Beleza
Eu Testei!
03 jul 2015, 86 comentários

O Tal do Copinho

Vocês sabem que abordo os mais diferentes tipos de assuntos por aqui mas esse em particular me deixou um pouco receosa.

Explico.

Eu, Constanza, ignorava completamente a existência deles. Quando soube, achei estranho, não entendia direito como funcionavam e qual a vantagem de usar um. Sabem do quês estou falando? Dos agora famosos coletores menstruais, ou os copinhos.

Eu vi o boom no Facebook, muitas mulheres comentando que usavam e parei para pesquisar com mais cautela antes de sair julgando. Trata-se de um copinho mesmo, feito 100% de silicone medicinal que substitui absorventes. É reutilizável, e pode durar ANOS! Pensando no lado ambiental da coisa, é fantástico certo? Bom, como virei meio natureba e abandonei a pílula, quis testar o tal do coletor.

coletor-menstrual-saude-mulher

Comprei pela internet mesmo, já que não vende em farmácias (absurdo, não entendo o motivo). São várias marcas, mas escolhi a que tinha o site mais bonitinho e parecia ser a preferida da mulherada (no caso, a InCiclo). Custou cerca de 80 reais e existem ACESSÓRIOS para o copinho: necessaire, saquinho, toalhinha, panelinha para higienizar o coletor… Como eu nem sabia como usar, comprei só o copinho mesmo. Mentira, comprei uma mini necessaire porque achei bonitinha também. O coletor dessa marca tem dois tamanhos, sendo diferenciado por idade ou para mulheres que já foram mães.

COLETOR-1-PNG

Quando o meu chegou, achei ele ok. molinho e tal. Um copinho de silicone mesmo com um cabinho. Mas como que usa isso? Ah a internet… o negócio tem toda uma técnica. Tudo bem que vem um manual de instruções mas nada como a experiência real de mulheres que usam. EXISTEM DOBRADURAS e COM NOMES para poder inserir o coletor com mais conforto no canal vaginal e deixar ele no lugar certo.

Posso confessar uma coisa? Já usei em dois ciclos e ainda não me acertei. O meu vaza, acabo tendo que usar absorvente do mesmo jeito e outra, incomoda um pouco. Cortei o cabinho e dá semi desespero na hora de tirar.

Mas vamos com calma… Primeiro você insere o tal do copo na ppk, com a dobradura escolhida (pode ser em C, em diamante, do avesso, li que tem gente que até põe aberto, como, eu não sei) e ele se abre lá dentro. Toda a menstruação (deveria) fica retida nesse copinho. Ele pode ficar lá até 12 horas, depois você puxa (pelo cabinho ou se tiver cortado ele como eu fiz, tira pela base mesmo), esvazia (sem nojinho hein), dá uma lavadinha e põe de novo. Dizem que independe da quantidade do fluxo mesntrual, mas não sei não. Se bem que nunca vi o copo cheio de tudo e olha que estou usando DIU. Muita gente se preocupa com o cheiro, mas saibam que não tem cheiro nenhum, pois o sangue menstrual não entra em contato com o ar, que é o que provoca cheiro. Ainda por cima, tem essa vantagem. E dá para dormir com ele.

Como contei, até o momento não valeu a pena pra mim, pois além de vazar, incomoda. O fato de ter cortado o cabinho dificulta a retirada dele, o que provoca momentos de tensão. Eu sei que o coletor não vai sumir lá dentro, mas só de saber que existe algo que tem que ser retirado e que não quer sair, assusta. Li por aí que tem que formar um vácuo, mas sinceramente, nem sei qual a sensação ou como que se faz isso.

Pensei em testar outros modelos (já tentei todas as dobraduras e continua vazando. Ah, o tamanho está certo) e tem um que me pareceu bem interessante, ao invés de cabinho, tem uma bolinha (Meluna), o que não deve incomodar muito certo?

No Facebook existe um grupo super ativo (e apaixonado) pelos coletores menstruais. As meninas falam maravilhas deles e fico chateada que eu ainda não me adaptei. Eu achei a idéia boa, desde que a pessoa consiga usar certinho. Imagina, ficar livre de absorvente, poder fazer tudo, sem incômodos e ainda por cima economizar um bom dinheiro? Legal né, só tem que funcionar rs.

  • Alguém usa? Se adaptou bem???
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
86 comentários em “O Tal do Copinho”
  1. Priscila03/07/15 • 19h44

    Eu ainda sou das antigas

  2. Raquel03/07/15 • 20h04

    Comecei a usar o meu ontem e por enquanto está funcionando, o meu é um MeLuna de bolinha. Eu tentei algumas dobras algum tempo atrás, pra ver com qual eu conseguiria fazer ele entrar e abrir lá dentro, então quando fui usar já sabia como colocar.
    Lado maravilhoso: tenho tido sorte e quando ele entra um metade a ppk meio que puxa ele pra dentro e ele vai sozinho pro lugar, eu nem consegui tentar fazer ele abrir, ele abriu sozinho e já pegou vacuo sozinho também. Depois de um tempo esqueço dele lá e tem ficado tudo bem.
    Lado meio tenso: ainda apanho pra tirar, pois ele sobe um pouco depois de um tempo. Não sei tirar o vacuo e fico um tempão pra conseguir, ai fico meio dolorida depois. Pra colocar ele de volta eu só consigo fazendo quadradinho de 8 na cama, então eu tenho que estar em casa pra esvaziar ele.
    Acho que com o tempo vou me entendendo com o danado e pretendo deixar os absorventes de uma vez por todas, eu tinha alergia, sofria com a sensação de algo abafado e com o cheiro.
    Tenta achar seu colo do utero e direciona seu copinho, pode ser que assim pare de vazar.

    Boa sorte!

  3. Larissa03/07/15 • 20h15

    Eu! Em dois ciclos, tive só um vazamento beeeem mínimo. Dá pra perceber se formou o ¨vácuo¨(não é vácuo de verdade, na vdd é tipo uma pressão) quando vc dá uma puxadinha e sente que ele não vem fácil. Tipo desentupidor de pia (que afliceta, né? ) HAHAHHA
    Comprei um do aliexpress, pra testar, na época não sabia dos riscos que pode representar. Esse mês pretendo comprar um MeLuna pra ser meu “definitivo”. Tô adorando!

  4. Mariana03/07/15 • 20h21

    Nossa, também não me acertei de maneira nenhuma!!!! Tentei 3 vezes! Toda vez que tentava tirar o treco ia mais pro fundo e eu entrava em desespero!!! Tive que chamar meu marido pra ajudar… E cá pra nós, quem merece isso????????? Mas depois de meia hora tentando tirar sem conseguir, o pânico tomava conta e a solução era apelar pra ele…. Kkkk

  5. Bell03/07/15 • 20h50

    Também vi o hype que deu esse copinho. Ainda não tenho coragem de usar mesmo que a compra fosse fácil (em drogarias). Acho um formato horrível e sentir um vácuo não deve ser bom lá. Achei o cabinho curto pra tirar. E olha que sou fã dos absorventes internos, esses têm todas as vantagens do copinho (mas são descartáveis) e além de tudo, são verdadeiramente anatômicos. Teria que melhorar muito pra eu querer experimentar.

  6. Jane03/07/15 • 20h51

    Uso há 4 meses e me adaptei perfeitamente. A dica é colocar ele fechado em direção ao ânus e não para cima. Assim ele abre facilmente, fica bem na pontinha e não corre o risco dele entrar para dentro da vagina. Se colocar ele para cima ele comprime a bexiga e dói muito.
    Espero que se adapte com o seu, pois para mim está sendo maravilhoso pq é o único que me permite fazer hidroginástica (que amo) sem perigos de qualquer vazamento.

  7. Amanda03/07/15 • 21h13

    Estava pensando em usar, falei com a gineco e ela pediu pra eu esperar, já que vou colocar o DIU em breve. Mas tenho uma sobrinha e uma prima que usam, e realmente demoraram uns 3 ou 4 ciclos pra se adaptar, mas conseguiram… Acho q vale insistir.
    Cony, você já fez algum post sobre o DIU? Recomenda? Não vejo a hora de me livrar desses hormônios!!!
    Aproveita a Itália!!

  8. Amanda03/07/15 • 21h13

    É bem difícil domina-lo. Demorei 1 ano, mas dps q se aprende nao se fica sem. P mim tem dois segredos: inserir e deixar q ele se abra todo perto da abertura da vagina (faço ficar com ar dentro) , e dps aperto o copinho um pouco e ao mesmo tempo introduzo empurrando com o “musculo do xixi” p sair um pouco do ar e prender com vacuo. Ele tem q ficar preso como uma ventosa por dentro. Se nao ficar preso vaza. Se vc colocar e tentar empurrar p fora com o musculo e sair é pq nao pegou essa pressaozinha do vacuo. Aí vaza… O segredo é ir explorando e tentando q uma hora vai…

  9. Leila03/07/15 • 21h13
  10. Carol Morsi03/07/15 • 21h16

    Eu já tinha visto desse copinho em algum lugar q não sei… até achava q tinha sido aqui no Fufu. Agora estou livre de absorventes (pq estou grávida 😀 ), e soube desse produto há pouco tempo, mas tenho interesse em testar. Me parece ser bem melhor, confortável (no quesito tira/coloca absorvente o dia inteiro e cheiro) e gosto da ideia de economizar e ajudar o planeta.
    Em relação à adaptação, Cony, acho q ela deve vir com o tempo. Até pq como vc deve ter manuseado o produto poucas vezes, por ser apenas o segundo ciclo, talvez seja questão de pegar o jeito com a prática msm. Tomara q vc se adapte, e volte ao assunto pra contar.
    Bjs e aproveita mto essa viagem linda! Meu sonho atual é conhecer a Itália e me acabar de tanto comer! 😀

  11. Amanda03/07/15 • 21h16

    Achei o post. Deveria ter olhado antes… Rsrsrs beijos

  12. Adriana03/07/15 • 21h37

    Sim, quando você se acostuma é ótimo!! Se te incomoda ou vaza tenta mais um pouquinho porque deve estar na posição errada. Demora até vc encontrar a posição que te deixe totalmente relaxada e confortável para que a colocação seja correta mas vale muito a pena!!

  13. Alessandra Ferraz03/07/15 • 21h47

    Boa noite, Cony,
    Tudo bem?
    Semana passada estava lendo sobre esses absorventes.
    Dizia que os efeitos colaterais ainda não são conhecidos.
    Foi nos EUA, que uma modelo morreu usando esse absorvente.
    O ginecologista não não a instruiu claramente.
    Sei que morreu, mas apesar de tudo não sei se foi mesmo por causa disso.

    Bjos

    Alessandra F.

    • Alice04/07/15 • 16h08

      Eu acho que esse caso a que vc se refere, foi por causa do uso de absorvente interno do tipo o.b., não? O uso de um mesmo absorvente deste tipo por muitas horas pode provocar a “síndrome do choque tóxico”, causado por uma bactéria que encontra um meio fértil para sua proliferação no material utilizado para absorver o fluxo dentro do tampão de algodão.

      • Ana Luisa04/07/15 • 19h18

        Eita que parece até brincadeira do telefone sem fio…! A segunda menina ta certa, foi infecção por absorvente interno e a modelo não morreu, mas teve uma perna amputada
        Bem, quanto ao copinho, quero muito experimentar mas tenho cisma com o lance da higiene do próprio… Se, por exemplo, você o retira num lugar que não seja a sua casa, como vai limpar o bichinho pra não entrar bactérias que podem estar na água que você lavou??? Tenso!

    • Nana07/07/15 • 21h06

      Na vdd, o problema se deu por conta do uso de absorvente interno. A modelo ficou em estado grave, teve uma parada cardiaca e perdeu uma perna. Ela teve o que chamam sindrome do choque toxico, uma bacteria se proliferou. Apesar de algumas mulheres nao se adaptarem, o copinho é a opçao mais higienica, economica e que menos polui.

  14. Fabiola03/07/15 • 21h47

    Que pena, Cony! Acho que, por enquanto, sou um pouco careta para isso, mas confesso que me interesso pelo assunto e aguardo resenhas positivas. Vai que tomo coragem???

  15. MiuMiu03/07/15 • 22h00

    Nossa! Eu acho tao bacana a ideia do copinho q da ate vontade de menstruar hehe (ha mais de 1 ano eu emendo o Nuvaring um atraz do outro, ou seja, nao faço pausa e no entanto nao menstruo! Melhor coisa!)

  16. Victoria03/07/15 • 22h00

    Cony, se está vazando ele não abriu corretamente dentro de vc, porque quando ele abre direitinho faz mesmo um vácuo contra as paredes da vagina, o que torna os vazamentos tecnicamente impossíveis. A sensação do vácuo é basicamente na hora de tirar: se formou vácuo, é impossível (MESMO) tirar apenas puxando o copinho, vc precisa dar uma apertada em volta dele pra que passe ar. Se pra tirar bastou voce puxar ele pra fora, é porque não abriu e não formou o vácuo.

  17. Mau03/07/15 • 22h07

    Ah… 🙁
    esperava ler mais um comentário de uma pessoa “conhecida amiga minha” para confiar o suficiente… Vou esperar mais um pouquinho, mas estou bem animada para experimentar!

  18. Bruna Paranhos03/07/15 • 22h34

    Eu uso há anos e é tudo de bom mesmo! Vai com calma que logo tu se acerta com ele. Nos primeiros dois ciclos foi bem confuso, eu não sabia colocar direito e vazava. Lá pelo terceiro ou quarto peguei o jeito e nunca mais vazou uma gota! Mas realmente, aprender a colocar não é absolutamente nada fácil como diz no site hahaha Boa sorte!!!

  19. Anita03/07/15 • 22h44

    Uso há 4 ciclos! Comprei o Diva Cup, pedi pra uma prima americana trazer pra mim dos EUA (mas só pq ela estava vindo de lá e lá vende em farmácia – creio que aí na Europa tb venda, hein?) De primeira já me adaptei, não precisei cortar o cabinho, consigo tirar sem grandes dificuldades, a primeira dobra que tentei deu certo, enfim, só alegria!! Mas eu sei que nem sempre é assim e o negócio é ir tentando mesmo! Se você não sabe como fazer o vácuo, é pq não tá fazendo mesmo e por isso tá vazando. Pq não tem como não sentir quando forma o vácuo, faz uma espécie de “póc”, sabe? hahaha Enfim, se não tá percebendo isso é pq esse é o problema. Não sei exatamente o que poderia fazer pra dar o vácuo… Ouvi relatos de outras meninas que tb tiveram problemas de vazamento com o Inciclo, não sei se tem a ver com a marca. Sei que, no meu caso, sou muito mais feliz dp desse bendito copinho. Durmo menstruada e sem calcinha! Lindeza demais! E no ciclo passado quase esqueci de tirar e ia dormir sem esvaziá-lo, quem me lembrou foi o bófe! Esqueço meeesmo!! Sensação de liberdade total! Não desista, Cony! Dê uma olhada nas farmácias aí na Europa! Os primeiros copinhos surgiram na Alemanha, então a coisa e bem disseminada por aí! Boa sorte!

  20. Alessandra03/07/15 • 22h53

    Eu uso e odeio! É minha terceira e última tentativa. Não consegui me adaptar também. Vaza e é uma luta pra colocar o bichinho.

    Cony
    Não tenho Facebook, queria te enviar dicas de Milão e de passeios que você pode fazer ao redor.
    Tem um lugar que eu amo, não fica ao redor, mas em um fim de semana talvez você possa conhecer. Se chama Cinque Terre.
    Lugar mágico!!!!
    Você também poderia viajar de trem e conhecer a Suiça (a viagem passa rápido porque você vai ser teletransportada de tão lindas que são as paisagens)
    A viagem, por si, é uma delícia! Se te interessar, te passo os bizús.

    Curta tudo até a última gota! Está inspirando muita gente a sair da bolha da comodidade e fazer acontecer!

    Beijos

    • Larissa05/07/15 • 00h29

      Eu to louca pra conhecer as Cinque Terre! Como faz pra arranjar essas dicassss? hahaha

  21. Flavia03/07/15 • 23h04

    Conye na hora de tirar? Imagino a sujeirada que faz, porque ele tem que dobrar pra sair, tem que tirar sentada?

    • 06/07/15 • 11h50

      eu tiro sentada na privada, mas acredite em mim, não faz sujeira, pq dificilmente o copinho enche até a borda 😉 e o sangue fica por dentro, não por fora

  22. Liza03/07/15 • 23h06

    Difícil não olhar com olhos desconfiados, pq nunca ouvi falar disso… fiquei pensando mais no lado higiênico, mas hello, eu uso OB rs que fica lá dentro tb então a questão higiênica, no negócio ficar pado lá dentro é a mesma, vou pesquisar isso aí, fiquei confusa, mas a questão ecológica é atrativa, embora eu fiquei mais de 12 horas fora de casa, mas quem sabe pra testar num fim de semana.

  23. Dani03/07/15 • 23h11

    Oie Cony!
    Acho o máximo vc abordar esses assuntos no blog! Não conheceua o coletor e fiquei super interessada, mesmo vc contando que é difixil se adaptar! Vou me informar mais e escolher um tbm! Depois volto aqui! Bjão!

  24. Nathi03/07/15 • 23h23

    Cony! Leu meus pensamentos!!! Essa semana pesquisei sobre isso… Mas eu não gosto de colocar nem OB imagina isso ai! Hahahaha seria ótimo se desse, mas meu fluxo não é fluxo é cachoeira então sem condição :/ haha beijos ❤️❤️❤️❤️ Queria estar no calor da Itália também! Pena que preciso terminar minha dissertação haha

    • Anita04/07/15 • 19h12

      Aí que tá, quando você usa o coletor percebe que nem é tão cachoeira assim. Eu achava que menstruava horrores, tipo litros por dia mesmo. Depois que passei a usar o copinho, ele só ficou “semi cheio” uma vez. E ainda assim sobrou espaço pra mais. Costumo tirar, esvaziar e colocar de novo de 8 em 8 hrs. Você passa a ter uma relação totalmente diferente com a menstruação, e percebe que nem é tanto sangue assim!

  25. Thaís Fernandes04/07/15 • 00h22

    Nossa! Nunca havia escutado isso antes!!!
    Mas também achei a ideia bem interessante e inovadora!
    Doida para ver os comentários!
    :**

  26. Vitoria04/07/15 • 00h50

    Uso já tem um tempinho.
    Também uso DIU e meu fluxo diminuiu bastante depois que coloquei…
    Acho o coletor prático e higiênico . A colocacão mais simples é a em “C” . Não tem segredo, e pode ser que a sua não esteja encaixando pois você não está relaxada. Sim isso influencia. Assim como o absorvente interno, você tem que colocar no lugar certo senão fica sentindo ele… E você tem que estar à vontade pra colocar. Se estiver com a vagina contraída ( por receio, etc) ele não se encaixa.

  27. Daniele04/07/15 • 07h31

    Também não consegui me adaptar. Acho uma ótima ideia pois o coletor é higiênico e tem capacidade para segurar bastante sangue (meu fluxo é bem intenso). Acontece que não confio nele porque às vezes acerto na hora de colocar e as vezes erro e vaza mas só percebo o erro depois que ja vazou…alem do mais ele me causa dor…não me lembro a marca do meu

  28. Carolina04/07/15 • 08h02

    Já li, já pesquisei, mas nunca testei… E se eu estiver em banheiro público daqueles que a pia fica fora da cabine, não daria para lavar… Vcs colocam de volta sem lavar??

    • Gabriela04/07/15 • 14h44

      hahaha exato, por isso nunca me interessei em usar esse treco. E quando a pia é do lado de fora? e se não tem papel ou sabão?

      • Larissa05/07/15 • 00h30

        Enche uma garrafinha com água antes de ir pro banheiro. Chegar lá, vc lava com essa água…

    • Anita04/07/15 • 19h14

      Nope, tento planejar um pouco os horários das trocas. Tenho conseguido fazer a maioria delas em casa. Na minha empresa tb há um banheiro privativo, mas só tive que usar uma vez que ele começou a me incomodar e tive que acertá-lo lá dentro. Basta ter um pouco de planejamento, você pode ficar até 12hr com ele!

    • Mariana Stumpf04/07/15 • 22h36

      Utiliza uma garrafinha com água e lava.

  29. Di04/07/15 • 09h29

    Cony!
    Uso o Inciclo há uns 4 anos e no começo tive um pouco de vazamento também, mas estava colocando errado.
    Como a moça disse ali em cima, o certo é colocar empurrando em direção ao ânus, você sentira que ela entra numa “curva” e pra complementar a informação, as melhores posições pra encaixa-lo é deitada ou agachada (pra mim essa última sempre foi melhor). Pra tirar faço em pé mesmo. Vai experimentando mesmo sem ciclo, passa algumas horinhas com ele até você ficar prática em colocar e retirar, quando vir o ciclo provavelmente não terá problemas.

    Beijo!

  30. Bruna Braghini04/07/15 • 09h58

    Eu uso e foi a melhor escolha que eu fiz na vida! Nem lembro que estou menstruada, posso dormir sem calcinha (a noite sempre foi um terror pra mim, mesmo com pouco fluxo tinha vazamentos todos os dias), não fico mais assada com o abs.
    É realmente adaptação. Eu tive sorte, me dei bem de primeira e nunca tive vazamentos. O lance é não ter medo de se tocar (ele cabe, gente, de verdade…rs) e testar dobras diferentes até achar a que funciona melhor pra vc. Uso sempre a punch down e, depois de inserir, passo o dedo na volta toda pra sentir se a borda tá bem abertinha. Ah! A posição faz diferença, não é igual colocar ob. Tem que colocar em direção ao anus – ob a gente coloca pra cima – e não ir tão fundo.
    Parece muita coisa, mas com paciência e treino, funciona super bem =)
    O meu é HolyCup e achei ótimo, fácil de tirar e confortável!

  31. Flávia Mello04/07/15 • 11h08

    Isso é só no início… Já já vc acostuma! Eu só tive dificuldade no primeiro ciclo, mas já uso o meu há 2 anos e foi a melhor decisão que tomei. Prático, sustentável, confortável e libertador (te ajuda a quebrar tabus, conheço muita gente que nao quer nem testar pq tem nojo… Gente… É o nosso corpo, super natural, nojo pq???). Continua tentando, nao vai se arrepender . Ah o meu é o meluna de bolinha.

  32. Alicita04/07/15 • 11h26

    Pesquisei muito e comprei o meu inciclo. 80 dilmas jogadas fora porque nao me adaptei. Tipo. A pessoa tem unha grande e pra tirar esse copinho é um complicador. No primeiro dia que usei eu estava surtaaaaando pra ver como que ia tirar. Tava quase pedindo ajuda hahahaha Depois tentei de novo e ate pra colocar eu tenho sentido incomodos. Continuo usando o bom e confiável Tampax, amor da minha vida. Uma pena que nao pode usar pra dormir.

  33. Maria Amalia04/07/15 • 11h37

    Eu uso!!! A dez meses!! Não foi fácil me adaptar! Meu fluxo é bem intenso e antes do Meluna (da bolinha – purpurinado! Coisa mais linda! Kkkk), eu usava OB e absorvente juntos!!! Só um não segurava nem duas horas sem vazamento… No início, o copinho não abria da jeito nenhum e eu sempre colocava o absorvente externo por garantia! Já estava quase para desistir quando conheci uma dobradura fantástica: x da Xuxa!! Você aperta no meio até seus dedos se encontrarem. Mantendo pressionado, com dois dedos da outra mão, faça o mesmo com as laterais que haviam se afastado. Cuidadosamente, junte os dedos e passe para a sua melhor mão! O desenho das bordas ficam igual a um X! Ai, é só alegria! Ele entra sem a menor dificuldade e na hora que entra, abre com o vácuo! O vácuo vc identifica quando tem que fazer um pouco mais de força para retirá-lo. Se sair fácil, tá sem o vácuo!

    Posso dizer que, após 7/8 meses de insistência, hoje é super prático! Ah, e como meu fluxo é super intenso, meu Meluna é tamanho G. Nos primeiros dias, troco com 6 horas de uso. Nunca fica cheio, mas por garantia mesmo. Nos dias finais, troco de 12/12 horas. Com a pratica, nos dias inicias, já consigo fazer a limpeza em qualquer banheiro, pois não demanda grandes manobras e o copinho fica sujo por dentro e não por fora.

  34. Denise04/07/15 • 12h16

    Cony,
    isso muito me interessa! Adorei a ideia, vou pesquisar, e, quem sabe!
    Sabe de uma outra coisa, aí na Italia vende, nas farmácias, um aparelhinho chamado Persona. É tipo um daqueles medidores eletrônicos que no Brasil a gente acha pra diabetes, mas é de hormônios. Um contraceptivo eletrônico. Em dias específicos, ele pede pra você fazer xixi no stick de teste e te diz se você está fértil (dia vermelho) ou não (dia verde). É uma lindeza pra quem não quer tomar hormônio. E ainda avisa que dia você está ovulando (dia vermelho com um sinal parecendo um ováriozinho branco). Eu uso e amo! Tem uma porção de amigas minhas que também usam e adoram. Ah, índice de confiabilidade é de 98% (por ano a cada 100 mulheres que usam só ele 2 ficam grávidas. É mais confiável que a pílula!). Dá uma olhada, agora que você ta natureba!
    (desvantagem, vende na Itália ou no ebay)
    Beijão!

    • Constanza04/07/15 • 16h43

      AMEIIII isso!!!

      • Carol05/07/15 • 12h05

        Também adorei a dica! vou procurar 🙂

    • Ananda05/07/15 • 15h43

      Adorei!!! Tem o link de onde acho p comprar?

    • Luciana06/07/15 • 11h48

      Gente, amei! Quero pra ontem!!

    • Maria Fernanda06/07/15 • 13h52

      Sabe dizer qual o nome??? Desejei muito rsrs

    • Thaís Fernandes06/07/15 • 19h23

      Gente, isso é sensacional!

  35. Tatiana Melo04/07/15 • 12h43

    Nossa…nunca tinha visto!
    Achei bastante interessante.
    Tenho um fluxo bem “normal”, nada exagerado. Acho que funcionaria bem pra mim.
    Vou procurar e testar rs.

    Bjss!!
    Armário Atual

  36. Karine04/07/15 • 13h35

    Calma … vamos com calma pois só depois de 10 anos que agora fui me adaptar ao OB e gente que maravilha é isso? Até esqueço que to com ele, não tenho mais problemas de usar essa ou aquela roupa q marca e me dá desesperinho do fio se perder. Mas em relação ao coletor, quem sabe mais futuramente né?!

  37. Clarissa04/07/15 • 16h40

    Eu tou querendo experimentar esse copinho…. Voltei a menstruar depois da minha última gravidez porque fiz laqueadura, antes menstruava tipo 1x por ano… Agora com 41 não posso usar pílulas… Queria era ter na menopausa mesmo e me livrar dessa chatice!!! Kkk bjoo

  38. Adriana Camilo04/07/15 • 18h48

    Oi, gente, geralmente eu não comento, mas desta vez achei muito interessante essa troca de experiências. Pessoalmente eu odeio menstruar, sempre tive nojo do absorvente imagine desse negócio! Há cerca de quatro anos resolvi parar de menstruar conversei longamente com minha ginecologista e depois de pesar pros e contras resolvi parar. Foi uma das melhores decisões de minha vida! Sem cólicas, sem absorventes, sem TPM, sem constrangimento de se sujar, enfim. Beijos a todas e sorte com os copinhos.

  39. Loryellen04/07/15 • 23h41

    Uso o coletor tem mais ou menos dois anos e no começo tive as mesmas conclusões, não me acertava, vazava e era horrível na hora de tirar. Porém com o tempo a gente vai pegando o jeito da coisa!! rs Depois de várias tentativas consegui fazer com que ele parasse de vazar colocando ele dobrado como um “c” e dando uma pequena girada em seguida, o que faz com que ele pegue pressão. Para mim funcionou e eu acredito ser uma das melhores compras que eu ja fiz na minha vida!

  40. Talita05/07/15 • 02h33

    Eu uso há três ciclos e adoro! Uso o holycup médio com puxador em forma de argola e nunca me incomodou. Para colocar, me adaptei melhor com a dobra punch down. Para mim o pulo do gato foi dar uma ‘viradinha’ no coletor logo depois de colocá-lo. Segurando o puxador, faço um movimento em sentido horário até encontrar resistência, o que significa que o vácuo formou. Para mim, nunca vazou. Espero que você se adapte, pois para mim foi maravilhoso. beijos

  41. Branca05/07/15 • 09h42

    Para fazer o vácuo você pode, depois de colocar, dar uma mexidinha no copinho. Gira ele, e puxa de leve para baixo. Assim garante que ele está desdobrado e encaixou e não vai vazar. Não desista ainda.

  42. Lorena05/07/15 • 11h00

    Gente…é lindo ver as informações das meninas e um “leva uma garrafinha e lava”. Mas…peraí, e a higiene correta desse coletor? Sangue em contato com ar, coletor em contato com o ar…e as bactérias? Mão é um troço sujo e aí vc tira o coletor, esvazia, lava com agua no banheiro publico ou da empresa e insere de novo? Independente do sangue ser seu (e não, não tenho nojo do meu sangue) tem muita coisa aí no meio para que eu não me preocupe com a questão da higiene e contaminação. E antes que comece o mimimi do politicamente correto e ecológico, cada um tem sua opinião, questionamentos e duvidas, ok?!

  43. Bia martins05/07/15 • 13h06

    Cony, TB nao me adaptei e acabei jogando fora! Eu comprei o número compatível para quem já teve filho, não sei se foi esse o erro mas o negócio simplesmente não entrava em mim e machucava, e não achei o silicone tão molinho assim. Eu sou pequena e talvez deveria ter comprado o tamanho de quem não teve filho, mas não vou jogar fora mais 100,00 para comprovar essa teoria.

  44. Simara05/07/15 • 18h59

    Meu Deus… Que nojo desse negócio… kkkkkkk Mas cada uma sabe o que é melhor pra si.

    • 07/07/15 • 16h21

      Nojo do que, criatura? O sangue é seu, a ppk é sua, é tudo seu!!! Não tenha nojo não 🙂 nem cheiro fica! é infinitamente mais higiênico do que os absorventes normais

  45. Natália05/07/15 • 19h21

    Uso!
    Uso a 4 ciclos e acho maravilhoso
    Nos 2 primeiros ciclos ainda desconfiava, no 3 me dei bem, no 4 tava super adaptada já.
    Recomendo super

  46. mari06/07/15 • 01h53

    caraca, viu a materia sobre a jovem que quase morreu por uma infecção por absorvente intimo? precisou amputar a perna para nao espalhar. desde entao fiquei mais preocupada com a escolha deste, pois nao sabemos como é o processo tecnologico, produtos artificiais, etc. e tudo isso em contato direto com a maior porta de entrada de proliferacao q a gente tem… No minimo deviamos ter direito a mais informacao sobre isso, nao eh nao?

    a licao que ficou é trocar de absorvente o maximo possivel gente!

    o copinho pode ser uma boa (no caso, tbm era bom ver sobre o material) mas assumo que fico com nojinho da limpeza

    http://www.vilamulher.com.br/bem-estar/saude/modelo-perde-a-perna-apos-infeccao-causada-por-absorvente-interno-m0615-704355.html

  47. Alice06/07/15 • 08h37

    Oi Cony,
    passei pelo mesmo problema que você, dois ciclos achando que nunca ia dar certo, mas insisti e agora tô super satisfeita.
    A coisa da posição foi mais difícil do que parecia pra mim, com o costume de usar absorvente interno sempre procurar uma posição semelhante a dele, mas na verdade a do incilo é bem diferente, mais “pra trás” e menos “pra cima”. Depois que acertei a posição até o cabinho parou de incomodar.
    Não desiste não, você vai acertar…

  48. Raissa06/07/15 • 10h05

    Gente, interessei! Mas, me diz, e pra fazer xixi? Eu tiro o copinho cheio, e depois coloco de novo? Ele cheio, na hr de apertar não transborda? Ou toda hr que vou ao banheiro tiro o sangue coletado? Duvidas. kkkk

    • Ana Luiza06/07/15 • 19h58

      Acho que não interfere em nada ter que fazer xixi! Porque são canais diferentes né… Deve ter que tirar só de 12 e 12 horas no máximo

    • Alê06/07/15 • 20h05

      Raissa, não faz diferença, o coletor pode e deve ficar onde está, o xixi não sai pelo mesmo lugar que a menstruação, buracos diferentes rsrs

  49. Gabi06/07/15 • 11h35

    Cony, eu estou usando há 4 ciclos e tive uma adaptação surpreendentemente rápida. Insiro com a dobra C e sinto ele abrindo direitinho. Meu colo do útero é bem baixo, e no começo eu colocava muito no fundo, acabava incomodando e vazava. Quando peguei o jeito (o meu fica beem na entrada, e também cortei o cabo) meus problemas acabaram. Acho que o negócio é ir tentando, mudando de posição, mudando a dobra até acertar. Pq realmente, ter vazamento é muito chato =/
    Tenho certeza que você vai se adaptar totalmente. hehe

    Bjos!

    http://gabivasconcellos.com.br

  50. 06/07/15 • 11h43

    Oi Cony!
    Uso o coletor há 2 meses, e foi amor desde a primeira usada. Acho que vc não está se acertando com o modelo dele. Eu comprei aquele que tem uma alça, tipo um puxador, sabe? Lógico que não puxo ele direto, mas o puxador me dá uma segurança, aí enfio os dedos (indicador e polegar) e aperto o coletor pra tirar o vácuo. Pra colocar, dobro em C. Nos primeiros segundos, me sinto incomodada, mas depois passa (acho que é até o coletor se posicionar direitinho). Nas primeiras usadas fiquei meio agoniada, mas depois peguei o jeitinho. Não troco por nada. Não desista 😉 troque o modelo, provavelmente ele vaze pq vc não tá colocando direito. Boa sorte.
    Beijos

  51. Natália06/07/15 • 14h16

    Oi Cony, eu estava lendo os comentários para ver se alguém já disse, mas era muita coisa e bom, não queria deixar de postar por preguiça de ler, rs.
    Eu estou no meu terceiro ciclo com o InCiclo e é AMOR! No primeiro ciclo vazava muito também, não ficava confortável… No começo do segundo ciclo eu acertei a colocação (já falo) e parou de incomodar, mas continuou vazando, até que na metade eu peguei o jeito e agora não estou mais tendo problemas!
    Importante: eu achava que tinha ciclo doença-cachoeira!
    Eu tentava colocar com a dobradura “C” e nunca abria. Sério. Relaxada, tensa, de lado, quadradinho de 8 (mentira, não tentei esse), TUDOOO! Nada funcionou. Aí resolvi tentar de um jeito que eu acho que é o que o povo chama de “aberto”, rs. Eu aperto ele e não dobro, só uno as beiradas, aí (sentada no vaso) encaixo a pontinha e vou empurrando. Quando entra um tanto, eu solto e vou mexendo como se fosse rodar, um pouco de um lado e um pouco do outro. Aí ele entra aberto já! Mágico! Espero ter sido clara nessa parte, rs.
    Outra coisa que pesquisei muito até entender, porque não queria desistir. Acho que pela mania do OB, eu colocava e tentava ajeitar ele mais pra dentro e exatamente por isso vazava!
    Acontece que quando vai eliminar o sangue, nosso canal “desce” e aí perde o vácuo com o movimento. Então eu coloco, ajeito (ele quem que girar fácil pegando na base dele para sabermos que está aberto) e aí eu puxo para baixo até sentir uma pressãozinha. Ele fica, no que eu carinhosamente (#SQN) chamo de “coroado” quando estamos sentadas colocando. Parece que está muito baixo, mas quando levantamos ele ajeita e só sentimos ele (com a mão) quando estamos agachadas ou sentadas. Fica muito fácil de achar, já que está “coroado” e não vaza nadinha!!! Resolve o desespero pra achar na hora de tirar, o vazamento e o incômodo que só acontece porque ele se mexe quando está mais pra dentro.
    Para tirar, basta apertar a base puxando um pouco para baixo. Mesmo se estiver cheio, o vácuo não vai deixar sair e melecar a mão. Então você volta quando metade sair e ele sai inteiro aberto.
    Desculpe o texto longo, mas tentei explicar no detalhe. Só não dá pra desenhar aqui, rs.
    Espero que ajude! Eu virei defensora loka do copinho já quando não estava adaptada, agora então!!! É muitas milhões de vezes mais higiênico que o absorvente! A mão não suja e não fica sangue em contato secando nas nossas partes preciosas!!!
    Ah, só mais uma coisa, se precisar tirar fora de casa é só levar uma garrafinha de água para o banheiro. Água da sua escolha! Aí enxágua bem e coloca de novo. Eu acho mais higiênico do que gastar um saquinho de lenço umedecido pra limpar mais ou menos o sangue que ficou em contato com o corpo! 😉

  52. Tati de Porto Alegre06/07/15 • 15h17

    Acho linda a ideia, mas não uso pq não me acertei e pq minha ginecologista me desaconselhou.

  53. Maria Clara06/07/15 • 18h53

    Muito ruim não gostei. Não vou usar.

    • Constanza06/07/15 • 19h07

      Se nunca usou como sabe q é ruim?

  54. Sofia07/07/15 • 00h07

    Gosto quado posta esses assuntos, Cony, e gosto como vc escreve.

    Acho ok a higienização com a garrafinha d´água, considerando q é UMA vez o dia no pior dos casos. Mas como pode ficar até 12h acho que nessa semana específica daria p se organizar e tirar em casa, ou não?? Mas se não der é só medir o q vale mais p vc. E sem a ilusão de que trocar absorvente em banheiro publico/empresa/faculdade é a coisa mais limpa do mundo.

  55. Roberta07/07/15 • 11h06

    Ai Cony que agonia! Prefiro o velho absorvente.
    Depois esse treco não sai. Afffe! Rsrs

  56. Mariana07/07/15 • 13h12

    Demorei para acertar com ele, mas depois que entramos em consenso, minha vida mudou. não vivo sem ele.

  57. Débora07/07/15 • 19h44

    Olá, já fazem 3 ciclos que eu uso e super indico, no meu caso nunca vazou, acho super higiênico e com o tempo você adquire a técnica para remove-lo e inseri-lo.
    Não corre o risco de não sair, dá para ficar de 6 a 8 horas sem ter que retira-lo, no inicio parece um pouco estranho mas é uma questão de hábito.

  58. Cristina08/07/15 • 08h14

    Uso e AMO!!!
    A dica pra não vazar é realmente empurra-lo pra trás e não pra cima…
    Uma hora vc se acerta e não vai querer largar mais!!

  59. Loreci11/07/15 • 11h34

    Cony, passa o link do grupo do face! Pensando em testar pra ver qual é que é.

  60. Janaina11/08/15 • 23h46

    Eu gosto e uso há alguns meses, mas no início foi difícil pra tirar, dava uma agonia, parecia que não ia sair mais. Aí um dia li um depoimento que a mulher falava que além da mão usava os músculos da vagina pra tirar, fazia uma forcinha com eles empurrando o copinho pra fora, nossa foi a minha salvação, nunca mais tive problemas pra tirar o copinho.
    Colocar ainda fico insegura, mas só vaza quando vou dormir com ele, durante o dia não tive problemas com vazamento. Diferente da maioria das pessoas, com ele comecei a achar que menstruo pra caramba, com o OB parecia que não saia quase nada e eu não menstruava quando dormia, só na hora de acordar, agora até vaza quando durmo.

  61. Carol Morsi21/08/15 • 23h05
  62. holycup!24/08/15 • 10h52

    Olá! 🙂 Visitem o nosso site e obtenham mais informações à respeito do coletor mentrual holycup! A holy cup! oferece 3 tamanhos em diferentes maleabilidades para se ajustar melhor a sua necessidade evitando riscos de vazamento e garantindo conforto. Tecnologia e qualidade alemã feito para as brasileiras. Mais informações visite http://www.holycup.com.br Estamos sempre à disposição para tirar suas dúvidas.

  63. Flavinha11/11/15 • 22h44

    Comprei o meu é só depois do 5o ciclo consegui me adaptar e agora estou achando ótimo. Até então só conseguia usar ele sem vazar por sorte mesmo mas agora entendi que eu tava colocando ele muito fundo como se fosse um absorvente interno normal e ele tem que ficar mais pra fora de forma que quando vc passa a mão ainda sente o cabo. Com ele percebi o quanto meu fluxo e intenso no primeiro dia. Enche 3 copinhos até a boca, da um pouco de medo de ver tanto sangue aí nos outros dias fica normal, só 1/3 do copinho depois de usar umas 8hs seguidas. Uma coisa que eu reparei foi que as cólicas misteriosas que eu tinha acabaram. Acho que eu devia ter alguma alergia ao absorvente normal…

  64. Sara12/02/16 • 11h40

    Tentei usar hoje pela primeira vez, acho que pus ele umas 7 vezes, só que não consegui não sentir o cabo, quando andei incomodou muito (imagina andar co um negocio raspando nos seus labios vaginais). Talvez eu não esteja conseguindo por fundo o suficiente. Já vi que algumas minas cortam o cabo, mas como tirar o coletor sem o cabo? Acho que não tenho essa habilidade em pampuarismo para expulsar ele sozinho
    Não desisti, mas meu canal vaginal já estava ficando dolorido, vou tentar quando voltar para casa a noite, talvez eu não esteja acertando a direção ou a profundidade

  65. maiara nascimento05/06/17 • 18h22

    Pesquisei bastante porque tinha vontade de usar, pelo meio ambiente mesmo. Meu maior receio é quanto a colocar algo dentro da vagina, que é um lugar bem sensível. Mas não quero ficar usando absorventes descartáveis, então estou pensando em testar os absorventes de pano, reutilizáveis, que também são uma opção e acho que para mim mais viável. Beijos

  66. Fabíola Brum Silva28/11/17 • 05h42

    Eu uso faz quase um ano e é maravilhoso… Demorei uns 3 ciclos pra me adaptar. E descobri que o jeito mais fácil de colocar pra mim é no banho. Ele só vaza quando acabo passando da hora de trocar, mas é raro já que comigo ele aguenta mais de 10 hrs.