19
Jul 2015
Mi Casa, Su Casa – Eletros!
Mi Casa Su Casa

Olá Fufus!

Uma das minhas aflições enquanto viajei, foi não poder responder vocês rapidamente. Mas eu voltei de viagem e respondi as dúvidas todas. Se você deixou alguma perguntinha e não chegou notificação no teu email, corre lá!

Então voltamos agora para a cozinha, mas vai rolar um suco verde porque o inverno tá sendo cruel e a minha dieta foi por água abaixo, (ou seria pelo doce de leite adentro?) sim colegas a coisa tá roliça por aqui.

Suco verde

Como eu já citei, eu trabalho com mobiliário e um dos que tem os espectros mais amplos é a cozinha, porque cada pessoa tem sua particularidade de hábitos, manias e desejos. Então imagine que pra uma família a cozinha precisa agradar mais que uma pessoa e se adequar a mais de um. Aquela história de que a cozinha a mulher define e o home-theater é definição do marido já não é uma máxima. Cozinha é uma tarefa que para uns é obrigação, outros prazer e muitos é castigo.

Mas assim, apesar da gente ter no primeiro capítulo ter aprendido sobre o “formato” que a cozinha terá isso fica condicionado ao seu espaço físico. E o próximo quesito que influi diretamente e muito é a lista de eletros e cuba.

Quando chega um humano (ou um par de humanos, ou um coletivo de humanos) numa loja para iniciar os processos de projeto de uma cozinha a gente precisa saber quais os eletro domésticos serão usados. Não precisa ser já a marca e modelo definidos mas, precisamos de uma prévia então, coloca uma luz na cara e #venkotio pro interrogatório:

Interrogatorio

Vai ser cooktop ou fogão convencional? Quantos queimadores? Tem desde individual até 6 então percebam o quanto isso varia o tamanho de um projeto. Se for cooktop, qual será a opção de forno? Elétrico ou a gás? Embutido ou de bancada? Coifa, depurador ou coifa na função depurador? (Calma, mais a frente eu explico) Microondas, quantos litros? De embutir ou de bancada? Vai ter filtro ou bebedouro? Máquina lava louças? Quantos serviços? Vai ser de embutir ou de pé? Vai ter ar condicionado na cozinha? Televisão? Quantas polegadass será a televisão? A cuba será simples, dupla ou tripla? Vai usar triturador de alimentos?

E o mais algoz de todos os aparelhos de uma cozinha: o refrigerador. Esse indivíduo que pode ter desde 58 cm de largura até 170. Pode ter desde 145cm de altura até 198. Ele é tipo aquele primo distante, que você convida pra uma festa num parque de diversões e ele atrapalha todos os brinquedos, porque se não é grande demais, é pequeno demais. Quando você acha que não pode existir nada pior porque a pessoa quer uma geladeira monstra com três portas, ela fala que vai querer ter um freezer. E não há problema nenhum em querer ter um freezer. O problema é que freezer é sempre uma coisa pikininha e achatada, tipo uma cria de Olivia Palito com o Mickey Mouse e do lado da geladeira Hulk …a informação visual é bizarra.

No final todos querem um resultado harmônico, com som de harpas e cheiro de comida da mamãe. Queremos olhar e ver algo organizado e convidativo como aqui:

Eletros Combinados

Mas na hora de tirar o escorpião do bolso e trocar aquela geladeira que já tá béééééérge de tão antiga, a pessoa não quer. Então é o seguinte fia, não adianta roupa nova com sapato velho-detonado, ok?

Mas, agora vamos falar de cada um dos eletros:

Cooktop

Do inglês, “cozinha em cima” é uma “chapa” com os queimadores que pode ser instalada em móveis, granitos e etc. Pode ser desde um queimador único, até cinco bocas.

Podem ser de diversos funcionamentos, então começaremos pelo a gás, que tem modelos atrativos (eu comprei o meu recentemente, optei por um Franke de 4 queimadores a gás):

Franke 4 bocas

Justificativa: Pouco espaço e pouco dinheiro? #quemnunca ? Existem mais baratos sim, mas eu queria um mínimo de dignidade e eu sei que esta marca é um produto que vai me durar pelo menos uns 5 anos e eu sou canceriano me apego aos BEGETO e não quero me desfazer (pura mentira, jogo tudo fora, substituo tudo, adoro uma novidade, mas estou trabalhando mentalmente pra evoluir isso e criar uma poupança).

Nos meus sonhos MAIS lindos, eu comprava um Lofra de 5 bocas, com um queimador tripla chama, tampo em vidro e grade em ferro fundido preto:

lofra 5

Mas não deu né, a classe média tem que aprender as dicas pro feijão render mais e pro cooktop sair mais barato também.

No modelo a gás, também teremos que optar pela “mesa“ em vidro ou inox. Tem gente que odeia o vidro porque é ruim de limpar, tem gente que odeia o inox porque risca, então, cabe a você definir se te incomoda mais um cooktop ensebado ou riscado #prontofalei.

Vale dizer que nós na América Latina somos muito acostumados a cozinhar com gás, mas que quando a gente sobe pro lado de cima da linha do Equador essa opção é pouco comum.

Cooktop Elétrico

Este modelo é alimentado por eletricidade e também está disponível desde o queimador único até o de cinco bocas. Basicamente ele é um vidro, com uma resistência embaixo (que fica vermelhinho) e aquece rapidamente a comida e tal.

ELETRICO

Particularidades: As panelas tem que ter fundo reto (nada daquela relíquia da vovó que já parece uma saladeira de tão amassada) e ele demora para esfriar… ou seja, é perigozinho, mas pra gente que usa gás, dá na mesma.

Cooktop por Indução

Esse é o primo mais novo e ryhco do elétrico. Ele aquece de forma magnética, apesar da alimentação dele ser elétrica também. A vantagem é que ele praticamente não aquece o vidro, então como não aquece, ele não fica vermelhinho.

INDUCAO

Então queimar-se não é fácil, apesar de que se você estiver com suas belas bijoux e resolver se jogar pelo cooktop ligado você pode sim se queimar. As particularidades dele são: não funciona em panelas que não sejam ferro ou aço inox. Ou seja, nada de panela de vidro, de barro, ou de algo que não seja magnético…

Fogão

Esse moço cada vez mais vai sendo expulso da cozinha. Mas em ambientes pequenos, onde não vai rolar aquela torre de fornos eu acho muito mais elegante ter logo um fogão do que um forno de embutir embaixo de um cooktop. Eu tinha um que tinha os queimadores a gás e o forno elétrico, muito prático. Preciso dizer que tem a partir de quatro bocas? Olha que fofura:

retro 4 bocas

Outra coisa que me encanta, os fogões com forno duplo, pra fazer logo almoço com sobremesa:

fogao forno duplo

E por enquanto eu já vi uso residencial de fogões de até oito bocas… viking né meu bem, pelo preço de aproximadamente 4 carros populares – porque o carro popular hoje tá quase 50 milz. #calcule!

viking 8 bocas

Então, adequemos seus queimadores ao seu espaço e seus hábitos.

#partiuforno!

Forno

Forno também tem alguns opcionais, como gás e elétrico, embutir ou de bancada… mas o que é importante saber aqui é que a torre de fornos mais usual, é a do forno de 60cm de largura, mas pra isso, ela terá na verdade quase 69cm, pois o forno precisa de um respiro lateral (e traseiro também) e existem maiores, como de 90cm de largura.

Forno embutir

Parabéns para o projetista – novamente – que criou uma fábrica de vinagre fazendo essa colmeia INSOLENTE de vinhos abaixo do forno.

Se ele for a gás ou elétrico também vai da preferência. EU me adaptei ao elétrico pela praticidade e pela confiança que eu sinto no formato de funcionamento dele.

Coifa

Esse nome me soa muito esquisito, parece sei lá – uma tossida. Mas né, um mal necessário, ou um bem necessário. Muita gente vive entre tapas e beijos com esse acessório e o que eu mais escuto é “Paguei uma fortuna nessa coifa e ela não presta, até minha décima terceira geração fica cheirando fritura quando eu faço algo.

Vemkákotio, que eu preciso te contar uma coisa: você tá usando errado. É igual dinheiro baby, se não usar direito já era. O segredo desse produto está na hora de ligar.

Todo mundo prepara os bons filé de peixe, passa no ovo, passa na farinha de trigo, passa no ovo de novo, passa na farinha de rosca, prepara todos os filezinhos assim, DAE liga o óleo, espera ele ficar na temperatura ideal, então joga a peixarada na panela e:

fumaca

Se identificou, né? Quando sobe aquele cogumelo de fumaça radiotiva cheirando peixaria, dedinho na coifa/depurador. Não adianta nada. Se for fazer assim, economiza a energia e nem liga o aparelho. Abanar a panela dá o mesmo efeito.

A coifa precisa ser ligada, antes de se sujar na farinha – ou melhor – uns 15 minutos antes de iniciar a fritura. Pra quê? Você me pergunta e eu explico:

Neste período – além da barulheira te atormentar e você empanar as comidas mais rápido – a coifa vai criar um ciclo de ar que vai, efetivamente, fazer com que o fedozão de comida entre nos filtros. De preferência, feche portas e janelas, para que o ciclo de ar se forme e não se perda caso venha uma rajada de vento. Viu que é simples! Manual do usuário é vida! É riqueza! É chique! E nesse caso é cheiroso também.

As coifas existem em duas opções básicas: Parede e Ilha

A de parede costuma ser mais barata, por dois motivos: elas não tem acabamento atrás e porque a vazão delas pode ser um pouco menor. As de ilha precisam ter mais força, pra puxar o fôlego da fumaça que pode se dispersar para qualquer lado. Existe até uma que fica embutida no gesso – super forte.

A coifa – em função coifa – obrigatoriamente joga o perfume das gordices pra fora de casa através de um tubo flexível de alumínio. Detalhe técnico: esse tubo não pode fazer mais do que duas curvas. Teve um ASNO que fez uma instalação na casa de uma cliente – que não comprou a cozinha comigo, senão ela saberia dos detalhes – mas o caso é que o filho de uma ronca-e-fuça deixou a coifa jogando o bafo dentro do gesso. Um ano depois o gesso da mulher estava em 50 tons de cinza e 70 tons de amarelo, por causa da fumaça e gordura que ficaram presos entre o forro e a laje.

A coifa em função depurador filtra o ar igualzinho o antigo “Suggar” (que é marca e não produto) e joga de volta dentro da sua cozinha. Atualmente os filtros são de carvão ativado, duram mais ou menos 6 meses e são bastante eficientes. Achei uma imagem explicativa bem legal. Porque usar uma coifa na função depurador? Pela estética. Ela tem essa função para os ambientes onde não é possível fazer a saída externa de bafo. Custa mais caro que o depurador, mas é mais lindo, tipo calcinha de algodão e calcinha de renda. Faz a mesma coisa, mas provoca outra coisa HAHAHAHA

funcoes

Agora vamos ver um exemplo de coifa de ilha:

coifa ilha

Essa é ideal para aquelas cozinhas integradas… agora vejamos o de parede:

coifa parede

E o bom e velho depurador hoje também se desenvolveu, e ficou Slim… inclusive a Fischer tem um baratinho que pode ser embutido no móvel:

depurador

Depurador é somente aquele produto que filtra o cheiro e devolve pro ambiente. Se você não quer gastar muito, é a melhor opção.

Existem depuradores lindíssimos pra ilha, como o Elica #TodasAma super maravilindos pra um espaço gourmet, onde nada vai ser frito pra não ensebar os cristais todos. E você também não vai admirar muito porque custa uma córnea.

Elica

Microondas

O microondas também varia bastante em capacidades, e mais ainda em uso. Eu uso bastante, eu faço arroz, faço pudim, sagu, até pinhão. Mas tem gente que só usa pra esquentar água e leite, então mais uma vez – isso vai ser um mantra nos posts sobre cozinhas, então vão se acostumando. A ordem é fazer a cozinha adequada pra você.

Microondas

Algumas marcas não diferem os produtos de embutir e de bancada, apenas vendem um acessório chamado “máscara” pra ele ser embutido.

E agora pra você que como eu, não tem NEM espaço pra uma Iogurteira TopTherm eu vou te falar de coisa boa:

Forno elétrico e microondas Combinado

Essa invenção angelical – que só achei da Brastemp Gourmand até agora – economiza um espaço maravilhoso na cozinha. É um produto dois em um que custa a mesma coisa que os dois produtos separados, então vamos todos dar as mãos e fazer ciranda em volta da Brastemp agradecendo SSacoisaLinda:

bissexual

O único porém é que só está disponível no formato bancada, não podemos embutir.

Refrigerador

Olha, eu nem sei por onde começar. Basicamente, eu acho que as pessoas andam exagerando no tamanho das geladeiras. Sério, assim de coração, uma família (que está cada dia menor) precisa mesmo de mais de 600 litros de armazenagem? Não tem mercado na sua cidade? Porque se tem, não precisa guardar tanta coisa. Mas ok, outro tema é a geladeira side-by-side, aquele ornitorrinco lutador de sumo.

side by side

A capacidade interna daquilo é sofrida e tirando a estética eu não vejo nenhuma vantagem nessa coisa. Então serei um tio bonzinho e fornecerei (porque eu não dou nada HAHAHAHA) minha opinião: uma duplex de uns 500 litros terá armazenagem de freezer e geladeira pra uma família de quatro pessoas. Sabe porque eu tenho certeza disso? Porque a que eu escolhi pra mim é de 423 litros, tem 120 litros de freezer e 303 de refrigerador. Ficou imaginando qual é? Eu te mostro:

PAnasonic 423

Porque eu escolhi essa? Primeiro porque ela é 33% mais econômica que as comparáveis, segundo porque ela tem o freezer embaixo (o que é ergonomicamente melhor pra usar), terceiro porque ela é preta e linda, e quarto porque o preço é justo, pouco mais de 3 mil Dilminhas… e o quinto motivo, que me fez descobrir todos os outros…

Fernanda Lima

Fernanda Lima é minha paixão! #MeJulguem Mas ainda não comprei, então Panasonic, aceito doação, peça meu endereço e CPF por email que eu mando.

Se seu imóvel for amplo e você precisar de bastante armazenagem, é muito mais eficiente ter um casalzinho (freezer e geladeira que se encaixam lado a lado) do que uma duplex e um freezer Olivia-Mouse. Na minha opinião se tiver umas 3 ou 4 crianças na casa, duas duplas são muito mais aproveitadas do que os aparelhos separados. Enfim, minha opinião, e assim como pra comprar cadeira tem que sentar nela, pra comprar refrigerador tem que “ver com mão”. Abrir fechar, abrir as gavetas de frutas, fuçar nas forminhas de gelo… ter certeza que tudo te agrada.

Os refrigeradores elegantes servem água, gelo em cubos e gelo picado na porta. Para isso eles precisam de um ponto de água para alimentar ele por trás, e eu sugiro a colocação de um filtro nesta entrada, para prolongar a vida do seu escravo de neve. A Eletrolux especifica isso no manual, aquele folheto que a gente tira da caixa e coloca numa gaveta sem fim e nunca lê – a não ser eu e meu amigo Foca que me ensinou a ler tudo. Sabia que 30% das funções de um aparelho as pessoas não usam por não ler o manual?

Seguimos para…

Lava louças!

Eu já tive muito, mas MUITO preconceito com essa caixa mágica. Mas é porque os modelos antigos precisavam que a gente praticamente lavasse a louça pra depois colocar nela pra lavar… E ao visitar um amigo numa cidade distante eu tive a oportunidade de ver uma uma lava louças de verdade verdadeira. Então eu a abri (curioso que sou) e a primeira coisa que eu enxerguei foi uma louça limpinha, brilhante… e lá no fundo, na lateral direita, um cestinho, tipo uma xícara de expresso, cheia de resto de comida… arroz, feijão e vagem! Eu ainda vejo claramente aquele sepulcro de comida “em processo de decomposição” desde a noite anterior junto com a louça que eu ia usar pra servir a comida do almoço. Eu não me considero um cara fresco, mas gente… eu fiquei com nojo.

Ao relatar isso para minha gerente, arquiteta, ela me tirou da beira da pia: ela me explicou que graças a nosso Senhor, com a evolução dos pokemons, dos anos já existe uma função de “pré-lavagem” que tira o grosso da sujeira, então você pausa a lavagem, pega esse cestinho e joga estes detritos maiores fora, então segue com a lavagem. UFA!

Agora adivinha o que eu vou falar? SIIIM que a lava louça tem que se adequar ao seu comportamento e a sua família! HAHAHAH Gosto que vocês são inteligentes.

As escravas da louça têm tinham tamanhos que comumente eram: 8, 10, 12 serviços – o que quer dizer q cabem essa quantia de pratos, copos, talheres ao mesmo tempo…

Porém esse último semestre os índios brasileiros fizeram uma revolução e temos a recém chegada Eletrolux de 6 serviços (que é do tamanho de um micro-ondas grande) e pode ser colocada em um nicho ou usada lindamente sobre a bancada mesmo.

ll 6 serv

Só que eu não sei porque, mas tá super difícil achar modelos de 8, 10 e 12 serviços. Ainda encontramos alguns de 10, e depois… só 14 ! Quem tem 14 humanos dentro de casa com frequência gente? Porque tipo… a lava louças deve ser pensada para o uso diário, não pros dias de festa. Ela é econômica sim, desde que seja utilizada próxima ou totalmente cheia. Não dá pra ter um aparelho pra 14 serviços e lavar louça de apenas 3.

Como eu disse, a Eletrolux de 6 serviços pode ficar aqui, sobre a bancada, ou num nicho, e esse é o formato mais comum que encontramos este produto no Brasil, pra colocar dentro de um nicho. Suivez-moi:

ll 10 serv

A Brastemp tem ótimas opções, e além dos modelos de nicho, a tendência mundial é usar modelos que ficam no chão, o que os tornam mais estreitos, e mais estáveis, eu não sei se você acompanhou o processo de lavagem, mas é um fuzuê de coisa girando e jorrando água e acho legal esses modelos que não tremilicam móveis. #vendedôdemóvis um detalhe que não me agrada é a interrupção do sócalo (ou sóclo dependendo da região) que é aquele granito que protege os móveis da cozinha da umidade.

Então, quando é uma lavadora de chão, eu prefiro que ela fique em um dos cantos – caso seja possível né, as vezes o ponto de água já está pré-definido:

ll 12 serv chao

Falando em pontos, cada máquina tem suas particularidades de alimentação, altura de saída de esgoto, altura de alimentação da água e um monte de detalhes assim. É bom pedir pro vendedor de eletros conferir ANTES de fechar o negócio.

Agora falta…

Cuba, torneiras e triturador, mas eu eXXXtrapolei no falatório (vou ser demitido 3222 palavras) e vou falar disso semana que vem, pode ser?

#bença fufus, deixem sua opiniões, suas vontades, uma contribuição em dinheiro ou uma receita light!

assilelo

108 Comentários
  1. #1
    Ju
    19.07.2015 - 20:36

    Adoro, seus post’s estão cada dia melhores! Esperei por ele ontem!! Semana que vem vou amar ainda mais, pois quero uma torneira gourmet… São tantos modelos e preços! Ai que dúvida, sorte que não comprei ontem, vou esperar por suas dicas! Beijo

    • #2
      20.07.2015 - 20:20

      oi Ju!!!

      Obrigado pelo comentário! Semana que vem vamos falar dos detalhes pra escolher sua torneira direitinho 🙂

      BBT!

  2. #3
    Denise
    19.07.2015 - 20:37

    Amei o post!

  3. #5
    Paula
    19.07.2015 - 20:39

    Gostei muito de tudo que você escreveu! Agora me diga uma coisa q estou doida pra perguntar a alguém que realmente entenda do assunto: a torre com forno e microondas ao lado da geladeira gera algum prejuízo a ela por causa do calor?

    • #6
      20.07.2015 - 20:28

      Oi Paula,

      Se o forno em questão for próprio para embutir ele vai ter uma “proteção” pra dissipar pouco calor lateralmente. Eles são projetados para que o calor seja direcionado para trás e para cima (porque ar quente sobe sempre) e além de uma distancia interna dentro da torre a geladeira também tem um distanciamento obrigatório então digamos que dentro da torre tem 4cm a lateral dela tem 2,5 e a distância até a geladeira é 5cm (esses 4 e 5cm são as distâncias mínimas, precisa ler o manual) mas ao final são quase 12cm de distância além disso 2cm de “chapa” pra proteger o refrigerador. então ele não afeta.
      Agora… quando o forno não é de embutir (fica dentro de um nicho) , ele costuma irradiar muito muito muito calor e daí é melhor que fique mais distante da geladeira.

      BBT!

  4. #7
    Marta
    19.07.2015 - 21:36

    Marcelo, adorei !!! Suuuuper bem explicado !!!

  5. #9
    claudia rosa
    19.07.2015 - 22:35

    Ola , Lelo aqui em casa eu sou a leitora oficial de manuais … como eles nos salva…pura verdade, metade das funções dos aparelhos nao sao usados na sua totalidade… agora uma reclamao aos responsáveis a quem escreve esses manuais , letra cada vez menores e algumas vezes nao sao claros … enfim adoro suas postagens parabens …

    • #10
      20.07.2015 - 22:28

      Oie,

      então eu tô aqui pelejando com o manual do triturador – pra mandar instalar direito, e pra contar pra vcs – com umas letrinhas muito sofridas viu!

      Obrigado pelo carinho Claudia!

  6. #11
    Aline
    19.07.2015 - 22:46

    Tô com vc, tem que ler o “Manoel”, eu também sempre leio! O povo vai malhar o pau nas empresas mas por não ler o bendito estragam o eletro. É como a geladeira…ficou chacoalhando num caminhão…Não PODE ligar…tá no bendito, tem que esperar antes de enfiar na tomada. 😉 Vamos fazer uma manifestação a favor do “LEIA O MANOEL”, rs.., mas depois de toda essa conversa quero tua opinião…quero comprar a inverse, vc acha a Panosonic melhor que a Eletrolux?, prq a “BRastemp” tenho escutado muita reclamação! bjs! #tededico 🙂

    • #12
      20.07.2015 - 20:40

      Oi Aline!!!

      Isso mesmo, Manoelito é o melhor amigo da longa vida! Ainda bem q vc e a Claudia me ajudam neste coro.
      A minha Opção inicial era Brastemp mas ela era maior que a Panasonic, e aqui em casa somos apenas 2 humanos. A Eletrolux foi vetada pelo preço…

      Também dei uma olhada na GE, mas tinha tanta reclamação que eu desisti na primeira “googlada”.
      Agora quando a gente fala que a marca X tem muita reclamação, também temos que levar em consideração que a BRastemp devido a popularidade vende pelo menos 5 vezes mais que a Panasonic por exemplo, então obviamente o volume de produtos com defeito também será maior. O que eu acho importante é verificar qual foi o retorno que a marca deu ao consumidor, se pelo menos eles tentaram ajudar, ou se foi descaso total.

      Ok ?

      Beijo! obrigado pela participação aqui =D

  7. #13
    Erika
    19.07.2015 - 23:51

    Ei, Marcelo, comprei recentemente meu forno-microondas da LG (solardom, 38l) e achei uma opção sensacional, integra super bem com o projeto e tem uma capacidade razoável para um forno e ótima para um microondas. O salgado mesmo é o preço, mas considerando que minha enorme cozinha de 4m² merecia alguns milagres, caiu como uma luva, até porque dá pra embutir.

    • #14
      20.07.2015 - 20:47

      Oi Erika!

      Muuuuito obrigado viu, não conhecia esse Forno lindo da LG. Realmente quando o eletro é de embutir ele custa mais caro (nesse caso 1000 dilminhas mais do que o Brastemp) mas isso é porque ele tem um “isolamento” térmico para poder ser embutido.

      BBT!

  8. #15
    Lais
    19.07.2015 - 23:53

    Serio, foi muito util! Já decidi que quero a sua geladeira preta PRA ONTEM e vi que tem tecnologia inverter né? Muito bacana. Agora fiquei com uma dúvida sobre o cooktop/forno: se eu não tiver espaço para fazer a torre de fornos e, consequentemente, tiver que colocar o forno embaixo do cooktop fica brega? Outra pergunta: Qual o lugar mais indicado para essa torre de forno? Pode ficar perto da geladeira?

    Amei esse post. Acho que também seria muito interessante um post sobre iluminação!!!! Sem pressão viu!

    • #16
      20.07.2015 - 20:57

      Oi Lais,

      Sim a Panasonic é Inverter, até por isso ela é tão econômica.
      Como eu disse no post eu acho que se O Forno vai ter que ficar embaixo do cooktop, fica mais bonito usar um fogão convencional. até porque a irradiação de calor nesse caso precisaria – obrigatóriamente – de uma gradinha de respiro, que jogaria o calor todinho pra frente e vai grelhar suas “partes” O fogão convencional dispersa por todos os lados e aquece menos a sua Felícia. Brega não é, mas além de mais caro, tem esse inconveniente.
      A torre de fornos (geralmente tem 69cm de largura) pode ficar do lado da geladeira sim, eu expliquei lá em cima pra Paula esse detalhe, corre lá dar uma espiada.

      O post da iluminação tá no caminho! Tenho uma lista com mais de 60 sugestões, mas iluminação é um tema que eu adoro e que já fiz alguns cursos, então logo logo eu apresento pra vcs 🙂

      Beijo!

  9. #17
    Luiza
    20.07.2015 - 00:33

    Marcelo, você é muito didático! Adorei as dicas! Estou com planos de sair de casa no próximo ano e queria uma opiniao valiosa:: quanto eu preciso ter para montar um apartamento básico para um casal? Sei que isso depende de diversos fatores (e que o ceu é o limite), mas preciso muito de um parametro. Bjs

    • #18
      20.07.2015 - 21:08

      Oi Luiza,
      Acho que a sua pergunta é a mais difícil da vida!
      Porque até o local onde vc mora vai influencia o valor.
      Por exemplo, uma cozinha (só os móveis) pode custar R$ 2600,00 com um bom marceneiro e a mesma cozinha com uma marca de ponta vai custar R$ 18.000,00 – isso não é um exemplo aleatório, eu realente fiz essa comparação.
      Então, o melhor é vc fazer uma lista do que realmente é importante pra vc “básico” pro seu estilo de vida. Eu por exemplo, não viveria sem uma máquina de lavar roupas, mas TV pra mim não precisa existir. Então o básico de cada um é muito diferente.
      Faz uma listinha, e pesquisa na net mesmo o que você quer pro teu canto que vc consegue rapidinho tem um numero pra seus futuros gastos.

      BBT!

      • #19
        Luiza
        24.07.2015 - 13:03

        Muito obrigada por responder! Vou seguir seu conselho. Bjs

  10. #20
    Cláudia
    20.07.2015 - 08:43

    Minha vida se resume em A.L. (Antes do Lelo) e D.L. (Depois do Lelo). haha… Aprendo um monte com vc!!! bjss

    • #21
      20.07.2015 - 21:16

      Cláudia, assim vc me deixa inibido

      🙂

      Obrigado pelo carinho!

      BBT!

  11. #22
    Beatriz
    20.07.2015 - 08:53

    Não sei se isso acontece apenas comigo, mas, eu leio 01 vez pra morrer de rir e 01 vez pra aprender as dicas sérias.
    Maravilhoso Lelo, parabéns!

    • #23
      20.07.2015 - 21:22

      Oi Beatriz!

      Já que vc lê mais de uma vez, ME PERDOE os erros de português!
      Sempre passam um ou dois… tipo o “duas duplas” de hoje, que seriam “duas duplex” na verdade…
      eu leio, releio, treleio… mas nunca fica perfeito.

      OBrigado pelo carinho,

      BBT!

  12. #24
    Kaa
    20.07.2015 - 09:00

    Mais um ótimo post cheio de informações lindas!
    Amei essa de ligar a coifa antes de começar a fritura! Obrigaaada!

    Meu problema com as geladeiras atuais é que a parte do “congelador” kkk parece estar cada vez maior, reduzindo o espaço interno da geladeira em si. Só pra mim e meu marido lotamos o cesto de hortifrútis e mais uma prateleira com os itens verdes na compra semanal. Como vai ser quando chegar nosso bebê, pq eles demandam mais frutas e legumes que um adulto, né?! #preocupada

    • #25
      20.07.2015 - 21:29

      Oi Kaa!

      Realmente com a correria do dia dia as geladeiras estão virando só freezer. Porque ninguém mais cozinha, só descongelam coisas. O que eu posso sugerir pra vc, é ter uma adega – não, não é pra embebedar o bebê – acontece que a temperatura para vegetais, frutas e legumes não precisa ser tão baixa quanto a de um refrigerador, eles podem ser apenas resfriados e duram até mais assim.
      Viu que a sua geladeiras já tem um eletro a mais que os outros?
      #tailormade

      Beijo!

  13. #27
    Luciana Lopes
    20.07.2015 - 09:05

    Gente, que matéria excepcional e funcional!! Parabéns!!

  14. #29
    Juliana
    20.07.2015 - 09:20

    Minha vida na cozinha não será mais a mesma depois dessa descoberta a respeito da coifa!!! Eu sou do tipo que liga no último segundo e ainda abre portas e janelas pra ajudar no trabalho da coitada! Ahahahahahahahahahahahahah

    • #30
      20.07.2015 - 21:32

      Juliana meu amô!

      Por favor, FAZ uma fritura aí, e volta contar pra gente?

      Please please please!

      Beijo!

  15. #31
    Isabella
    20.07.2015 - 09:24

    Aqui em casa a geladeira é invertida assim (só que da Brastemp) e realmente é a melhor coisa! Dois eletros que amei ter comprado: ela e a lava e seca.
    Tenho que confessar que até o consumo de frutas e verduras aumentou, porque a gente já dá de cara com a gaveta delas ao abrir a geladeira, aí nem tem como fugir, fora que a coluna agradece de não ter que ficar abaixando toda hora pra pegar algo lá embaixo – sei que tem gente que fala mal desse modelo da Brastemp, especialmente do tamanho do freezer, mas pra mim é pra quem não consegue organizar. A capacidade dele é que nem de geladeira “comum”, só a disposição é que é diferente. Queria mesmo essa da Panasonic, mas né, a promoção que veio primeiro levou o dinheiro rs

    • #32
      20.07.2015 - 21:35

      Oi Isabella,

      Obrigado por dividir sua experiência aqui viu!

      Esse quesito da coluna é muito importante! Tenho na listinha de postagens um tema que é pras pessoas menos jovens – heheheheh e a posição desse freezer é justamente relacionada a isso. vc pega muito mais coisas na geladeira do que no congelador, então ela traz conforto.
      Muito bom saber que ela tbm “impulsiona” o consumo de coisas verdinhas =D

      BBT!

  16. #33
    Cristine
    20.07.2015 - 09:57

    Menino, estou achando você o MÁXIMO!
    Não estou reformando, não estou interessada em dicas de decoração, mas seu texto é tão delicioso que eu começo “dando uma olhadinha por cima” e acabo retornando ao início prá ler o texto completo! 😉
    De quebra, aprendi que estou usando minha coifa errado!
    Um beijo e uma boa semana prá você!

    • #34
      20.07.2015 - 21:44

      Oi Cristine,

      Muito obrigado pelo comentário, e por deixar eu orgulhoso de mim !

      =D

      Faz um favor junto com a Ju ali de cima? Testa a coifa ligando um pouco antes e conta aqui pra gente se melhora 🙂

      Beijo!

  17. #35
    Camila Laurêncio
    20.07.2015 - 11:25

    Adorei as dicas e estou no momento de escolher exatamente, meu forno/fogão/cooktop! Vou morar sozinha e achei os valores dos fornos de embutir bem altos. Vi algumas imagens dos fornos de bancada em torre quente, porém com mais espaço. É possível isso mesmo? Porque eu acho que um normal atende minhas necessidades e também porque quero muito um cooktop, ao invés de um fogão normal… Beijos

    • #36
      20.07.2015 - 21:52

      Oi Camile,

      Vou te contar um segredo: Eu tô todo entendido assim de cozinha porque além de vender, esse ano eu resolvi trocar a minha.
      E eu tô igual a vocês vendo as coisas e com o que eu já conheço da profissão graças a Deus pude tomar cuidados nos mínimos detalhes.
      Aqui em casa, eu já tinha um microondas novo, e um forno elétrico novo… porém não são de embutir. Então eu fiz a torre com nichos, pois no futuro é só incluir a máscara e trocar os dois fornos.
      Mas, realmente os fornos de bancada dispersam mais calor então precisam de respiros maiores, certifique-se que ficou uns 6 cm de cada lado e uns 10cm acima acima do teu forno, se vc tiver o manual, lá eles colocam o tamanho ideal para o modelo.

      eu tbm estava aguado querendo um cooktop. Acabeio optando pelo Franke de 4 bocas, é aquele da primeira foto que eu coloquei.

      BBT!

  18. #37
    Nai
    20.07.2015 - 11:41

    Querido Lelo, segue uma sugestão de post!!!

    Minha cozinha é baixíssima renda e no momento não disponho de subsídios para trocar azulejos, pagar uma nota com armários embutidos e etc… Precisava de umas dicas de como tornar a minha cozinha apresentável pras zamiga de maneira fina, e sem fazer quebra-quebra….Por favoooor!

    Obrigada =)

    • #38
      20.07.2015 - 22:06

      Nai meu amô eu vou te dizer é já o que vc pode fazer!

      Mas antes de tudo, eu tenho que explicar que: Dizem ser facílimo, porém eu não fiz pré escola, então não tenho coordenação motora pra concluir esses projetos:
      Vc vai precisar de:
      Papel contact, estilete, novos puxadores e paciência.
      Retire os puxadores antigos, limpe e seque as portas na cozinha e as frentes de gavetas.
      Coloque o papel contact na cor que vocÊ escolheu e instale os novos puxadores.
      Se vc comprar uma espátula plástica ( a mesma que usa pra papel de parede ou pra rejunte, meio molinha ) fica fácil retirar as bolhas.

      Veja aqui o post sobre isso da minha querida amiga Viviane: http://www.dcoracao.com/2014/04/como-renovar-cozinha-com-papel-contact.html

      BBT!

  19. #39
    Nai
    20.07.2015 - 11:41

    Querido Lelo, segue uma sugestão de post!!!

    Minha cozinha é baixíssima renda e no momento não disponho de subsídios para trocar azulejos, pagar uma nota com armários embutidos e etc… Precisava de umas dicas de como tornar a minha cozinha apresentável pras zamiga de maneira fina, e sem fazer quebra-quebra….Por favoooor!

    Obrigada =)

  20. #40
    elenice
    20.07.2015 - 11:53

    nossa, toda vez q leio seu post, meu orçamento para a casa nova so aumento, : ), nao sei se isso e bom ou ruim….. : ) vc e 10

    • #41
      20.07.2015 - 22:14

      Oi Elenice,
      Não sofra menina! Eu vou te emprestar uma dica da minha mãe:
      Não compre nada provisório.
      Fique sem até poder comprar algo que vc realmente quer. de uma boa qualidade.
      Aproveita que vc está com a listinha da casa e ordene por ordem de necessidade. assim vc gasta somente uma vez, numa coisa que dure muito.

      Combinado?

      Beijo!

  21. #42
    Bruna
    20.07.2015 - 12:11

    LELO, VOCÊ SALVOU MINHA VIDAAAAAAAAAAAAAAA com o Forninho Gourmand.
    Amém!

    Adoro sua coluna! Obrigada por essas dicas sempre preciosas!! <3

    Beijos

    • #43
      20.07.2015 - 22:16

      Oi Bruna!

      Teve uma Fufu que já comentou sobre um da LG que pode ser embutido além de ser multifunção!

      Volte sempre!

      BBT!

  22. #44
    Maria Célia
    20.07.2015 - 13:29

    AMEI!!!!!!!!!

    • #45
      20.07.2015 - 22:29

      Volte sempre Maria Célia !

      =D

      Obrigado pela participação =*

  23. #46
    Maria Célia
    20.07.2015 - 13:30

    AMEI…..

  24. #47
    Nanita
    20.07.2015 - 13:40

    Oi Lelo, ainda não tinha comentado em um post seu. E vim pra dizer que depois dos comentários das meninas dizendo que não entendiam mito bem seus posts cheio de firulinhas (e eu concordava com elas), você melhorou 1000% a qualidade deles. Estão cada vez mais completos, com muita informação bacana, do tipo que quero imprimir e guardar tudo. <3
    To adorando!! =*

    • #48
      20.07.2015 - 22:18

      Oi Nanita!
      Obrigado por deixar seu comentário pra mim!
      Eu tô fazendo o possível pra não despirocar e deixar as coisas muito cheias de viadagens.
      Ainda bem que está funcionando. Como eu disse, tem coisas que faladas funcionam, escritas não, e eu estava me perdendo nesse caminho.
      Agradeço o reforço positivo!

      =*

  25. #49
    Michelle
    20.07.2015 - 14:07

    Adoro seus posts, Marcelo, além de úteis são engraçados!

  26. #51
    Leticia Almeida
    20.07.2015 - 15:02

    Adorei as dicas, só senti falta do fogão de embutir, que otimiza o espaço em cozinhas compactas.
    Tenho a lava louças de 9 serviços da Electrolux e não sei como passei tanto tempo sem. É uma maravilha! Aqui em casa somos apenas 2, acumulo louça de uns 2/3 dias para então ligá-la.

    • #52
      20.07.2015 - 22:23

      Oi Letícia!

      Eu tô ensaiando comprar minha lava “loucas” mas vai ter que ser a de 6 serviços, e ela vai morar debaixo do tanque, porque o apto até tem encanamento pra ela, mas num local totalmente errado.
      Eu acabei não colocando especificamente o fogão de embutir pois no momento só tem 2 disponíveis no mercado, e com a febre do cooktop+forno elétrico um colega representante de eletros disse que as vendas desse modelo está praticamente nula… mas é como usar o fogão convencional, só que penduradinho no móvel =D

      Beijo!

  27. #53
    Eduarda
    20.07.2015 - 15:18

    Cara, vou te falar… nao vou construir nem reformar nada… mas acho os seus posts tao bem escritos que leio todos… vc é muito bom… Que capricho e dedicação!!! tudo tao bem explicado, tao bem informado… parabéns… que vc tenha muito sucesso na sua carreira.

    • #54
      Tio Lelo
      21.07.2015 - 13:55

      Oi Eduarda,

      Obrigado viu, de coração

      =*

  28. #55
    Júlia
    20.07.2015 - 15:30

    Oi Lelo, gosto muito dos seus posts, mas eles estão cada vez mais extensos, dá preguiça de ler até o final, tente resumir um pouco!

    • #56
      Tio Lelo
      21.07.2015 - 13:57

      Oi Júlia,

      estou tentando viu, esse post era pra inclui cubas, torneiras e trituradores, mas como eu expliquei no primeiro post sobre cozinhas, esse tema é bem extenso.
      Mas eu vou fazer o possível pra me manter nos parametros iniciais, que era de 1500 a 2000 palavrinhas =D

      Nesse eu dobrei o comprimento não teve como abortar antes, ia ficar perneta.

      Beijo!

  29. #57
    Juliana
    20.07.2015 - 15:55

    AMAAAAAAAAAAAAANDO os posts!

    Anotando todas as dicas!!

  30. #58
    Gisele
    20.07.2015 - 16:05

    Você chegou para facilitar nossas vidas e já tem um lugar no céu! hahaha

    Uma dúvida: fogão em ilha ao lado da mesa, como na primeira imagem, não espirra gordura nas pessoas sentadas? Ou a coifa também “chupa” essa gordura?

    Beijoos <3

    • #59
      Tio Lelo
      21.07.2015 - 14:02

      Espirra sim Gi!
      Mas a idéia é que quando vc servir a mesa já tenha parado de cozinhar.

      =D

      Beijo!

  31. #60
    Juliana
    20.07.2015 - 16:25

    AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOO o Lelo. Que coluna sensacional!!! Estou redecorando minha casa e me jogando nas dicas!! Melhor colunista que já passou por aqui. Une informação altamente qualificada com diversão. Lelo, adoroooooooooooo tu!!!!!!!!!!!!! Beijos no coração!!

    • #61
      Tio Lelo
      21.07.2015 - 14:08

      Obrigado Juliana,

      beijos pra vc tbm

      =*

  32. #62
    Mara
    20.07.2015 - 17:48

    oi Lelo! Responde minha dúvida no post de espelhos?! É a última dúvida postada lá pleaseeeeeeeeeeeee

    • #63
      Tio Lelo
      21.07.2015 - 14:20

      Oi Mara,

      Respondido lá!

      :*

  33. #64
    Paula
    20.07.2015 - 19:21

    Só me tira uma dúvida existencial: pq no Brasil não se usa eletrodomésticos (geladeira/lava-louça) camuflados de porta de armario? Na europa vi isso, achei sensacional pq não se vê, fica tudo padronizado, escondido como se fosse uma porta de armário nomal. Os controles ficam invisíveis também.

    • #65
      Tio Lelo
      21.07.2015 - 14:12

      Oi Paula!

      Estes eletros estão disponíveis no Brasil já.
      A Lava-louças tem da Elettromec, 14 serviços e custa aproximadamente 5 mil dilminhas.
      A geladeira, eu sei que tem da Liebber, mas eu não tenho a mínima ideia de valor… a verdade é que o brasileiro gosta de geladeiras imensas, e acha elas caras. Os eletros de embutir tem toda uma tecnologia que envolve o resfriamento deles, e custa consideravelmente mais caro. Então eu acredito que estes modelos de embutir ainda vão demorar um pouco pra se popularizar por aqui.
      Mas tem sim, caso vc deseje.

      BBT!

  34. #66
    Sabrina
    21.07.2015 - 14:50

    Passando só pra dizer que já quero reformar minha cozinha (que tem menos de 1 ano de reforma rs rs). Adoro esta coluna, guardo todas as dicas! Lelo, que escrita boa! Obrigada Lelo e Fufu!! 😀

  35. #67
    Anna Cristina
    21.07.2015 - 17:24

    Lelo, seu maravilhoso, você é a “terceira peça” que faltava aqui =)
    Vou me mudar na próxima semana p/ um apto. 100m2 maior do que onde moro agora e certamente usarei umas dicas suas, começando pelo depurador/coifa, muito obrigada!!!
    Bjs!

  36. #68
    21.07.2015 - 19:58

    Calma Sá!
    Vamos reformar outro canto da casa 🙂

    Deixa a cozinha viver pelo menos uns 5 anos =D

  37. #69
    Melissa
    21.07.2015 - 22:40

    Menino, vc arrasa! Passando aqui para te dizer que, apesar de não estar reformando a casa, seus posts são mega úteis e muito engraçados, estou amando sua coluna e quero muito contratá-lo quando tirar na Mega Sena! Beijo e continua assim

    • #70
      22.07.2015 - 20:29

      Oi Melissa,

      Obrigado pelo carinho e olha, a quadra já dá viu, eu sou relativamente-barato!

      HAHAHAHAHA

      Beijo!

  38. #71
    Sueli
    21.07.2015 - 23:26

    Lelo, parabéns! Vc está a cada post melhor… Muita generosidade sua compartilhar seus conhecimentos conosco. Acho bonitas as cozinhas com fornos e cooktops elétricos, mas para mim fogão é fogão mesmo principalmente para quem efetivamente cozinha. E com a energia elétrica nas alturas eu nem sei o que faria… No mais eu amei as dicas da coifa e não vivo sem lava louça e uma boa geladeira duplex. E sim, tb demoro, mas só compro de qualidade para durar. Um cheiro!

    • #72
      22.07.2015 - 20:34

      Oi Sueli,

      Obrigado pelo comentário pelo carinho e pelo cheiro!!!

      Adoro gente que manda cheiro!

      :*

  39. #73
    Tatiana Almeida
    22.07.2015 - 14:58

    Um sonho da vida: ter o Lelo fazendo, ou melhor refazendo, todo o projeto do meu mini apê comigo.

    Eu adoro a sua coluna e me arrependo, toda vez que a leio, de não ter investido em um arquiteto ou designer de interiores quando montei minha humilde “residença”.

    Se arrependimento matasse, eu estava morta feat. enterrada!

  40. #74
    22.07.2015 - 20:40

    Oi Tatiana,

    Eu agradeço pelo carinho, e, ao mesmo tempo fico triste porque vc se arrependeu de ter feito sua “residença” sozinha.
    Quer dizer que algo deveria ser diferente.
    Mas como meu vô ensinou: tudo dá certo no final.
    Na sua próxima residença vc já sabe que vale a pena chamar alguém, e também vai saber um pouquinho dos detalhes que discutimos aqui.

    Beijo!

  41. #75
    Martina
    23.07.2015 - 18:18

    Oi, estou simplesmente maravilhada com os teus posts.
    Quero muuuuuito dicas de closet, quarto de vestir e closet aberto. Tenho certeza que tu vai qualificar muuuuuuuito e facilitar muuuuuuuito o trabalho na hora de escolher o que fazer para cada situação. Afinal, #todasqué um closet lindo.
    Bjão

    • #76
      23.07.2015 - 18:50

      Oi Martina,

      eu tô me preparando mentalmente pra esse!

      Mas logo vem!

      Beijo!

  42. #77
    Thaís Fernandes
    23.07.2015 - 21:08

    Muuuuito bom, Tio Lelo!!
    Depois desse post fiquei pensando pra que servem o fogão e o microondas aqui em casa… Já sei! Brigadeiro em um e esquentar água e leite no outro! #fato Coifa e depurador… nossa! Outra língua!
    :*

  43. #78
    carol
    24.07.2015 - 09:03

    Lelo, ótimo post como sempre!!! Indico a lava louças electrolux 9 serviços, tenho e super aprovo. Agora, me tira uma dúvida, estou escolhendo um cooktop e uma coifa, eu gostei desses aqui:
    http://www.fischer.com.br/pt/produto/fogao-cooktop-fischer-5q-tc-gas-mesa-vidro
    http://www.fischer.com.br/pt/produto/coifa-de-parede-fischer-talent-60cm-vidro
    mas a coifa de 60 cm está adequada para este modelo de 5 bocas? a cozinha é micro, acho que se tiver de colocar coifa de 90 vai ser um elefante branco!!! Obrigada! bjo!

    • #79
      05.08.2015 - 23:07

      Oi Carol,

      A coifa pra 5 queimadores geralmente é de 80 ou 90 cm… mas o que manda mesmo na cherosidade, é a potência… veja se vc encontra uma de 60cm com uma boa potência de sucção e fique tranquila… esiste uma falmec de 40×40 cm quadrada que serve pra cooktops de 90 cm de largura, e parece que a Tunnel da Franke que é redondinha de 350cm de diâmetro tbm serve… tem q ler sobre a potência.

      Beijo!

  44. #80
    Tamme Guerra
    24.07.2015 - 12:50

    Você é tão maravilhoso!!!!!!! Mas tenho uma duvida que não tem a ver com esse tema: Lustre no quarto de casal é brega? Essa dúvida ta me atormentando, pq vi um lindo e não muito grande por um preço otimo!
    O que você acha???
    Um beijo

    • #81
      05.08.2015 - 23:17

      Tamme, brega é muito relativo.
      Eu gosto de pendende sobre as mesas de cabeceira.
      Se vc pode comprar o lustre pra por no teu quarto, quem vai ver é vc… dane-se a opinião dos outros!
      Se ele cabe bem no espaço (questão de medidas físicas)
      Coloque e seja feliz olhando pro lustre todas as manhãs!

      =*

  45. #82
    Patricia
    25.07.2015 - 20:00

    Homi rapaz! Aaaaanos usando a peste da coifa errado… por isso que essa praga aqui de casa NUNCA deu conta do recado kkkkkkkk
    Bjs Tio!

    • #83
      06.08.2015 - 07:24

      Hey PAtricia!

      TEsta aí e conta pra gente 😀

  46. #84
    Adriana
    14.09.2015 - 14:15

    Amei seu texto! Muito esclarecedor, divertido e em uma linguagem que qualquer leigo entende. Gostei de ler o que voce escreveu sobre a lava louças. Eu detesto lavar louças, mas meu sogros e meu marido se juntaram pra me convencer a nao comprar pq vc tem que lavar a louça antes de por na maquina. Fiquei meio cetica quanto a isso, afianl pq as pessoas comprariam se fosse mesmo assim? Pesquisei muito e vi que isso eram lavadoras antigas, que as de hj tem muita tecnologia.Vou comprar minha lava louças e vou mostrar pra todo mundo da familia que vale sim a pena. Ouvi pessoas dizerem que foi a segunda melhor invenção depois da maquina de lavar roupas. =)

    • #85
      Tio Lelo
      20.04.2017 - 12:52

      Oi Adriana!
      Desculpe a demora de… quase dois anos?
      Esses posts iniciais eu ainda não escrevia sozinho, então não recebia notifições para responder.
      Obrigado pelo carinho, e eu espero que você já tenha a sua super máquina de lavar louças.

      Beijo!

  47. #86
    Beatriz
    09.10.2015 - 14:05

    Estou com um probleminha, meu armário só permite instalar depurador de até 70 cm, entretanto só existe 60 ou 80. quero um cooktop de 5 bocas. Existe a possibilidade de utilizar um depurador de 60 cm? a coifa também não posso por conta do mesmo armário… Obrigada

    • #87
      Tio Lelo
      20.04.2017 - 12:56

      Hey Beatriz,
      Desculpe mas esses posts não notificam comentários apra mim
      🙁
      O mais importante, dentre a largura de 60 e 80 é a potência que ele suga.
      Por exemplo as coifas Tunnel e Nautica tem apenas 32cm e elas puxam o ar de um cooktop de 80 de largura sem problemas, então veja a potência de um depurador de 60cm pois se ele for bem forte ele conseguirá garantir a limpeza do ar sem problema.

      Beijo!

  48. #88
    Janaína Santos
    13.12.2015 - 01:10

    Olá Lelo, suas dicas são realmente esclarecedoras.Tenho uma dúvida que sempre me acompanha.Geladeira dentro da torre consome mais energia? A impressão que tenho é de que ela esquenta muito mais.Estou construindo e preciso dessa informação para definir minha cozinha.Aguardo sua resposta.Grata,Janaína.

    • #89
      Tio Lelo
      20.04.2017 - 12:58

      Janaína, me desculpe não ter te respondido antes.
      Esse post não notifica comentários pra mim 🙁
      Cada fabricante especifica qual a dimensão deve ser deixada pra “respiro” nas torres. Tem no manual. Desde que se respeite isso, e se deixe o respiro superior, o Eletro não sobreaquece.

      Beijo!

  49. #90
    Patrícia Braga
    19.04.2016 - 16:49

    Só descobri esse texto maravilhoso agora. Dei tantas gargalhadas sozinha que meu marido ficou com ciúmes e veio ver com quem eu “tava falando”. Mas enfim, muito muito atrasada te dou meus parabéns! Adorei o texto.

    • #91
      Tio Lelo
      20.04.2017 - 13:00

      Olá Patrícia!

      Obrigado pelo carinho, e pode falar pro marido que vc não tá louca, tá só estudando.
      HAHAHAHAH

      Beijo!

  50. #92
    EIDINARA
    16.07.2016 - 21:44

    Olá Lelo, estou passando por uma dúvida cruel, irei me mudar e Preciso comprar uma coifa, cozinho todos os dias, olhei uma da Fischer talent slin e agora descobri as da elettromec e da lofra, sabes me dizer qual a melhor, e a durabilidade e qualidade das duas últimas marcas?
    Grata.

    • #93
      Tio Lelo
      20.04.2017 - 13:05

      Oi Eidinara!

      A Fischer é considerada uma marca popular, com um acabamento mais simples, mas de muito boa qualidade, eu mesmo tenho um forno deles. Digamos que seria um Fiat Uno.

      Elettromec é uma marca classe A, com acabamento e design incríveis e algumas vantagens tecnológicas… seria um Honda Civic…

      Já a Lofra…. ah! é um dos melhores produtos no mercado brasileiro, com uma durabilidade absurda, acabamento impecável também… Fácil, fácil a Lofra seria uma BMW.

      Então assim, te atender, todos atendem, a questão a se analisar é se vc quer investir tanto em algo que terá sim diferenças de performance… mas no fundo no fundo, todos eles fazem a mesma coisa.

      Beijo!

  51. #94
    viviane
    03.09.2016 - 22:06

    Oieeeeeeeeeeeee !!!!!!!! to adorando suas dicas !!!!!!!! uma dúvida que ta me MATANDOOO !!!! HAHAHAHA
    Quero fazer uma torre com forno de embutir, mas o microondas comprei o normal msm(o preço estava bem salgado rsrs ) Posso deixar 5cm dos lados e em para ventilação ? ME RESPONDEEEE PLEASEEE .. to no desesperoooo rsrs BEIJOS

    • #95
      Tio Lelo
      20.04.2017 - 13:09

      Oi Viviane,

      Deixando atrás sem fundo, você pode pedir pra loja fazer uma máscara bem justa na frente.

      Beijo!

  52. #96
    Marisa
    07.02.2017 - 23:02

    Adorei o post… Alguma dica de marcas mais acessíveis de forno e micro ondas para a torre com a mesma largura para seguir o mesmo alinhamento?…

    • #97
      Tio Lelo
      20.04.2017 - 13:11

      Olá MArisa,

      Infelizmente o mercado brasileiro tem puquíssimas opções pra fazer o conjunto de forno + microondas embutidos.
      A última pesquisa que fiz, o cliente optou pela linha gourmand da Brastemp que era a menos cara… ainda assim o valor é absurdo.

      Beijo!

  53. #98
    Denize
    05.03.2017 - 21:18

    Ola! Preciso de ajuda. Tenho uma cozinha 3×3 e pelo formato terei que usar a geladeira ao lado do cooktop e coifa. Pode isso? Tem dica de como harmonizar o ambiente pois vai ficar tudo junto em uma parede só. Obrigada

    • #99
      Tio Lelo
      20.04.2017 - 13:13

      Olá Denize,

      Pode usar sim, mas tente deixar o maior espaço possível entre o cooktop e a lateral da geladeira no mínimo uns 20cm, tentando proteger com um rodabancada (rodapia/guarnição) em granito, pra facilitar a manutenção.

      Beijo!

  54. #100
    Luciana
    26.03.2017 - 00:33

    Boa noite adorei as dicas. Tenho uma lava louças Brastemp 12 serviços para instalar.ela tem 86 altura e 63 profundidade . qual deve ser a medida da bancada da pia?. Ela vai ficar embaixo. Ou então eu poderia instalar em baixo da torre de forno e microondas?

    • #101
      Tio Lelo
      20.04.2017 - 13:16

      Olá Luciana,

      O móvel da cozinha acaba em 87cm que é uma medida dentro dos padrôes de ergonomia. sobre ele você opta pela espessura do granito, entre 4 e 6 centímetros é o usual, então a lava louças fica tranquila com um respiro sobre a pedra.

      Já vi muitas vezes o uso de lava louças na mesma torre dos fornos, é preciso se atentar aos recuos que o manual descreve, pra não sobreaquecer as máquinas e causar danos. também precisa se atentar às alturas que vão ficar os fornos mais altos, se não ficará dificil de manusear.

      Beijo!

  55. #102
    Raquel
    04.04.2017 - 16:06

    Adorei seu post, me ajudou a esclarecer muitas dúvidas…
    Gostei pq você detalhou bem e de uma forma engraçada…gostei do seu humor “ácido” kkkkk vou acompanhar suas postagens kkkk :*

    • #103
      Tio Lelo
      20.04.2017 - 13:17

      Olá Raquel, obrigad pelo carinho e por participar comentando.

      Beijo enorme, volte sempre que eu e a Cony adoramos interagir com vocês.

  56. #104
    Ju
    18.06.2017 - 11:18

    Faz anos que rodo a internet lendo blogs sobre arquitetura, design, decoração, mas nunca tinha lido nada tão diferente qto seu texto! Parece que vc está conversando comigo! Além de ser muito bem humorado! 😀 Quase abri uma garrafa de vinho pra gente papear e rir como se não houvesse amanhã! ;D
    Acompanharei com certezaaaaa!
    Bêêêjo :*

  57. #105
    Renata Müller
    15.07.2017 - 21:59

    Amei seu post e tô acabando de construir minha casa e confesso que muita dúvida tem me atormentado. Tenho uma bancada em L de granito e na linha reta inicia com cook (quero 4 bocas), dps vem área molhada e termina parte seca e vem a curva e encerra metade da outra parede e resta 1,64 livre pra eu poder fazer torre e geladeira ao lado encerrando tudo. Suas informaçoes além de descontraídas são tbm muito úteis. Algumas decisoes ainda preciso tomar.
    Abs, Renata.

  58. #106
    Grace
    30.12.2017 - 01:39

    Lelo, adorei a forma bem humorada de contar as dicas para a turma! Comprei quase tudo que você indicou, mas apanhando para descobrir por conta quais os melhores eletros para o meu cantinho… Se eu soubesse do seu blog antes…
    Mesmo assim, foi um prazer ler seu post
    Beijos

  59. #107
    cristiane
    15.03.2018 - 13:26

    Lelo, que maravilha encontrar você com essas dicas aqui, porque olha como é dificil desmistificar esses detalhes e ainda saber quem fala a verdade. Contratei uma design que fez o projeto e agora a Marcenaria está vendo problema em tudo. Eu até trouxe outros marceneiros pra ver se o projeto estava problematico e não, o problema é da marcenaria fraca mesmo que eu contratei. Minha duvida maior é que foi projetado uma torre de fornos que divide a cozinha e a sala, ou seja, do lado da cozinha teremos o forno e o microondas e do lado da sala o painel com a TV. Ambos nos mesmo móvel. A design pediu 60 cm de profundidade e ainda pra colar uma manta cerâmica, mas a marcenaria insiste em 70 cm por causa da ventilação do forno. So que são 10 cm preciosos que avançam para a sala. Realmente precisa de 10 cm se vou usar forno elétrico de embutir? Me ajude! Please!!!

  60. #108
    Darcy
    05.04.2018 - 22:29

    Olá. Quero muito uma lava louças mas o meu problema é espaço… posso colocá-la exatamente embaixo do cooktop? Ou é perigoso?

Comente