliana
    21.06.2015 - 14:47

    Já estou na terceira casa alugada e olha… Haja paciência pra decorar e redecorar… Como em todos eles o teto a parede e piso eram neutros, sempre invisto nos tapetes, quadros e luminárias! Há e aprendi comprar móveis e utensílios com minha cara tbm, amo cozinhar, a primeira coisa que comprei pra cozinha foi a kitchen Aid… Era doida pra ter uma batedeira igual da Namaria…
    Ps: obrigada pela dica dos vidros com gás, arrasei dominando o assunto kkkkkk beijos Lelo!

    • #15
      Tio Lelo
      23.06.2015 - 13:34

      Oi Ju!!!

      Estou aqui pra isso mesmo, pra fazer vocês terem embasamento pra trucar os “profissa”

      Obrigado pelo carinho,

      Beijo!

  9. #16
    Ale
    21.06.2015 - 16:47

    Muito bom! Já esperando o post sobre espelhos – um assunto que muito me interessa, pois estou projetando minha sala de jantar e quero um espelhão. 🙂

    • #17
      Tio Lelo
      23.06.2015 - 13:39

      Oi Ale,

      É um dos ambientes onde o espelho super vai bem!

      Aguarde e verá!

      bbt!

  10. #18
    Fernanda
    21.06.2015 - 23:13

    Leloooo, onde a gente acha esses vasos indicadores????

  11. #20
    Júlia
    21.06.2015 - 23:46

    Sensacionaaal! Adorei as dicas pra tornar a casa alugada a nossa casa! Pena q tenho q aguardar 2016 rsrs… Valeu! Beijão

    • #21
      Tio Lelo
      23.06.2015 - 13:40

      Oi Jú!

      2016 tá alí na próxima esquina! Daqui dois cafés já vai ser natal, mais um café já é 2016.

      BBT!

  12. #22
    Dani
    22.06.2015 - 08:11

    Cony,
    Só para registrar que vc suuuuperrr acertou incluindo o Lelo no blog!!! Parabéns!!!

    • #23
      Constanza
      22.06.2015 - 14:42

      Ele é um queriiiido!

    • #24
      Tio Lelo
      23.06.2015 - 13:41

      Obrigado Dani!

      =D

      Beijo!

  13. #25
    Bru Nunes
    22.06.2015 - 09:51

    Hoje o post caiu como uma luva para mim e vááários sentidos!!!
    Estou de mudança de cidade, entãããão, #vemnimim ap alugado! kkkk
    Super amo as dicas, e esta do painel usarei com toda a certeza desse mundo, pq tudo branco não dá né!
    Amei que agora tem vasos com indicadores, pq tbm sou assassina de plantinhas! kkkkkkk Você sabe onde a gente encontra pra comprar???
    Bom, como sempre amei tudo! Você é sensacional!!!
    ahh e outra coisa, na hora das cortinas, sinceramente, eu preferi a primeira foto da sala sem cortina do que com…mas vai saber! hahahahahhaha

  14. #27
    Raquel
    22.06.2015 - 10:01

    Nem estou em um “momento-decoração”, mas é impossível não curtir os posts do Lelo. Divertido, prático e contagiante. Choro de rir, ele é mara!!!!

    • #28
      Tio Lelo
      23.06.2015 - 13:52

      Obrigado Raquel,

      =D

      Bom demais estar contagiando muita gente 🙂

      Acho que mesmo que a gente não esteja em obras, cuidar de casa – nem que seja o vasinho indicador de água, é igual brincar de boneca… não é?

      BBT!

  15. #29
    Karla
    22.06.2015 - 11:26

    Lelo, você poderia falar sobre alguns tipos de pisos de baixo custo ou que poderiam ser removidos no caso da casa alugada não permitir reformas…Estou em um caso assim, a casa que estou alugando tem um piso feio e gostaria de reformá-lo mas de preferência sem gastar muito, pois eles não reembolsam, ou com alguma opção que eu possa remover depois.

    Obrigada!

    • #30
      Tio Lelo
      23.06.2015 - 13:55

      Oi Karla,

      Você precisa ver o que encontra de “piso flutuante” alguns laminados permitem instalar sobre o velho e retirar sem danos depois. Além disso, o tão odiado carpet também, mas não torça o nariz de imediato, dá uma pesquisada sobre o carpete em placas da Interface. Ele pode ser retirado e até transformado em um tapete depois.

      Se nada se adequar ao que você pretende, compra um tapetão e esconde o máximo do piso que puder.

      BBT!

  16. #31
    Briza
    22.06.2015 - 13:56

    Legal.
    Eu sou uma desses pessoas que foram transferidas (várias vezes) e moro de aluguel.
    Assim sendo, dicas de como decorar a casa pagando pouco são muuuito úteis.
    Espero ler mais coisas a respeito 😉
    bjos

    • #32
      Tio Lelo
      23.06.2015 - 14:00

      Oi Briza ping-pong!

      As pessoas não deixam você criar raízes então!? #AGRADEÇA
      Pouca gente tem a desenvoltura de morar e se adaptar em diversos lugares. Tombei pra vc guria!
      Certeza que “quando” e “SE” você parar de mudar, terá uma história cheia de vida e uma casa repleta de objetos e lembranças.
      Itens que a maioria das pessoas jamais entenderá.

      Beijo e muito obrigado por comentar aqui 🙂

  17. #33
    Nádia
    22.06.2015 - 13:58

    Amei as dicas!!! Adoro os posts dele… <3

  18. #34
    Livia
    22.06.2015 - 14:01

    Adorei as dicas! Mesmo com ap alugado eu contratei uma arquiteta para me ajudar com a sala… ela me apresentou sugestões práticas e não muita caras (afinal, não vou ficar lá mais de 5 anos) como: pintar parede (uma das paredes vai ser de cimento queimado, eu acho demais), fazer um deck na varanda (hj é possível comprar “quadradinhos de deck” na Leroy, Etna etc), colocar espelhos (louca para o próximo post!) e quadros e investir em móveis irão comigo mesmo que eu mude de apartamento (sofá, poltronas, mesa etc).

    • #35
      Tio Lelo
      23.06.2015 - 14:03

      Isso aí Lívia!

      O negócio é disfarçar o fundo e gastar as rúpias em pelas decorações que seguirão com você.

      =*

  19. #36
    22.06.2015 - 17:10

    Lelo, acho que esse foi um dos melhores posts que você já fez! Eu amo coisas de decoração, e suas dicas têm sido preciosas, mas esse post foi o melhor! Amei as dicas porque são reais, sabe? Nada mirabolante, nem super inacessível! Obrigada!

    Cony, parabéns pela escolha do Lelo para fazer parte do time! Ele tem a cara do blog, até a linguagem que ele usa me lembra a sua hahaha
    Beijos!

    http://promptestilo.blogspot.com.br/

    • #37
      Tio Lelo
      23.06.2015 - 14:10

      Oi Melissa,

      Obrigado pelo retorno! Porque eu fico FURIOSO quando não me dão uma opção realística pra eu adquirir.
      Infelizmente eu não estou na parcela abastada que gasta 21 mil em 2 fornos pra cozinha. Na verdade, com 21 mil de dois fornos da Smeg eu reformo meu Apto inteiro, HAHAHAHAH
      Claro que eu também não vou falar só de projeto de papel machê com pisca-pisca, mas acho que podemos passear dentro de todas as modalidades e cada um faz uso do que se encaixa no orçamento, estou certo?

      BBT!

  20. #38
    Mariana Alves
    22.06.2015 - 19:21

    Cony, não tenho insta, por isso estou comentando aqui…

    Faz uma escala aqui em Brasília antes de viajar pra gente te dar um abraço?

    :’)

    • #39
      Constanza
      22.06.2015 - 20:27

      Ô Lindeza, to precisada de abraços viu rsrsrs, mas pode mandar energia positiva que tb me ajuda 🙂 beijos e obrigada pelo carinho

      • #40
        Marina
        23.06.2015 - 00:44

        Cony, oq está acontecendo com você ? De repente, na véspera da sua viagem voce deu a entender que está triste … suas amigas sabem, mas e suas leitoras? Bom, de qquer maneira desejo melhoras … e não precisa ganhar abraços em Brasília, aqui em BH também! Vamos sair qd VC voltar? Faz outro encontro das fufus! E na Itália VC vai passar bem … vinho preço de água!

        • #41
          Constanza
          23.06.2015 - 10:01

          Meu namoro terminou Marina, achei que estava claro no insta rsrsrs. É um situação difícil, ainda mais pelo estágio avançado que estava, morando juntos, construindo apto novo, enfim… Mas tudo acontece por um motivo e já começo a ver os motivos, infelizmente. Não era para ser, agora bola pra frente ne? beijosss

          • #42
            Tio Lelo
            23.06.2015 - 14:13

            Vão – se os anéis, ficam-se os dedos,

            BORA TRABALHAR NUM ITALIANO BUONNA GENTTEEEE MA BELLLA!!!

    • #43
      Livia
      24.06.2015 - 16:24

      Cony, fiquei tristinha com o fim do seu namoro 🙁
      Você é um exemplo de que é possível dar volta por cima e ao final, sair da situação muito bem. Tenho certeza de que dessa vez não será diferente.
      E outra… vc vai pra Italia, um dos países com mais gatos por m2 (e todos estilosos), então se jogue no curso que você tanto queria fazer, nas novas amizades, na culinária maravihosa, na Zara na Europa… motivos pra vc sorrir não faltarão.
      Fique bem!!
      Um beijo!!

  21. #44
    Thaís Fernandes
    22.06.2015 - 20:30

    Ai, gente! É muito amor por essa colunaaa!!
    Moro de alguel há algum tempo e sou a melhor freguesa da casa de tintas da minha rua! hihihi! Uma parede do quarto da passou pelo fúcsia, verde, roxo e agora esta no tom de grafite, quase preto. Taquei um spray amarelo em uma moldura de um espelho grande, prendi uns pôsteres que ficou uma graça… O aluguel dá uma colaborada na nossa criatividade e aí a gente vai mudando conforme o humor.
    Beijossssss Cony e Tio Lelo!!

    • #45
      Tio Lelo
      23.06.2015 - 14:16

      Thaís Meu anjo, ainda bem que não moramos juntos porque ó, eu aprendi a trocar luminárias e talz com um amigo, a gente ia acabar abrindo uma boatcheeeeeee!

      BBT!

  22. #46
    Priscila Maia
    22.06.2015 - 22:02

    Ótimas dicas! Parebens Cony e Lelo! haahahaa To rindo ate agora com a historia da banana!

  23. #48
    Sabrina
    23.06.2015 - 10:18

    Adorei as dicas, Lelo… obrigada!

  24. #49
    Ana
    23.06.2015 - 12:19

    Parabéns pelo post, mesmo prá quem não mora em casa alugada, valeu as dicas de decoração. Abraço.

  25. #50
    Lilian
    23.06.2015 - 13:04

    Post perfeito.. parabéns!

  26. #51
    Camila
    23.06.2015 - 13:56

    Cony, mais vibrações positivas pra vc!! Pelo que te conhecemos já sabemos que vai dar a volta por cima ligeiro! Boa viagem!! Um beijo de mais uma leitora fantasminha :**

  27. #52
    23.06.2015 - 15:16

    Fique bem Cony!!! Aproveite seu curso, tudo dará certo.

    Amo os posts do Lelo, ele é hilário. Queria deixar algumas sugestões: tapetes (quarto e sala), espelhos e cabeceiras de cama.

    Bjos

    • #53
      24.06.2015 - 11:50

      Oi Tirza!!!

      Obrigado pelo carinho =D

      Espelhos é o próximo, e tapetes e cabeceiras estão no caminho.

      BBT!

  28. #54
    23.06.2015 - 16:55

    Amei esse vaso moderno… só assim pras minhas plantinhas sobreviverem! =(

  29. #55
    Sara
    24.06.2015 - 11:36

    Adoreeei o post! Super idéias. Mas eu resolvi escrever para dar um abraço virtual na Cony. Bola prá frente! Você vai superar. Bjs.

  30. #56
    Katy
    24.06.2015 - 14:41

    Tio Lelo!

    Te conheço do grupo Paraguay Pink!Estou ADORANDO os seus posts aqui no FUFU, completou! haha

    Sugestão: O que acha de falar de iluminação para cada ambiente?

    Beijão!

    • #57
      25.06.2015 - 12:42

      Oi Katy!

      Está na listinha o tema de iluminação, obrigado pelo carinho e olha, desculpa os pitis lá no grupo, viu! Mas as peruas as vezes me enlouquecem.

      HAHAHAHA

      BBT!

  31. #58
    Michele
    25.06.2015 - 16:52

    Que post interessante! Teu blog é diferenciado, dá pra continuar lendo em meio a tantas coisas sem originalidade que existe na hoje na blogosfera. Parabéns!

  32. #59
    Ka
    26.06.2015 - 21:17

    Oi Lelo, estou com uma dúvida de decoração e aproveito para sugerir um tema de post.
    Gostaria de dicas de decoração do tipo como colocar arte/quadros, vasos, etc.
    Grata! =)

  33. #60
    Miriam
    03.07.2015 - 13:15

    Muito bom!
    Mas a dúvida que me corrói: o que faço com os pisos?? sem ter que gastar muito.

Comente