Lifestyle
Mi Casa Su Casa
23 maio 2015, 89 comentários

Mi Casa, Su Casa – Papel de Parede!

Bom diaaaaa! Hoje é dia do Lelo alegrar nosso sábado com suas dicas e informações super instrutivas e bem humoradas sobre decoração e arquitetura! O tema de hoje é: PAPEL DE PAREDE!

¨Então Fufushas! (E os leitores hombres también!)

Aos poucos eu vou perdendo a vergonha de parecer nojento soberbo, e vou falando um pouquinho mais.

Eu tive o privilégio de conhecer gente boa (elegante e sincera) no meu caminho, uma colega na faculdade de arquitetura que me conseguiu uma entrevista de emprego, onde eu estou faz quase sete anos trabalhando com interiores. Nesse período, pra quem achava que sabia sobre decoração, eu descobri que ainda estou engatinhando. Sou apenas um bocó com acesso a fornecedores e detalhes técnicos. Aprendi sobre mobiliário, principalmente residencial, depois corporativo e nesta última semana de maio estarei em SP dando bafão e fervendo horrores, em treinamento na área de mobiliário hospitalar. Dentre tantas coisas, como tapetes, painéis, cortinas, tecidos…

HEY essa introdução já tá muito longa e eu nem ofereci um Chai pras bonitas:

Chai

PLIM PLIM!

Então, entre as coisas que eu pude conhecer, está nosso tema de hoje: Papéis de parede.

Essa é uma das maneiras mais rápidas e práticas de tornar um ambiente de ordinário em pornografia de viver, maravilhosidade. Não é por acaso que tem coleções de papel de parede da Versace e da Porsche, dentre muitas outras possibilidades:

PAPEL Studio Porsche PAPEL Versace

Entretanto, contudo e não obstante, também não é necessariamente uma forma barata. Existem materiais de R$ 100,00 até o infinito e além. Eu conheço uns de R$ 18.000,00. Como tudo nessa vida existem as mais diversas opções, marcas AND, qualidade.

Eu me dei ao trabalho de jogar no google a busca “tipos de papel de parede” não vou falar do nível de imbecilidade de quem escreve matérias descrevendo estilos de desenho como “tipo de papel”.

Pausa pra desabafo de ódio:

Qualquer retardado sabe que um papel que tem flores é floral, que tem bolinhas e quadrados é geométrico… Sério, eu fico irado com desse tipo de desserviço à humanidade. Porque não vão doar sangue, pentear macaco, embalar criança no centro de nutrição…. dar o @ pra galinha bicar, mas não, esse povo prefere publicar coisas idiotas na internet.

Ok, Smurf Odioso pode sair do meu corpo.

Grouchy

Então vamos falar de coisa boa, vamos falar do que realmente interessa pra você não comprar um produto vagabundo que é o que mais tem no mercado. Eu não vou falar que papel de X lugar é ruim, pois mesmo alguns papéis daqueles lugares que a gente costuma dizer que nada presta, tem alguns que prestam sim.

Existem papéis com base de papel (dã!), nonwoven, papéis com tecido/pedras/cristais e os vinílicos.

Papel com base de papel é bem comum da indústria brasileira, é aquele papel que muitas vezes parece embrulho de presente (pobrin), e que quase via de regra é delaminável. Tá, você não tem obrigação a saber o que é isso, mas #vemkotio que eu explico: Quando um papel é delaminável, ele é filho do coisa ruim um produto que EU vejo  como desvantagem ele ser chato de remover. Você já deve ter visto em algum programa de TV as pessoas tirando papel de parede, ou demolindo algo e a parede ficando com aquele resto de saco de pão colado. É essa praga aí. E pra soltar aquilo, você tem que molhar, raspar, puxar os cantos, fazer a dança da descolagem, quer saber, manda a sogra fazer isso. #fikdik

Papéis Nonwoven são eco friendly, pois são formado por longas fibras naturais e sintéticas, que  permitem uma melhor “transpiração/respiração” da parede, evitando mofo, trevas e coisa e tal. É o mesmo material que se faz o filtro de café, saquinhos de chá, e se tem café no meio, é coisa linda e paradisíaca.

MAYDAY! AGORA para tudo que você tá fazendo e tatua essa informação no braço: (especialmente quem tá no aluguel : Papéis nonwoven podem ser retirados e reaplicados três vezes! Ou seja, hoje cola aqui, daqui um ano você muda e leva ele pra casa nova, e dá pra fazer isso mais uma vez ainda! Desde que utilize a cola própria, né.

Papéis com tecido / pedras / cristais os que tem a textura de tecido, geralmente são de veludo/camurça/seda e são um desbunde, não são ricos, são multimilionários, vamos catalogar eles como sheiks de Dubai. Os com pedras, tipo as famosas Micas ou os papéis com cristais incrustrados são über-especiais. Os que tem  gramatura alta, precisam de aplicação com cola sintética, e por-amor-a-qualquer-que-seja-a-entidade-que-você-acredite, das salamandras de jardim até Deus, não tente aplicar isso all by yourself. Contrate um instalador com boas referências.

Vinílicos, estes, geralmente, são os escováveis eles tem um acabamento meio plástico, meio emborrachado, e tem muitos efeitos de relevo e texturas. Grande parte dos papéis oriundos da Ásia são desse tipo. Eles não são melhores nem piores, mas são bem resistentes.

aplicador de papel de parede

Mas pra não comprar gato por lebre, vocês que entender algumas coisas. Esse selo, é utilizado meio que como padrão mundial, está geralmente expresso atrás da folha do book onde escolhemos o produto:

Propriedades 01

As duas primeiras linhas explicam a durabilidade, e a “resistência” do papel. Mas vou ser sincero as três ondinhas que indicam que o produto é lavável, ou o outro que tem a escovinha que indica que ele é escovável, não quer dizer que você pode chegar toda trabalhada no Bombril ariando o papel de parede, ou como um amigo meu bem louco que lava as paredes com a VAP, eu tenho algo pra dizer: NÃO, NÃO e NÃO!

Lembra que os europeus mais antigos não costumavam a tomar muitos banhos? Considere teu papel de parede um europeu desse tempo. Você pode sim, passar um paninho úmido, quem sabe uma esponjinha “do lado amarelo” e tirar uma mancha. Mas baby, 90% dos papéis são fixados com cola a base de água, e se molhar muito, ele vai pular da sua parede e você vai pro próximo baile à fantasia de múmia vinílica.

Quanto ao solzinho, é interessante caso o local onde você vai colocar seu papel tenha muita incidência solar ele pode desbotar… Porque né a gente mora numa país que o sol não tem dó da gente.

Propriedades 02

Aqui tem coisas interessantes, como vocês podem notar, esses selos indicam o papel ser: desprendível (e gente, esse é o papel pra quem mora num imóvel alugado. Quando você retira ele a parede fica perfeitinha de volta, não sobra o saco de pão na parede, HAHAHAHA), delaminável (é aquela desgraceira que eu expliquei acima) e os dois próximos, indicam  como o papel deve ser afixado na parede. Em alguns a pessoa passa a cola na parede, outros já vem com a cola nas costas do papel… isso é importante caso seja um projeto Do It Yourself, (DIY) ou seja, faça você mesmo, pois isso facilita a “obra” os papéis que já vem com cola precisam apenas que você borrife (aqueles borrifadores de cabelereiro servem) lindamente sua água Evian nas costas do rolo, e aplique. Quer moleza maior que essa? #sentanopudim. A maioria dos papéis mesmo você tem q preparar a cola, aplicar no papel e depois na parede. Depois eles falam dos papéis que tem relevo e a etiquetinha no fim da segunda linha quer dizer que existe tecido coordenado. Não necessariamente disponível em nossas terras tupiniquins, então não surta miga.

Propriedades 03

Aqui, a primeira linha, indica se o desenho tem encontro, se ele é um papel que tem que alinhas, ou se o desenho é desencontrado. Eles complementam a última linha.

Essa última linha tem os selos que mostram se é pra instalar em sequência ou subindo e descendo. Eu não sabia desse detalhe e tive reclamação de uma cliente porque os encontros do desenho estavam estranhos. E é uma coisa estranha mesmo, não é um defeito, não é feio, mas é esquisito. É tipo quando você para de tirar a cutícula e começa a apenas empurrar… parece que tem algo que não tá direito… A última informação é de quantos em quantos centímetros o desenho se encaixa, e isso causa “perdas” então, quanto maior esse número, mais material vc vai perder.

Querem ver como é a legenda no book? ÓIA:

No book

Então esse papel é: Muito resistente à incidência solar, lavável, desprendível, pode ser usado como uma faixa única ou com encaixe de desenho a cada 32/64 centímetros. Viram que fica fácil? Só levou 1268 palavras.

Claro que, hoje tem até papel de parede com LED que acende e forma desenhos, mas isso é uma situação ainda pouco comum, então vamos nos manter nos limites da grande maioria.

PAPEL com LED

Agora vocês vão compreender o papel e ter bons resultados. É como maquiagem, se o produto não for adequado para o efeito que você deseja, vai ficar uma bosta porcaria.

Eu acho que vale a pena comprar numa loja que já entregue com a instalação, ou pegar com eles o contato de um instalador.

Independente disso, eu peço atenção na hora da compra para o armazenamento dos papéis (e mesmo para o caso de você guardar o rolo um tempo em casa). Os rolos devem ser mantidos na horizontal (deitadinhos) pois, se deixamos ele de pé eles podem amassar as bordas e na hora de instalar o encontro ficar todo cagado estragado.

Outro tema é o tamanho. Tem papel vendido de várias formatos, os mais comuns são: por metro linear, por rolo com 5m2, rolo com 15m2… Os tamanhos mudam conforme os fabricantes. O ideal é calcular entre 10% a mais para papéis sem encontro de desenho e pelo menos 20% pra desenhos pequenos.

Se for uma parede com janelas, portas, nichos, enfim, muito recorte, vai haver mais perdas.

Agora vamos ver uns ambientes com papel de parede do bem?

PAPEL 01 PAPEL 05 PAPEL 06 Papel 04 PAPEL 03 PAPEL 02

E por fim pessoas lindas, eu quero agradecer a Mari de Mori, que é gerente comercial (além de linda, loura, simpática e inteligente) da importadora de papéis de parede com quem eu trabalho que reviu os detalhes dos aspectos dos papéis de parede pra garantir que não saísse nenhuma asneira no post.

Eu espero não ter entediado vocês. Sempre acho que a coisa ficou longa demais, que vocês vão tricotar um suéter, bater um bolo e depilar uma virilha com pinça no tempo de ler tudo que eu falo.

  • E pra próxima semana, o que será que teremos? Tenho umas ideias, mas estou em dúvida, pede aí que eu atendo! #bença

10710679_10154910630115094_4240489316816290288_n

PS: (O email de contato do Lelo para quem tiver dúvidas, informações, elogios, elogios, elogios – hahaha isso é por minha parte, ele merece 🙂 – é azuoexclusive@gmail.com!)

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
89 comentários em “Mi Casa, Su Casa – Papel de Parede!”
  1. Roberta23/05/15 • 12h19

    hahahaha Vc é mto engraçado!
    To adorando os posts!
    To em plena reforma do meu futuro apt e to mto na duvida se coloco papel de parede no meu quarto ou nao!
    Uma coisa que ainda não decidi no meu apt foram as cortinas/persianas! Não faço ideia de qual colocar!!
    Pretendo colocar em todas as janelas do apt, até no banheiro! hahaha
    Vc poderia falar disso no proximo post! 😀 😀 😀
    Bjs!

    • Tio Lelo25/05/15 • 13h23

      Oi Roberta!

      Cortinas é um ótimo tópico!
      Já coloquei na listinha, muito obrigado pelo carinho 🙂

      BBT!

  2. Luana23/05/15 • 12h36

    Eu e meu noivo estamos comprando um apartamento, e como o espaço é pequeno, tava querendo dar uma mudada! O post atendeu aos meus pedidos! Hahaha muito bom Lelo e Cony, Lelo pelas dicas e pela “amizade” hahahaha, e Cony por ser a Cony linda e simpática 🙂
    Beijos

    • Tio Lelo25/05/15 • 13h40

      Oi Luana!!!

      Obrigado pelo carinho!

      BBT!

  3. Ale23/05/15 • 14h02

    Lelo!!!!! Fico esperando sua coluna, amo demais! Nunca que eu sabia de tudo isso de papel de parede, juro, fiquei surpresa e feliz com a forma simples com que você explicou tudo. Obrigada. E sobre sugestões para próximas coluna, tenho duas: 1- como combinar madeiras (os tons, móveis e piso) e 2- Espelhos (o que é fino e o que é brega). Beijos! 🙂

    • Tio Lelo25/05/15 • 13h30

      Oi Ale!!!

      Obrigado por me ler =D

      Já anotei aqui suas sugestões, com certeza vou falar disso.

      BBT!

  4. Tatiana23/05/15 • 14h04

    Hahaha adorei o post, principalmente porque vou colocar papel de parede essa semana em casa…ótimas dicas com toque de humor! Parabéns!!! 🙂

    • Tio Lelo25/05/15 • 13h42

      Hey Tatiana!!!

      Vc vai viciar hein!

      Papel é rápido, fácil e indolor! hahahaha

      BBT!

  5. Valesca POA23/05/15 • 14h43

    Amei o post Lelo! Mas eu queria saber mais sobre como ter um melhor aproveitamento para os papéis que tem encaixe de desenho? E fugindo um pouco dos papéis (sorry), eu morro de curiosidade sobre quais tecidos podem ser aplicados em parede? Quais que não encolhem? E os que não dá de jeito nenhum para aplicar, kkkk….
    (Tudo pelas aventuras do faça você mesmo de fim-de-semana…. que sempre tem que chamar alguém para consertar durante a semana…kkkk)

    • Tio Lelo25/05/15 • 13h36

      Oi ValeXXXca!

      Já sei que vc é assídua =D
      O desenho, quanto menor a repetição, menos desperdiça. Também é interessante evitar paredes com janelas portas e tal se o seu goal é não desperdicar material.
      Agora, sobre tecidos, virtualmente todos que não tem strech (elastano) podem ser aplicados. os mais frágeis precisam de “dublagem” que é um processo onde se “cola” uma espécie de entretela super-mega-vip-ultra-forte atrás.
      Eu tenho uma certa resistência com tecido em parede pois eles não são de fácil limpeza.
      Corre lá e arrasa do DIY.

      BBT!

  6. Poliana23/05/15 • 14h53

    Adoro o estilo dos textos, as informações, imagens! Achei essa coluna ótima. Beso pros dois.

    • Tio Lelo25/05/15 • 13h43

      Beso mi amor!

  7. Joice23/05/15 • 15h41

    Vc é uma figura rarissíma. Muito engraçado. Sou apaixonada por decoração e estou adorando as dicas.

    • Tio Lelo25/05/15 • 13h43

      Volte sempre baby!

      obrigado pelo carinho.
      BBT!

  8. Ju23/05/15 • 15h43

    hahahahaha mto bom!!!!!!!!!!!! Como tds os posts dele!!! Ótimas informações, muita coisa eu nem imaginava…. e o jeito q ele escreve… dei risada o tempo todo!!!!
    O melhor blog tem sempre as melhores pessoas!!!!!!!!!!

    Bjos Cony!!!!

    • Tio Lelo25/05/15 • 13h44

      Oi Ju!!!!

      Obrigado pela audiência, pela presença e pelo bolo!

      Não tem bolo?

      #chateado

      BBT!

  9. Juliana23/05/15 • 16h54

    Amei o post!! Estava justamente na busca por papeis de parede para o quarto e esse post foi super informativo! Show!!
    Para o próximo podia ser o que falaram ali, de combinar madeiras!!! Acho tentando decorar um quarto e esse tem sido um ponto quase missão impossível pra mim :/

    • Tio Lelo25/05/15 • 13h39

      Oi Juliana!!!

      Já coloquei na listinha a cominação de materiais.
      Obrigado pelo carinho 🙂

      BBT!

  10. Rafa23/05/15 • 16h58

    Adorei o post! Veio na hora certa! Estou escolhendo papéis de parede pro quarto do meu bebê e, como moro em apê alugado, adorei as dicas sobre a retirada do papel! Parabéns ao Lelo pelo texto e informações e à Cony pelo blog!

    • Tio Lelo25/05/15 • 13h46

      Olá Rafa!

      Parabéns pelo fióte!
      E pode comprar o papel nonwoven sem medo.

      BBT!

  11. Rhaíssa23/05/15 • 20h33

    Amei o Lelo! Eu que nunca pensei em colocar papel de parede aqui em casa, li o post do início ao fim. Me prendeu 🙂

    Divertidíssimo e ao mesmo tempo muito informativo.
    Parabéns!!

    • Tio Lelo25/05/15 • 13h54

      oi Rhaíssa,

      Muuuito obrigado pelo carinho e por ler a gente!

      é bom saber que eu não estou entediando as pessoas com textos técnicos demais, essa é uma preocupação que eu tenho em mente quando escrevo pra vocês.

      BBT!

  12. Taiza23/05/15 • 20h42

    Eu estou AMANDO estes posts do Lelo… muito cheios de informação, fora que rolo de rir! Minha vêis de construir/reformar/ou ter uma desculpa pra um bom papel de parede ainda não chegou, mas estou pesquisando pra ajudar a minha mãe e este post veio na hora certa! Adorei!

    • Tio Lelo25/05/15 • 13h56

      Isso aí Taiza,

      Mãe é coisa linda de Deus e nada melhor do que nos envolvermos nestes processos! É muito bom ter um canto com cara da gente.

      obrigado pelo carinho!

      BBT!

  13. Sandra Fernandes23/05/15 • 21h47

    Fala sobre cabeceiras de camas, box

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h01

      Excelente Sandra!

      Essa ainda não tinha me passado pela mente..

      Muito obrigado!

      BBT!

  14. Andréia23/05/15 • 22h17

    Amei o post Lelo! Tão bem explicado, com detalhes que nem imaginava que existia. Tudo que vc escreve tem o selo fufu de qualidade! Parabéns!
    Você e a Cony são ótimos! Bjs

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h06

      Obrigado Andréia!

      Tentando manter os padrões daqui pra vcs, suas lindas!

      =D

      BBT!

  15. Carol Morsi23/05/15 • 22h46

    Acabei de chegar… preciso ver qtos posts perdi enquanto não estava aqui na Terra! Tô começando projeto de decoração da cobertura agora, com um bebê q chega em menos de 6 meses!!!

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h08

      Oi Carol, esse foi o quarto post.
      Tem sobre piso, parede e teto antes desse.

      Parabéns pelo fióte!

      BBT!

  16. Alessandra23/05/15 • 23h00

    Rindo e me informando ao mesmo tempo!

    Bom humor é tudo numa sexta-feira à noite acabada depois de sair da senzala.

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h09

      Oi Alessandra!

      Senzala ainda é um mal necessário! Será que rola um decor por lá?
      Pra te deixar mais sorridente =D

      BBT!

  17. Isabela24/05/15 • 05h55

    Lelo, sou a da máquina de tinta! Kkkkkkk
    E não, não faço outra coisa durante os post! Presto bastante atenção e até fiz caderninho! Kkk (sou sistemática!)
    Mas assim como a Juliana falou, combinar madeiras e bem difícil!
    Minha sala de estar, tem o piso em tacos.
    Queria um painel em madeira e não sei o que escolher..
    Nos quartos, tenho tábuas corridas em um tom bem fechado..
    E não queria os armários embutidos no mesmo tom pois escurecer muito o ambiente!
    Ajuda a gente, por favor!! Obrigada

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h13

      Oi Isabela!

      To aqui imaginando vc pulando da máquina de tinta pra lixadeira dos tacos, da lixadeira dos tacos pra parafusadeira…
      HAHAHAHAHA
      Mas enfim, tem muuuuuuuuuuuuuuuuita lâmina de móvel que não precisa necessáriamente ser o branco pobrin, e nem um padrão de madeira. hoje tem as lâminas Linho por exemplo, que são super aconchegantes. assim como algumas cores sólidas que você pode compor seu ambientcheeeee, finamentcheeee…

      Mas eu vou preparar o #comofaz pra misturar a madeira, pois foi o tópico MAIS pedido by far.

      BBT!

  18. alessandra faria24/05/15 • 08h44

    Adorei o post. Vou colocar papel de parede numa espaço bem pequeno do meu apto. Agora, vai ser mais difícil escolher… Claro que vou querer o melhor e aí $$$$$
    Eu sabia que tinha papel de todo preço, mas não tinha noção das possibilidades de tipos.
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h15

      Oi Alessandra!!!

      Fico feliz em ter ajudado!
      volte sempre que vamos falar de muita coisa ainda.

      BBT!

  19. Priscila24/05/15 • 10h29

    Lelo adorei o post! Você pode indicar uma loja boa para comprar papel de parede em BH?!
    Obrigada!

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h17

      Oi Priscila!

      Eu moro no PR, então não sei te dizer quem representa os mesmos papéis que eu costumo trabalhar aí, mas eu sei de a Leroy Merlin por exemplo, trabalha com a mesma importadora que eu.
      Tem Leroy por aí?

      Vou tentar ver com eles um representante e aviso você.

      BBT!

  20. Kaa24/05/15 • 13h11

    Nossa mto boom esse post!
    Tinha preconceito com papel de parede achando que todos eram frágeis e uma escolha ruim pra quem, como eu, tem alergia respiratória, mas agora vejo que não necessariamente, né?!
    Adorei! Vlw Lelooo!

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h20

      Oi Kaa!

      Exatamente, hoje em dia os papéis evoluíram bastante, assim como as colas que podem por exemplo, ajudar na impermeabilização da parede e diminuir a umidade, que ajudaria suas alergias.

      Volte sempre!

      BBT!

  21. Lídia Maria24/05/15 • 14h50

    Sem delongas!!! Ele é muito bom kkkkkkkkkkkkkk

    Segue la: @decoracaolmm

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h21

      Obrigado Lídia!

      =*

  22. Pam24/05/15 • 16h04

    Amei o post, Lelo! Vou mudar de apê mês que vem e já estou pensando onde colocar papel de parece <3
    Sobre os próximos posts, acho legal falar de ESPELHOS, como sugeriram, CORTINAS e TAPETES (se isso fizer parte do escopo).

    Obrigada!! :*

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h27

      PAM-PAM-PAM, PAMPAM!

      Muito obrigado!Suas sugestões estão no escopo sim.

      BBT!

  23. Thais25/05/15 • 09h29

    Gente,o Leo é muito engraçado! Parabéns pelo quadro. Tá sendo muito proveitoso!

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h27

      Oi Thais!

      Obrigado pela leitura!

      BBT!

  24. Monique25/05/15 • 09h47

    Amei o post! Pra mim o melhor até agora, muito informativo e não acho nada cansativo, leio prestando toda a atenção até o fim. Adoraria saber mais sobre pisos e não só os tipos mas também como combinar pisos diferentes sem ficar brega (principalmente em ambientes integrados de sala/cozinha)

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h29

      Oi Monique,

      Vamos falar das combinações sim, fique atenta nas próximas semanas!
      Obrigado pela visita,

      BBT!

  25. Bru Nunes25/05/15 • 09h54

    Hahahahahahhahahahaha!! Não tem como começar esse comentário sem rir! Você faz uma coisa complicada ou chatinha ficar fácil de se entender. #vemdaraulapramim
    Acho papel de parede meio complicadinho, mas adoro o efeito/resultado que eles fornecem.
    Acho que vale lembrar tbm que é bom quando for comprar, comprar todos os rolos do mesmo lote né? Pq já me aconteceu de comprar o que sobrou na loja e fazer pedido de mais…resultado: as cores tinham uma tonalidade diferente :((( tive que trocar tudo!!!
    sugestão para o próximo post poderia ser tecidos 🙂

    bjs

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h32

      Oi Bru!

      Super bem lembrado, sempre comprar rolos de um mesmo lote.
      VocÊ quer dicas de tecidos pra parede, ou pra decoração em geral?

      obrigado pelo carinho!

      BBT!

      • Bru Nunes26/05/15 • 07h47

        Tecido para parede mesmo… 🙂

  26. Mari25/05/15 • 10h15

    Lelo #melhorpessoa hahaha
    engraçadíssimo e cheio de informação! adorei!
    vou colocar papel de parede no meu apartamento e não sabia nem 1/3 dessas informações.
    obrigada, Lelo! volta logo! rs

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h34

      Oi Mari!

      Não se preocupe que eu vou estar aqui me fresqueando todo final de semana. hahahahahaha

      Obrigado pelo carinho,

      BBT!

  27. Luciana25/05/15 • 13h52

    Detesto decoração. Se morasse só eu, teria um colchão no chão, um frigobar e wi-fi, mas o boy gosta de sofá, mesa, essas coisas… Meu apê é super básico, pra ficar MUITO fácil de limpar.
    Mesmo assim, leio tudinho que você posta, pq dou muita risada!!! E aprender é sempre bom, néam?!

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h36

      Ou Luciana!

      Já fui desses de querer só fogão e cama, pra comer e comer.

      HAHAHAHAHA

      Mas enfim, sempre tem como ter uns móveis fáceis de limpar, é só manter as coisas mais retas, sem muitas frescuras.

      volte sempre!

      BBT!

      • Aline Moura26/05/15 • 10h21

        KKkK! “Comer e comer”… vc e otimo!

  28. Bruna Filgueira25/05/15 • 13h55

    Fofo de Deus, não faço nada na minha casa, mas paro só pra ler suas dicas MARVILHOSAS e rir até a terceira idade das suas coisas, viu? Monta um blog só seu, pelo amor de Jah! kkkkk Beijos, querido!

    • Tio Lelo25/05/15 • 14h39

      Oi Bruna!

      Obrigado pelo carinho =D

      Meu GOAL é fazer as pessoas aprenderem sem morrer de tédio.
      Eu tenho um blog, caso vc não sofra de consumismo, ele fala dos lugares confiáveis pra se comprar no Paraguay, o link é http://www.paraguaipink.com.br e, em breve, entrará no ar um outro site, que vai falar de projetos e produtos… mas ainda não sei se será possível usar um formato assim, de bluógue.

      BBT!

  29. Rose25/05/15 • 14h28

    Lelo, simplesmente arrasa!!! Sem mais…

  30. Lory25/05/15 • 14h34

    AAAAAAAAAAAmei as dicas, acompanho tudo que vc escreve (acho que é pouco), mas me delicio com seus posts, algumas vezes bem invocados (com razão), não me pronuncio muito pois o tempo é escasso, aff, como eu queria que o dia tivesse mais 12 horas. Adoraria se comentasse sobre cortinas e persianas, luminosidade e para quem gosta de escurinho para dormir (meu caso) rsssss. bjcas.

    • Tio Lelo25/05/15 • 22h16

      Lory, se vc conseguir mais 12 horas, me empresta umas 2 ? adoraria poder dormir mais 2 horinhas por dia!

      HAHAH
      Vou falar sobre cortinas logo, e vou contar um segredo: eu sou a pessoa mais neurótica com escuro pra dormir q vc já conheceu! Eu coloco fita isolante nos leds das coisas pra vc ter uma ideia!

      Obrigado pelo carinho,

      BBT!

  31. Caroline25/05/15 • 16h28

    Tô amando muito o que você escreve Lelo, estou na fase de acabamento da minha casa e seus posts vieram na hora certa!!!!! Estou aprendendo muito, você já virou tópico nas reuniões com o meu arquiteto!
    Um assunto que acho interessante são os decks de madeira (instalação, manutenção), estou pensando colocar na área da piscina. O que você acha.
    Mil beijos!!!

    • Tio Lelo25/05/15 • 22h20

      Oi Caroline!

      Certeza que o seu arquiteto já MINHODEIÃ!

      Mas é só mais um: #entranafila

      Vou pesquisar aqui uma abordagem legal pros decks de madeira, a cabeça já comecou a maquinar…. bela dica!

      Obrigado pelo carinho!

      BBT!

  32. Kamila25/05/15 • 16h54

    Estou adoraaandddo esses posts sobre decoração! Já que pediu dicas, poderia falar obre cortinas! Tenho muitas duvidas em relação a isso… gostaria de saber, principalmente, se cortina chic são apenas aquelas de ilhós.. rsrsrsrsrs

    • Tio Lelo25/05/15 • 22h23

      Oi Kamila!!!

      Onrigado pela sugestão, tem bastante gente querendo sabr de cortcheeeeeeeeeeeeeeeeeeenas!
      Um teaser pra vc: Ilhós não é trés-chic, mas também não usa transporte público. Acho q ela está no “meio da classe” e é tremendamente eficiente quanto se trata de um tecido de grande gramatura.

      Obrigado pelo carinho!

      BBT!

  33. Sônia Januario25/05/15 • 17h36

    kakakkakakakakak,… Vc alegra meus dias com essas infirmações e com esse humor peculiar!!! Adooooro…
    Ótimas dicas, mt obrigada!! Sempre ligada no que vc escreve!!!!

  34. Tio Lelo25/05/15 • 22h27

    Oi Sônia! eu que tenho que agradecer por você comentar e deixar seu carinho!

    Muito obrigado pela cia. e volte sempre que a gente sempre oferece um bom drink. Não entregamos porque internet e os líquidoa não tá rolando ainda, mas assim que pudermos vai tê muito goró nessa nessa coluna.

    BBT!

  35. Camila Magalhães26/05/15 • 00h46

    gente to adorando seus textos, rio horrores!
    Nem tenho nada para decorar, passou esta fase na minha vida e curti muito…
    tenho 3 paredes diferentes na minha casa com papel de parede…
    e dou uma dica principalmente se o rolo tiver sido caro…

    Não fica olhando a aplicação kkk! o meu aplicador pegou os rolos e ia cortando tudo no estilete e no olho e eu tendo um infarto!!!!
    Mas no fim deu certinho e ficou lindo!
    Os meus foram todos vinilicos e é bem fácil de limpar e cuidar!

    • Tio Lelo26/05/15 • 10h11

      Oi Camila!!!

      Sonho nosso poder instalar sem os olhos ansiosos dos clientes, viu!
      É que é tipo cirurgia plástica, não é uma coisa assim, delicada e cheia de amor… e no meio do caminho parece que tudo vai dar errado, HAHAHHAAH igual olho pretão pra balada.

      Obrigado pelo comentário

      =)

  36. Tamme26/05/15 • 08h51

    Que pessoa maravilhosa!!! hahahaha Amo ler você
    Parabéns e continue aqui seeeempre.
    um beijo

    • Tio Lelo26/05/15 • 10h14

      Oi Tamme!!!

      obrigado baby!

      tentarei ficar muuuuuito tempo por aqui ainda =D

      BBT!

  37. Mari Mori Gaião26/05/15 • 10h43

    Parabéns… Com certeza um dos melhores textos que já li até hoje sobre Papel de Parede!!! kkk

  38. Rosangela26/05/15 • 14h23

    Oi tio Lelo

    Estou adorando os seus posts (e nem de longe são longos), um melhor que o outro. Por favor faça um post sobre cozinha, a minha é o ” ó do borogodó”.

    Beijão fica com Deus

  39. juliana26/05/15 • 14h30

    Lelo, Sempre achei papel de parede coisa antiga e de criança. No meu ultimo quarto fiz uma parede destaque pintado de uma cor tipo vermelho fechado e amava, agora queria repetir a ideia, mas minha arquiteta insiste no papel de parede. O que você acha?
    Sugiro ainda que você fale sobre cores a serem usadas nessas paredes principais e seus efeitos. Tipo vermelho, o que gera na pessoa? E a moda do cinza no quarto, diz que essa cor causa tipo efeito depressivo. E o preto, ou cor mto escura? Atrapalha o descanso e enjoa rapído?
    bjs e estou adorando as suas dicas.

  40. Bel27/05/15 • 10h47

    AMOOO os posto do Leo!!! Figura!!!
    São tao bons que acho os posts curtinhos demais!! Sabe quando vc quer ler mais de metro de post?? Bem assim.
    Léo, to fazendo reforma do meu ap.
    Queria MUITO uma luz sua quanto a ilha com cooktop!
    Material a ser usado. Estava lendo sobre porcelanato nas ilhas.. Achei lindo, porém gostaria da sua opiniao.
    beijao

    • Tio Lelo04/06/15 • 17h45

      Oi Bel, desculpe a demora… eu estava viajando e só hoje voltei a ver os comentários dos posts…
      Então aqui onde eu moro, no calcanhar do Braseeeel, tem pouca gente usardo porcelanado pra ilha, eu, particularmente, acho que não vale a pena pela questão de rejunte, e também do isolamento de calor. sem contar que de qq forma, pro acabamento ficar bom, vc vai ter q pedir pra alguma marmoraria fazer os cortes.
      Ainda acho que se vc quer usar um material diferente, madeira de demolição ou Aço inox são mais interessantes. Mas isso é baseado no meu proprio gosto, nada científico.

      BBT!

  41. monique28/05/15 • 10h34

    EXCELENTEEEEEEE!!!! kkkkkkkk amei muito!!! Quero ser sua amiga hahaha

  42. Karla28/05/15 • 13h51

    Tenho adorado as suas postagens! Parabéns.

    Cortinas é um tópico interessante. Salve-nos. rs

    Bjoo

  43. Lilian31/05/15 • 17h13

    Eu quero um post com dicas de compras de decoração do aliexpress, ebay e outros sites gringos barateeeeenhos! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk by the way, amo seus posts! Bjos

    • Tio Lelo05/06/15 • 00h16

      Lilian eu AMAY sua sugestão.

      Decoração no ebay.

      #boa!

      beijo!

  44. Gabriela01/06/15 • 04h29

    Lelo sigo adorando suas dicas! Não fazia ideia desse tanto de info sobre papel! E tá ótimo o jeito que vc escreve, lendo e desfrutando um dry martini kkkkkk bjs

    • Tio Lelo13/06/15 • 11h31

      Oi Gabriela!
      Dry martini e post é vyda!

      Mas dae nada de ler o Fufú e dirigir.

      BBT!

  45. Thaís07/06/15 • 18h01

    Lelo, AMO suas postagens e o jeito divertido com o qual você explica as coisas. Fica tudo ABSURDAMENTE mais simples!
    Estou começando a decorar o meu primeiro cantinho (alugado, claro!) e não encontrei o santo papel non-woven para comprar. É esse o nome mesmo ou tem “um nome menos chique”?
    Você poderia recomendar algum lugar (site/loja/etc.)? Sou de Santos/SP.
    Obs.: não se preocupe com o tamanho das postagens. É delicioso ler tudo isso (ui!).
    Beijos!!!!

  46. Tio Lelo13/06/15 • 11h33

    Oi Thaís,

    Obrigado pelo carinho!

    Eu vou socilitar pra importadora o nome de algumas lojas no RJ. Já a princípio, eu te aviso que a Leroy Merlin comercializa estes mesmos produtos.

    BBT!

  47. juliana20/07/15 • 17h20

    Lelo, faltou a minha resposta….rsrsr.

  48. Malu27/11/15 • 12h53

    Ótimas dicas.vou colocar na parede de minha sala ao lado e embaixo da janela pra disfarçar imperfeições da parede até resolvermos fazer uma boa reforma.

  49. Malu27/11/15 • 13h00

    Adorei Lelo.Nem sabia o quanto é pratico o papel de parede. Vou okhar na loja Lery Merlin.
    Adorei seuas instruções.
    Parabéns.

  50. Marcio07/03/16 • 09h22

    Bom dia!!! Obrigado pela matéria.. muito divertido.!!! rsrs Eu, estou com milhares de catálogos pra escolher! Sabe, dúvida. essa aquele!! isso complica demais a vida de uma pessoa. Coisas de quem é quase daltônico e não compreende com os olhos as diferentes cores com tanto afinco. mas, é isso.
    Quando houver mais, estamos por ai!
    Abraços e boa semana!