Lifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
15 dez 2019, 34 comentários

Tem Jeito Decor 61 -Laís me apertô!

Hey fufu-pipôws!

Como vocês estão nessa que – para muitos – é a última semana de work-work-work do ano?

Eu estou com uma mistura de sentimentos, pois quero descansar, mas quero produzir. Tanto que apesar das férias de 20/12 até 06/01 já arrajei uns trabalhos extras e um curso de um software que a gente quer implementar no escritório.

Mas vamos parar de trelelê, e falar da Laís, que está num momento muito especial:

” Oiiii Lelo…Tudo bem?
Primeiramente, gostaria de te agradecer e parabenizar pela sua coluna no Blog da Constanza. Eu adoro ler suas dicas de decoração, especialmente agora que eu estou aguardando as obras do meu mini apê!! 
Vamos lá… 

Sou advogada, tenho 27 anos, moro em São Paulo Capital e, em breve, vou me mudar para meu primeiro apartamento de apenas 26 metros quadrados. 

Preciso de sua ajuda com a decoração e com a disposição dos móveis da sala de estar/jantar. Ainda não comprei nenhum material de obra ou mobiliário, pretendo mandar fazer planejado.
Bom, eu gostaria que a sala fosse um ambiente que eu pudesse receber meus amigos com conforto e preparar um jantar para minha família.

Não faço questão de ter televisão nesse cômodo, pois prefiro que fique no meu quarto (por esse motivo acredito que é possível mudar a disposição sugerida pela planta entregue pela construtora). Ahh, também preciso de um espaço para guardar meus livros, preferencialmente fechado.

Com relação ao estilo, por ora eu pensei em priorizar móveis mais claros, para dar amplitude, e colocar piso de madeira, para aquecer o ambiente e trazer aconchego.

No mais, é uma tela em branco aguardando suas dicas preciosas. rsrs
Estou enviando algumas inspirações e a planta do meu apezinho! 


Muitoooo obrigada pela ajuda.

Te desejo muito sucesso!!

Beijoss “

Menina, parabéns pelo seu primeiro cantinho! Tenho certeza que você será muito feliz nesse apartamento. #bestwishes

Vou confessar que essa foi a primeira vez que eu me vi a ponto de desistir de um TJD. Passei um dia inteiro trocando o sofá de parede. comecei com um sofá com largura de 240cm e fui diminuindo, diminuindo…. cheguei a tentar um de 160cm. Desisti. Fui pra cozinha… sofri mais meio dia até que me convenci que eu precisava abrir minha mente, que o problema era eu.

Várias vezes defendi que ninguém deve adquirir um imóvel com menos de 45-50 metros quadrados. E acredito que isso me bloqueou quando recebi sua planta. QUASE, te mandei um email dizendo que não tinha jeito. porém, dei um chacoalhão em mim mesmo e contei uma verdade terrível pra mim: Não é porque eu não quero, que as pessoas vão deixar de viver em studios. Então dediquei praticamente 2 dias inteiros em pesquisas sobre pequenos espaços. Joguei nos buscadores o termo em tudo quando foi idioma: português, inglês, espanhol e francês.

A França é o Japão com carboidratos ilimitados. Um imóvel em Paris custa a soma dos rins de uma família italiana todinha. E isso quer dizer que lá, tudo é pequeno, eficiente e charmoso. Mirei Ibirapuera e atingi Torre Eiffel.

Então eu comecei pela cozinha: Uma pessoa precisa de 100-120l de armazenagem de geladeira. Vamos preparar teu apê pra um casal e encontrar algo perto de 240l – E aí a Consul de 275l apareceu. Aqui em casa cozinhamos todos os dias para 4 pessoas com apenas 2 bocas de fogão, então: Tome um cooktop de 2 queimadores. Como uma bancada eficiente precisa de 60cm entre pia e fogão, pá! Tá resolvido a posição de tudo. Eu abomino microondas voador (pendurado no móvel superior) então optei por um forno multifunções – microondas e forno elétrico combinados – e a janta tá garantida.

Como o espaço é compacto ele tem que ser fluído para não parecer um design de MineCraft. então precisava de itens mais orgânicos, com linhas curvas, e nos meus sonhos “soltos” das paredes. dando a impressão de que tudo é muito generoso. #Vemkotio:

Um sofá curvo, com 210cm de largura comporta confortavelmente 3 pessoas. Propus ele em diagonal, criando um “vazio” onde uma luminária de pé fica toda exibida, brilhando no canto dela. Uma mesa de apoio para o estofado também apoia decorações, e deixam o espaço convidativo. No lado oposto (parede do dormitório) temos móbiliário que serve como um bar, e estantes fechadas para decoração / armazenamento dos livros.

Para o jantar e apoio de trabalho/estudo coloquei uma mesa redonda, que ao longo do desenvolvimento cresceu de 90 para 110cm de diâmetro. No projeto usei uma mesa de jantar Noguchi, que tem estrutura leve, moderna como as referências que você mandou e como ela tem tampo preto, cria um contraste elegante. Mas pode ser substituída por uma Saarinen branca se preferir. Para as cadeiras, Usei as bertóias da referência que você gostou e são duas – sim, apenas duas, mas calma a ansiedade aí.

Para dias em que você vá receber amigos, a mesa vem pra perto do sofá, e comportará 4 humanos (5 magrinhos) num jantar:

Ops! Já vazei imagens das paredes agora, então vamos falar da parte decorativa.

Deixei o hall de entrada com um tom de rosa bem ryco (Suvinil Adormecida V091) e forrei o restante com espelhos na mesma dimensão da parede de frente (a do quarto) criando profundidade. Desde a parede da janela/porta sacada até a parede de acesso para o dormitório, apliquei textura de cimento queimado. Não consegui clarear no promob, mas imagine um cinza mais claro 🙂

Olha o jantar servido HAHAHA! Logo no hall, coloquei 3 quadrinhos, porque tava meio “vazio” sobre o espelho, uma tela maior, desalinhado mesmo, brincando com o formato dos espelhos (80cm de altura os debaixo, e os de cima até o teto) deixei 15cm embaixo para o rodapé. A pele no chão – controversa, eu sei – também é para brincar com as formas mais livres.

Na configuração dia a dia, a mesa fica próxima a parede. o móvel em maderia (80 x 45 x 80cm) serve pra esconder o que não for tão bonito assim… na parte de cima, portas em vidro refletivo bronze trazem um brilho de glamour.

Na parede lá do fundo, onde fica a porta do banheiro uma textura (que enriquece) de tijolinhos estilo metrô branquinhos, trazem um toque feminino e transitam do cimento queimado para o rosa na parede da cozinha de forma mais sutil. Nesta imagem aproveitei para mostrar os nichos no hall de entrada, são pouco profundos, cerca de 10cm, eles servem pra apoio de chaves, carteira, boletos, fotos… algum objeto de decoração… é um recurso útil e também para não chegar e dar de cara com uma chapona de mdf.

E por fim, que esse post já poderia ser organizado em versículos, devo ter perdido metade da audiência no caminho, a cozinha:

Pia, bancada e cooktop. Forno multifunções embutidim – verifique as especificações técnicas do seu. Pensei em deixar um nicho aberto para a louça de uso diário. e a lateral do móvel no hall de entrada resolveu desaparecer, mas é pra ele ser fechadinho mesmo, não deixe aquelas quinas aparecendo não, é perigoso.

Espero ter ajudado você, e agradeço por me propor esse desafio e me desprender de pré-conceitos.

Temos apenas mais dois pedidos de tem jeito na fila, Vanessa e Estelina, então se você quer uma loooooz na tua decoração, aproveita e manda no email azuosexclusive@gmail.com

Não deixe de comentar suas ideias que eu sempre aprendo muito com vocês!

#Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
34 comentários em “Tem Jeito Decor 61 -Laís me apertô!”
  1. Thaís Braga15/12/19 • 20h30

    Lelo, parabéns pela sua criatividade! Vc realmente pensou fora da caixinha, ficou demais!

    • Tio Lelo15/12/19 • 21h34

      Obrigado Thaís,
      Fiquei bem contente com o resultado.
      Obrigado por participar,
      Beijo!

    • Manoela Alves16/12/19 • 08h45

      Ai Lelo, vc arrasou demais!! Gostei muito, joguei o tom de rosa rico no google e que cor linda viuu? Parabéns!! :))))

      • Tio Lelo16/12/19 • 23h22

        Rosa chiquérrimo, né Manoela?
        obrigado pelo carinho, beijo :*

  2. Fany Lajter16/12/19 • 00h43

    Qdo li a Laís falando que o ape tinha 26 metros, fiquei pensando: que milagre o Lelo vai fazer para colocar geladeira, fogão, sofá, mesa de jantar , sem ficar tudo engalfinhado? Vc, fez um milagre e ficou lindo e funcional. Arrasou, como sempre. Bjks, Fany

    • Tio Lelo16/12/19 • 23h24

      Então Fany, ressucitei atrasado, lá pelo quarto ou quinto dia…
      Contudo, entreguei um espaço MEGA funcional, fiquei orgulhoso de mim mesmo.
      Agradeço pelo seu carinho sempre.
      Beijão!

  3. IZABELA16/12/19 • 10h11

    Oieee

    confesso que no começo estava bem receosa e fui achando esse negócio de sofá torto muito esquisito, mas no final vc me convenceu e eu ja to achando esse ambiente moderno e funcional!

    Unica coisa que eu trocaria era o tapete de pele, por um outro redondo também…

    Parabéns pela criativade! Arrasou nesse hein!

    • Tio Lelo16/12/19 • 23h21

      Obrigadaum Izabela :*
      #DêUmaChanceProTorto, hahaha
      super beijo!

  4. Bruna16/12/19 • 10h34

    Eu acredito que um sofá em L nessa mesma posição ficaria mais funcional, no mais adorei o projeto!

    • Tio Lelo16/12/19 • 23h19

      Oie Bruna!
      Um sofá em L se encaixaria super, ganharia um lugar a mais para convidados… mas não se encaixaria tão bem na mesa então, é um ponto a ponderar.
      Eu usei o sofá curvo justamente para fugir do óbvio e “soltar” ele da parede, dando a sensação de que o espaço é maior.
      Truque da mente, sabe? Nooooooooosa tem um sofá pra 3 pessoas e tem espaço atrás e tem uma luminária … aí a gente “sente” que tá num lugar maior do que realmente é.
      Beijão!

      • Bruna17/12/19 • 10h54

        me senti tão feliz com o carinho da resposta! agradeço de verdade pela atenção e parabéns pelo teu trabalho. SEMPRE APRENDO COM ESSE BLOG, é o melhor!!! Beijos!

  5. Andrea16/12/19 • 11h31

    Muito bonito e funcional! Parabéns!

    • Tio Lelo16/12/19 • 23h14

      Obrigado Andrea!
      Bêxo!

  6. Paula16/12/19 • 11h37

    Não sei se a Laís topa uma obrinha, mas Lelo, não ficaria melhor deixar esse banheiro entrando pelo quarto do que pela cozinha? Odores indesejáveis enquanto ela cozinha é complicado.
    Minha sugestão é mudar a porta do quarto entrando pela parede onde hoje está previsto o rack de TV e fazer uma suite com porta de correr. Acho que a cozinha ficaria melhor organizada e daria até p colocar um balcão.

    • Tio Lelo16/12/19 • 23h13

      Oi Paula 🙂
      Entendo sua ideia, e se ela não tivesse pedido espaço para receber pessoas acho que funcionaria bem sua ideia. Mas eu, particularmente, não ia querer gente entrando no meu quarto pra usar o banheiro.
      E como ela especificamente pediu local para guardar livros (preferencialmente fechado) a parede onde a construtora previu o rack seriao melhor local. Sem contar que com uma porta ali, não teríamos onde por a mesa de jantar também… uma coisa “puxa a outra” mas se for uma pessoal mais low profile, que não costuma receber, funciona perfeitamente sua sugestão.
      Beijo e volte sempre :*

  7. LORENA PIMENTEL SUHETT16/12/19 • 12h02

    Adorei o projeto!
    Tenho uma dúvida: Já que mesa de jantar fica, na maior parte do tempo, próxima à parede, uma mesa quadrada não fica mais “util” (em termos de aproveitamento da área da mesa)?
    Tô perguntando isto porque justamnete estou neste dilema. Tenho uma mesa redonda com tampo de vidro, porque sempre achei que o tampo redondo em ambientes pequenos fica mais “fluido”, mas hoje (com a família crescendo) tenho a impressão que uma quadrada/retangular seria melhor.

    • Tio Lelo16/12/19 • 23h10

      Oooooi Lorena 🙂
      Cada caso tem que ser analisado. eu tentei quadrada também, MAS, no caso da Laís se a mesa fosse quadrada, mesmo com 110×110 ela não conseguiria por mais do que 4 pessoas na mesa, com a redonda, ocasionalmente consegue sentar 5 pessoas magríneas. Então preferi a redonda.

  8. Tania16/12/19 • 13h19

    Eu achei mega chique esse sofa curvo que serve pra sentar na mesa tambem! Muito legal e fora da caixinha mesmo!
    Unica coisa que senti falta foi uma especie de ilha ou apoio pra preparar as jantas! Eu sei que nao cabe algo fixo sem estrangular a circulacao mas quem sabe fazer um desses armarios da cozinha que abre e forma uma mesinha, sabe? Ja que vai ser planejado! E quando terminar de preparar, fechar de volta no seu lugar! Algo como aquelas casas sobre rodas usam mudam, chamam de tiny houses!
    Nao sou arquiteta nem nada, so dando ideias loucas por aqui!
    Mas no mais, amei todo projeto mesmo!
    Parabens pelo seu primeiro apartamento!! Que voce seja muito feliz nele!

    • Tio Lelo16/12/19 • 23h07

      Oi Tania, que bom que vc gostou.
      Eu fiquei tão inspirado com uns sofás curvos que vi pelo pinterest que não resisti.
      Obrigado por participar deixando suas ideias, adoro de um tanto que nem sei dizer!
      Beijão!

  9. Carolpertu16/12/19 • 18h35

    Uauuu Lelo!!!
    Criatividade não te falta!!! E quem disse que as coisas nao exigem pesquisa e estudo ne!
    Ficou top demais!!!!

    • Tio Lelo16/12/19 • 23h05

      Hey Carolzinha,
      Nada como um desafio pra animar o final de ano 😀
      Obrigado pelo carinho,
      Bjo!

  10. Amanda Figueiredo16/12/19 • 20h40

    Laís, seu apt vai ficar muito lindo e funcional !!! Parabéns Lelo!

    • Tio Lelo16/12/19 • 23h04

      Obrigado Amandita!
      Beijãum!

  11. Rayanne Sousa16/12/19 • 22h04

    Lelo, parabéns pelas ideias e pela criatividade! Muito inspirador quando alguém se empenha em dar o seu melhor, mesmo que ela nem saiba que o possui.
    Vc arrasou! Ficou diferente & aconchegante & chic!

    Bjs

    • Tio Lelo16/12/19 • 23h03

      Muito obrigado por ler o Fufu Rayanne! Agradeço por participar comentando tbm, é muito importante pra gente que tá do lado de cá.
      Beijão!

  12. Jane17/12/19 • 09h30

    Lelo, que layout incrível!!!
    Amei demais a sensação de espaço que ficou tendo colocado o sofá curvo e a mesinha redonda! A fluidez desse espaço com as propostas de armazenamento leves foram espetacular. Dá até vontade de morar num cantinho fofo desses…

    • Tio Lelo17/12/19 • 10h35

      Pois é Jane, vou te dizer que estou revendo meu ranço dos miniapê.
      HAHAHAHAHAH
      Beijão

  13. LIliane17/12/19 • 09h46

    Desafiador! Mas, Lelô como sempre se superou.

    • Tio Lelo17/12/19 • 10h35

      Hey Liliane,
      Obrigado pelo carinho e por participar.
      Beijaum!

  14. mari22/12/19 • 19h34

    genial

    da planta, eu nunca imaginaria isso

    • Tio Lelo29/12/19 • 19h19

      Gracias Mari!
      Beijo!

  15. Camila09/01/20 • 22h34

    Adoro suas idéias e projetos sempre, mas essa de arrastar mesa quando tem convidados não rolou. Além de ser um trampo na maioria das vezes sofás são mais baixos que cadeiras. No projeto fica bonitinho? Fica.
    Na vida real é cilada, Bino.

    • Tio Lelo26/01/20 • 14h20

      Você está certa que não é a situação mais confortável Camila.
      Porém são concessões necessárias para quem tem limitações de espaço, até porque a visita vai embora, e a casa tem que ser um arraso pra quem vai morar ali o resto do tempo.
      Obrigado por ler o Fufu!
      Beijo :*