LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
17 maio 2020, 30 comentários

Tem Jeito Decor 72 – A sala da Jéssica.

atrasadin no post de hoje porque o jantar ficou sob meu comando, perdão Fufulândia!

Aqui já estamos em um um movimento de “volta às atividades” então já tenho ido para o escritório alguns dias da semana e atendido clientes com hora marcada. Tudo obviamente com uma série de cuidados e restrições, que eu acredito que farão parte de nosso futuro por muito tempo ainda. Temos todos que nos cuidar e cuidar dos outros também.

Hoje temos outro apartamento em planta, que será entregue em dezembro twenty-twenty. Pega o pano de prato do chá de casa nova e #Vemkotio!

Bom dia Lelo,

To sempre aqui vendo suas ajudas e dessa vez eu queria um help. Mandei ai anexo a planta do meu apêzinho, pois ele tem previsão de ficar pronto em dez/2020.


A questão é mais na parte da sala. Eu planejo na minha mesa encostada na parede q da para um dos quartos. e na outra parede um banco bau.
A questão é: é possível ter um barzinho em algum lugar dessa sala sem atrapalhar a movimentação? Tem alguma sugestão pra aproveitar esse espaço?

Obrigadaaa

Jéssica, com dinheiro, tudo dá, hihihiiiii! Fiz uma opção com o banco baú e a mesa encostada na parede, conforme você solicitou, criando o que chamamos de “canto alemão”.

Como foi pedido uma área para acomodar um bar, instantaneamente pensei em incluir um aparador na entrada, fechadinho, que fizesse as vezes de aparador e de bar também. Algo como esse bonitinho aqui:

Porém, eu achei que essa caixinha logo na entrada ficou meio conturbado. Optei por fazer um bar aéreo, sobre a mesa de jantar, com profundidade de 30cm, e com portas em vidro. Mantive o aparador com um detalhe em molduras na parede e painéis em toda a parede que vai receber esse bar e também o televisor.

Acima da mesa decorei com algumas porcelanas e na entrada teremos arandelas e um quadro. Como estou na vybe pet, fomos de corujinha hoje.

A sala tem painel em madeira e gavetões para aparelhos e armazenagem.

Para que esse bar aéreo fique com um acabamento mais elegante, incluí os painéis conforme disse anteriormente, a divisão essas chapas seguem a largura dos módulos do bar (72 de largura e 50 de altura) e sugiro que use iluminação dentro deles, ou então logo acima, para criar uma atmosfera bem intimista. Aqui é mais fácil de ver a divisão:

Os acabamentos são no tom areia, a parte amadeirada é louro freijó, e as partes mais escuras estão no acabamento grafite. As portas do bar são em espelhos bronze. Já os baús, coloquei dois com futons para maior conforto e selecionei os de 70cm de largura para ter a mesma medida da mesa de jantar além das duas cadeiras generosas.

Agora, preciso dizer que eu não gosto desse formato. Todos os itens ficam muito pequenos. O sofá nessa proposta fica com 170cm, ou seja, no máximo duas pessoas. Já o televisor não pode ser maior que 37 polegadas, por causa dos 91cm de parede disponíveis naquele cantinho. Então eu fiz uma ciranda-cirandinha, arranquei uma parede e deixei tudo bem diferente:

Aqui temos um home na parede da esquerda de quem entra. Ele já surge desde a porta, onde tem um painel de 1 metro, criando um hall, depois ele é interrompido por uns 80-90cm onde apliquei um espelho e depois ele recomeça na largura do painel da televisão que pode ter até 60 polegadas.

Essa disposição também inclui gavetas para armazenagem e espaço para subwoofer. Na parede do fundo (de frente para quem entra), temos quadros decorando a parede. O sofá em frente ao home tem 240cm que comporta 3 pessoas com tranquilidade.

Como não temos mais a parede entre a cozinha e a sala, podemos ter uma mesa redonda de 120cm de diâmetro, quatro cadeiras e onde na outra proposta tínhamos um home esquálido, aqui temos o bar / canto de café, que atende tanto o jantar quando a sacada.

Obviamente retirar a paredinha também deixa a percepção muito mais ampla e contribui para o bem estar psicológico.

A circulação fica adequada segundo as medidas que enviou, entre o sofá e o tampo da mesa temos pouco mais do que 80 centímetros.

Qualquer dúvida deixa nos comentários que eu respondo.

E minhas Fufu´s do coração, não deixem de opinar, eu aprendo muito com as sugestões de vocês.

#Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
30 comentários em “Tem Jeito Decor 72 – A sala da Jéssica.”
  1. Manoela Alves18/05/20 • 05h12

    Lelo, eu só vim pra dizer que você é muito incrível mesmo. Eu gostei demais das soluções e confesso que adorei a primeira. Enfim, que Deus te abençoe muito! Você é muito show! <3

    • Tio Lelo18/05/20 • 09h30

      Olá Manoela, Obrigado pelo carinho.
      Super beijo!
      :*

    • Cayssa P Marcondes18/05/20 • 11h08

      Achei lindo demais!! Parabéns pelo apê Jéssica! As duas opções me agradam, mas tenho preocupação com o canto alemão, não deve ser prático no dia a dia mesmo, eu me irrito até em restaurantes quando o lugar de sentar é assim apertadinho, imagina na minha casa onde vou comer todos os dias? Sobre a segunda opção, fico preocupada com a passagem atrás do sofá quando tiver alguém sentado na mesa, mas acho que não tem muito o que fazer, será necessário se espremer nesses momentos, nada grave.
      Lelo, acho que finalmente chegou minha vez!!! Preciso de help com a minha varanda, não sei se coloco sofá + mesa + rede… ou poltronas + mesa redonda + chaise ou sofá + rede apenas… enfim, tô doida! Vou fotografar e tirar as medidas pra te mandar!! Beijão, adoro essa coluna!

      • Tio Lelo18/05/20 • 11h33

        Olá meu bem!
        Vou esperar seu email Cayssa, não ouse me deixar na curiosidade.
        A passagem ficou com 80 e poucos… então passa uma pessoa atrás mesmo com outra sentada, claro que pode varia conforme o tamanho dessas pessoas.
        mas por ser redonda as pessoas também podem se alocar um pouco mais para os lados e deixar a passagem livre.
        Beijão!

        • Cayssa P Marcondes19/05/20 • 12h10

          Ah que fera! Eu achei que eram 80cm com a cadeira recolhida, se for com gente sentada ficará top demais!
          Mandei meu TJD!! Me coloca na filaaaa, preciso do seu help!
          Beijão!

          • Tio Lelo19/05/20 • 17h47

            Na verdade quando a gente fala de passagem, a gente considera o móvel “fixo” então 80 e poucos centímetros é a medida entre as costas do sofá e o tampo da mesa.
            Mas temos no escritório exatamente essa situação de mesa e parede com 80cm e uma pessoa consegue passar atras da outra tranquilamente.
            :*

  2. Rayanne Sousa18/05/20 • 05h35

    Parabéns pelo apt, Jéssica!
    Por experiência própria (tive dois apartamentos com canto alemão), tem hora que dá uma raiva desse canto aí, vc começa a se sentir meio envergonhada pelas visitas terem que ficar levantando pra outra pessoa passar. Aí vc começa a querer sentar nesse canto como uma forma de evitar que as visitas sentem e fique mais prático pra elas. Mas aí vc tem que levantar toda hora pra organizar, pegar comida, e aí é vc que dá mais trabalho. Essas pequenas coisas vão nos consumindo e do nada vem uma raiva e vc quer arrancar essa mesa fora e trocar tudo! rrs
    Então, eu faria a segunda opção! Sem contar que parede da cozinha aberta é muito gostoso! Principalmente em locais pequenos, assim vc não fica escondida lá na cozinha enquanto a social está acontecendo. Da cozinha mesmo vc espia a TV, conversa e não fica isolada.

    • Tio Lelo18/05/20 • 09h32

      Olá Rayanne,
      Eu nunca tive um canto alemão, mas sempre imaginei que fosse meio complexo no dia-dia mesmo.
      Obrigado por compartilhar sua experiência.
      Beijão!

    • Raquel B.18/05/20 • 10h50

      Sempre pensei que esse seria um problema do canto alemão. Imagino que o que se ganha de espaço se perde de praticidade.

      Também gostei mais da 2 opção.

      • Tio Lelo18/05/20 • 11h30

        Raquelzita, eu fico bastante em dúvida.
        Tem uma cliente que ama, mas ela tem 3 crianças pequenas, então acredito que tenha muito a ver com a dinâmica de cada casa.
        A economia de “espaço” fica em torno de 30 centímetros, o que é bem expressivo dependendo do imóvel.
        beijo, obrigado por participar!

  3. Carol18/05/20 • 09h02

    Obviamente a opcao 2 ficou muito top!!! rsrs
    espero q consiga fazer.

    • Tio Lelo18/05/20 • 09h32

      Hey Carolzita, obrigado por ler a gente sempre.
      Beijão!

  4. Carolina18/05/20 • 10h18

    Lelo, pergunta honesta de quem não entende muito de decoração: a mesa de jantar precisa combinar com buffet? Eles precisam ser da mesma madeira (caso opte por uma mesa de madeira de verdade)?

    • Tio Lelo18/05/20 • 11h28

      Hey Carolina, não precisa não.
      Claro que é legal que eles sejam amigos, porém não precisa ser conjuntinho.
      Uma mesa de madeira pode ser combinada com um buffet de ferro, de vidro, de laca, de couro… tudo depende do entorno todo.
      Beijão!

  5. Mirella Tavares18/05/20 • 13h50

    Lelo, você está nos treinando muito bem. Assim que vi essa planta já pensei: “o Lelo vai sugerir mudar a mesa com o sofá” e fiquei orgulhosa que acertei hahah
    Achei a disposição muitíssimo melhor assim. Dá um visual de um ambiente muito mais amplo com a sensação de continuidade da cozinha para a sala de jantar em um L e uma sala separada, ainda que no mesmo ambiente. A primeira versão recorta o ambiente em três deixando-os muito menores e menos aconchegantes, Além do que acho muito mais gostoso chegar e dar de cara com o seu sofá ao invés de uma mesa.

    Já ansiosa para a próxima. Um beijooo!

    • Tio Lelo18/05/20 • 16h24

      Mirella minha discípula, parabéns!
      Hahahhah é muito gratificante receber esse tipo de comentário, obrigado por ler o Futilish.
      Mega beijo!

  6. Izabela18/05/20 • 14h46

    Adorei as duas opções!
    mas realmente, a segunda ficou show!
    Lelo, uma dúvida, quando saber se da ou num da para ir rancando parede assim ? kakaka

    Beijao

    • Tio Lelo18/05/20 • 16h29

      Iza, antes de tirar qualquer parede precisamos do projeto estrutural.
      Mesmo que seja uma sessão que não tenha estrutura, nem hidráulica ou elétrica é obrigado termos a assinatura de um engenheiro liberando.
      Algumas vezes é impossível, outras vezes é preciso “compensar” a estrutura usando uma viga metálica ou até transferir todo o “peso” que vem de cima para outro ponto.
      Beijoka!

  7. Fany18/05/20 • 15h45

    Show! Gostei muito mais da segunda opção. Muito mais prática do que o tal do canto alemão ( concordo com a Rayanne). Bjks, Fany

    • Tio Lelo18/05/20 • 16h32

      O tadinho do alemão tá levando uma surra, ahahahah
      Obrigado por estar conosco Fany!
      Beijo!

  8. Monalisa Gomes18/05/20 • 20h33

    amigoooooooo…. quando vc girou eu ate escorreguei no sofa. Foi um alento para meus olhos. Adoro o conceito aberto.

    • Tio Lelo19/05/20 • 17h43

      Aproveita pro pilates Mona alongada!
      Beijão!

  9. Renata19/05/20 • 03h40

    Oi Lelo,
    Parabéns pelas duas sugestoes, tamb=em amei a segunda e espero que ela consiga fazer. Eu me estressaria muito em cozinhar na cozinha fechada, acho que aberta ela vai se sentir muito mais confortável.
    Só vim defender um pouco o pobre do canto alemão depois de ler os comentários. Moro na Alemanha ha 5 anos e as mesas com esse banco normalmente tem o banco em L e não só de um lado. As casas antigas são bem pequenininhas (no pós guerra eles nao se permitiam nenhum luxo), então existem casas com 80 a 90m2 que tem 3 quartos, sala de estar, sala de jantar e cozinha com mesa, todos os cômodos bem pequenininhos. Aí essa mesa com o canto alemão fica na verdade encostada no banco quando se precisa de circulação e no máximo umas 3 a 4 pessoas comendo. E ai quando vem visitas, a mesa é “aberta” e eles conseguem sentar umas 6 a 8 pessoas. Mas exatamente por não ser muito prático, aqui também caiu em desuso. As casas novas são maiores e as pessoas já investem em mesas grandes. Mas nas lojas de móveis ainda dá pra achar muitas mesas com canto alemão e as vózinhas todas amam! Enfim, quis dizer que o canto alemão funciona bem se você não precisa dele no dia a dia…

    Beijos

    • Tio Lelo19/05/20 • 17h45

      Olá Renata,
      Que bão que alguém veio dar um carinho pro alemãozin. como eu disse nos comentários acima tem quem ame.
      E eu acho que ele tem seu propósito sim.
      Obrigado por ler o Fufu, beijão.

  10. Giovana19/05/20 • 20h53

    Nossa Léo. Amei a sugestão que vc deu de tirar a parede, olhar profissional tem outra perspectiva. Parabéns! Adoro sua coluna

    • Tio Lelo20/05/20 • 13h08

      Obrigado por participar Giovana.
      Obrigado por ler a gente 😀
      Beijão

  11. Marcela Dohara20/05/20 • 17h08

    CANTO ALEMÃO! Amey! ahahahah Lelo tb é cultura! Amo as coisas que vou aprendendo aqui, xará! Beijo imenso!

  12. Livia29/05/20 • 01h34

    Adorei a segunda configuração era a que eu queria para o meu AP (im

  13. Livia pereira29/05/20 • 01h42

    Adorei a segunda configuração muito melhor sem a parede. Era a que eu queria para meu ap (não é idêntico mas lembra). Meu problema é que na frente da tv ficaria um janela enorme eu já tentei e não rolou devido o reflexo. Meu sonho hj era tirar o sofá de costa para porta.

    • Paula Soares01/06/20 • 22h22

      Eu também acho isso do reflexo ruim, mas investe numa boa cortina com blackout!