LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
19 maio 2019, 24 comentários

Mi Casa Su Casa – O que é alto padrão?

Olá Fufúzada de luxo!

Essa semana eu me peguei falando que o empreendimento X não comportava um grande investimento em interiores, porque era incoerente com o padrão do condomínio. Mas o que é que na realidade faz com que um imóvel seja ou não de luxo, ou de “alto padrão” (que é o termo mais usado em Terra Brasilis)?

Por aqui no nosso país atrelamos inclusive o tamanho na modalidade de luxo, porém a verdade é que podemos ter um barraco de 100 metros, e um mini apartamento com 25 metros sendo de alto padrão.

Obviamente o tipo de acabamento interfere no padrão dos imóveis, isso pode variar até de região. Um piso de mármore não será considerado tão maravilhoso numa região gélida como a Islândia, assim como um carpet divino não será considerado legal numa região litorânea. Então é preciso se adequar ao local ao querer oferecer luxo.

Vamos pensar desde o início? Um terreno com uma vista deslumbrante, ou numa região privilegiada de uma cidade, já é um indício de que teremos um imóvel de luxo. Depois o tamanho da edificação – ou da unidade no caso de apartamentos – interfere. Eu não consigo ser xiita nesse quesito, para mim (opinião pessoal agora) é impossível um espaço menor de 50 metros quadrados oferecer conforto para um casal. Então mesmo que o contruam maçiço em ouro, no topo da Torre Eiffel… não vai atender o (meu) mínimo de dignidade humana.

Isso posto, vamos falar das coisas que valorizam e elevam a categoria de um cantinho: Materiais naturais: Pedras, madeiras, tecidos de algodão, sedas, couros. Quando é um projeto residencial, a casa como um todo deve ser fluída, jardins, fachadas, interiores devem se complementar.

Junto com os materiais de luxo empregados, precisamos incluir nos ambientes itens exclusivos, personalizados e prazeres. Estes pequenos (ou grandes) prazeres geralmente são tecnológicos:

Aquecimento de piso, controles dos mais variados itens através da voz, sistema de câmeras e no caso das grandes mansões, espaços como spas, cinemas, salas de banho e de outros usos específicos, como estúdios de música e etc. são os que transformarão espaços em ambientes de Alto Padrão.

Eu aproveitei esse post para mostrar para vocês meu segundo escritório de arquitetura preferido no mundo, SAOTA Architects, que fica em Cape Town, mas trabalha no mundo inteiro. Clicando AQUI, vai direcionar para a página com os projetos residenciais deles, que eu considero como alguns dos mais lindos do mundo. Lembrando que EU, sou apaixonado pela arquitetura contemporânea, então talvez para você não seja lindo como é pra mim. Mas olha, tenho vontade de habitar essa casa:

Contudo, tô aqui, orçando os granito da cozinha né mores? Porque a gente pode encaixar os sonhos na carteira e ser feliz.

Meus pequenos luxos eu já contei para vocês: Boa comida, uma cozinha super equipada, muita coisa da Le Creuset… e para você, o que é o luxo que você quer na sua casa?

#Bença!

 

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
24 comentários em “Mi Casa Su Casa – O que é alto padrão?”
  1. Luiza19/05/19 • 18h46

    Opa Lelo, ai vc está se contradizendo. No post sobre downsizing, em um comentário, vc escreveu isso: “Na minha opinião 50m2 é o número ideal para um casal, então 110m2 para uma familia de 4 pessoas é um número perfeito.”
    Agora diz que um espaço com menos de 50 metros não traz conforto para um casal? Explica isso ai.

    • Livia20/05/19 • 14h09

      Não Luisa, na verdade ele só reafirmou o que disse no post anterior.
      Ideal = a partir de 50m2
      Menos que o ideal: menos que 50m2

      Espero ter ajudado!

      • Tio Lelo27/08/19 • 15h53

        Lívia só para agradecer e dizer que Te amo, Beijo!

    • Juliana23/05/19 • 16h58

      Eu e o boy moramos em um apê de 39m2 (foi o que o dindin deu) e super supre nossas necessidades como casal viu, no começo achei que seria apertado, mas depois, vivendo o dia a dia está super suficiente. Aguardando ficar rica e poder comprar um maior haha

      • Tio Lelo27/08/19 • 15h58

        Oi Ju!
        Se suprisse as necessidades, vc não estaria almejando um maió.
        Não digo que é impossível, porque a gente se “adequa” as situações, como eu disse, na minha opinião não traz o conforto que eu acho que um casal merece.
        Beijo :*

    • Tio Lelo27/08/19 • 15h53

      Hey Luiza, a Livia acabou respondendo antes, mas eu faço minhas as palavras da explicação dela.
      Beijão :*

  2. Giovana19/05/19 • 19h48

    Olá Léo!!!
    Venho sempre aqui aos domingos ler sua coluna, adooooro! Quem sabe algum dia crio coragem e te envio umas fotos do meu cafofo, para vc help me. Concordo com vc! Não consigo imaginar uma casa com menos de 50 m2 oferecer conforto para um casal. Eu e meu marido moramos em 80 m2 e acho tudo muito compartimentado. A planta não é muito inteligente, não tenho muito espaço, para a coisa que mais gosto que é receber amigos. Atualmente, luxo seria uma mesa de jantar de 06 lugares….ah ah ah

    • Tio Lelo27/08/19 • 16h00

      Mazôe Giovana!
      80m2 é uma boa metragem para um casal. Já pensou em fazer a louca da marreta e reconfigurar?
      Vale a pena hein! Bêjo!

  3. Flavinha20/05/19 • 09h37

    Pra mim, o primeiro item seria a localização do imóvel. Daí luxo é ter um quarto com espaço pra guarda roupas dignos que caibam suas coisas, ou um closet. Uma cozinha que vc tenha espaço pra fazer as coisas (não precisa ser gigante, com ilha e os caramba, mas que tenha um espaço digno pro preparo) e com janela. Um banheiro COM janela digna (eu juro que não entendo o conceito de banheiro sem janela… o lugar é úmido e embolora mesmo se tiver janela!!) e o ultimo item que entrou na minha lista de looshos é janela antirruído. Eu tenho problemas sérios com barulho do vizinho.

    • Fany20/05/19 • 19h03

      Concordo com a Flavinha, agora para mim luxo seria colocar todas as janelas antiruidos , pois na minha rua estreita abriram 7 bares( alguns com música ao vivo) e aí para manter as janelas fechadas com o calor do Rio de Janeiro, ar condicionado em todos os ambientes. Um luxo só, já que o ape é grande! Bjs

      • Flavinha21/05/19 • 11h39

        Fany… eu moro ao lado de uma distribuidora da Ultragaz que funciona de domingo a domingo das 6hs as 20hs com carga e descarga de caminhões com botijões de gás (se quiser sentir o drama dá uma olhada nesse vídeo que eu fiz https://youtu.be/BPrH5I9QJBE ). Meu sonho tb é ter janela antirruído em todas as janelas. Mas são caríssimas e até agora só consegui mandar fazer a do quarto (que vão vir instalar amanhã, amém). Mas eu vou precisar por na sala tb pq eu trabalho de casa.

        • Fany21/05/19 • 18h39

          Flavinha, consigo te entender. A falta de respeito é muito grande. Eu tb sinto na pele e não tem com quem reclamar.

    • Tio Lelo27/08/19 • 16h10

      Chocado com o vídeo Flavinha.
      Olha, uma cozinha estremamente eficiente precisa de uma bancada de 3 metros, não é tão dificil em um apto de 50m2 hehehehe mas a posição das coisas é muito determinante.
      Janela anti ruídos é interessante, eu tenho um vizinho (que deve ser novo) que começa altos papos as 23h e vai até a 1h… mas para isso eu tomei decisão paliativa: Baixei o aplicativo “Sons para dormir” e pronto. Tem um cardápio de vários sonzinhos, chuva, mar, floresta… e ainda dá pra temperar com outros ingredientes, tipo vento, fogueira, grilo…

  4. patricia dias20/05/19 • 12h26

    Oi Lelo, também AMO o trabalho da SAOTA!!!! Mas qual seria o seu escritório favorito do mundo? bj

    • Tio Lelo27/08/19 • 16h12

      Oi Patrícia,
      Meu preferido é o A-Cero, do Joaquín Torres e do Rafael Llamazares.
      É de chorar de tão maravilhoso.
      Esses dias eles postaram um #TBT de uma obra finalizada em 1999 que seria moderníssima se fosse concluída hoje.
      Beijo!

  5. Tata20/05/19 • 18h04

    Para mim, um dos itens que valorizam muito um empreendimento é o piso.
    Por exemplo, tenho um casal de amigos que mora em uma casa avaliada em 7 milhões, mas o piso é um porcelanato de 60×60 super simples. Acho muito incoerente, apesar de a casa ser linda.
    Maravilhosos os projetos, mas já não tenho vontade de morar em uma mansão como essas, acho que estou ficando minimalista…

    • Tio Lelo27/08/19 • 16h14

      Oxe Tata, 60×60 é complicado heim…
      Mas tudo depende da idade da obra, porque dependendo de quando foi feita esse formato era o luxo do momento.
      Obrigado por ler o Fufu hein!
      Beijo!

  6. Maria Célia20/05/19 • 19h47

    Luxo…. depende do lugar, um bairro bom ( prefiro ter a casa mais simples do setor do que a melhor), na praia….a vista…. senão luxo para mim é sinônimo de conforto; um espaço razoável ( ainda que se tenha que abrir mão de muitos móveis), cozinha minimamente equipada, banheiros adequados e sobretudo o quarto….o melhor colchão, lençóis de qualidade e intimidade.

    • Tio Lelo27/08/19 • 16h44

      Super concordando com você Márcia…
      Sóa praia que não é algo que me fascina.
      Beijo, obrigado por estar aqui no Fufu.

  7. carolpertu21/05/19 • 09h41

    Estava com saudades de navegar por aqui!!! Minha casa será alto padrão, to fazendo um espaço pra malhar… vou te mandar pra ver. Confesso que fico com medo de ser demais.. como saber se é demais????

    • Juliana23/05/19 • 16h56

      Miga, posso ser uma idiota de falar isso, mas, a casa antes de tudo tem que atender quem vai morar nela! Se um tapete de oncinha com floral te faz feliz, coloca! Se você gosta de academia, faz um espaço para malhar e depois faz um para comer haha É sua casa tem q ser do seu jeitinho…

    • Tio Lelo27/08/19 • 16h48

      Carol meu bem…. Eu acho que “demais” não é algo mensurável nesse ponto. Porque a realidade é que o mínimo é o que permite você ter as coisas arrumadinhas… que eu acredito ser os tais 50m2 para um casal, na minha opinião, deixa eu frisar bem porque o povo gosta de deturpar as declarações.
      Então não fique com medo do demais, fique preocupada com seus desejos sendo realizados.
      Beijão!

  8. Cristiane08/08/19 • 13h09

    Oi Lelo, td bem? Uma perguntinha, vc falou deste escritório de arquitetura que é na Africa do Sul, existe algum estilo de decoração específico de lá? Te pergunto isso pq visitei Cape Town e fiquei mt encantada com as decorações lá, a forma como eles conseguem mesclar o rústico com o moderno e elegante é mara, aí queria saber se tem um nome para esse estilo.

    Obrigada
    bjo

    • Tio Lelo27/08/19 • 16h59

      Olá Cristiane! Sabe que eu nunca pesquisei. o Saota é conhecido por fazer obras contemporâneas, mas tem bastante mistura de materiais naturais.
      Acho que não tem um “estilo local” mas é claro que viajando por aí acabamos vendo o emprego de materiais diferentes, porque é o que se tem mais facil localmente. Aqui na fronteira mesmo, atravessamos a ponte para o Paraguai e é super usual as construções com tijolos maçiços, muitas vezes aparentes, e aqui quando queremos usar esse efeito o custo é muito alto.
      Beijo, obrigado por ler o Fufu e comentar :*