24
Jan 2016
Mi casa, su casa – Chevron, listras, pois, pied, vitrais e xadrez.
Mi Casa Su Casa

Olá amigas Fufus!

A vida já está quase nos eixos. E eu já estou conseguindo organizar minha agenda pra cuidar bem de vocês.

Eu já declarei aqui, quando falamos de paredes, o meu desamor por paredes brancas. Hoje eu gostaria de mostrar opções, não necessariamente na parede, mas principalmente na parede, de enriquecer a decoração do seu ninho. Então destitua-se de preconceitos e desejos de brancura e #vemkotio !

E hoje eu vou sim, fazer aquela super ligação entre a muóda e a decoração.

Chevron!

Chevron, nada mais é que “espinha de peixe” en français mes amies. Ele aparece aqui por primeiro porque eu resolvi que ia fazer em ordem alfabética. E porque é um dos meus queridinhos. Tanto que eu tenho esse papel de parede no meu ateliê:

chevron atelie

Geralmente o, também conhecido como herringbone, é em duas cores, mas eu você e todos que andam por aqui e que se ligam no mundo fashion, sabemos que a Missoni AMA e glorificou de pé essa estampa com mistura de várias cores:

missoni-decor5

O fato é que esse padrão apareceu aqui em terras tupinikins faz pouco tempo, por volta de 2010, mas… Eu preciso dizer que já em 2008 eu li uma matéria de um blog americano pedindo para os decoradores de lá pararem de usar esse padrão.

A verdade é que na moda em 2003 nosso querido John Galliano – a vera verão versão importada – já arrasou as passarelas com essa estampa.

chevron

Então eu que gosto entendo que tem que ser bem dosado. Porque cautela e caldo de galinha demais também fazem mal. Mas vejam que o efeito eleva qualquer ambiente:

320451-320452-stripes-only-500x666

E se você tem medo de parede decorada, também vale investir em pecas com esse desenho.

chevron-1

Tapetes estampados trazem movimento e interesse aos cômodos.

6b772b8ffa5de7b4f975cb9da31e9847

Viu que um detalhe assim dá uma animada?

Vamos seguir para…

Listras!

Tão amadas por aqui, especialmente as navy são prediletas da Madamoiselle Fufu, vulgo: Cony.

A Dior arrasa em qualquer estampa, mas esse listrado é algo tão simples e tão excitante que não pudo deixá-lo fora:

style.com_-579x8701

As listras tem um efeito ótico. Tanto em peças de vestuário quanto em decoração. Se a altura do cômodo for pouca, podemos causar ilusão de amplitude usando listras na vertical (de pé, porque ngm é obrigado a saber e eu sempre me atrapalho) e quando o ambiente é pequeno, listras horizontais (deitadinhas) dão a impressão de que estamos em um lugar mais profundo e, consequentemente, maior.

Ambientes com listras são clássicos, e um bom pintor pode fazer por uma pequena diferença no valor da pintura lisa.

cool-bedroom-ideas-headboard-wall-decor--stripes6

Listras simétricas (com a mesma largura) criam uma atmosfera mais séria e tradicional, listras de diferentes espessuras são mais modernas e divertidas.

decorac3a7c3a3o-quarto-de-bebc3aa-listras Decorating-With-Stripes-Barcoding2

Não necessariamente pintora, papel de parede trazem listras pra decoração. Painéis e até mesmo a paginação do piso também criam desenhos na decoração.

stylish-and-cozy-wooden-bathroom-designs-2

Agora vejamos detalhes de decoração com listras:

stripe-rug  teal-stripes-interior

images (2)

Pois!

Pronuncia-se: [poás] e significa bolinha! Mas tio, porque não chama logo de bolinha? Que viadagem! Então, eu queria o Chevron primeiro. É a licença poética do autor. #mingula

defile-dior-homme-pois-automne-hiver-2014-2015_4688462

Bolinhas na coleção dos homens da Dior. Se eles podem, a sua casa também quer!

Bolinhas chegaram recentemente ao Brazeeeeel e eu adoro! Mega jovens e divertidas trazem uma fantasia única para as paredes. Eu que nunca usei entorpecentes fico pirando e montando desenhos ao ligar os pontos.

Se você gosta das bolinhas mas não é essa pessoa super descolada, acredite, dê-se esse presente no seu home office, ou no closet. Não tem nenhum dos dois? Al-mo-fa-das!

decoracao-bolinhas-003 decoracao-bolinhas-riscas-preto-branco Decoração-Vintage-com-Estampas-de-Bolinhas-Poá-14

Incrível né? Um pouco vintage, mas super atual nas tendências. Vamos descer das paredes e ir pra decoração:

DECORACAO-FACA-VOCE-MESMA-CORTINA-QUARTO-INFANTIL-QUARTO-MENINA

Tá com um certo receio mas tá animada? DIY : Papel contact, tesoura e aquele cartão de crédito que já te levou à falência para esticar e evitar bolhas de ar.

moda_decoracao_adesivos_bolinha

tumblr_inline_ngs2xd17Ij1secpug

Tem uma versão ainda mais fácil, tinta de carimbo e uma batata.

download

Tá, serve pra várias formas, não só pras pois!

Pied!

Talvez a mais icônica das padronagens que estamos vendo aqui hoje o “Pied” significa “pegada” e existe duas versões famosas, a Pied-de-poule e a pied-de-coq. Agradeço aqui a Catherine pela imagem SUPER educativa:

pied-de-poule-coq

Sim! Pegada de galinha e pegada de galo. Já me vejo oferecendo no futuro pra alguém que eu seja obrigado a presentear um lençinho de pied-de-algum-deles, com um adorável cartão:

“Queriiiiiiiiiiiiiiiiiida/o, tão clássico, achei peculiar e escolhi pra você.”

Brincadeiras à parte eu não sei se eu tenho alguma fixação com o preto e branco, mas eu também me sinto atraído por esse padrão. E no design de interiores ele me transmite aconchego, riqueza e refinamento.

blog12 dcoracao.com_decoracao_2015_estampas13 lavabo-apartamento-Thoni-Litsz-01

Quem tem labirintite vai ter que usar viseira de cavalo pra andar pela sua casa, mas tem gente que merece.

Então se você é da raça fufu-menus-loucus, vejamos umas peças lindas com esse desenho:

pied-de-poule-03

Aí, vocês que estão me lendo ficam intrigados… será mesmo que esse biruta sabe dizer o que é moda? o que é bonito?

Pra vocês eu deixo uma imagem lacradora como resposta:

pied-de-poule-coco-chanel

Tá bom meu bem? Depois dessa eu vou pra próxima.

Vitrais!

Eu não sabia exatamente o nome deste desenho, e eu não concordo. MAS ninguém me nomeou o batizador de nome de estampas do mundo, então a gente aceita que dói menos. Pra mim são desenhos tradicionais de correntes. Na moda, a Celine usa muito, e um dos ícones deles são as bolsas que eu acho lindas.

bolsa

Eu aprendi na série “Jane by design” que uma bolsa deve indicar não quem você é, mas quem você será. Eu teria uma bolsa de camelô, porque se eu não acabar com esse meu vício pela Lush, eu vou entrar em falência pessoal.

Enfim, muito comum em papel de parede, pela dificuldade de se “pintar” uma trama tão complexa, também ganhou mercado têxtil e as tapeçarias.

Aesthetic-Home-Office-Traditional-design-ideas-for-Silver-And-Gold-Wallpaper-Decor-Ideas Contemporary-liing-room-wallpaper-decor-ideas decor-pattern-wallpaper

Eu sofro pra escolher entre esses viu. Gosto de todos e por mais complexos que eles parecam ser, eles permitem a exibição de quadros sobre eles, embelezam o mobiliário que o circundam… São coisas lindas de Deus!

 

Delightful-Bedroom-Transitional-design-ideas-for-Silver-Foil-Wallpaper-Image-Gallery Fair-Bathroom-Midcentury-design-ideas-for-Silver-Foil-Wallpaper-Image-Gallery Glitter-Wallpaper-Plaid-Flocking-Non-woven-Modern-Chinese-Style-Designer-Wall-Paper-for-Bedroom-Home-Decor

Pra decorar com esses motivos lindos, muitas almofadas, cobre leito, e tapetes. Além das louças que também começaram a se atrever nas estampas.

il_fullxfull.259307985 il_fullxfull.665276177_ra08

living-room-3 Living-Room-Rugs-Modern-Contemporary-Design-Ideas

Rá! Será que alguém sobreviveu até aqui? Então vamos falar do…

Xadrez!

Tradicionalíssima, se reinventando a cada coleção e sempre belíssima. Eu não tenho como discordar.

tartan24

Existe um submundo do xadrez, e eu não to falando dos campeonatos de jogo de tabuleiro.

c3

Na Escócia antiga, cada família tinha seu próprio desenho de tartâ e eles sabiam quão rico o outro era só dando uma espiada no saiote kilt alheio. É tipo a gente quando tá de jeans da Hering e vê uma etiqueta da Diesel.

image

O xadrez é mais complexo de se usar numa parede, mas não é impossível, quando falei dos quartos de mini humanos eu até exemplifiquei com um quartinho que tinha ele na parede.

10m-Roll-font-b-Wallpaper-b-font-British-Style-font-b-Wallpaper-b-font-font-b 5069ed9bfb04d60a6100088a._w.1500_s.fit_ dec-hode-tartan1-435 estilos-de-decoracao-xadrez6

Na decoração, toalhas, almofadas, jogos americanos são ótimos itens para inserir o xadrez com parcimônia em casa.

Aqui no Brasil associamos o xadrez as festas de são João, entretanto, vamos exibir até mesmo isso que é parte da nossa cultura tão rica e bonita.

Cansaram?

Eu vou ficando por aqui, e como vocês sabem estou sempre no Snapchap e no instagram reclamando de alguma coisa. A patroa também está sempre lá arrasando na beleza e nas dicas. Segue a gente: Futilish e Tiolelofoz são nossos usuário em ambas as redes.

assilelo

 

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

35 Comentários
  1. #1
    Carol
    25.01.2016 - 00:41

    Por favor, se possível faça um post com dicas para para suporte de tv, todos são estilo hotel com aquela Madeira/mdf atrás, já pesquisei na net e não vejo algo diferente pra colocar a tv na parede, será que existe ?! Obrigada!!!

    • #2
      Tio Lelo
      26.01.2016 - 20:51

      Oi Carol!

      Uma ótima ideia viu! Vou preparar, beijo!

  2. #3
    Lais
    25.01.2016 - 01:32

    Oi Lelo, estou com um problema típico da classe média: corredor estreito. Para dar uma sensação de amplitude pensei em colocar papel de parede nesse corredor. A princípio pensei e em um papel de parede com listras, mas qual? Horizontal ou Vertical? Agora vendo esse post vejo que um papel de parede com estampa de chevron Seja bom também. O que você acha?

    Feliz de ter você de volta!

    • #4
      Tio Lelo
      26.01.2016 - 21:13

      Oi Lais,

      Se o teu corredor tem anorexia, listras horizontais podem ser perigosas, as verticais podem deixar ele mais proporcional… mas EU faria o seguinte:
      De um lado forraria de espelho, no fundo uma cor clara, ou listras horizontais largas… e mantém o outro lado em uma cor clara e com poucos itens.

      Beijo!

  3. #5
    Naira
    25.01.2016 - 08:32

    Leloooooo. Preciso de uma ajuda. rsrs

    Nossa cultura brasuka é de quartos com armários embutidos para dar um “ar” clean e de riqueza. Como ter um quarto (ou outro cômodo) com aparência rycah quando não há orçamento?
    Vejo (no pinterest, rsrs) que os ambientes americados dificilmente possuem peças embutidas (a não ser nas cozinhas), mas como a mobília de lá é muito diferente, nem consigo me inspirar…
    Tava quase pensando em fazer um “puxadinho” no meu armário para torná-lo embutido. hahahahaha Será que isso existe?

    Obrigadaaaaaaa =)

    • #6
      Tio Lelo
      26.01.2016 - 21:24

      Oie Naria!
      Então… vamos por partes… Nos EUA eles praticamente não usam guarda roupa, pois o comum é terem um closet que é bada mais que um “buraco” com uma porta igual a porta do cômodo mesmo, que muitas vezes você nem consegue entrar, só abre, enfia a mão e pega as coisas.
      Então o “guarda roupa” igual nós temos, não é lá muito comum.. agora, me explica melhor esse puxadinho, porque eu fiquei com um pouco de medo.

      Beijo!

  4. #7
    Giselle
    25.01.2016 - 10:08

    Ameei saber que a estampa que quero para um tapete se chama vitral. Nos programas de TV dos Estados Unidos vejo muito aquela estampa do papel de parede da cabeceira da cama, acho linda! Quero um tapete assim pra minha casa. Bjss

    • #8
      Tio Lelo
      26.01.2016 - 21:35

      Oi Giselle!

      Eu também adoro! acho que dão um movimento lindo no ambiente.

      Beijo!

  5. #9
    25.01.2016 - 10:35

    Lelo, amey o post!!!
    Tb tenho pavor de paredes brancas. Com certeza alguma peça da minha casa (que está sendo reformada) será com esse tipo de decoração.
    Vc arrasa.
    Beijos

    • #10
      Tio Lelo
      28.01.2016 - 17:55

      Oi Rê!

      Que bom que gostou!

      Manda foto da parede nova hein! #tamojunto contra a parede oprimida.

      Beijo!

  6. #11
    Viviane
    25.01.2016 - 11:05

    Querido, amo seus posts! E quando virá a quarta e última parte sobre estilos na decoração? Diz que terá o estilo escandinavo, por favor. rss

    • #12
      Tio Lelo
      28.01.2016 - 17:57

      Oi Vivi!

      I saved the best for the last.
      É o meu queridinho… apesar das paredes brancas. Já já ele vem.

      Beijo!

  7. #13
    Deise
    25.01.2016 - 11:36

    Amei as bolinhas. Tenho uma parte da parede onde fica o computador com bolinhas coloridas. Nem sabia da tendência.
    O gatão preto também é maravilhosooooo.
    bjs

    • #14
      Tio Lelo
      28.01.2016 - 18:00

      Hey Deise!

      Bolinhas são muitos divertidas!
      Bom quando a gente é trend sem fazer força!

      Beijo!

  8. #15
    Alexandra
    25.01.2016 - 12:50

    Oi!
    Chevron… Taí um que eu fui percebendo aos poucos, de vez em quando via em alguma dica ou foto em blog ou site. No começo não gostei nem um pouco, ainda mais daquele amarelo e cinza… Foi passando o tempo, os olhos foram se acostumando… Agora desejo loucamente uma parede assim na minha nova casa! hahaha
    Vou casar e estamos reformando a casa ainda, mas já estou sonhando com a decoração <3
    Gosto das outras estampas apresentadas, mas acho que eu tenho TOC, só pode… listras eu fico medindo se todas são da mesma largura, se tiver uma fora do padrão enlouqueço, calculo quantos centímetros de diferença para ficar igual… pois eu sei que ficaria ligando pontos e imaginando formas… Enfim, só de olhar já sei que algumas estampas me enlouqueceriam se tivesse que olhar para elas todo dia…
    Me agradaram, mas passo a sessão de loucura diária hahaha
    Mas ainda hei de ter uma parede chevron!

    Beijos <3<3<3

    *amo seus posts, suas dicas e seu bom humor. Não comentei antes, mas leio todos (fiz uma retrospectiva e li desde o seu primeiro post aqui rs)

    • #16
      Isabella
      26.01.2016 - 10:31

      Sou dessas kkk
      Só de ver de longe já ia reparar se estava certa ou não. Uns amigos criaram coragem e pintaram uma das paredes da copa com a estampa chevron (baseado no passo-a-passo do Homens da Casa, site maravilhoso pra quem curte meter a mão na massa pra decorar).
      A deles ficou perfeita pq eles têm talento. Eu, só se for um papel de parede minimamente escolhido.

      • #17
        Tio Lelo
        28.01.2016 - 18:05

        Oi Isabella,

        O meu é papel de parede, beeeeeem mais fácil =D

        BEijo!

    • #18
      Tio Lelo
      28.01.2016 - 18:03

      Oi Alexandra!
      Que bom que tem mais alguém pra sofrer comigo…
      eu também tenho certo “problema” com as coisas bem certinhas e tal.

      Não é só você não.

      Obrigado pelo carinho, por ler a gente. Beijao!

  9. #19
    Cibele Porto
    25.01.2016 - 12:51

    Nossa, que post!
    amei as ideias. Fica dificil escolher uma estampa, dentre tantas opções lindas.

    Só acho estranho dizer que a estampa de bolinha chegou recentemente ao Brasil. Eu acho que estampa de bolinha é a primeira estampa da vida do ser humano. hahahaah Eu cresci essa estampa. E lembro bem das capas de almofadas na casa das minhas tia-avós. heheheeh
    Eu tenho uma queda muito forte pela estampa Pied (que por aqui chamamos de Houndstooth ou dogstooh). Amor eterno e incondicional.

    Parabéns pelo post Lelo, adorei!

    • #20
      Tio Lelo
      28.01.2016 - 18:07

      Oi Cibele,

      Obrigado pelo carinho =D

      E na dúvida, vamos misturar todas!

      Beijo!

  10. #21
    Andrea Costa
    25.01.2016 - 15:41

    Lelooooo seu lindooo…Fala sobre alternativas para centralizar o lustre na mesa de jantar…Tô chorando Chandon por uma solução.AMoooo suas dicas

    • #22
      Tio Lelo
      28.01.2016 - 18:09

      Andrea meu bem,

      Você me deixou numa situação difícil. Você tá chorando Chandon e quer que eu te salve? No preço que tá, eu vou é engarrafar e ficar RYKO!

      HAHAHAHAHAA

      Manda uma fotinho no email que eu te ajudo. Porque esse tema é bem complexo pra falar sem exemplicifar.

      Beijo!

  11. #23
    Kaa
    25.01.2016 - 16:34

    Pelo título vi que o post seria longo e fui buscar uma fatia geladinha de melancia pra degustar com a leitura! Quase engasguei várias vezes tentando rir e comer ao mesmo tempo! kkk
    Sim a melancia terminou antes do post …rs
    Mas muito interessante pois a gente é pouco familiarizado com essas estampas clássicas, né?! Parece que tudo por aí são flores e + flores… E não as da Liberty, mas florzonas e outras médias.

    Adoro a estampa vitral (que não conhecia o nome e também não gostei de conhecer) e a Chevron Missoni (que sempre chamei de zig zag).

    Besos

    • #24
      Tio Lelo
      29.01.2016 - 14:46

      Bella Gil com certeza aprovou seu cardápio para ler #MCSC aqui no fufu, tá?

      E olha Kaa, eu só acho que se tudo der errado nas nossas vidas, poderemos ser mendigos juntos e dividir um viaduto, porque a gente se entende nas coisas bonitas =D

      Obrigado pelo comentário, por ler a gente e participar sempre!

      Beijo!

  12. #25
    Hallini
    25.01.2016 - 18:42

    Post predileto, P A R Á B E N S Lelo, arrasou! Bj

    • #26
      Tio Lelo
      29.01.2016 - 14:52

      Obrigado Hallini meu amô!

      Beijo!

  13. #27
    Mona
    26.01.2016 - 01:08

    Só eu que vejo a Cony em um banheiro Navy? Amooooooo as “correntes” tio. Finesse instantânea. Quanto ao xadrez hummmmmmmm…. prefiro não comentar.

    • #28
      Tio Lelo
      29.01.2016 - 14:55

      Hahaha Pois é Mona, tbm vejo a Cony muito navy…

      Mas o banheiro dela eu já vejo mais madrepérola com dourado.

      =D

      Mas banheiro navy é lindo tbm 🙂

      Correntes são minhas queridinhas, e o xadrez, quando bem escolhido tbm fica lindo, mas de todos, é o mais truqueiro!

      Obrigado por participar.

      Beijo!

  14. #29
    Pri
    26.01.2016 - 10:42

    Lelo, uma duvida!
    Minha casa tem pisos horríveis, minha mãe escolheu lá há 15 anos atrás quando eu não tinha altura/grana suficiente para palpitar! Queria muuuuito mudar o piso, porém moro em apê e tirar pisos e botar novos dá uma trabalhão, tem essa nova moda (pelo menos pra mim) do porcelanato liquido ou de piso de “madeira” aplicado em cima do piso original. Vc recomenda um desses dois ou tem que ser uma pessoa muuuuito boa pra não fazer kgada e no fim ter que tirar tudo e botar o piso novo! Helppp Me, please! bexô

    • #30
      Naira
      26.01.2016 - 13:11

      Pri, meu namorado comprou aquelas tábuas fininhas de madeira que são adesivadas. Ele mesmo colou, ficou perfeito, saiu super barato!!!! Tô querendo fazer lá em casa também….É super fácil, só arrancar a fita adesiva e colar, não tem erro. E dá p cortar as tábuas com tesoura normal para fazer os cantos….

    • #31
      Tio Lelo
      29.01.2016 - 14:58

      Olá Pri!

      Como já descobrimos com a Naira, dá certo sim, só é preciso ter paciência, mas fica bom sim.

      Beijão!

  15. #32
    Aline Moura
    26.01.2016 - 13:59

    Estava com saudade! Não some assim que o coração dói!
    Como sempre excelente post!
    Decoração + mundo fashion + bom humor = casa comigo?

    • #33
      Tio Lelo
      29.01.2016 - 15:08

      Oi Aline,

      Não vou sumir não =D

      Óia que eu caso!

      =*

  16. #34
    Gabi
    30.01.2016 - 19:31

    Amo e me divirto muito,com seus posts! Fico ansiosa esperando por eles! Que tal um sobre gesso, sancas e afins? Bjs

    • #35
      Tio Lelo
      11.02.2016 - 14:31

      Oi Gabi!

      GEsso é um tema ótimo, foi pra lista.

      Obrigado por acompanhar a gente =*

Comente