LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
07 jun 2020, 26 comentários

Tem Jeito Decor 73 – Ninho da Mariane

Fufúzada, sim estou uma semana atrasado, porém tive imprevistos one week ago, mas cá estou, lindo ruivo e japonês, com umas ideias para o quarto da Mariane. Então pega uma mantinha, um chá de canela e #Vemkotio!

“Bom dia, Lelo! Tudo bem?

Adoro sua coluna no Futilish, ideias sempre maravilhosas e bom humor inigualável! Você é show!

Estou me mudando para um apartamento antigo – mais espaçoso, e estou reformando ele inteiro. Porém, estou sem ideias do que fazer na suite do casal. Ela é bem espaçosa, porem quadrada, e não estou conseguindo criar um closet sem que tome muito espaço do quarto.

No projeto, coloquei o closet na frente da cama, para usar o fundo do armário de painel para TV. Mas ainda acho que peguei muito espaço de quarto para o closet. Queria muito um quarto bem clássico, espaçoso, Recamier nos pés da cama… mas não encontro solução.

Vou te mandar a planta em DWG para que você dê uma olhada.

HELP!!!!

Te agradeço demais!!!

Um beijo,

Mariane

Eike delícia de quarto Mariane! Acredito que ele esteja espaçoso sem exageros, o que é ótimo. Como talvez nem todos compreendam o desenho em cad, é o seguinte:

Ainda que o quarto de vestir nunca seja grande o suficiente, no seu caso estamos falando de quase 6 metros lineares de armários, preciso concordar que para o seu desejo de um quarto clássico, com um recamier, televisão e uma cama king size, realmente precisamos roubar um espacinho do closet.

Falando do layout que estava na sua planta – geralmente é apenas um desenho genérico, não uma proposta de interiores – tem algumas coisas que eu gostaria de pontuar, levando em consideração o que você deseja.

Ainda que em algumas – poucas – situações eu defenda a cama fora da visão da porta, em quase todos os projetos eu prefiro que ao entrar no quarto a gente veja a cama e a cabeceira “reinando pleníssimos” porque afinal são eles que mandam nesse ambiente.

Não vejo necessidade nenhuma dessa porta entre o dormitório e o closet. não é grande o suficiente para você precisar de 2 ar condicionados, e deixar tudo integrado não causará uma demanda exagerada do aparelho.

É um desperdício você ter um recamier em uma posição desprivilegiada como seria no desenho do cad.

Péra, péra! Fufu tá aí se preguntando o que é o recamier?

Conhecido por vários nomes, como chaise, pufe, dentre outros, ele é um assento que fica ao pé da cama. É muito bom para quem gosta de usar colchas, cobre leitos, pézeiras, ou outros detalhes para arrumar a cama que a noite precisam ter onde ficar. Existem recamiers que são também baús, ou sapateiras, encontramos alguns que são mais simples, sem função de armazenar nada, estes inclusive costumam ser mais bonitos e podemos usar em outros ambientes, como salas e até para compor mesas de jantar (atentando-se a altura deles). Veja alguns exemplos:

Agora vamos para o projeto da Mariane né? Veeeeeem girando!

Como pode perceber, girei o quarto para a cabeceira ficar de frente pra quem chega. Para colocar o recamier aos pés da cama e decorar tudo sob as diretrizes do estilo clássico, retirei aquele armariozinho menos profundo, entretanto não precisa se desesperar! Eu tirei aquela porta entre os ambientes e trouxe o armário na parede lateral até perto da porta de entrada, então não perdeu-se armazenagem.

Para o fechamento atrás da cama, considerei apenas marcenaria, criando duas colunas nas laterais da cama para embutir tomadas, interruptores, iluminação embutida e atrás da cabeceira estofada – coincidentemente igual a da Niina Secrets – apenas o painel mesmo.

Se eu fosse um daqueles meus colegas de profissão, eu iria dizer: toda sua cabeceira é em laca… mas não, não é necessário inve$tir tanto se você não quiser. pode usar um mdf com padrão liso ou aveludado. Aqui eu usei fórmica na cor corda, entretanto só defina cores e acabamentos vendo eles ao vivo.

Como achei que a imagem acima não deu pra perceber muito os detalhes de boiserrie eu fiz uma com as linhas bem marcadas:

Então temos arandelas, boisseries, plafon de cristal, cabeceira estofada, mesas de cabeceira iguais, quadros, AND recamier. Um jeito clássico modernizado pelos formatos.

Como eu não tenho fotos do ambiente, não sei como está a cor da parede, nem sei como é o piso. Nas paredes apliquei a cor Equinócio de Outono da Coral. Já para o painel de TV, tenho duas versões. A primeira, considerando que seu piso tenha um padrão amadeirado, usei um mdf com lâmina que imita um mármore bege:

ele fica alinhado com a janela, chegando até a porta, porém tem dois detalhes em frisos negativos, que como não apareceu na foto acima, tive que fazer outra imagem para conseguir te explicar:

O painel do meio segue a largura do painel da cama (208cm) por isso os laterais são levemente diferentes.

CASO o seu piso seja um porcelanato, sugiro mudar esse painel para um padrão amadeirado:

Estou sugerindo essa mudança de material para ter o aconchego do amadeirado. Ele tem o mesmo detalhe de friso negativo:

Parece bobeira esses detalhes, os marceneiros ODEIAM porque dá um trabaio laskado pra fazer… mas são eles que fazem uma caixa de pau se transformar em um painel elegante.

Ah! coloquei uma cortina de linho bem transparente branco com uma barra de 75cm de um linho bege médio…. outro detalhe que eleva a decoração e não encarece.

Qualquer dúvida deixa nos comentários que eu te respondo.

Fufulândia, por favor dêem suas opiniões!

Para ajudar/atrapalhar na ansiedade, espiem meu quadro do Trello:

#Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
26 comentários em “Tem Jeito Decor 73 – Ninho da Mariane”
  1. Maira08/06/20 • 11h47

    Amei as suas sugestões e não mudaria nada…só me tira uma dúvida por favor?
    A minha cama é exatamente o mesmo modelo que você desenhou, tamanho queem, gostaria de colocar um recamier e sempre vem a dúvida, ele tem que ser do tamanho da cama (largura), ou não tem um padrão?
    Obrigada e beijocas.

    • Tio Lelo08/06/20 • 15h14

      Hey Maira,
      Geralmente a gente coloca um modelo 10 ou 20 cm mais estreito que a cama, assim enrosca menos o dedinho na hora de dar a volta na cama.
      Beijo, obrigado por participar :*

  2. Jane08/06/20 • 11h58

    Adorei sua ideia! Fica chique isso, não?

    • Tio Lelo08/06/20 • 15h14

      Obrigado Jane,
      Eu achei bem elegante =)
      Beijão!

  3. Raquel B.08/06/20 • 14h19

    Ai meu coração!!! Minha hora tá chegando….

    O projeto ficou lindo demais, eu tava vendo o que ela mandou e pensando mas como vai caber um recamier ali ?! Hahahah tolinha eu !

    • Tio Lelo08/06/20 • 15h15

      Raquelzita, a gente faz uma lipo-escultura no armário e redistribui até caber o recamier, hehehehehe
      Beijok!

  4. Cássia08/06/20 • 17h21

    Lelo dá dicas de onde comprar recamiers e puffs. Preciso comprar um puff para a minha penteadeira e um para o hall de entrada do meu apartamento. Mas quando procuro na internet por puff, aparecem uns muito bregas ou simples. Está difícil kkkk

    Queria algo parecido com isso: https://br.pinterest.com/pin/706361522794813489/?nic_v1=1auZ9cixIuO5fEKVdAcmouQQ8VtQwY83Kgah3w60Mbh%2FH8Hfn3OBAz7OibUpmMbaFJ

    E isso: https://br.pinterest.com/pin/668292032194851159/?nic_v1=1aR3VkmKpFK2E9zpNnvs6gX%2FNy6hKDniYKIwdilsrxRIRbtgRLJ7c6cuDOA9l0Vc14

    Obrigada, beijo!

    • Tio Lelo09/06/20 • 09h23

      Hey Cassia!
      AMAY o recmier que vc escolheu, o puff eu já acho ele meio ala das baianas, toda escola tem.
      Esse tipo de peça tem que garimpar nas internet da vydah. A Westwing segue sendo uma opção com design diferenciado.
      Se você encontrar alguém que revenda a marca Escal os produtos deles são de aquecer o coração.
      Opção com preços mais amigos seriam a Mobly e a Etna, particularmente eu acho que a qualidade da Tok&Stok é muito aquém das que citei, mas o desenho do mobiliário (quase descartável) geralmente é mais agradável.
      Beijo!

  5. Natália08/06/20 • 18h21

    Noooossa… como faz diferença o olhar do profissional, né?
    Eu aqui, angustiada pensando em como fazer tudo se organizar e você vem com essa maravilhosidade em forma de projeto!!
    Adoro a coluna Lelo. Beijos carinhosos, de longe, por conta da pandemia!!

    • Tio Lelo09/06/20 • 09h26

      Saudades de um abraço de urso né Natália?
      hihihihihi
      Obrigado pelo carinho, beijão!

  6. Fany08/06/20 • 19h57

    Oi Lelo, amei esse projeto. Perfeito. Tira uma dúvida o armário do closet terá, em todo ele, portas . Se sim, qual o material que vc recomenda? Bjks

    • Tio Lelo09/06/20 • 09h36

      Olá Fany, turubó pelo érrejóta?
      Eu não pensei muito no closet, me atentei mais a parte do dormitório.
      Dependendo do orçamento do cliente a gente trabalha nas portas. Se for mais enxuto, portas em MDF, se tiver espaço usamos de giro. se for estreito, portas deslizantes. O que eu acho muito útil é aproveitar uma ou duas portas em espelho, numa posição que você consiga tomar distância para ver o lúquinho inteiro.
      As portas representam até 30% de um orçamento de armários então quando é possível, eu deixo sem.
      Beijok!

  7. Myla09/06/20 • 09h46

    Lelo, adorei suas sugestões!
    Eu adoro esses bites na marcenaria que os marceneiros não gostam, mas fica tudo bem lindo!!!
    Queria um quarto desse tamanho ahahahhaa

    • Tio Lelo09/06/20 • 10h06

      Seria um sonho um quarto desse tamanho, não é?
      Pra ter ideia, esse quarto é do tamanho do apto que postei aqui tempos atrás.
      #Espaçoso
      Beijoka-Myla!

  8. Mariane09/06/20 • 10h40

    Lelo, ameeeeiiiii sua sugestão!!!
    Nunca teria pensando em girar a cama!
    Ficou show, com muito espaço de closet!!
    Adorei os detalhes em boiserie e os frisos no painel da TV!
    Mil vezes obrigada!!!
    Um beijão!

    • Tio Lelo09/06/20 • 14h46

      Que bom que gostou Mariane!
      Super beijo e qq coisa me grita 😀

  9. Aline09/06/20 • 11h19

    Eu acho que o trabalho de arquitetos/designers deveria ser mais enaltecido. As pessoas falam que é coisa de rico e tal, mas olha as soluções que eles criam?!?
    Principalmente em espaços diminutos ter um projeto é fundamental

    • Tio Lelo09/06/20 • 14h47

      A Aline já chega ganhando um lugar no meu coração.
      Obrigado pelo carinho e por participar.
      Beijo!

    • Luiza20/06/20 • 11h51

      Conversei sobre isso ontem à noite com meu namorado, da importância do olhar profissional.
      Além de conseguirem aproveitar os espaços eles pensam em mínimos detalhes que nós, meros mortais, jamais pensaríamos!!!
      Precisam ser valorizados SIM!

  10. Thaís09/06/20 • 16h51

    Que projeto maravilhoso, Lelo! Parabéns! Amei a solução q vc encontrou. Eu AMOOO boiserie, se pudesse colocava na casa toda kkkk

    • Tio Lelo09/06/20 • 17h01

      Hey Thaís! Obrigado por ler a gente.
      Você viu o post sobre desenhos diferentes de boiserrie? Dá pra por na casa inteira sem medo e sem ficar repetido.
      Beijaum!

  11. Taina11/06/20 • 12h10

    Lelo, nao tem um projeto seu que nao surpreenda, impressionante!
    Olha a coincidencia, ha um tempo atras (quando ainda existia viagens e ferias), eu e marido ficamos em um Airbnb que tinha recamier azul (eu nao sabia o nome, chamamos de sofazinho) e desde entao fiquei pensando como achei lindo e chique. Ja sei qual sera minha proxima compra para a casa! hahahaha Adorei as ideias!

    • Tio Lelo12/06/20 • 09h31

      Bora incrementar o quarto Taina”
      Obrigado por ler a gente no Fufu.
      Atente-se para deixar um espaço para a roupa de cama passar entre a cama e o recamier, e sobrar pelo menos 50cm livre para passagem – como ele é baixinho não precisa deixar 80 que é o recomendado, mas menos de 50cm já começa a bater o dedinho.
      Beijão!