06
Sep 2015
Mi Casa, Su Casa – Cores!
Mi Casa Su Casa

Antes de dar a palavra ao Lelo, queria falar algo. Tô com ciúmes. Que babaçãaaaao é essa em cima dele hein! Humpf… Tudo bem que ele escreve bem, é bem humorado, alto astral, gente boa, divertido, simpático, tem um coração bom, paciência e boa vontade para responder uma a uma, conhecedor do assunto, tem bom gosto… Ok, podem continuar babando ovo. Me convenceram rsrs.

Fala Lelinho!

Oi Fufu! Chegou a hora do tão pedido post sobre cores. Gente é muita informação, mas eu vou tentar englobar o máximo de informações. Então pega a aquarela e #vemkotio!

resize_Camaleao

A gente tá tudo peludo, depilada (brazilian wax) de saber que as cores influenciam nossas vidas, e que sabe se lá por que, no Brasil temos medo de usar cores na decoração, especialmente nas paredes. Eu tive algum trauma e vou aproveitar e economizar a analista e falar pra vocês sobre o meu problema com parede branca: quando eu era criança pequena lá em Três Coqueiros – SC (em Joinville e em Foz do Iguaçu) nós morávamos de aluguel. E se alguém aqui também passou por isso deve ter ouvido muito grito de mãe:

TIRA-SSAS-MÃO-DAÍ-MULEKE!

Feat.:

Não-pode-sujar-as-paredes! Depois-eu-e-teu-pai-vamo-tê-que-pintá!

E nos dias de tpm (agora eu sei disso) : Se você sujar essas paredes eu vou esfregar a sua cara nela até limpar.

Obrigado mãe, pelo menos eu sei me comportar na casa dos outros até hoje.

E eu comecei com esse conto NTSC/Pal-M, porque piso e parede são 2/3 da decoração. Exatamente: dois terços, e isso é muita coisa! E aí às vezes eu vejo gente que não tem lá uma conta corrente muito abastada comprando mobiliário caro, que vai durar muito tempo, em cores que talvez daqui a 4 ou 5 anos vão dar asco. Alguém se lembra dos conjuntos de sofá dois e três lugares marrons? Isso não te transporta pra 1995? Têm lugares, casa de vó indeed, aonde você entra e parece que passou por um túnel do tempo.

Acho que eu tô me perdendo no tema. HAHAHA mas o que eu quero expor, é que se você não vai se dispor a ficar trocando móveis a cada 2 ou 5 anos, opte por mobiliário neutro e coloque as cores na parede. #prontofalei

E antes de começarmos a casar as cores, vamos falar brevemente sobre elas. Na verdade as cores são luz, porque se não existir luz, não tem cor, mas isso é uma questão pra vocês discutirem com aquela analista que eu burlei no começo da conversa. Igual lá na quinta série, ainda temos, 3 cores primárias- ou seja, se você não tiver nenhuma delas não consegue as outras – elas são azul, amarelo e vermelho.

Partindo destas três, podemos fazer misturebas legais e conseguir as cores secundárias, e aí chegamos ao verde, laranja e o lilás. Daí a festa continua e vamos misturando secundária e tercearias praticamente ao infinito, eu li, não lembro onde, que o branco é a mistura de todas as cores… mas também lembro que na aula de educação artística que misturas todas as cores dava preto. #criseexistencial 

Então a verdade que eu guardei pra mim, é que branco é ausência de cor, e preto é tudas-cor junto na luz.

Achei uma imagem bem legal sobre a festa das cores:

resize_TEORIA AS CORES

Existem efeitos que as cores causam no nosso psicológico e isso é muito empregado em ambientes comerciais. Por exemplo, laranjas e vermelhos, abrem o apetite, então buffets por quilo tendem a ter essas cores na decoração. Já os buffets livres já usam mais verdes e azuis, que acalmam e deixam as pessoas menos consumistas. Sim, é nóis na fita manipulando vocês.

Para o emprego de cores em marketing, existe uma diretriz de guia emocional, que eu achei super legal, pois ele inclusive traz exemplos de marcas de sucesso e suas logomarcas:

resize_Guia Emocional

Eu não vou falar de cada efeito, porque senão teremos um novo tratado de Tordesilhas, então, convido vocês a saber mais de cada uma das cores, nesse link que é ótimo: SIGNIFICADO DAS CORES, é só selecionar a cor no menu lá em cima e vê o que ela estimula nas pessoas.

Vale lembrar que esse efeito pode variar. Tem gente que considera o preto fúnebre, azarento, e prenúncio de coisa ruim. Mas quando você quer ficar poderosa, é num little black dress que você se enfia, quando quer provocar um homi, lingerie preta. Quando um homem quer parecer mais maduro e poderoso, um belo carro preto. Então o preto também pode conferir uma atmosfera de elegância e até de um espaço sexy. Não sejamos xiitas nas convenções dos estudiosos.

Para compor uma decoração (ou até um look) você pode empregar diversas fórmulas, misturar quantas cores achar que deve, pois podemos ir desde o monocromático até um mergulho no mundo da Faber Castel.

resize_Bisnaga

Não ache que é mais fácil ou mais difícil usar um número maior ou menor de cores, tá. Fazer um apartamento todinho branco é tão complexo quanto fazer um inspirado na Parada Gay.

resize_APTO BRANCO

Para um resultado satisfatório num ambiente com uma ou duas cores, é muito importante que se trabalhe texturas diferentes. Piso, parede, tapete, cortina, mesas, poltronas, cadeiras, almofadas, tudo interagindo na mesma cor mas com diferentes materiais.

Se fosse outra cor, o segredo é o mesmo: quanto menos variedade de cor, mais variedade de texturas. É assim que obtemos interesse:

resize_APTO BEGE

Como comecei falando… eu acho mais fácil e mais barato mudar a cor de uma parede, do que todo um mobiliário, mas gostaria de mostrar a diferença entre os dois pra vocês:

resize_Colorido 01

resize_colorido 02

O que vocês acham? Isso é questão de percepção, mas analisem outra vez as duas fotos, na que tem a parede turquesa temos muito menos móveis (em números de peças) do que na também belíssima foto com a parede branca. Entretanto, eu vejo o ambiente com a parede com cor mais “completo”. O que você me diz? A impressão que eu tenho é que se trabalhou muito mais no ambiente com parede pintada. Mas eu ensinando dos dois jeitos, pra vocês escolherem o melhor para si.

Nestes exemplos que citei, foi empregado “saturação” da cor, ou seja vários brancos e vários beges muito próximos, variando para mais claro ou mais escuro. E cores complementares que são cores que são: PÁ! Totalmente contrastantes, mas que se harmonizam lindamente. Além destas, temos as cores “análogas”. Lembram que amarelo e azul dá verde?

E que verde e mais um pouco de amarelo, vira verde amarelado? Estas são cores análogas. Vou mostrar a rodinha (ui!) para vocês visualizarem essas duas:

resize_Complementares Analogas

Bem legal e mais fácil de entender né? Agora vejamos uma sala onde se usou uma decoração com cores análogas:

resize_sala analoga

Brasilidade pura, eu sei. Mas foi o exemplo mais legal que eu achei. Notaram que eu usei um monte de círculos para ilustrar a matéria? A culpa é do famoso “Círculo Cromático” olha ele:

resize_circulo cromatico

Apesar de eu praticamente não usar mais, eu tenho um físico, exatamente igual esse da imagem. É uma rodinha com as-flechinha-tudo que te passam cola sobre as cores que podem e devem ser combinadas em diferentes níveis de complexidade, pelo menos até sentir mais segurança no emprego das cores. Pra qualquer pessoa que trabalha com arte, moda, maquiagem, eu acho über-válido e muito útil inicialmente. Se você conhece alguém que está iniciando os estudos em alguma destas áreas, é um excelente presente.

Mas como disse, uso pouco essa ferramenta, ainda mais que existem sites hoje em dia que substituem o pobre papelzinho, mas que são tão eficazes quanto.

Existe outra ferramenta que muito se fala, mas pouco se explica: A paleta de cores. A paleta de cores é, na mais simples das formas de se explicar, o resultado do que a gente conseguiu no círculo cromático. É a composição de cores que será usada, sejam uma, duas, três, quatro ou mil diferentes.

Muitos profissionais trabalham com o cliente a partir de uma cor preferida, depois partem para o círculo e propõem uma paleta assim:

resize_paleta padrao

Sim, eu escolhi essa paleta inspirada na Cony, por causa das listras navy. E com certeza essa composição ficará lindíssima. Imaginemos o emprego desta paleta (da Cony):

Piso em madeira…

resize_PLANTAO GLOBO

Só eu que vejo essa imagem e ouço a musiquinha na cabeça? #continuemos !

Você Fufu antenada olhou a paleta e viu que tem listras marinho, rosa e três tons de azul me entrevista:

Fufu: Porque piso de madeira?

Tio: Também poderia ser cinza!

Fufu: Não tá na paleta, você não me confunda!

Então, acontece que, além do branco e do preto, cinzas e beges não contam como cor, pois eles são coringas e criam aquele fundo neutro que não vai interferir no restante. Basicamente, o que eu quero dizer, é que bege e cinza não são cores.

Então teremos parede azul marinho com molduras (boisserie para os mais técnicos) – vamos por uma moldura e deixar uma porção superior da parede branca.

Um belo piso em madeira (que é um bege)

Teto branco,

Rodapé e portas brancas,

Uma cama branca, com composição de almofadas e travesseiros em azul e rosa – insira aqui as listras navy .

Um tapete com geometria branco,

Uma mesa lateral branca e dourada,

Abajour branquinho,

Um lustre romântico,

Uma bela poltrona rosa,

Cortinas brancas com uma super barra ruósa!

Agora vamos colocar decoração nessa parede pelada, quadrinhos e etc…

Como essa paleta estava meio triste, eu acabei inserindo um tom dourado… porque bling #trabalhamos

Difícil de visualizar? É, eu sei que não é fácil… Eu pretendia fazer um ambiente virtual e colocar aqui, mas isso leva horas e horas… dae eu adaptei esse projeto virtual para o que encontrei que me agradava.

E como o que eu encontrei e gostei, era um quarto de criança – Cony tem uma filha agora! (paaaara com isso Lelo rs)

resize_BABY CONY

Estilosa essa Baby Cony né?

Mas eu disse que alguns profissionais trabalham assim. Eu não. Nem todo mundo consegue saber com propriedade se quando a gente aplicar aquelas cinco bolinhas de cor da paleta num ambiente da casa o resultado vai ser aconchegante ou agradável. Porque né, são cinco amostras de cor independente se são quadrados ou bolas.

Então eu comecei a trabalhar com paletas inspiradas em imagens, eu uso quase sempre o site Design Seeds A partir dele eu discuto com meus clientes a cor principal. No caso, usamos de exemplo o marinho. E então buscamos uma imagem de inspiração:

resize_marinho 01

resize_marinho 02

resize_marinho 03

resize_marinho 04

resize_marinho 05

Mais fácil de compreender o futuro da sua casa assim? Por experiência, acabei adotando este método. Então eu a partir da cor principal, defino umas 4 ou 5 paletas e solicito para a pessoa ou para a família analisar e ver qual é a imagem que faz com que eles se sintam bem, independente da composição de cores, ou de quantas são. A eles não é necessário compreender cores análogas, complementares ou saturação, o que importa é acharem a imagem “gostosa”. Então mesmo que a imagem exiba a foto de algo feio, a “aura” dela transmite coisas boas, e essa é a paleta que devemos adotar.

CASO, o cliente chato, muito especial, não se identifique com nenhuma das paletas, eu peço uma foto que ele goste, pois existe o Colour Lovers que cria a paleta desde uma foto.

UFFA!

Chateei vocês? Ficou confuso? Querem mais?

Bueno, antes de partir, agradecendo o pessoal que adicionou no Snapchat =D Se você ainda não adicionou, eu tô lá:

resize_Snapchat

E a Cony tbm está lá como Futilish =D

E pros bons drinks de hoje, eu vou deixar vocês escolherem o que te faz mais feliz, e não sejam gulosas/os!

resize_drink 01

resize_Drink 02

resize_drink 03

resize_drink 04

resize_drink 05

Bença!

assilelo

73 Comentários
  1. #1
    Priscila
    06.09.2015 - 12:57

    Lelo que post sensacional. Engraçado que eu trabalho no administrativo de uma loja de móveis e nunca me interessei pelo tema decoração, mas vc faz uma explicação tão clara que comecei a montar meu painel no pinterest com ideias. Acho casa toda branca sem personalidade, muito comum. São bonitas mas parece tudo igual. Um toque de cor deixa o ambiente mais interessante.
    Ntsc-Palm. Nossa, ri muito!
    Beijos

    • #2
      09.09.2015 - 13:43

      Oi Priscila!

      Que delícia! Fico muito feliz que tenha despertado em você essa vontade de brincar de casinha, é gratificante.

      Beijo grande!

  2. #3
    06.09.2015 - 13:01

    Nunca comento apesar de acompanhar o blog há anos, mas preciso dizer que vocês são os melhores!
    Tio Lelo, faz um post sobre sofás? Ainda não cheguei nesta parte do projeto, mas tenho muitas dúvidas especialmente quanto aos materiais. O humano que mora comigo amaaaa passar a maior parte do tempo em casa sobre ele rsrs. Me ajuda? Obrigada!

    • #4
      09.09.2015 - 13:45

      Oi Juliana,

      Obrigado pelo carinho e pela participação!
      Já foi pra listinha, obrigado pela sugestão.

      BBT!

  3. #5
    Amelie
    06.09.2015 - 13:30

    Parabéns, arrasou como sempre. Adorei as dicas!

  4. #7
    Kelly
    06.09.2015 - 13:43

    Lelo, vc morou em Joinville?! Quase vizinhos haha sou de Jaraguá do Sul/SC. Adorei a explicação é as fotos relacionando as cores realmente funciona! Parabéns! Adoro seus posts

    • #8
      09.09.2015 - 13:51

      Oi Kelly!

      Morei sim =D bons tempos… menos ir pro colégio com -2 C HAHAHAHAH

      Obrigado pelo comentário e pelo carinho.

      Beijo!

  5. #9
    sarah
    06.09.2015 - 14:11

    Nossa tio Lelo, meu trauma com apartamentos alugados é o contrario do seu: paredes coloridas! Kkkkk Acho que tudo que eu gostaria de ter hj é uma parede bem branquinha rs O pior do apartamento alugado que eu moro é que eu estou disposta a pintar, por minha conta, mas a proprietária não aceita pq diz ela que a cor é uma mistura exclusiva de sua decoradora …

    • #10
      09.09.2015 - 13:54

      HAhAHAHAH Sarah, viu como a vida trolla a gente!

      taca uma travessa de macarrão com salsicha na parede e diz pra própria-otária do apto que não tem jeito, vai ter que pintar.
      #burlandoosistema

      Beijo!

      • #11
        Kaa
        09.09.2015 - 18:52

        Rindo alto contigo até nos comentários!!! HAHAHAH
        <3
        Parabéns pelo alto astral (cozarara) e obrigada por me responder lá embaixo! Me deu alívio a sua resposta!

        Bzo!

  6. #12
    06.09.2015 - 14:46

    Puxa Lelinho… Fiz uma gostosa viagem no tempo e fui até as aulas de artes da minha escola, onde usavá-mos caixas de ovos de galinha para nos buraquinhos fazermos um degradê de todas as cores antes de pintar… Adoro cores! E esse seu post me fez pensar em sair do marasmo de apenas quadros, tapetes e almofadas coloridas.
    Bjs, cheiros e drinks!

    • #13
      09.09.2015 - 14:09

      Oi Sú!

      Eu também adorava misturar tintas e lambuzar o mundo!
      Não quer dizer que eu seja bom nisso, HAHHAHAAH

  7. #14
    Jane
    06.09.2015 - 15:15

    Pra mim que só curtia preto, cinza, marrom e bege gostar de 2 drinks de cores foi novidade. Muito bom a cartela de cores. Incrível esse post!!!

    • #15
      09.09.2015 - 14:11

      Olá Jane!

      Viu como a “imagem” ajuda a colorir o mundo?

      beijo!

  8. #16
    Kaa
    06.09.2015 - 15:48

    Ótimo post, pra variar!

    Mas ainda fiquei com dúvidas sobre parede colorida…. oq vc recomenda? Todas as paredes da mesma cor? Uma só parede (moda do começo do ano 2000) ou a mesma cor em um L. E nesse caso… qual(is) parede(s) fica(m) melhor no caso de uma sala, por exemplo?

    Outra questão que preciso de ajuda: Alguns apartamentos que estamos de olho para comprar tem esquadrias de madeira nessa cor (de merda) que detesto: http://4.bp.blogspot.com/_ou3_mMle0EQ/TTmD7_c1MtI/AAAAAAAAATg/te4cmW4z6dc/s1600/Janela%2BPanor%25C3%25A2mica%2BVidro%2Bac%25C3%25BAstico%2Bmadeira.JPG
    Meu marido disse que não poderemos pintar pq faz parte do padrão estético do prédio -.-‘ Verdade isso hein? Se sim, não vai limitar as cores que posso por nos ambientes pq parece que nada sem ser bege combina com essas portas e janelas amareladas. E amo tanto o combo cinza clarinho com esquadrias brancas…
    Oq sugere Lelinho?

    Mto obrigada pelo help, querido!
    Bjos, dupla imbatível!!

    • #17
      09.09.2015 - 14:19

      Oi Kaa!

      Então, essa cor de mel (meLda!) não pode ser alterada em prédios, para o lado de fora. Pro lado de dentro se vc quiser pintar de roxo, é seu.
      Mas ele também não é tão horrendo assim. Você consegue mesclar ele com cores frias ou quentes… mas se não é do SEU agrado, pinta eles =D

      Já sobre cores, eu gosto de variar, mas não tenho como opinar se uma só , ou se em L porque cada caso é um caso. VAle lembrar que cores escuras dão profundidade, listras causam ilusões de amplitude ou diminuição.. e superfícies com alguma textura ( não as dos anos 90, tô falando de papel de parede, espelho, tecido, madeira ) ficam lindas.

      Beijo!

  9. #18
    Ju Freitas
    06.09.2015 - 16:40

    Tenho um rack amarelo, um banco azul, almofadas coloridas num sofá cinza e uma parede verde (o nome da cor é amizade, mas não sei q tipo de verde ela é, kkkk. Acho cor essencial!

    • #19
      09.09.2015 - 14:21

      Aí sim Jú! Nada de medo!

      Obrigado pela participação.

      BBT!

  10. #20
    Karla
    06.09.2015 - 17:00

    Jóia! Fico sempre ansiosa esperando os próximos posts . Esse foi demais

    • #21
      09.09.2015 - 14:22

      Obrigado Karla!

      Muito bom receber comentários de vcs.

      Beijo

  11. #22
    Lais
    06.09.2015 - 20:25

    Quando escolhi o piso vinílico preto para o meu apartamento, a vendedora disse: “Preto? Não quer algo mais neutro?” Aí dei piti, até porque procurar coisas para casa é muito estressante (detalhe: até agora só vi o piso…kkkkkk), e falei: “Ai gente, que saco, todo mundo só quer branco e bege, que coisa mais sem graça!”

  12. #24
    Michele
    06.09.2015 - 22:36

    Lelo,
    Eu sou do tipo que morre de medo de cor. Peguei a minha blusinha favorita e fiz igual a esse programa aí. apliquei o turquesa (eu acho verde azulado) na parede e deixei o resto em preto e branco. Mas parei por aí. Quase pintei por cima mas achei tão ousado aquela parede verde ( todo mundo q vem na minha casa elogia a cor) e agora me perdi na decoração…coloco tudo neutro ou puxo para o azul claro e madeira para combinar??? Meu piso e cerâmica branco e o resto da sala também.
    A cor e essa aqui: http://divitae.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/02/azul-esverdeado.jpg

    • #25
      09.09.2015 - 14:34

      Oi Michele,

      Assim que se faz, começou pelo maior “impacto de cor” e agora vai adicionando.
      Madeira traz aconchego e outros toques de cor você vai colocando conforme sentir necessidade. Almofadas ( mescle lisas e estampadas ) depois objetos como vasos, porta retratos, livros… O que quer que seja que te agrade.
      Beijo!

  13. #26
    07.09.2015 - 08:21

    Olá, meninos!
    Adorei o post!
    Decorei minha casa em tons de cinza. A ideia era criar um ambiente neutro para colorir com adornos, os quais não foram comprados ainda, pois o dindin acabou. rá
    Enquanto isso, as paredes estão brancas, ou melhor acinzentadas, pois as crianças já sujaram tudo.
    Melhor por um lado, como terei de pintar com mais frequência, terei mais coragem de colorir.
    No meu quarto, a parede da cabeceira da cama, pintei de marsala e adorei.
    Mas, claro, ele não está decorado, só tem a cama.
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

    • #27
      09.09.2015 - 14:41

      Oi Alessandra,

      Sobre a falta de dinheiro #tamojunto! Comprei a cozinha rykissima, comprei o triturador… e agora que chegou a vez do granito… fééééé-féééé-féu!
      #oremos!

      Se vc tem mini humanos evite o acrílico fosco, pois ele mancha tudo na hora de lavar, opte por acetinado ou algo com um pouco brilho.

      Marsala eu gosto!

      Beijo =*

  14. #28
    Bethania
    07.09.2015 - 10:10

    Só maravilhoso!!!! Parabéns Lelo! Post maravilhoso!

    • #29
      09.09.2015 - 14:42

      Oi Bethania,

      Obrigado pelo carinho e pela participação hein! Vejo você sempre por aqui e me alegra muito ter gente assídua.

      Beijo!

  15. #30
    Marina Torres
    07.09.2015 - 10:28

    Oi Lelo!
    Acho seus postos sensacionais, me ajudam demais! Casei tem um mês e estamos decorando nosso ape aos poucos pois moramos em um apartamento alugado e rola aquela duvida em investir em algo que não é nosso. Mas vc já me convenceu em pintar as paredes hahaha #vemkotio
    Minha mãe sempre gostou de paredes com cores fortes na decoração e isso me traumatizou um pouco e hoje prefiro tons mais pastéi em tudo que vejo mas buscando inspirações fiquei apaixonada por essa sala no Pinterest https://www.pinterest.com/pin/274930752225
    007638/
    https://www.pinterest.com/pin/473652085782237911/

    O piso do apartamento é um laminado super clarinho, e mesmo amando essa sala estou na dúvida de cansar desse sofá navy e esse tapete (achei igualzinho na Tok Stok).

    As cores em si eu gostei muito, inclusive meu guardaroupa tem muito listrado e azul marinho. Mas achei tudo muito tchan e com grandes possibilidades de arrependimento a médio prazo.
    O que vc acha?
    Bjinhos

    • #31
      09.09.2015 - 14:50

      Oi Marina,

      Eu gostei muito da sala viu, tá super equilibrada, e veja só, esse tapete, caso vc canse, pode ir pro teu quarto, ou pra um escritório e outra mais neutro vir pro lugar dele. O sofá azul marinho, se for assim de linhas clean não precisa ter medo pois ele vai ser uma peça muito coringa. imagine a mesma sala com um tapete de algodão cru, e com almofadas esmeralda, ficará lindo, ou um vermelho vinho… também será super elegante, agora se vc for uma moça OZADA super moderna, #trabalhamos, laranja flúor com azul marinho é vida!
      então não tenha medo do seu sofázão Navy, porque ele é ninja.

      Beijo e parabéns pelo casório!

  16. #32
    maria
    07.09.2015 - 10:34

    Tioo da um help , dicas de decoração de sala.
    sabe quero um sofa comfortavel e 2 poltronas luis xv ou xvi
    mas axo esses retrateis tao pavorosos .
    abraço tio 😀

    • #33
      10.09.2015 - 15:58

      Oi Maria!

      Também não gosto destes monstrinhos “esticáveis” (a não ser o Natuzzi, mas né, custa 5 rins).

      Mas já que usará duas poltronas mais clássicas, misture com um bem reto, bem limpo, que fica espetacular. Depois é só afogar ele em almofadas diferentes.

      Beijo!

  17. #34
    Cris
    07.09.2015 - 11:18

    E eu que acabei de comprar um sofá marrom? Haha. Mas ó, Lelo, não me amaldiçoe rs. Comprei um quadrado com design mais moderninho (tentei passar longe do modelo da minha tia rs), e junto uma poltrona com uma estampa meio anos 70, de tons análogos. Queria um modelo neutro que combinasse com a poltrona e pudesse decorar com almofadas e tapete, já que a minha sala é pequena. Adorei seu post, trabalho com design gráfico mas espero que eu tenha acertado na decoração quando chegarem, no papel é ouuuutra coisa rs.

    • #35
      Cris
      07.09.2015 - 11:35

      PS.: de 3 lugares hahaha.

      • #36
        10.09.2015 - 16:41

        Oi Cris!!!

        Não tô amaldiçoando nenhum proprietário de sofá marrom… Só se ele for um conjunto de 2 e 3 lugares dakeles almofadados tipo um sapo. HAHAHAHAHAHA
        O sofá liso, clean, marrom tá super aprovado! Estampa anos 70, aprovado com louvor = super tendÊnciããããmmm !
        E o papel de parede… pegue leve!

        Beijo!

        • #37
          Cris
          10.09.2015 - 19:28

          Oi Lelo, super obrigada pelas opiniões! Ufa, que medo meudeudocéu hahaha. Mas como foi difícil achar um modelo legal! Vi tanta coisa cafona, na cor e no modelo (o tipo sapo ainda é produzido em larga escala, não? rsrs). Um deles parecia um sapo desses azuis cintilantes D: Cruzando os dedos pra ver o resultado da poltrona setentinha.
          Beijo, adoro os seus posts!

  18. #38
    Claudia
    07.09.2015 - 16:20

    Simplesmente, amei seu post!! Escrita leve, divertida, envolvente e super elucidativa.
    Obrigada!!
    Bjs

    • #39
      10.09.2015 - 19:00

      Olá Claudia,

      Muito obrigado pelo feedback!

      Beijo e volte sempre =D

  19. #40
    Thaís Fernandes
    07.09.2015 - 19:18

    Uauuuuuuu que maravilha esse post!
    Aprendi a cordenar as “make ups” com o círculo cromático. Nosso amigo!
    Você é demais!
    :*

    • #41
      10.09.2015 - 19:14

      Oi Thaís,

      É muuuuito legal o uso do círculo, pra qualquer área que vamos colorir na vida 😀

      Beijo, obrigado por ler a gente =D

  20. #42
    Mari
    08.09.2015 - 01:15

    Lelo do céu, tô me sentido menos louca agora! Sempre que alguém me pergunta como quero decorar minha casa, nem penso duas vezes: com as cores de um gato siamês! (aloucadosgatos! Hahaha) E as pessoas não entendiam… E ainda me fazem cara estranha! Rs Por ora, tenho paredes marrom (Mesa de Bar da Sulvinil), portas, janelas e cortinas branca, sofá marrom mais escuro (juro é que bonito! haha), tapete num marrom clarinho e porcelanato bege (tenho problema com bege, não gosto de bege anêmico – amarelado-, nem de bege de ressaca – esverdeado). A cozinha, que é integrada, é branca e marrom. Penso em poltronas azuis e detalhes de decoração prata, ou só os detalhes de decoração azul… É uma casa siamesa né?! Rs

    • #43
      10.09.2015 - 19:17

      Super siamesa meu anjo!
      E olha Mari, essa composição de cinza, marrom e azul é esplêndida hein, tombei pra vc!

      Qualquer referência que buscarmos na natureza será feliz =D

      Beijo!

  21. #44
    Gabi
    08.09.2015 - 08:30

    Adoreeei esse post! To aqui de leve sempre lendo e anotando coisas, já que vamos mudar de apartamento ano que vem e eu quero decorar o novo com a minha cara 🙂 Vocês dois são uns arrasos! Bjs

  22. #46
    cristina
    08.09.2015 - 10:34

    Lelo, simplesmente AMO seus posts!!!

  23. #48
    Eliza
    08.09.2015 - 10:36

    Nossa, adorei! Nunca vi um post tão completo como esse!
    Beijos

    • #49
      10.09.2015 - 19:24

      Obrigado Eliza!

      Bom saber que tá valendo a pena pra vocês leitoras.

      Beijão, obrigado pelo carinho

  24. #50
    08.09.2015 - 15:37

    Simplesmente amei este post! Nada mais!

    • #51
      10.09.2015 - 19:27

      Julian , muito obrigado pelo carinho.

      Beijo!

  25. #52
    Tatiana
    09.09.2015 - 10:59

    Ameii o post!!

    Lelo, você sabe qual é a cor utilizada no quarto da Angel em verdades secretas? Pesquisei e não encontrei.
    Gostaria de pintar uma parede ou o quarto todo – não sei ainda- de cinza clarinho.. Poderia sugerir alguns tons?

    • #53
      10.09.2015 - 19:50

      Oi Tatiana,

      Eu raramente assisto TV – sou viciado em séries- mas, eu baixo tudo da net pra ver quando der.
      Pesquisei uma imagem da personagem que vc falou no google mais tá confuso, então, os cinzas que eu gosto pra parede são (Suvinil):
      Dos beeeem clarinhos ( família off white ) eu adoro o Papel machê e Papel Couché, são claros, vibrantes, modernos e felizes.
      Crômio – cinza puro, tom médio, bem moderno
      Ovelha – cinza com um “quê” de bege, escurinho, bem aconchegante.

      Beijo!

  26. #54
    Laiane
    09.09.2015 - 11:07

    Gente, adoro esses posts de casa. Mas…será que rola um “tem jeito?” Com as coisas da home sweet home? Tô precisando tanto! hahahahah Bjos

    • #55
      Débora
      10.09.2015 - 19:54

      AMEIIIIII ESSA IDEIA!!! CONY, TEM JEITO DECORAÇÃO PRA ONTEMMM!!!!!!! (desculpa minha empolgação hehe)

    • #56
      11.09.2015 - 08:20

      Eike loucura Laiane!!!

      E aí patroa?

      #comofaz

      Beijo

  27. #57
    Débora
    09.09.2015 - 13:24

    Lelo!!! Que texto mais delicioso!! Fiquei pensando no seguinte: minhas cores preferidas são cinza, turquesa e coral. O que vc acha de uma sala com as paredes pintadas de cinza, um sofá em uma cor neutra (outro tom de cinza, preto ou até mesmo azul marinho – é considerado neutro?) e abusar das outras cores que eu amo nos quadros, nas almofadas, enfim, nos detalhes? E sei lá, se cansar é questão de comprar outras almofadas, ou outro quadro…
    Me ajuda pleaseeeee! Adoro vc tio!! 🙂

    • #58
      11.09.2015 - 08:42

      Oi Débora,

      Eu sinto que o sofá azul marinho está na moda por aqui.
      Essa combinação de cores azul turquesa + coral e cinza pode dar muito certo… mas também pode virar uma bandeira americana meio mofada.

      Quem vai mandar na festa toda, é o tom da parede, então se vc optar por tons claros, o sofá pode ser marinho, mas se o tom da parede for mais escuro ( cinza ou marinho na parede ) DAE eu usaria um bege pra “suavizar”.
      E o coral pode ficar nos objetos como abajour, enfeites de mesa de centro.. eu não gosto de arte combinando com a decoração, mas isso é algo que eu vou abordar num post sobre arte.

      Beijo!

      • #59
        Débora
        11.09.2015 - 12:45

        Brigadaaa pela luz tio, mas é aquela história: se vc me perguntar se eu quero que vc desenhe, eu te falo que SIMMMM!!! hahaha. É engraçado e muitas vezes perigoso porque as vezes na sua cabeça como profissional, quando vc imagina as cores, a harmonia e tal é uma coisa… quando nós, amebinhas leigas pensamos nas exatas mesmas cores e partimos para a ação, pode ser que saia um desastre… Dá pra entender? Acho que se a gene pudesse visualizar de alguma maneira (por isso gostei do “tem jeito decoração” com fotos e tal) as coisas ficariam muito mais claras! DE qq forma, muito obrigada tio! Bença! 🙂

  28. #60
    Nat Oliveira
    09.09.2015 - 14:53

    Olha, concordo com a Laiane, se rolar um tem jeito decoração eu mando a foto da sala lá de casa tb!!!Tb tenho dúvidas, pintar uma parede, pintar todas…

    • #61
      11.09.2015 - 09:04

      Oi Nat,

      vamos pensar com carinho viu =)

      Beijo!

  29. #62
    Flavia
    10.09.2015 - 14:08

    Lelo, que post incrível! Tenho certeza que está fazendo muita gente se interessar pelos temas, assim como está fazendo comigo! O jeito que escreve e aborda o assunto é fantástico. Parabéns, querido! Adorei, estarei sempre acompanhando os posts do tio. Beijos

    • #63
      11.09.2015 - 09:10

      Oi Flavia,

      Obrigado pelo comentário, pelo carinho e por acompanhar o Futilish!

      Beijo enorme!

  30. #64
    10.09.2015 - 15:16

    Você morou em Joinville, que legal! Sou daqui hehe
    Adorei o post, como sempre muito informativo.
    http://voceprecisadecor.com.br/

    Bjss

    • #65
      11.09.2015 - 09:15

      Oi Camila!

      Obrigado por participar e que legal seu site!
      Eu morei em Joinville muuuuuuuuuuito tempo atrás, mas meu curso de design de interiores eu fiz aí.

      Beijo!

  31. #66
    Nathalia
    11.09.2015 - 09:48

    Ameeei o post!! sensacional! Fufu arrasando sempre! amoooo

  32. #68
    Flávia
    11.09.2015 - 21:36

    Lelo, adorei o post! Poderia me ajudar com uma dúvida? As paredes do meu quarto são um violeta bem forte (Quaresmeira da Suvinil), os móveis são neutros, (maioria branco e alguns pretos), e incluí vários detalhes em estampa de bolinhas pretas no fundo branco (como a cortina e vários objetos decorativos que ficam pela minha escrivaninha).

    Queria colocar mais cor aqui, mas tenho medo de não combinar! Quais tons seriam interessantes de adicionar a essa paleta? Vi que verde e rosa ficam muito bonitos com roxo, mas tenho medo de deixar meu quarto parecendo um desfile de escola de samba kkkk

  33. #70
    Andrea
    11.09.2015 - 22:59

    Lelo, te acompanho desde o primeiro post, aguardo ansiosamente pelo post seguinte.Parabéns, vc é incrível, o tipo de pessoa que sempre queremos por perto, alto astral, divertido. Sempre amei tudo relacionado a decoração, mas mesmo pesquisando, lendo muito, nunca sei como fazer, sempre estou cheia de dúvidas. Tenho uma sobre combinação de cores de móveis, como combinar móveis escuros e cor na parede sem deixar o ambiente pesado. Se me permitir, posso lhe enviar um email com a foto de um móvel pra vc me orientar se fica bom ou não? Um beijo!

  34. #72
    Sariane
    18.09.2015 - 15:58

    Oii Lelo, acompanho seus posts desde início e amo todos. Parabéns!
    Fiquei com uma dúvida, como copiar as cores para um programa por exemplo? Pois no ColourLovers tem o nro RGB, mas no design seeds não encontrei…

  35. #73
    Tio Lelo
    21.10.2015 - 19:45

    É só no Colour Lovers mesmo… no design seeds vc consegue selecionar uma cor e pesquisar a partir dela.

    Beijo Sariane!

Comente