Lifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
03 nov 2019, 20 comentários

Tem jeito decor 58- Mountain High

Olá Fufuland!

Hoje teremos trilha no post, porque é uma das minhas musgas preferidas, e tem tudo a ver com o projeto da Liliane, PLAY:

E se alguém foi assistir esse show, prfvr, não me conte porque essa é uma frustração do fã aqui. E se você foi no outro show, que também já acabou, não me conte either, frustração de fã [2]. #Gratidão

Liliane mandou o seguinte email:

“Lelo,
Adoro seu jeito bem humorado e fico aguardando suas dicas de decoração.
Help-me!! Construímos uma casa nas montanhas capixabas com pretensão de vender, mas vamos curtir-lá um pouco antes.
Uma casa nas montanhas é um sonho, mas só conseguimos por causa de um investimento anterior, não teríamos condições financeiras para tanto. Assim, tudo que colocamos lá é com muito suor.
Vamos lá:

A sala e a cozinha são integradas, o pé direito é alto, a sala por enquanto só tem um jogo de sofá de madeira que compramos usados e mandei acertar o estofado.


A ideia era deixar a tv na parede de frente da entrada, mas tô achando que esse jogo de sofá ocupa muito espaço, colocar uma mesa de jantar e uma bancada separando a cozinha ou apenas uma mesa entre a cozinha e a sala? a parte da cozinha sem pintar vai ser revestida.


Se fizer dois ambientes sala de estar e jantar preciso colocar dois lustres?  A sala estar/jantar tem uns 25 m2.

Lelo, tá um quadro em branco, mas tô com dificuldades de achar um jeito. Segue a planta, se puder explicar como usar cortinas pq as janelas são baixas e o pé direito é alto.

Também fique a vontade para sugerir uma cor ou detalhe para a fachada da casa, ainda vamos pintar.
A casa é muito gostosa passamos o final de semana lá, primeira vez, ainda tá meio acampamento, já que falta muita coisa,mas meus filhos adoraram.

Se soubesse que vc existia de verdade tinha tirado mais fotos, ainda temos que ajeitar o quintal, tá com resto de obra, mas aos poucos vai tomando cara de lar. 
Já ansiosa pelo meu tem jeito.
Obrigada
!”

Liliane, que casa incrível! Tem muito potencial, como você disse, uma tela em branco. Acabei fazendo dois estudos um pouco diferentes, porque o layout que vocês pensam, inclusive já deixaram os pontos preparados para isso, talvez não seja o mais acertivo para enaltecer a grandiosidade dessa casa. Pega o chocolate quente e #VEMKOTIO!

Nessa primeira versão eu fiz uma proposta com um pequeno hall de entrada, com as duas poltronas que já foram adquiridas, uma mesinha que serve de apoio para trabalhar rapidinho num notebook, fofocar com uma amiga, fazer uma ligação pra família e com certeza, contemplar a vista. Logo atrás posicionei um sofázão (250×105) de frente para a televisão – afinal, não vai ser numa casa que é um refúgio que vamos deixar de assistir as séries, filmes e campeonatos sem estarmos jogados confortavelmente. Essa disposição está seguindo os pontos elétricos que vi nas fotos.

Fiz uma cozinha bem de casa de fazenda, super funcional e com um mesão (180×90) para a família toda.

Confesso que nessa versão me preocupei mais com os custos. Então incluí um painel até a altura da passagem para o corredor, e para cima, um papel de parede com textura de linho, para ficar aconchegante e criar uma área de interesse, um lustre sobre a mesa de jantar um tapete no hall de entrada. Aquele relógio é para esconder o quadro de luz 🙂 mas também é muito útil ter um relógio, especialmente na cozinha.

No caminho para o setor íntimo, três espelhos refletem a luz e trazem aquele brilho e glamour que precisamos para deixar os ambientes mais interessantes. O mobiliário da cozinha eu alinhei com a altura das portas, e utilizei um revestimento tipo tijolinho branco, pra dar uma iluminada naquele canto. Também sugeri todos os balcões inferiores em um acabamento amadeirado, conversando com o home e trazendo um conforto psicológico, e a torre e os módulos superiores, em um tom de cinza ou bege clarinho, fugindo do branco para não “apagar” o estrelismo do tijolinho. Usei um cooktop, mas é perfeitamente possível manter seu fogão, apenas te peço que quando fizer o mobiliário mova o botijão para fora por questões de segurança, especialmente em um imóvel que terá uso esparço. (Aliás, já pensou em colocar no Air B n B?) Bom mesmo seria investir em um cooktop de indução, muito mais seguro.

Agora vamos falar do pé direito duplo.

Não haverá possibilidade de você fugir de mega cortinas não. SE as esquadrias tivessem espaço para embutir uma rolôzinha, até seria possível disfarçar, entretanto usar uma cortina baixa com pé direito duplo é o cúmulo da feiúra (e da economia porca).

O resultado é um “achatamento” do principal diferencial da construção. então em algum ponto, essa escala grandiosa precisa ser celebrada. As cortinas fazem isso muito bem, e nesse caso utilizei duas pinturas exageradas (160×160 cada) pra causar aquele sirico-tico de inveja na sogra.

Agora a segunda versão.

Novamente fiz um mix de coisas que você sonhou com o que eu acho que funcionaria melhor. Neste outro layout, temos uma mesa generosa com diâmetro de 160cm e pé central, assim acomodamos seis pessoas confortavelmente. Girei o home para a porção entre as janelas, fugindo de reflexos, dando oportunidade de que quem estiver cozinhando consiga espiar a tela mais facilmente e mantendo a mesma proposta de lareira (já explico, guentae) uma das poltronas vintage que você tem e mesas de apoio.

Como eu falei antes, pé direito duplo precisa ser jogado (sem dó) na cara da sociedade, tem que levar as coisas até lá em cima pra pessoa chegar e Pá! Ser obrigado a erguer o queixo procurando NAONDGEE que isso acaba. Lustre também somente vejo necessidade sobre a mesa (gosto de deixar a 190cm do chão, mas depende de onde sai a luz propriamente).

Não sei como foi a assessoria que foi contratada contudo, na Nest quando trabalhamos com vãos altos raramente exploramos luzes no teto. É muito mais glamouroso usar arandelas, luminárias de coluna e outros recursos. E mais um ponto a se pensar é a manutenção. Em um ambiente com altura acima de 300cm precisamos (quase sempre) alugar um andaime pra trocar uma lâmpada, que dizer: Ninguém troca, vai ficando uma favela trevosa até que queima tudo e fazemos um aluguel só pra trocar todas.

Aqui, mantive os acabamentos da cozinha, porém já inclui um tijolinho bege, e fiz uma brincadeira com um tom azul “anoiteceu” acima do mobiliário da cozinha. Isso com uma barra iluminando de baixo pra cima ficaria deslumbrante e o custo e baixíssimo.

Você não bebeu todos os drinks bonitos com ácudo hialurônico da festa da Cony, tem quatro quadros ali sim. Quatro generosos quadros (140×140) que para terem um custo amygo, podem ser uma imagem comprada da internet e impressa em canvas, ou então comprar as 4 telas em branco e seguir algum tutorial youtubístico para deixar esse paredão deslumbrante. Esse painel na parede “fecha” o ambiente da sala de um jeito bilionário, e é só um revestimento coladinho na parede mesmo. Pode fazer com chapa de 15mm e o negativo tem 9mm (esse detalhe está alinhado com a porta/janelas – esses detalhes fazem a diferença):

Na primeira versão “escondi” a coluna atrás da cortina, nessa tirei proveito dela para afastar o painel e passar a fiação do televisor. É uma proposta mais poderna, onde o aparelho fica deslocado no painel, centralizado com o sofá, resultando em menos material e mais leveza (apesar de ir até o teto).

A lareira em questão, é uma lareira ecológica, alimentada por álcool de cereais, que exige um vão livre de 60cm de altura para não queimar o que tem acima dele. Sempre fazemos um grande nicho em pedra, assim tudo fica mais seguro. Um litro de álcool de cereais proporciona até 6 horas de calorzin.

Nessa segunda cozinha, a única diferença é que tirei um gaveteiro da ponta e segui com uma bancada:

Atente-se que eu fiz uma bancada “média” pois se ela fosse baixa (que segue altura de mesa 73-78cm) ia ficar parecendo um canto de castigo, visto que tem uma mesa do lado. Se fosse alta (105-110cm), formaria um “dente” nada elegante no mobiliário. então apenas “apoiei” essa chapa vindo da pedra que você já tem e descendo na lateral formando um pé. Para essa bancada, que deve ficar entre 95 e 97cm você precisa de banquetas com assento próximos de 60cm, que não são muito comuns por terra brasilis.

Particularmente não gosto da bancada ali. Preciso o fluxo solto. Aliás fiz ela um pouco menor do que a proposta da sua planta, deixei com 210×40. fica mais concisa e ainda totalmene funcional.

Para quem gosta de medidas: uma medida de largura mínima para bancada de lanches é 60cm por pessoa. E a profundidade para servir é 35cm, então 230x50cm tem sobras desnecessárias. Só espreme a passagem e não permite que outra pessoa sente de frente.

Não tenho informação nenhuma sobre a sua fachada, e nosso combinado aqui é um ambiente por pessoa 😉

PORÉM, fuja do comum, “camufle” a casa com os tons mais escuros e revestimentos amadeirados, fica elegantérrimo.

Desculpe a demora Lili. Acabei me atrasando (9 horinhas para fazer esse post- jantei pipoca aqui na frente do computadô.)

Fufu-delícias, ajudem com mais ideias nos comentários.

#Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
20 comentários em “Tem jeito decor 58- Mountain High”
  1. Sam04/11/19 • 06h27

    Lelo provando que o bom gosto não precisa de um orçamento ilimitado! Gostei das duas versões, mas torço para que a Liliane consiga se capitalizar e realizar a segunda, inclusive com os quadros “matasogra” pois ficou DEMAIS! Só senti falta da lareira tradicional pois numa casa de campo sempre tem galhinhos secos pelo pátio e é tão gostoso ficar em frente à lareira queimando tudo (inclusive as contas ;D ) Lelo, não posso deixar de mencionar que gosto muito quando você dá dicas de como realizar as modificações propostas de uma forma mais econômica pois essa é a realidade de inúmeras de nós.

    • Tio Lelo04/11/19 • 13h02

      Hey Sam, muito obrigado pelo carinho.
      A lareira “convencional” de galhos, é muito mais romântica… tem o “cheirinho” conforme a madeira que colocamos tem muito charme. Porém ela exige uma chaminé – bem feita – para que a fumaça não retorne sujando e intoxicando os humanos. Já a ecológica não produz fumaça e pode ser colocada em qualquer lugar.
      Sabe que lá no começo da carreira, deslumbrado pois acabei entrando direto numa loja que trabalhava com o nicho de mercado de luxo, percebi que é maravilhoso trabalhar com orçamentos gigantes. Sofá de 50 mil, cozinha de 100 mil, lustre de 15 mil… Mas tudo isso não me aprimorava. Não tinha desafio.
      Aí uma vez a arquiteta responsável pela loja me disse: O bom profissional faz que o projeto seja lindo com o orçamento pequeno. Com o grande qualquer um faz.
      E outra coisa, EU mesmo não sou consumo (muito) mercado de luxo. Tenho minhas frescuragens (Alô Le Creuset, KitchenAid!) Porém no dia-dia, é marmita no almoço, lavar o carro 1 vez por mês, planilha de entrada e saída. HAHAHAH
      Obrigado por participar e ler o Fufu, super beijo!

  2. Liliane04/11/19 • 10h09

    Como dizemos por aqui: você pocou!!!, na verdade você poca sempre!:):)

    Que incrível!!! Amei demais, muito obrigada! Sei que na sua profissão acaba sendo um pouco psicólogo, mas fiquei encantada como você me conhece com apenas uma troca de email, parabéns pela sensibilidade, que Deus continue abençoando e aperfeiçoando seu dom.

    Gostei mais da segunda versão, só não entendi muito bem a questão da lareira, é um nicho de pedra? ela tá dentro do nicho ou abaixo da TV?
    As cortinas como leitora fufu e Lelo já sabia que não poderiam ser funkeiras nem para cima e nem para baixo, como leio a aquele post, já perdi as contas das vezes que venho aqui dá uma pesquisada nele.

    Os quadros quero iguais, rsrsrsrs onde eu acho?

    Mais uma vez obrigada! E gente Lelo existe, responde e-mail, vamos deixar as casas tbm chiques que só.

    • Tio Lelo04/11/19 • 13h25

      Hey Lili, que bom que você gostou 🙂
      Muito obrigado pelo carinho.
      A lareira fica embutida pertinho do chão, dentro do nicho de pedra, vou incluir uma foto aqui no post para ajudar a visualizar melhor. E o painel que esconde fiação é mais estreito, e começa pra cima do nicho. Hoje en dia com as tvs espertinhas, só precisamos de uma tomada mesmo, já não tem um monte de aparelhos e cabos…
      Para as cortinas você pode usar algo bem levinho, como os voil da Bess Tecidos, que tem um custo excelente.
      Os quadros eu roubei no pinterest, HAHAHAHA e também achei maravilhosos. Na verdade é a mesma imagem repetida quatro vezes.
      Se tiver alguma dúvida a mais, me grita.
      Beijo!

  3. Fany Lajter04/11/19 • 13h21

    Lelo, arrasou como sempre! Gostei dos dois projetos mas, o segundo é show. E esses quadros matasogra, divinos! Bjks

    • Tio Lelo04/11/19 • 13h26

      Hey Fany!
      Vou comprar um desse quadro, ver se resolvo meus problemas, HAAHAHAHAH
      Mega beijo, obrigado por estar aqui com a gente.
      :*

  4. IZABELA04/11/19 • 15h47

    Socorro! Amei TUDO!!!
    a unica coisa que eu trocaria é que eu faria o topo do balcão da cozinha, nessa parte dos banquinhos mais altos, de madeira rustica, tipo a que a Cony tem na casa dela. Acho lindo, da mata, e adoro o contraste com as partes mais modernas!

    • Tio Lelo04/11/19 • 16h05

      Hey Iza!
      Seria uma boa opção.
      Obrigado por ler a gente e participar, beijo!

  5. Ana Paula05/11/19 • 08h18

    Parabéns Lelo! Amei as duas propostas, mas a segunda ganhou meu coração.
    É muito legal perceber que lendo seu post dá pra entender a forma que você pensou para fazer o projeto e o porquê de cada coisa. Assim fica muito mais fácil de pegar as dicas e replicar nos nossos cantinhos. Um dia ainda mando meu projeto pra você. Beijos!

    • Tio Lelo05/11/19 • 10h24

      Olááááa Ana Aluap! (Você já brincou disso?)
      Obrigado por ler o Fufu e por estar aqui, participando com seu comentário.
      Tento comunicar o máximo possível, ao contrário de alguns colegas que acreditam que “distribuir informações” causa perda de trabalho entendo que ao receber tanto carinho de vocês, fechar tantos projetos com as Fufus que me conhecem aqui que explicar como é a linha de pensamento só engrandece a todos.
      Super beijo!
      :*

  6. Jane05/11/19 • 16h49

    Lelo, amei a segunda versão!!! Espero que ela consiga fazer assim, ficaria incrível!!!
    Sempre leio seus posts (ufa!) e me salvei de uma treta grande: iria colocar spots na escada. Imagina, o pé direito é de 6,40 m e iria virar a favela trevosa rapidinho kkkkkk
    Obrigada por seus post incríveis!

    • Tio Lelo05/11/19 • 18h59

      Alô Jane! Que bom que teve tempo de fugir do look gótico-assalariado na escada HAHAAHAHAH.
      Eu gosto de parte da 2 e parte da 1… para mim seria um híbrido, HAHAHAHA
      Obrigado por ler a gente, beijón!
      :*

  7. Manoela Alves06/11/19 • 09h50

    Esse homem é um arraso, não é possível!!! Que cara maravilhoso, que mente brilhante. hahahhaha
    Bem brega o elogio, Lelo mas, eu fico chocada com as transformações dos ambiente.

    Lelo, quando construir minha casa vc vai organizar todos os ambientes. hahaha Já avisei ao namorado e disse logo, prepara o bolso pq nós vamos trazer ele do Brasil sim e ele vai decorar todos os ambientes SIMMMM!!!!!

    • Tio Lelo06/11/19 • 12h15

      Eike delícia Manoela!
      Óia, eu durmo no sofá, tá? Como pouco (mentira)
      Falando sério, só preciso mesmo é de chuveiro quente.
      Fazemos projetos a distância, agora mesmo estamos fazendo um para Londres de uma Fufu que mora por lá
      🙂
      Obrigado pelo carinho :*

  8. Juliana06/11/19 • 16h27

    Amei as duas opções, lindíssimas! Acho que precisaria de 2 casas no campo rs

    • Tio Lelo06/11/19 • 16h46

      Gosto de como vc pensa Juliana,
      MIM CONTRATE pras duas! hahahaha
      Obrigado por comemntar 🙂
      Bêxo!

  9. Cayssa P Marcondes08/11/19 • 09h26

    Meu Jesus amado Lelo, ficou perfeito!!! Estou simplesmente apaixonada! Quero morar aí.
    A primeira opção ficou um charme, mas com a segunda fiquei sem palavras! Um sonho de casa! Acho que ela não vai ter coragem de vender essa casa não.. rsrs
    Parabéns!!

    • Tio Lelo09/11/19 • 12h15

      Então Cayssa… Será que ela não aproveita a casa tbm num Air BnB ?
      As vezes nem vende… faz um dinheirin e continua pordendo aproveitar a casa AND com o patrimônio também.
      Beijão!

  10. Camila08/11/19 • 10h37

    Amei o jogo de sofá da leitora, minha madrinha, que mora no interior do estado de Goiás, tem um igualzinho, é tão acolhedor. É uma herança!

    • Tio Lelo09/11/19 • 12h14

      O jogo é lindo mesmo Camila 🙂
      Obrigado por ler o Fufu, beijo!