LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
25 ago 2019, 22 comentários

Tem Jeito Decor 53 – Living la vida no ripado com Tatiana

Olá Fufu!

Todo mundo marcando salão pra tosá as madeixas e ficarem plenas e belas igual a Fufumãe desse espaço?

Eu achei lushuoso, Quem não segue a Cony conta muita coisa no stories do @futilish. Mas não sofram, sempre tem a mesma informação por aqui sem validade, podem voltar e ler quando precisar e quando quiserem. Blogueira que tem conteúdo de verdade tem blog mes amis.

O Tem jeito Decor de hoje tá tão gostoso que chega a ser um pudim. Pega a prancheta e vem sentar aqui no sofá da Tatiana comigo.

“Oi Lelo!

Primeiramente gostaria de dizer que gosto muito do seu trabalho! 

Gostaria de uma ajuda para acabar de decorar a minha sala. Moro em um apartamento alugado de 50 metros quadrados. 

Sinto que falta aquele toque final para ficar mais aconchegante e com mais cara de casa. Penso em acrescentar um tapete, uma iluminação (provavelmente um trilho) e uma cor na parede do sofá ou um quadro. Tenho dúvidas sobre como escolher um tapete.

O painel foi feito dessa forma, pq foi a maneira que eu encontrei de centralizar a TV com o sofá. Sim, a porta não abre totalmente.

O sofá foi o primeiro item que comprei, por isso tive que adequar o painel dessa forma. Pensei no painel ripado porque posso utilizar em outro ap.


As medidas da sala são 4,80 x 3,20, sendo que a parede atrás do sofá mede 2,50.

Adoro suas dicas e ficaria muito feliz com a sua ajuda!

Beijos,

Tatiana”

Fufu-habitantes, eu tenho que aproveitar para dizer uma coisa: Vocês tem muito, mas MUITO bom gosto mesmo. Real Oficial. Eu não lembro de um TJD que eu tenha pensado:

“Putz, deu putz.”

E Tatiana, a base da sua sala está muito boa. Parabéns para você em criar algo que eu percebo pelas fotos que foi muito bem escolhido, investimentos certeiros. Eu sei olhando que esse sofá é de excelente qualidade, a mesa é de qualidade, investir num painel ripado como esse é uma compra muito acertiva e o seu parece ter sido muito bem executado. Um óde a estas cadeiras que apesar de parecerem simples são divinas. Tenho absoluta consciência de que são muito confortáveis e serão duradouras. Amo a combinação madeira+camuça+palhinha.

Agora vamos para as minhas sugestões 🙂

Primeiro: Eu super condordo que um trilho de iluminação seria incrível. Para quem não conhece veja nesta sala:

Nas fotos não consegui identificar se vc tem 1 ou 2 pontos da sala. Se tiver 1 ok, trabalha com o trilho fica muito lindo. O que eu tenho gostado ultimamente para salas é usar menos potência e mais pontos com o foco bem fechado.

Sabe aquelas lâmpadas que marcam uma bolinha para onde são apontadas (como a luz aparece bem forte na prateleira da foto acima)?  É disso que eu estou falando.

Aqui em casa por exemplo, optei pelo trilho, com 2 lâmpadas bem fortes e 2 mais fracas . As duas mais potentes deixei uma focada ma parede sobre a TV, e a outra num quadro que são paredes uma de frente para a outra. As duas mais amenas virei direto pro chão (que é branco, porque sim, eu gosto de piso branco) e ficou um espetáculo.

Calculei aqui, e você precisa de 5650 lúmens para iluminar a sala toda. Quando for comprar a iluminação tem essa informação de LUM nas caixas das lâmpadas, e o vendedor poderá te ajudar. Outro item a levar em consideração é a cor, para sala de estar e jantar use uma temperatura igual ou menor a 4000K ok? Essa é a luz igual a do sol e quanto menor, mais amarelinha vai ficando, o que também é interessante, mas depende de você se sentir confortável em luz mais “quente”. Evite as maiores de 4000K porque são mais azuladas e dão um ar de “escritório/consultório” para os ambientes.

Caso tenha dois pontos vale a pena colocar um pendente para a sua mesa de jantar. Se o ponto estiver fora do centro, não sofra! Fica super moderno deslocar o ponto com um ganchinho, assim:

Nesse caso, por favor, deixe o fio ou a corrente assim, sobrando. Quanto ela fica esticada me dá impressão de enforcamento, agradecido.

Outra opção é um pendente articulado, adoro, acho mega atual. O modelo mais fácil de achar é a famosa Tolomeu, versão de teto:

Uma opção que me ocorreu agora, é o uso de uma luminária de coluna, vou colocar no 3D 🙂

AQUI tem um link para uma igual a do projeto com preço uótchemo.

Sobre o tapete, lááááá em 2015 eu fiz um post somente sobre eles, AQUI. Porém vejo que é algo que a maioria das pessoas tem dúvida. Até porque não é uma peça de decoração exatamente barata. Tem quem goste apenas de uma textura diferente, usando um cor próxima a do piso, tem quem goste dos altos, dos baixos…. é um item com inúmeras variáveis. Eu acho que tapete serve para: trazer aconchego, melhorar a acústica e acrescentar contraste, de preferência cor também. Contudo eu gosto dos mais baixos (fininhos no caso).

Como seu apto é alugado, a parte gostosa da notícia é que 250cm é uma medida padrão então é fácil encontrar com um bom valor. Caso opte por um retangular, sugiro 250×200 deixando uma passagem livre logo a frente do Home, pois dificilmente encontrará um modelo que não prenda embaixo da porta da sala. No caso ficaria assim:

Particularmente essa “ponta solta” no meio do caminho me irrita. Tenho certeza absoluta que vou começar a passar e chutar, com o tempo ela vai arrebitar para cima e eu vou ter 4 tipo de ataque por cada olhada. Nestes casos, onde a ponta ficaria desamparada, e no meio de um fluxo intenso, prefiro usar um tapete redondo e deixar a forma brincar com todas as outras coisas “quadradíssimas”. Acredito que funciona melhor:

Esse redondo está com 200×200 e também é versátil para um próximo imóvel. Agora vamos dar um carinho nas paredes!

Gostaria que você testasse um espelho na parede da porta (o do projeto está com 180x90cm). Digo isso porque na foto que mandou mostrando o sofá tem uma luz natural maravilhosa chegando lá, então se refletirmos, ficará chiquérrimo. Pode ser um espelhão apoiado, como a Cony tem na sala dela. Também acho legal adquirir uma daquelas mesas de apoio que se encaixam no sofá. Assim fica mais confortável apoiar um copo, a pipoca e controles. São bem levinhos e podemos jogar eles para lá e para cá conforme quiser.

Defendo que quadros serão uma boa opção para animar o espaço de estar, coloquei dois de 60×80, e o resultado foi luxuoso. Para não furar pardes, pode usar aqueles ganchos da 3M Command mas tem que prestar atenção no peso que eles suportam.

Eu evitaria papel de parede, pois pode competir com o ripado. Porém, se você for uma pessoa mais ousada, fiz uma opção com uma pintura em degradê de azul petróleo, verde oliva e bege que ficou magnífico. Porém… é para poucos. Fique a vontade para odiar. Não acho que seja necessário alterar a cor da parede com as inclusões de tapete, quadros, espelho e iluminação.

Aliás, apesar de eu ser um assassino oficial de platíneas, sinto um pouco de falta de verde. Incluir um vaso ou alguns verdinhos no apadador ajudaria, gostei da versão vaso no chão com uma planta maior, o contraste do verde contra o ripado de madeira ficou decór gourmet.

Segue a versão sem pintura:

E com pintura:

Com toda a certeza do mundo eu faria a pintura, HAHAHAH

Tatiana, desculpe não representar o ripadinho, entretanto tive dois problemas:

1º que o computador que eu tenho em casa não é assim, uma ferrari, então ia ser difícil ele dar conta;

2º Eu ia passar o domingo desenhando ripa, e a escravidão já acabou.

Muito obrigado pelo carinho, um super beijo!

Agora é a vez de contribuirem Fufus!

Pamy, você é a próxima 🙂

#Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
22 comentários em “Tem Jeito Decor 53 – Living la vida no ripado com Tatiana”
  1. Fran25/08/19 • 21h12

    Gente, que riquezha esse sofa e esse ripado!
    Juro que fiquei confusa com essa pessoa, todo esse bom gosto e com as paredes peladas. kkkkk
    Lelo, amei suas sugestoes de espelho e tapete redondo!
    Sou apaixonada por tapetes, mas nao tenho nenhum em casa, marido tem uma renite braba e nossa rotina de limpeza e meio sofrida, depois que compramos nosso robozinho vou pensar melhor nesse assunto.
    Bjs e adoro seu trabalho!

    • Tio Lelo27/08/19 • 14h10

      Fran!
      (não posso perder a piada)
      Sabia que o Cebolinha te acha um doce?
      Então as paredes peladas estavam precisando de um carinho, e nem precisa de muita coisa.
      Sobre o tapete, compra um bem fininho, pois os mais altos o robô pode engasgar.
      Super beijo!

  2. Cayssa P Marcondes25/08/19 • 21h20

    Lindoooooo, que arraso!
    Como você mesmo pontuou, essa sala dela já era linda, só precisava de uma cerejinha no bolo!
    Eu acho arriscado fazer a pintura porque acho que não é todo profissional que vai saber executar esse degradê direitinho.
    Eu amei a solução que você deu, ficou um charme, riquíssimo!!

    Eu sou apaixonada por ripadinho de madeira. Na minha casa vou ter um painel ripado pra disfarçar uma porta. Você acha que fica demais misturar o ripado com uma parede 3d de porcelanato? Tipo, meu painel não pegará a parede toda, só em volta da porta.. eu não sei o que fazer com o “restante” da parede atrás do sofá rsrs

    • Tio Lelo27/08/19 • 14h17

      Olá Cayssa 🙂
      Eu não acho tão complisado o degradê, depende muito das cores a serem usadas. Essa pintura- por não ser uniforme- não é dificil de fazer, é mais fácil do que listras ou geometrias por exemplo.
      A combinação de 3d+ripadinho é bem possível, vai depender muito da cor do 3D branco ou cimento seriam mais fáceis de coordenar.
      Beijão!

  3. Ju26/08/19 • 10h15

    Também colocaria tapete embaixo da mesa de jantar; mesa de centro espelhada retangular na frente do sofá, um quadro grande ao invés de dois acima do sofá algo como 1,5 por 1m; mais plantas pela sala entre as outras portas e embaixo da tv etc
    E quem sabe um espelho no final da mesa de jantar para aumentar o espaço.

    • Tio Lelo27/08/19 • 14h21

      Claramente você gosta de espelhos, né Ju??
      Praticamente uma boatcheeeee…
      Também prefiro quadros grandes porém é dificílimo de encontrar e geralmente custam bem caros.
      Num espaço tão pequeno eu não aconselho usar 2 tapetes, fica um pouco confuso. Mas seria uma boa opção usar tapete no jantar e deixar o estar sem.
      Beijo, obrigado por participar.

  4. Marise26/08/19 • 11h46

    Lelo, adorei o post e a sala da Tatiana. Parabéns aos dois. Eu faira a pintura. Mas como se faz essa pintura? É uma tinta específica? Lelo você poderia fazer um texto explicando sobre pintura de parede. Parece simples mas existem muitas possibilidades e o fato de existirem uma enormidade de cores mais confunde que facilita. fiquei curiosa demais: como fazer essa parede degradê? Quais cores você colocou? Beijos

    • Tio Lelo27/08/19 • 14h33

      Hola Marise,
      AnotAY aqui a sua sugestão de post, achei bem legal.
      Não é uma tinta especial não, na verdade é uma mistura de tons e você vai literalmente esfumando elas, como uma sombra na maquiagem mesmo, até ter o efeito desejado.
      Aqui tem um passo a passo, mas só faça sozinha se for uma parede não muito grande, se for mais de 350cm arranja uma turma pra te ajudar.
      https://www.youtube.com/watch?v=CwQgyVwD_tc
      Beijo!

  5. TATIANA26/08/19 • 13h09

    Oi Lelo! Muito obrigada pelas dicas e pelos elogios!
    Foi muito bom saber que você me sugeriu coisas que eu já tinha pensado, mas ficava na dúvida! 🙂
    Inclusive eu adoro verde dentro de casa. Há um jardim vertical na parede da varanda, mas só apareceu a pontinha das samambaias nas fotos.
    Surgiram algumas dúvidas:
    1- a luminária de coluna não vai brigar com o ponto de luz central?
    2- o tapete pode ir até o final do sofá ou ficar embaixo só dos pés da frente do sofá dá uma sensação de amplitude?

    • Tio Lelo27/08/19 • 14h35

      Hey Tatiana,
      Obrigado pela paciência 🙂
      Se você optar pela luminária de coluna, deixe no teto apenas o trilho, no caso essa que avança sobre a mesa substitui o lustre.
      O tapete fica mais elegante se ele entra abaixo do sofá, pelo menos uns 20cm.
      Super beijo!

  6. Fany26/08/19 • 14h50

    Lelo arrasou como sempre! Tatiana , se eu fosse vc não tirava nada desse projeto ( amei seus móveis). E essas paredes degrade , simplesmente SHOW! Bjs Lelo,Fany

    • Tio Lelo27/08/19 • 14h42

      Fany meu amô, deixa eu te contá!
      Tô indo pro ÉRREJÓTA!
      🙂
      Vou na CasaCor dia 21/09
      Alguma dica ?
      Beijo!

  7. Tatiana26/08/19 • 19h25

    Amei o painel ripado de madeira. Quero fazer uma divisoria aqui em casa pra separar a cozinha da sala nesse estilo, mas que coisa cara misericórdia. Se alguém tiver uma dica do que fazer ou outro material mais barato pra usar me falem, plis

    • Tio Lelo27/08/19 • 14h45

      Ripado é lindo mesmo Tatiana, Porém tem um custo elevado e o motivo é a mão de obra, não o material em si… Logo dificilmente você encontra algo que substitua com preco amygo.
      Já pensou num biombo? É tão chique e ngm lembra dele… até porque home em dia ngm tem espaço para um biombo.

      Beyjão!

  8. GLENDHA27/08/19 • 09h57

    Lelo, você arrasa demais! Tati, amei suas escolhas, amo ripado e que só sofá maravilhoso! Achei a ideia do tapete redondo super legal, só não consigo gostar muito de espelho no chão =x

    • Tio Lelo27/08/19 • 14h49

      Glendha porque o preconceito com o pobre espelho ? HAHAHAHa
      Se a casa dela não fosse alugado, eu indicaria revestir a parede to-di-nha em espelho, MAS no caso do aluguel o espelho apoiado é um investimento melhor.
      Obrigado por ler a gente, beijão!

  9. Flavinha27/08/19 • 11h05

    Como essa porta abre com esse rack na frente?????

    • Tio Lelo27/08/19 • 14h51

      É casa de magros, só abre uma parte.
      MAs a gente se acostuma com tudo nessa vyda.
      Super beijo Flavinha, tava com saudades de você por aqui.

      • Flavinha27/08/19 • 22h14

        Ownnn… Sempre acompanho seus posts tio!! Imagina se não? E no insta tb neeee!!!! Bjsss s2

  10. Izabela27/08/19 • 18h49

    Amei mais uma vez!!!! Adoro essas dicas!

    E fica aqui a minha torcida: #PintaTatiana !!!!!

  11. Monalisa Gomes28/08/19 • 14h40

    Tati, que AP mais lindo. Essa varandinha ta um luxo de delicia. Não sou arquiteta mas sou entrona, coloque um quadro ou um objeto de decoração na parede da varandinha.
    Lelo, como sempre, girei o projeto e páh, to com esse gosto e dicas bem parecidas, ou seja, to otéma. Ah só teve um Tem Jeito aqui que não teve jeito NENHUM: minha BOTA. Bjo Dinada.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Tio Lelo29/08/19 • 12h40

      òia a pessoa assumino a DinoBota!

      AHHAHAHAHAHAHA