Lifestyle
Mi Casa Su Casa
13 mar 2016, 118 comentários

Mi Casa, su casa – Nosso Cantinho-inho-inho

bowa Fufu?

Acho digno que estejam, porque olha, vai ter surra de post hoje. Pega uma trena e #vemkotio !

Mas vamos falar de coisa sofrida, coisa apertada, coisa desnecessária.

casinha

Vivemos em um mundo em que não é mais possível – pelo menos para a maior parte da humanidade- vivermos em imensos castelos ou casarões. Imagine guardar aquela armação de vestido de ” E o vento levou…”

O mundo globalizado pede: Praticidade, rapidez na locomoção e o máximo de facilidades logo ao abrir a porta do elevador.

Aí todo mundo prefere morar no centro, pertinho do trabalho. Só que no centro das cidades, não tem mais tantos terrenos disponíveis. E o que acontece? Qualquer tripa de terra, que não serviria pra estacionar um bode, vira um mega empreendimento com 22 andares e a “oportunidade” de se viver em um “studio”  na região central, com excelente vista e toda a infra estrutura necessária para o seu conforto.

cabra-usando-roupa-SouVegetariano

E para desespero dos filósofos, o capitalismo – provavelmente – vai continuar na moda um bom tempo e então essa tripa de terreno vai ter que comportar o máximo de humanos empilhados possível, então porque fazer um belo studio se podemos ter quatro por andar?

Studio, pra quem está se perguntando, é a trend word do momento pro antigo loft – que de um antigo e imenso galpão comercial na região menos interessante de Nova Iorque encolheu até virar um (recém construído) quadrado com banheiro e teto bem alto. O Studio tão oferecido ultimamente, que tem o teto baixo, nada mais é do que uma kitinete virgem… com o preço do casarão.

Me lembro que em Joinville moramos em um apartamento que o banheiro social era tão pequeno que papys dizia que se fosse fazer número 1, entrava de frente, mas se fosse número 2 já tinha que entrar de costas, porque não era possível girar lá dentro.

Esse tema foi motivado por uma Fufu que perguntou nos comentários sobre um empreendimento que ela pretendia adquirir, mas que ela se incomodava muito com o fato da cozinha e a lavanderia serem integradas.

Acabamos trocando alguns e-mails e ela me fez lembrar de um estudo que eu li – e graças ao Skype eu achei a matéria do O GLOBO pra quem quiser ver.

O fato é que sim, as famílias encolheram, temos filhos “melhor programados” e, consequentemente mais tarde, porém a análise do imóvel de dois dormitórios não deixa dúvidas: Dos 100m2 que desfrutávamos em 1970 hoje nos restou 58m2. E esse restou é culpa do povo. Aceitar viver em um espaço tão reduzido foi um comportamento nosso. se não consumirmos, os construtores não fariam essas células de sobrevivência.

Esta semana recebi três plantas de diferentes edifícios pra desenvolver mobiliário, onde a cozinha é praticamente nula.

Será que vale mesmo a pena economizar distância (e tempo) pra viver enlatado? Claro que, os imóveis muitas vezes são comprados em planta. E este é outro câncer imobiliário que precisamos combater. Grandes investidores costumam ter um ” modelo” em escala real pros compradores conhecerem. Mas isso é uma pratica “menos incomum” em grandes cidades. Mas porque esse modelo é tão desagradável pra quem constrói? Porque o potencial comprador vê o tamanho da cagada que tá fazendo. Ver isso aqui:

planta

Não é o mesmo que entrar num lugar como esse:

Vidro

Tenho visto verdadeiras atrocidades contra o conforto. Visitei uma obra recentemente, fiz até uns snaps, mostrando a vista lindíssima do apto no 17º andar do prédio. Mas aquele imóvel, oferecido para uma família de três ou quatro humanos, comumente não é habitado mais do que um casal. Mas assim, nem dois humanos e um calopsita seriam confortavelmente acomodados ali .

clubedascalopsitas44-2

A pergunta da Fufu, era sobre a integração da Lavanderia e da cozinha… Quanto a isso, eu só posso ver pelo lado positivo, atualmente temos a opção centrifugar os talheres e deixar a roupa de molho no microondas. Não porque é prático, é porque escorredor de louças e balde simplesmente não cabem dentro de um apartamento.

O propósito de falar dos micro imóveis é conscientizar quem não conhece desenho técnico, a visitar a obra. Mesmo que você tenha comprado no início da construção, corre lá. Surgem colunas e outras coisas absurdas em apartamentos. Mas se você aproveitou pra adquirir um imóvel em planta, peça pro corretor te levar em um parecido, ou até desenhar no chão. O melhor amigo de quem decora ou constrói é a trena, e logo depois é a fita crepe.

Marca no chão o tamanho da cozinha, marca no chão o tamanho do quarto. aí você consegue imaginar a pia, o fogão e a geladeira efetivamente no local.

vazio

Uma cliente chegou com a planta do apartamento que ela estava negociando, pra fazer uma prévia do projeto da cozinha, pois ela não gostou do decorado, e gostaria de ter uma ideia de quanto ela gastaria para fazer os móveis. Isso sim, é uma ótima forma de se ter um estudo de móveis. Se for um local onde você irá morar pelo menos 5 anos, vale a pena pedir uma consultoria de um profissional, seja arquiteto ou designer.

As vezes a visão do profissional é menos ortodoxa que a sua, e gastando a mesma quantia nos móveis você tem uma decoração mais funcional e atraente.

O programa minha casa minha vida por exemplo, ajudou muita gente a ter a casa própria e pelo que eu notei, todas as construções tem o mesmo formato:

Sala de estar e jantar integradas com a cozinha, e ao lado um corredorzinho com o banheiro no meio e um quarto pra cada lado.

 

50m2

Pessoas que nunca se defrontaram com um desenho, olham a planta e identificam tudo que elas querem.

um banheiro, 2 quartos… a cozinha tem pia, geladeira, fogão e até uma mesa. E isso aparece às vezes em plantas que chamamos de “humanizadas” que são coloridinhas e mais fáceis de entender, como essa:

plantas-de-casas-2-quartos-235407_235407

Mas aí entram as artimanhas de alguns “vendedores” que podem ser o investidor que construiu, ou o profissional de engenharia / arquitetura ou o corretor de imóveis que não explica que o desenho não é realista. na primeira planta, aquela mesa não permite que ninguém abra a geladeira, ou que alguém use a pia.

Na sala, um sofá de 3 lugares precisa ter – pelo menos 2,60m…. Uma mesa retangular pra 6 pessoas, tem 1,80m os espaços pra uso das cadeiras da ponta – sofridos tem que ser 0,70m então nun cálculo rápido, sabemos que :

260+180+140 = 5,80 mas a medida escrita ao lado é 5,10m. Não vai caber sofá de três, não vai caber mesa pra 6 e com toda certeza do mundo não vai sobrar aquele espaço do ladinho do sofá pra colocar uma samambaia exibida na janela. Nem uma avenca pra monitorar o relacionamento. E nesse aperto, vamos sacrificando qualidade de vida, chamando o dedinho do pé de descobridor de móveis e reclamando que as coisas não são como antigamente.

A segunda planta ali em cima é um pouco mais safadinha. Ela indica medidas mas veja bem: o banheiro tem 1,00×2,00 agora assim, de cara eu digo, pelas normas de ergonomia:

Box: 80cm

Largura pro vaso sanitário: 80cm

Sobra 40cm pra uma pia? você deve ter uma régua em algum lugar aí perto de você, dá uma olhada e conta pra mim: dá de cuspir a pasta de dente em 40cm?

Mas aproveita que vc está com a regua na mão, porque se o BWC tem 1,00m de largura e um cagadô com caixa acoplada tem 65cm de profundidade, entre o vaso e a parede sobra 35cm

TRIN-TA e CIN-CO centímetros pra você relaxar seus joelhos e abrir a passagem do seu loló para que as suas necessidades fisiológicas possam partir.

Os quartos até que estão desenhados com uma boa proporção, mas vamos olhar pra sala agora… Olha a cadeira e o sofá de 2 lugares? Já viu uma cadeira maior que um sofá?

Eu já tô começando a fervilhar de raiva, o que é normal quando eu analiso estes desenhos.

Tive um cliente, que no desenho da planta da casa dele, tinha uma sala de jantar com uma mesa quadrada de 8 lugares, ao lado da escada, num pé direito duplo, uma casa que custou alguns bons milhões.

Sabe o que coube na vida real?

duas-poltronas-marrons-clássicas-com-mesa-de-centro-14960890

Exatamente, duas cadeiras e uma mesinha de apoio.

O post de hoje é pra quem ainda não comprou, verificar o tamanho das coisas, e não acreditar no desenho.

Pra quem comprou – correr desenhar no chão, ou visitar a obra.

Não quero vocês tendo que ler o Futilish no celular porque não coube o notebook no banheiro.

MAndem mais dúvidas pro Tem Jeito Decor no email e deixem seus comentários, dicas e sugestões aqui.

Agradeço o amor de vcs no Instagram e no SnapChat, adoro quando vocês falam comigo =*

Eu estou lá sempre reclamando e a Cony embelezando nossas vidas. Somos @Futilish e @tiolelofoz em ambas as redes.

assilelo-1

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
118 comentários em “Mi Casa, su casa – Nosso Cantinho-inho-inho”
  1. celyne13/03/16 • 18h38

    sensacional esse post, um banho de realidade e o quanto somos ludibriados por essas construtoras.

    • Tio Lelo21/03/16 • 13h03

      Tão triste, não é Celyne?
      O mundo seria tão melhor se as coisas fossem bem claras.

      Obrogado por participar,

      beijo!

  2. Fran Agnoletto13/03/16 • 20h30

    Lelo,
    Parabéns pelo post!
    Sou arquiteta e sinto muita raiva quando vejo esses materiais de divulgação das construtoras.

    • Tio Lelo21/03/16 • 13h04

      Oi Fran,

      Obrigado por participar, e por ser verdadeira com o mundo.
      Precisamos de mais gente como vc, beijão!

  3. Juliane13/03/16 • 22h10

    Nossa como queria ter lido isso há 4 anos atras … Eu nova com 24 anos comprei o meu primeiro apertamento na planta junto com o meu marido, me mostraram um decorado e me venderam um bem diferente do que tinha visto e para eles a planta é a mesma do decorado mas na vida real meu ap parece ser bem mmenor.Quando peguei as chaves chorei uma semana, até a moça que fez a vistoria da entrega das chaves ficou com dó de mim. E para piorar minha situação meu ap. veio todo fora de esquadro e perdi uns bons centímetros em alguns cômodos para acertar as paredes.

    • Tio Lelo21/03/16 • 13h12

      Olá Juliane,

      A boa notícia é que o imóvel que você já tem experiência suficiente para fazer tudo certinho, é o terceiro… A má é que se vc ainda não partiu pro segundo ainda vai dar umas cabeçadas.
      Chora não fia! tudo vai melhorar no próximo.

      Beijo!

  4. andressa13/03/16 • 22h18

    Adorei! Muito interessante porque realmente é algo a que não prestamos atenção.. Ficar imaginando os móveis e os cômodos nessas plantas coloridinhas é tão legal que nos deixamos enganar mesmo Hahahah Ainda estou longe de conquistar meu próprio imóvel, mas agora já aprendi a lição! Obrigada, tio Lelo! Hahaha

    • Tio Lelo21/03/16 • 13h16

      Oi Andressa,
      Guarda a dica, visitar o apto, ou pedir uma análise de um profissional.

      Beijão

  5. Carol13/03/16 • 23h36

    Cony, tudo bem?! Nada a ver minha pergunta com o assunto do post.. Mas, fiquei sem saber onde perguntar.. Me desculpe. Queria saber se vc acha que bota cinza ainda é uma tendência. Lembro que no inverno passado estava super em alta. Acho lindo e queria investir em uma, mas To na dúvida se estarei “old fashion”… Kkkkkkk. Obrigada!!

  6. D@i14/03/16 • 00h45

    Esse post casou com minha dúvida, motivo de me deixar acordada às vésperas da segunda feira. Comprei um apto pequeno.
    A sala é retangular e a parede onde ficará o painel de TV é a mesma que “acomodará” a mesa de jantar.
    Não consigo encontrar boas referências para dividir esses ambientes de uma forma decente.
    Esses construtores são cruéis

    • Tio Lelo21/03/16 • 13h28

      Olá D@i,

      Caso vá fazer um home com painel pra tv, ajuda a “delimitar” as áreas de jantar e estar. o tapete tbm cria essa sensação – eu prefiro no estar nesse caso.

      Diferenciar materiais, como papel de parede na sala e espelho no jantar… por aí vai.

      =*

  7. Cláudia Rosa14/03/16 • 02h19

    Tio quanto AMOR por te … esse post foi divino no mínimo. .. quando vejo esses empreendimentos imobiliarios fazendo propaganda de aptos de 35 60 70 metros2 como se fossem mansões, fico muito zangada…É ludibriar das pessaos que nao tem na maioria, nocao de tamanho e sao levadas a acreditar que cabe tudo com aqueles truques artitetonicos de apto decorados … Parabéns

    • Tio Lelo21/03/16 • 13h42

      Obrigado por participar Cláudia,

      Realmente, os super empreendimentos são na maioria das vezes, enganosos.

      Beijo

  8. Carine Kayser14/03/16 • 07h49

    Senhor, eu tenho fobia de apartamento, não durmo no ap do meu namorado por nada desse mundo, da pra ouvir os vizinhos puxando a descarga de madrugada(fora outras coisas desagradáveis). Tenho implicância desde criança, sou de casa, pátio, uma área pra sentar. A última vez que dormi no meu namorado, acabou que fui dormir na sacada, haha! E cada vez mais constroem prédios com cubículos para se morar ( e por um preço absurdo).

    Beijos!

    • Tio Lelo21/03/16 • 13h45

      Hey Carine!

      Você dormir na sacada me fez lembrar de um fatídico carnaval na praia que meu amigo optou por dormir na lavanderia do apto que alugamos porque olha… era o lugar mais tranquilo! HAHAHAHAHA

      Realmente, viver em apto é estar disposto a conviver com muitos barulhos. Mas também tem algumas vantagens.

      Beijão!

  9. Claudia14/03/16 • 08h23

    Centrifugar os talheres e deixar roupa de molho no microondas…chorando de rir aqui!!! Lelo, vc é demais! Traduz como ninguém o universo da arquitetura e decoração pro deleite de nós mortais. Não perco um post seu… nem da Cony! bjss

    • Tio Lelo21/03/16 • 13h46

      Claudia,

      A parte boa é que dá pra esquentar as meias no cooktop no inverno.

      hihihi hihihi

      Beijo!

  10. Helen14/03/16 • 08h31

    Bom dia, tive uma experiência não muito boa ao comprar meu primeiro apartamento. Estava muito empolgada com a compra e com a possibilidade de ter todos os móveis noivnhos e planejados. Visitei o stand do apartamento decorado e fiquei apaixonada. Mas a entrega do meu imóvel atrasou, e não foi pouco. E eu ansiosa para comprar os móveis a cada promoção que via. Então fui até o stand decorado e tirei a medida de tudo, da pia da cozinha, das paredes da sala e e tal. Fui comprando os móveis ao pouco e estocando na loja e casa da sogra. Quando me mudei tive uma desagradável surpresa. As medidas do apartamento eram muito menores e os móveis ficaram super apertados. A pia da cozinha era 1 m menor que a pia do modelo decorado que eu visitei. Fiquei tão decepcionada. Então fica a dica. Quando for visitar algum stand decorado verifique se as medidas são exatamente as mesmas que o apartamento que comprou para depois não ser surpreendida com um imóvel minúsculo que não irá caber seus móveis do sonho. Beijos

    • Tio Lelo21/03/16 • 13h53

      Ow Helen, que chute errado minha querida.
      É praticamente impossível de dois apartamentos ( no Brasil ) terem as mesmas medidas.
      Comprar sem poder fazer a medida no local é arriscado demais, até porque diferenças maiores do que 5 centímetros já são passíveis de ser um problemão.
      Comprar móveis, somente depois de termos tijolos de pé pra medir, ok?

      Se houve uma diferença tão grande – um metro como comentou – cabe um processo pois a área útil do imóvel será muito diferente da que você tem no contrato.
      corre ver isso aí.
      Beijo, obrigado por testemunhar.

  11. Bruna14/03/16 • 08h39

    Adoroooooo os posts do Lelo! Me bate uma vontaaaade de ir morar num apê só meu, mas vai mais uns anos de trabalho por aí…

    Parabéns Lelo 🙂

    • Tio Lelo21/03/16 • 13h56

      Bruna, bóra deixar esse apê tua cara.
      O amanhã já chega =D
      Beijão

  12. Helo Inoue14/03/16 • 08h47

    Je sus! Que post maravilhoso!!!!!!!! Parabéns!
    Tava esperando desde que Vc postou o comecinho
    Valeu a pena esperar
    Beijão

    • Tio Lelo21/03/16 • 14h02

      Hahaha pois é Helo, eu soltei o negócio pela metade.
      Tipo teaser, muito sucesso em Hollywood. HAHAHA
      Obrigado por ler a gente.

      =*

  13. Alessandra Vilas14/03/16 • 09h23

    Lelo, ok ok para todas as dicas para não cair na cilada de comprar o apertamento pequeno demais. Mas… PELAMOR, dá umas dicas para decoração de quem já tá vivendo no apertamento, de preferência alugado, que não rola de fazer móvel planejado. #salvandovidas

    • Tio Lelo21/03/16 • 14h04

      Alessandra meu bem, pra apartamento alugado especificamente eu ainda não falei, mas já tem um post pra casa alugada.

      Vou pensar em um legal pra “apertamento” alugado.

      =* =* =*

  14. Anna14/03/16 • 09h25

    Eu sempre quis morar em casa, visto que morei a vida toda. Mas aqui onde eu moro as casas não saem por menos de 300 mil. Ai você soma a vontade de não morar em apartamento com a ideia deles terem normalmente umas 500 pessoas morando junto, mais a ideia de ter um banheiro só, e nenhum espaço pro cachorrinho. Desisti da ideia rapidinho, mas não é que encontrei aqui um condomínio desses que estão saindo pequenos? Possui só 8 apartamentos, 2 quartos, sala, area gourmet, cozinha, e o melhor.. 2 banheiros haha… tudo com porcenalato, sanca, granito.. e o melhor de novo, possui um quintalzinho de uns 10m² não é muito maas a sensação é que você tá numa casinha e segura já que tem portao automatico, trava nas portas, a outra unidade ainda tem um quintal em forma de L rodando metade do apartamento, é muito lindo. Porém, sempre tem um porém, os pedreiros que construiram a obra fizeram alguns trabalhinhos bem podrinhos, do tipo nao esquadraram o chão ai fizeram torto pra não haver a necessidade de corte do piso, a parede tem um ponto que ta com infiltração, faltou calha no ultimo apartamento. Ai você me diz, antes era um preço X agora 5 meses depois a empreiteira vendeu só uma unidade e o preço é X+30 mil como pode? A procura diminuiu certo? Ela deveria ao menos manter o preço não aumentar visto que o apartamento já está sofrendo com o tempo parado. O bairro é otimo, tranquilo mas perto de uma avenida que corta a cidade inteira, o espaço é de 68m² e o maior tem 88², não vai ser cobrado condominio, agua, luz, gás tudo separado. E mesmo com tantos pontos positivos, eu só consigo pensar nos negativos, que podem vir a dar dor de cabeça mais tarde, e o fato de ninguem ter comprado ainda, me assusta. Lelo me da uma luz!!! Hahaha

    • Tio Lelo21/03/16 • 14h32

      Oi Anna,

      Vamos por partes:
      A mais triste é: O imóvel sobe de preço qdo fica pronto. E enquanto ele é virgem, ele fica com o preço de imóvel 0 kilometros.
      Excelente os aptos terem uma área legal, mas veja, acabará tendo um condominiozin, pelos detalhes de jardinagem, limpeza, água e luz do hall comum, portão eletrônico e etc.
      Os detalhes de infiltração deverá ser corrigido pela construtora, ou abatido do valor da compra… agora, o piso fora de esquadro, não tem jeito, é culpa de quem deveria ter acompanhado a obra, geralmente um arquiteto ou engenheiro.

      Eu gostei das vantagens que vc detalhou, se quiser me mandar a planta eu te digo se é legal também do ponto de vista de funcionalidade.

      Beijo!

  15. Amanda14/03/16 • 09h28

    Lelo sempre arrasa nos posts! Super divertidos até pra quem não tá montando casa agora. 🙂
    Mas sem querer ser chata já sendo, são muuuitos erros de pontuação, até dificulta a leitura. Vírgula entre sujeito e predicado a gente aprende na 4ª série que não pode, né? Joga no word antes, já vai te ajudar bastante. O principal é o conteúdo, mas um texto bem escrito é tão mais profissional.

    • Tio Lelo21/03/16 • 15h43

      Oi Amanda!
      Se você soubesse o parto difícil que foi expelir esse post, talvez abordasse a questão diferentemente.
      Quando uma pessoa lê uma matéria em cinco ou dez minutos, não quer dizer – necessariamente – que ela foi escrita da mesma forma. eu levei quase duas semanas escrevendo esse post. O wordpress fez o favor de sumir com partes dele duas vezes e chega um ponto, quem escreve muito sabe disso, que você lê e os seus olhos já não identificam erros de ortografia, pois seu cérebro já sabe o que vem a seguir. É por isso a maioria dos veículos tem corretores contratados.
      Já aconteceu, duas ou três vezes das Fufus me alertarem, assim como você fez, pra que eu pudesse corrigir o texto. Agradeço de coração mas, veja bem, eu faço o máximo que eu posso para apresentar aqui um texto leve e o mais correto possível, então acho que ironizar dizendo que: “vírgula entre sujeito e predicado aprende-se na quarta série” foi desnecessário e ofensivo.
      E não vou escrever nada no word, primeiro porque ele que é mais burro do que eu. E a confirmação disso eu tive quando eu fazia faculdade de Letras Português-Inglês e literaturas (Brasileira, Portuguesa, Inglesa e Norte Americana) quando usei desta artimanha tecnológica e tive o pior resultado de um texto na vida. Segundo porque escrever um post toma um tempo enorme, principalmente pra acrescentar imagens, editá-las e fazê-las ficar nos parâmetros do site. Muito obrigado pela dica, farei uso dela no futuro.
      Beijo!

  16. Marcelle14/03/16 • 09h49

    Poxa, que triste isso né?
    A gente tem que ficar apertada dentro de casa. Na casa de uma amiga, o terrível mesmo é o banheiro. O box é minusculo, vc mexe o braço e bate do blindex. Que agonia.
    O pior de tudo é que estão cobrando uma fortuna por essas coisas 🙁

    • Tio Lelo21/03/16 • 17h31

      O coitado do box, cada vez mais apertado, lavar o cc é complicado, raspar as canelinhas é complicado… e se vc for gordin ou alto, corre o risco de ficar entalado ou ser eletrocutado. É quase tortura chinesa Marcelle =(

      Obrigado por ler a gente, beijo!

  17. Marcela Dohara14/03/16 • 10h06

    Ai xará, sabe que realmente concordo que temos nossa parcela de culpa nos tamanhos diminutos dos apartamentos? Mas como lutar contra quando TODOS os apartamentos que caibam no orçamento são assim pequeninos?
    Eu e o noivo decidimos a compra por um apt de 13 anos justamente pelo tamanho: depois de morarmos 2 anos em um apt de 37m² em Brasília, qualquer coisa acima disso é luxo! kkkk
    Beijão procê!

    • Tio Lelo21/03/16 • 17h34

      Marcela, minha xará da cidade que eu mais amo ( depois de Foz ) no Brésil… Eu conheço bem os imóveis aí… meu amigo construiu uma casa de 300m2 num terreno de mais de 1000m2 num condomínio no Jardim Botânico “Lago Sul” pelo preço de MEIO apto no Plano.
      É desumano. Mas eu tenho certeza que vcs estão mais felizes podem se espreguiçar agora, né?

      Beijão, obrigado por sempre estar jundo com a gente.

  18. Fernanda14/03/16 • 10h08

    Amei o post!

    • Tio Lelo21/03/16 • 17h38

      Oi Fernanda,

      Obrigado por ler a gente, volte sempre!
      Dessa vez eu esqueci, mas sempre sirvo uns gole pra vocês leitoras.

      Beijo!

  19. Ana Carolina14/03/16 • 10h12

    Adorei, Lelo. Trabalhei em construtora e sempre tinha aquele cliente que não visitou a obra, confiou apenas nos “desenhos dos móveis” da planta (não nas medidas reais) e acabava por e comprar móveis ou eletros que não cabiam no apartamento. Tem que ficar de olho mesmo.
    Beijos!

    • Tio Lelo21/03/16 • 17h41

      Exato Carolina! Sair comprando sem a medida real é muito perigoso.
      E pra quem não tem noção de tamanho, precisa muito visitar a obra e “sentir” o espaço.

      Obrigado pelo comentário

      =*

  20. Vanessa Maria14/03/16 • 10h18

    Olha, vou te dizer uma coisa. Comprei um apertamento de 50 m quadrados por que na epoca nao tinha dinheiro para comprar algo maior. Comprei na planta, e quando entregou eu pensei, caraca vou morar em um ovo que mal vai me caber dentro…

    Sou eu e meu marido e sabe que morando no apertamento aprendi a acumular menos, ter somente o necessário e isso refletiu diretamente em minhas finanças.
    Conclusão ; tirei uma boa coisa do fato de morar no ovinho pois sobra mais dinheiro para alguns luxos como viajar mais e guardar grana para o proximo apê que será um pouco maior com certeza …

    • Tio Lelo21/03/16 • 17h57

      Oi Vanessa,

      Olha, 50m2 pra um casal eu acho que já tá legalzinho =D
      Mas realmente tem a vantagem de não gastar tanto, sobra pra viajar e pra comer né, porque o gordinho aqui já transforma dinheiro em guloseima! hahahha

      Beijo!

  21. Pati Lima14/03/16 • 10h34

    Apenas 4 anos atrasada no post!!! Passei por isso, comprei uma Planta recebi outra, chorei quando peguei as chaves e ainda choro para mobilhar e decorar! minha planta é literalmente um corredor!!!

    • Tio Lelo21/03/16 • 18h00

      Calma Pati, calma…

      Como eu já disse mais acima nos comentários… o imóvel bom mesmo é o terceiro =D

      Agora vc já conhece melhor.

      Beijo!

  22. Amanda14/03/16 • 10h49

    Oi Lelo!
    Que post ótimo! Adoraria ter lido antes de comprar meu apartamento mas o mínimo de conhecimento de plantas me ajudou de qualquer maneira (por sorte) hahaha..Mesmo assim ainda esbarro em alguns probleminhas nessa fase da compra dos móveis, como por exemplo uma mesa que compraria a retangular e uma designer da loja me alertou sobre o tamanho do local e sugeriu a redonda para não sairmos trombando loucamente em quinas doloridas hauahah todo cuidado é pouco tratando-se dessas caixinhas de ovos.
    Adoro seus posts!
    Beijos

    • Tio Lelo21/03/16 • 21h47

      Oi Amanda!

      Realmente quinas são terríveis, mas há de se atentar, pois mesas redondas ocupam espaços ainda maiores para a circulação.

      Beijo!

  23. Monica14/03/16 • 11h31

    Lê-lo adorei suas dicas, hoje em dia querem enganar as pessoas de todos os dias

    • Tio Lelo21/03/16 • 21h54

      Oi Monica,

      Ainda bem que agora vcs já sabem como se defender!

      🙂

      beijo!

  24. Daiani14/03/16 • 11h33

    Ótimo post Lelo! Apartamentos que mais parecem uma lata de sardinha ou casa de pombo (como diz o meu pai) são uma triste realidade. Eu comprei um apartamento assim em 2012 e me viro nos 30 para deixar ele bonitinho e confortável, tento eliminar os excessos e viver dignamente com apenas o que considero funcional. Além do problema das medidas enxutas, vem junto uma série de “necessidades” atendidas pelo condomínio que nunca me fizeram falta: piscina, salão de jogos, espaço kids e por aí vai. Podem me chamar de chata, sou mesmo, mas não me sinto bem usando uma piscina lotada, as pessoas ficam ali se espremendo, isso não é vida neh! Churrasco na beira da piscina com amigos? Esquece, o condomínio é cheio de regras que desestimulam o uso dos espaços de uso comum. Salão de jogos? Sala de cinema? Nunca entrei. E o pior é que todas estas “comodidades” vem embutidas no preço do imóvel e do condomínio também.

    • Tio Lelo21/03/16 • 22h11

      Daiani eu não vou te chamar de chata jamais.
      Sobre lugares lotados, piscinas coletivas e afins eu vou te contar uma citação que minha mãe sempre diz:

      “Eu gosto de escolher quem vai suar em mim”. SABIDA, Mamys – Conhecimentos para a vida, Desde 1960 – Tupãssi PR.

      Então amiKa… eu te entendo sobre não descer pro play. E essas áreas são usadas só pelos mini-humanos, de preferencia gritando bastante. E encarecem tanto o imóvel quanto o condomínio. EU assim que puder, gostaria de mudar pra um prédio com planta livre, ou um condomínio bem pequeno, com no máximo 20 terrenos onde eu pudesse construir minha casinha de concreto aparente e esquadrias pretas.

      Beijo, obrigado por deixar seu comentário.

  25. JAQUELINE14/03/16 • 11h37

    to chocada and revoltada por ver que as medidas da primeira planta sao iguais a da minha casa que ate hoje me pergunto como 2 adultos e 1 crianca ( que precisa de muito espaço) conseguem viver ai kkkk é tipo se vc nao quer ver ninguem, esquece nao vai rolar o espaço nao permite esses luxos kkk

    • Tio Lelo21/03/16 • 23h06

      É Jaqueline, não está sendo fácil!

      Obrigado por participar =*

  26. Marina14/03/16 • 12h04

    Lelo, antes de mais nada, obrigada pelos posts, passei a olhar minha casa com mais carinho desde comecei a ler seus textos, buscando melhorar sempre os cômodos, para gostar cada vez mais do espaço que chamamos de casa.

    Tenho uma dúvida, não sei eu perdi o lance no final ano, com Natal e Ano novo, mas teve post dos Estilos 4 de 4??? (sem maldade na pergunta, hahahaha… mas ficou engraçado).

    Caso tenha como encaixar nos seus posts, gostaria de saber mais de sobre penteadeira e chapeleira. A penteadeira por motivos de: quero uma!!, mas a ideia da chapeleira é ter um local onde deixar acessórios que trazemos da rua, inclusive (e principalmente) para tirar os sapatos assim que entrar em casa (sem fazer da chapeleira uma sapateira, é claro).

    Faltou o drink desse post, sugiro apenas um shot de tequila, porque é só o que cabe nesses apErtamentos, hehehehe.

    Beijos.

    • Tio Lelo21/03/16 • 23h12

      oi Marina, olha, eu tô contigo na #tequila porque VISHE só shot mesmo.

      HEHEHEHE Olha, eu ainda não coloquei 4 de 4, por motivos de: vai ter muito estilo que eu amo, então quero escrever com carinho.

      Gostei da ideia do post de chapeleira, viu! aqui na região atendemos muitos orientais, e para eles é regra que o sapato sujo da rua não entre em casa. vamos falar disso sim!

      Beijo, obrigado por ler a gente e por comentar.

  27. Cris Leite14/03/16 • 12h42

    Tio Lelo vc é o máximo!!!! Pois bem, foi exatamente o que eu fiz quando peguei a planta da minha casa, comprei uma trena e lá vamos nós medir tudo no chão…assim temos uma noção maior de espaço…Eu sei que arquitetos tem meio que um padrão de medidas, mas olha só, 80cm para o vaso sanitário é pouco se vc quiser colocar o suporte do papel higiênico na parede…pode colocar mais uns 10cm ai. Aqui em casa deixamos com 90cm, mas se tivesse mais um espacinho eu acharia melhor!!!! Amo seus posts!!! Bjo

    • Tio Lelo21/03/16 • 23h16

      Cris meu amô!
      Nos 80 de largura pro cagadô eu tava falando do mínimo MESMO… porque a planta exibe um banheiro de 200×100.

      Eu, particularmente, não projeto banheiro menor que 240×120. é o mínimo para a dignidade humana – na minha opinião de pessoa roliça.

      Beijo, obrigado por comentar =*

  28. Thais14/03/16 • 12h48

    Lelo, adoro seus posts! Sempre leio e morro de rir com você! :’D

    Suas dicas são super válidas e você é mucho didático!

    Agora… Preciso da sua ajuda! Moro num apê que foi construído nos anos 90 e, algum dia, acharam que seria de muito bom tom fazer a cozinha e área de serviço com azulejo marrom no chão e bege quadriculado esquisito nas paredes. Não obstante, os móveis da cozinha são de um beginho apagado e a única janela é da área de serviço, ou seja, é tudo uma escuridão! Meu sonho, claro, é quebrar tudo e refazer a cozinha, mas a grana é curta! Como posso deixá-la menos bege e com opções mais baratas? Pensei em mandar as fotos para o Tem Jeito Decor, mas as imgs seriam muito chocantes, rs. Obrigada por ser sempre incrível!

    • Tio Lelo21/03/16 • 23h25

      Thais, nós somos fortes viu, manda pro tem jeito vai!

      =*

      PS: Já até pensei nas opções.

      =D

  29. Kaa14/03/16 • 13h18

    Meu Chapéu, Lelo!!!
    To com a cara no chão! Achei que podia confiar nesses desenhos! Adorava eles… Achei que fossem usadas medidas de móveis proporcionais e tal. Isso é mais propaganda enganosa do que comercial de shampoo, isso pode??!
    Se é pra iludir a gente… melhor nem fazerem os desenhos na planta… nossa to chocada!
    Vivendo e aprendendo, obrigada por abrir nossos olhos …e nosso coração! kkk

    • Tio Lelo21/03/16 • 23h31

      Caiu os butiá amiKAA !!!

      Não se desespere, agora vc sabe tá livre de ser enganada.

      Na verdade as prefeituras nos obrigam a colocar os móveizinhos nas plantas. Mas é desenho técnico, não esse coloridinho humanizado… mas tem que ter.

      Super beijo!

  30. Maria14/03/16 • 13h27

    Lelo, este foi um dos seus posts mais engraçados que já li! Amei! Me diverti muito! Bjs

    • Tio Lelo21/03/16 • 23h36

      Maria, Maria… (É um dom, uma certa magia/Uma força que nos alerta/
      Uma mulher que merece/Viver e amar/Como outra qualquer/Do planeta)

      Obrigado pelo carinho viu!
      Beijo enorme!

      Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
      Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!
      Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
      Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
      Hei! Hei! Hei! Hei!

  31. Jane14/03/16 • 13h38

    E quem já comprou tio, como faz? kkkkkk
    Meu apê tem 32m e foi o que a grana deu pra comprar nesse momento. Moro sozinha (estou amando :)…) e ainda não deu pra fazer o projeto da cozinha-lavanderia-sala de jantar-sala de estar! Sim, porque é exatamente isso que tenho que colocar em um único espaço. São três cômodos: quarto, banheiro (em um tamanho decente) e o resto. kkkkkk… tem um canto onde está o fogão (com o ponto do gás encanado), encostado ao fogão: pia da cozinha, e grudado na pia: o tanque! A máquina de lavar em frente ao tanque. Como ainda não comprei sofá a geladeira está na “sala” rs… e a mesa com as quatro cadeiras!!
    Adoro seus posts e a forma como você escreve!!! Parece que somos amigos íntimos!!! kkkkkkkkk
    bjos

    • Tio Lelo21/03/16 • 23h37

      Jane meu bem, vc poderia, porfavor…

      mandar a planta do teu apê pro titio?

      aguardo viu…

      Beijão !

  32. Hallinis14/03/16 • 13h44

    Hehehehe, Lelo você é o melhor, qualquer seruuuumano que ler o futilish com certeza vai querer consultar você antes de comprar até um garfo, porque vai que nem ele caiba no APERTAMENTO né, porque é assim que estamos vivendo. Seu humor melhora meus dias :), e essa foi a melhor: “nada mais é do que uma kitinete virgem… com o preço do casarão.” BEM isso!, parabéns como sempre!, me devendo visita e café! 😉

    • Tio Lelo21/03/16 • 23h40

      Hallinis meu bem, vc é minha prioridade qdo eu colocar meus sapatinhos de cristal na sua terra.

      Obrigado pelo carinho, por participar e por acompanhar a gente.

      Beijão!

  33. Verena14/03/16 • 13h51

    Tio Lelo Maravilha!

    Me senti famosa, global, amiga de infância lendo seu post!

    Muito Obrigada pelas dicas, prometo que vou desenhar tudo no chão antes da aquisição!!

    Você arrasa!!

    Beijos!

    • Tio Lelo22/03/16 • 21h45

      Verena meu amô, somos muito amigos de infância.

      Até fizemos salada de azedinha pras bonecas.

      HAHAHAHHA

      Tá, forcei.

      Obrigado por acompanhar a gente =D

  34. Larissa14/03/16 • 14h07

    Que post ótimo! É assim mesmo. Eu e meu marido moramos num apto de 36m^2. Apesar de ser bem distribuído, é apertado. Todos os nossos móveis tiveram de ser bem pesquisados, medidos etc. Bem sofrido, mas foi o que conseguimos alugar. Rs Por favor, dê dicas de decoração para micro aptos! Rsrs Beijos

    • Tio Lelo22/03/16 • 21h56

      Oi Larissa!

      A parte boa dos apê pititikos eh que tá sempre rolando uma encoxada, mantém o fogo da paixão sempre aceso. heheheeh

      Vou preparar sim, obrigado por participar, BJO!

  35. Fran14/03/16 • 14h19

    Senti na pele o drama desses projetos em micro apartamentos, na sala de estar integrada tem uma parede de 0,80 em que todas as saídas de TV a cabo, telefone e todas essas parafernálias saiam, agora me diz como eu coloco uma TV em uma parede de 0,80?!?!?!
    Resisti até o último momento, mas não teve jeito, tivemos de quebrar a parede pra passas a fiação e inverter a ordem da sala, estar ao lado do passa prato e jantar do outro lado, ainda é melhor do que uma TV de 29 polegadas em uma parede de canto, como somos só eu e o Digníssimo nao atrapalha tanto, mas…
    Bjo Lelo, adoro seus posts!!!

    • Tio Lelo23/03/16 • 12h11

      Oi Fran,

      eu sempre acho que os engenheiros não tem televisão, porque olha, está puxado!
      Algo que destrói muitos projetos é “passar do momento” de definir as posições de tomadas.

      Na próxima vc já sabe.

      beijo, obrigado por participar 😀

  36. Bruna T.14/03/16 • 14h51

    Genial seu post,Lelo. Fico feliz de ter lido isso aqui. Parabéns por ser um profissional tão sensato. Não é todo dia que a gente encontra esse tipo de texto por aí. Parece óbvio essa coisa de desenha no chão, avalia a metragem, mas a gente que é leigo não conhece o padrão de medidas e não acredita que estão enganando a gente tão descaradamente.
    Obrigada;*

    • Tio Lelo23/03/16 • 12h55

      Oi Bruna… pois é…. infelizmente as pessoas não se atentam aos detalhes… e qdo descobrem a verdade, é tarde demais.
      Avisa todo mundo pra desenhar no chão, hehehehe

      Beijo!

  37. Thais14/03/16 • 15h03

    Não concordo muito.. com certeza o tamanho dos apartamentos encolheram, e muito! Porém, é possível sim adequar a decoração e os móveis aos espaços disponíveis. Moro em um apto de 45m², e está muito bem adaptado. É só comprar movéis proporcionais ao ambiente e ao espaço, que tudo fica um charme e muito bem harmonioso.

    • Priscila15/03/16 • 16h59

      Que bom que para você os 45m² em que você vive está bem adaptado. Mas os problemas desses novos apartamentos são muito maiores para serem resolvidos apenas com móveis proporcionais.

      Tem plantas extremamente mal feitas em que simplesmente é péssimo de encaixar tudo e o pior, muitas vezes impossível de derrubar qualquer parede.
      Tem pessoas que não querem se livrar de móveis que já possui.
      Tem pessoas que não tem dinheiro para comprar os novos móveis proporcionais.
      Tem pessoas que só conseguem comprar um mini apartamento por causa dos altos valores e mesmo assim tem uma família com filhos que precisam caber naquele espaço apertado.

      São infinitos os problemas e não tão fáceis assim de resolver caso a pessoa não tenha verba o suficiente.

      Sei disso porque são exatamente esses os problemas que eu tenho todos os dias pra resolver para os meus clientes.

    • Bruna T.16/03/16 • 15h16

      Você viu falarem que vivem em apartamentos de 32m²? de 45 pra 32 é uma diferençona na prática. Não sei mesmo como adequam decoração num espaço tão pequeno. Entendo a necessidade e tudo mais,mas não concordar que é um espaço micro…

    • Tio Lelo23/03/16 • 14h49

      Oi Thais,

      em momento algum eu questionei a viabilidade ou a estética final dos espaços… Eu questionei a qualidade de vida mesmo.
      A ” obrigação” de ter mini móveis. não poder ter uma sala que comporte 2 casais pra um jantar por exemplo. E isso nos tais “studios” de 30 – 35 metros… os teus 45m2 não são maravilhosos, mas com certeza são muito mais legais.

      em 45 é capaz de fazerem um apto de 2 quartos, aí o filho pode dormir de pé dentro de uma porta do armário.

      Beijo

  38. Viviany Santos14/03/16 • 15h08

    Nossa que post ótimo, tão realista. As pessoas ficam tão empolgadas diante da ideia de ter casa própria que não enxergam mais nada. Um dia desses fui com algumas pessoas num empreendimento aqui perto da minha casa. A casa estava decorada e tudo era tão novinho que mascarava detalhes importantíssimos, como por exemplo, nós andávamos em fila dentro da casa.

    • Tio Lelo23/03/16 • 15h39

      Viviany esse foi um ponto muito bem observado por você.
      As decorações mascaram a diminuição das coisas. Até os corredores que eram de 80-100cm viraram 60cm.

      Obrigado por participar, BEIJO!

  39. Maria14/03/16 • 16h15

    Me mudei do interiorrrr (de um ap de 86m2), para a capital (ap 57m2).. Estou quase correndo louca com a falta de espaço! Aqui eu não posso nem dizer que tenho uma área de serviço, pois lá só cabem à máquina e a pia, uma na frente da outra, pois são 90cm!!!!! Da pra acreditar? Sabe o que é pior? A maior área do ap é na varanda.. É pra chorar? Sim ou com certeza? Acho que vou mandar um tem jeito para vc me ajudar com a sala Tá difícil, viu?

    • Tio Lelo23/03/16 • 15h43

      Oi Maria!

      Manda o TJD sim.

      =D E olha, essa questão da sacada é tensa. eu diria que 85% dos novos prédios são assim, a maior área é a sacada “gourmet” daí no final das contas, pras pessoas não terem que cortar a unha do pé a cada dois dias, os prédios fecham as sacadas com vidro e transformam em sala.

      Obrigado por acompanhar a gente, beijo!

  40. Mari14/03/16 • 16h22

    Nossa, quase caí nesse golpe dos móveis terem dimensão distorcida, no caso, diminuída. Uma amiga engenheira que me deu dica. Aí fui ver o apartamento pessoalmente… Decepção total. Acabei optando por construir uma casa. Iniciei um relacionamento íntimo com a trena, medi tudo que teria ter dentro de cada cômodo e passei pro engenheiro. Óbvio que nem tudo saiu como eu planejava, mas ao menos minha casa ficou super bem dividida e cabe tudo o que preciso! Bjooo Lelo

    • Tio Lelo23/03/16 • 15h47

      Mari, vc tem meu coração!

      coisa linda você apaixonada pela trena.

      Realmente, se as pessoas calculassem, construiria uma casa.

      Obrigado por testemunhar, beijão!

  41. Cláudia14/03/16 • 17h35

    AMEI seu post!! Realmente na planta cabe tuuuudo e na vida real nem tudo…. difícil é ter a percepção!!!

    • Tio Lelo23/03/16 • 15h50

      Cláudia, é bem isso, tentar treinar a percepção.

      obrigado por participar,

      =*

  42. Maria Augustha14/03/16 • 18h02

    Lelo! Muito bom!!!

    A parte do MCMV é 100% real. Durante a faculdade estagiei em uma construtora que realizava obras nesse padrão. Já presenciei muitas e muitas historias. Acho que nos profissionais temos a obrigação de orientar que essas práticas (erro de concepção) acontecem.
    A Norma de Desempenho, veio para ajudar bastante nessa questão de tamanho mínimo para os mobiliários.

    • Tio Lelo23/03/16 • 15h54

      Oi Maria sua linda!

      Quem bom que vc também está na guerra por casas mais confortáveis para os humanos.

      Beijão!

  43. Jane14/03/16 • 19h59

    Como sempre incrível suas dicas! Todos deveriam ler esse post antes de pensar em comprar um apartamento.

    • Tio Lelo23/03/16 • 16h16

      Obrigado pelo apoio Jane!

      Avisa as amigas pra ler o fufu.

      Beijo grande!

  44. Ana Cunha14/03/16 • 23h33

    Oh, tio, legal saber que o tio morou na minha city. Nunca tinha comentado nos postos de decoração, mas como esse fala de Joinville, aí me senti na obrigação. Fora isso, amei as dicas. O tio arrasa como sempre.

    • Tio Lelo23/03/16 • 16h49

      Oi Ana, obrigado por participar e por ler a gente.

      Beijo!

  45. Karla15/03/16 • 08h07

    Não conheço uma pessoa sequer que não teve problemas com a compra do primeiro apartamento. O mais comum é demora na entrega e financiamento. A partir daí, o inferno é o limite…
    Ótimo post!

    • Tio Lelo23/03/16 • 20h18

      ai Karla… não desanime assim as pessoas hehehehhee

      Tudo dá certo no final…

      Beijo!

  46. Flávia Guerra15/03/16 • 08h34

    O Post relata totalmente a realidade Lelo!!!
    Sou arquiteta e trabalhei numa construtora que pediam para diminuir o tamanho dos móveis na planta humanizada para dar a impressão de que o apartamento era maior. Um absurdo, não fiquei lá uma semana.

    • Tio Lelo23/03/16 • 20h30

      Parabéns Flávia!

      Precisamos de gente assim nesse Brasil.

      BEIJO BEIJO BEIJO!

  47. Gláucia15/03/16 • 10h29

    Amei o post!
    Muito esclarecedor!

    • Tio Lelo23/03/16 • 20h33

      Obrigado por ler a gente Gláucia, e por participar.

      =*

  48. Maria Celia15/03/16 • 13h39

    Nunca morei em tão pouco espaço exceto qdo alugo para viagens ( Airbnb ou Housetrip) mas li tudo porque sempre se aprende com voce e sobretudo para dar muitas risadas com os seus comentarios. Amei

    • Tio Lelo23/03/16 • 20h34

      Hey Maria Celia, obrigado por ler a gente =D

      Beijo !

  49. Nina15/03/16 • 14h09

    Lelo, seguindo o tema de apertamento, o meu tem um mini banheiro de 1,20×2,80, contando desde a porta até o fundo do box. O vaso encosta no box, a porta do box aberta ocupa meio banheiro, enfim, vida que segue. Gostaria de um post de decoração simpática para banheiros pequenos (cores claras? ponto escuro? e quem quer uma bancada em madeira de demolição?), principalmente meu desejo: papel de parede vinílico!! (vai no box? colorido cansa? padronagem francesa é fácil de montar ou o risco de virar bagunça não compensa?). Sugestão com interesses. Obrigada, continue sempre evoluindo, com a linguagem acessível sem se preocupar com comentários rígidos, isso aqui é internet, não colégio interno. Parabéns.

    • Tio Lelo23/03/16 • 20h39

      Nina sua linda…

      Só porque vc semeou amor aqui…

      cores claras = de preferencia
      ponto escuro = no móvel fica bom
      bancada em madeira de demolição = exige manutenção constante, senão apodrece.
      papel de parede vinílico = em banheiro só se for um gigante e ele ficar longe de qualquer umidade.
      vai no box = não pode chegar nem perto de água
      colorido cansa = não
      padronagem francesa = calcule 20% a mais de área para cobrir as perdas de desenhoe pequenos e médios, ou 30% para desenhos grandes.

      Muito obrigado por ler o fufu.

      Beijo!

  50. Jessica Pedroso15/03/16 • 16h28

    Muito bom!!! Sempre me perguntei o por que das pessoas comprarem imóveis minúsculos por um preço alto! beijos

    • Tio Lelo23/03/16 • 20h40

      Então Jéssica… a falta do entendimento dos espaços é um fator… ou fazem esforços pra viver mal, porem estar perto das coisas que gostam.

      Beijo!

  51. 15/03/16 • 18h11

    Excelente texto Lelo querido. Ri com o ” qualquer tripa de terra, que não serviria pra estacionar um bode…”
    Há um tempo atrás eu e meu esposo fomos ver um decorado. Saímos de lá triste, pois não queríamos de modo algum viver em um cubículo. O que nos fez ver que ainda faltava, e falta, um bom tempo para juntar um dindim para partirmos para uma coisa mais digna. Então por hora, é trabalhar e esperar, mas comprar o tal apertamento nem pensar.
    Um cheiro!

    • Tio Lelo23/03/16 • 20h45

      Su minha querida, que bom que vcs escolheram esperar!

      Posso sugerir? Verifique disponibilidade de leilões de imóveis, geralmente a Caixa Econômica e o Banco do Brasil têm. Lá vc encontrará imóveis antigos de metragem boa, com a possibilidade de financiar. Provavelmente vc precisará fazer uma reforma, entretanto, viverá com um conforto maior.

      Beijo!

  52. elenice16/03/16 • 09h35

    nossa, vc leu meus pensamentos, penso exatamente isso, comprei minha casinha final deste ano, levei quase um ano procurando, pq queria uma casa no mínimo digna, queria uma garagem p dois carros, area de serviço desmembrada da cozinha e uma banheiro q pudesse girar la dentro, vc esta certo culpa e das pessoas que compram sem avaliar a situação, vão aceitando tdo…..bravo parabens

    • Tio Lelo23/03/16 • 20h58

      Parabéns pela casa nova Elenice!

      Beijão!

      Ahhh! dá um pivô no banheiro por mim!

  53. Clarissa16/03/16 • 11h32

    Te amo Lelo!!!!!!!!

    • Tio Lelo24/03/16 • 13h09

      Obrigado Clarissa!

      Beijo

  54. Flávia16/03/16 • 11h48

    Perfeito o post!

    • Tio Lelo24/03/16 • 13h17

      Obrigado por participar Flávia =D

  55. Nanita17/03/16 • 23h47

    Parabéns pelo post, Léo! Um dos melhores escritos até hoje, se não for o melhor! Suas palavras mostram profissionalismo e preocupação com o cliente, não só em vender um serviço, mas sim em deixar o cliente satisfeito. 😀

    • Tio Lelo24/03/16 • 13h37

      Hey Nanita, obrigado pelo carinho =D
      Para mim, realmente é mais importante a satisfação. Meu trabalho se conclui quando vocês não precisam mais se preocupar com as coisas.

      Beijo!

  56. Angelica18/03/16 • 11h06

    Oii adoro o futlish e os seus posts tb! Queria uma ajudinha pra consertar a sala do meu apartamento. Ela é grande, porém quadrada e achei mal projetada,eu e meu esposo nao nos sentimos a vontade nela. Na planta original, a tv ficava proxima a cozinha, não gostava de sair da cozinha direto pro tapete e sofa e tv e entao ir comer na mesa, entao contratei um arquiteto que sugeriu mudar a tv pra outra parede, otimo, adorei. A reforma aconteceu, porém, quando terminamos de colocar os moveis achamos tudo grande demais e nao temos espaço pra circular nem nos sentimos a vontade em nenhuma das duas salas. A de tv ficou com o sofá muito proximo, a de jantar ficou espremidinha e de cara pra tv. Af, pensamos em tirar uma cristaleira que temos e mudar a tv pra lá, mas n vimos nenhum apt fazer isso, o espaço na parede é pequeno e ficariamos sentados de frente pro corredor, porem ficaria bem mais confortavel e espaçoso. Enfim, nao fizemos isso pq temos medo de errar mais uma vez.
    Posso mandar fotos e vc me ajudaria nessa composição da sala quadrada?

    • Tio Lelo24/03/16 • 13h39

      Oi Angélica, manda sim, manda pro email que a gente discute 😀

      Beijo!

  57. Flavinha21/03/16 • 17h09

    Não sou arquiteta mas esses plantas/ desenhos não me enganam.
    Eu bato o olho nas medidas e já começo calcular de cabeça o que cabe e o que não cabe ai.
    Agora o que mais me irrita nessas plantas hoje em dia é o fato do quarto principal não caber um armário que comporte a roupa de 2 pessoas. Eles fazem um quarto de casal com um espaço que cabe um armário esdruxulo. Sério, #NAONDE cabe roupa de duas pessoas num armário desses? Nem as minhas roupas caberiam, e olha que eu sou pessoa desapegada que nem tenho mtas coisas…

    • Tio Lelo24/03/16 • 13h42

      Flavinha meu bem, é incrível o desprendimento do povo que projeta imóveis que custam 350 mil ( para cima )eu acho que são todos naturistas… porque realmente, geralmente não cabe um armário maior de 200cm nos novos imóveis. o que mal daria para um homem, quiçá para uma mulher.

      Obrigado por atentar para esse ponto.

      Bjo!

  58. Iraci23/03/16 • 13h00

    Vivi a vida inteira em casas bem espaçosas e agora tive que mudar pra um ap que nem é tão pequeno e me sinto sufocada! Sem contar todas as chatices de se viver em ap, os barulhos dos vizinhos, problema com secar roupas, e por ai vai.. Chatices de quem sempre foi espaçosa e agora tem que se encolher. Nem consigo imaginar como alguem vive num espaço tão pequeno. Conheço uma familia de 4 pessoas que vivem num ap de 35m e ja da falta de ar so de imaginar.
    Mas como nada é perfeito na vida, o quarto do ap que estou tem armarios suficientes pra mim e meu esposo (sendo que na casa antiga ocupavamos armarios dos 3 quartos. Mas em compensação não sobrou espaço nem pra uma tv. Trouxemos na mudança duas tvs e teremos que nos desfazer de uma já que não tem espaço em nenhum quarto.
    Que vida essa de cidade grande!

    • Tio Lelo24/03/16 • 13h46

      Olá Iraci, realmente, está difícil para os humanos na cidade grande… eu não gosto de TV no quarto, então… acho ótimo que a sua não coube. No quarto vc deixa pra fazer outras coisas.

      Beijo e obrigado por participar!

  59. Fernanda01/04/16 • 10h34

    Passa o seu snap please???