LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
16 jun 2019, 21 comentários

Mi casa, su casa – Mesa Posta

Olá Fufulândia!

Geralmente os assuntos que inspiram meus posts são dúvidas que vocês deeixam nos comentários ou coisas que acontecem no dia-dia do escritório. Essa semana foi um pouco diferente: Veio do Instagram.

Eu já sigo, puramente por gostar do tema, alguns perfis de louçaria (@casademineira), organização (@menina.organizada). Contudo o dia dos namorados exibiu uma explosão de pessoas investindo em um jantar íntimo, em casa mesmo e com esse comportamento muita gente se empenhou em arrumar a mesa de um jeito especial para a noite.

E eu, cancerianinho achei muito fofo… Porém, transtornado que sou, acabei percebendo muitos erros de composição de mesas, então pensei: Vamos falar dos itens (iniciais) para mesa posta e umas regrinhas de etiqueta?

Eu já fiz dois cursos (online) com a Juliana Santiago (@vidadecasada), uma mineira que fala tudo sobre etiqueta e como receber de forma adequada. Achei de grande valia então é um perfil que vale a pena seguir e caso tenha interesse conhecer os cursos. (Não é #publi, infelizmente, hahaha).

Não vou ficar aqui de falatório, cuspindo regras de etiqueta, mas temos que entender a composição formal completa para poder fazer a versão mais simples. Então cata essa ilustração do Vamos Receber:

Não abandone essa matéria. Vou ser o menos xiita possível. Essa composição – autoexplicativa – é uma mesa completíssima, super formal, com 4 cursos (entrada, prato, prato principal, sobremesa) couvert, lugar marcado…

E desejo que todos sejamos ricos o suficiente para oferecer isso para quem amamos, mas também que tenhamos um coração simples e que não façamos uma mesa tão imponente que oprima os convidados. Gosto de mesa com viadagem, gosto. Entretanto, numa versão mais moderna. Veja as mesas que me agradam:

Acredito que possamos nos esforçar um mínimo, para nos presentear com uma mesa caprichada:

E isso é um auto-puxão de orelha, porque eu não sei quantas vezes na vida eu comi direto na panela, sentado no sofá por pura preguiça de arrumar a mesa e me tratar como um humano.

Voltando aos stories do dia dos mozão,  que eu mais vi errado: Posição de talheres. Colher e faca sempre à direita e garfo sempre à esquerda. E o fio de corte da faca sempre virado para dentro, em direção ao prato. Também vi copos do lado erradíneo, os copos devem estar à direita, acima da faca.

Como aprendi no curso, a mesa comunica para o comenssal (quando da vyda eu imaginei usar esse termo: nunca) o que vem pela frente.

Se você se senta e tem: uma colher de sopa, uma faca de mesa e uma colher de sobremesa, já sabemos que teremos algo como sopa, creme ou consomé, um prato principal e uma sobremesa. Então é bem simples a partir do momento que aprendemos a disposição das coisas, a montar uma mesa simplificada, pois a mesa só vai ter os acessórios que vamos usar. Logo, o primeiro passo da mesa posta, é o cardápio.

Não se sintam intimidadas pelas mesas que vemos na internet. A maioria das fotos maravilhosas é pensada para vender produtos. Logo acima, na imagem que tem o bolo, os talheres estão ali só para preencher espaço e colocar desejo nas pessoas, porque para servir bolo, só de usaria UM garfo, e na foto temos dois garfos, uma faca e uma colher, sem contar que o prato que está ali é um prato raso, não de sobremesa e o sousplat continua na mesa… mas o sousplat deve sair depois do ultimo prato salgado… logo… tuderrado, é só para vender mais e mais produtos.

Agora vamos falar dos itens para iniciar seu acervo de mesa posta?

Primeiro de tudo temos que entender que toalha sempre será usada para eventos mais formais, ou em mesas grandes, largas onde a toalha vai preencher vazios e poderão ser admiradas. Toalhas mais naturais como linhos, algodões são indicadas para o dia, logo, reserve rendas, cetim e bordados para a noite.

Jogos americanos: em mesas formais e casuais, nos mais diferentes materiais, formatos e cores, especialmente em mesas mais estreitas.

Nunca, jamais, sob hipótese alguma, nem que a sua mãe mande, use toalha e jogo americano juntos. As vezes vemos toalha com um trilho por cima, porém é com função de adicionar cor.

Com o eu já defendi AQUI, sou a favor de você ter 2 jogos de jantar, que se complementem e dupliquem a sua capacidade de receber. A quantidade adequada para ter de pratos é a quantidade de lugares que tem disponível + 2 por exemplo, se na sua casa você tem uma mesa de 6 lugares, eu indico ter 8 pratos, quando algum quebrar você não fica com a mesa faltando um lugar. A ideia do post que linkei , se investir em 2 jogos é a dica que fará você ter diversidade.

Convenhamos que as arrumações que vemos tem louças especiais, limões sicilianos, arabescos azuis, abacaxis, borboletas… é infinita a variedade de louças já criadas, se falarmos das temáticas, como páscoa e natal então, danou-se. Mas como estamos tratando de um início de carreira, vamos ser sensatos e começar com louças brancas e vidros incolores. Uma verdadeira artista é a Priscila do Blog Anfitriã, que exalta sempre e me ensinou a versatilidade da louça branca e do vidro:

A partir do momento que temos esses itens, especialmente o branco é possível ir variando a decoração com jogos americanos, flores e guardanapos. É a “base” neutra que não necessariamente precisa mudar tão cedo.

Como vocês vão querer saber, eu gosto muito das opções de louças da Porto Brasil, e da Scalla. Não são exatamente baratas, contudo também estão anos luz de serem as mais caras. Algo que me agrada muito é que ambas marcas tem muitas coleções que tem o mesmo formato/tamanho com estampas diferentes, então são especialmente fáceis de misturar e deixar sua mesa posta com o dobro de lugares. Para não entupir vocês de fotos aqui, deixei nas marcas que sugeri o link direto para as linhas deles que eu acho mais versáteis, para quem quiser dar uma olhadinha.

Talheres… ah esses monstrinhos! Porque tão caros meu Senhor?

Os talheres que acredito que menos pessoas tiveram contato na vida, são os de peixe, a faca não tem fio, mas tem um desenho para partir o peixe delicadamente, e o garfo tem a covinha central mais longa… que deve ser só para a gente reconhecer ele mesmo, HAHAHA

Eu não vou dizer para vocês terem todo esse exército de talheres não. O mínimo de talheres que precisamos são:

Garfo, faca, colher de mesa; Garfo, faca colher de sobremesa e Colher de chá.

Descobri que na França mesmo que a sobremesa precise ser cortada, como um folhado por exemplo, JAMAIS se corta com faca. É sempre com a colher e o garfo. Então você me pergunta: Porque colocou na lista a faca de sobremesa?

SA-LA-DA!

Esquecemos que, caso façamos um prato de entrada e um principal separados precisaremos de duas facas e 2 garfos.

Infelizmente a maioria desses faqueiros gourmetizados da internet não oferecem as opções mínimas de dignidade. Então levem em consideração na hora de escolher a variedade que tem do modelo que te agrada. Eu optei por colocar na minha lista de casamento (imaginária) um super clean, para durar eternamente, o modelo Berna da Wolff.

Um adendo: Em mesas muito estreitas, menos de 90cm de largura, pode-se optar por deixar os talheres de sobremesa junto com os da refeição, lembrando sempre da ordem, de fora para dentro.

E chegamos aos copos. Inicialmente, eu diria para você comprar um copo de água/suco, e o que você tem costume de servir na sua casa. Seja cerveja, vinhos, espumante. Como essa ideia é inicial, tem que se adequar a sua rotina. E já vou dar a dica que de o copo de água ou suco é o primeiro item de “base” da nossa mesa posta, no qual vale a pena ir colorindo.

Guardanapos.

Há quem defenda com unhas e dentes que eles devem ser sempre de tecido, sou do time que acha que eles podem ser de papel, desde que sejam daqueles especiais, grandões, quase como os de tecido. A única referência que eu encontrei para mostrar aqui é a Relevo Guardanapos. De qualquer forma, os de tecido são lindos, trazem requinte para a mesa posta e pelo menos o branco eu defendo que você tenha.

Vamos recapitular rapidinho o que seria nosso básico, para isso vou simular para que tem mesa de 06 lugares.

01 Toalha de mesa;

06 jogos americanos;

08 pratos Rasos;

08 pratos Fundos;

08 pratos de sobremesa,

08 bowls de sopa/sobremesa;

08 xícaras de chá com píres;

08 xícaras de café com píres;

06 Garfos de mesa;

06 facas de mesa;

06 colheres de mesa;

06 garfos de sobremesa;

06 facas de sobremesa;

06 colheres de sobremesa;

06 colheres de chá;

06 copos de água/suco

06 taças do que você costuma servir… No meu caso seriam 06 de vinho branco, 06 de vinho tinto e 06 de espumante.

Então de básico, chega né? Se vocês quiserem, deixem nos comentários que eu sigo e falo dos sousplats, bandejas, suportes de talheres, porta guardanapos e todas as frescurinhas adicionais que amamos.

 

 

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
21 comentários em “Mi casa, su casa – Mesa Posta”
  1. Ana Luisa17/06/19 • 09h53

    Post muito útil, fácil de ler e entender e ainda vem desenhado rs!!! Amei, tio!!!!!

  2. JANE17/06/19 • 10h17

    Ameeeeeiii este post Lelo!!! Show!! Por favor fale do restante… sousplats, bandejas, suportes de talheres, porta guardanapos e todas essas frescuras de amamos!!

  3. Flavinha17/06/19 • 11h08

    Acho chique, gosto, mas a minha realidade de pessoa que mora sozinha não é essa hahaha Rola copo de requeijão mesmo.

  4. Mila17/06/19 • 12h24

    Acho lindo mesa posta… mas morrrrrooo de preguiça de fazer.
    Vou me esforçar 🙂

  5. Kelly17/06/19 • 13h00

    Adorei o post, Lelo! Amo arrumar a mesa quando recebo visitas e, pelo que vc mostrou, já sabia de várias coisas (todas aprendi da mamis hahah). Mas o que mais me limita é que minha mesa é redonda, para 4 pessoas bem sentadas (6 mais apertadas), aí nunca consigo usar jogo americano e sousplats… só na toalha de mesa mesmo :/
    No mais, podes complementar o post com as demais coisas que amamos hahahahaha

  6. Hallini17/06/19 • 14h08

    Vamos continuar a matéria sim!,queremos ter mesas lindas em casa, ainda que simples é tão lindo aos olhos, que dá até mais fome. 😉

  7. Carla Niehues17/06/19 • 14h31

    Adorei o post, amo esse tema e adoro montar uma mesa para receber, e olha que minha mesa é bem pequena e é só 4 lugares. Mas acho que da sua lista básica eu estou bem encaminhada. Posta mais sobre o assunto! Obrigada

  8. Cris Leite17/06/19 • 15h15

    Amo seus posts!!!!! Por favor, queremos detalhes…sousplats, porta guardanapos, se podemos misturar dourado com prata (rsrsr), se o guardanapo de papel tb coloca no colo kkkkkk Refine-nos tio Lelo!!!! Bjos e obrigada!!!

  9. Marcela Dohara17/06/19 • 15h32

    Xará, JURO que só consegui ver a diferença dos garfos qnd li o que tu escreveu! 😛
    Acho super elegante e essa onde de mesa-posta, mas no dia a dia não rola mais que o básico e se o básico for com carinho e limpinho (kkkk), tá valendo!
    Beijo! Tava sumida but i´m back!

  10. Cynthia17/06/19 • 15h46

    Oi Lelo,amei o post.Bem explicadinho.Deve continuar escrevendo sobre as frescurinhas.Amo.

  11. Monique17/06/19 • 19h02

    Oi, Lê-lo, por favor, continue com o tema! Sou uma apaixonada por mesa posta e vc citou no post minhas musas inspiradoras, dotadas de um bom gosto ímpar: Thais (Vamos Receber) e Priscilla (Anfitriã). Comecei com as louças da Porto Brasil, depois Tânia Bulhões, Royal Albert, PipStudio, Lenox, Bordallo Pinheiro… o céu é o limite para uma “louca por louças”!

  12. Monique17/06/19 • 19h04

    O corretor não me deixa escrever seu nome certo: Lelo!

  13. Priscila18/06/19 • 09h18

    Adorei o post!
    E com isso me veio o pedido: mesa e decor para casamento! Tenho pesquisado sobre o assunto, muitas coisas me incomodam profundamente (ou é tudo over ou muito com cara de DIY bem chulo…) e não consigo achar nada que me agrade
    Me ajuda ❤️

  14. Izabela18/06/19 • 12h04

    Nossa mas eu AMEI esse post!!! Adoro receber para o jantar e fico sempre inventando moda errada ahahha
    ate mesmo quando só estamos eu e meu marido eu coloco pra nós dois!

    Aqui em Bh eu sempre compro guardanapos de pano grande e com estampas bonitas no bazar Hudson! O preco lá é mara! E lá também é ótimo para comprar taças, copos e jarras #ficadica!

    Post favoritado para vida esse!!!!

  15. Iara19/06/19 • 12h20

    Obrigada por esse post bem descomplicado! Sou a favor de continuar falar mais dessas frescurinhas aplicadas a vida real. =)

  16. Andressa Sponton30/06/19 • 14h49

    Eu sigo a @mighu.decoracao e adoro as mesas que ela posta! Acho que voce pode curtir tambem!

  17. […] hoje vou seguir falando do buraco negro onde me joguei. Falamos inicialmente de mesa posta AQUI. E acabou que, um ano e pouco depois eu me tornei a pessoa que eu mais […]

  18. […] que ajudam não somente em dias de casa cheia mas também na organização do nosso lar. Já contei AQUI, que fui picado pela mesa posta e acreditem, um jantar com uma mesa montada da forma correta, por […]

  19. Vera Lúcia Alves Damasceno17/03/23 • 14h05

    essa faca de carne esta errada tem ser aquela de serrinha com ponta

    • Tio Lelo19/03/23 • 14h00

      Vera vc está certa, essa faca ali não parece de carne mesmo, pela posição e pelo tamanho, especialmente comparando com a sequencia de garfos, ela deve ser de uma faca de sobremesa.
      Vou me atentar mais quando selecionar imagens pros posts, obrigado.
      Beijão!

  20. Amercia22/12/23 • 13h37

    Simplesmente amei as dicas !!!!