LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
16 ago 2020, 50 comentários

Tem Jeito Decor 78 – Bistrô da Izabela

Olá Fufuzada! Tudo bem por aí?

Hoje é o seguinte, falei bistrô porque a Izabela adora cozinhar e receber amigos – lembram de quando podíamos aglomerar?

Contudo, na prática vamos aprimorar uma sala de estar e jantar em busca de um estilo que nunca tivemos por aqui, mas vou deixar o texto dela para vocês entenderem.

Oi Leloooo tudo bem? Antes de mais nada, queria falar que sou mega fã da sua coluna! Leio todas desde o começo e vivi ensaiando mandar meu TJD! Acontece que agora, na quarentena, eu fico na sala o dia inteiro (ou trabalhando, ou vendo TV ou comendo) e aí a minha cabeça começou a fervilhar de idéias! hahah 
Meu problema é que não sei como colocar em prática, e é aí que você entra com suas mãos de fado! Moro nesse apê já tem 5 anos. Eu amo ele de paixão, na sala, amo principalmente a luz natural e a integração com a cozinha

(minha parte preferida da casa!) que além de dar sensação de amplitude, fica ótimo para receber os amigos e cozinhar para eles – que é o que eu e meu marido mais amamos (saudades de aglomerar).  Acho que ao longo do tempo já deixamos ele bastante a nossa cara e personalidade.
 Quando mudei para cá, a sacada já estava integrada e toda a parte planejada já estava pronta. Por causa dos móveis planejados, minha criatividade sofre bloqueios. Eu até já fiz desenhos (all dicas do Lelo) pra ficar brincando com a posição dos móveis, mas sem sucesso. Além disso, essa bancada para a cozinha é contínua do lado de lá, como se fosse uma uma peça só, não sei como daria para modificar isso (anexei a foto do lado de lá) .

Essa “janela” que serve de bancada tem 130 de altura por 110 de largura, usamos ela quase todos os dias para lanchar, e agora na quarentena para as refeições durante a semana. 

Outro ponto é que nessa parede em que está a estante de livros e o quadrinho de Ouro Preto, do lado de lá, da cozinha, ficam o quadro de luz e o interfone, então não acho que seja possível trocar a parede de lugar. 

Na sala tem também esse armário recuado na parede, já pensei em mudar as portas dele para vidro fosco, colocar uns puxadores e transformar em parte cristaleira. Não posso reclamar, porque espaço para guardar todas as coisas que tenho de cozinhar e de servir tem bastante (e também não gostaria de perder isso).
Dito tudo isso, pensei em pedir sua santa ajuda para esse dilema!
O que a gente queria: 

  • Uma decoração rustica/retro/contemporânea hahahah um mix de elementos naturais, com cores e formas modernas com almoço no quintal – não me mata por essa falta de estilo definido!
  • Manter a integração entre sala e cozinha. Amamos cozinhar (para nós dois mesmo) e também receber amigos.
  • Apesar de já ter muitos lugares para sentar na sala, tenho poucos lugares à mesa, gostaria de ter mais.
  • Gostamos bastante de plantas e de conceito de selva urbana.. estamos sempre adquirindo novas.
  • Gostamos dos livros e vinis expostos, e se possível expor o toca discos também.
  • Gostaria muito de ter uma cristaleira.
  • Sofá bonito para receber, mas que também da para esparramar nas horas de ver filme. (e que também seja fácil de limpar, por causa dos gatos)
  • Esse Macramê da parede,o quadro de Ouro preto ao lado da estante, e o mini aparador de madeira ao lado do sofá são memórias afetivas, gostaria também de mantê-los.
  • Temos dois gatinhos, então não da pra ter muito bibelô quebrável (eles são terríveis com essas coisas) e por causa deles também sempre fico em dúvida com relação à tapetes!
  • Amamos aquelas bancadas ou tampo de mesa de madeira crua e irregular (tipo a bancada da Cony).
  • E por último, já até comentei isso num post seu, as vezes fico com vontade de colocar a mesa de jantar perto da janela, para dar a sensação de almoço na varanda, mas fico na dúvida por ser “longe” da cozinha.

 Para te ajudar, fiz tb uma pasta no Pinterest com as coisas que gostohttps://pin.it/415mEm8
E também com o que não gosto: https://pin.it/Hia0Hgf

Sim, fiz as duas, por motivos de quarentena.Em anexo to mandando a planta que desenhei, e as fotos, espero que dê para entender direitinho!
Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho e pelo bom humor com que você faz ele! E Obrigada por sempre nos inspirar tanto!
BeijosIzabela Ribeiro@izabelagrambela 

PS: releve as louças na pia e no fogão, aqui é vida real hehehehePS2: releve tb o PC sobre a mesa de jantar. Não é o lugar dele, mas tem sido pro home-office, nos fds ele eh desmontado para fazermos as refeições aqui. E antes disso tudo a mesa ficava livre.

Izabela Grampôla já andou aprontando na quarentena e fez um upgrade na parede do sofá:

Ezatamentchy Fufu-delícias, ela colocou a mão na massa e fez essa arte linda na parede com direito a geometrismo para engrandecer essa samambaia lusho-poder-&-ostentação:

Uma salva de muitas palmas pra quem não tem medo de pintar parede pois: é o jeito mais rápido e barato de transformar um ambiente.

Vamos falar de Layout, ou seja, a disposição das coisas.

Geralmente eu gosto de dar uma mudada nas coisas, pra buscar um novo começo, fazer realmente um “novo” ambiente, porém a distribuição que você tem hoje é a mais adequada (na minha opinião). Se você receber pessoas, elas podem se jogar no sofá e na mesa e é possível que o Chef da vez interaja diretamente através da abertura entre os ambientes então preferi manter assim.

Como vocês podem perceber, aumentei um pouco a mesa (210×90) para termos 6 lugares (7 se colocar alguém na ponta) e incluí lá na varanda, um “mini” canto alemão/bistrô. Ali caberão três pessoas (use um banquinho ou cadeira) numa mesa mais intimista, aproveitando a vista e a vitamina D sentados em um grande móvel que faz um L pela sala toda, e tem futtons na parte de cima. ela será um pouco mais alta que o normal, aproximadamente 80-90cm.

Como queremos urban jungle, e também cor, dessa vez a proposta é mais ousada, mas lembrando que se eu tiver exagerado você pode readequar a paleta de cores.

Todas as referências que você não gosta, são o que você tem hoje logo que abre a porta de casa: planejados, painéis socados nas paredes, e muito tom neutro. Então eu desci a marreta em tudo e coloquei um revestimento tipo ladrilho hidráulico no fundo do jantar. Uma mesa com textura de madeira, revestimento que imita tijolinho nas outras duas paredes (das janelas) e mantive a pintura que você fez que me agradou bastante. Caso o imóvel seja alugado, sugiro usar papel de parede no lugar dos tijolinhos – não é a mesma coisa – mas fica muito mais fácil de entregar o imóvel depois.

A bancada de refeições eu quero sugerir que vocês façam como a da patroa, numa madeira natural, com a borda toda orgânica, aqui eu representei ela reta porque não consegui no meu computador de casa serrar a árvore e por no 3D do outro lado podem manter ou alterar apenas a parte superior, mantendo as gavetinhas no marrom escuro. Aqui também pode perceber que eu diminuí e “soltei” a estante escura, transformando em nichos com um tom de laranja, meio pitanga, é a nova morada de livros e enfeites. Cadeiras azuis, ladrilhos cinzas/azuis que podem ser peças grandes (tem nas marcas portobello, eliane, ceusa por exemplo) não precisa necessariamente inve$tir no ladrilho artesanal que pode ser um rombo no orçamento.

Como antecipei, arranquei tudo seus painéis na parede da TV, e deixei a textura do tijolo trazer a pegada mais rústica, city-farm e as prateleiras superiores acomodam decorações longe dos gatos e também apoiam muitas plantas.

Como a cristaleira é um desejo latente, roubei sua ideia de transformar a parte superior do armário existente, pois ele está em um local estratégico e assim eu cumpria o dever sem ter que empilhar mais um móvel alto no ambiente, propus um vidro reflecta bronze… Ao analisar as referencias do que você gosta apesar de “cheias” são bem organizadas. Assim já criei um canto de café pra quando você me convidar para visitar.

O sofá eu considerei um retrátil de 220cm para três lugares, então ele não pode ter aqueles braços de marombeiro tá aí fica confortável. Com a moda do sofá de braço grosso muitas vezes o sofá de três lugares cabem apenas 2,5… ou cabem quatro, mas dois sentam no braço. Mantive o mini aparador para contrastar com um sofá em que penso que você possa usar lona reciclada verde que é muito legal e confortável, além de fácil de limpar e resistente aos gatos.

Lá perto da janela, temos a adega escondida sob uma mesinha de marcenaria e sobre ela o espaço do toca discos. Lá começa o móvel multiuso (45cm de altura e 40 de profundidade), que serve de jardineira, toca dos gatos, (coloquei os vinis ali mas se os gatos atacarem eles podem voltar pra estante) banco para o canto da mesinha e armazenagem para muita coisa:

Suas cortinas eu substituí por persianas de madeira (não são pretas como ficou na imagem) e mantive a bancada de refeições do dia a dia – que se eu tivesse seria o bar de todas as festas.

O macramê não quis aparecer nas imagens de jeito nenhum, ficou parecendo uma flâmula, e o quadro de OP eu deixei com maior destaque no jantar. O tapete natural é adequado para os gatíneos e por ser mais escuro também é uma proposta para delimitar melhor o espaço de sala.

Atendi tudo?

Espero que sim, HAHAHAHAH

Se tiver alguma dúvida deixa nos comentários!

E Fufu-leitoras, deixem suas opiniões.

Hoje vou ficando por aqui que estou em viagem, mas eu respondo todo mundo que comentam, então: Me usem!

Para participar é só mandar email: azuosexclusive@gmail.com

Bênça!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
50 comentários em “Tem Jeito Decor 78 – Bistrô da Izabela”
  1. Nana16/08/20 • 19h36

    Qual software vc usa para fazer essas projeções, por favor?
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    • Tio Lelo17/08/20 • 09h23

      Oi Nana,
      As imagens são terceirizadas, então as vezes é sketchup, outras é Promob, nesse eu acredito que tenha sido Promob versão para a marca Movelmar.
      Beijok!

  2. Izabela17/08/20 • 09h56

    Gente, ainda to impactada pela foto do gatinho no nicho ahhahahahahahhaa

    • Tio Lelo17/08/20 • 11h26

      tem dois!
      HAHAHAH
      Mó trabalheira por ele dentro da casinha, acho que tava sob efeitos de catnip.

  3. Marina Freitas17/08/20 • 10h07

    Eu AMO esse bistrô, com essas dicas acho que vai ficar ainda mais lindo e aconchegante!!

    • Tio Lelo17/08/20 • 11h32

      E o tanto que eu babei no IG nas comidinhas do Bistrô 502?
      Tem noção Marina… vc já esteve por lá é? Conta pra miiiiiiiiiiiiiiiimmmm!
      Beijão

      • Marina Freitas17/08/20 • 11h53

        Já DEMAAAIS!!! Só delícias mesmo que sai daquela cozinha e a bancada de refeições do dia a dia é exatamentchy o bar de todas as festas!! Hahaha

        • Tio Lelo18/08/20 • 13h05

          Acertay então hahahahahaha e agora a mesinha do perto da janela vai ser a estação docinhos!
          hahahaha

      • Iza17/08/20 • 12h02

        Opa! Acho que podemos marcar um encontro já quando vc estiver em BH hein Lelo!

        • Tio Lelo18/08/20 • 13h06

          2022 tem um casamento em Barbacena vamos esticar, claramente.
          Beijão

  4. Izabela17/08/20 • 10h36

    Lelo!!!! Que lindo! Amei!!
    E também acalmou meu coração saber que essa é a melhor disposição dos móveis!
    Obrigada pela paciência com o milhão de detalhes que mandei! Também fiquei feliz que ficamos alinhados em uns pontos!
    Adorei a ideia da mistura de cores! E já quero para ONTEM esse barzinho no canto da janela!!!!!!!
    Tenho 2 perguntas: A mesa desse tamanho não atrapalharia a circulação da sala?
    De que material vc sugeriria o tapete?

    • Tio Lelo17/08/20 • 11h31

      Oi Iza!
      Que bom que gostou!
      A metragem que vc me mandou não batia um lado com o outro, fiz pela menor, mas para garantir pega essa trena aí na bancada da cozinha, e coloca a sua própria mesa acabando com 210cm lá da parede dos ladrilhos (ela fica 90 afastada da porta de entrada) testando assim você já garante antes de encomendar a nova.
      O tapete de fibra natural funciona com os pets, sisal fica ótimo, olha esses AQUI. Coloquei ele na largura do sofá x 150cm, deixando uma passagem livre lá perto da mesinha.
      Beijo!

      • Izabela17/08/20 • 11h37

        Obrigaaaada! Vou medir!

  5. Raquel B17/08/20 • 13h56

    Arrasou como sempre. Amei tudo

    • Tio Lelo18/08/20 • 13h06

      Obrigado Raquel,
      Beijão,
      :*

  6. Mariana Matos17/08/20 • 14h36

    Lelo, que projeto espetacular! Eu amei e moraria fácil numa casa com essa sala!

    • Tio Lelo18/08/20 • 13h09

      Eu tbm tô aceitando morar num local perfeito pra receber 🙂 Será que tem espaço pra nós?
      Obrigado por ler a gente Mariana
      :*

  7. Kelly17/08/20 • 15h35

    ARRASOU! Ficou mara e vou pegar umas dessas dicas e aproveitar em casa… Parabéns, Lelo!!

    • Tio Lelo19/08/20 • 10h25

      Obrigado Kelly!
      Use sem moderação, hehehehe
      Beijok

  8. Denise Hentges17/08/20 • 17h58

    Gatíneos adooooram tapete de sisal ou fibras naturais. E para os tutores pode ser uma boa alternativa, já que não estraga fácil.

    • Tio Lelo19/08/20 • 10h26

      Ezatamentchy Denise!
      Potência do aspirador que pode ter um belo tapete natural.
      Obrigado por participar com a gente.
      Beijaum

  9. angélica17/08/20 • 18h57

    ela é santa cecilier elaaaa

    • Tio Lelo19/08/20 • 10h26

      Não entendi, mas Santa e Angélica é tudo da mesma turma.
      Beijo, obrigado por ler o Fufu :*

      • angélica26/08/20 • 16h24

        é piada aqui de São Paulo rs
        é que temos os “faria limers” e os “santa ceciliers”
        e o estilinho dela é total santa cecilier (AMO!)
        ps: é um bairro aqui de SP, conhecido por ter chão de taco, samambaia, gato

        • angélica26/08/20 • 16h25

          deem um google depois para mais referências

        • Tio Lelo30/08/20 • 17h47

          Agoooooooooora sim!
          Mas se ela fosse “Faria limers” eu teria entendido. hahahahaha
          Como faz para ser “Oscar Freirer”? Eu não sei cuidar de samambaia e não tenho tempo de encerar taco, já o gato é indispensável.
          Beijón!

  10. Paula Soares17/08/20 • 20h07

    Achei o máximo que o “salas – não” dela são tudo o que eu acho de lindo Hahahaha
    E vc, versátil como sempre, mandou muito bem!

    • Tio Lelo18/08/20 • 22h43

      Olá Paula!!!
      Obrigado por estar aqui com a gente, e pelo carinho.
      Beijão pra vocês.

    • Izabela04/09/20 • 10h27

      Pois é Paula! eu amei que o Lelo da conta de todos os gostos né ?

  11. Érica Braga17/08/20 • 21h27

    Eu fico encantada com seu trabalho, tio Lelo! Eu adoro seus projetos para casas reais. Mil x parabéns!

    • Tio Lelo18/08/20 • 13h13

      Obrigado pelo carinho Érica, eu procuro ao máximo fazer ambientes reais…
      Não adianta ser lindo, e não ter espaço pro balde. hehehehe
      Beijão!

  12. Milena Idelecia Ferreira18/08/20 • 10h25

    Tio Lelo, se a pessoa mora sozinha e pode ter apenas uma TV aconselha que ela fique na sala ou no quarto?
    Adoro seu trabalho e bom humor.
    Beijos de máskra

    • Tio Lelo19/08/20 • 12h47

      Olha Milena, particularmente, não gosto de TV em quarto. Prefiro que o quarto seja um espaço para relaxamento (inclusive safadezas) e que ele não tenha nada que distraia a atenção ou que dificulte interações e até mesmo o sono.
      MAS você precisa analisar sua rotina. Você recebe muita gente? Quando recebem vocês usam a TV na sala?
      Ou se você gosta mesmo é de se aninhar nas cobertas na sua cama e maratonar séries, filmes?
      Não existe um certo e um errado, então você mesmo terá que observar onde você usa mais e priorizar.
      Beijão!

  13. Paulinha18/08/20 • 11h45

    Nossa amei, vou mandar meu caso! Moro nos Estados Unidos e de repente fica interessante um ape com estilo americano aqui na coluna 🙂

    • Tio Lelo18/08/20 • 13h12

      Pode mandar Paulinha!
      Já tivemos um imovel americano aqui, mas it was a long time.
      obrigado por participar com a gente no fufu!
      kisses

  14. Fany18/08/20 • 14h24

    Arrasou , como sempre. Adorei a sugestão da bancada igual a da Cony( que é linda) e o novo cantinho.
    Mas, fiquei intrigada com as cortinas pretas. Lindas, mas não vai escurecer muito o ambiente? Bjks

    • Vanessa18/08/20 • 20h00

      Não são pretas, são de madeira, mas na rederização da imagem ficaram pretas. Ele falou no texto hehe 🙂

      • Tio Lelo19/08/20 • 10h27

        Issae Vanessa!
        Na verdade nem é render, é só um print do programa, aí como a persiana tem muitas linhas ficou preto.
        Beijo!

      • Fany19/08/20 • 11h58

        Xi, comi mosca. Não li o pedaço “ não é preta”rsss

    • Tio Lelo19/08/20 • 10h31

      Hey meu benzin!
      Como a Vanessa explicou, deu ruim no print, na verdade as cortinas são de madeira mesmo.
      Obrigado por estar conosco no fufu!
      :* :* :*

  15. Raquel Dias19/08/20 • 21h11

    Nossa, Lelo, ficou linda essa sala, parabéns!! Amei o cantinho na varanda! 🙂
    Tô ansiosa para chegar a minha vez na lista! 🙂
    bjo

    • Tio Lelo30/08/20 • 17h36

      Já já é você Raquel!
      Falta pouco!
      Beijo!

  16. Luciana20/08/20 • 07h09

    Lelo, amei demais esse projeto!!!
    Acho que tenho o mesmo gosto da Izabela kkk
    Os ladrilhos hidráulicos me deram saudade da minha casinha que deixei em Aracaju!

    Beijos

    • Tio Lelo30/08/20 • 17h39

      Luciana, deixa eu te contar que Aracaju foi a cidade que mais me surpreeendeu (positivamente) no nordeste.
      Amei a cidade, o povo, as praias… ai ai, que vontade de fugir…
      Obrigado por ler a gente, beijão!

  17. Marcella21/08/20 • 15h36

    Nossa, deixa eu elogiar ? O apê dela é vida real mas totalmente lindinho, e que português bonito na escrita. Ó, PARABÉNS!

    • Tio Lelo30/08/20 • 17h40

      Hey Marcella, obrigado por acomanhar o Fufu!
      A gente (eu) se esforça pra não errar muito.
      Beijok!

    • Izabela04/09/20 • 10h30

      Muito obrigada Marcela! A minha ideia aqui é ir construindo aos poucos, com objetos de viagens e significados… que bom que gostou!

  18. Juliana Oliveira24/08/20 • 11h22

    Adorei todas as sugestões!!
    Meu sonho um orientação sua pro meu quarto! Vou tirar essa meta do papel essa semana!