LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
17 jul 2022, 15 comentários

Mi casa, su casa – Meu nicho, minha vida.

Os nichos foram chegando, chegando e dominando os projetos. Tem vertical, horizontal, até em diagonal eu já vi, inclusive não recomendo.

Ele surgiu tímido, no banheiro, dizendo: eu guardo seu shampoo aqui e você não precisa se abaixar pra pegar. Segurança e higiene no banho, porque a gente sabe que no chão ele vai embolorar.

Pérai, cêis tão bowas? Cheguei falando muito pois: google manda assim, entrega melhor os textos que repetem e tre-petem o tema do título, nesse caso vamos aproveitar, o tema é nicho. E que se danem as aulas de redação onde aprendemos a escrever de forma mais rica e agradável, vamos ficar repetindo a mesma coisa pra ver se os xófens conseguem memorizar algo. ranzinza, eu sei. Vamos continuaRRRRRR no nicho.

Agora ele aparece frondoso nos corredores, salas, quartos, lavanderias mas o nicho soube galgar sua carreira e iniciou lá no banheiro, disfarçado de utilidade pura,  foi ganhando materiais nobres, luz e ficando cada vez mais exibido.

Muitas vezes ele complementa um projeto, equilibra visualmente uma parede, traz interesse, proporciona espaço para exibirmos coleções, decorações e eu vou deixar uma série de fotos dele em formato de galeria pra inspirar a fufulândia.

Entretanto, eu quero falar com mais afinco do nicho raiz, no banheiro, porque ele pode te trazer algum desgosto. Como quase todas as pessoas que vão construir ou reformar querem incluir esse detalhe então tenhamos alguns cuidados:

Se possível, coloque-o longe da ducha/chuveiro. Aviso isso pois estou vivendo com o meu primeiro nicho próprio. Como temos uma parede lusho, poder, glória e investimento não queríamos interromper a parede com detalhes para colocar o nicho. Mais fácil termos imagens não é, capitão Amilton? Então segura essas imagens inéditas do meu banheirinho:

Como foi o raciocínio: Á esquerda temos a parede listrada (ROCA PS UNO LINE MT) que não queríamos interromper com o nicho. Uma boa dica é alinhar com a janela, mas como estamos em um prédio ela é estreita e o nicho ia ficar meio quadradinho. Isso porque uma boa altura de nicho é cerca de 30 centímetros. Próxima forma de resolver os alinhamentos foi alinhar com o tamanho da peça branca. Ela tem 90×30 centímetros e trouxe esse alongamento que nos agrada. Não é impossível fazer nicho na mesma parede onde temos a ducha/chuveiro. Porém por conta do encanamento é mais complexo chegarmos num bom resultado.

Preferi começar a instalação do piso debaixo pra cima, deixando duas peças inteiras e no local da terceira fazer o nicho. Se fosse na quarta peça, ficaria pouco espaço entre a janela e o nicho o que não me agrada esteticamente. Por fim esteticamente estamos satisfeitos, inclusive com o material do nicho que é o granito verde Ubatuba, uma opção mais democrática que os pretos e que também é mais suave. O verde é pontuado em todo o apartamento então super encaixou.

Agora o problema: Água amores, água. Empoça dentro do nicho, vira uma laminha, derrete o sabonete, cria lima nos potinhos… então a foto verdadeira do banheiro, não é a de cima, é a daqui debaixo:

Precisa de um rodinho para depois de cada banho, secar o nicho. E que você está procurando o box, não tem, e eu acho que não terá. Eu gosto de poder dar uma “fake lavada” no banheiro depois de cada banho, assim ele parece eternamente limpinho, sem cabelos no chão e talz.

Por isso eu disse lá no começo pra tentar deixar longe da água. Numa próxima obra, não vou me importar com a estética da parede de detalhe, vou pensar nos meus sabonetes caros e nos minha (falta de) paciência de ficar limpando o nichinho.

Sem contar nesse rodinho de pia que traz toda essa vibe desordem no meu banheiro.

E você, tem alguma experiência com nicho? Gosta, mudaria? Aumentaria? Diminuiria? Conta nos comentários.

Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
15 comentários em “Mi casa, su casa – Meu nicho, minha vida.”
  1. Greice18/07/22 • 21h50

    Eu acho os nichos lindos nas fotos, mas morro de medo! Meus shampoos nunca cabem (sou a louca do shampoo, revezo uns 5-6 tipos) + condicionadores, óleo de banho, sabonete líquido pro rosto, em barra pro corpo… minha área do chuveiro tá sempre bagunçada :’(

    • Tio Lelo19/07/22 • 16h26

      Precisamos de uma banheirão pra um nichão pra seu estoque de produtos 🙂
      Estamos fazendo uma casa que vai ter dois nichos enormes no banheiro, porque a cliente tbm varia, e ainda tem 2 crianças pequenas, tbm guarda produtos deles no box dela.
      Obrigado por ler e participar Greice, beijão

  2. Ca19/07/22 • 09h30

    Meu sonho era ter um nicho no banheiro, quando pesquisei apartamento para me mudar essa era uma das exigências. kkkkk…. Mas super entendo o problema que você descreveu, aqui em casa tb passamos por isso. Tentamos colocar os shampoos e cremes o mais longe o possível da ducha, por sorte o nicho é largo. E também colocamos um rodinho lá para passar depois de cada banho. Tanto no nicho quanto no blindex (virou costume aqui) para não ficar manchado. A minha dica é (tentar) comprar um rodinho da cor do nicho, para tentar ficar passar despercebido. rs….

    • Tio Lelo19/07/22 • 16h30

      Então Ca, sabe que um dos motivos do box estar no último lugar na lista de compras pro ninho é porque eu tenho certeza que eu vou deixar ele encardir, HAHAHAH E gosto de todo os dias dar uma jogada de água no piso todo e puxar com o rodo. Mas se serve de ajuda, tem produtos a base de silicone que se vc aplicar 1x por semana no box (no famigerado dia da faxina) que ele facilita ainda mais a manutenção porque os produtos escorrem completamente.
      Eu ainda acho que nicho de shampoo é um item que deve estar na lista de itens básicos de um imóvel moderno, mas agora sei que ele deve estar longe da fonte de água, a não ser que não dê, em box de canto por exemplo, não tem jeito de fugir pra muito longe.
      Beijão obrigado por estar conosco!

  3. Fany19/07/22 • 22h03

    E eu doida para fazer um nicho no meu banheiro que é da “era “ das prateleiras de acrílico. Com o passar dos anos se faz necessário um piso antiderrapante no banheiro( aliás, pq arquiteto não põe esse piso qdo faz o banheiro???). Qdo trocar meu piso, vou aproveitar para levantar o vaso sanitário ( outra necessidade) e aí fazer o nicho, só que prestando atenção a todas as informações desse post.
    Que ralo chic esse do banheiro do vaso preto. Amei! Saúdes. Bjks

    • Tio Lelo20/07/22 • 16h43

      Hey Fany, na Nest a gente sempre especifica revestimento de piso acetinado, que é um intermediário, o antiderrapante (mercado chama de EXT) é tão áspero que as pessoas dificilmente compram pra casa, porque limpar ele é um martírio. Para elevar o vaso você não precisa trocar o piso, pode mudar por um modelo mais alto – hoje em dia já está bem fácil de encontrar, e não faz bagunça na troca.
      Legal que falou do ralo, acho que esses ralos diferentes dariam um bom post.
      Beijão, obrigado pelo carinho de sempre aqui no Fufu.

  4. Ana Luiza20/07/22 • 10h50

    Eu tenho nicho no meu, comprei uma saboneteira charmosinha de ripinhas de madeira pra colocar o sabonete, aí a agua já escorre e nao faz a laminha. Pra mim funciona super bem.

    • Tio Lelo20/07/22 • 16h48

      Oi Ana Luiza, essa escovinha gourmet com pedra pomme e escova de cerdas muito boas é bem pra isso, para não deixar formar a laminha de sabonete.
      Mas mesmo assim precisa secar uma vez por dia por conta da águinha parada, talvez pelo nicho ser escuro ela fica com aspecto esbranquiçado, bem nojentin.
      Obrigado por participar comentando, beijão!

  5. Laura22/07/22 • 15h31

    Adoroooo nicho!! Necessário e obrigatório! Muito melhor q as prateleiras que enferrujam e fazem a gente esbarrar nelas e derrubar tudo! Kkkkk Acho q vale a pena ter o rodinho, ou fazer um caimento mínimo pra fora, pra empoçar menos…
    Eu tb uso saboneteira pra não derreter o sabonete.
    Lelo, fale mais sobre os nichos em outras áreas da casa?? Gostei hem!!! Você se refere aos embutidos? Não sabia q tava usando! Já tô pensando aqui na próxima reforma! Hahahahaha bjossss

    • Tio Lelo24/07/22 • 17h38

      Eu acho super válido o rodinho, mas agora sei que devo priorizar o nicho mais afastado da ducha também.
      Beijo Laura.
      (sim aceitei 2 comentário iguais e dividi as repostas, #engajamento).

  6. Laura22/07/22 • 15h31

    Adoroooo nicho!! Necessário e obrigatório! Muito melhor q as prateleiras que enferrujam e fazem a gente esbarrar nelas e derrubar tudo! Kkkkk Acho q vale a pena ter o rodinho, ou fazer um caimento mínimo pra fora, pra empoçar menos…
    Eu tb uso saboneteira pra não derreter o sabonete.
    Lelo, fale mais sobre os nichos em outras áreas da casa?? Gostei hem!!! Você se refere aos embutidos? Não sabia q tava usando! Já tô pensando aqui na próxima reforma! Hahahahaha bjossss!!

    • Tio Lelo24/07/22 • 17h37

      Hey Laura, Venha para o lado nichado das casas. hahaha
      Tá rolando nicho na cozinha, nas salas, nos corredores… vou ver se preparo um post falando deles também.
      Beijo, obrigado por ler a gente no Fufu.
      :*

  7. Ingrid11/08/22 • 19h10

    Aqui fizemos os nichos com uma quedinha de 1% e não tá dando problema.. a água já caça o rumo da descida rs Mas seco seco o nicho realmente nao fica.

  8. Camila19/08/22 • 11h48

    Oi Lelo!! Comecei ler o post com um frio na barriga rsrsrsrss. Estamos reformando o nosso primeiro AP, e pedimos para colocar nicho nos dois banheiros, por isso comecei a ler já achando que tínhamos feito errado, BUT, incrivelmente fizemos do jeito certo hahahahha, nosso nicho vai ficar na parede do lado, como se fosse na sua listrada!! Não teremos problemas de rodinho no banheiro (assim esperamos kkkkkk). Adoro seus posts e a forma que você escreve 🙂

  9. Eva A22/08/22 • 09h40

    Bom diaaaaaa!
    Cadê o povo dessa pagina??? Oxi! tds os dias busco postagens e nada…