Comportamento
Chora Que Eu Te Escuto
10 fev 2021, 17 comentários

Chora Que Eu Te Escuto!

Hoje é um dia muito especial, meus pais foram vacinados! Está chegando perto o dia de reencontrá-los, não os vejo desde dezembro de 2019. Vamos que tá quaaaaaase!

Chora 01 – Donna

Ei Cony, meu chora é sobre uma situação bem desagradável que me aconteceu… sou noiva, e quase 10 anos de relacionamento, e a mãe e o padrasto do meu noivo adoram reunir os filhos e noras em viagens. Em um desses finais de semana numa casa de campo; era o dia de ir embora e eu entrei para tomar banho e arrumar as coisas. Enquanto estava no banho, vi que uma pessoa mexeu na maçaneta do banheiro. Quando saí do banho, o padrasto do meu noivo estava no final do corredor e eu entrei pro quarto e comecei arrumar minhas coisas. Daí percebi que ele estava parado no corredor olhando pro quarto, fiquei um pouco constrangida e continuei arrumando minhas coisas… dei uma despistada e fechei a porta. O padrasto estava muito bêbado. Quando percebi pela janela, ele tinha dado a volta no jardim e passado por trás, esperei ele passar e fechei a janela. Fiquei um bom tempo no quarto secando cabelo, arrumando as malas. Quando saí do quarto, lá estava ele novamente no corredor e foi entrando no quarto. Ele mal conseguia falar de bêbado, mas lembro perfeitamente de uma frase que ele disse: “ te curto muito”. Saí apressada e fui chamar meu noivo para irmos embora. No carro indo embora, ele perguntou se tinha acontecido algo, pois eu estava estranha. Desabei a chorar e contei o que tinha acontecido. Ele ficou indignado mas eu o fiz jurar que ele nunca contaria isso pra ninguém. Fico pensando se imaginei coisa na minha cabeça, ou se realmente ele estava com segundas intenções, mas me senti muito constrangida com toda situação. Não sei como será os próximos encontros, mas não tenho coragem de ficar sozinha perto dele. Meninas, o que vocês fariam nessa situação?!?

Meu Deus do céu, mulher, você não imaginou nada não… e você fez MUITO BEM em contar pro seu noivo! Sempre contem, SEMPRE! Porque passa uma vez, duas vezes, por vergonha ou medo de não acreditarem a gente acaba engolindo esse sofrimento sozinhas, coisa que não pode ser! Abusador SIM, ele tentou! Não fique sozinha perto dele mesmo, e se ele vier de papinho pra cima de você, roda a baiana, sai no grito, sei lá! Esteja ele bêbado ou não. Infelizmente isso é mais comum do que se imagina, muito cuidado! Velho nojento.

Chora 02 – Brenda

Oi Cony! 
Adoro seu blog e te acompanho diariamente, principalmente no instagram. Por aqui, estou sempre lendo os Choras da galera e hoje finalmente criei coragem de te mandar o meu.
É o seguinte: Sempre tive problemas de relacionamento com a minha mãe. Somos muito diferentes em várias coisas e sempre batemos muito de frente. Ele sempre fez questão de me machucar emocionalmente…desde criança ouço o quanto sou burra, incapaz, idiota, feia, que não tenho amigos pq sou chata e ninguém gosta de mim. E isso dó muito de ouvir, principalmente pq ouço isso desde criança.Já fiz terapia por 2 anos pra tentar me curar, mas por outros problemas pessoais, ano passado eu precisei parar.
E as coisas só pioraram agora. Vou me casar ano que vem e eu e meu noivo pensamos em nos casar durante o dia por acharmos mais bonito e também por ser mais econômico…ela falou horrores. Que somos pobres, cafonas, que os que as pessoas vão pensar? (Ela sempre se preocupa com a opinião dos outros). E isso me machucou muito, pq como sou filha única, queria dividir com ela esse momento tão importante da minha vida.
Segundo ela, não estou levando em consideração a opinião dela, estou apenas comunicando a ela e ao meu pai o que vou fazer…tudo isso pq eu e meu noivo compramos a tinta pra pintar o apartamento e não levamos ela junto pra escolher a cor tbm. Mas quem vai morar no apto somos eu e ele. Não tem pq ela ir junto escolher a tinta. Tudo bem que o apto é dela e do meu pai, mas eles cederam pra gente morar e eu sempre perguntei se podia pintar da cor que eu quisesse e sempre me disseram que sim.
O pior de tudo é que ela se faz de boazinha pra quem é de fora. Todos adoram ela, acham um amor de pessoa e nem acreditam se eu conto essas coisas.
Me ajuda Cony, por favor! Não aguento mais sofrer esse abuso psicológico vindo de uma pessoa má, cruel e dissimulada como ela. No fundo, eu a amo por ser minha mãe e sofro por ela não ser minha amiga como eu gostaria que fosse.
Desde já, obrigada!

Blinde-se e não se culpe! Se ela sempre foi assim, sempre será e não vai mudar. E se ela não mudar, quem tem que mudar é você. Mude seu pensamento a respeito dela e pense que você não esta nada errada em fazer suas escolhas junto ao seu noivo. SÃO SUAS ESCOLHAS e ponto final. Você não precisa que ela aprove nada. Respeite sua mãe mas seja firme no seu propósito e no rumo que quer pra sua vida. Ela é tóxica, mas só vai te atingir no grau que você deixar. Não deixe. Apenas isso, não deixe ela te por pra baixo ou tirar sua felicidade.

  • Quer participar do Chora? É só enviar o seu desabafo, sua dúvida, sua angústia, sua pergunta para constanza@futilish.com e no assunto colocar CHORA QUE EU TE ESCUTO. Eu respondo e as leitoras também, tudo garantindo seu anonimato tá?
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
17 comentários em “Chora Que Eu Te Escuto!”
  1. Jessica10/02/21 • 22h48

    Chora 02: Me identifiquei muito com seu relato. Depois que soube o que são mães narcizistas tudo ficou mais claro pra mim. Mas não deixe de fazer terapia, sério é muito importante.

  2. Lana10/02/21 • 23h46

    Chora 1: Meu Deusss! Assédio sim!! Nossa, não tenho nem ideia de qual seria minha reação numa situação dessas. Eu acho que nunca mais iria conseguir olhar na cara desse ser asqueroso. De qualquer forma vc fez muito bem em contar pra seu noivo, vc não está só. Fica bem. <3

    Chora 2: Mas gente, casamento durante o dia é lindoooo. De onde que ela tirou essa história? Eu acho que independentemente do que vc escolhesse ela iria criticar. Podia ser um casamento de manhã, tarde, noite ou madrugada. Ela só queria mesmo te criticar, assim como tem feito com as suas escolhas para o apartamento. A única solução que vejo é vc se blindar o máximo possível. Ter contato somente nos momentos realmente necessários e de certa forma se impor. Eu sei que é sua mãe, mas se te faz mal, melhor manter distância.

    Ps: Feliz pelos seu pais, Cony! Torcendo pra isso tudo acabar o quanto antes 🙂

  3. Tata11/02/21 • 00h38

    Meu pai lembra muito a mãe do 2o chora, e isso me atingi demais.
    É difícil conviver com uma pessoa que só te critica e quer mandar na sua vida.
    Temos discussões horríveis, fico muito nervosa e triste.
    Mas não aceite, bata de frente, você tem ese impor!

  4. Taisa11/02/21 • 05h50

    Donna, sinto muito que você tenha passado por essa situação. E parabéns por ter tido a coragem de contar para o seu noivo. Você está certa e isso é inaceitável. Contar para as pessoas pode ser assustador porque como a Cony disse, a gente fica com medo de ser discreditada… mas é a melhor forma de nos proteger. Tendo contado para o seu noivo, ele também vai ficar de olho. Espero que isso não aconteça de novo, espero que você fique bem. Sinta-se abraçada.

  5. Bru11/02/21 • 09h15

    Chora 1 – nojento mesmo. A Cony disse tudo. Jamais fique sozinha com ele. Eu não iria mais em nenhum encontro com esse nojento junto. Já pensou ele força a barra ou não está tão bebado e acontece o crime ? Que perigo. E a mãe do seu noivo? Coitada também por ela de ficar com um nojento desses. Mas, corre o risco de ela nem acreditar em você.

  6. Gi11/02/21 • 10h35

    Chora 01 – moçaaaa…entendo o seu constrangimento, todavia não sei se a melhor solução é não falar nada. Eu teria muito medo de ficar em uma casa em que este senhor estivesse. Como vc conseguirá participar dessas viagens ou de quaisquer outros eventos em que este ser humano esteja? É uma situação mto complicada. Acho que você deve pensar bem em como está se sentindo e conversar com seu noivo para tomaram uma decisão. Mas, sinceramente, eu teria medo, esse padrasto pode ser um abusador… sei lá.

  7. Tatiana11/02/21 • 11h28

    Oi! Quero me solidarizar com a Brenda!
    Tenho problemas, em menor escala, mas parecidos com os seus. Há um tempo entendi a gente tende a cultivar essa visão romântica de mãe. De mãe amiga, compreensiva, carinhosa… mas as mães são, antes de tudo, seres humanos. Seres humanos normais, cheios de defeitos, cheios de problemas e também de coisas mal resolvidas, emoções reprimidas… Tente olhar para sua mãe como um ser humano como todos os outros. Diminua as expectativas. Aceite-a assim. Você vai ver que seu coração vai viver mais em paz.
    E tente entender que o mais importante é tentar manter uma relação, mesmo que distante, saudável com ela. Afaste-se. (Não quero dizer virar as coisas, renegar, nada disso!) Mas Busque encontrar uma boa medida para esse distanciamento. Aos poucos, sem pressa. Com calma. Mas faça. Vc precisa. Liberte-se.

  8. Iza11/02/21 • 11h49

    Donna, sinto muito que vc tenha sido assediada por essa forma, ainda mais num ambiente familiar! UM HORROR! Que bom que você você tem um espaço seguro e pode contar para o seu noivo e desabafar isso, voce não imaginou nada e fez certo em contar! Isso é assédio!
    E digo mais, não precisa falar mais nada com ninguém além de seu noivo nesse momento… mas se eu fosse vocês eu ficava de olho nas cunhadas e tentaria ajudar para que elas também não ficassem sozinhas com ele! Que cara perigoso!

    Brenda, sinto muito, deve ser muito difícil lidar com uma pessoa assim, ainda mais sendo mãe. É claro que da mãe da gente a gente quer receber carinho e amor, mas daí não me parece que vai vir, infelizmente. Eu tentaria voltar para terapia, pq relacionamento materno afeta a gente nuns niveis muito profundos e quanto mais você pudesse continuar esse acompanhamento profissional melhor!
    Eu sei que no fundo você adoraria receber a aprovação dela, e ter uma mae companheira nesse momento tão especial, mas não vejo ela mudando e não acho que isso vá acontecer. Como a Cony Disse, se blinde e crie sua nova familia, quanto mais blindada e distante das crueldades dela, mais seguro e leve será para você.

    Cony, amei os nomes de Barrados no Baile ahhahahaha

    • Constanza12/02/21 • 19h55

      Pegou a referência hahahaha

  9. Regiane11/02/21 • 12h26

    Querida jovem do primeiro relato, eu te entendo e valido a tua dor. Sigo a tese de que o álcool aflora os sentimentos ocultos e isso quer dizer que, sóbrio, ele tenha que se controlar para não te assediar. No teu lugar, sinceramente, eu conversaria com a tua sogra a respeito, não pra pedir permissão ou esperando apoio, mas pra que ela esteja ciente e alerta sobre os perigos que corre se relacionando com esse homem. Assédio é crime! E, tão importante quando conseguir falar para o seu noivo, é denunciar esse ser. O principal você já tem, que é o apoio e o afeto do teu noivo, não deixe isso ficar impune. Proteja-se. Previna-se. Não se cale, por favor! Uma denúncia pode desacorrentar muitas mulheres e prevenir que o mal não se propague.
    Não há nenhuma desculpa aceitável para o assédio. N E N H U M A!

  10. Raysa Soares11/02/21 • 13h39

    Para o chora 2. Vc descreveu o meu relacionamento com a minha mãe, também sou filha única e é incrível a quantidade de histórias como as nossas que eu já ouvi por aí.
    Sua mãe tem traços narcisistas, como a Cony disse, ela não vai mudar, não adianta bater de frente. Pare de discutir, pelo bem da sua saúde mental, comece a impor limites entre vocês duas. Filha única é mimada, eu sei, e acaba sendo muito confortável aceitar as ofertas que elas nos fazem, mas a gente tem que ser firme e abrir mão, se não elas vão nos controlar para sempre.
    Não se acomode com o ap emprestado, é uma carta na manda dela para fazer e falar o que ela faz e fala para você, é uma forma de te manter sobre as rédeas dela.
    Mostre que vc vai viver sua vida de casada como vc e seu marido acharem melhor, que vc pode até errar, mas vai aprender com esses erros, o que ela tinha pra te ensinar ela já ensinou, sua vida é sua, vc vai viver como quiser e ela não tem mais nada a ver com isso.
    Por fim, volte para a terapia o mais rápido possível. Outra sugestão, assista um vídeo de Fê Neute, o canal é Feliz com a vida e o vídeo é sobre impor limites, foi libertador ouvir o que ela disse, abriu meus olhos sobre minha relação com minha mãe.
    Eu ainda estou tentando colocar em prática tudo o que falei aqui, não é fácil, nem um pouco, mas a gente tem que fazer.

    Chora 1. Te desejo muita força e não, vc não estava imaginando coisas. Fique atenta, e qualquer outra investida, conte para seu noivo.

  11. Sandra11/02/21 • 15h41

    Moça do chora 2, imagino que dói muito. Mas assim que possível saiam desse AP isso também é uma forma de ela manipular você e fazer a pessoas acharem que a monstra é você.
    Te entendo. Minha avó materna não é como sua mãe, mas se deixar ela domina tudo, e a gente não sabe como funciona mas acaba fazendo algumas coisas. Amo meu vestido de noiva mas ele tinhas mangas e eu amei a versão dele sem mangas, mas casei com o drmangas, pois essa minha avó queria, me arrependo até hoje disso, parece besteira mas não é, então não mude as cosias por pressão dos outros, aliás, casei durante o dia E AMEI!!!!!!

  12. Raquel B.12/02/21 • 04h49

    Minha mãe é assim! Quando eu morava com ela era um inferno, tanto que hoje tenho muita mágoa e muita coisa eu não conto pra ela. Também sou filha única e ela é viúva.

    Você precisa aprender a impor limites e ser dura quando ela ultrapassa. Depois que casei mudei pra longe e agora nosso relacionamento é nos meus termos, se ela faz algo que me chateia fico dias sem falar com ela, ignoro ligações e mensagens. Isso evita muita coisa.

    Quem a conhece não se engana com a imagem que ela tenta passar. Gente abusiva tem um longo histórico, se você for conversar com gente que a conhece há bastante tempo verá um padrão.

  13. Raiza12/02/21 • 11h14

    Chora 01 – me identifiquei muito com seu relato e vou aproveitar para desabafar também, porque ainda estou muito abalada, assim como você. Passei pela mesmissima situação com meu chefe na semana passada em uma viagem que tivemos que fazer da empresa, com a diferença que ele não estava bêbado. Fiquei péssima, também contei aos prantos para meu namorado. Estou me sentindo culpada, pensando se fiz algo que desse a entender qualquer coisa, não consigo mais dividir a sala com ele, não estou conseguindo nem me arrumar para ir ao trabalho pra tentar não chamar a atenção dele. É uma situação horrível, que não estou vendo como lidar. Vou aproveitar os conselhos que você receber.

    • Olivia17/02/21 • 17h26

      Amiga, que barra!
      Nem sei se os mesmos conselhos valem nas duas situações…

      Existe na sua empresa alguma equipe de RH/compliance a qual você possa recorrer e denunciar? Isso é muito sério!
      Não me veria trabalhando mais com um assediador.

      Fica bem!!

  14. Juliana15/02/21 • 10h31

    Chora 02 – minha mãe é bem parecida, mas nunca “xingou” sempre comparou com filhas de amigas, e pior, sempre compara eu e minha irmã … Que fulana já casou, já tem filho, mora numa casa grande, fez um “bom” casamento (leia-se casou com cara rico). Sempre sempre sempre tem esses comentários “os novos vizinhos da casa linda aqui da frente deve ter sua idade mais ou menos, já tem 3 filhos, um carrão” … Qd ela quer “atacar” a mim, faz comentários sobre a minha irmã e vice versa. Só qd eu e minha irmã saímos de casa que nos tornamos amigas, pq a minha mãe infelizmente jogava de um jeito que a gente só conseguia conviver amigavelmente. Depois de muita terapia eu entendi que isso diz mais sobre ELA do que sobre MIM, foi difícil pq a gente tem tendência a precisar da aprovação da mãe (parece que esse tipo atrai esse comportamento), mas depois que você se liberta é delicioso e leve! Eu entendo pq tb queria muito uma mãe companheira e amiga, que eu pudesse compartilhar tudo mas a minha não é assim. O que eu mentalizo? Que qd eu for mãe, vou ser totalmente diferente!!!

  15. Santina Cândida da Silva20/12/23 • 01h46

    Seja para pagar dívida, comprar presentes ou outros gastos, o décimo terceiro salário é um alívio. Devemos ser gratos. Parabéns pelo programa.