LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
19 set 2021, 17 comentários

Mi casa, Su casa – Elétrica, xok xok

Olá Fufus elétricas! Tão ligadinhas?

Piada de quarentão, eu sei, mas já tenho direito adquirido, HAHAHAHA

Recentemente tivemos vários projetos na fase de distribuição elétrica. Digo distribuição porque existe diferença entre o projeto elétrico, geralmente feito por um engenheiro Civil ou Eletricista, e o que normalmente oferecemos em um projeto de interiores, que é o posicionamento correto de cada caixinha no ambiente.

E é isso que raramente ouvimos alguém conversar sobre o que colocar onde? Como “personalizar” essa instalação para que depois a gente não precise sair usando “réguas” de tomadas ou “benjamins” (na minha região chamamos de T), para conseguir ligar os eletrodomésticos dignamente pela casa de forma não só eficiente, mas segura também.

Falando em segurança, vamos ter uma aulinha chata antes de seguir. Todos odiamos o (já nem tão novo) padrão de tomadas brasileiro. Antes dos xingamentos, o padrão que nosso país adotou é um projeto de décadas já, para que todo o planeta utilizasse um único tipo de plug, e esse foi o desenho mais eficiente/seguro, mas que por enquanto apenas o Brasil e alguns países na África que adotaram. #oremos e #aguardemos. Pega o adaptador e #vemkotio!

Além de voltagem nominais de 110V e 220V, existem outras diferenças, como ciclagem – que não vai ser o foco hoje- e a diferença de amperagem. A amperagem sim encoxa a gente de um jeito especial. A Amperagem está diretamente ligada ao quanto de potência um produto elétrico consome.

Assim como sabemos que chuveiro e ferro de passar roupa “puxam” mais energia, outros itens também precisam de uma tomada de 15 ou 20 amperes. Fisicamente para o morador isso significa que o buraco da tomada é maior, porque o plug da máquina 20 amperes é mais grosso no caso. E isso teoricamente indica para o usuário que não apenas que sua tomada é arrombada, mas que ali dentro da parede tem uma fiação mais forte, que vai suportar toda a carga necessária e que está ligado num disjuntor que vai entender que não é um curto, uma sobrecarga ou um incêndio e desarmar no meio do seu bolo. Vamos para a distribuição antes que todo mundo desista de ler o tio.

Calçadas / jardins / quintais

Se você já morou uma casa com jardim, ou quintal, talvez uma que tem aquela calçada lateral longa… sabe que vez ou outra é necessário cortar a grama, usar uma máquina de lavagem tipo VAP para uma limpeza mais pesada… Se for um quintal com um espaço para receber pessoas vamos precisar de tomada para uma caixa de som, uma TV num dia de jogo, dependendo da região um aquecedor elétrico. Então é necessário que se pense nas possibilidades de uso e deixar os interruptores e tomadas próximo as mesas, ou a cada 10 metros para ir ligando o cortador de grama.

Cozinha

Esse ambiente precisa de muitos plugs, mas nem por isso precisamos metralhar todas as paredes. A lógica a partir da disposição do mobiliário vamos colocar:

1 tomada 10 amperes para:  geladeira; coifa/ depurador;

1 tomada 20 amperes para o microondas, cooktop; forno elétrico, lava louças, triturador.

Dica: mesmo que hoje você não queira, deixe uma tomada embaixo da pia de 20 amperes, para caso no futuro você resolver ter um triturador ou uma lava louças. Quebrar tudo depois de pronto é muito mais caro que uns…. R$ 200,00 reais que vai custar uma tomada a mais na sua obra.

Aí chegamos nas tomadas de bancada, onde vai ser usado uma sanduicheira, um liquidificador… e tudo isso é 10 amperes. Mas pode ser que você queira usar uma air fryer, um grill mais forte, então eu, particularmente prefiro pecar pelo excesso e fazer todas com 20 amperes, ou pelo menos uma de 20 amperes em cada “lado” da bancada. Não coloque as tomadas de bancada muito próximas ao cooktop / fogão e a pia. Respinga tudo e você acaba isolando ou morrendo de medo dessas tomadas. Deixe pelo menos 30 cm de distância.

Lavanderia

Também prefiro focar no excesso e seguir com as tomadas todas em 20 amperes. Peloamor de DeuXXX mesmo que você hoje tenha uma máquina de lavar de abertura superior, deixe uma segunda opção de tomada (e de água e esgoto também) abaixo dos 85cm de altura para – caso no futuro – você troque por um modelo de abertura frontal.

Sala de estar / Sala de TV

Ahh quanta coisa. Por aqui temos que pensar um pouco além do elétrico. No local previsto para a TV, é legal termos:

De 3 a 5 plugs baixos (20 > 40 cm do chão) de 10 amperes (subwoofer, barra de som, aparelhos de tv a cabo, alexa / google home; etc).

1 plug médio (110 > 120 cm do chão) de 10 amperes (tv diretamente)

1 plug alto (210 > 240 cm do chão) de 10 amperes (gosto de deixar o modem alto e no painel da tv

Por isso eu disse que temos que pensar além dos elétricos. É bom ter a chegada da fiação de internet, telefone (sim, ainda se deixa essa passagem) antena.

Pense em itens como luminárias de mesa e de piso e também na limpeza, então é bom ter uma tomada de fácil acesso para ligar um aspirador de pó.

Sala de jantar

Esse é um cômodo que temos poucos eletrônicos, mas é interessante prever um abajour ou alto assim sobre o buffet, talvez uma luminária de piso dependendo do seu espaço. Então no mínimo eu deixaria uma tomada média e uma baixa, tudo 10 amperes.

Gente, quase 1000 palavras, e se eu estou bugando o cabeção de escrever, não quero que vocês sofram lendo. Voltamos no próximo post falando dos outros ambientes, combinado?

Deixem as duvidas que surgirem nos comentários que eu respondo todo mundo.

#Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
17 comentários em “Mi casa, Su casa – Elétrica, xok xok”
  1. Ana Luisa20/09/21 • 09h06

    Post maravilhoso, Lelo. Como sempre!
    Parabéns.

    • Tio Lelo22/09/21 • 15h07

      Hey Ana, obrigado por ler a gente aqui no fufu!
      Beijão :*

  2. Kelly Cristina Hashimoto20/09/21 • 13h36

    Lelo, faz um tempão que não comento, então primeiro quero parabeniza-lo pelo casório!! Muitas felicidades!!
    Segundo que post maravilhoso e de utilidade pública esse seu!!! Sofro com as tomadas aqui de casa e já decretei que na próxima morada não quero economizar nesse item, kkkkk
    Aguardo ansiosa os próximos cômodos!!!

    • Tio Lelo22/09/21 • 15h10

      Olá Kelly!
      Obrigado pelo carinho, e por estar conosco no Futilish 😀
      Acho que todos nós sofremos com as tomadas, HAHAHAHA eu já fui duas vezes comprar/trocar os módulos.
      Beijok

  3. Janah20/09/21 • 14h32

    Lelo, esse é um verdadeiro guia para a parte elétrica da obra. Precisava ter visto ele antes de reformar minha casa kkkk Pequei na falta de tomada no quintal e coloquei uma tomada perto da pia da cozinha que sempre molha quando vou lavar alguma coisa. Erros que agora serão difíceis de resolver.

    • Tio Lelo22/09/21 • 15h17

      Oh Janah! Sei bem o quanto é difícil corrigir essas coisas… principalmente na área externa.
      E se tomadas são difíceis, as sessões de interruptores (qual tecla acende o quê e fica onde) é um verdadeiro quebra-cabeça. Um apartamento médio (75 -100 m2) leva dias de trabalho.
      Mas essa coluna vai ajudar para os próximos perrengues serem menores.
      Obrigado por participar.
      Beijão!

  4. Evelyn Oliveira20/09/21 • 14h35

    Lelo, vc arrasa SEMPRE!!!

    • Tio Lelo22/09/21 • 15h17

      Obrigadúúúú Evelyn
      :*

  5. Ligia20/09/21 • 18h30

    Vim aqui só pra exaltar esse post lindézimo que deve ter dado o maior trabalho!!!
    Meu sonho dourado de construir minha própria casa só pra não sofrer com esses perrengues elétricos!!
    Uma coisa que eu e marido fizemos na casa que estamos alugando foi trocar algumas tomadas simples por duplas ou triplas, como por exemplo nas cabeceiras das camas! Assim não precisamos daqueles benjamins horrorosos e super perigosos! Mas claro, o foco é usar coisas que não precisam de tanta potência, como carregador de celular, luminária, carregador do kindle, da mi band… essas coisinhas!
    Beijos, Lelo!! Adoro seus posts!

    • Tio Lelo22/09/21 • 15h25

      Agradeço ao quadrado a pessoa que pensou no trabalho de escrever: Obrigadíssimo Ligia!
      Você está certíssima, a quantidade de coisas que temos para carregar perto da cama é absurda.
      Inclusive vou dar uma dica da posição no post continuação deste.
      E não se preocupe, ligar três itens como você comentou é tranquilo, pois os carregadores tem uma demanda de energia baixa, os mais poderosos (Xiaomi) pedem 3 amperes, então mesmo que você seja viciada em Xiaomis 3 ainda não estar no limite de 10 amperes que é o mínimo de força que nossos módulos oferecem… Dificilmente um eletricista usará um fio que não suporte isso.
      Beijo grande!

  6. Priscila21/09/21 • 09h45

    Parabéns pelo Post. Encantador os ambientes.

    • Tio Lelo22/09/21 • 15h26

      Yo te agradezco Priscila 🙂
      Besitos!

  7. Marina21/09/21 • 10h43

    Arrasou Lelo.
    Meu marido e engenheiro civil e eu disse que se um dia formos construir uma casa quem vai fazer o projeto é arquiteto, sem dúvidas. Eles não pensam nessas coisas.
    Eu moro de aluguel e no meu apartamento anterior o projeto Eletrico foi refeito por arquiteto, outro nível. Agora me mudei e peguei como a construtora deixou, que inferno. Tive que sair comprando mais tomadas e ainda assim acho super pouco, e no final tudo vai ficar pro proprietário.

    • Tio Lelo22/09/21 • 15h38

      Olá Marina, eu sou amigo de muitos engenheiros e corroboro sua informação. A forma de pensar deles é outra.
      Costumo dizer que a parceria engenheiro + arquitetos é imprescindível, sem uma união destes dois o usuário final vai sofrer.
      Meu primo é engenheiro, mestre, professor de engenharia em faculdade estadual, especialista em estruturas, ou seja: muito inteligente (sabe o primo que deu certo né?).
      Certa vez ele veio:
      “_ Lelo meu cliente quer uma casa com um quarto de +-9 metros quadrados, uma cozinha de +- 12 metros quadrados, um banheiro de 2,5 metros…”
      Nem deixei terminar e perguntei: ele te disse essas metragens? O cliente sabe quanto é um quarto de 9 metros? Obviamente não, e aí ele ficou com aquele sorriso amarelo.
      Eles são treinados para pensar de forma lógica, já os arquitetos são treinados para pensar em como as coisas são usadas, ou seja, precisam trabalhar juntos.
      A parte elétrica para uma incorporadora é “cara” e difícil de agradar. Como cada um vai querer organizar sua casa de um jeito diferente nunca temos tomadas suficiente. meu coração já bate feliz quando temos ao menos uma em cada parede, para poder derivar sem muitos transtornos.
      Obrigado por ler a gente aqui,
      Bêjo!

  8. Marise21/09/21 • 11h07

    Lelo, amei o post. Por favor, continua com o resto da casa

    • Tio Lelo22/09/21 • 15h39

      Olá Marise,
      Vou continuar sim, o post foi super bem 🙂
      Pelo visto precisamos mesmo falar de tomadas, AHAHHAHA
      Beijo!

  9. […] Demorei tanto que a a patroa até fugiu do país. Mas os tempos estavam difíceis nas últimas semanas. Mas não esqueci que estou devendo o restante das dicas sobre pontos elétricos. Se você chegou aqui e não leu o primeiro post, clique AQUI. […]