LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
19 jul 2020, 39 comentários

Tem Jeito Decor 76 – Sala da Raquel

Olá Fufú girls! Tão boa? hidratadas? Oito horas de sono? Eu me perdi nas diretrizes essa semana. Ontem (ou hoje?) fiquei até 3:50 da manhã fazendo esse projeto que eu gostei MUITO! Sabe quando você se empolga e perde a noção do tempo?

A Raquel mandou uma mensagem para melhorarmos a sala principal do apartamento. Pega a máskra e #vemkotio !

Olá querido, Acompanho todos os seus posts no Futilish. Amo o seu jeito de explicar as coisas e amo as sugestões que você dá pras  meninas. Há tempos queria mandar minhas dúvidas e agora quarentenada me pareceu a hora. A dúvida é sobre a minha sala, moro nesse apt há 10 anos e tudo é dessa época. Quero dar uma mexida em tudo e me surgiram muitas dúvidas: 


-Ainda se usa jogo de sofá? As vezes acho que trocar o sofá de 2 lugares por uma poltrona iria ficar melhor mas eu gosto muito de receber e quando recebo visita eu encosto ele todo na parede ( fica paralelo ao rack da tv) aí fico com mais lugares e melhora a circulação.
– Queria trocar o rack e colocar a tv na parede mas que tamanho de rack seria o ideal? Ele terá que ficar alinhado com o sofá de 3 lugares? 


– Outra coisa que me incomoda são as paredes, pintei uma de tom escuro e as outras ficaram brancas, achei que ficou tudo muito vazio, o que faço pra preencher? Mais quadros, papel de parede ? E em quais paredes? Esse tom escuro ficou bom? Me livro dele?


– A mesa está numa posição correta? Ela é de 6 lugares mas só comprei 4 cadeiras pra ela ficar encostada na parede, daí quando tem mais gente eu descolo ela da parede e uso banquinhos que ficam na cozinha pra completar os lugares. Totalmente vida real mas isso é “elegante” ? 
Super aberta e críticas e sugestões. Seria uma alegria pra mim receber sugestões suas. Gostaria de te dar uma sugestão de post, arquitetura e decoração parecem coisas tão distantes da maioria da população, coisa só pra rico. Poderia falar um pouco sobre essa percepção? (Eu também tinha esse pensamento) 
Seguem as fotinhos, tirei uma da planta do apt também.


Grande abraço.  Raquel Borges

Eu aproveitei e mandei um email para a Raquel pedindo que ela me enviasse também algumas imagens de ambientes que ela gostasse, segura essa galeria linda:

Uma das suas perguntas é bastante frequente: Jogo de sofá. Minha opinião pessoal é que não fica muito elegante. E francamente, apenas lojas mais populares falam em “jogo”. Não que as lojas mais elegantes não tenham a disposição tamanhos de 2 e 3 lugares, mas eles não são “casados” e não consigo me lembrar de um projeto que tenhamos especificado algo assim. O que é muito comum são usar peças mescladas, principalmente de estilos diferentes, ou então dois exatamente iguais, quase sempre de frente um para o outro:

Mas vamos conversar sobre sua sala, um ambiente com uma área bem generosa, 328 de largura atualmente não é nada fácil de encontrar. Mesmo que seja maior do que a metragem costumeira, de 250 ou 270cm ainda forma um grande retângulo, e o maior desafio desse formato de ambiente é não deixar o resultado parecendo um corredor de busão:

Essa tendência de encostar tudo nas laterais forma esse grande passarela, o que pode ser bom caso seu sonho seja serpentear feito uma anja pela sua sala. Não julgaremos, eu mesmo adoro andar de toalha imaginando que sou sucessudo, mandando uns bêjo pros súditos.

Para quebrar essa sensação no teu projeto, resolvi por uma bela rotatória logo na porta:

Estou bastante metafórico hoje, desculpe. Vou parar de enrolação e trabalhar:

Logo na entrada, na sequenciada porta, onde hoje está encostada sua mesa de jantar, eu trouxe um aparador magrinho, 30cm ou menos de profundidade, para apoiar chaves, bolsa, carteira, porta retratos os boletos infames…. e mais ao centro uma mesa de jantar de 120cm de diâmetro mais clara (aqui está com um mármore calataca) e quatro cadeiras mais largas e confortáveis.

Como sua necessidade de mais assentos é esporádica, a mesa comporta até 6 pessoas, e as cadeiras mais largas e com braços servem também como poltronas para convidados.

Mantive o sofá de 3 lugares e acrescentei uma poltrona, mais relax, mais baixinha e estofada para estimular conversação e se optar por uma base giratória, facilita para assistir a televisão.

O televisor ganhou um móvel luxo poder e ostentação. Tem uma estante fechada com portas de espelho, 6 gavetas, painel ripado e pode comportar fita de led acima do painel para criar aquela atmosfera aconchegante.

luminária de piso, mesa lateral, mesa de centro, é incrível a quantidade de peças lindas que podemos agregar nesses 70 centímetros a mais de sala, alelooooooya dear Lord.

Sobre as paredes, como você referenciou decorações bem elegantes e contemporâneas, vários momentos apareceram revestimentos diferentes, como peças em relevo. Eu desde que abri as fotos imaginei uma forma de exaltar esse volume que vem lá do banheiro social até a cozinha (grifei em vermelho na imagem da planta no começo do post). Queria dar ideia de solidez, como se ele fosse uma parte estrutural, então sugiro usar um revestimento tipo tijolinho inglês.

Nas outras paredes você perguntou se repintava, se colocava mais quadros, se incluía um papel de parede… eu digo: tudo isso! E mais! textura tipo cimento queimado e painéis amadeirados ( pode ser apenas a lâmina de fórmica que se compra em lojas para marceneiros).

ali no volume do hall de entrada o painel sobe 80cm do chão e desce os mesmos 80 cm do teto. Entre eles a mesma textura de cimento queimado vem e dá a volta até o ar condicionado.

Papel de parede, com textura de linho eu apliquei nos espaço vazados do painel da televisão. Quero atentar também que apesar de ter “muita coisa” tudo é mais leve e baixo. As cadeiras de jantar são vazadas e o encosto é na altura próxima do tampo da mesa, na lateral do sofá perto do aparador tem 2 baús invés de mesa de apoio e o espelho do hall também é mais conciso e moderno.

Como eu passei a semana inteira fazendo render (que é a versão mais bonitinha das imagens de projeto) eu não consegui ficar contente com essas que eu normalmente apresento aqui, que são todas acima. Por isso acabei preparando umas imagens melhores, ainda que simples, segura as fota aí:

Coloquei uma calha com spots de luz direcionáveis pois nas imagens só vi um ponto no teto, se tiver dois será melhor ainda, aí você consegue direcionas os fachos de luz como nas imagens que fiz.

Obrigado pela paciência Raquel, e se tiver alguma dúvida, manda aqui nos comentários, no email ou no whats que eu te ajudo.

Habemus atualização de fila:

Beijão Fufuland, não deixem de comentar pra deixar o idoso aqui feliz.

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
39 comentários em “Tem Jeito Decor 76 – Sala da Raquel”
  1. Mariana Matos20/07/20 • 10h21

    Lelo, fico impressionada como você sempre consegue se superar! Quanta elegância, e atendendo aos pedidos da dona da casa!

    Precisei vir falar, já que acompanho sempre mas nunca comento: parabéns!!!

    Beijos!

    • Tio Lelo20/07/20 • 11h50

      Hey Mariana, obrigado pelo carinho.
      Super beijo pra você.
      :*

  2. SAM20/07/20 • 11h23

    Nossa, Lelo, vc se superou! Achei tudo maravilhoso, a ideia da mesa redonda “quebrando” esse ambiente retangular foi excelente! Espero que a Raquel possa realizar esse projeto E MANDAR FOTOS! Eu sempre quero ver as fotos do projeto depois de prontos 🙁 Vou comentar aqui uma coisa que funcionou bem para mim para a Raquel refletir e o Lelo dar sua sempre abalizada opinião: no móvel da TV eu faria uma gaveta ou uma área ripada/vazada para vc poder esconder os aparelhos eletrônicos. Fiz na minha casa, então o aparelho da internet, o modem e aqueles fios horríveis ficam ocultos sem interferência no sinal e com a ventilação necessária.

    • Tio Lelo20/07/20 • 11h53

      Olá Sam!
      Obrigado pelo carinho 🙂
      Eu gosto desse recurso também de deixar uma prateleira ou criar um nicho mesmo. Como a fiação de HDMI vai precisar chegar até a TV tbm, eu pensei em passar por dentro do armário fechado ou atrás do ripado. Mas tbm é possível tirar a primeira linha de gavetas e fazer como você falou, ajuda inclusive no acesso das tomadas.
      Beijãum!

  3. Raquel Borges20/07/20 • 11h37

    Ai meu Deus !! Ficou muito lindo. Sério, você faz mágica!! Nunca consegui traduzir em palavras essa sensação de “corredor de busão”. KKKKK Nunca tinha me atentado para o fato de que tudo está encostado na parede.

    • Tio Lelo20/07/20 • 11h54

      HAhahah que bom que vc gostou Raquel, agora puxxa a cordinha e desce no ponto da sala bonitona!
      Beijão!

      • Cintia20/07/20 • 19h04

        Ai Lelo, quanta beleza e refinamento, PARABÉNS!
        Meus pais compraram um casa simples em cidade litorânea e estou planejando a transformar NA casa que nunca tivemos, acho que vou tomar coragem e mandar o meu email pedindo socorro.
        Você me inspira a querer, mesmo que aos poucos e de forma DIY, realizar esse sonho de uma casa realmente decorada!

        • Tio Lelo20/07/20 • 19h20

          Eike delicia Cintia!
          Manda sim!
          Eu não tenho a paciência nem a destreza para DIY mas eu acho muito legal, pois as coisas passam a ter outro valor pois cada uma traz uma memória, um momento e tem seu próprio significado.

  4. Raquel Borges20/07/20 • 11h39

    Muito obrigada Lelo. Como sempre muito além do que eu imaginava.
    Obrigada pela atenção e carinho. Você é demais.
    Obrigada a você também Cony.

    • Tio Lelo20/07/20 • 11h54

      A gente agradece a interação de vocês Fufus que fazem esse blog ser o sucesso que é.
      :*

  5. Thaís20/07/20 • 11h48

    Lelo do céu! Que projeto mais lindo! É nítido o comprometimento e o carinho com q vc faz seu trabalho, e mais incrível ainda é a forma como vc se doa nessa coluna no Fufu, parabéns e obrigada! Que tudo isso volte pra vc como muito sucesso e belas realizações! Já vou tirar as fotos do meu ambiente pra enviar

    • Tio Lelo20/07/20 • 11h59

      Mazôe Thaís,
      Acho que o exercício aqui me faz feliz porque, eu estou seguindo as diretrizes que a pessoa manda, mas também sinto a vontade de fazer o melhor possível e comentar as verdades que a gente precisa ouvir mas nem sempre tem quem fale. A Cony ensinou isso pra internet, falar a verdade na cara (mas com educação).
      Vou esperar teu email, não esquece de mandar umas imagens do que te agrada.
      Beijão!

  6. Maira20/07/20 • 12h10

    Rasô…rs…um dos projetos mais legais que você fez, se não o melhor…parabéns.
    Bjocas

    • Tio Lelo20/07/20 • 12h11

      Obrigado Maira,
      Volte sempre hein! Beijão

  7. Jamilly20/07/20 • 13h52

    Arrasou no projeto! Quero essa sala pra mim! Parabéns, Lelo! Espero que a Raquel consiga executar tudo e que compartilhe o resultado com a gente

    • Tio Lelo20/07/20 • 16h50

      Todos querendo as fotos do depois Jamilly…
      Ela me pediu as imagens por email, então tenho fé que esse vai sair do papel!
      Obrigado por participar, beijão!

  8. Rosangela20/07/20 • 20h25

    Tenho que concordar com as meninas, vc se superou!! Parabéns! Vc arrasa sempre!
    E que emoção ver meu nome ali na fila!! Ansiosa já! Beijão!

    • Tio Lelo22/07/20 • 00h06

      Já, já é você Rosângela, e eu adorei o ambiente, vai ser a primeira vez por aqui.
      Mas vamos deixar todo mundo curioso, hahahahah
      Beijão!

      • Cayssa Marcondes27/07/20 • 10h37

        Opaaaa, fiquei curiosa mesmo!!! rsrsrs

  9. Adriana20/07/20 • 22h37

    Arrasou demais nesse projeto Lelo!
    Vc é muito talentoso e generoso em ajudar tanta gente a ter um lar mais aconchegante!!
    Suce$$o sempre!!

    • Tio Lelo22/07/20 • 00h08

      Obrigado pelas palavras Adriana!
      É dando que se recebe né? Eu aprendo muito e exercito tanto a mente aqui – com pessoas reais – que me sinto cada vez mais agradecido pelo espaço.
      Beijók!

  10. Luciana Mesquita21/07/20 • 12h19

    Lelo, parabéns!!! seus projetos são incríveis, fico babando a cada post…
    eu tenho MUITA vontade de planejar melhor minha sala! vou te mandar um e-mail, pode??
    obrigada por nos inspirar !!!

    • Tio Lelo22/07/20 • 00h09

      Ouxe Lu, já demorô pra mandar o email.
      Se possível com medidas e umas imagens de coisas que te agradam.
      super bêjo!

      • Luciana Mesquita22/07/20 • 13h32

        Mandeiiiiii uhu!!! 🙂 beijao e sucesso

        • Tio Lelo22/07/20 • 22h23

          Recebiiiiiiiiiiiiii!!!!
          :*

  11. Taina21/07/20 • 13h56

    Lelo, voce mudou minha percepcao de sala chique desde que publicou o meu TJD la pelo inicio do ano e me deu exatamente a dica de “quebrar o conjunto de sofas”. Eu nunca tinha me dado conta como o conjuntinho nao era tao legal assim e minha sala ficou infinitamente melhor quando fiz o sugerido! Entao minha dica pra dona dessa sala linda ‘e: se joga nas dicas porque realmente faz diferenca!
    Lindo projeto, como sempre!!!

    • Tio Lelo22/07/20 • 00h11

      Mi dê IBAJENS Taina!
      Prometo que não publico se vc não autorizar – ngm vai saber se vc mandou mesmo, só nós – heheheehe.
      Obrigado por ler o fufu e participar.
      Beijão!

  12. Carol pertu21/07/20 • 20h01

    Estou simplesmente apaixonada por essas paredes. Como você arrasa! Sério. Que imaginação, criatividade!!!

    • Tio Lelo22/07/20 • 00h04

      Hey Carolzita, obrigado por esse carinho! Etambém por acompanhar a gente no Futilish e participar sempre, um mega beijo!

  13. Monalisa Gomes22/07/20 • 14h49

    genteeeeeeeee… mas é um serumaninho muito dedicado. Amei tudo e assim como vc, ja tasquei logo uma rotat´ria em meus pensamentos. Quase uma arquitetah.
    Uma dúvida lelo. A parede dela parece uma cor beringela. Acha que caberia uma cor ousada assim na parede desse projeto ou em um móvel luxoooo?
    bjo pro Tio, pra dona do post, pra Patroa e p Nairobe.

    • Tio Lelo22/07/20 • 22h21

      Monaluxo meu bem, obrigado por estar conosco.
      Eu sugeri uma cor na poltrona, que foi um azul mais feliz. Podemos substituir pro diversos tons sem medo.
      No caso de incluir mais cor, eu investiria em algo menos expressivo, como o aparador do hall, ou pequenos detalhes como almofadas.
      Essas paredes já estão bem exploradas e de forma que permitem o uso de cor em pontos mais “sazonais”.
      Beijo no chulé da bota da Cuca!
      :*

  14. Cayssa Marcondes27/07/20 • 10h35

    Genteeeee, como que eu não vi esse post antes? Passou batido.

    Lelo, acho que foi um dos projetos mais lindos que você já apresentou aqui. Achei perfeito, eu não mudaria nada! O apartamento da Raquel ficará a cara da riqueza!
    Linda essa poltrona que você colocou, Raquel, procura pra comprar uma idêntica que vai ser sucesso! rsrs

    Parabéns!! Valeu minha inspiração de segunda feira!

    Beijooo

    • Tio Lelo15/11/20 • 17h19

      Eu que agradeço vocÊ sempre juntinho conosco no Fufu,
      Super beijo, ótima semana!

  15. Giovana Pavani02/08/20 • 18h39

    olá Tio Léo! Arrasou! Como sempre suas idéias e projetos ficam fantásticos. Ainda mando um “tem jeito decor” pro cê. bjo!

    • Tio Lelo03/08/20 • 13h19

      Hey Giovana,
      Obrigado pelo carinho!
      Beijoka
      :*

  16. Paula Soares12/08/20 • 22h21

    Maravilhoso! Vc arrasa demais 😉

    • Tio Lelo15/11/20 • 17h16

      Obrigado meu amô!
      Como tá tudo por aí?
      Carol já passou no vestibular? O tempo anda voando! #Socorro.

  17. Milena Ferreira16/08/20 • 08h03

    Olá Lelo, como vai?
    Uma dúvida: podendo ter, por enquanto, apenas uma TV essa deveria ficar na sala ou quarto?
    Adoro suas dicas.
    Beijos de #máskra

    • Tio Lelo16/08/20 • 13h34

      Oieeee Milena,
      Cada caso é um caso. Vai muito do comportamento dos moradores. Se vocÊ costuma receber gente pra assistir jogos, filmes, se vocês costumam assistir algo em familia, eu acredito que é melhor na sala. Se você prefere maratonar programas no conforto do teu leito, melhor no quarto.
      Mas (opinião pessoal) acredito que, não podendo ter os dois, é muito melhor deixar na sala, até porque você poderá mensurar a necessidade de ter um segundo aparelho. PArticularmente sou contra TV em quarto, defendo que ela distrai o casal na hora que poderiam interagir (não só de safadeza) em um nível mais íntimo.
      Beijão!