Comportamento
Chora Que Eu Te Escuto
10 mar 2021, 24 comentários

Chora Que Eu Te Escuto!

Acho que duas semanas sem Chora hein?? Vejamos o que temos por aqui.

Chora 01 – Clara

Olá, Cony!
Obrigada por abrir esse espaço para as leitoras. Não perco nenhuma quarta-feira! 
Meu chora não é meu diretamente, é da minha amiga. Vou chamá-la de Laís.
A Laís namora desde 2018 com o Rodrigo (nome fictício). Eles se conheceram através dos amigos da pós dela, ficaram um tempo e depois ele pediu ela em namoro com surpresa e buquê de flores. Sempre as mil maravilhas do começo do namorado.
O problema começou em 2019, ela fez uma viagem pra Austrália (ela ama viajar!), ficou 20 dias lá. Ele nao quis pegar férias pra ir com ela e como já tinha vencido, ela não conseguia alterar a data.
1 dia antes do embarque ele termina com ela, porque “não confiava”, só desculpa supérflua. Logo, ela passou sei lá quantas horas de voo mal e chorando. 

Quando ela chegou na AUS, eles voltaram. 2 dias depois terminaram e assim ela resolveu “esquecer” e aproveitar a viagem.

Quando ela voltou pro BR, depois de 20 dias fora, eles passaram um tempo terminados mas ela continuava a encontrar os amigos dele, a conversar com ele e ficou desesperada. Eu nunca vi uma pessoa tão mal. Tive que ir até a casa dela pra conversar, pra ver se ela me ouvia e tentava esquecê-lo mas ela nao tava afim e claramente, ele nem aí pra ela.
Depois de uns dias eles voltaram, porém, com essa treta toda (de termina e volta), a mãe dela ficou com raiva do cara. Mas ódio mesmo!! Isso faz mais de ano e a mãe dela continua com raiva dele, briga com ela todo dia, elas perderam a amizade que tinham, o pai dela que fica no meio do furacão, acabou com raiva do cara e briga com ela direto. 
Eu achei que eles tinham amadurecido, que tinham se acertado mas de um tempo pra cá ela desabafa comigo direto. Q ele continua curtindo foto de menina no insta, ela ja falou pra ele incomoda q ela se sente mal, ele continua curtindo, seguindo ex ficante e ela vê essas coisas. Eles brigam direto pq ele fala q ela é controladora, que ela nao deixa ele fazer nada.
As vezes estamos os amigos reunidos e é um clima insuportável! Ele tenta fazer brincadeiras que “ah mas nem jogar bola eu posso” mas todo mundo percebe que na verdade ele tá dando indireta e desabafando. 
Estou há uma semana tentando apoiá-la, tentando ser util e não sei mais o que fazer.
Eu ja falei pra conversar, eu já falei pra terminar, eu já falei pra ela dar o troco (sei q nao tá certo), eu não sei mais o que fazer ou falar. 
Ontem mesmo ela tava falando que eles brigaram feio, a ponto dele falar q ela é burra, que ela é muito dependente dos pais.
Ele tem 25 anos e ela 24. 
Enfim, eu entendo que ela tem que tomar atitude pra vida dela. Mas sabemos como é ruim ver uma amiga querida sofrendo. 
O que você me aconselha?
Bjs e obrigada!!

Por mais que você fale, ela só vai tomar atitude quando tomar mais um tranco ou a ficha cair que está em um relacionamento abusivo. As pessoas ficam cegas, não enxergam e não adianta ficar dando “murro em ponta de faca” querendo abrir os olhos. Acho que você já fez a sua parte avisando-a do péssimo relacionamento que ela tem mas não force nada além disso. Só apoie… e ela vai terminar e voltar e terminar e voltar, até terminar de vez e perceber que os pais dela e a amiga – você – tinham razão. Se amizade salvasse a gente de boy lixo – que é o que ele é – imagina que maravilha seria. Apenas esteja presente e alertando o quanto puder.

Chora 02 – Rita

Meu chora é sobre engordar, engordei 20kg em 2020! Tem anos que brigo com a balança, sempre desconto ansiedade na comida e gosto muito de comer, resultado: sempre engordo aqui ou ali.Mas o fato é que eu sempre buscava controlar um pouco, quando eu via que estava chegando num peso muito alto eu mesma buscava 1001 formas para emagrecer.
Assistia um monte de vídeos no youtube, baixava treinos, andava de bicicleta, fazia jejum, cortava isso, cortava aquilo.Mas ao longo de todo esse processo fui percebendo a grande dificuldade que eu tenho em emagrecer…E quando eu emagrecia, rapidinho engordava de novo e ainda mais…E nesse meio tempo, sempre vinha sofrendo com a pressão estética, pessoas dizendo que eu engordei, que eu preciso parar de comer e tal.
E eu me sentindo mal com isso, o fato é que eu, aos poucos, fui relaxando, deixando as pessoas falarem, comecei a ver vídeos sobre aceitação, gordofobia e fui me sentindo enojada dessa cultura de alcançar um padrão a qualquer custo e crucificar os gordos como sendo doentes, preguiçosos, feios e tudo mais. Então continuei comendo mesmo, sempre que tinha vontade e descuidando da parte dos exercícios.O fato é que nessa pandemia, com toda ansiedade, medos, e até uma depressão, engordei 20kg. Parece até piada, mas engordei 20kg em 2020.O fato é que estou pré-diabética, com muitas dores na coluna, deprimida, com problemas de circulação e me sentindo insegura com meu corpo por questões estéticas, já sonhei que meu marido me largava por uma magrinha várias vezes. (Acho que no fundo eu sou um pouco gordofóbica, que vergonha). E ainda por cima em alguns lugares já fui sentar e quase não cabia na cadeira, já quebrei uma cadeira outro dia…O problema é que não encontro forças para sair dessa, já cansei de me sentir oprimida em busca de um padrão e por esse motivo não estou desesperada para emagrecer, mas pelo lado da saúde, sei que eu devia me desesperar, mas não consigo me motivar como um dia já me motivei, antes mesmo de começar já acho que não vou conseguir, que meu metabolismo é lento, antes de fazer exercício já sinto as dores de coluna… Sei que preciso emagrecer pela minha saúde, mas estou me boicotando. Obrigada pelo espaço Cony.

Não pense que você TEM que emagrecer para seguir um padrão! Pense que você precisa emagrecer porque VOCÊ QUER! Porque se sente melhor, mais segura, mais confiante fora todos os problemas de saúde que falam muito mais alto que a insatisfação estética. Acho perigoso, muito perigoso, se agarrar aos discursos de aceitação quando você não está feliz e só está se apoiando nessas falas porque fracassou no seu objetivo. Tipo, não consegui, frustrei então foda-se. Não é bem assim. Veja como seu corpo está reagindo ao “foda-se, vou ficar assim mesmo, vou comer tudo o que eu quiser”. Miga, 20kg em um ano é muita coisa e se não tomar uma atitude, fica cada vez mais difícil reverter isso. A primeira coisa é tratar a ansiedade e depressão, não tem jeito. Terapia também é necessária! Depois procure uma nutricionista “raiz”, que não te passe formulas milagrosas, dietas malucas, nada disso. Emagreça comendo comida, mas as comidas certas. E tem que se exercitar sim, eu sei que é difícil mas seu corpo merece esse carinho. Ele merece ser cuidado, ser preservado. Seu corpo é seu templo e tem que cuidar dele… Isso é sinal de amor próprio… não faça porque a fulana é magra, porque no Instagram o povo tá magro, ou porque tem medo do seu marido te trair, faça POR VOCÊ! Por carinho e dedicação a si mesma. E comece já… não adie, não deixe pro mês que vem, pra semana que vem, pra amanhã. Se estiver lendo isso agora, logo em seguida coloca uma roupa de ginástica, põe um fonezinho, escute uma música gostosa e vá fazer uma caminhada. Comece, apenas comece a se cuidar, faça por você, pela sua saúde! E esquece o tal do padrão, faça para atingir o SEU padrão, do SEU corpo, até se sentir bem e satisfeita.

  • Choras ABERTOS! Mande seu email para constanza@futilish.com e no assunto coloque CHORA QUE EU TE ESCUTO. Pode desabafar, pedir seu conselho, contar seu problema, seja de trabalho, família, relacionamento, qualquer coisa que esteja te afligindo! Vamos dar um jeito 🙂
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
24 comentários em “Chora Que Eu Te Escuto!”
  1. Jana10/03/21 • 18h52

    Pro chora 2: aliado ao que a cony disse, faça um diário do que vc ingere no aplicativo “fat secret” .. coloque as comidas que vc consome no dia e veja as calorias e a qualidade de sua comida, e no outro dia reduza isso.. pode inserir fotos, ver o diário de algumas pessoas para se inspirar.
    Mas não se compare, vc tem que ser melhor que vc apenas, seja melhor 1% a cada dia, pequenas metas para grandes resultados… o emagrecimento é cheio de altos e baixos, o que não pode é desistir. E não faça “dia do lixo” inteiro, faça só “refeição do lixo” para se programar melhor…
    Ocupe seu tempo com alguma atividade, e não associe tudo a comida, por exemplo filme pode ser sem pipoca e refrigerante! e comemore as conquistas.

  2. Mariana10/03/21 • 23h21

    Chora 2 – eu acho que o ponto principal é a rotina. O que você pode fazer para alterar permanentemente a sua rotina? Tanto na alimentação, quanto na atividade física. Esse negócio de fazer dietas malucas e treinos mirabolantes eu não acredito que funcione. Comece devagar, substituindo alguns alimentos, uma boa nutricionista ajuda muito nessa parte. E descubra alguma atividade física que te dê um pouco de prazer, que você consiga se ver fazendo por um bom tempo. Tem que virar hábito, não pode ser pontual. Atividade física e alimentação balanceada são coisas para a vida toda, não tem jeito.

  3. Clarissa11/03/21 • 00h05

    Chora 2: Eu te entendo! Te entendo tanto que enquanto eu lia, parecia que eu mesma tinha escrito. A gente entra num ciclo de estar insatisfeito com o corpo, ficar ansiosa, comer mais e engordar… não é fácil sair dele, mas é possível! Eu fui numa nutri “raiz” esta semana e estou “assustada” com a ideia de por exemplo: comer arroz e feijão todos os dias. A gente vai criando achismos sem noção em relação aos alimentos, mas precisamos confiar e encarar o processo! Eu tento me programar da seguinte forma: “só preciso fazer a dieta 100% hoje, só preciso me exercitar hoje”. Pra mim fica mais fácil vencer um dia de cada vez do que pensar em sei lá quanto tempo… aí os novos hábitos viram rotina, os resultados aparecem e o ânimo de continuar firme também! Força na peruca mulher!!!

  4. Renata11/03/21 • 04h57

    Rita,
    Acho que você tem todo o direito de se aceitar e não ceder à pressão estética, mas acho que não podemos nunca abrir mão da saúde.
    Procure terapia e procure uma nutricionista que vai focar nos seus hábitos alimentares, e não no seu peso. Esquece a balança e esquece o espelho, cada corpo é um corpo. É possível ser saudável com 60 ou com 90kg, mas não é possível ser saudável sem se cuidar.
    Eu passei anos lutando com a balança e sempre num efeito sanfona, cursei nutrição e continuei sofrendo. Quando “desisti” também engordei (13 kg). Depois de um ano “livre”, comecei a me sentir mal, sem disposição e foi quando decidi conhecer o meu corpo e cuidar dele. Me alimento muito bem no dia-a-dia, e quando tenho vontade de algo não saudável eu ouço meu desejo, realizo, aproveito e volto pra minha rotina saudável. Encontrei exercícios que gosto e assim perdi 8kg e acho que encontrei o peso de equilíbrio do meu corpo. Hoje não faço dieta, mas sou saudável 80-90% das minhas refeições. Você tem que se conhecer e ver o que funciona pra você. Eu aprendi que com fome de verdade a gente come qualquer coisa, não tem isso de “ter vontade de”. Descobri lanches saudáveis que gosto e me satisfazem (vegetais com hummus ou vegetais com tzaziki, skyr com frutas), descobri que não preciso de carboidratos nas refeições grandes, mas que preciso no café da manhã e que não quero abrir mão de frutas, por exemplo. Quando você se conhece, você aprende a fazer escolhas certas pra você.
    Uma boa nutricionista não vai te passar uma dieta rígida ou restritiva, ela vai te educar a fazer a melhor escolha. Tem dias em que a melhor escolha vai ser pizza porque nem sempre o corpo manda, as vezes é a mente. O importante é fazer a melhor escolha a cada vez que você colocar algo na boca. Saber se naquele momento você está alimentando o seu corpo ou a sua mente e comer tudo com consciência.
    Te desejo muita força pra esse processo. E recomendo seguir a nutri @marinamorais de Brasília, ela fala muito sobre aprender a fazer escolhas e não fazer dieta.

  5. Sam11/03/21 • 05h41

    Clara, o conselho da Constanza foi certeiro. Trabalho com violência doméstica e em relacionamentos abusivos é absolutamente comum que família e amigos se afastem e então, quando a mulher decidir sair desse relacionamento, se sentirá sozinha e desamparada, dificultando o rompimento. Sei que é difícil, mas apenas esteja perto, chame-a para sair e viajar quando for possível. Não fale para ela terminar ou que “ele não presta” pois isso costuma fazer a mulher se afastar da amiga e não do abusador. Se os pais dela conseguirem fazer o mesmo, tanto melhor. Pela idade, em certa medida, ela pode estar com ele ainda como forma de confrontar os pais, autoafirmar-se. Boa sorte aí.

  6. Sam11/03/21 • 06h05

    Rita, que bom que você deu o passo inicial, reconhecendo que está com um problema. Desde que mudei de cidade e fiquei longe de amigas/família, parei com a musculação e convivendo apenas com pessoas com o “foda-se alimentar ligado” eu engordei 12 kg DE GORDURA (em 2,5 anos). Não entrava mais nas minhas roupas NEM MINHAS CALCINHAS serviam! Decidi fazer algo mas eu não estava preparada para fazer dieta. Então voltei para a musculação (só o ferro salva, dizia minha ex personal) e só depois de 5 meses treinando me deu vontade de fazer dieta. Com ajuda da nutricionista que fez uma dieta baseada no que eu como e gosto, emagreci 9,5 kg de gordura e, pelos exercícios, ganhei mais de 4 kg de massa magra, ainda estou acima do meu peso ideal (aquele que EU gosto e é bem diferente dos padrões magérrimos de beleza). Contei isso pois talvez “romper” com a comida agora seja demais para vc. Então faça exercícios (de algum vc pode gostar) e corte alguns exageros. Cuidar de sua ansiedade vai ajudar a não “chafurdar” na comida cometendo exageros e, quando se sentir preparada, vá a um nutricionista bom (concordo 100% com a Cony: nutricionista raiz!). Eu cometo deslizes, às vezes fico 03, 04 dias comendo umas besteirinhas a mais, mas depois volto para a dieta normal, SEM loucuras (principal licda nutricionista

    • Constanza11/03/21 • 15h34

      Miga eu tb… nem minhas calcinhas estavam servindo mais acredita, não estava conseguindo agachar pra amarrar o tenis!!!!! ja tem 5 meses que to na reeducacao e se foram qse 10 kg e comendo super bem, so que comida de verdade!

      • Laura11/03/21 • 16h44

        Cony me conta o que vc faz de exercicio? vc consegue malhar na academia do predio sem ajuda de um personal? preciso mto voltar mas nao tenho força de vontade pra ir sozinha! admiro sua disciplinaa..bjoss!!!

        • Constanza11/03/21 • 19h54

          Malho 2 x com personal e 3 sozinha 🙂

          • Laura12/03/21 • 11h17

            mas aí os dias que vc vai sozinha vc faz um treino que ele te passou? obrigada !!!! vc está linda!!

          • Constanza12/03/21 • 13h27

            sim, ele monta uma ficha pra mim e vai variando…

  7. Sam11/03/21 • 06h08

    (Continuando)…principal lição da nutricionista. Ou seja, se fez alguma orgia alimentar, nada de ficar só comendo alface e tomando água no dia seguinte (ou outra loucura): simplesmente volte para a dieta. Não é fácil pois comer é muito bom, mas estou torcendo muito por você . Boa sorte.

  8. Alessandra11/03/21 • 12h43

    CHORA 1
    Vc tem q ficar do lado da sua amiga, dar apoio, mas não adianta querer q ela abra os olhos, pq não vai!
    Quem vive esse tipo de relacionamento não enxerga…a pessoa fica totalmente cega e sem autoestima, ou seja, perde a sua amizade, mas não sai do boy lixo!
    Só ouça e deseje boa sorte!

    CHORA 2
    Uma coisa é vc se olhar no espelho e se gostar, mesmo estando acima do peso. Outra coisa é vc não gostar do q vê, estar cheia de doenças, mas meter um discurso de aceitação e gordofobia pra se convencer q não precisa se esforçar pra emagrecer…

    Pode até ser padrão, pode até ser imposto pela sociedade, mas verdade seja dita…ser gordo é complicado! Eu to numa luta pra perder peso e não é facil, mas só consegui começar a emagrecer e não engordar de novo depois q percebi q não existe fórmula mágica…
    Já troquei de nutricionista 10x…no fim é tudo +/- mesma coisa…é a gente q não segue…pq realmente é dificil… e comida vicia! Comida boa, comida gorda vicia! Vicia o estomago e o cérebro!

    Não espere pela motivação…coloca disciplina e saiba q é devagar, mas q uma hora vai alcançar se não parar!
    Gordura traz doenças, traz dores, traz indisposição…não é só ficar feia de corpo não…confia em vc e começa! Não pensa, só vai! Logo vc vai estar vendo os resultados chegando e vai se animar! Desejo boa sorte pra nós, pq tudo q estou falando pra vc tbm serve pra mim!

    • Constanza11/03/21 • 15h32

      Lindeza! Amei seu comentário! Obrigada 🙂

  9. Thais11/03/21 • 13h35

    Pro Chora 1: eu concordo com tudo que a Cony falou! Realmente, não tem muito mais o que você possar fazer, além de dar sua opinião sobre o relaciomento e mostrar suporte.. talvez conversar com alguém que passou por um relaciomento assim e conseguiu sair, um filme que fale sobre isso.. mas indiretamente, sabe? Não precisa falar pra ela assistir por causa do relacionamento dela.. assiste com ele e vê se ela entende a mensagem sozinha hahaha algo assim, mas é bem difícil.. passei por isso com uma amiga e só quando ela mesma se tocou do buraco que tava que ela conseguiu sair!
    Pro Chora 2: Olha, uma nutri é uma ótima idéia.. porque quando a gente ta pagando, a gente costuma dar mais valor! E outra dica: não tenta mudar sua rotina radicalmente do dia pra noite, cortando carboidrado, fazendo exercício loucamente, contando caloria.. isso não dá certo e nunca deu! Começa com pequenos passos, sabe? Tipo, na primeira semana, começa ingerindo pelo menos 2 litros de água por dia.. depois começa a tentar tomar café sem açucar.. a fazer 15 minutos de atividade física 2x por semana.. algo assim, sabe? Dessa forma, acho mais fácil virar uma rotina e você não engordar tudo de novo logo! Boa sorte e não seja tão dura consigo mesma, foi um ano difícil, muita gente passou por isso (eu também to nessa) e a gente fez o que pôde pra se manter sã!

  10. Danusa11/03/21 • 13h58

    Clara: Se alguém me chamasse de burra eu levantava e saía andando
    Gente, sério. Se tivesse filho amarrando o relacionamento, mas nem isso..

    Rita: a comida é o que engorda. Exercício ajuda, mas o principal é a alimentação. Acho que a low carb faz tanto sucesso pq não exige que a pessoa fique em função de pensar em comida o dia todo: porcionar, contar caloria, pensar em lanchinhos entre as refeições, preparar receitas etc.
    Em qq dieta vc vai precisar evitar fritura e açúcar, então, comece por aí e procure um profissional.

  11. Luciana11/03/21 • 14h47

    Para o chora 2: Para emagrecer tem que ter persistência e paciência, isso não acontece rápido… Engordei muito na quarentena também, mas aos poucos estou conseguindo perder o que ganhei comendo comida de verdade e fazendo o controle das porções nas refeições. Nessa pandemia comecei a seguir uma educadora física aqui de BH (@camilaoteam) e ela tem um jeito diferente de colocar a gente na linha. Ela sempre lembra que se a gente ficar esperando a motivação, nunca vai sair do lugar. Tem que treinar sem vontade mesmo! Tem que controlar a comida mesmo! Também tenho seguido os treinos dela em casa (nunca me senti a vontade em academias) e já melhorou as dores nas costas e no joelho. Tem duas frases que acho muito boas: “Você pode reclamar no sofá ou você pode reclamar treinando” e “Se você não investir na sua saúde vai ser forçado a investir na sua doença”. Cuida da sua cabeça e da sua saúde. Um corpo legal será a consequência.

    • Constanza11/03/21 • 15h30

      Nuuuuuuu “Se você não investir na sua saúde vai ser forçado a investir na sua doença”. essa é FORTE!

      • Bru17/03/21 • 10h14

        Minha ex personal trainer sempre falava isso: se vc não cuidar da sua saúde, vai cuidar da sua doença. Pura realidade.

  12. Manoela12/03/21 • 10h36

    Meu comentário é pra Rita:
    Rita, eu vou te indicar três pessoas excelentes para você seguir no insta @drwilliamaraujo (médico) / @laranesteruk (nutricionista) e @priantunes (médica, com abordagem sobre a Ayurveda e nutricionista). São pessoas que depois que passei a seguir minha saúde e peso melhoraram demais. Eu adoro o dr. William pq a abordagem dele é integrada, veja qual a abordagem você mais gosta, e consuma todo o conteúdo deles no insta. É FANTÁSTICO.

    • Manoela12/03/21 • 10h36

      Desculpe, é @drapriantunes 🙂

  13. Manoela12/03/21 • 10h44

    Pro chora 2: Já cogitou hipnose? Eu conheço um profissional fantástico @brunoprado7. Eu fiz hipnose para outras questões em minha vida e deu muito certo!

  14. Rosilene mendes14/03/21 • 23h55

    Chora 2.e realmente a perda de peso, e um grade desafio na vida da gente luto também nessa guerra, mas nunca e façil as vezes o soldado perde a batalha eu também vivo nessa guerra comingo eos “comingos de mim” .mas o que eu sempre digo que falta um incetivo uma base de apoio.pelo menos para mim.e muito ruim lutar sozinha quando falamos para alguem sobre esse processo de perda de peso “elas fala que e bobagem”.mas vamos desistir não.e muito importante termos União.vamos nos ajudar meninas…help.

  15. Anonimous15/03/21 • 16h33

    Chora 2: Existem grupos de ajuda pra compulsão alimentar que podem ser seus grandes aliados na mudança de hábitos, pessoas que passam pelo mesmo que você passa e que te ouvirão e encorajarão na sua caminhada, que darão puxões de orelha quando necessário, mas, também, muita força pra você não desistir do processo. Não encare isso transferindo sua responsabilidade pra sociedade e esse papo doido que vemos por aí. Obesidade é doença e está te fazendo mal, fisicamente e psicologicamente. Converse com seu marido, abra seu coração, peça ajuda a ele, tenho certeza que ele te ama e vai tentar te ajudar. Junto ao grupo de apoio procure uma ajuda psicológica profissional. Mtas vezes nossas emoções estão tão confusas que buscamos prazer na comida como você mesma disse. Nessas horas é bom ter uma profissional te auxiliando. Coragem você consegue emagrecer e ter mais saúde e autoestima