Lifestyle
Dica da Leitora Trip
07 dez 2014, 29 comentários

Dica da Leitora Trip – Porto / Portugal

Semana passadas fomos conhecer a Ilha da Madeira em Portugal e vamos aproveitar que estamos na terrinha e que tal conhecer o Porto?? E teremos várias dicas, já que duas leitoras enviaram suas impressões e recomendações sobre a cidade! Vamos primeiro com a Luiza:

“Bom, vamos lá. Em agosto/14, fiz uma viagem de férias por Portugal e Barcelona com mais dois amigos aqui do trabalho, a viagem foi sensacional e rendeu muitas fotos e muitas risadas. Fomos a lugares lindos, mas creio que a cidade do PORTO foi uma unanimidade, A-MA-MOS, e são de lá as dicas que tenho. Um passeio e um restaurante.

Primeiro o passeio. Quando definimos o roteiro e incluímos Porto, imediatamente o meu pensamento foi remetido a “quanto vinho do Porto” eu beberia…rs. Iniciadas as pesquisas sobre o tema, descobrimos que na verdade as melhores caves de vinho do Porto não ficam no Porto, mas na cidade vizinha de Vila Nova de Gaia. Atravesse a ponte D. Luís I e chegará a Gaia. Inclusive é de lá que se tem a melhor vista da ribeira do Porto.  Achamos vários blogs dizendo que é so chegar na ribeira de Gaia e as caves estarão lá…uma ao lado da outra, e realmente estão. Mas minha dica é: não fique restrita as caves da ribeira, nelas você so encontra uma degustação simples do vinho do Porto, nada demais. 

Minha sugestão é a visita a cave de vinho GRAHAM’S . Essa cave de vinhos é super tradicional, tem uma vista linda do Rio Douro e foi o único vinho do Porto servido no Jubileu da Rainha Elizabeth II, em 2012 (Graham’s, safra 1952). O passeio foi sensacional e superou nossas expectativas.  Quando saímos do passeio de barco no cais da ribeira, já em Gaia começamos a procurar o endereço da cave e uma senhora muito simpática nos informou assim “é perto, só seguir a ribeira em direção oposta a ponte, e subir a tundra, fica ao lado direito” … RS… Como ela disse que era perto fomos andando para conhecer o local, mas gente é uma tundra e tanto. Depois descobrimos que o “perto” fica a 2 km da ponte.  Então se você já estiver cansada ou tiver algum tipo de mobilidade reduzida, pegue um taxi, vai valer a pena!

Chegando lá nos deparamos com um lugar LIN-DO, a estrutura é espetacular. Fizemos o passeio completo:  museu + tour guiado pela cave + degustação de 3 vinhos, isso tudo pela bagatela de 5 euros cada. Fomos informados na recepção de que existiam vários níveis de degustação, da iniciante a avançada, mas como não conhecíamos muito bem, ficamos no nível básico mesmo, mas não se intimide, foi excelente. Agora atenção! Se você irá fazer o passeio guiado pela cave (tem que fazer), ligue e pergunte qual o horário em português, ou inglês. Os passeios saem de hora em hora e cada horário em uma língua diferente. Eles tem guias que falam português, inglês, francês, alemão, russo e espanhol. Não é necessário agendar.

Iniciamos o tour pelo museu, com um vídeo explicativo sobre a origem do vinho do Porto, depois partimos para o passeio pela cave onde tivemos uma aula sobre os diferentes tipos de vinho e como identifica-los. O passeio foi finalizado com a história do vinhedo Graham’s. E, ao final fomos para a sala de degustação. Nossa guia era super simpática, aliás, todos eram muito atenciosos, nos explicou cada vinho, processo de fermentação e escolha das uvas. A experiência foi surpreendente!!! Confesso que não amei todos os vinhos, mas o passeio foi incrível. Com certeza vou voltar para fazer a degustação com a harmonização com comida. (essa degustação começa em 10 euros e vai subindo de acordo com o vinho). Saindo da Cave tem uma loja, lá compramos vários vinhos de vários tamanhos, ótimo para presentes. Tinha vinho para todos os bolsos, de 5 euros a 500…rs Comprei vários presentes, todos super bem embalados. Obs: tem uma loja no aeroporto.

 unnamed12

unnamed8

unnamed11

unnamed6

unnamed7

unnamed9

A segunda dica é um bar & restaurante: o Clérigos Vinhos e Peticos. Fica localizado na Rua das Carmelitas, 151, na galeria Paris. Se você vai ao Porto com certeza irá visitar a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello, o restaurante fica exatamente na galeria que liga os dois pontos turísticos, super fácil de localizar. O lugar, na verdade é um complexo gastronômico, de um lado fica o bar de tapas e do outro lado o restaurante. Gente, o lugar é lindo… divino…muso! Fomos a noite ao bar de tapas, ficamos na varanda, pois meus companheiro de viagem são fumantes, e gostamos tanto que voltamos no último dia para almoçar no restaurante. O ambiente, o atendimento, as comidas e as bebidas…tudo perfeito. Tem opções para todos os paladares, carnes, peixes e vegetariano. E o preço??  O preço foi a melhor surpresa. Nós 3 pedimos entrada (duas inclusive), prato principal, sobremesa, café, uma garrafa de vinho e uma de prosecco, e a conta ficou em aproximadamente 120 euros, ou seja, 40 euros para cada. Super razoável!!! Estou mandando a foto do cardápio (do bar de tapas) que não me deixa mentir. Comemos muito…mas muito mesmo…e muito bem!!! Vale passar por lá!!!  Cony, não achei o site, so o perfil no Facebook.

 collageporto1

unnamed

unnamed2

Bjs… sucesso sempre, Luiza¨

Obrigada Luiza! Adorei suas dicas! E agora vamos com a Thayse??

“A cidade do Porto fez parte do roteiro da nossa lua de mel pela Espanha e Portugal em março/abril de 2012. Meu marido e eu desembarcamos em Madri, ficamos por alguns dias, depois alugamos um carro e percorremos cidades próximas como Segóvia e Toledo. Depois seguimos em direção àPortugal, visitando ainda no caminho as cidades espanholas de Ávila e Salamanca. Já estávamos encantados com todas estas cidades quando então chegamos ao Porto, e foi paixão a primeira vista!

thayse1

Lembro que chegamos ao hotel e logo após o check-in já saímos para conhecer a cidade. Estávamos hospedados em Gaia, que é uma cidade vizinha, separada apenas por uma ponte. Pegamos uma espécie de trem de superfície (semelhante à um monotrilho) à caminho do Porto e quando estávamos sobre a ponte lembro do meu marido olhar pra mim e dizer: “olhe pela janela”. Foi quando me deparei com uma das paisagens mais lindas que já vi em minha vida. A cidade debruçada numa encosta gigante abaixo de nós, e o rio Douro (ou Rio D’Ouro) correndo tranquilo ao longo do vale! O que encanta no Porto é justamente essa topografia, a cidade acompanha o curso do rio por entre os rochedos.

thayse2

A parte histórica também é riquíssima, as ruas e casas tipicamente portuguesas, que parecem ter parado no tempo, são encantadoras.

thayse3

Outra experiência maravilhosa é andar no teleférico, que fica em uma das margens do rio e te leva da parte baixa da cidade (na margem do rio) para a parte alta sobre a ponte, onde oferece vistas espetaculares do rio e das encostas.

thayse4

Fazer uma visita à pelo menos uma das caves de vinho do Porto é imperdível. São várias, visitamos a cave Quevedo, que nos ofereceu uma degustação de todos os tipos de vinho que fabricam, acompanhados de deliciosos aperitivos. Ainda nos explicaram sobre os tipos de uvas, o processo de fermentação e armazenamento. Trouxemos um vinho de cada tipo para presentear os parentes e amigos.

thayse5

Aprendemos lá que o que diferencia o vinho do Porto de um vinho “comum”, além das uvas especificas, é o processo de fermentação. Um vinho normal tem um processo de fermentação longo, que pode durar meses, até que todo açúcar das uvas seja transformado em álcool. Já o vinho do Porto tem sua fermentação interrompida logo no início do processo, sendo realizada a adição de aguardente ou brandy (conhaque).

thayse6

Com o processo de fermentação interrompido, significa que o açúcar natural da uva não vira álcool e “carameliza”, e por isso o vinho do Porto é tão doce e um pouco “melado”. A alta concentração de álcool não é puramente da uva, e sim do brandy ou da aguardente, e logo é um vinho de altíssima concentração alcoólica, com uma media de 20 e poucos graus, enquanto que um vinho de mesa comum tem uma media de 5 a 7 graus de álcool. Muito interessante!

Uma viagem ao Porto não esta completa sem um tour em um das dezenas de Caves! Todas tem diferentes opções de passeios guiados e essas visitas podem ser feitas em vários idiomas e variam entre 15 minutos à algumas horas, e quase todas incluem uma degustação.

Outro lugar encantador é a foz do rio D´Ouro com o Oceano Atlântico. Nas proximidades da foz o rio se alarga abrindo um imenso arco em direção ao Oceano, fantástico! Percorrer a orla do rio também é uma delícia. A pista por vezes passa ao lado do rio, vezes por cima, um encanto!

thayse7 

Portugal tem outros lugares lindos, mas a cidade do Porto, na minha modesta opinião, é o auge do deslumbre!”

  • Sabe o que mais me chamou a atenção nos dois emails? Tanto a Luiza quanto a Thayse ficaram APAIXONADAS pelo lugar!!! Fiquei com muita vontade de conhecer o Porto, confesso que não imaginava que poderia ser tão lindo e interessante! Estou adorando a viagem de vocês, semana que vem tem mais lugar bacana para gente passear. Muito obrigada Lu e Thayse!
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
29 comentários em “Dica da Leitora Trip – Porto / Portugal”
  1. regina07/12/14 • 18h03

    Eu recém vim de Portugal, a cidade do Porto é tão linda! Eu fui na Sandman e na Croft adorei as duas caves. Pena que choveu muitoquando estive lá. Recomendo a qqer pessoa que vá para Portugal ir ate o Porto.

  2. Cristina07/12/14 • 18h25

    Fico feliz de ver as tanta gente apaixonada pelo Porto! A minha cidade é linda realmente 🙂

    Parabéns pelo blog Cony!

  3. Mariana07/12/14 • 20h05

    Oi Cony! Eu vivo no Porto, e apesar de ver estas paisagens todos os dias, fico sempre encantada! É uma cidade grande, mas ao mesmo tempo tem características de pequenos bairros, em que as pessoas se conhecem e são super hospitaleiras! O Porto é também uma cidade muito ligada à moda e às artes, tem até uma rua, a Rua Miguel Bombarda, dedicada quais exclusivamente a galerias de arte. No centro encontramos muitos grupos de jovens alternativos, ligados à música, moda e arte em geral. É uma cidade muito completa, tem o melhor dos dois mundos: a diversidade e de uma cidade grande e o aconchegamento de uma cidade pequena. Venha conhecer o Porto Cony, vai adorar!
    Beijos**

    • Eliane Silveira08/12/14 • 10h59

      Quais as ruas interessantes para moda, Mariana?

      • Mariana09/12/14 • 15h56

        A rua Miguel Bombarda tem ateliers de estilistas também, mas a rua com a maioria das lojas é a rua de sta. Catarina! Encontram desde comércio tradicional e boutiques até lojas como Zara, Bershka, Stradivarius, Benetton. Também há na Avenida da Boavista boutiques de luxo e uma Fashion Clinic no fundo da Avenida dos Aliados. Qualquer dúvida é só perguntar 🙂

  4. Pamela07/12/14 • 20h15

    Oi Cony, acho que já comentei mas tem tanto tempo, mas adoro seu blo venho todos os dias dar umas visitinhas.
    Bem eu moro em Portugal, em Coimbra e fiquei espantada com o preço da degustação, 5€ bem baratinho mesmo, mas agora o restaurante nossa tem que ser muito chique e fantástico para ficar isso tudo gente, 120€ é muito mesmo, 40€ por pessoa só em restaurante 5*.
    Mas adoro todos os seus posts sou viciada super fã.
    Beijos

    • Claudia08/12/14 • 01h42

      Oi Pamela, moro no Rio de Janeiro mas sou Portuguesa. Só para dizer que entendo o quer dizer. É que para Portugal 40€ é muito dinheiro mas comparativamente com a realidade daqui nao é tanto assim. Resumindo, não é que aí seja barato, aqui é que é caro.

  5. Daniela07/12/14 • 22h45

    Muito legal ler sobre Porto, e adorei as fotos. Assim como a Luiza e Thayse, também me apaixonei pela cidade.

    Para comer recomendo o Essência Restaurante Vegetariano: a comida é deliciosa, e o atendimento e ambiente são excelentes!!

  6. Paula08/12/14 • 00h47

    O Porto é lindo, infelizmente só estive lá uma vez e fiquei pouco tempo, dois dias apenas.
    Portugal tem lugares maravilhosos e vale muito a pena visitar. No meu blog dou dicas de Lisboa, mas ainda falta falar de alguns dos meus lugares prediletos nos arredores da cidade: Óbidos, uma vila medieval maravilhosa; Sintra, cidade fofa que lembra Petrópolis (guardadas as devidas proporções) e Nazaré, uma antiga vila de pescadores que hoje é uma linda cidade de veraneio.
    Cony queria te convidar pra conhecer a minha página, só não repara pq estou começando e é tudo muito amador, mas feito com todo amor…rsss
    http://www.frivolitedujour.blogspot.com.br

  7. Fernanda08/12/14 • 05h24

    De todos os lugares que conheço da europa, Portugal é onde come-se melhor e com o preço mais justo, na minha opinião!!!
    Adorei as dicas!!!

  8. Thayse08/12/14 • 08h08

    Ai que emoção ver minha história aparecendo no meu blog favorito!
    Obrigada pela publicação, Cony, quis compartilhar com todas vocês queridas um pouco desses dias, que foram os melhores da minha vida! Lua de mel por si só já é uma delícia, em um lugar perfeito como esse é ainda mais inesquecível.
    Portugal é tudo de bom, e ainda tem a facilidade da língua, não deixem de conhecer!

  9. Bia08/12/14 • 08h46

    Portugal fazendo sucesso!! Gosto muito. rsrs

    Cony, recebeu minhas dicas de Coimbra? Outra cidade imperdível desse país lindo.

  10. Priscila08/12/14 • 10h34

    Ahhhh não acredito! Minha sugestão para essa tag seria o Porto 🙁

    Engraçado que o Porto tem sido maioria esmagadora na escolha dos turistas brasileiros.. O povo do norte costuma ser mais fechado, sério, e o Porto tem um quê meio londrino, nublado, chuvoso.. mas mesmo assim está na moda! 🙂

    É uma cidade lindíssima, vale a visita, assim como o restante de Portugal!

    beijinhos

  11. Eliane Silveira08/12/14 • 10h54

    Cony, você poderia pedir para as meninas falarem uma média gasta com as viagens? Isso ajuda a gente se planejar para fazer essas viagens incríveis! 😉

  12. Eliane Silveira08/12/14 • 11h01

    Pessoal, tem uma época do ano ou estação que seja melhor para viajar para lá?

    • Priscila09/12/14 • 12h12

      Eliane, o ideal é vir entre março e outubro. É meio difícil prever o tempo hoje em dia, este ano, por exemplo, as chuvas vieram cedo.. Mas acho que esse período que indiquei é o mais apropriado.

    • Thayse09/12/14 • 15h54

      Eliane, eu fui no final de março. O tempo estava ótimo, nem frio nem calor, e todos os dias ensolarados, deu pra passear bastante.
      Sempre recomendo para quem quer ir pra Europa ir nos meses de primavera ou outono, pra mim são as melhores épocas. Temperatura amena, e menos muvuca.
      Meu instagram é cheio de dicas de viagens, @thayse_cs

  13. Luiza08/12/14 • 11h29

    Oi Cony, adorei que vc publicou minha dica. Adoro seu blog, e é uma das minhas leituras diárias, e poder participar é uma delícia…rs. ps: A cidade do Porto é realmente maravilhosa, você vai gostar. Bjos e sucesso sempre.

  14. Rachel - Apenas Um Palpite08/12/14 • 11h32

    Cony, graças a Deus eu já tive oportunidade de conhecer muitos países pelo mundo, mas a cidade do Porto é, sem dúvida, uma das minhas favoritas! Fui criada em Portugal, numa cidade próxima ao Porto, mas minha família ainda reside lá, então sempre que vou à Europa, dou uma passada pela terrinha. A experiência de sentar numa explanada e tomar um fino (é como eles chamam o chopp!) com tremoços à beira do Rio D’Ouro é simplesmente espetacular. Os jardins do Palácio de Cristal também são um ponto imperdível, aliás, todos os jardins de Portugal são sempre lindos e muito bem cuidados! E não se pode deixar de comer uma francesinha, que é um sanduiche típico de Portugal, vá ao bar do Piolho, na baixa do Porto! Portugal é muuuuito amor!!!!!

  15. Van08/12/14 • 12h48

    Nossa, também me surpreendi com o relato das meninas! Certamente vai para a listinha de lugares à visitar!!!
    =)
    Estou adorando a tag!!
    Bjuss

  16. Milena08/12/14 • 12h55

    Ahhhhh o Porto… Papis é português, de Gaia, a família toda mora lá. Já fui diversas vezes e pensei em escrever essa dica, mas confesso que rolou uma preguiça… Kkkkkkk Sou apaixonada por Portugal, mas o Porto realmente tem algo de especial. Essa vista de Gaia para o Porto é simplesmente espetacular. Aproveitando as dicas, sugiro que estando em Gaia , suba à Serra do Pilar pata se ter uma visão de cair o queixo. Outra dica é visitar o hotel the Yeatman, um 5 estrelas em Gaia, com uma visão espetacular ( que repetitiva… Kkkk) do rio Douro. O hotel tem uma diária salgada, mas tem day use. Desculpem, mas não lembro o valor… O hotel tem um spa Caudalie pra quem interessar. Outro passeio super bacana é pegar um barco que sobe o Douro em direção à região onde estão as quintas que produzem as uvas para fabricar o vinho do Porto. O passeio de dia inteiro custou 60 euros há 2 anos atras e incluiu almoço com bebidas. A volta é feita de comboio (trem). Próximo ao Porto há uma infinidade de cidades lindas pra se conhecer, como Braga, Guimarães, Viana do Castelo. Alias, Portugal inteiro é uma grande pedida! A língua é a mesma, povo acolhedor, cidades lindas, estrada excelente, comida espetacular e vinho, ahhhh o vinho…

  17. Priscila08/12/14 • 15h20

    Só achei um pecado ir a Portugal e comer tapas haha tanta comida beeeem melhor e tradicional portuguesa..

    (nossa, só consegui postar o comentário agora, tava dando erro antes)

  18. Fátima Fernandes Valente08/12/14 • 15h37

    Querida, você nem faz ideia de quão Portugal inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, é lindo, simplesmente encantador!! BJs!

  19. Marô08/12/14 • 16h19

    Amei Porto e arredores e recomendo p ir tanto acompanhada quanto sozinha. Meu marido não pode ir, fui sozinha e me senti mega bem, adorei mesmo tudo e os preços foram ok.
    Agora bota pa nóis um roteiro baratex q o avião gastou todo meu din din 😀
    Bjx!!

    • Carla09/12/14 • 13h58

      Marô, fique atenta as MEGA promoções da TAM! As duas vezes que fui para europa comprei passagens nessa promoção. Uma para Italia em 2013 paguei 750 ida e 750 volta! E nesse ano para Paris deu 2.000 ida e volta por pessoa!! Bem barato..as vezes nais barato q viajar aqui dentro!! E agora a TAM vai até Lisboa!!Espero conseguir esse ano ir para Portugal desse jeito!!

  20. Paula09/12/14 • 14h05

    Concordo com Fátima, Portugal inteiro é lindo e encantador.
    Recomendo fortemente e não vale fazer dieta porque é um dos lugares da Europa onde se come melhor e com preços bem mais justos.
    Beijos Cony, adoro o seu blog! Você é muito diva inspiradora rssss.

  21. Renata09/12/14 • 18h56

    Cony, estive em Porto em maio deste ano e amei!! Cidade linda! Não sei se já falaram nos comentários, mas lá tem um café mto fofinho chamado Café Majestic, eles servem um drink (esqueci o nome, mas quase todo mundo pede) com Prosecco e frutas vermelhas que é deliciosooo!

  22. Juliana10/12/14 • 10h27

    Já tive o prazer de conhecer o Porto e realmente vale muito a pena!
    A dica imperdível: NÃO SE PODE SAIR DO PORTO SEM COMER UMA TRADICIONAL FRANCESINHA, um sanduíche típico da região, bem suculento e diferente do que vemos por aqui! Mas é importante saber onde tem uma boa francesinha, porque uma francesinha mal feita é “uó”. Infelizmente, não lembro nomes de rests.
    Um bom bacalhau ao braz também é essencial!
    A visita aos jardins do palácio de cristal também é uma boa pedida, assim como conhecer as lindas igrejas da parte histórica da cidade.

  23. Ana10/12/14 • 19h35

    Portugal é show!