Lifestyle
Dica da Leitora Trip
12 dez 2015, 12 comentários

Dica da Leitora Trip – Deserto do Atacama

Ai que emoçãaaaaao! Primeiro que é a DDL Trip de hoje é do meu Chilito lindo, mais precisamente o Deserto do Atacama, e segundo que a Lu foi para lá SOZINHA e inspirada nas minhas viagens comigo mesma! Ia falar ¨viagem solitária¨, mas de solitária não tem NADA, fui super bem acompanhada de mim mesma e aposto que com ela foi a mesma coisa!

Doida pra ler! Conta TUDO Lu!

¨Minha história com o Atacama começa em fevereiro de 2006, quando reservei minha passagem pra Santiago/Calama. Seria minha primeira viagem sozinha. Passagem comprada, hotel reservado e dois dias antes da viagem a VARIG estava naquela de cancelar 50, 70, 90 vôos por dia. Com o processo de falência da VARIG, perdi minha passagem pra Santiago, minha passagem pra Calama, meu albergue em San Pedro, enfim… fiquei sem viagem! Um processo na justiça contra a empresa e quase 10 anos depois, um amigo me mostra umas fotos do céu do Atacama e eu me lembro exatamente porque precisava tanto conhecer aquele lugar. Desta vez, tudo se encaixava perfeitamente: período de férias no trabalho, promoção de passagens para o Chile, albergue bacana com vaga… Arranjei tudo com 15 dias e fui!

resize_Foto 1

Igreja San Pedro de Atacama

O Chile, como sempre, me recebeu de braços abertos. Tenho uma paixão por esse país que não sei muito como explicar, só sei que é assim. E olha que meu trajeto foi meio penoso: BH – Guarulhos – Santiago – Calama, mais um transfer de uma hora e meia de van até San Pedro de Atacama (cidade que eu escolhi como base para conhecer o deserto). Chegando lá, você vê que valeu. San Pedro é uma cidadezinha linda, um oásis no meio do deserto. Cheia de gente do mundo inteiro, com um ambiente pra lá de gostoso e, ainda que bem rústica, com uma estrutura muito boa para o turismo.

Sai do Brasil com apenas um dos passeios reservado e alguns contatos feitos por e-mail. Nas várias agências de lá é super comum pechinchar e se consegue facilmente muitos descontos.

resize_Foto 2 resize_Foto 3

Já na primeira tarde, passeios fechados e dinheiro trocado, fui para o primeiro passeio: Valle de La Luna e Valle de la Muerte. Logo de cara, a altitude e o clima do deserto já te pegam de jeito. Não, não é fácil passear por lá. Mesmo não tendo muitos problemas com altitude, tive dor de cabeça quase todos os dias. É muito importante beber muita muita muita água. Mas as paisagens inacreditáveis fazem valer a pena. Para fechar o primeiro dia, um por do sol incrível num cenário de tirar o fôlego.

resize_Foto 4

Las Tres Marias

resize_Foto 5

Valle de La Luna – Anfiteatro

resize_Foto 6

Valle de La Muerte

No dia seguinte, bati perna pela cidade e fiz o tour astronômico à noite, para conhecer o motivo que me levara até lá. Um astrônomo faz a explicação e depois podemos nos divertir com 10 telescópios que ficam à disposição. Aquele céu é simplesmente de tirar o fôlego!!!

resize_Foto 7

Via Láctea

Já mais adaptada à altitude e ao clima extremamente seco, encarei um trekking no terceiro dia. Sete quilômetros com algumas subidas e trechos ao longo do rio Puritama, com muitos cactos e vegetação de pré-cordilheira. Como recompensa, a caminhada termina nas termas de Puritama, que são um conjunto de cachoeiras quentinhas. Incrível!

resize_Foto 8

Trekking de Guatin

resize_Foto 9

Termas de Puritama

Na parte da tarde fui à Laguna Cejar, onde a gente bóia como se estivesse no mar morto. De lá seguimos para os Ojos do Salar e para a Laguna Tebinquiche, onde fechamos o dia com um Pisco Sour e o por do sol mais lindo da viagem.

resize_Foto 10

Ojos del Salar

resize_Foto 11

Laguna Tebinquiche

resize_Foto 12

Pôr do Sol

O passeio mais pesado (fisicamente falando) foi o Salar de Tara. Neve e calorão no mesmo dia, além de altitudes que chegam a 4.900m durante o caminho. A paisagem, parece pintura de tão linda.

resize_Foto 13

Laguna de Tara

resize_Foto 14

Laguna de Tara

No fim deste dia, um dos piores terremotos da história atingiu o Chile e eu, apesar de estar a milhares de quilômetros do epicentro, ainda assim senti os tremores. Foi muito preocupante ver as cenas da TV e ficar sem saber o que devíamos fazer e como estavam as pessoas.

Continuando as paisagens incríveis, o dia seguinte foi dia das Lagunas: Miscanti, Miniques, Tuyacto e Piedras Rojas, uma das paisagens mais bonitas de toda a viagem!

resize_Foto 15

Laguna Miscanti

resize_Foto 16

Laguna Tuyacto

resize_Foto 17

Piedras Rojas

Para fechar, teve o campo de Geysers del Tatio, que é o terceiro maior campo de geysers do mundo. Lindo lindo!

resize_Foto 18

Geysers Del Tatio

Além das paisagens maravilhosas, espere encontrar muita gente legal pela cidade, que é cheia de restaurantes e bares. Apesar de viajar sozinha, fiz vários amigos por lá. Só não espere baladas: além das festas secretas (e proibidas), que ocorrem no meio do deserto, não tem mais muita coisa pra fazer, mesmo porque você vai precisar madrugar para vários destes passeios.

resize_Foto 19

Por mais difícil que seja lidar com altitude e com o clima, difícil mesmo foi fazer as malas para ir embora, hehehe…

 

Luuuu! Quero fazer IDÊNTICO! Eu já fui para o deserto há muitos anos porém não fui para San Pedro e nem fiz esses passeios! Fotos maravilhosas, texto muito bem escrito e emocionante, inclusive com trilha sonora de primeira qualidade! Arrasou na viagem 🙂

E nem vou falar mais nada… ah pera… Chi Chi Chiiii Le Le Leeeee!! 

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
12 comentários em “Dica da Leitora Trip – Deserto do Atacama”
  1. Marília Lib12/12/15 • 17h05

    Uau, que post gostoso de ler, realmente muito bem escrito! Deu muita vontade de ir e fazer exatamente igual mesmo! Quem sabe ano que vem, vou fazer a simpatia da mala no ano novo, que aprendi com a Cony, 2015 viajei super pouco, 2016 quero viajar todo mês, kkkk!!!

    Tenho um blog sobre emagrecimento, perdi 25 quilos depois de um pé na bunda e de perder o emprego, uma mudança radical na minha vida, sem remédio, sem dietas radicais, quem quiser visitar é http://www.marilianaopodeparar.wordpress.com

  2. Aline Marinho13/12/15 • 05h54

    Fiz essa viagem em fevereiro desse ano…Foi incrível! Piedras rojas sm dúvida eh o passeio mais lindo….E também não eh uma trip muito barata, pois cada passeio foi uns USD 130… Mas todos valem muito a pena

  3. Érica13/12/15 • 10h00

    Tanto tempo sem comentar aqui no blog (insta e snap me distanciou de deixar comenta no blog). Essa não poderia deixar passar.., Aí q delicia… Esse post me inspirou a perseverar na minha viagem ao Atacama (novela, férias já canceladas duas vezes) quero muito ir mas exatamente em setembro / outubro (frio e quente) !
    Muito gostoso de ler.. Chile, país incrível …
    Marília, bem lembrado a simpatia da Cony

  4. Cibele Porto14/12/15 • 09h25

    Ahhh que fotos lindas… que lugares incríveis!
    Vontade de conhecer o Chile, viu?!

  5. Débora Pinheiro14/12/15 • 17h54

    Ahhh saudades das cores, dos aromas e dos sabores do Atacama, adoro o Chile, seu lindo!!

  6. Renata14/12/15 • 18h44

    Sensacional!!! Entrou pra listinha de viagens a fazer na vida!

  7. Izabela15/12/15 • 13h05

    Fiz no ano passado e foi a viagem mais incrível que já fiz na vida. Vi outras lagunas mas o roteiro foi basicamente o mesmo. Acrescentaria ainda: perto de Ojos do Salar tem um lago salgado que podemos nadar e a gente boia de taaanto Sal que tem na agúa!Fomos em agosto, e a agua estava MUITO fria, mas mesmo assim valeu! Não esqueca a ducha de água doce e muuuito hidratante depois hehehe
    Para terminar ainda fomos numa trilha de Jeep por 3 dias, atravessamos a fronteira da Bolívia até o salar de Uyuni! Sensacional! A altitude pesa, mas com muito chá/bala/folha de coca e tomando água toda hora a gente resistiu. Até meus pais, que estão na casa dos 60, foram a 5.000mmabsl e aguentaram firme!!!

  8. Tereza15/12/15 • 13h44

    Que lugar maravilhoso!!! Também quero 🙂

  9. Cris16/12/15 • 12h41

    Adorei a postagem!! Faço um pedido, a viajante poderia falar em valores gastos, porque é interessante saber qual o “investimento” necessário! hehehe. Bjusss

  10. Cristiane02/06/16 • 09h48

    Bom dia,
    Há 07 anos acompanho o Blog. Achei-o a partir de uma busca sobre o Chile. Peguei muitas dicas daqui, amei Santiago, Vina Del Mar… Esquiei (mentira, caí mais do q fiquei em pé. Mas, ñ espalha kk).
    Continuei seguindo o blog após a viagem…
    Ano passado, li sobre o DDL Trip Atacama. Amei, advinha p onde estou indo em Out? Chile, San Pedro de Atacama.
    Parabéns Cony pelo Blog, seu crescimento profissional…
    Obrigada, pelas dicas sempre valiosas sobre o seu Chile tão lindo e acolhedor
    Bjo

    • Constanza02/06/16 • 10h04

      Obrigada Cris!! O chile é lindo ne??

  11. Leila11/09/16 • 17h05

    O deserto do Atacama foi o lugar mais incrível que já fui. Fique completamente encantada.