Lifestyle
Mi Casa Su Casa
03 abr 2016, 52 comentários

Mi casa, su casa – Móvel modulado ou planejado? – Não é tudo móvel?

Hey-ho Fufu!

Muito do que eu escrevo aqui para vocês vem dos comentários, e uma pequena porção vem do dia-dia da profissão quando atendo pessoas das mais diversas áreas de atuação.

koo

Provavelmente eu não vou me tornar médico nessa encarnação (acredito que seja melhor pra humanidade) mas, eu sei que febre indica infecção e que se alguém tiver um corte muito feio precisará levar pontos.

Talvez um médico tenha dificuldade entre optar por um brise, um toldo de projeção ou uma pérgula, o que pra mim seria muito simples de definir. Ao mesmo tempo ele entenderá, quando eu expor os detalhes sobre a ergonomia do mobiliário, com mais facilidade do que uma pessoa que trabalha com contabilidade que possivelmente discutiu pouco sobre isso em sua vida.

Esta semana eu atendi uma linda mulher que acaba de adquirir um apartamento recém construído. E não faltavam perguntas. #MELIÓR comportamento.

Pergunte, não tenha medo de fazer perguntas bobas. Não existem perguntas ruins, existem diferentes conhecimentos. Você pagou pela consultoria de um profissional ele tem que te explicar algo até que você entenda. Não importa se é sobre construção, maquiagem, tecidos , física quântica ou receita de biscoito.

homem-biscoito-shrek

E uma das perguntas já apareceu aqui, e quando ela me fez, eu vi que é algo que precisar ser “clareado” para as pessoas. As diferenças entre móveis “planejados, modulados, sob medida, complementares”

Bom, eu entendo que qualquer móvel que seja feito para um espaço específico, é um “móvel planejado” esse termo surgiu porque os consumidores têm ressalvas quanto aos “modulados”. Mas na prática a grande maioria da pessoas está adquirindo mobiliário modulado.

Então o que é “modulado” tio?

Fufuzela, pega um chá, e #vemkotio!

cha

Praticamente todas as marcas hoje tem sua “modulação” que nada mais é do que uma sequência matemáticas de caixinhas que se juntam e formam o ambiente final. É tipo Lego da vida real.

Isso abaixo, é um módulo:

modulo gourmet

Com uma biblioteca de pecinhas assim, somos capazes de ir ao infinito e além, criando ambientes únicos.

Sim, engana-se quem acha que um mobiliário modulado resulta em algo “comum, engessado e sem personalidade” acompanhem:

perolizado6

Florense Sorocaba 2[5]

38b7d4dd61f332de2bd7e60b2a7f9a64

6a0d7279ce18f4f1bbad010ea4c2a324

Quatro cozinha super diferentes e com várias cores… que provavelmente vão agradar muitos e desagradar outros muitos…

Vamos tentar umas mais clássicas agora:

20012015-163741_Charm_Bistrot_2

cozinhas-coloridas-em-alta5

cozinha-azul-iluminada-com-led

13082015-144140_Charm-Bistrot

dsc_0706

Preto, laranja, azul, vermelho… e uma bela cozinha branca com granito preto, que tem seu lugar eterno no meu coração.

O que mais está em uso hoje? Madeira + cor sólida, pode ser branco ou outra cor, mas a madeira é a opção do momento.

anualdesign-bruno-veras-e-juliano-costa-costaveras-arquitetos-nicola-labate-cozinhas-reg_1358730

Caad-fotografia_-87

 

08022013-152830_1015

MG_0440-1

nuova

Esse não é um post sobre acabamentos, o que eu quero que vocês percebam é toda a variedade de estilos, layout e cores. Porque todos estes ambientes foram feitos pela mesma indústria.

Sim leitora, pode juntar esse queixo. Todas essas cozinhas são possíveis graças a excelente engenharia de produto e profissionais de arquitetura e design que fazem uso desse Lego da vida adulta.

a969e06e8ef52cdaf7d702c3f92aa250

Existe sim, muita diferença de qualidade de um fabricante para o outro. E cabe ao profissional indicar qual é o melhor para cada caso, pois obviamente, a qualidade sobe juntamente com os valores.

Quando pensamos em móveis modulares, imagine que você tem uma cozinha, e que a parede tem 3,17 metros. Nessa parede existem infinitas combinações de módulos, que a partir da entrevista com você o vendedor, o designer ou arquiteto vão poder iniciar o trabalho. Digamos que, neste espaço estejam o ponto de água e esgoto da pia e o de gás.

Eu distribuiria assim:

01 módulo de pia com portas batentes de 1,10m

01 módulo gaveteiro de 0,90m

01 módulo de gavetões 1,10m

Obviamente, a conta acima dá 3,10m e não 3,17m estes 7 centímetros é uma margem de segurança com a qual quem usa modulados costuma a trabalha. Eu – e isso é uma predileção minha – fico sempre entre 5 e 10 cm de margem, pois quando fazemos o fechamento disso, através de uma madeirinha que chamamos de “vista” o resultado não é grosseiro. Essa margem é uma garantia de que a modulação vai caber, mesmo que a parede não esteja perfeitamente alinhada ou no esquadro. Também salva a abertura de portas e gavetas e uma enorme gama de “probleminhas”são evitados neste espacinho.

Eu não concordo com vistas maiores do que 5cm, por isso trabalho na margem de 5-10cm. Mas aí vale discutir com quem está te fornecendo o móvel.

O modulado serve pra tudo quanto é tipo de ambiente: Cozinha, banheiros, salas, quartos, lavanderias e escritórios, tanto residenciais  quanto corporativos.

Ficou confuso? Tem dúvida ainda? ME USE! Deixa teu comentário que titio responde… às vezes demora, mas responde.

Eu sempre revejo as minhas últimas duas postagens, então se vc quiser deixar uma pergunta de um post antigo, deixa nos mais recentes.

E como sempre, eu tenho a melhor patroa a mais linda no Instagram e a mais poderosa no SnapChat o usuário dela  é Futilish e eu também estou em ambas as redes como a pessoa mais chata de todas: Tiolelofoz.

Tô pensando em intercalar, numa semana Mi Casa Su Casa e na outra TEm Jeito Decor, o que vcs acham?

assilelo

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

 

 

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
52 comentários em “Mi casa, su casa – Móvel modulado ou planejado? – Não é tudo móvel?”
  1. Sandra Fernandes03/04/16 • 23h58

    Gostei da sugestao um dia Mi casa Su casa e no outro tem jeito

    Vc ja falou sobre cortinas?

    • Tio Lelo06/04/16 • 11h40

      Oi Sandra =D

      Obrigado por ler a gente, viu!

      Falei de cortinas já tem um tempinho, se vc procurar na busca ( lá em cima no canto direito ) aparece =D

      Beijo!

      • Sandra Fernandes12/04/16 • 16h09

        Obrigada, vou procurar.

  2. Juli04/04/16 • 01h05

    As dicas de decoração estão ótimas! E linda a corujinha da foto!É uma coruja buraqueira e tem no Brasil!

    • Tio Lelo06/04/16 • 11h48

      Oi Juli!!!

      Obrigado por participar =D

      Eu adoro corujas e se um dia eu tiver um espaço para um viveiro onde ela possa ser feliz, eu terei uma! No caso hoje eu teria que abandonar o apto só pra ela, HAHAHAHAH

      =*

  3. Regina04/04/16 • 07h25

    Tio, vc é demais.

    • Tio Lelo06/04/16 • 11h55

      Obrigado por participar Regina !

      =*

  4. Flavinha04/04/16 • 08h32

    Oie!
    Quando compramos nosso ultimo apto reformamos ele inteiro (só ficaram as janelas) e acho que posso comentar em todos os temas aqui heuhauha
    Na cozinha e na suite fizemos com modulados. Escolhemos uma empresa que tinha uma qualidade melhor… pq tinha umas que vc abria as gavetas no mostruário e parecia que elas iam desmontar. Ficou muito bom, porém em alguns armários eu achei que ficou mal aproveitado. Teve módulos que eles tinham apenas 1 profundidade, ai vamos supor que eu tinha um espaço pra ter um módulo de 50cm de profundidade e eles só tinham de 30cm. Tivemos que colocar esse menor mesmo, mas eu não moro num apto de 300m2 então qualquer espaço perdido faz falta. A mesma coisa no armário do quarto. Esse sim eu deveria ter feito com um marceneiro pq o espaço que eu tinha era fora dos padrões, tem uma viga passando em cima, então meu armário não tem maleiro) e uma outra viga do lado e com essa historia de módulos perdi centímetros preciosos…
    Queria que vc visse meu armário tio, é de chorar.
    Beijos!

    • Tio Lelo06/04/16 • 12h00

      Mazôe Flavinha!

      Você pode comentar tudinho, eu deixo, eu quero, eu peço!

      =D

      Armários de quarto – onde eu trabalho temos 03 diferentes alturas e 03 diferentes profundidades… mas ainda é possível construir armários em tamponamentos e aproveitar o que tiver disponível. como eu disse, entre 5 e 10 cm é uma medida de segurança, que não afeta o morador.

      É tipo o limite da moral e dos bons costumes, HAHAHAHAHAH

  5. Kaa04/04/16 • 09h10

    Móveis planejados realmente, acho que só com aquele marceneiro das antigas que tem seu atelier empoeirado no mesmo endereço há décadas.

    Tenho uma penteadeira modulada onde escolhi tudo nela e parece que a belezinha vai durar mais do que eu, pelo peso das gavetas (mdf) e preço investido! #valeuapena Tem anos e está igual nova! Falando nela sempre lembro: madeira clara e fosca tem meu amor eterno! <3

    Por mim tio seria Mi Casa Su Casa e Tem Jeito Decor toda semana 😀

    Beeezo!

    • Tio Lelo06/04/16 • 15h19

      Hey Kaa!

      Esse marceneiro aí é ótimo!
      O modulado, qdo de uma boa marca, duas eras!

      Que bom que vc já começou a adquirir os teus =D

      #trabalharemos pra ter MiCasaSuCasa e TemJeitoDecor sempre.

      Beijo enorme!

  6. Marcela Dohara04/04/16 • 10h29

    Lelo, Lelo, independente de intercalar o Mi casa, Su casa e o Tem Jeito Decor, NÂO nos deixe!
    Eu AMO seu jeito de simplificar as coisas mais difíceis para nós, leigos na área!
    A dúvida que surgiu agora foi vendo essas cozinhas maravilhosas: acabei de comprar uma cuba tripla (mais especificamente a Marea da Tramontina que tem 2 cubas maiores e 1 auxiliar) e agora tô em dúvida se instalo 1 torneira/areador ou 2 torneiras…
    Como solucionar, ó guru-xará?
    Super beijo pra ti!

    • Tio Lelo06/04/16 • 15h51

      Olá Marcela meu bem!
      Se o seu ponto de água for de parede, vc pode colocar uma com aerador, que fica bom.
      Se for de bancada, eu diria para vc usar aquela que tem a “mangueirinha” que fica escondida dentro do móvel da pia. é ótima pra fingir que é microfone e dar aquele show enquanto o leite não ferve.

      Ela é prática, pois vc pode ir lavando as coisas, depositando na cuba ao lado, e depois vc enxagua tudo de uma vez, já dentro da pia =D

  7. Sissa04/04/16 • 10h34

    Lelo, adoro a sua coluna! Já aprendi bastante com ela, pois estou reformando meu apartamento aos poucos e já tirei muitas idéias dos seus posts.
    Gostaria que vc falasse sobre closets. Vou transformar um quarto em um e estou pensando em fazer no estilo americano, com porta camarão e dry wall. Você já viu algo do tipo?
    Bjooo
    Sissa

    • Tio Lelo06/04/16 • 15h56

      Oi Sissa!

      Lá eles não tem “armários” como a gente – só os rycos, rycos, rycos – então tem em todos os quartos um “mini cômodo” com portas, geralmente camarão em veneziana (é bom para as roupas ventilarem).

      Eu acho legal… qual é o espaço que vc terá? manda pro Tem Jeito Decor =D

      Beijo!

  8. Lola04/04/16 • 10h37

    Adoro seus posts, nós arquitetos sempre temos muito o que evoluir! 🙂 Nos mudamos agora e estamos vendo modulados pra cozinha da minha família.
    Lelo, posso pedir sugestão de post? Poderia falar sobre como dividir cômodos? Com biombos, divisórias de vários materiais e até cobogós, o que acha?
    Tô com essa dificuldade na cabeça, pois queria dividir o meu quarto e o “closet” (dois guarda roupas comuns, um de casal branco/marrom e um cor de madeira/branco de solteiro), tô sem grana pra fazer um closet modulado no meu quarto ainda e queria fazer essa divisão pra esconder os guarda roupas diferentes…

    • Tio Lelo06/04/16 • 16h01

      Oi Lola,

      Exatamente o que eu defendo, compartilhando informações todos crescemos. Manda umas fotos no email pra eu entender melhor?

      Beijo, obrigado por participar !

  9. Regina Bastos04/04/16 • 12h25

    Adoro suas dicas de decor, parabéns.

    • Tio Lelo06/04/16 • 16h04

      Obrigado por acompanhar a gente Regina.

      =*

  10. dani04/04/16 • 15h23

    sempre acertando nas postagens!!!
    primeiro foi a comparacao do mdf/mdp, o quartinho de bebe e agora, mais uma vez, adivinhou o que eu precisava.
    estou de mudanca para um ap novo e a cozinha so tem as pedras… vou precisar colocar toda a parte de armarios.
    pena que vc n mora aqui em salvador para me indicar lojinhas…
    dica de post… papel/tecido de parede

    • Tio Lelo06/04/16 • 16h54

      Hey Dani!

      Que bom que estamos sintonizados =D

      Sobre papel de parede eu já falei aqui, se tiver alguma outra dúvida, manda no email =D

      Eu sou contra tecido na parede, porque eles não tem manutenção que realmente funciona. Mas vc pode fazer painéis de mdp/mdf e revestir com manta acrílica e então aplicar nas paredes. fica mais facil de substituir/limpar.

      Beijo!

  11. Mirian04/04/16 • 16h11

    Adoreiiii o post! Amo decoração e tudo relacionado a isto. Estou construindo minha casa e as dicas valeram a pena!!!!
    Sim, queremos mais post deste estilo!!! \o/
    Beijos

    • Tio Lelo06/04/16 • 16h55

      olá Mirian, obrigado por participar e por ler a gente =D

      Beijo!

  12. Jaina04/04/16 • 18h49

    Tio Lelo você já viu a Candice Olson na TV? Sou muito apaixonada pelo que ela faz. Ela usa muito os modulados. Você sabe como eu poderia definir esse “Ao Estilo de Candice” pra um decorador? Amo muito suas colunas e não perco um post da Cony (musa)
    beijos

    • Tio Lelo06/04/16 • 17h03

      Mazôlá Jaina!

      Candice é tipo, minha musa! Sonho meu misturar aquelas texturas todas e fazer aqueles tetos emoldurados e milhares de tecidos… Ai ai!
      Um dia eu chego lá! aquela cesta com tudo que vai no projeto eu já faço! #plagiando!
      O estilo da Candice é BEM tradicional americano (apesar dela ser Canadense) mas ela os torna moderno com superfícies e acabamentos atuais.Mas veja os estofados e as estampas, são sempre clássicos.
      Os espelhos antigos que eu citei neste Tem Jeito Decor são TO TAL MEN TE inspirados nela, que usa sempre.

      Além do Candice Tells All também tem Divine Design com ela, e se vc gota desses procure:

      Million Dollar Decorators (EUA)
      The Block (Australia e New Zealand)
      Reno Rumble (Australia)

      Beijo enorme!

  13. Priscila04/04/16 • 20h23

    Lelo, seu post veio em uma ótima hora! Vou começar a decorar a minha cozinha com modulados, ela é toda branca (azulejo e piso) e queria colocar os eletros em inox. Gosto mt de madeira com branco e algum toque de cor nos acessórios (minha cafeteira é vermelha). Nesse caso será que ficaria legal manter assim ou colocar alguma outra cor para dar algum contraste? A cozinha é daquelas padrão de imóveis novos, ou seja, pequena… rs
    Bjoss

    • Tio Lelo06/04/16 • 17h25

      Oi Priscila!

      Eu te indicaria usar os eletros em Inox, e o móvel num tom de madeira com cara de “mais rústica” e além do vermelho, vc tbm poderia inserir preto. Tipo, móvel de madeira, puxadores e bancada em preto.
      Os azulejos retangulares, estilo metrô combinam muito com essas cores.

      Beijo!

      • Kaa07/04/16 • 13h28

        Opa! 🙂
        Peraí que agora você descreveu minha cozinha dos sonhos: madeira clarinha nos móveis, bancada preta (acho que com granito São Gabriel mesmo) + eletros em inox! Daí pensei em pontos de vermelho brilhante e verde (plantinhas) pra alegrar o ambiente.
        Amei a ideia dos puxadores pretos! Preto fosco ainda… *.*
        Azulejo tipo metrô é lindo, mas tem taaaanto rejunte envolvido que tremo só pensar… hahaha
        Minha maior dúvida titiuôô: O que pôr no chão, hein??? Continuando nessa vibe podre de linda, mas prática pra limpar?! #améliafeelings

        Brigadão! :*

        • Tio Lelo10/04/16 • 22h18

          Kaa meu bem, tem uma opção básica: cimento queimado.
          uma opção incrível, a linha mineral da PortoBello bem uniforme e com cores lindas.
          E uma opção ostentação, que seria madeira náutica fosca… mas DAE precisamos de um novo rim.

          beijo!

  14. Michele04/04/16 • 20h44

    Tio Lelo,
    Eu tenho uma dúvida: eu odeio aqueles moves modulados estilo Casas Bahia mas tb não tenho grana para comprar nas lojas especializadas…pergunta: é tudo igual ou tem diferenças? Fui na Tok Stok hoje que está com super desconto mas não achei nada que me agrade…ah, a minha cozinha e do tipo corredor e amo muito o estilo industrial. Não queria armário na parte de cima, só embaixo.
    De cozinha eu amo esse modelo aqui…https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/28/98/01/289801ec9fd9cc860558dac826abe0d9.jpg

    • Carol05/04/16 • 17h37

      Tenho a mesma dúvida da Michele! Sei q tem a diferença de material, qualidade e talz, mas tem umas lojas de modulados na net (lojaskd e mobly) q eu curti mtaaaa coisa e to aqui pensando com os meus botões que talvez valha o custo benefício… Alguém aí já comprou modulados pela net? E nessas lojas? É bacana ou é furada?

    • Tio Lelo06/04/16 • 17h42

      Oi Michele,

      O grande trunfo das lojas virtuais é o design e o preço. Porém a qualidade acompanha o preço, não se esqueça.
      Para áreas molhadas, como cozinhas/churrasqueiras, banheiros e áreas de serviço vale a pena ficar sem sofá um ano e comprar um móvel bom. Estes móveis on line geralmente tem espessuras de 15mm em todo o móvel e não tem divindade que faça que 15mm de mdf/mdp suportem louças.

      Da cozinha que você mostrou, eu tenho um problema pessoal com as coisas expostas, porque não tem jeito, vai sujar – e muito – aí vira aquela função de lavar tudo a cada 2 semanas e ainda dar uma “enxaguadinha” cada vez que vai usar.

      Beijo!

  15. D@i04/04/16 • 23h43

    Oi Lelo!
    O que voce sugere de revestimento pra área da pia, estou bastante enjoada das pastilhas e pretendo por uma bancada grande.
    O momento das pastilhas já passou?

    • Tio Lelo06/04/16 • 17h45

      Olá D@i!

      Vc também eu vejo sempre por aqui, obrigado por ler a gente 😀

      Eu cansei das pastilhas faz muito tempo… o “hit” do momento são os azulejos tipo metrô, retangulades e vitrificados… mas eu tenho gostado é de usar vidros pintados, espelhos ou então algo com formato diferente, como pastilhas redondinhas ou exagonais. a PortoBello Shop tem umas opçoes bonitas.

      Beijão!

  16. Raisa05/04/16 • 09h54

    Léo!!!!!!!!!!! Por favor, tenho dúvida sobre como decorar uma sala quadrada! No meu apto nossa sala é espaçosa, porém quadrada e o corredor bem no meio. De um lado colocamos um espelho grande na parede onde fica próxima a mesa de jantar, do outro lado colocamos uma cristaleira e mais a frente, na parede sem interrupção do corredor uma estante para tv, de frente ao sofá. No projeto do arquiteto ficava tudo lindo, porém, na vida real nao nos sentimos confortáveis. A sala de jantar parece ser dentro da de tv, e a de tv não é aconchegante como aquelas salinhas compridinhas! Você faria um post sobre isso? Dá pra ajudar? hehee

    • Tio Lelo06/04/16 • 17h49

      Oi Raisa!

      Manda fotos no email, porque “imaginar” o problema é dificil apenas com a disposição do mobiliário.

      MAs eu ACHO que já sei de um item que vai fazer a diferença.
      MAnda as fotos que eu te conto no email antes de publicar o TJD.

      Beijo!

      • Raisa07/04/16 • 16h07

        Que legal tio Leo, vc responde mesmo todos os comentarios! Muito obgda, vou enviar as fotos, espero que dê pra entender… abraçoss

  17. Flaviska05/04/16 • 13h26

    Amei a ideia de intercalar Mi casa su casa e Tem jeito decor!
    Apoiadíssimo!

    • Tio Lelo06/04/16 • 17h51

      Hey Flaviska!

      Assim será, beijo, obrigado por participar.

  18. Hallini05/04/16 • 14h30

    Só para não perder o costume. como dizem os manés por aqui, “tu éixs dimais istepô’. Cada vez que te leio tenho vontade de redecorar. kkkk
    Bjo grande!!!

    • Tio Lelo06/04/16 • 17h52

      Hallini, MIM CONTRATA!

      hahahahaha

      Onrigado por estar junto conosco!

      Beijo enorme!

  19. Fernanda05/04/16 • 16h05

    Oi! As suas publicações são muito boas. Gostaria de fazer uma pergunta. Você recomenda MDF para movéis de cozinha? Obrigada.

    • Tio Lelo06/04/16 • 17h56

      Oi Fernanda!

      MDP e MDF são a mesma coisa, com formatos diferentes. Cada um tem sua aplicação e eles são materiais adequados pra áreas molhadas sim.
      Dá uma olhadinha aqui: http://www.futilish.com/2015/08/mi-casa-su-casa-mdf/

      Só cuida que tem imagens que podem causar palpitação.

      Beijo!

  20. Diene Decol05/04/16 • 23h42

    Já que tá liberado fazer pergunta boba lá vai a minha:então quer dizer que planejado e modulado é a mesma coisa ?

    • Tio Lelo06/04/16 • 17h57

      Oi Diene!

      Modulados são uma forma de móvel planejado.
      Assim como um móvel sob medida tbm é planejado, afinal ele foi “criado” para aquela pessoa, ou para aquele espaço.

      Beijo.

      PS: Pergunte mais e sempre!

  21. Michele06/04/16 • 20h29

    Tio Lelo,
    Entendi. A foto foi errada é um modelo gringo que tudo fica na parte de baixo. Eu tb odeio aquela sujeira de gordurinha, eu queria algo estilo bancada Masterchef sabe? muito inox, e armário só na parte de baixo, mas como porta mesmo. As minhas louças estão em uma cristaleira vintage na sala. Os antigos sabiam das coisas…
    Mas vou ver a espessura do mdf/mdf. Qual seria melhor? 25mm ou 18mm?

    • Tio Lelo10/04/16 • 22h22

      Oi Mi!

      18mm é suficiente para prateleiras de até 120cm de largura.
      BAncada de inox é lindo, mas risca e fica uma POKALIA, ou seja, a manutenção é complicada.

      Beijo!

  22. Ilana08/04/16 • 08h45

    Lelo, eu tenho uma sugestão de post! Pq vc não fala sobre como escolher pendentes para mesa de jantar? Qual tamanho, diâmetro, altura que tem que ficar… Bjo!

    • Tio Lelo10/04/16 • 22h23

      Oi Ilana,

      Estava pensando em falar das mesas… e sua ideia parece algo que eu posso acrescentar. Vou falar disso sim.

      Beijo!

  23. Regiane Simoni-Fox10/04/16 • 17h44

    Me divirto lendo os seus post! Mesmo que eu nao estivesse interessada leria de qualquer forma so pra poder rir!
    Aaaaaaammmmoooo a forma como voce explica as coisa, com uma linguagem simples, clara e divertida, acabamos ententendo TUDOOOO.
    Virei sua fa! Fa internacional…eh outro nivel, ne? 🙂 🙂
    Beijo

    • Tio Lelo10/04/16 • 22h24

      Regiane sua linda, Muito obrigado pelo carinho.

      Beijão!

  24. Andrea12/04/16 • 21h16

    Amei seu post,pois estou muito interessada no assunto, meu apê será entregue ano que vem. Mas achei o post curto, sinto falta daqueles mais longos, em que vc é mais detalhista. Desculpe, é que vc escreve tão bem,que sempre quero ler mais, alem de sempre ficar na expectativa do próximo. Fala sobre tipos de mesa e cadeiras. Amo a Tulipa do Eero Saarinen, mas também sou louca pela Saturno do Fernando Jaeger.
    Beijos tio Lelo.