LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
06 out 2019, 18 comentários

Tem Jeito Decor 56 – Living da Júlia

Olá Fufu-people, tudo bem por aí? Eu tô zoado como sempre. Xô-contá:

Reformaram meu prédio aqui (velhinho já) para resolver as tretas de ar split – só podia os de janela até então – e aproveitei e mandei arrancar os meus que eram da era paleozóica para atualizar e melhorar inclusive o con$umo de energia, porque como vocês sabem eletrônicos antigos consumem muito mais.

Eis que aí esfriou, relaxei e não comprei o ar… me iludi achando que ia aguentar até a backfriday… tolinho. No último mês o calor chegou sorridente e encoxando todos nós da região. Não me entendam mal, eu AMO o calor, vocês muito provavelmente jamais vão me ver reclamando do calor. Mas a gente precisa de certos meios para ter conforto.

Junto com a alta da temperatura veio a alta do dólar (porque eu pretendia comprar meu ar aqui no lado, no Paraguay) e veio a alta dos preço no Brasil e tudo foi às alturas. Até eu conseguir comprar um já tinha passado uns 10 dias. Depois mais 10 para receber (comprei online) e agora bora instalar essa delícia… Só que não. Primeiro que mesmo os técnicos que vieram fazer o orçamento todos precisavam de pelo menos 10-12 dias para poder executar o serviço… e enquanto isso eu ia sendo cozido lentamente, tipo um banho maria da vida real.

Enfim, finalmente, depois de uns 40 dias eu já sou um ser-humano climatizado novamente. Ou serei, porque instalei o ar sexta, e desde então os 39-35 graus sumiram, e está fazendo 18-20 … Parece até piada, né?

Mas vamos seguir com o laboro do dia. A Júlia me mandou um email para dar um pitaco na sala dela, logo, traz um bolo e #vemkotio!

” Bom dia Lelo,

Me chamo Júlia, tenho 26 anos, moro em Natal e estou ansiosa para ter sua ajuda!  Eu e meu marido alugamos um apartamento agora no começo do mês.

Acompanho o futilish desde o começo e sempre adorei seus posts, leio tudo mesmo e adoro suas opinões e sinceridade, na verdade adoro tudo de decoração.

Me sinto insegura em como decorar minha sala, como alugamos e o sofá e a mesa vieram junto sinto-me engessada, pois acho que tá tudo meio desencontrado. Sinto sem personalidade e que precisa parecer aconchegante e com cara de Lar.

A sala em particular me incomoda, pois sinto que falta algo, e a família do meu esposo tem muito bom gosto e aumenta um pouco minha preocupação em fazer algo que fique bom, e também vamos recebê-los e quero deixar tudo arrumado.

Vamos à sala,
– primeiro as paredes são revestidas com os painéis de madeira e as outras com espelho, adoro um quadro, mas dá para colocar nessas superfícies (e sem danificá-las?);
– o sofá não é centralizado com a Tv, queria muito um tapete mas o quadrado iria atrapalhar a passagem da mesa, pensei num redondo como você vem indicando ultimamente mas não sei se ficaria bom.
– não consigo achar lugar para essa mesa;
– sinto falta de uma planta;
– precisamos de mais lugares para receber as visitas;


– Temos duas paredes que dá para a praia e são paredes de vidro teto ao chão, fica aquela vista incrível;
– sei que preciso de mesas laterais mas fico na dúvida do diâmetro.

Enfim a sala é em formato de L, as medidas vou mandar uma imagem explicando, o teto é altura normal de apartamento, o sofá e a mesa veio no imóvel já. O sofá tem aproximadamente 1 Mt de largura por 2,20 de comprimento.

Eu e meu marido gostamos de uma decoração rústica e com elementos naturais.
Espero que possa me ajudar, confio muito no seu bom gosto!!!
Obrigada!

Beijos e abraços,

Júlia.

Menina, que apartamento gostoso! Painéis de madeira trazem aconchego e os espelhos foram providenciais para dar profundidade e repetir a beleza da vista… além de distribuir a luz natural que com toda certeza é linda aí no amanhecer… Tudo maravilhoso e uma base ótima para chegar fazendo revoluções… se o apartamento não fosse alugado… aí dificulta um pouquinho as intervenções.

Como a TV está embutida e mudar o sofá criaria uma série de alterações… Fiz uma proposta com modificações que não interferem nada permanentemente, assim você não precisa se preocupar na hora de devolver o imóvel. Seguinte, primeiro de tudo eu estendi a sala atééééééé perto do vidro.

Incluí duas plantas em suportes metálicos (super na moda, veja aqui) usando três suportes e deixando um como mesa apoio lateral. a mesinha que encaixa no sofá também deu as caras por aqui, pois ela é prática e ajuda quem está lá do outro lado.

Como eu queria colocar alguma cor, optei pelo azul nas poltronas. Pode ser verde, amarelo, rosa… eu só fugiria dos terrosos porque tem madeira já nas paredes. Para dar uma aliviada visualmente clareei o sofá. Lembra quando eu falei do vazio? Converse com o proprietário do imóvel que esse tipo de melhoria eles costumam descontar (mesmo que) parcialmente no valor do aluguel.

Para poder incluir arte sem medo de retirar depois, podemos fixar com fita dupa face (só não usa a 3M, senão arranca até a parede do prédio vizinho depois).

Posicionei ao lado da TV, seis quadrinhos pequenos (40×40) e leves… e sobre espelho, alinhados com o sofá, duas imagens (40×120) bem tropicais que pode ser impressas em canvas e sua estrutura feita com uma madeirinha leve. Na hora de retirar aqueça com o secador de cabelo para tirar a fita mais facilmente. Esses dois banquinhos estão compondo a entrada pois ela estava tão “chapada” que precisa de um volume para deixar de ser sem graça. Imaginei eles em madeira, com diâmetro de 36, podem ser também seat gardens de metal ou madeira, e a proposta é que eles sirvam como mais assentos na sala de estar, mesas de apoio e também complementem os lugares na sala de jantar…

…que eu deportei lá pro outro cômodo, na perninha do “L” da sua sala. O problema da sua mesa é que ela é simples e pequena demais. Me dá um aperto no coração olhar essa mesinha da barbie. A visita nem quer sentar porque mal cabe os donos da casa. HAHAHA

Para resolver isso, simplesmente coloquei um tampo maior em cima, de 120×120. Levei lá para a antiga sacada (viu que tem uma diferença de nível e um ralo ali (óia o reflexo na porta do armário)? Provavelmente era uma varanda… até pela pastilha da parede onde tem uma espécie de barzinho.

Olha os banquinhos que moram oficialmente abaixo dos quadrinhos dando apoio para as pessoas na mesa! A mesa fica bem pertinho da janela, tá? É só o espaço para a cortina mesmo, assim fica confortável para 6 pessoas. Somei plantas na estante existente (não queria plantínea?) e com uma mesa generosa você pode ter um arranjo grande ou uma composição de vasos mais especial decorando sempre. Sugiro colocar um pendente (1740 lúmens, aproximadamente 20W LED… luz quente por favor…. Gosto dos pendentes a 180cm do chão) para dar aquele clima intimista. A cor do tampo na imagem é o mdf areia da guararapes, porque mais uma vez, criamos um espaço “tranquilo” para os olhos pousarem.

O tapete eu sugiro usar um de algodão, esse na proposta tem 150×2500 e engloba o sofá e as poltronas (80×80) opte por uma vazada, ou não muito alta (na imagem elas estão com 75cm de altura) para não atrapalhar a vista belíssima.

SE o apartamento fosse próprio eu proporia na sala uma mesa de canto de uns 80 de diâmetro, com um abajour, e usaria plantas em suportes de teto, mas furar teto é uma decisão que só vocês podem tomar – porque depois tem que fechar os buracos e pintar tudo de novo.

Se quiser uma iluminação mais impactante, os trilhos iluminados são perfeitos para quem mora de aluguel. para a sala de estar são necesários 3265 lúmens, aproximadamente 4 spots de 10W de led… peça pro vendedor que seja luz natural ou quente, que tecnicamente você confere na caixinha: tem que ser 4000K ou menos. pode direcionar um pro meio do tapete, um para as plantas, um para os 6 quadrinhos e outro para a passagem perto da abertura para cozinha, evite direcionar para o espelho.

Uma última melhoria seria suavisar as cortinas… se tiver mais enpaco no trilho, eu colocaria um linho cru beeeeeem fininho, sabe aquelas cortinas esvoaçantes de comercial de margarina? Essa mesmo. Mesmo que na vida real ela voe com o vento e derrube tudo dentro de casa, e a diarista dê um nó nela na hora da faxina e deixe ela toda amassada, como diz minha mãe: ” Parece que saiu do KOO do tigre.”

Sério, quer me ver dando aquele suspiro tipo: “respira, não mata, réu primário é só um…” é fazer isso nas minhas cortinas:

Mas cada um tem suas manias loucas, né? Conta para mim o que te irrita que fazem na sua casa, e fique a vontade para dar ideias pra Júlia também. Seguinte, acabaram os TJD que estavam no meu email, se ninguém mandar pedido voltamos com as dicas de decoração no próximo post. Para participar, manda no email:

#Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
18 comentários em “Tem Jeito Decor 56 – Living da Júlia”
  1. Fran06/10/19 • 19h56

    Julia do ceu!
    Quem se importa com quadro na parede com essa vista?
    Vire esse sofa para a janela-porta e seja feliz! kkkkkk

    • Tio Lelo07/10/19 • 10h04

      HAHAHAHHAHA
      É a segunda opção Fran!

      Obrigado por ler a gente, Beijo!

  2. Barbara07/10/19 • 00h03

    Vc arrasa mesmo!!!
    Pode dar dicas de onde comprar quadros e cortinas tipo linhão pela internet?

    • Tio Lelo07/10/19 • 10h11

      Hey Barbara, turubó? Seguinte eu gosto do Deposter e do Urban Arts para comprar as decorações de parede.
      Outra opção é a Shutterstock, que aí você imprime como preferir e economiza frete.
      Cortinas por internet é bem arriscado pois como sabemos os tons mudam muito, e como geralmente são feitas sob medida, quae nunca podemos trocar.
      Se a ideia é não investir muito, procure um fornecedor na sua cidade que trabalhe com a marca BESS, eles tem opções de tecidos de boa qualidade com preço bem amigo.
      Beijão :*

  3. Carol07/10/19 • 09h51

    Como pode fazer tanto milagre assim? rsrsrsrsr
    não que esteja feio antes, ams você ressalta a beleza em tudo!
    parabens!!!

    • Tio Lelo07/10/19 • 10h12

      Olá Carol, tudo bem? Já mexeu no teu canto? hehehe
      Acho que a palavra é bem essa, ressaltar. Acho que aprendi isso com os 20 e tantos anos de maquiagem.
      Beijaum!

      • Laura Acioli11/10/19 • 06h53

        Oi Lelo!!! Amei como ficou linda a sala da Julia!! Você é mesmo um artista! Amigo, te mandei meu e-mail com meu pedido de TJD! Vê se chegou por favoooorr! Olha com carinho pois sou sua fã hem!!! 😉 Beijos é muito sucesso pra vc!

        • Tio Lelo15/10/19 • 17h08

          Hey Laura,
          Já dei uma olhada na sua sala rycah!
          Acredito que agora dia 20/10 já tá no ar.
          :*

  4. Catia Evangelista07/10/19 • 10h50

    Adoro essa tag!! Lelo, seu lindo, amoooo seu trabalho também e mais ainda a sua linguagem ao falar com a gente 🙂
    AMO flores em casa, acho que traz um charme a mais. Julia, me incomodei com as mesmas coisas que você..rsrsrs. Lelo arrasou no novo projeto! Seria interessante você mostrar o “depois”.
    Vou mandar o meu pedido de socorro também, rs. Um beijo do Norte (Boa Vista-Roraima)

    • Tio Lelo07/10/19 • 11h33

      Eike Delícia Catia, manda sim!
      Obrigado pelo carinho, um super beijo!

  5. Marcela Dohara07/10/19 • 16h25

    Lélo do céu, e quem consegue NÃO olhar pra essa vista? Até esqueci o que ia falar….kkkkk

    • Tio Lelo07/10/19 • 17h31

      ahuahuahuahauh
      Assim eu fico sem emprego!
      elogia a ideia da mesa!
      :*
      Beijo Xará!

      • Fany07/10/19 • 19h09

        Ia mesmo elogiar o tampo da mesa. Como fazer para ele ficar fixo? Encaixar no tampo antigo? Amei cada detalhe! Perfeito, como sempre! Estou aqui começando minha obra para colocar split, calor já começando no Rio de Janeiro! Bjks, Fany

        • Tio Lelo09/10/19 • 12h33

          O tampo novo pode “encaixar” no antigo, é só colocar ums travessas e criar uma espécie de “macho-fêmea” bem simples, para o tampo não escorregar em cima do menor.
          Boa sorte com a obra!
          Beijão Fany, obrigado pelo carinho e atenção comigo.
          :*

  6. Taina07/10/19 • 18h49

    Qual o email que podemos mandar? Eu quero mandar minha sala com paredes peladas tambem 😛

  7. Julia07/10/19 • 22h17

    Lelo amei tudo!
    Você como sempre incrível ❤️❤️❤️
    A ideia da mesa foi genial, nunca iria pensar nessa opção, já vou providenciar tudo!
    Amei a cor da poltrona, a opção de colocar as plantas no pedestal, superou minhas expectativas!
    Quando estiver pronto mando fotos.
    Muito obrigada!
    Ps.: não estou achando o tapete do tamanho que você indicou, apenas 1,50×2,00 ou 2,00×2,50. O que faço?
    Beijooo

    • Tio Lelo09/10/19 • 09h33

      Ou Julia,
      Que bom que você gostou 🙂
      Os pedestais estavam disponíveis na Westwing semana passada com um preço muito bom, acho que era 110 dinheiros o conjunto. Vale a pena se cadastrar lá.
      O tapete é melhor pegar o 200×250 e aí empurra ele mais para baixo do sofá… alinhei ele com as poltronas e deixei uma passaagem livre proxima a tv, assim a ponta não fica estranha perto da mesa de jantar 🙂
      Beijão!