LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
05 fev 2023, 5 comentários

Mi casa, Su Casa – Sala de Jantar

Jantar de domingo normalmente é algo muito prático e rápido, quando não é apenas um segundo tempo do almoço, não é? Excepcionalmente hoje é aniversário do meu bem, e teremos uma jantinha um pouco mais elaborada. Franguinho assado (tô falando de comida), arrozzin, um creme de milho e um sunomono, que o Lôro adora e descobrimos ser muito fácil de fazer.

Mas pensando no ambiente de jantar, o que precisamos ter em mente? Primeiro de tudo, saber as medidas do espaço. A circulação entre os móveis que eu tanto frisei no post passado, sobre salas de estar, vai nos acompanhar por todas as casas da sua vida. Entre o tampo da mesa e uma parede considere 85cm mínimo pra alguém conseguir passar apertadinho atrás. Se for um caminho que liga ambientes que fica entre a mesa e uma parede infelizmente não tem jeito, precisamos de 110cm para não sofrer. Quando eu fazia faculdade de arquitetura, praticamente no século passado, vi um estudo que dizia que o ambiente sala de jantar deixaria de existir até 2020. Meu eu do passado achou pouco provável e o meu eu do presente confirmou que as salas de jantar seguem não somente existindo como sendo um local importante de confraternização e de criação de memórias afetivas importantes.

Agora, com medidas e circulações definidas, vamos compatibilizar mesas e cadeiras. Para quem não tem ideia, cadeira é um dos designs mais explorados no mundo criativo e industrial. Também costuma ser um investimento expressivo. Então algo interessante é começar por elas, e depois adequar a mesa ao modelo se assento escolhido. Altura de braços por exemplo pode fazer com que as cadeiras não se encaixem na mesa, tornando o uso desconfortável. Modelos mais largos podem fazer com que tenhamos que mudar o formado do tampo para poder manter o mesmo número de pessoas sentadas à mesa. Os materiais disponíveis para cadeira são muito mais diversificados do que os de mesas de jantar. Convenci que é mais esperto começar pela cadeira?

O jantar também pode ter algumas peças avulsas, bastante decorativas e que ajudam não somente em dias de casa cheia mas também na organização do nosso lar. Já contei AQUI, que fui picado pela mesa posta e acreditem, um jantar com uma mesa montada da forma correta, por menor que seja seu acervo e por mais simples que sejam os itens que você escolher usar fazem a diferença. A comunhão que acontece ao redor da comida merece um cuidadinho a mais, ainda que seja apenas a posição de talheres, copos e a inclusão de uma frô simplinha. DivaGAY, perdão. Em suma um dos mais utilizados dos itens é o aparador (ou buffet) que apoia as comidinhas e permite uma mesa com mais itens de decoração propriamente dizendo. Hoje eu incido um item que combine diferentes materiais, como um tampo superior em mármore ou vidro, corpo em mdf, e pés em metal. Se for possível investir em uma peça com pintura em laca, mesmo que se mantenha em tons neutros – já que essa peça tem valor agregado- já ajuda você a construir uma sala de jantar com mais personalidade. As vezes não há espaço para um buffet, mas talvez um carrinho-bar, ou uma estante aérea ajude você a decorar e armazenar as coisas.

A decoração da sala de jantar, como já pedi antes, deve se comunicar com as demais áreas sociais da casa. Papel de parede, espelhos, uma bela planta e até um tapete são recursos muito sofisticados que devem ser mantidos nas listas de inclusões. Como já falei em posts anteriores, onde tem comida, opte por tapetes com pelo curto e de fácil manutenção.

Sobre a iluminação, obviamente teremos uma atenção maior à mesa e caso haja, ao aparador. Para a mesa, caso opte por um lustre ou pendente, eu indico ignorar o que alguns de meus colegas indicam, que é de 60 à 80cm do tampo da mesa como base do lustre e sim usar 190cm do chão. Assim uma pessoa de pé conversando com quem está sentado não fica com uma barreira no caminho. Também evite luzes muito fortes. O bom é que seja uma luz suave e difusa, para que não incomode os olhos de quem estiver no jantar. Muito com é quando podemos dimerizar essa fonte de luz sobre a mesa, assim podemos escolher o quanto essa claridade terá de força. Atente-se que nem todo LED pode ser dimerizável, mas que já temos diversas opções.

Agora o elefante na conversa é que geralmente o jantar está meio que centralizado na área social, especialmente quando temos o espaço todo integrado. Então foque em não ter muito acúmulo de itens. Vasos, centro de mesa, quadros, espelhos…. se for um ambiente com menos itens deixará a casa mais organizada.

Não deixem de comentar, adicionar ideias e truques que deram certo para sua casa. É sempre engrandecedor falar com todo mundo por aqui.

Bença e até logo!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
5 comentários em “Mi casa, Su Casa – Sala de Jantar”
  1. Andrea06/02/23 • 18h25

    Ola Futilish adorei seu conteúdo.
    Descubra tudo o que você precisa saber sobre as Técnicas de Alongamento de Unhas Mais procuradas atualmente!

    Acesse esse link e saiba como: https://go.hotmart.com/T56102271L

  2. Erika09/02/23 • 19h17

    Tio Lelo, você é massa demais! Fácil de entender, divertido, bom gosto e prático, obrigada!

    • Tio Lelo10/02/23 • 16h24

      Obrigado por ler a gente Erika. Eu tento não ser chato no conteúdo, e também não ser excessivamente técnico,
      apenas ajudar mesmo quem busca alguma orientação sobre algo relacionado a decoração e interiores.
      Agradeço pelo feedback, beijão!

  3. Marcella23/04/23 • 17h36

    Eu amo seus posts de decoração moço, se ninguém te falou, eu falo agora:tu é maravilhoso.