LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
28 nov 2021, 19 comentários

Mi Casa, Su Casa – Pequenas Intervenções, grandes impactos

Hello Fufu-terrestres!

Estou aqui elaborando uma surpresinha para vocês na minha cabeça, porém ainda está cru demais pra soltar spoiler. Como estão? Tem se cuidado? Tem iniciado vida social?

Por aqui a prefs liberou 75% de ocupação em eventos, restaurantes e etc. Aos pouquinhos eu tenho ido em pequenos encontros e festinhas, confesso que minha “bolha” contribuiu para que todos os convites tenham acontecido em espaços abertos então por mais que houvesse bastante pessoas me sentia, de certa forma, tranquilo por não ser um espaço confinado.

Estes últimos tempos eu tenho falado muito sobre a Nest em reuniões de networking – muito adulto isso – e pensei hoje em falar sobre pequenas intervenções na decoração que tem grande impacto, assim caso se anime, algumas coisas ainda são possíveis de efetivarmos para as festividades no final de dezembro.

Tapete

Uma forma muito rápida, atualmente barata, se dar personalidade aos mais diversos ambientes. Pode acrescentar cor, textura, formas e enriquecer visualmente a casa.

Dica: Deixe os tapetes mais cabeludos para salas de tv e de estar, e deixe os mais baixos nas salas de jantar e quartos. Nada pior do que pisar descalço ao acordar na tarraxa do brinco que se perdeu no tapete.

Ambientes como espaços gourmet, sacadas, terraços também podem receber esse produto. Hoje em dia tempos diversos materiais, como fio náutico que podem ficar em ambientes externos.

Poltrona / sofá

Quem me acompanha aqui há mais tempo sabe que eu adoro colocar uma cor num sofá. Não tem lei que diga que o sofá precisa ser obrigatoriamente bege, cinza ou marrom, ok?

Aproveite e adicione esse toque de personalidade comprando um novo, ou ainda melhor – reformando o seu – assim o planeta também fica com menos resíduos. Se o medinho habitar seu coração, comece por uma poltrona de cor diferente, ou até mesmo uma composição de almofadas, o importante é se abrir para a possibilidade de cor.

Papel de parede

Rápido e rasteiro, a instalação do papel pede que a parede esteja: lisa, limpa e seca.

De resto sua imaginação (e orçamento) são o limite. Em questão de estilos e de cores praticamente não á um final nas opções de mercado. Aproveite as compras online que encontrará valores amigos de qualquer profundidade de bolsos.

Se o local onde decidir aplicar o papel for uma parede reta, sem portas e janelas, no máximo 12 ou 13 metros quadrados (que seriam 3 rolos padrão de papel) vale a pena tentar fazer você mesma. Tem bastante tutorial em vídeo. Só não indico começar onde tem portas e janelas pois os recortes podem ser desafiadores.

Quadros

Aquela parede pelada deixará de enrubescer quando a visita chegar se a gente colocar uns adereços nela para cobrir partes de sua extensão.

É outra forma de engrandecer a decoração em cor, textura, e até volume dependendo da técnica. Para não gastar rios de dinheiro, já que arte pode custar caro, procure gravuras e/ou fotografias.

Na hora de comprar lembre-se que vidro encarece muito o frete, então se optar por comprar online faça a aquisição das impressões (canva ou papel), mas deixe molduras e vidros para orçar numa vidraçaria próxima. Um último ponto a se levar em consideração é que quadros grandes custam muito mais do que uma composição de vários pequenos.

Trilho iluminação

Sim, ele não poderia faltar. A diferença que faz ter spots direcionáveis de luz, principalmente em locais como salas de estar, jantar e de tv é inimaginável. Closets e escritórios também se beneficiam da luz diferenciada. Atualmente no Mercado Livre há bastante oferta de trilhos, brancos, pretos, de 1 ou 2 metros já num mesmo anúncio, com 3, 4 até 6 spots. Eu acho que para cada um metro de trilho 3 spots é uma boa proporção. Lembrando que é possível ir emendando, fazendo um grande trilho, ou ir criando curvas acompanhando o cômodo.

Eles também são de fácil instalação, especialmente os de sobrepor que podem ser aplicados em gesso, laje, madeira ou PVC. O modelo de embutir somente servirá em forro de gesso porém eu não acho que vale a pena a sujeira de cortar o gesso, vai se sobrepor mesmo que tenha gesso.

Para iluminar ambientes sociais prefiro mais amarelinhas, mas as naturais também ficam bonitas, fuja da luz branca que deixam as cores desmaiadas e as pessoas acinzentadas.

Pintura

Güenta uma sujeirinha ainda antes do final do ano?

Uma pintada sempre anima, estamos falando de parede, ok?

Pode ser uma cor de destaque em uma face completa da parede, contudo gostaria de instigar a fufulândia a pensar em um pouco mais de ousadia.

Desde uma não tão incomum textura de cimento queimado, como a patroa usou na sala dela, até pequenas intervenções com geometria, num canto da sala, na extensão de um corredor, no fundo do closet, e claro, um teto colorido que fica muito impactante.

Falamos de cor já em 2017, AQUI, quando comentei sobre a pintura geral de um imóvel. Agora esse apto que usei de exemplo já está finalizado e a cor foi, Coral: Peça de argila.

Desculpe a demora no post hoje, a luz acabou as 15h e só retornou próximo as 20h, e eu ainda precisava escolher as fotos para ilustrar a matéria.

Lembrando que se vocês deixarem sugestões nos comentários ajuda muito! No último post já consegui muitos temas.

#Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
19 comentários em “Mi Casa, Su Casa – Pequenas Intervenções, grandes impactos”
  1. SILVIA ELAINE DA SILVA29/11/21 • 12h06

    Amo tanto seus posts! Tanto pela informação como pelo excelente humor… Seria tão legal tomar um café contigo hahahaha

    • Tio Lelo29/11/21 • 12h09

      Só vem Silvia! Não se nega café pra ninguém!
      De onde você é? Tô precisando viajar.
      Beijo! Obrigado por estar junto comigo e a Cony.

      • SILVIA ELAINE DA SILVA01/12/21 • 18h55

        Sou de Ponta Grossa, quando for pra Foz vamos marcar um cafezinho pra jogar conversa fora
        Beijão

        • Tio Lelo01/12/21 • 19h07

          Já está confirmado!
          Só me manda DM no instagram @tiolelofoz
          :*

  2. Fátima Pessoa29/11/21 • 15h59

    Adoro seus posts.
    Tenho uma sala pequena e tenho pensado em pintar da cor da sala da Constanza Pascolato ( vermelho sangue), ou algo parecido. Ou o coral como no seu post? Meu aparador é preto ( ocupa uma parede inteira) e é o suporte da televisão. Meu sofá, troquei o tecido esse ano para cinza ( e já está todo manchado), o profissional não era bom e me indicou o tecido que ele usa/vende e que foi pior ainda. Penso em trocar, mas combinar com qual cor da parede?
    E, também tenho uma copa pequena que também quero pintar ( será que coloco o coral?).
    Ah……que indecisão.
    Obrigada

    • Tio Lelo30/11/21 • 10h42

      Oi Fátima!
      Eu simplesmente amo a parede da Constanza. Ela foi pintada por um artista plástico e tem diversos tons de vermelho.
      Manda fotos pra mim no email azuosexclusive@gmail.com que não tem ninguém na fila do Tem Jeito Decor 😉
      Obrigado pelo carinho e por ler a gente aqui.
      :*

  3. Milena Ferreira30/11/21 • 16h35

    Lelo, fale de sofás.
    Suede é brega? Qual melhor material para quem tem animais e crianças? Vale a pena impermeabilizar? Sofá “fofão” é cafona?
    Adoro seus posts.

    • Tio Lelo01/12/21 • 17h42

      Hey Milena!
      O “Ultrasuede” diz a lenda que é indicado para quem tem gatos, pois eles não gostam da textura aveludada e acabam não arranhando.
      Eu não gosto de nenhum dos tecidos tipo camurça quando eles ficam marcados, então não costumo especificar.
      Geralmente optamos por linho sintético + impermeabilização.
      Mas eu não acho brega, eu só me irrito com as manchas deles conforme nos encostamos no estofado.
      Agora, sofá fofão é complicado. não só por eu achar ele desprovido de beleza, mas porque geralmente eles se deformam rapidamente e tem muitos vincos e dobrinhas que encardem muito rápido, mesmo com impermeabilização.

      Vou fazer um post de sofás sim, adorei a ideia, Bjo!

  4. Tati30/11/21 • 16h44

    Ah, que demais esse post! Dicas super fáceis de colocar em prática, sem fazer bagunça nem sujeira que mudam o astral da casa mesmo.
    Lelo, uma dúvida sobre o papel de parede. Em um cômodo pequeno (no caso o meu home office) é melhor colocar o papel em todas as paredes ou posso colocar em uma só? Reformei aqui mas achei que ficou tudo meio branco demais, ando pensando no papel de parede pra dar um up.
    Boa semana pra vc, beijo

    • Tio Lelo01/12/21 • 17h48

      Hello Tati!
      eu gosto muito de “envelopar” um ambiente com papel, mas se for um cômodo pequeno seria legal usar uma texturinha mais tranquila, como um papel tipo linho, tipo seda (pesquise se tem ECODECOR na tua cidade).
      Outra opção é usar uma composição, um papel mais marcante em uma ou duas paredes e a composição dele, geralmente os books de papel já tem o conjuntinho.
      Manda fotos no email azuosexclusive@gmail que eu já transformo num post aqui e tiro suas dúvidas.
      Obrigado por ler eu e a Cony.
      Beijão!

      • Tio Lelo02/12/21 • 09h45

        Achei prudente:

        1º trazer o site (porém não é publi). ECODECOR
        2º Dizer que para casa eu não curto muito as texturas de algodão, mas AMO as de seda, areia e mdf.

        As de algodão são legais para ambientes mais comerciais, que comportam uma textura maior, mais cênica..

        :*

  5. Fran01/12/21 • 13h13

    O sofá bege é um carma quase tão ruim quanto uma parede bege pelada! Kkkkkk
    Adorei as dicas e seu senso de humor, como sempre!

    • Tio Lelo01/12/21 • 18h57

      Hey Fran, eu sempre fui dos cinzas, o bege me dá um soninho…
      Mas tem seu valor, pobrezinho, hahahah.
      Obrigado por estar conosco.
      :*

  6. Ana Luiza01/12/21 • 16h17

    “Uma pintada sempre anima, estamos falando de parede, ok?”

    HAHAHAHAHAHHHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHHHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHHHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHHHAHAHAHAHAHA
    MORRY!

    Amei, acabei de me mudar, minha casa está um charme (modéstia à parte), mas estou sentindo falta de uns quadrinhos. Acho que vou mandar umas fotos pra vc me dar seus pitacos!

    • Tio Lelo01/12/21 • 19h02

      Ana Luiza, não morra, aprovayte!
      hahahahaha
      Manda as fotos no email que eu pitaqueio feliz e posto aqui pra te ajudar.
      Obrigado pelo carinho e por ler o Fufu
      :*

  7. Fatima Nascimento06/12/21 • 19h31

    Ola, gosto de cores quentes mas queria dar uma mudada e clarear mais ambiente da minha sala. Entao eu pergunto…como não tornar o ambiente frio usando tons cinza e branco nas paredes?

    • Tio Lelo09/12/21 • 09h45

      Olá Fatima,
      Para não terminar com um ambiente muito frio, vc deve escolher um cinza não muito azulado e sim um bege acinzentado… outro truque é mesclar com beges na decoração, como uma cortina de linho, almofadas em tons naturais. E se você tiver ou for incluir um tom amadeirado, que ele também seja um tom mais quente.
      Opções de cores beges acinzentadas na Coral:
      Espada de metal;
      Estuque envelhecido;
      taco de golfe.
      Obrigado por ler a gente, bêjo!

  8. Bruna Lima09/12/21 • 11h23

    Lelo, uma dúvida sobre cortinas. Elas devem pegar a parede inteira, ou apenas a janela? Sei que o comprimento deve ser até o chão, mas e a largura? No meu quarto, gostaria de colocar cortina de tecido, acho que fica mais aconchegante. A parede que tem a janela, é a mesma parede em que a porta encosta, quando está aberta. A janela está no meio da parede, e quando a porta abre, fica há uns 5cms da janela. Então, de um lado da janela, temos a porta do quarto encostando na parede (quando a porta está aberta), e do outro lado da janela, temos parede livre. A parede inteira (de ponta a ponta, contando com a janela) não é muito grande, deve ter uns 3,30/3,50mts, por 2,70/2,80mts de altura. Se a cortina for só na janela, quanto devo deixar a mais na largura? Beijos, adoro seu bom humor e seu trabalho!

    • Tio Lelo09/12/21 • 12h01

      Bruna, excelente tema, até anotei pra fazer uma matéria com dicas mais completa.
      Não há obrigatoriedade de que a cortina cubra toda a parede. O que eu prefiro (gosto pessoal) é que não sobre um pedaço de parede muito pequeno, tipo menos de 50cm, se for menos que isso prefiro fazer a cortina cobrindo tudo.
      O ideal é que a cortina seja maior na largura pelo menos 10cm… mas esteticamente fica melhor com uns 15, e se blackout for uma exigência do morador, 20cm.
      No teu caso poderíamos, caso sobre menos de 50cm no lado contrário à porta, fazer um pano único de cortina e fazer ela correndo pra lá. Me fiz entender?
      Invés da cortina ser dividida em duas partes abrindo no meio, ela é um pano só, e recolhe pro lado contrário da porta…
      Qualquer dúvida me manda DM no IG.
      Beijão, obrigado por ler eu e a Cony.
      :*