Lifestyle
Mi Casa Su Casa
02 maio 2015, 92 comentários

Com Vocês… Mi Casa, Su Casa!

Já tem um tempo que eu queria uma coluna aqui no blog sobre arquitetura e decoração, afinal acho importante cuidar das nossas casinhas da mesma forma que cuidados do nosso corpo e aparência né? Só que meu gosto pra casa não é lá muito bom e confesso que nunca me preocupei muito com isso. Até pouco tempo atrás morava na casa dos meus pais, até que eles foram embora e fiquei sozinha, mas ainda na casa deles. No meu caso, não fui eu quem saiu de casa, foram eles hahahaha. Bom, mas como continuava sendo a casa de papi e mami, deixei tudo como estava: móveis antigos, os tapetes de sempre, os efeites que me acompanharam a vida toda… Bem casa de pai e mãe sabe? Onde a gente não mexe muito… Só que como já contei em algum post anterior, vou mudar de lar. Agora sim, algo meu e que será com minha cara. Um pouco tarde talvez, mas ainda em tempo.

Nunca imaginei que construir e decorar uma casa desse tanto trabalho, principalmente quando não se entende NADA sobre o assunto e quando o gosto para isso é meio… duvidoso. Nos últimos meses tenho aprimorado esse gosto, já sei distinguir papel de parede rico e pobre, pisos que servem em banheiros e outros que não podem ser utilizados em áreas molhadas, já sei que temos que considerar friamente onde estarão as tomadas da casa e pensar em zilhões de detalhes que jamais pensei que existiam. Caramba, quanta coisa tenho a aprender sobre isso!

Mas eu sozinha, pela minha falta de conhecimento, falaria muita besteira por aqui e por isso saí em busca de colaboradores para me ajudar, tanto nas informações sobre arquitetura e decoração para a vida e para meu futuro lar.

Pedi pro Lelo me ajudar, um amigo muito especial e que tem excelente gosto. Ele cursou arquitetura por 4 anos e fez especialização em Design de Interiores simultaneamente, que ele diz ser a parte fashion da coisa. Ele vai nos ajudar aqui no blog com dicas e inspirações para nossos lares!

O assunto de hoje é: TIPOS DE PISO! Com vocês, Lelo, nosso novo amigo que vai deixar nossas casas LINDAS!

¨Oi gente, se tudo deu certo, a Cony manteve o nome dessa coluna como “Mi casa, su casa”, porque, vejam bem: ela é chilena, eu moro na fronteira e trabalho muito no Paraguay, esse blog é brasileiro, então eu acho que o drink oficial pra acompanhar essa leitura, deve ser o cosmopolitan.

Pode isso produção? Chegar embebedando as leitoras?

Então é o seguinte, vamos falar de obra, por que casa cheia de amor, é igual relacionamento, precisa de construção.

Eu não vou seguir uma sequencia muito lógica, mas ao longo do tempo, falaremos de todos os estágios de uma obra. Vamos começar com um assunto bem amplo: Pisos.

Ele está em todo lugar, mas enquanto não precisamos escolher um revestimento de piso pra chamar de “meu” a gente não dá muita atenção. No máximo separa mentalmente os pisos como: feio e bonito.

Claro que, existem pisos internos, externos, comerciais, residenciais… E eu pretendo sobreviver para falar deles todos aqui, mas, calma! Vamos começar pelos pisos pra usarmos nos nossos lares.

Atualmente, opta-se por praticidade, então os pisos mais comuns são: Porcelanatos, Cerâmicos, Pisos laminados, pisos de pedra, de madeira, o caçula do laminado vinílico e, fazendo às vezes de Rubinho, o carpete.

Agora vamos ter uma visão panorâmica de cada um. Coloca o capacete de obra e #vemkotio:

porcelanato

Os porcelanatos são os queridinhos da vez. Pela imensa gama de acabamentos, padrões, tamanhos e preço$.

ceramico

Cerâmicos, estes são os primos menos tecnológicos e de baixa renda do porcelanato, são interessantes, em minha opinião, quando se tem um orçamento mais limitado.

 

Laminado

Piso laminados, eles são quase… Tem cara de madeira, toque de madeira… Mas não tem cheiro de madeira, durabilidade de madeira.. Apesar de que tem pontos bons, como a fácil manutenção, rápida instalação e o preço convidativo.

Pedra

Pedra – existem opções excelentes, geralmente usadas nos jardins e áreas de lazer, essas texturas incríveis são negligenciadas. Além dos granitos, mármores, limestone, e da escravizada canjiquinha, temos uma série de materiais pra exibir pela casa, como a miracema.

madeira

Madeira – meu bem, no preço que tá, transforou-se privilégio de alguns. Não somente pelo investimento inicial, mas também pela mão de obra, que deve ser especializada, pela manutenção com cera semanal, os cuidados pra não riscar… Pelo menos ela é muito resistente e pode ser lixada até 4 vezes (considerando o emprego de réguas com 2 centímetros de espessura) reavivando a beleza e deixando tudo novinho.

vinilico

Laminado vinílico: não surta amiga. Não perca seu respeito por mim. Eu não tô falando daquele piso de hospital insolente. Alguma alma caridosa juntou a facilidade do uso do piso vinílico com o design moderno das réguas de laminados que imitam madeira.  Agora temos uma opção com 3 milímetros de espessura que nos dá a chance de, fazer de conta, que temos um piso de madeira.

carpet

Carpete – tadinho! Tão odiado no Brasil, ele é um cara legal. Especialmente se você tem um home theater ou uma academia em casa. Ao contrário do que as pessoas dizem, carpet não produz calor. Calor é energia, e se carpete produzisse energia, eu mesmo não teria a Itaipu aqui no quintal de casa. E os carpet modernos tem tratamento anti ácaros e bactérias, mas assim, acho que pra uso residencial, o carpet deve ser usado em menores proporções. Falaremos dele no futuro e vocês vão se assustar com os ensaios técnicos que eu tenho pra mostrar.

Muita coisa né!? Mas ainda é a pontinha do iceberg. Devagar e sempre, iremos falando de maiores detalhes. E por hoje é só!

#bença10710679_10154910630115094_4240489316816290288_n

  • E o tanto que eu amei o alto astral do Lelo? É pra morrer de rir hahahaha. Quando falou de piso feio e bonito logo pensei ¨eu classificaria como piso rico e piso pobre¨. Acho que nos entenderemos bem!
  • Se alguém tiver dúvidas, pode deixar nos comentários e se tiver sugestões de temas para esta coluna, também deixe sua ideia nos comentários, afinal… MI CASA SU CASA!
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
92 comentários em “Com Vocês… Mi Casa, Su Casa!”
  1. Larymaia@gmail.com02/05/15 • 16h14

    amei a nova sessão, podia ser pelo menos semanal! Pede pra ele falar se soluções praticas pra arrumar alguma casa que se ta alugando tbm cony! ( to mudando de codade agora e é dificil pensar em solucoes que deixe a casa com cara de nova e bonita, sem precisar interferir na estrutura demais ou fazer algo planejado que não dê pra aproveitar numa outra casa quando mudar!

  2. Larissa Maia02/05/15 • 16h16

    amei a nova sessão, podia ser pelo menos semanal! Pede pra ele falar se soluções praticas pra arrumar alguma casa que se ta alugando tbm cony! ( to mudando de codade agora e é dificil pensar em solucoes que deixe a casa com cara de nova e bonita, sem precisar interferir na estrutura demais ou fazer algo planejado que não dê pra aproveitar numa outra casa quando mudar!

    Ps: panguei e digitei email no campo errado no anterior

    • Tio Lelo04/05/15 • 19h11

      Oi Larissa!
      Esse é um tópico excelente. Já anotei na listinha e faremos o post com certeza =D

      Continue acompanhando =D

      abraço.

  3. Simone02/05/15 • 16h18

    Adorei a coluna! Vai ser útil para mim, pq logo em breve (se Deus quiser) pego as chaves do meu, e assim como você não tenho expertise sobre o assunto, sucesso!!

  4. Munique02/05/15 • 16h22

    Nem curto essas coisas de decoração, venho só pela moda…mas simpatizei tanto com o Lelo q acho q vou gostar desta coluna 😉

  5. Thais02/05/15 • 16h24

    Onde o Lelo fez especialização em Design de interiores?

    • Tio Lelo04/05/15 • 19h21

      Oi Thais,
      Fiz no Instituto Brasileiro de Design de Interiores, Campus Joinville – SC.

  6. Keylla02/05/15 • 16h34

    Me dá uma certa dor no coração quando um arquiteto diz que fiquei 4 anos numa faculdade de design de ambientes estudando projeto de mobiliário, paisagismo, conforto térmico e sonoro, tecnologia dos materiais, fatores filosóficos, sociais e culturais e teoria do design só pra fazer a “parte fashion” da arquitetura. Mais dor ainda sinto quando um arquiteto (não estou falando que é o caso do Lelo, na verdade essa é a posição do CAU – o “crea” dos arquitetos) diz que depois de 4 anos estudando isso tudo aí uma pessoa que fez uma especialização de 6 meses/1 ano tem mais propriedade que eu pra trabalhar como designer.

    • Tio Lelo04/05/15 • 19h29

      Keylla meu amor, eu me compadeço da sua dor.
      O Brasil não dar credibilidade a profissão de designer é algo realmente sem cabimento. O “não-reconhecimento” de todas as pessoas que se dedicam a esta prática na minha opinião é um tremendo desrespeito.
      Peço desculpas se o termo “fashion” que usei não te agradou, mas eu usei essa relação pois aqui é um espaço muito voltado pra moda, e eu vejo todos os “designs” muito interligados, e a vertente da moda é uma potência mãe de todos eles.
      Podemos relacionar a moda de cores, estampas, texturas, estilos da moda diretamente com o design de interiores, quando criamos um ambiente e usamos os contrastes de cores em paredes e objetos, as diversas estampas em camas, cortinas, mesas, texturas em papéis de parede e sofás, assim criamos um estilo “perua” ou “clean” para um ambiente.
      Obrigado por expor sua opinião.

      abraço

      • Keylla05/05/15 • 17h40

        Ô, querido, super fofo vc responder os comentários! Na verdade não é que o termo fashion me desagrade, eu até concordo de certa forma; mas quando você fica anos ouvindo que seu trabalho é só “a cereja do bolo”, qualquer coisinha a gente logo entra no modo “defense” e acaba sendo mais cricri do que deveria, rs.

  7. Angela02/05/15 • 17h02

    Ola Cony, bem vindo Lelo!

    ADOREI esta nova coluna, mais uma forma de deixar as leitoras ainda mais antenadas.

    Aproveitando … rsrs
    Estou reformando uma casinha (casinha mesmo..rs) estamos na etapa de definir o local das tomadas, tem alguma regrinha???? Eu acredito que quanto mais melhor .. rsrs
    Bjos
    Angela

    • Tio Lelo04/05/15 • 19h36

      Oi Angela, obrigado pelo carinho =)

      Sobre as tomadas, eu sou a favor de que sobrem.
      Falta de tomadas é treva, e dificilmente vc corta uma parede para colocar outra ( apesar de que hoje existem opções como a fita elétrica mas… não vamos perder o foco )

      Eu, pra garantir sempre deixo tomadas baixas ( a 30 cm de altura do chão ) em todas as paredes… se for uma sala, ou um escritório, 1 centralizada… se for em dormitórios, 1 em cada “canto” mais ou menos a 60cm da parede ( se um dia surgir uma cama dá pra colocar uma mesa de cabeceira, um abajour, carregador de celular…)
      Mas não é uma regra, é apenas uma forma que eu encontrei de qdo o cômodo mudar de funçao, vc não ter q passar uma eXXXtensão debaixo do tapete.

      abraço!

  8. Ana Miranda02/05/15 • 17h19

    hahahaha adoreiii, o Lelo simplesmente eh a personificacao do futilish na area de arquitetura e decoracao #naosurtaamiga hahaha vai ser otimo ler os posts dele aqui.
    Eu tenho uma duvida, nao so pra ele p quem souber tb…
    Aquele piso que a gente anda com um misero sapato e ele faz um ‘toc toc’ lazarento eh o vinilico?? (Se for (ou nao, seja la qual for o nome) eh o pior piso do mundo com certeza).

    • JuLiana02/05/15 • 18h25

      Oi Ana, o laminado que faz esse barulho do demo. O vinilico é silencioso, coloquei no meu ape e estou adorando.

      • Ana Miranda03/05/15 • 15h46

        Juli, jura??? Anotei aqui, laminado = demo, vinilico = amor verdadeiro/amor eterno haha. No Decora do GNT eles sempre usam o vinilico e fica tao lindo
        Seu apendeve ser lindo, brigada pela resposta

        • Tio Lelo04/05/15 • 19h42

          Oi Ana Miranda!

          A Ju tá certíssima! O Vini (óia que íntimo) é silencioso, tipo mineirinho, “queto”.
          Já o Laminado de madeira faz toc-toc, igual a madeira de verdade. CASO algum vendedor espertinho disser pra vc: “MAGINA-SINHORA, é só por a manta acústica por baixo que abafa o som. Custa batarinho R$ 9,90 o metro…” vc faz o favor de dar uma bolsada na cara dele e responde: “Abafa o som pro vizinho debaixo, dentro da minha casa eu vou continuar ouvindo.”
          O que é a mais pura verdade = essa mantinha ajuda na acustica em apartamentos, mas o toc-toc continua praticamente igual dentro da sua casa.

          abraço.

  9. Fran02/05/15 • 17h21

    Gente, amei!
    Essa coluna veio em excelente momento, já que meu apartamento será entregue no meio do ano e eu conheço absolutamente NADA de tudo relacionado à casa e afins.
    Sobre os pisos, muito me agrada o laminado pela praticidade e preço. Acho que dá pra fazer coisas bacanas com ele. Só não entendi muito bem a diferença entre ele e o laminado vinílico na prática.
    Cony, essa coluna será semanal? Diz que sim! Haha
    Parabéns!

    • Tio Lelo04/05/15 • 20h04

      Oi Fran!

      Como diria o Jack: Vamos por partes.

      Laminado de madeira: É mais rápido de instalar, custa menos e pra mim, é visualmente mais bonito. Porém, ele não pode com umidade e se vc, assim como eu, adora tacá-uma-água-na-chôm-e-puxar-de-rodo, o laminado de madeira não é pra vc. Ele tbm risca com certa facilidade e faz barulho (tóc tóc) mesmo com manta por baixo.

      Laminado Vinílico: Super resistente, com diversas padronagens e super fácil de limpar. As desvantagens é que ele ainda é um pouquinho mais caro, precisa de um tempo maior pra instalar.

      ok?

      abraço

  10. Gabriela02/05/15 • 17h35

    Perfeita essa coluna! Também estou na “building vibe” e sempre olho seus pins que considero de extremo bom gosto! Agora, só uma dúvida: Já posso pegar o Lelo emprestado?! Ele é muito astral! Parabéns aos dois pela iniciativa!!! =*

    • Tio Lelo04/05/15 • 20h06

      Oi Gabz!

      Manda suas dúvidas pra gente!

      abraço

  11. Ale02/05/15 • 17h36

    Mas, xentem!!!! Que coluna maravilhosa!!! Lelo, estou reformando meu apê, a tua coluna veio em belíssima hora! ADOREI. <3

    • Tio Lelo21/05/15 • 19h46

      Oi Ale!!!

      #TamoJuntoNessaLuta!

      Manda pra gente todas as perguntas que seu coraçãozinho quiser!

      Obrigado pelo carinho.

      BBT!

  12. Raissa02/05/15 • 18h10

    Post interessante! Também gostei do seu senso de humor! kkkk Ansiosa pelos próximos!

    Beijos :*

  13. Karla Almeida02/05/15 • 18h26

    Adorei a nova seção! Vai arrasar por aqui Lelo!

  14. Lis02/05/15 • 18h28

    Cony, ótima ideia essa coluna. Lelo seja bem-vindo!

    Estou dando uma melhorada no apto que comprei. O apto é todo no porcelanato, exceto a cozinha. Como não quero muita quebradeira, vi em revista essa opção de piso vinílico, que pode ser instalado sobre o atual, desde que nivelado. Minha dúvida é saber se, realmente, é adequado para esse ambiente. Gosto de lavar a cozinha 2 a 3 vezes ao mês, considerando que só cozinho 2 vezes por semana, assim ele aguenta mesmo ser lavado com água e sabão??

    • Tio Lelo04/05/15 • 20h11

      Oi Lis,

      A princípio, o piso vinílico resiste a lavagens, desde que não se use produtos abrasivos (vulgo q-boa) porém, cada fabricante indica uma cola específica para instalação, e esta terá que ser condizente com sua rotina de lavagens. Pra isso vc terá que consultar com o fornecedor da marca escolhida qual é a cola a ser empregada.

      abraço!

      • Lis06/05/15 • 02h25

        Obrigada pela informação!!! Vou ficar ansiosa por sua coluna no Fufu!

  15. Nai02/05/15 • 18h46

    Seu amigo escreve incrivelmente bem, parabéns aos dois! Além do fato de que o assunto é extremamente interessante…Fiquei sedenta por mais posts.

    • Tio Lelo21/05/15 • 19h49

      Adoro gente gulosa, e sedenta me parece um termo apropriadamente-positivo!

      Obrigado pelo carinho Nai.

      BBT!

  16. Nicole02/05/15 • 19h27

    Adorei a nova coluna, é sempre bom apurar o gosto em outras áreas. Gostei do Lelo e quero aprender mais. Faça um episodio de iluminaria adequada para os diferentes cómodos da casa.
    Beijos e parabéns pela diversificação de tópicos no blog, pois todo mundo ayer una casa linda

    • Tio Lelo21/05/15 • 19h54

      Oi Nicole,

      Iluminação é em complexo, mas a gente vai dar dicas sobre como fazer a distribuição eficiente.

      Obrigado pelo carinho :*

  17. Marli Cruz02/05/15 • 19h34

    Oi Cony, adorei a ideia, gosto de reformar e inovar, estou sempre mudando alguma coisa no apto. e o namorido tb. dá os pitacos?, o meu marido me ajuda bastante. Bjs e parabéns pela coluna.

  18. Ananda02/05/15 • 19h52

    Adorei a coluna e também a forma como que o rapaz escreve!

  19. Ananda02/05/15 • 19h53

    Ops, escrevi errado! Corrigindo: adorei a forma como o rapaz escreve.

  20. Mariana02/05/15 • 20h30

    Ja ameeeei o Lelo!! E a nova coluna!

  21. Bruna02/05/15 • 21h05

    ADOREI !! Amei o jeito como ele fala haha super simpático e entendido do assunto.

  22. Ana Paula02/05/15 • 22h03

    Adorei a nova coluna!! Amo decoraçao! No meu apt e porcelanato e nos quartos piso viniculo! Eu adoro pq imita madeira mesmo ! Ótimo para limpar e já vendem e instalao logo!!

  23. Lourdes miranda02/05/15 • 22h05

    Estava pensando em colocar piso vinílico no meu ap, mas acho que não ficou claro se é uma boa decisão ou não, gostaria de uma opinião mais forte sobre cada tipo, o lado bom e ruim de casa. Adorei a coluna.

    • Raissa04/05/15 • 10h11

      Lourdes,eu também tive muita duvida na hora de colocar o novo piso no meu apto! Sou da área, mas sempre nos resta duvidas né? Segue o que aprendi:
      Vinílico: preço bom, qualidade boa, pode molhar (sem excessos), não faz barulho, tem ótimo acústico e mantém calor, geralmente a garantia é de longo prazo, instalação através de colagem (ele é tipo uma borracha) então em caso de defeito na peça ou umidade em excesso, tem que se retirar todo o piso, pois a cola fica danificada e o piso tmb.
      Laminado: preço bom, qualidade ótima, não pode molhar (limpa com pano úmido), faz barulho, tem ótimo acústico e mantém calor (bastante, é muito confortável andar descalço nele), garantia de longíssimo prazo (o meu é de 16 anos), instalação através de encaixe, muito fácil (no meu apto instalaram todos os 33m² em uma tarde), e esse, em caso de umidade em excesso, só se tira a peça danificada.
      Espero ter ajudado! 😀

  24. Lídia Maria02/05/15 • 22h43

    Gentchiiiii SENSACIONAL essa coluna! O blog já era bom agora tá perfeitoooo!!! Sou designer de interiores e informação nunca é demais! Tenho um insta o qual vendo objetos de decoração e dou várias dicas, quem se interessar segue lá é @decoracaolmm! Esse Lelo é mto engraçado!!! Amei! Bjos

    • Tio Lelo04/05/15 • 20h20

      Já tô te seguindo Lidia =D

      @tiolelofoz

      abraço

  25. Yandra02/05/15 • 22h50

    Coluna aprovadissima!!! Adorei a novidade!!! Parabéns.

  26. Julia Pina02/05/15 • 23h37

    Oi Cony! Gostei demais desse novo “cantinho” do blog, sou arquiteta logo amo decoração!

    Queria falar 2 coisas: Vi no seu insta sobre as vigas no teto, calo dos arquitetos! Pensei em 2 possibilidades, investir em iluminação se a altura da viga entre os cômodos for muito baixa, pois apenas um rebaixo no gesso não vai deixar bacana porque para escondê-las totalmente o forro não ficaria numa altura confortável. Um detalhe com rasgo de iluminação seria uma ótima solução para amenizar a diferença de altura, além de deixar com clima mais aconchegante. Outra alternativa (a que eu prefiro) pode ser revestir as vigas com espelho. Fica clean e chique, depois joga no google :))

    Bem agora gostaria de te pedir uma ajudinha. Será que mais pra frente você não anima fazer um post sobre saias longas não? Acho lindo lindo mas não sei muito bem como usar ou se tem um biotipo ideal pra usar essa peça. Sempre que vejo alguma que me chama atenção compro mas encosto no guarda roupa. Ufaaa acabou hahaha beijos Cony :*

  27. Nádia02/05/15 • 23h37

    Gente, laminado é tipo flor artificial dentro de casa… Sei lá…

  28. Mona02/05/15 • 23h49

    kkk.. adorei o texto.

  29. Bárbara03/05/15 • 00h49

    Amei a nova coluna!

  30. Sabrina lima03/05/15 • 01h16

    Amei a coluna! Veio em momento muito oportuno (estou montando meu primeiro apartamento sozinha), não me faltam dúvidas. Cony pede pro Lelo falar de tipos de bancada pra cozinha, qual o melhor tipo de pedra, ou como harmonizar sala de estar, jantar e cozinha nesses micro apês da vida, em que é tudo conjugado. Queria saber mais sobre esse piso vinílico, vejo muita gente falando bem dele, apesar de olhá-lo e achar com cara de piso pobrinho kkkk. Ou ele podia dar dicas de como uma pessoa pode dar um toque de cor ao apê depois de comprar todos os móveis em madeira escura (não acho nenhum móvel branco pronto e bonitinho). Enfim, socorro hehe!

    • Tio Lelo04/05/15 • 20h25

      Ou Sabrina!

      Vou providenciar uns detalhes sobre isso pra você.
      Parabéns pelo primeiro apê!!!
      abraço

  31. alessandra faria03/05/15 • 08h54

    Olá Cony!
    Reformei meu ap há pouco e aumentei minha sala em direção à área privativa. O piso que seria colocado era o vinílico imitando madeira, mas tive uma grande dificuldade de encontrar para comprar de acordo com o dinheiro que tinha disponível, foi em dezembro e os estoques dos pisos mais em conta estavam esgotados.
    Portanto, optamos por um laminado que, por sinal, ficou lindo. Mas, depois de aplicado o piso vi porque deveria ter optado pelo vinílico.
    O espaço em questão é para o convívio da família e tem, inclusive, um canto só para as crianças. É um local que leva de massinha a iogurte, de brigadeiro a suco. E como o piso não pode molhar, é um estresse.
    A vantagem deste tipo de piso é que, se estragar muito, basta trocar, sem muita sujeira ou trastorno.
    Detalhe: durante a obra cuidei de cobrir o piso que já havia na sala, um porcelanto bacana. Cobri com plástico bolha e papelão. Mas, os porcos dos pedreiros rasgaram tudo e mancharam meu piso. Agora tenho que descobrir algum produto para tirar as pegadas que ficaram marcadas no chão. Se o Lelo souber, me avise aqui.
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

    • Constanza03/05/15 • 09h50

      VISH! Eles nao tem cuidado nenhum ne?

  32. Ju03/05/15 • 08h58

    Ameiiii a nova coluna!! Já que pediram sugestões, um dia poderiam falar sobre iluminação, lustres, pendentes, paflon…
    Papel de parede rico e pobre tb mega interessante.

    • Tio Lelo21/05/15 • 19h58

      Juuuuuuuuuu essa semana entra o post do papel riko, pobre, milionário e sheik!

      é muito sifrão!!!

      obrigado pelo carinho.

      BBT!

  33. Ana Cristina03/05/15 • 10h30

    Cony,

    Boa sorte, amiga!!!!
    Obra é um parto…. looooooongo…. cansatiiiii iivo…. estressante! Lidar com pedreiro, marceneiro, bombeiro, carpinteiro é um verdadeiro teste de paciência — a não ser que vc tenha um arquiteto que veja e resolva tudo. Se não for este o caso, dois conselhos se vc permitir: compre o livro Jardim Secreto prá desestressar e só vá para a nova “home sweet home” depois que a obra estiver toda pronta.
    A parte boa? Escolher as peças de decoraçaaaaaaao!! Adoro 🙂
    Beijo,
    Ana.

    • Constanza03/05/15 • 10h40

      Hahahah to doida para chegar na parte da decoração, aí sim vou entrar de cabeça. Enquanto isso, deixo os pedreiros por conta do Rafa rs

  34. Fran03/05/15 • 10h33

    Amei a nova coluna!
    Me mudei para meu ape em janeiro, mas ainda há muito o que fazer… Mas acho uma delicia sair pra comprar coisas pra casa, pesquisar preço material, decidir qual o melhor custo benefício, posso até falar que adquiri uma certa experiência no assunto. Kkkkkkkkkkkkk
    Deixo uma diquinha, piso vinilico é vida minha gente!!! Coloquei e não me arrependo!
    Outra coisa, fujam do porcelanato retificado, se for branco esqueça! Qualquer sujeirinha aparece e fica a marca, se não limpar com pano úmido fica tudo marcado, coloquei na cozinha e no banheiro e me arrependo… Portanto se vc nao tiver alguém para limpar sua casa todos os dias não cogite essa possibilidade ou então passe nervoso em ver seu precioso piso sujinho, mesmo tendo limpado no dia anterior… Snif, snif, snif!!!
    Lelo, se tiver alguma dica pra ajudar nessa situação compartilhe, por favor!!!

    • Tio Lelo04/05/15 • 20h32

      Oi Fran!

      Pro nosso caso, só tem um jeito rápido de resolver: Mega-sena.
      Ganhamos na mega-sena e contratamos um alguém pra cuidar do piso.
      Meu apto tbm é é piso branco, inteirinho… numa linha só, em diagonal, da porta de entrada até o fundinho do banheiro da suite. O azuleijiXXXta queria me matar. HAHAHAHHA
      Mas por fim, piso branco vai denunciar toda e qualquer sujeira, assim como o preto tá? Os tons muito escuros, assim como os muito claros, revelam a sujeira com a mesma falta de respeito conosco-: proprietários caprichosos.

      abraço!

  35. Jalila Oliveira03/05/15 • 11h17

    Cony, adorei o tema… construção é algo que só se aprende construindo, mas com trocas de experiências assim, fica bem mais fácil.
    Construir e decorar nosso cantinho é sensacional…uma sensação maravilhosa, mas também muita dor de cabeça.
    A construção em si é tranquila, rápida e nem tão cara, mas quando entra na parte do acabamento é que o bicho pega. Não tô nem dizendo financeiramente, porque temos que nos preparar mesmo com a facada, mas hoje o que está me tirando do sério é falta de profissionais competentes para a execução do projeto. Tive diversos problemas com telhado, gesso, revestimentos.
    Por experiência própria, nunca deixem a obra por conta só de pedreiros, mesmo sem entender nada fiquem em cima e exijam aquilo que pagaram para fazer… Não quero generalizar, existem diversos profissionais excelentes ainda, mas infelizmente, principalmente aqui no interior, tá muito difícil.
    Mas é só ter paciência, ficar em cima, planejar tudo direitinho e não se acomodar com o que já está feito mesmo não sendo o que você quer. Manda quebrar e fazer de novo….sempre!

    Abraços1

  36. Danielle Freitas03/05/15 • 11h20

    A coluna que caiu do céu! Hahaha trocadilhos a parte estou tentando mudar pro meu primeiro apt, mas uma vazamento chato e insistente no banheiro não deixa, agora estou aqui desesperada procurando uma empresa de arquitetura e engenharia em BH para me ajudar a dar fim nesse drama. Alguém conhece alguma empresa bacana e confiável?
    Lelo dá uma dica?!

    Beijos Coni, vc sempre salvando!

    • Tio Lelo04/05/15 • 20h38

      Oi Danielle,

      Infelizmente eu não tenho como te indicar alguém em BH.
      Se o prédio é novo, a própria construtora deve arcar com a despesa e com a responsabilidade de resolver.
      Se for um prédio com mais de 5 anos, eu diria pra você procurar empresas como a DECA, ou Rocca alguma loja assim de revestimentos e louças sanitárias ricas, e pedir a indicação de um profissional. Eles costumam ter uma relação dos melhores para indicar.

      abraço

  37. Daiana Gomes03/05/15 • 12h45

    Adoreeeeeeeeeeeeeiii a novidade!!!! Mais um motivo pra amar o Fufu!!! Lelo, vc é divertidíssimo!!! Amei tudo!!!

  38. Paula Tonkio03/05/15 • 15h28

    To nessa fase também! Reformando uma casinha que é herança dos avós do meu marido!
    Já decidimos piso, tomadas, tintas, agora estou tentando descobrir como reviver o taco! Lelo me ajuda!

    • Tio Lelo04/05/15 • 20h41

      MININA! Vc tem TACOS!

      Rykeza pura!
      Pra revivê-los é preciso lixá-los e passar duas mãos de sinteco.
      Porém, precisamos analisar se eles já não passaram por esse processo muitas vezes antes. então, o ideal é procurar uma loja que venda pisos de madeira e pedir a análise local do seu piso por um profissional que execute esse serviço.

      abraço!

  39. Juliana03/05/15 • 16h29

    Amei a nova coluna e mais ainda o jeito do Lelo escrever…

  40. Roberta03/05/15 • 18h47

    O carpete dá a sensação de calor só porque ele é peludinho, mas os laminados de madeira esquentam mais o ambiente na verdade. O quarto que era da minha avó na casa do meu pai tinha carpete e uma sensação termica mais agradável que depois da reforma, quando a minha madrasta botou laminado. Moro no Rio de Janeiro e aprendi a lição pra não repetir no meu próprio apê, que se tudo der certo, recebo as chaves em setembro yay!

    • Tio Lelo04/05/15 • 20h58

      Exatamente Roberta!

      Ainda bem que eu tenho alguém para me defender.
      Falarei mais de cada um dos tipos de piso ais adiante, quero seu depoimento.

      abraço

  41. Thaís Fernandes03/05/15 • 19h05

    Amei!

  42. Marcus Berg03/05/15 • 21h34

    Otimas dicas, humor maravilhoso!!!! Parabens!

  43. Thais03/05/15 • 23h30

    Adorei a nova coluna do fufu! Só acho que o Lelo poderia opinar mais sobre o que é mais aconselhável para cada caso, o que é mais em conta etc.

    • Tio Lelo04/05/15 • 21h00

      Oi Thais,

      Esse é um post falando dos tipos, mais adiante falaremos de cada um especificamente, senão ia ficar muito longo.

      abraço

  44. Arquiteta Medeiros04/05/15 • 07h31

    Parabéns Lelo! em se tratando de pisos existe uma gama muito grande de variações, atualmente tb se discute muito sobre pisos acetinados, glossy e super glossy, seria interessante tb um descritivo sobre os tais …. rs… muita gente não entende… bjs e precisando estou às ordens!!!

    • Tio Lelo04/05/15 • 21h07

      Oi Arq. Medeiros!!

      Poisé, não quis assustar as pessoas com um post muito grande. A ideia era apresentar de uma forma geral os tipos de piso, e depois, gradualmente ir acrescentando detalhes de cada um…

      Obrigado pela sugestão e assim q precisar eu te chamo =D

      PS: Odeio glossy. #novoricoquerbrilho

  45. Rose Fernandes04/05/15 • 08h45

    Seja muito bem vindo Lelo… Amei sua forma de escrever, tudo muito tranquilo, divertido e fácil de entender! Inclusive vou procurar me informar melhor sobre laminado vinílico.

    Grande beijo e Cony muita paciência na sua fase de construção pois tem dia q a gente quer matar um! rs… Bjsss

  46. Maria Isabel04/05/15 • 08h56

    Coluninha nova veio bem a calhar! Acabei de me mudar e estou vendo orçamentos com arquitetos pra começar a fazer a casinha! Minha sugestão é cozinha! Andei pesquisando aqui e não achei muita coisa diferente, muita ideia nova, só mais do mesmo… queria muito dicas pra deixar uma cozinha pequena bem linda, aconchegante e funcional! Beijos!

  47. Karina04/05/15 • 08h57

    Faltaram alguns, que são meus preferidos: ladrilho hidráulico (sonho de consumo), taco e cimento queimado. Adoro estes três.

    • Constanza04/05/15 • 09h21

      Acho q taco entre a em madeira e cimento queimado em porcelanato não? Lelo ajudaê

      • Keylla04/05/15 • 21h07

        Acho que o resultado final do taco é tão diferente da madeira (tábua corrida) que merece uma categoria diferente. O tacão sim é mais usado como um substitudo mais “acessível” da tábua corrida, mas o taco realmente é muito diferente, tanto efeito final quanto aplicação e manutenção. Já o cimento queimado não tem nada, nada a ver com o porcelanato; é mais fácil colocar o porcelanato na categoria de cerâmica que o cimento na categoria do porcelanato. Já vi lavabos lindos com cimento queimado, mas tem que ter estilo pra usar em construções contemporâneas o cimento e o ladrilho hidráulico, a menos que se queira um efeito mais rústico.
        Também acho taco lindo, embora seja mais difícil (pra mim) ver um piso de taco e não imaginar logo uma decoração vintage ao redor, rs.

    • Tio Lelo04/05/15 • 21h12

      Oi Karina,

      O Ladrilho hidráulico é um tipo de cerâmica, feito a mão em um formato de prensa… então ele estaria nessa familia.
      O taco é um piso de madeira… será abordado qdo falarmos dos pisos em madeira.
      Já o piso de cimento queimado é um monolítico que não se encaixa em nenhuma destas categorias, mas como ele é muito usado em comercio eu acabei deixando ele de fora – apesar de eu adorar ele, acabei deixando ele para quando postar uma matéria sobre outros tipos de piso.
      Mas ele vai aparecer, pode acompanhar que eu te prometo.

      abraço

      • Karina05/05/15 • 10h58

        Oi Lelo! Obrigada pela atenção em responder!!!

  48. daniela borghi04/05/15 • 11h47

    Cony estou em reforma em casa também!! qual o piso ideal p banheiro??

    bjus

    • Tio Lelo04/05/15 • 21h14

      Oi Dani,

      Pro banheiro os mais usados são os porcelanatos e cerÂmicos, por serem super resistentes a umidade.
      logo falaremos das diferentes resistências e do emprego desse tipo de produto em piso e paredes também.

      abraço

  49. Hallini04/05/15 • 14h11

    Oi Cony, vi teu post no insta sobre esconder um pouco as vigas e por aqui fica melhor para te dar a dica ;). Você pode apenas prolongar elas um pouco e fazer a iluminação, tinha essa ideia numa revista de decoração e não encontro, mas achei a ideia nesta imagem, espero que dê para você entender, simples caixas para embutir a iluminação, ou usá-las aparente como na outra imagem, nesta as vigas foram rebocadas com uma nata de cimento:

    http://www.blogdogesseiro.com/wp-content/uploads/2014/11/forro-de-gesso.jpg

    http://www.minhacasaminhacara.com.br/wp-content/uploads/2014/04/04-apartamento-pequeno-ganhou-ofuro-na-reforma_mini.jpeg

    • Constanza04/05/15 • 15h54

      Obrigada! Vou mostrar pro Rafa 🙂

  50. Raquel04/05/15 • 15h59

    A-DO-REI!!!

  51. Lu05/05/15 • 00h19

    Tio Lelo e Cony, adorei a novidade! O cimento queimado e o epóxi pelo menos aqui em SP está sendo bem usado, não é mais apenas um piso comercial, projetos lindos e grandes estão usando muito ele. Fica lindíssimo aliás e não trinca mais por ser a base de resinas e na minha opinião ficam ainda mais lindos com rodapé embutido.

  52. Cibele Porto05/05/15 • 05h09

    ahh que delicia. Mi casa su casa… Mandou muito bem Cony – e Lelo!. to entrando numa fase de decoração (por curiosidade mesmo).

    falando sobre os pisos de pedra. Lembrei da casa de uma tia onde boa parte do quintal era de ardósia. Um tom verde escuro bonito… caiu em desuso ne Lelo?! nunca mais vi…

    • Tio Lelo11/05/15 • 12h31

      Oi Cibele!

      Eu gosto da ardósia, mas ela tem uma carinha de anos 90… tem q usar com uma paginação (formato de assentamento) mais moderna.

      abraço!

  53. Lau05/05/15 • 13h00

    Amei a nova coluna Cony,e você é surpreendente escolheu um colaborador com a mesma energia que vc,a hashtag #vemkotio foi demais.O Lelo é divertido e fala de uma forma simples,fácil de entender.É por isso que o FUTILISH é o meu blog preferido,beijos.

    • Constanza05/05/15 • 14h43

      Obrigada! Adorei a forma dele explicar as coisas pra gente, gosto de pessoas assim, com bom humor e descoladas!!!

  54. Tayrine05/05/15 • 13h44

    Adorei essa coluna! Meu apê está com entrega de chaves previsto para agosto! Ha pouco tempo algumas pessoas me deram essa dicas de laminados, pela praticidade e preço em relação ao porcelanato mas eu não sabia essa diferença entre os pisos laminados e os laminados vinilicos, logo me ajudou muito, obrigada mesmo!

  55. Bethania05/05/15 • 14h59

    Lelo querido! Você é uma simpatia! Tambem sou arquiteta e concordo em numero, grau, cor, credo, medida, etc. com voce! Hahahahaha!!!… Só porcelanato já daria um post imenso, imagino o quanto dificil foi escrever um geral assim!!!… Eu como arquiteta recebo sempre essa dúvida dos meus clientes: o que é melhor granito ou porcelanato?! Porque existe porcelanato brilhoso e fosco!?!?! hahahahaha!!!…
    Beijos e seja bem vindo!

    • Tio Lelo11/05/15 • 12h34

      Oi Bethania,

      Adoro seu nome, um nome ryko, aristocrata!
      Realmente, não foi fácil compilar as informações. Fico feliz que tenha gostado da linguagem meio louca.

      abraço

  56. Claudia06/05/15 • 14h26

    Demais essa nova coluna! Tb amo arquitetura e design de interiores então será mto legal acessar o Fufu e ler td o que curto num só lugar. Acho q vc e o Lelo são alma gêmeas…rsss. Mesmo estilo de escrita. Amei!!