Lifestyle
Mi Casa Su Casa
04 jul 2015, 64 comentários

Mi Casa, Su Casa – Cozinhas!

Sábado é dia de quê??? De Tio Lelo e sua simpática forma de nos ensinar a ¨arrumar¨ a casa!

Olá Fufús!

Semana que vem eu estarei indisponível para escrever abiloladamente coisas para vocês. Eu vou fazer um treinamento sobre produtos arquitetônicos multi-MILHOnários, e cortinas riquinhas. Esse curso vai durar a semana toda, então ficaria complicado e eu decidi mandar logo dois posts pra patroa poderosa que está modelando em Milão.

Vocês sabiam que em média eu levo três dias pra escrever um post? É uma função deliciosa, mas delicada, tipo pudim sabe, e eu não quero desenformar um mingau pra quem me lê. #Venkotio que a dieta já falhou mesmo.

E já que estamos falando de comida, um post bastante solicitado é o de cozinhas. E esse é um tópico tão complexo que daria toda uma coleção da Barsa.Barsa

Primeiro de tudo, o que você precisa pra resolver todos os detalhes de uma cozinha é: ter um ambiente que será uma cozinha. RÁ! #SérgioMalandro curtiu isso.

Depois de você ter um ambiente onde precisamos nos atentar para o lay-out, que é a distribuição dos aparelhos no espaço. Mas vamos entender o que torna ela funcional?

Não é marca,

Não é preço,

Não é tamanho,

Não é o tipo de acabamento.

É o formato em que distribuímos as áreas de trabalho. Sim, cozinha é área de trabalho.

Queremos que o seu trabalho flua naturalmente, a não ser que você seja triatleta, precisamos ter: refrigerador, pia e fogão numa distância máxima de três passos. Não, não importa o resto. É mais uma turma da Luluzinha que precisamos manter próximas. E para isso, basicamente, existem seis formatos de cozinha considerados funcionais.

Seis Cozinhas

Agradecendo imensamente ao Google Imagens AND ao Arquidicas que tinha muitas das imagens altamente expositivas que eu usei ilustrar meu post!

Cozinha Linear

Modelo cozinha Linear

Essa cozinha é bem comum em apartamentos, pois ela exibe as três melhores amigas lado a lado. Eu não quero falar – ainda – sobre tamanhos, mas eu PRECISO informar que entre fogão é pia, o ideal é ter um espaço de bancada de 60 centímetros, mas o mínimo mesmo é de 45 pra um apoio de panela/corte etc.

Neste formato de lay-out ( ou leiaute, que foi normatizado )Tá todo mundo aí, literalmente na sua frente. Vejamos algumas cozinhas lineares:

Cozinha Linear

Cozinha Linear 02

Gostaria de apontar dois detalhes nessa segunda cozinha, o fogão está lá na esquerda, coladinho na parede. Pra mim, ok eu sou destro. Mas para uma pessoa que trabalha com a mão esquerda seria extra-desconfortável ficar ali ralando os cotovelos pra fazer uma panqueca. E eu digo extra, porque é muito ruim você ficar colado numa parede, tipo criança de castigo. Eu indicaria a pessoa usar um cooktop de 4 bocas, ou mudar uma parte daquelas gavetinhas lá praquele canto, comprometeria a estética, mas seria funcional.

Cozinha corredor

Modelo cozinha Corredor

Vai ter amor aqui nesse modelo, pois é o tipo que eu tenho em casa, HAHAHAHAHA

Essa também “acontece” muito nos apartamentos, que é o meu caso. Esse modelo permite criar um triângulo, que é considerado pelos ergonomistas a mais confortável das disposições. E eu concordo muito. Também acho que visualmente o efeito é agradável. E você pode treinar os pivôs das muódelas.

Pivot

Agora vamos atentar-nos que, pra abrir uma porta de geladeira, precisamos de espaço. O ideal é que entre os móveis, tenhamos 120 centímetros MAS, em épocas de empreendimentos diminutos, abrindo a porta da geladeira com uma folga de 20 centímetros, tá valendo! Eu gosto desse formato, pois de um lado agrupamos tudo que é alto, geladeira, torre de fornos, armário de mantimentos, e do outro fazemos uma bancada espaçosa, e se a janela e a coifa permitirem, ainda dá de colocar móvel superior.

Vejamos exemplos:

Cozinha Corredor 01

Essa cozinha acima tem coisas que eu amo, como a cuba em porcelana – que só encontrei pra comprar fora do Brasil – E coisas que eu não gosto, como as panelinhas tudo enforcadas em praça pública. Mas é muito bonita.

cozinha corredor 02

Essa eu escolhi propositalmente. Vocês notaram que tem uma bancada lá no fundo? Eu sei que é prático, e sei também que pelas duas geladeiras e pelo acabamento do móvel que é um provável espaço pra empregada. Por favor Fufú, não faz isso. Comer olhando pra parede, é castigo, sério. Não maltratem empregadas, elas fazem sua comida, cuidam das suas coisas, muitas vezes até passam mais tempo com seus filhos mais do que dos delas. Não é legal nem espiritualmente-evolutivo por as pessoas comer de castigo com a fuça apertada. Põe ela pra comer depois se for o caso. Tá? S2 pra vocês. Se você tiver uma dessas bancadinhas para esporadicamente fazer um lanche, ótimo. Mas todo dia não vale.

Cozinha em L

MODELO COZINHA L

A cozinha em L é geralmente, feita em um local mais estreito, mas com uma boa profundidade. Eu não me lembro de ter feito muitas cozinhas em L nestes sete anos de trabalho com mobiliário, mas ela é muito eficiente. Eu acho que a gente – espécime-humano que ganha comissão – acaba transformando todas as cozinhas que seriam L em cozinha em U- HAHAHAH – #massari

Vejamos:

Cozinha L01

GENTEEEEEEEEE!!! Alguém me explica aquele forno lagartixa colado lá no teto? Quem vai usar? Jogador de vôley? Palmas para o projetista de 2 metros de altura. Vou deixar outros detalhes bizarros no fim do post.

Promob Lite Favorita

Foi muito difícil encontrar imagens de cozinha L, a maioria é um L de mentira, porque quando você fixa bem, falta alguma coisa: geralmente a geladeira. Acabou que cozinha em L com tudo que uma cozinha precisa só tinha essa abençoada com essa cortina feita com retalhos do uniforme da guarda do vaticano.

Cozinha em U

Modelo Cozinha U

Essa cozinha é muuuuuuito legal, ela fica super bem setorizada, sobra bancada pra fazer aquela massa da mama, fritar o pastel e colocar o escorredor de louças. Tudo junto e exibido ao mesmo tempo! Praticamente uma procissão de desordeiros transformando seu lar em um circo, te juro, vira uma bagunça deliciosa.

Nesse formato também é legal selecionarmos em qual das paredes vamos deixar tudo que é alto: refrigerador, despenseiro, torre de fornos… e no outro lado o fogão e a coifa e onde esconderemos a pia.

Vejamos modelos:

Cozinha U 01

Cozinha U 02

Olha essa segunda cozinha com a cuba de porcelana de novo. Acho que eu estou desejoso de uma dessas. E as faquinhas no imã? Já me sinto atirador de facas. #DexterMorgan curtiu isso.

Agora, deixe me aproveitar o gancho pra expor uma grande indignação minha: A pia na janela.

Ninguém sequer pensa antes de responder, nenhum arquiteto/engenheiro tenta mudar isso. Os brasileiros simplesmente assumiram que a posição correta e obrigatória da pia é sob a janela.

Eu já ouvi explicações ridículas, tipo: a pia fica na janela pra umidade sair. Queridinha, se não tiver circulação de ar a umidade não sairá nem que a pia fique no meio do quintal. Eu sinto nisso um dogma de nossa colonização e do período de escravidão sabe, porque eu não vejo uma explicação lógica pra você lavar louça admirando a paisagem se não for pra se imaginar correndo pelo jardim e ser feliz bem longe da esponjinha.

NA JANELA

O fato é que, você poderia posicionar aquela bancadinha de frente pra janela e ver os passarinhos cantoralando. Poderia colocar a mesa ali e tomar um café da manhã com seu amô num domingo preguiçoso olhando a chuva cair nas flores… Poderia numa manhã fria preparar o nescau do seu filhote vendo os raios de sol invernis timidamente aquecerem as bochechas do pimpolho… Tô poético né?

NÃÃÃÃOOOOO… você prefere ficar de pé, com a mão ensaboada, esfregando uma panela que você está mentalmente amaldiçoando com os olhos abaixados pra bancada sem nem se dar conta de que do outro lado do vidro a humanidade tenta prosperar e ser feliz. Me diz a verdade, quenhé que é, que lava louça sem olhar pra louça? Se fizer, vai ficar mal lavado.

Cozinha em G

Modelo Cozinha G

Essa cozinha em formato de G é campeã em ambientes integrados. Ela pode ser aplicada em cômodos menores que os de ilha, então são extremamente frequentes. Além de comportar mais espaço de armários. Viram que a indicação é sempre de um espaço de 120 centímetros? Isso permite que você esteja no fogão e sua-metade-da-laranja lave a louça ao mesmo tempo, porque é bem isso que acontece todo dia né? HAHAHAHA

Também conhecemos esse formato como cozinha com “península” que eu acho que é uma maneira da gente frustrar menos quem sonhava com uma cozinha com ilha. Esse modelo de cozinha quase que por decreto de lei tem uma bancada de refeições, que pode ser alta (110cm), média (93cm) ou baixa (74cm). Dependendo do que está na frente dela eu acho mais indicado uma ou outra.

Corre ver uns exemplos:

Cozinha g Baixa

Agora é mais fácil de visualizar as alturas. Viu como a bancada nesse caso, fica abaixo do balcão? Essa altura, que fica entre 72 e 74cm do chão é a altura normal de uma mesa. Se você não vai investir numa sala de jantar completa ou uma mesa de refeições, eu sugiro usar a bancada nessa altura por questões de conforto. Mesmo que seja pouco utilizado, que não costume receber visitas… Se acidentalmente acontecer de rolar um encontrinho, nesta altura as pessoas vão se sentir bem pra um papo mais longo . Atente-se para caso estiver cogitando usar aí na frente a pia ou o fogão. Pode respingar água, ou comida em quem estiver sentado ali enquanto você faz o seu show. Uma vantagem é poder usar cadeiras de verdade-verdadeira, nas trilhares de opções para decorar o espaço.

Cozinha G Media

Essa opção não difere as alturas das bancadas de trabalho e do espaço para refeições, que variam entre 93 e 96cm. Eu acho o resultado estético elegantérrimo – porque coisas escalonadas não costumam me agradar – mas, em Terra Brasilis quase não há banqueta pra essa altura. Você estará fadada a cortar as perninhas de uma alta, ou então usar aquelas com pistão de regulagem.

Cozinha G Alta

Essa é muito legal, principalmente em áreas de lazer, espaço gourmet ou churrasqueiras. Como a parte onde os convidados sentam é mais alto, entre 108 e 110cm, o local parece sempre organizadinho, minha restrição é com pessoas de mais idade por exemplo, que terão dificuldade de subir e descer. Também gosto que essa barreira impede inundações caso a pia esteja ali na frente, assim como o leite derramando e escorrendo pelo mundo todo.

Cozinha com Ilha

Essa adorada cozinha com ilha é desejo de 17 a cada 3 brasileiros. Sério, todo mundo quer uma cozinha com ilha. Então vou já limando o sonho de uma galera: se não for integrada com a sala, a dimensão mínima pra cozinha com ilha é 390 x 400. Caso ela seja integrada, 330 x 400.

Mas tio, dá pra fazer menor? Dá! Mas vai ficar parecendo a casa da Barbie, e eu não tô falando de cor-de-rosa, feminino, fofinho. Estou falando de diminuto, beirando a comédia.

Na década de 80 pelo menos, aprendemos – erroneamente – na escola que ilha é um pedaço de terra circulado por água em todos os lados. Mas não tem água nem em cima, tem embaixo. Então sua professora mentiu pra você também.

Uma cozinha com ilha quer dizer que você tem uma bancada solta das paredes, pra você poder correr em volta fazendo a dança da chuva, por exemplo. E para o seu filho correr de você tentando não tomar remédio.

Essa ilha pode ter uma pia, ou um fogão, pode ter os dois, pode não ter nenhum, pode ter uma das três opções de bancada em algum lugar… a imaginação e o bolso são o limite de cada um.

EU, particularmente, gosto de fogão e pia na ilha, assim você passa quase que o tempo todo de gente pra quem estiver te acompanhando. E na parede do fundo, fechamos geral com modulação alta, torre de fornos, geladeira, e armário de louças e mantimentos. #BemLindo Mira que rico:

Cozinha Ilha 01

Nesse exemplo, a bancada sái em L e toda a parte de armazenagem fica ao fundo, e sim eu escolhi essa cozinha por dois motivos, um é por causa do roxo =D

As vezes, estamos amarrados ao ponto de gás, ou ponto de esgoto e não é possível fazer ambos espaços (molhado e cocção) na Ilha, por isso eu digo que temos que aproveitar e projetar a cozinha o quanto antes numa obra, seja reforma ou construção, quanto mais cedo melhor.

Cozinha Ilha 02

Agora, nessa segunda cozinha, eu quero falar sobre o que vai acima da ilha, porque a gente sempre quer fazer uma firula, colocar um pendente, e tal, mas lembre-se sobre o fogão vai a coifa (que é aquele aparelho que joga o cheiro da fritura pra fora, pra quem não conhece o termo) , então não pode entulhar de coisa pra não ficar uma favela flutuante sobre a ilha. Só a coifa já tá bom. Um ponto a se analisar também, é que coifa de Ilha é con-si-de-ra-vel-men-te mais cara que a de parede.

E sabe o que fica lindo? Churrasqueira com ilha:

Churrasqueira com Ilha

Com a onda de otimização dos espaços, a churrasqueira e a cozinha estão “se fundindo” numa coisa só. Geralmente uma bela porta divide esse novo cômodo do jardim. Eu acho super válido, pois assim você pode investir em melhor qualidade do que ficar construindo duas coisas praticamente iguais. E comprando 2 refrigeradores, 2 microondas, 2 forno, 2 cooktop, 2 coifa… Vejam um espaço assim:

Cozinha e Churrasqueira

Ficou uma gracinha né? #HebeCamargo curtiu isso.

Mas, finalizando a cozinha com ilha, não importa qual dos formatos você terá ao redor dela, se vai ser L, U, Corredor ou Linear. O fato é que na cozinha com ilha você corre livre em volta do móvel.

E como disse que ia falar de coisas estranhas em cozinhas, alguns fatos se superam:

  • Já vi cozinhas serem montadas e tanto a cliente quanto a arquiteta esquecerem do microondas.
  • Além do microondas muito alto, gaveta ou portas que não abre porque batem em algo que tá do lado ou na frente.
  • Cliente querendo colocar forno embaixo da pia… Esgoto pra quê, né?
  • Geladeira dentro de despenseiro – tipo as de embutir de filmes – só que usando uma geladeira comum dentro de um armário.
  • Geladeira na frente da janela.
  • Fogão debaixo da janela! Imagina o vento apagando o fogo ou levando o cheiro da comida pela casa inteira.
  • Cozinha com uma única tomada – dae você faz revezamento entre geladeira, fogão, microondas.
  • Geladeira na ilha… mas de novo, não a especial, que pode ser embutida embaixo, uma normal.
  • Projeto sem gaveteiro…
  • Torre de fornos sem ventilação – esses detalhes de eletros vai ser um post muuuuuito legal!

 

UFA! 2400 palavras. Cansei vocês? MIM desculpem. Já tá acabando.

Sim eu estou testando vocês e só a Fernanda, essa querida, deu falta da birita semana passada. Então hoje um brinde a você menina! Com uma das minhas preferidas:

VEUVE

Na próxima semana falaremos mais de coisinhas de casa, muito obrigado pelos comentários, eu faço o possível pra ler e responder todos. Sigam deixando suas ideias que vamos tentar expor tudo que vocês quiserem aqui.

#Bença!

assilelo

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
64 comentários em “Mi Casa, Su Casa – Cozinhas!”
  1. Cynthia04/07/15 • 18h45

    Todos os posts foram maravilhosos, mas esse superou todos! Bow down, bitches! Eu e mamãe estamos reaparelhando nossa cozinha recém-projetada e o post sobre os eletrodomésticos já está sendo aguardado por nós. Obrigada, Lelo! <3

    • Tio Lelo14/07/15 • 12h11

      Cynthia minha querida!

      Já que vc pediu, vamos falar de eletros essa semana então!
      Eu já estava com vontade, e seu comentário confirmou.

      Obrigado pela participação!

      BBT!

  2. Jane04/07/15 • 19h03

    O projeto cozinha-churrasqueira me surpreendeu. Muito lindo e válido para os mini apartamentos de hoje.
    Dei altas gargalhadas com a cortina na cozinha da foto… hahaha

    • Tio Lelo14/07/15 • 12h13

      Oi Jane!
      Não é que fica bonito? Unindo a churrasqueira e a cozinha, podemos investir em produtos melhores, e não comprar coisas duplamente. Acho inteligente e sustentável.

      Obrigado pelo carinho!
      BBT!

  3. Mona04/07/15 • 20h19

    Ufaaa grazadeus reformamos a cozinha aqui em casa, é um formato de U e não nos enquadramos em nenhum dos dados críticos citados acima. #oremos

    • Tio Lelo14/07/15 • 12h14

      Oi Mona!

      O importante é ela estar funcionando =D

      Obrigado pelo comentário!

      #oremos pra que seja sempre lindo!

      BBT!

  4. Maria Carolina04/07/15 • 20h22

    Nunca comentei o post do “mi casa”, nem tenho minha própria casa, nem penso em reformas… mas adoro mesmo assim! Sempre leio! kkkkk

    • Tio Lelo14/07/15 • 12h26

      Oi Maria Carolina!!!

      Obrigado por acompanhar viu!
      Assim que vc tiver seu canto, você coloca as dicas em prática!

      Beijo!

  5. Milena Neto04/07/15 • 20h25

    Achei ótimo tanto o guia quanto a delicadeza de falar sobre o local de refeição das funcionárias do lar, visto que esta semana me deparei com uma matéria onde num apartamento de 400m² o local de refeição delas era sobre a mesa de passar roupas.

    • Mari05/07/15 • 18h12

      Também lembrei disso! E da dona da casa falando de maneira bem grosseira que as empregadas tinham que tomar cuidado pra não ficar nenhum vestígio de comida pq senão iria sujar as roupas a serem passadas…

    • Thaís Fernandes06/07/15 • 18h28

      Exatamente!!! Também choquei com a reportagem! Gzuis!!!
      Parabéns Tio Lelo! Precisamos de pessoas que pensem que somos todos humanos, independentemente de nossas funções na sociedade! Merecemos respeito e dignidade.
      :*

    • Tio Lelo14/07/15 • 12h39

      Poizé meninas!

      Com condo com vocês Milena, Mari, e Thaís. Eu fico chocado com certa forma que tratam as pessoas que tornam as nossas vidas mais cômodas.
      Eu acho que o acima de tudo, deve existir respeito com outro ser humano. Mas nesse caso, especificamente, de colaboradoras, seja a empregada, seja a arrumadeira, passadeira, o limpador de piscina ou o jardineiro… eles são pagos para facilitar a vida do dono da casa. E se é tão difícil assim, não custa pensar no conforto deles.
      Eu tenho até vergonha de dizer, mas pelo que eu vivenciei na profissão, a culpa é muito mais do profissional do que do proprietário do imóvel.
      Aqui em Foz tem um prédio – que devido o padrão – tem a “dependência de empregada” que para mim soa pejorativo, e me incomoda. mas a questão toda é que não cabe um colchão de solteiro inteiro. Tem que recordar uma ponta, porque passa uma coluna na lateral da única parede onde (deveria caber) uma cama.
      Não cabe um armário pra deixar as roupas. e o banheiro quase que não precisa de ralo porque o chuveiro está praticamente sobre o vaso. E isso quem tem a consciência de espaço foi quem projetou.
      Claro que tem umas cadelas iguais essas que vocÊs citaram (se alguém puder me mandar a reportagem please!)
      Talvez seja por eu já ter trabalhado numa posição menos privilegiada que eu tenha essa postura. Eu chamo o garçom pelo nome, eu aperto a mão da camareira eu dou bom dia pro zelador e eu sorrio pro rapaz da reposição da gôndola do mercado. Não é educação, é dever. É dever de respeitar outro humano que é exatamente como eu em sua essência.

      Obrigado por dividir suas opiniões meninas! Voltem sempre =D

      BBT!

  6. Poliana04/07/15 • 21h14

    Olha gato, para mim que amo cozinhar a pia DEVE ficar ao lado do fogão, isso facilita a vida na correria, evita respingos no chão…
    Beijos pra vc e para nossa linda Foz!

    • Tio Lelo14/07/15 • 12h42

      Oi Poliana,

      Eu concordo que é mais confortável, sem esquecer daquele espaçinho pra corte entre eles né?

      Beijo pra nós que estamos virando sapinhos nessa chuvarada!

  7. Juliana Almeida04/07/15 • 23h31

    Tio Lelo você é demais!
    Obrigada pelos posts maravilhosos!

  8. Maria Celia05/07/15 • 14h08

    Como sempre útil e genial….mas eu coloquei duas janelas que iluminam pia e balcão pois pensei na iluminação ( limpeza de frutas e verduras ) e tb porque não tinha um arquiteto genial naquela época.Bjs

    • Tio Lelo14/07/15 • 12h43

      Oi Maria,

      Super concordo no quesito iluminação natural =D

      beijo!

  9. Taiza05/07/15 • 16h02

    Lelo você é o máximo! To adorando as dicas, anotando tudo, porque eu sou pobre e não to construindo, mas minha mamis está fazendo a casa dos sonhos dela. Então eu passo pra ela, porque o consumidor precisa sempre estar muito bem informado pra não acabar com o microondas pendurado no teto, né? haha! A cozinha dela é em U, sem espaço integrado com o jantar, pois achamos que o pessoal lá é muito ‘organizado’ e quem estivesse lá na sala de jantar ia ver as panelas sujas na pia haha! Aliás, isso é um cuidado que tem de ter com os espaços integrados, tem de estar tudo sempre em ordem, ou a única continuidade que daremos ao ambiente é a da bagunça contínua rs. Só que além de colocarem uma janela em cima da pia (essa eu gosto, podem me zoar haha), fizeram a janela de canto. Quero morrer com janela de canto.

    • Tio Lelo14/07/15 • 12h46

      Oi Taiza!

      Logo logo chega sua vez de ter sua casa dos sonhos! #oremos
      Janela de canto é um elemento que está sendo muito utilizado. eu particularmente não gosto, mas em ambientes de serviço e sociais ela não me incomoda. Agora, em dormitórios ou salas de TV elas são meu maior pesadelo!

      Obrigado por ler a gente,

      BBT!

  10. Ale05/07/15 • 17h08

    Ótimo post, como sempre! 🙂

  11. Tati Gallo05/07/15 • 17h22

    Sou uma entre os milhares de brasileiros que queriam uma cozinha ilha, como vc comentou!
    Mas, com os padrões dos novos apartamentos, a cozinha corredor é a melhor opção, já que a maioria tem esse formato.
    Bjoooos

  12. Rafaela05/07/15 • 20h57

    Sei como é quando a gente escreve, sabe que as pessoas leem mas nao comentam e você fica naquela dúvida se estão gostando ou não.. Então passei aqui hoje só pra dizer que sempre adorei o Fufu, e essa coluna agora veio pra completar e eu estou amando! Adoro moda e adoro o mesmo tanto decoracao, e até a forma de escrita de vocês é parecida, na forma descontraída e divertida de ser. Adoro!! Ah, e já que a pauta é cozinha, o que vc acha de abrir a cozinha? Digo em casos onde vc tem uma cozinha grande, sem necessidade de aumentar espaço, vc optaria em abrir ou não? Bjs

    • Tio Lelo14/07/15 • 13h15

      Oi Rafaela,

      Obrigado por comentar =D feedback é vida! hehehehe

      Então, eu A-DO-RO quebrar uma parede né, então sempre quero abrir as coisas…
      tudo depende se quem está na cozinha fica segregado dos demais… se o seu estilo de vida é de receber e confraternizar…
      Se você gosta dessa interação acho válido abrir…
      MAs se a cozinha é realmente grande, e consegue abrigar todos seus convidados… deixa assim e investe seus dinheiros em objetos pra facilitar e decorar o espaço, como uma bela batedeira, ou um jogo de louças espetacular… uma decoração de mesa de revista, com jogo americano, sousplat e guardanapos de tecido.

      Beijo!

    • Liliane02/09/20 • 14h26

      Rachei de rir lendo a sua postagem kkkkk que humor heim…

      Vim só pra dizer que gosto de janela sobre a pia. Lavar louças olhando pra paisagem torna o serviço menos tedioso…

      Quanto à ilha… Estou projetando minha cozinha e queria a uma ilha, mas estou desistindo, pensando que talvez irá expor demais a bagunça da cozinha. O que me diz?

      Abraço

  13. Beatriz06/07/15 • 00h56

    lelo, voce é mara!!!

  14. Mônica Bramorski06/07/15 • 09h03

    Lelo querido, você acabou de ser transferido para outra categoria na minha vida: a das pessoas que conhecem Dexter Morgan!!! kkkkk Eu amei o seriado e ainda suspiro de vez em quando ao lembrar do final… Adoro as suas dicas aqui no Futilish e a nossa cozinha em casa é em L! Foi a minha irmã que desenhou os móveis e acho que ficou bem legal. Ela acabou realizando muitas das suas dicas sem mesmo saber. Beijooooo 🙂

    • Tio Lelo14/07/15 • 13h24

      Hey Mônica!

      Dexter foi um amor na minha vida!
      MAs eu comecei a assistir por causa do Michael, que eu conhecia do 6 feet under que MELDELS acabou comigo! O final daquela série me fez alagar o saara de tanto chorar. Bichysse pura, mas eu chorei mesmo.

      Obrigado pelo carinho!

      Beijo!

  15. Ana06/07/15 • 09h20

    Tio Lelo, me diz uma coisa: acho lindaaa cozinha preta… Mas será que enjoa?!
    Bjo bjo!

    • Tio Lelo14/07/15 • 13h27

      Oi Ana!

      Branco, bege, cinza, preto… não tenha medo! São super básicas e não enjoam não. Tem que cuidar pra não dar a impressão de que o ambiente diminuiu. se estiver com ese receio, faça um lado todo preto e outro em outra cor, assim fica menos severo.
      Outra dica é, se abrace e se esfrege na amostra do acabamento. o preto costuma ficar marcado com o suor e a gordura das nossas patinhas… e isso ao longo do tempo se torna irritante. Veja o quanto ela fica “sebosa”.

      Beijo!

  16. Bruna06/07/15 • 10h01

    Uhuuu adorei o post! Estamos projetando nossa casa e vou realizar o sonho da cozinha com ilha <3 e tb quero que ela seja integrada com a sala, pq quando vai gente em casa todo mundo fica só na cozinha mesmo. Aliás, Lelo, tem dicas para fazer cozinha integrada sem ficar cheiro de comida na casa inteira?

    • Tio Lelo14/07/15 • 13h35

      Oi Bruna!

      Eu concordo com vc, a alma da casa ( e o lugar que sempre nos amontoamos ) é a cozinha.
      No caso de cozinha integrada e principalmente, se o cooktop/fogão for ficar na ilha vc tem que comprar uma coifa própria pra ilha, a daí vc tem que fazer uma coisa que os brasileiros, de modo geral, não fazem.
      LEIA e OBEDEÇA o manual de instruções. As pessoas reclamam que as coifas não funcionam, mas no post de eletros eu vou eplicar o porquÊ. Volta pra descobrir!

      Beijo!

  17. Gabi06/07/15 • 11h33

    Tio Lelo sempre com os melhores posts.. dá uma vontade de reformar minha casinha toda.. hahaha

    http://gabivasconcellos.com.br

  18. caria souza06/07/15 • 12h20

    Nossa ler os posts,imagino conversando com um amigo inteligente e engracado, parabens pela forma sincera que escreve e pelas dicas maravilhosas, acabei de tirar a pia da janela kkkk, estou construindo e deu tempo de reverter esta situaçao.

    • Tio Lelo14/07/15 • 13h37

      Oi Caria!

      Obrigado pelo carinho =D

      E aproveite a vista da sua janelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      =D

      BBT!

  19. Thatiana06/07/15 • 12h26

    Que post bacana! Quem entende, entende, parabéns!

  20. pri06/07/15 • 13h00

    Minha cozinha é um formato U, mas a pia e o fogão ficam alinhados e a geladeira tb fica perto. A pia fica embaixo da janela que é bem alta, portanto não tem vista.Parece-me óbvio, visto que o encanamento fica na parede externa do prédio.

    • Tio Lelo14/07/15 • 13h38

      Oi Pri!!!

      Na verdade, pro encanamento chegar embaixo da janela, ele tem que serpentear pelas paredes… desperdício de material… nada exagerado.. mas eu apenas quis pontuar.

      Beijo!

  21. Fernanda06/07/15 • 16h55

    Lelo, AMEIIIIIII nem acredito que a dica de birita foi especial para mim! Tive que ler e reler umas mil vezes obrigada bjs…

  22. Daiane06/07/15 • 17h20

    Ótimas ideias!!! Adorei..
    http://senhoritadoslacos.blogspot.com.br/
    Bjos

  23. Lívia Rapaci06/07/15 • 17h26

    Tio Lelo querido… Amei o post, nunca tinha ouvido ninguém compartilhar da minha teoria da pia na janela… eu moro numa cidade de praia mas à beira de um rio, uma paisagem maravilhosa, pelo menos não tenho que encarar a janela suja da vizinha enquanto lavo a louça …. Mas sempre disse que a vista podia ser melhor aproveitada!
    Eu estou reformando a casa e li seus posts com um pouco de atraso, mas fiquei felicíssima de ver que compartilhamos quase todas as ideias de decoração e o bom gosto rsrsrs.
    Acabei de reformar a sala e coloquei persianas romanas (que acabaram de ser instaladas e estão maravilhoooosas).
    Queria te mandar uma foto da minha sala… eu pensei nela por muito tempo antes de reformar, muita gente pensou que eu tinha contratado um designer, e gostaria de dividir com alguém… quem sabe você pode aproveitar algumas ideias para seus clientes.
    Uma coisa que fiz na minha casa e nunca vi em lugar nenhum, em nenhuma foto, foi colocar filetes de mármore no rodapé (aqueles MARAVILHOSOS semelhantes a uma pedra canjiquinha). Se sua curiosidade despertar me mande um email!
    Um beijo, e aguardo ansiosa os próximos posts!
    Lívia Rapaci

    • Tio Lelo14/07/15 • 13h47

      Oi Lívia!!!

      Se compartilhamos de ideias e da pena da vista da janela desperdiçada eu tenho certeza que você tem um bom gosto incrível!
      Eu não tenho acesso ao seu e mail, mas se vc puder tirar um tempinho e enviar uma imagem pra mim, eu fiquei curioso com suas ideias. Meu email é azuosexclusive@gmail.com

      Obrigado pela participação!

      Beijo

  24. Alice06/07/15 • 17h33

    hahahaah, muito bom! ótimas dicas!!

  25. Thaís Fernandes06/07/15 • 18h38

    Dexter Morgaaaaan! #foreverandever hahahhahah Post maravilhoso! Guardando aqui as dicas para a próxima residência, porque agora só me resta a cozinha linear mesmo.
    Parabéns à Fernanda, atentíssima aos detalhes, igual a você! Sigamos aprendendo!
    :*

  26. Luiza06/07/15 • 20h01

    Amando essa coluna! Faz um post sobre closet um dia!!! Bjos!

    • Tio Lelo14/07/15 • 13h51

      Oi Luiza!

      Post de closet será polêmico, as pessoas vão querer me matar, hahahha mas já está nos planos.

  27. May06/07/15 • 22h59

    Eu tento não ler sua coluna, uma vez que estou pelo menos há uns 6 anos de ter minha casa própria (fazendo doutorado em uma cidade que sei q não vou morar por muito tempo e sem dinheiro)…
    Mas acontece que vc é um arraso!!! Ser sua cliente deve ser sensacional! Pessoa de bom gosto e principalmente inteligente… sua listinha de coisas mal pensadas que vc já viu me rendeu alguns…. errrr, verdade! kkkkkkkk
    Parabéns querido!!

  28. May06/07/15 • 23h02

    Ps: vc falando das empregadas… LOVE YOU!!!

    • Tio Lelo14/07/15 • 13h56

      Oi May!

      Obrigado pelo carinho!

      Eu tento manter os ânimos calmos durante o trabalho, acho que tudo feito com alegria é mais leve!

      beijo!

  29. Daniela07/07/15 • 00h24

    Leloooooooo, cada post que você faz ,cada vez mais me apaixono por você e fico cada vez mais convencida de fazer o curso de desing d interiores! Como já te disse , voce ganhou a minha admiração e meu coração! Dou gargalhadas quando leio o post. Você chegou aqui no fofu e na minha vida na hora exata!!!! Obrigada beijo gigante

    • Tio Lelo14/07/15 • 13h57

      Daniela minha querida, só vem!

      Vem pra essa profissão tão divertida.
      =D
      Beijo enorme pra vc também!

  30. Juliane07/07/15 • 17h52

    Você é sensacional!! Muito divertido!

  31. Claudia Rubbo08/07/15 • 23h45

    Post comprido demais? Nada!!! Li inteirinho, prestando atenção em tudo, e o faria de novo pq tá mto bem escrito. Aliás, seus textos são ótimos!
    Keep them coming! Bjss

    • Tio Lelo14/07/15 • 14h01

      Olar Claudia!

      Muito obrigado pela energia boa!!!

      Beijo!

  32. Ana Paula10/07/15 • 12h18

    Você é muito bom! rsrsrs
    São posts são incriveis, divertidos e cheios de informação.
    Parabéns!!

  33. Carla Chaves12/07/15 • 16h51

    Lelo do céu, ja desenhei minha casa umas 50x e a unica coisa que não mudava era a pia em frente a janela. Obrigada por abrir meus olhos. Remodelando a planta.

    • Tio Lelo14/07/15 • 14h05

      Pois veja só Carla, não parece que é uma ordem que obedecemos sem nunca ter recebido?

      Boa planta! Mas ó, geralmente na hora de bater o martelo, a gente volta pra primeira.

      HAHAHAHHAHA

      Beijo!

  34. Mirian12/07/15 • 21h32

    Estou amando os posta! Estou construindo a minha casa e as suas dicas estão sendo muito inspiradoras. O que me deixa muito em dúvida são as várias opções de materiais e cores. No caso da minha cozinha, tenho que escolher o revestimento das paredes e a pedra da bancada. Tenho medo de escolher algo e enjoar rápido. De dicas sobre isso!!! Bjss e parabéns pelos posts!!

  35. Renato09/05/17 • 19h22

    Lelo, boa noite. Muito legal o post, conheci por acaso. Você tem um senso de humor ótimo, a leitura do post fica muito mais agradável assim.
    Um abraço e sucesso!!!

  36. Elisa12/06/19 • 10h39

    Bom dia , gostei bastante das suas colocações, estou com projeto, nele quero muito colocar o cooktop de frente pra janela mas não vi nem uma conzinha assim! O que vc mim diz?

  37. Iris Martins12/07/20 • 20h57

    Amei, a que estou construindo é em L, e que será transformada em U. Minha dúvida é com relação á porta balcão e às janelas retangulares 60 x100 – pretendo janela pivotante. A dúvida é, vidro? se sim, que tipo de vidro, preocupo-me muito com a segurança. É possível colocação de grades removíveis por dentro ou por fora, sem que ofusquem a aparência bela das esquadrias de vidro. Ou as de alumínio seriam mais seguras? Desculpe por esse meu pedido de auxílio. Gostei muito da sua página.

  38. Magda07/08/23 • 04h26

    Cozinha pequena!! Eu disse muito pequena….altura 2,10…largura 1,90 …aí no comprimento a coisa muda ! Tem espaço em.uma parede de 6,5 m…e o desespero final tem que ter espaço pra um fogão de ferro a lenha…ajude- me por favor