Lifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
29 jan 2023, 14 comentários

Mi casa, su casa – Sala de Estar

Senta aqui na sala de estar e me diz: Como foi a semana fufu? Aqui foi muito bom retornar pras redes, falando do que eu amo fazer e com muita liberdade. Melhor ainda foi ver algumas pessoas de volta aqui, contribuindo e me enchendo de carinho nos comentários, muito obrigado.

Essa semana o tema é sala de estar, aqui pelas terras brasileiras a sala de estar geralmente tem acúmulo de funções. É Estar, TV, continuação do jantar, um pouco sala de jogos e mais recentemente em muitas casas também virou um pouco escritório.

Conforme a rotina de cada família essa sala vai precisar de mais ou menos coisas. Por isso é tão importante um planejamento. Medidas básicas, listar quais móveis tem prioridade, e por favor, muita atenção às circulações. Aquele sofá gigante que cabe toda a torcida da seleção brasileira que as pessoas insistem em ter fica feio, desconfortável e deselegante. Anota umas medidas “generalizadas” para circulações na sua casa de modo global:

Passagem mínima: 60cm. Ideal: 80cm, mas se você tem um espaço generoso, deixe 100cm. Por que eu digo generalizada? Pelo fato da necessidade de termos uma boa proporção, e resultar em um ambiente coerente. Por exemplo, um sofá de 320cm encostado em uma parede e com uma passagenzinha de 60cm do lado vai ficar bem bosta. Seria mais harmonioso uma luminária ou mesinha junto à parede, um sofá de 240cm e aí sim, uma passagem de 60cm.

Já conversamos sobre sofás em 2015, veja AQUI. Muito cuidado também com sofá em L. Um sofá com chaise ou uma composição de sofá e poltronas deixa o ambiente mais moderno, pois proporcionalmente temos mais itens de menor “peso”… quando eu digo peso aí é sobre o impacto que a peça tem no espaço. Lembra do “conjunto de sofás dois e três lugares”? Ele ainda existe nas lojas mais populares, mas basta dar uma olhada com 5 centavos mais de atenção nos sites de imagens pra perceber que dificilmente nos dias de hoje vemos ambientes com esses conjuntinhos, 99,5% das vezes são itens diferentes.

Para escolher o mobiliário eu sempre indico itens maiores e mais caros neutros e peças menores com bastante personalidade e que reflitam seu estilo pessoal. Brinque também com materiais. Tecido, couro, mármore, vidro, madeira… essa mistura também enriquece a decoração, e não deixem de lado a cor que você mais ama pra usar no sofá. Quem acompanha a mais tempo já sabe que eu defendo o impacto de cor no sofá, pra transbordar a cor que te deixa feliz pela sala.

E falando em decoração, uma pintura na parede, ou a inclusão de um revestimento, seja de um simples papel de parede ou um revestimento em pedra, painéis de mdf / madeira ou porcelanato são formas de mudar substancialmente um ambiente dentro de prazos e investimentos bem variados, ou seja, dá para encaixar para quase todo mundo.

Não deixemos de pensar em quadros, tapetes, almofadas e mantas, que podem adicionar cor e dar o tom de um ou outro estilo, sempre refletindo a personalidade de quem habita esse local.

Iluminação, ah o tema que é sempre tão negligenciado e talvez seja o segundo mais importante. Não é necessária uma obra para diversificar a iluminação nos seus espaços, atualmente temos recursos valiosos para que isso aconteça.

Pense em abajures, luminárias de piso, rebatedores para teto, e até arandelas podem ser feitas a partir de tomadas.

Quando eu falo em abajures e de luminárias de coluna (ou de piso) aproveite e coloque nessas peças lâmpadas inteligentes, que já estão bem mais acessíveis e que podem tanto ser utilizadas pelo celular ou um controle que elas mesmas trazem, como por comando de voz através de assistentes virtuais, como Alexa ou o Google Assistent. Controlar intensidade e cor da iluminação é algo que traz muito conforto e versatilidade na sua casa. E já que estamos falando disso…

Flexibilidade é um predicado que é muito bem-vindo ao se pensar em uma boa sala de estar. Podemos prever um sofá cama e podermos hospedar mais pessoas, um telão e transformar-se em um cinema, área para um computador e obtermos um outro posto para trabalho, uma mesinha para jogos se for do seu agrado, são muitas as possibilidades.

Como sempre, se tiver alguma dúvida, algo a complementar, coloca aqui embaixo nos comentários.

Para falar comigo diretamente, além do email azuosexclusive@gmail.com, pode mandar DM no Instagram @Lelodsgn Aproveita e me diga, como seria a sua sala ideal?

Imagens do post coletadas da internet e projetos autorais, caso reconheça, me avise para eu colocar os créditos.

Até a próxima semana!

#bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
14 comentários em “Mi casa, su casa – Sala de Estar”
  1. Greice30/01/23 • 01h18

    Lelo querido, sempre arrasando nas dicas de espaços, mobiliários, cores, texturas e iluminação. Sou fã! Muito obrigada por compartilhar tão generosamente com a gente. Beijos

    • Tio Lelo30/01/23 • 11h42

      Hey Greice, minha amiga de IG! Que bom ter você aqui comigo.
      Sabe que me deixou reflexivo? Eu (pouco + de 1 ano atrás) comecei a participar de um grupo
      de empresários com foco em networking profissional, uma metodologia americana, muito, muito bacana.
      O principal valor da instituição é “Givers gain” ou seja, dar para receber (segura a quinta séria aí).
      Sempre fui muito grato pelas pessoas que conheci e oportunidades que surgem por estar aqui, com a permissão da patroa.
      E só com sua fala entendi que eu já dava (ui!) muito antes de saber o quanto é importante.
      Obrigado, beijão!

  2. Fany30/01/23 • 09h24

    Como sempre amei. Lembro sempre da cor impactante do sofá que vc sempre sugere e no fim acabo desistindo , por ter medo de errar e uma peça tão cara não dá para errar. E o telão é um espetáculo. Meu filho colocou na sala e deu muito certo. Ele e as crianças usam muito. Bjks, Fany

    • Tio Lelo30/01/23 • 11h45

      Eu te entendo bem Fany, o receio nos faz segurar esses investimentos.
      Vamos de trucão? Coloca uma capa, ou uma manta que cubra boa parte do sofá no tom dos teus sonhos.
      Algo que realmente quase transforme seu sofá em algo colorido, assim é possível ter a noção de quanto
      isso te alegra ou incomoda depois de uns 3 meses.
      Obrigado por estar aqui conosco.
      Bêjo :*

  3. Linete Silva30/01/23 • 13h52

    Excelentes dicas. Pequenos detalhes fazem tanta diferença…

    • Tio Lelo30/01/23 • 14h34

      Olá Linete,
      Obrigado por ler e participar comentando.
      Beijo grande daqui até sua casa!

  4. Cynthia Oliveira30/01/23 • 17h36

    Que bom que voltou❤️
    Amo suas dicas,tenho muita coisa na minha casa que foi dica sua.Rodapé alto,fez toda diferença na decoração,porvexemplp.Sucesso!

    • Tio Lelo30/01/23 • 19h12

      Que delícia Cynthia!
      Me manda fotos? Eu tô mostrando nos instagram o que as Fufu aproveitaram das minhas dicas!
      é o #fufuday 😀
      Obrigado por ler a gente.

  5. Iza31/01/23 • 14h57

    ei Lelo!! Por aqui ainda tem um “agravante” que vc nao citou no post… temos um bebe de 1 ano e meio na casa, e o sofá também é o espaço de brincadeira dele! então, tudo teve que ser re-re-repensado para garantir circulação, espaços livres e, obviamente, segurança!
    mas o melhor dos seus posts é que, mesmo com essas particularidades, eu consigo tirar muita dica preciosa para por na pratica!! beijos e boa semana

    • Tio Lelo31/01/23 • 17h02

      Tadinho do mini humano, virou agravante, HAHAHAHAHA
      São fases, logo logo o baby já tá grandin e as necessidades mudam. Que bom que você esta conosco Iza,
      Obrigado por participar comentando, beijão!

  6. Marcia Alves Rodrigues02/02/23 • 13h53

    Amei as dicas , parabéns por ensinar de maneira simples e objetiva.

    • Tio Lelo02/02/23 • 19h25

      Olá Marcia, seja bem vinda, obrigado por estar conosco, lendo e comentando.
      Bêjo!

  7. ka03/02/23 • 16h39

    Lelo, amo suas dicas!
    Instagram é legal mas o Blog tem mais vida! Continue, please!

    • Tio Lelo05/02/23 • 13h46

      Olá Ka!
      Espero conseguir manter a frequência aqui. Te garanto que é mais facil eu desistir das outras redes do que do blog,
      porque acredito que tem muita gente curiosa, com desejo de compreender melhor das coisas, e pra podermos aprodunfar assuntos, só com o espaço que um blog nos dá.
      Obrigado por ler a gente e por comentar, super beijo!