Lifestyle
Mi Casa Su Casa
21 fev 2016, 21 comentários

Mi casa, su casa – O trono do patrão

Oi Fufu!

Eu comecei a escrever sobre cadeiras ergonômicas no comecinho de dezembro.

E agora, como o tempo voa … Já estamos beirando março, que tal a gente falar sobre isso?

Carnaval já passou e não tem mais jeito: você vai ter que trabalhar.

Mas antes eu quero agradecer a Alessandra, dona do Sofá-sichão – e madrinha de bateria do bloco Tem Jeito Decor – que me mandou um regalo increíble!

Mas como eu sou uma pessoa muito bondoza, não vou postar imagens do que ganhei, porque qdo se ganha bebidinhas maravilhosas e chocolateSSS ( no plural ) importados é feio deixar os outro leitores tudo arrastando a bunda no chão de inveja, igual cachorro com verme, sabe?

vergonha

Não, não vou colocar uma imagem vergonhosa dessas num blog elegante.

Então, eu não sei como é o lugar onde você trabalha, ou o lugar onde você mantém seus empregados. Mas o que eu sei é que pelo comum senso do brasileiro, a cadeira do chefe tem que ser… Um monstro assim:

121431536_1GG

Principalmente se você vai numa empresa com mais de 10 ou 15 anos, as pessoas vão apenas replicando a informação de que a cadeira “do patrão” tem que ser grande, fofa com o encosto alto e – de preferência – em couro. EIKE LINDEZA!

1608-0-001200c7bafe125cf89d1e7d015cef98

Agora vamos falar do que realmente faz a diferença numa empresa atual, ou até mesmo pra quem trabalha em casa, como a nossa musa morocha Cony.

Se você já pesquisou sobre escritórios modernos, sabe que o importante hoje é a eficiência de um trabalhador, e não quantas horas ele trabalha. Pelo menos fora do Brazeeeeel né, porque aqui continuamos cumprindo horas e batendo cartão, mesmo que não se alcance os números desejados.

Então pega a sua foto de toda honrosa e #vemkotio!

jyy0w2

As cadeiras atuais, consideradas ergonômicas, tem alguns ajustes que as mais antigas não têm, então se você quer espantar o exú da crise vamos ver se você precisa ou não trocar seu assento:

Regulagem de altura:

altura pq

Praticamente todas as cadeiras de trabalho têm, ela permite que a cadeira suba e desça fazendo com que sua perna fique na posição correta, que é com o joelho formando um ângulo de 90 graus. Não, não é pra colocar os pés na estrutura da cadeira como se você fosse um grilo-bailarino-clássico. Tampouco pode sentar em cima do pé como eu estou agora,  é pra deixar ambos pés no chão (ou num descanso próprio) e o joelho em ângulo reto.

descanso

Vamos seguir com as regulagens, pra você saber como comprar sua cadeira… braços!

Os braços de uma boa cadeira, devem ter regulagem de altura, para que você não force os ombro para cima, feito um boneco de Olinda, criando uma tensão desnecessária nessa região.

atoladinha

Os braços além da altura, também podem mudar de angulação assim como afastarem-se acomodando pessoas de maior ou menor largura.

As cadeiras top de linha por exemplo, chegam a ajustar 8 polegadas – cerca de 20 centímetros – para acomodar pessoas de todos os tamanhos.

bracos

Inclinação e posições de digitação e relax.

Você sabia que mesmo quando estamos “parados, concentrados no trabalho” nos movimentamos 53 vezes por minuto?

Por isso que é importante que o objeto que te “segura”  neste momento esteja a seu favor. Aquele ” balanço” que a cadeira tem, ajuda nesses momento, quando seu corpo precisa estar apoiado sim, mas livre para fazer movimentos que nós nem percebemos.

Pouco comum nos produtos nacionais, a posição de digitador é uma função muito comum nas opções de fornecedores americanos e europeus, onde a cadeira fica levemente “empinadinha” pra frente, é super sutil mas, traz maior conforto pra quem vai escrever muito.

worker-types_landing

 

Apoio lombar…

Ele pode ser ativo ou passivo (ui!)

Parece assustador, não parece? O apoio lombar é uma “protuberância” que fica na região lombar. ela apóia toda essa área, para que sua coluna não se deforme. Na verdade é um apoio pélvico. Quando ela é apenas formada pelo encosto da cadeira, chamamos de passivo veja a cadeira Sayl:

sayl encosto

Seu encosto é maleável, mas tem diferentes tensões e um desenho que já cria a protuberância que te dá aquela encoxada.

E quando é um acessório independente do encosto, mas que o transforma – chamamos ele de ativo. Na cadeira Aeron, está disponível o PostureFit, que é essa peça em azul:

se_the_benefit_of_pelvic_stabilization_fig8

Agora, um plus das cadeiras:

As cadeiras em tela tensionada, ou polímero flexível.

Você, que assiste a Gluóbo, já viu essa cadeira:

aeron

Todo o setor jornalístico coloca o popozão nelas pra nos dizer: BOUA NOITÊ.

O chato do Jô Soares inclusive usa uma dessa, e no Brasil ela foi apelidada de “cadeira do Jô”. Perceberam que ela não parece ter espuma?

Realmente ela praticamente não tem nenhuma espuma, a vantagem disso é que o ar toca seu corpo. Enquanto uma cadeira com espuma e tecido eleva a temperatura entre 11 e 13 graus, uma cadeira tensionada ou em polímero flexível eleva no máximo 3,5 graus. Sem contar que a espuma tem uma resistência contra seu corpo, que a tela não tem, então mais uma vez, a eficiência é um reflexo do conforto.

Mas tio, que que é polímero flexível?

polimero

Prástico! Na verdade, um super plástico. Ele acompanha seu corpo e tem um apelo estético incrível. Desculpe, não sei ser imparcial.

Profundidade de assento:

Como pessoas tem diferentes medidas de coxa, adivinha só: Algum abençoado inventou o ajuste de profundidade do assento, pois a cadeira não deve encostar na sua panturrilha quando você coloca suas costas corretamente lá atrás no encosto. SE suas batata-da-perna (eike coloquial) ficarem encostando ali a circulação sanguínea será prejudicada, causando cansaço e dores.

Herman-Miller-Embody-Chair-Seat-Length-Adjustment

Essa cadeira veRRRRde, que eu acho linda aliás, é a Embody. Ela tem um sistema de suspensão um pouco diferente das outras cadeiras com tela tensionada, são molas independentes que fazem o serviço sujo e mantém a estética do tecido, e as vantagens da tela.:

Herman-Miller-Embody-Chair-Matrix-Seat-Bottom

 

 

Um último item porém, pra transformar sua performance não faz parte da cadeira, mas está diretamente ligada a ela: Suporte para o monitor:

suporte monitor

A posição correta para o monitor, é: O centro da tela na altura dos seus olhos. Só isso.

Mas esse acessório não deve ser fixo. Esqueça usar a caixa no seu Loubutin pra erguer a tela. lembra que eu falei que nos movimentamos 53 vezes por minuto? Então, seu monitor tem que ir junto.

A terra brasilis precisa aprender que não só o patrão precisa de uma boa cadeira. desde a recepcionista, passando pelo telemarketing (estes geralmente negligenciados) precisam de material que os ampare, os estimulem a ser eficientes, e acima de tudo, preservem sua saúde.

Preço não pode ser o fator decisivo pra escolha dos móveis.

Complexo não é?

Vamos tomar um cafézin antes de terminar…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Esse post não teve muita passagem engraçadinha, mas é estranho fazer piada com saúde. Tem muito fisioterapeuta e ortopedista prescrevendo estas cadeiras. Ao mesmo tempo que quando eu recebo um cliente falando que o médico dele indicou X cadeira – geralmente a Aeron, é triste porque a pessoa teve que ficar com a saúde arruinada pra só então tirar o escorpião do bolso e investir em algo que usa tanto.

Resumão numa imagem, os principais pontos para uma boa escolha de cadeira:

 

images

Eu utilizei muito exemplos e a grande maioria deles foram da Herman Miller. É uma empresa americana,que foca na ergonomia e na sustentabilidade acima de tudo. Este não é um post publieditorial, porque nem eu e nem a patroa ganhamos nada, mas usei os dados por ter afinidade com os produtos da marca, já que é uma das quais eu represento no Paraná.

#orçamentosviaemail HAHAHAHA

Um dos pontos mais loucos que a Herman usa pra mostrar o quanto eles são focados na “malemolência” das cadeiras é o campeonato de hockey de Aeron. Não, vc não leu errado. Veja isso:

Loucura né?

Então quem tiver alguma dúvida, pede aí nos comentários, vamos nós todos aprender mais sentar melhor.

Agradeço o amor de vcs no Instagram e no SnapChat, estão quase fazendo de mim um homem de lata com coração de verdade. Eu estou lá sempre reclamando e a Cony embelezando nossas vidas. Somos @Futilish e @tiolelofoz em ambas as redes.

assilelo-1

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

 

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
21 comentários em “Mi casa, su casa – O trono do patrão”
  1. Verena22/02/16 • 09h00

    Nossa!

    Prevejo que no lugar de um aumento, preciso de uma cadeira melhor!
    Ou os dois! Mas ai acho que a patroa vai mandar eu escolher! vixi…

    Tio, respondi seu comentário no ultimo post, em que vc me fala pra não me mudar pro ap novo, :X causedeque?

    Beijos e continue maravilhoso! muito sucesso!

    • Tio Lelo06/03/16 • 19h18

      Oi Verena!

      Sua dúvida virou post! vai entrar no ar lá por 13/03 =D

      bjo!

  2. Nádia22/02/16 • 10h45

    O problema maior, na minha opinião, nem é encostar a panturrilha no assento, é ficar com as pernas balançando igual criança se vc quiser apoiar as costas no encosto… #baixinhasofre

    • Jéssica Diane23/02/16 • 15h30

      Um apoio de pé muda a vida da gente haha

    • Tio Lelo06/03/16 • 19h20

      oi Nádia! Não pode ficar com as perninhas voando não minha pequena. A opinião sobre o apoio de pés é bem controversa, porque ela “altera” a posição dos joelhos, mas pra quem não alcança no chão, deve usar sim, como já sugeriu a Jéssica.

      Beijo!

  3. Marcela Dohara22/02/16 • 10h48

    Juro que não como mais bolinha antes de comentar, como do outro! kkkk
    Mas ó, infelizmente os chefes não tem essa visão de que temos que ter boas cadeiras, né? Parece coisa boba e superficial perto de outras coisas, mas sabe, eu passo mais de 8h todo dia sentada e SINTO a diferença (pegamos escondidos uma cadeira de chefia..eheh).
    Super beijo pra você, xará!

    • Jéssica Diane23/02/16 • 15h31

      Pois é…cara, eu trabalho num banco, já ganho uma merda, e os caras ainda me dão a pior cadeira existente no mercado…não dá pra entender! haha

      • Tio Lelo06/03/16 • 19h29

        Jéssica,
        A má notícia é que os bancos ainda compram umas cadeiras ” menos piores” não queira sentas nas de telemarketing, ou de adm de empresas médias.

        Obrigado pelo comentário =D
        =*

    • Tio Lelo06/03/16 • 19h25

      Oi Xará!

      Então, muito difícil as pessoas entenderem que o conforto neste caso, se reverte em benefícios.
      Mas um fato bem complicado, é o valor dessas cadeiras. Elas realmente são de um valor que no final da obra, quando se compra os móveis já é expressivo.

      Beijão migz!

  4. Viviane22/02/16 • 11h10

    Achei otima a sua dica, caiu do ceu, já que estou construindo um escritorio, mas dando uma busca no google, vi que nao vou conseguir comprar $$$$ essa cadeiras,pois preciso de duas pra secretarias, duas diretores e umas seis na sala de reuniao. Tem como sugerir uma marca mais ace$$$ivel? Adoro seu jeito de escrever, sou Fã desde Paraguay pink, amei quando voce começou a escreve p D Cony e a principio nem acreditei que fosse a mesma pessoa.Voces dois sao otimos.

    • Tio Lelo06/03/16 • 19h37

      Oi Viviane,

      A Hermam realmente tem um valor bem significativo. Tem no mercado diversas outras marcas que oferecem as cadeiras com essas regulagens que citei, as cadeiras da COD por exemplo podem ter essas opções todas.
      Tenha em mente que na sala de reuniões o uso máximo é de 2 horas, então podem ter só regulagem de altura .
      pras secretárias procure uma com inclinação, altura, e regulagens de braços. as que ficam na frente das mesas, que chamam de ” interlocutor, ou visitante” podem ser sem rodízios, e sem regulagens. Já para os diretores, vale a pela comprar pelo menos um a Sayl.
      Qualquer coisa manda um email que eu passo para um consultor te mandar um estudo com valores =D

      Beijo!

  5. Alessandra22/02/16 • 17h32

    Lelo, você é gargalhada garantida!!!

    Não estou crendo no vídeo kkkkkk

    Procurei tanto uma boa cadeira branca e não achei. Agora meu orçamento já sei foi 🙁

    • Tio Lelo06/03/16 • 19h40

      Oi Alessandra =D

      Então, vai poupando aí que quando precisar trocar, vc pega uma cadeira dessas maravilhentas.

      Beijo!

  6. Beatriz24/02/16 • 13h18

    Adorei as dicas! Estou quase formando e pretendo adentrar no mundo dos concursos públicos, ou seja: passarei horas sentada.

    Achei essa Aeron muito cara, 4 mil reais :<(
    Tem alguma indicação de cadeira até uns 1.000 reais?
    Grande beijo

    • Tio Lelo06/03/16 • 19h44

      Olá Beatriz,
      A má notícia é que uma Aeron com todas as regulagens… não custa menos que 6500 reais… essa de 4k que vc achou deve ser com menos regulagens, ou usada…. =(

      TEm várias marcas disponíveis, por exemplo no site da COD. Mas se vc quiser me mandar um email, eu peço para um consultor da loja em que eu trabalho ver pra você.

      Beijo!

  7. Mona24/02/16 • 19h25

    Tio Lelo, faz um post sobre cadeiras ou banquetas para penteadeira? Ganhei uma velhinha, ou melhor, vintage, ai mandei reformar e pintar de branquinho com puxadores de porcelana tipo azulejo português. Então queria uma sugestão de cadeiras. Quero uma coisa mais limpa, mais clean, feminina, porém sem frufru… entende? kkkkkkkkkk bjoooo obrigada

  8. Thais Fernandes27/02/16 • 19h43

    Oi Tio Lelo!
    Nós nunca damos muta importância para isso né? Saímos sentando (desculpe o gerúndio) de qualquer maneira. Ajeitamos o popozão e pronto… Mais tarde é que pagamos pelo desleixo.
    Já tinha visto essa cadeira, mas não assiiiiim de forma tão explicativa. Achei TOP demais!
    Queria!
    Existe alguma sugestão de marcas com preço mais acessível?
    Bjs!!

  9. Tio Lelo06/03/16 • 19h50

    Oi Thais,

    O site da COD tem inúmeras marcas. A loja que eu trabalho representa diversas marcas, se vc quiser mandar um email eu encaminho pra um consultor.

    Obrigado pelo carinho, e tá desculpada pelo gerúndio, HAHAHAH

    Beijaum!

  10. yurieu28/02/17 • 11h24

    acho que faltou alguns modelos com links para aquisição.

    • Tio Lelo28/02/17 • 16h52

      Olá Yurieu,

      O propósito é informar os pontos a serem analisados no caso de uma aquisição, mas a marca citada, Herman Miller, você encontra e-commerce da Novo Ambiente e na Atec, ainda que eu ache que seria melhor ir até um showroom e provar algumas cadeiras. Qual cidade você mora?

      Abraço!