LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
22 ago 2021, 10 comentários

Tem Jeito Decor 95 – Marília Piedra

Olá Resistência Fufu!

Tudo bem com vocês? Já levaram aquela agulhada querida? Por aqui a vida de recém-casado tá se assentando. Nadando de braçada no mar de rosas antes das coisas darem aquela afundadinha e chegar nos espinhos. hahahaha

Muita comidinha boa, mesa posta, aquelas aquisições que a gente não sabia que deveria fazer, tipo: uma lixeira 35 litros que vem de brinde com um balde de 8 litros por R$ 39,99. É/foi a glória desta semana.

Hoje vamos falar da casa da Marília, então prepara o caução e #vemkotio!

“Oi Lelo, tudo bem?
Adoro seu bom gosto e seus projetos, acompanho sempre no blog da Cony!

Gostaria da sua ajuda profissional…bom, moro em Fortaleza/CE e acabei de me mudar para uma casa (alugada). Só fizemos colocar os móveis que tínhamos, nada de decoração.

A casa tem as paredes todas brancas, cerâmica clara no chão, janelas brancas…me sinto como se tivesse num hospital…

Tudo branco! kkkk. Gostaria muito que você me orientasse na decoração principalmente das paredes (uma cor diferente, papel de parede, quadros, prateleiras…

Acredito que já daria uma grande diferença!). Como a casa é alugada, não posso fazer nada muito grande. Mas os móveis tbm tô achando ultrapassados…

Vi algumas referências no Pinterest com cores mais quentes, rosa queimado, verde escuro… adoro coisas coloridas, mosaicos, estampas…mas tenho medo de fazer por conta própria e ficar brega.

A casa está precisando de um pouco mais de vida e aconchego, espero que você possa me dar uma luz!
obrigada, beijos!”

Marília, queria aproveitar seu espaço pra explicar algo que aprendi tem alguns anos. Em regiões de clima predominantemente quentes, como o norte e o nordeste do nosso país as preferências das pessoas mudam. Enquanto no sul, que tem um clima mais frio ou, ao menos mais temperado, as luzes amarelas, o uso de tons mais fechados e escuros são frequentes, quando subimos em direção a linha do equador o branco e todas as variações de off white, os azuis, verdes e todas as matizes mais claras e frescas acabam sendo as opções mais utilizadas. Isso acontece pela parte neurológica, nosso cérebro tem sentimentos que se chamam “conforto psicológico” ao ver esses tons, fazem associação com clima mais ameno.

Isso posto, me preocupa sua alegação de que gosta de cores, mosaicos, estampas… mas tudo que vemos é neutro, neutrinho e neutrão.

Hoje vamos de imagens de referência, já que não temos medidas.

A princípio, eu giraria a sala, para chegar vendo o sofá. É mais convidativo e colocá-lo numa parede maior, permitiria usar a mesinha na lateral dele, além da estética. Contudo pelo que vi nas fotos, a posição hoje permite que vocês assistam tevê a partir da cozinha. Se essa for a prioridade, mantenha como está. OU, adicionamos um espelho ali, para que quem estiver pilotando o fogão, assista pelo reflexo.

Podemos colocar 2 espelhos, nas laterais do sofá, (pensando em peças soltas que você poderá levar caso se mude, um espelho de 70×210, com uma moldura minimalista branca ou preta seria o ideal).

Outra ideia seria incluir uma prateleira acima e na mesma altura do encosto do sofá, preenchendo o centro com espelho. Mas é mais complexo de se reaproveitar num outro imóvel.

Mesmo que opte por manter o formato da sala, temos como alegrar e colorir esse ambiente. Primeiro, vamos achar outro canto pra essa tapete, porque ele não atende nas medidas. O mínimo que precisamos é um tapete que tenha a largura do sofá, e que faça a ligação entre a beiradinha do sofá e o móvel da TV. As regras dizem que no caso do seu móvel, que tem os pés altos, ele deveria ir até o final, não permitindo que se enxergue o piso abaixo dele. Mas com os pet´s, defendo que fazendo a ligação dos dois, já será o suficiente. Fiz uma seleção de tapetes coloridos que gostei:

Acho o tapete uma excelente opção de incluir cor na decoração. Assim peças mais trabalhosas ou de maior investimento (como cortinas e sofás) podem ser mais neutras e mesmo assim termos ambientes com personalidade.

Na foto em destaque, um tapete mais étnico, é pareada com um sofá clarinho, e as almofadas fazem a ligação entre as duas peças. Mas perceba que lá no fundo, temos banquetas roxas, ou seja, tudo bem em mesclar ainda mais cores.

Não acho prudente usar estampas em cortinas. Além de serem um investimento substancial, acabam estando meio que sempre sendo manuseadas, podem encardir, desbotar e ninguém quer um item deteriorado na sala.

O que eu faria além das opções que passei, agora considerando manter a posição da TV onde é:

Substituir a estante branca por uma mais moderna, como esta:

Ela é da Mobly (não é publi), tem um custo benefício bem legal e está disponível em diversas larguras. Use vasos coloridos, insira umas plantinhas, livros, itens de memória afetiva e usar um papel de parede ou uma textura de cimento queimado em todo esse paredão, pra dar destaque na estante e em tudo que estiver a frente dela.

Sugiro que arrumem as cadeiras da mesa somente nas laterais, deixando as pontas livres e visualmente mais amplo. o outro truque, é escolher a cor menos presente no tapete (considerando que você comprou o tapete estampado) e aplicar ele nas cadeiras. Isso mesmo, pega a cor menos presente na estampa do tapete e usa nas cadeiras, fazendo que tenhamos uma unidade sutil entre os dois espaços.

Como a parede onde hoje está a TV colocamos cimento queimado… ainda nos sobrou um paredão branquinho…

Podemos iniciar uma parede galeria, com aquela tela grande com o mapa, ou então colocar uma cor nessa parede todinha. A cor vai depender da paleta que elegerem, pensando nos tons “frescos” que citei lá no comecinho, um verde seria uma ótima ideia.

Lembrando que, se os moradores forem pacientes e dedicados, pintar uma parede é fácil e rápido, tarefinha de um final de semana. Apenas cuidem dos cantinhos e forrem bem o piso. Retire as frentes de tomadas, coloque fita de proteção, comece com pincel pelos cantos e depois preencha o meio com o rolo.

Espero que tenha ajudado.

Beijão e uma ótima semana pra toda fufulândia!

#Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
10 comentários em “Tem Jeito Decor 95 – Marília Piedra”
  1. Fran22/08/21 • 19h34

    Lelo sempre arrazany nas dicas!
    Pintar paredes parece algo muito complexo, mas com um pouco de paciencia da pra conseguir otimos resultados sem previsar recorrer a um profissional, tinta de qualidade faz a diferenca tb, vale cada centavo investido.
    Meu marido e eu pintamos nosso ape e ficamos satisfeitos, ja pintei a casa de mamae duas vezes, na segunda ate ousei uma meia parede e nao eh que ficou bom!

    • Tio Lelo23/08/21 • 10h32

      Exatamente Fran, a pessoa tem que ser paciente. É algo com o qual eu luto, ahahhaha
      Fui tentar aprender crochê ano passado, quase matei a família e me matei enforcado com as linhas. Mas vou tentar de novo, até que a paz interior apareça.
      obrigado por ler a gente,
      beijão!

  2. Camila23/08/21 • 07h55

    Ótimas dicas!!!
    Essa estante nova é maravilhosa e vai criar um grande impacto.
    Te digo para ver tapetes na Riachuelo pois estão com bons preços e grandes tamanhos.

    • Tio Lelo23/08/21 • 10h36

      Olá Camila!
      Excelente dica da Riachuelo. A Westwing as vezes tem campanhas de tapete excelentes, mas aí ficamos reféns deles lançarem a coleção.
      Mas tem tapetes generosos (tipo 200×250 por menos de 500 dinheiros)
      Obrigado por participar comentando
      bjoka!

  3. BRUNA23/08/21 • 08h39

    Eu gostei das dicas, e acredito que o que acaba pesando muito no ambiente seja o piso branco com o rejunte preto. Tudo o que se coloca de decoração acaba que não valoriza, pois o piso chama muito a atenção. Eu sinceramente, nesse caso, conversaria com a proprietária se autoriza trocar o rejunte:
    https://www.youtube.com/watch?v=9o8rp2cIbwI
    aí tudo já começa a ficar mais clean e com uma carinha menos comercial/ hospital, no mais só seguir as dicas do LELO que são ótimas!

    BEIJOS, E MUITAS FELICIDADES PARA ESSE LAR!

    • Tio Lelo23/08/21 • 10h38

      Adorei a dica Bruna!
      e para manter o rejunte clarinho, vinagre é um truque ótimo.
      Beijão

  4. Aline24/08/21 • 07h07

    Pelo arrasou! Guardando esse para usar as dicas na minha casa!

    • Tio Lelo05/09/21 • 18h16

      Obrigado Aline 😀
      beijok!

  5. Sara05/09/21 • 16h49

    Arrasou! Vai ficar outro apartamento, irreconhecível. Chique, bonito, vibrante. Apenas amei!

    • Tio Lelo05/09/21 • 18h06

      Obrigado Sara 😀