LifestyleLifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
20 jun 2021, 45 comentários

Mi casa, su casa – Lava, lava, lava louças!

Cêis lembram de mim fufús? Passei por um período muito louco e não estava em condições de trazer para vocês conteúdo de qualidade. Estou bem, eu e todos que me cercam, não se preocupem. Porém, gosto de vir aqui pra fazer bem pra vocês. O post de hoje vai ajudar muita gente, e quem inspirou foi nosso patrão, sr. Leonardo.

Faz muitos (6) anos que já decidi também que queria uma lava louças, mas o auge foi agora na última sexta-feira santa que precisei fazer uma comilança no almoço. Nada fora do normal, arroz, feijão, legumes na manteiga e linguiça assada e resolvi já adiantar o almoço do sábado de aleluia (uma lasanha). Sério, eu levei 2 ou 3 horas pra cozinhar, e umas 4 lavando, secando e guardando louça. Basicamente eu passei o dia na cozinha, pra fazer 2 refeições pra 4 pessoas.

Quatro horas é muito tempo. E tempo no mundo atual é o bem mais valioso que temos. Então na lista de compras do apto novo por prioridade de aquisição tenho a minha lava louças.

Tão comum fora do Brasil, esse eletrodoméstico está em ascensão em nosso país. Quero falar sobre algumas categorias e a maior dúvida: como encontrar a ideal?

Existem modelos de bancada, de embutir, de chão, e até os que ficam mimetizados no móvel, usando uma porta em mdf. Em questão de tamanho as lavadoras são medidas em “serviços” 6,8,10,12,14… isso quer dizer que ela tem capacidade de lavar o conjunto de louça de 6 / 8 / 10 / 12 /14 pessoas. e o que as pessoas fazem de errado? compram a maior. Até porque o preço da 10 e da 14 serviços são muito parecidos.

Porém para ser vantajoso precisamos usar esse eletrodoméstico com pelo menos 75% da sua capacidade. Para irmos ao caso extremo de consumo, peguei o manual da Electrolux (não é publi, mas queria) de 14 serviços.

No ciclo de lavagem normal ela gasta 12 litros de água, 30 gramas de detergente, 1kwh de energia. Eu du-vi-do que você gaste somente isso pra 14 pratos/ copos/ garfos / facas / colheres mais as travessas e uma ou outra panela.

Um mito sobre esse brinquedo de adultos é: tem que limpar a louça pra daí colocar pra lavar. É o mesmo cuidado de dar aquela raspadinha no arroz colado nas bordas do prato, nada além disso. A maioria dos modelos também oferece um botão que se chama “spray” que já tira o excesso de molho e gordura por exemplo, e aí vc retira um cestinho lá no fundo e bate no lixeiro, quando aparece algum sólido que não foi raspado.

Algo a se ter em mente, é que existe uma forma correta de distribuir as coisas lá dentro, pois a água vem de baixo pra cima então tudo tem que ficar virado para baixo, evitando acumular água e resquícios de sujeira.

Me perdi no caminho, pra explicar que o correto é você adequar a capacidade a sua rotina diária. Eu não sei quantificar as vezes que tivemos que refazer projeto porque o cliente resolveu na ultima hora comprar a lava louças maior. E a desculpa? “No natal eu recebo a família toda!” e aí não usa nos outros 364 dias do ano, porque não consegue encher para valer a pena. Então compre aquela que é mais adequada para todos os dias do ano, e no natal é só acioná-la 2 ou 3 vezes.

O ideal seria acionar apenas uma vez ao dia, então eu indico para um casal um modelo de 8 serviços. Assim temos espaço para café + almoço + jantar e um espacinho extra, para já colocar as panelas junto também. É só ir acomodando as coisas dentro dela ao longo do dia e usando aquela função “spray” para já tirar o grosso e evitar mau cheiro. Depois do jantar, aciona a máquina e amanhã de manhã tá tudo limpo, seco e brilhante.

O sabão deste eletro é diferente e o motivo é que lá dentro não nosso muque e nem palha de aço, então toda a retirada de resíduos acontece quimicamente, não na base da força. Por este fato alguns itens mais delicados não podem ser lavados na lava louças como taças de cristal, algumas porcelanas e itens de madeira, como tábuas de corte. Os modelos recém lançados trazem uma função nova: higienizar, sendo usado para limpar e desinfetar frutas, legumes e até compras.

Na hora de instalar, dependemos do espaço que você tem mas o aparelho em si não exige muita coisa: uma tomada 20 amperes, aquela pro plug mais gordinho, que teoricamente tem o fio mais grosso e forte, 1 alimentação de água e 1 saída para esgoto.

Pode-se derivar do que já tem na pia ali por dentro no móvel ou até mesmo colocar modelos de bancada acima da lavadora de roupas, isso mesmo, na lavanderia. Não é o ideal, porque o certo é que a louça que tem um certo nível de gordura, deve ser direcionado para a caixa de gordura, então o esgoto correto é o da pia da cozinha. MAS sua consciência é seu guia.

Tenho certeza que vão surgir dúvidas, então pode deixar nos comentários que eu respondo você.

Um abraço virtual quentinho!

#Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
45 comentários em “Mi casa, su casa – Lava, lava, lava louças!”
  1. Fany20/06/21 • 22h05

    Oi Lelo, estava com saudades dos seus posts.
    Tenho uma lava louça pequena(para 6) e concordo com vc que este deve ser o tamanho para o dia a dia. Nunca usei tanto a minha qto usei desde o início da pandemia. Todas as refeições em casa leva a um louceiro sem fim para lavar. E aí vi “ um erro” no projeto da minha cozinha . Qdo fiz há 20 anos ela foi colocada sob a bancada . Só agora com 20 anos mais senti a necessidade de ela estar sobre a bancada. Impossível colocar e tirar a louça sob a bancada qdo se tem mais idade. Fica aqui uma dica para os da terceira idade. Bjks

    • Tio Lelo21/06/21 • 10h13

      Fany, meu amô 021!
      Que bom que você tá disfrutando da liberdade das louças na pandemia. Eu tenho bastante cuidado quando penso em mobiliário para a casa
      que as pessoas vão viver “pra sempre” porque o tempo vai passando e a gente não fica mais jovem. No apartamento de mamys por exemplo, eu investi um pouco mais, para usar apenas gavetões na cozinha, pois acho as portinhas mais desconfortáveis pra uso.
      Temos feito lava louças nas torres (junto com os fornos) mas geralmente elas ficam para baixo mesmo 🙁
      Beijão!

      • Fany21/06/21 • 11h10

        Pois é, preciso trocar urgente a minha . Por um lado teria que mexer na bancada .Por outro lado não tenho entrada e saída de água! Na torre fica legal? Não tinha visto um projeto assim! Bjks

        • Tio Lelo21/06/21 • 16h41

          EU gosto dela na torre Fany, mas o ponto de água nunca pode estar a mais de 1 metro de distância.
          🙂

          • Fany21/06/21 • 17h11

            Posso sugerir um post???
            Que tal um sobre cozinha com esses gavetões ( quais as vantagens?).Para nós mais velhas isso é novidade e sempre achei estranho.
            Acho que seria legal! Bjks

          • Tio Lelo21/06/21 • 17h15

            Anotado! Vou pensar em itens que ajudam na praticidade…
            Para você não ficar curiosa, acredito que o fato de você abrir o gavetão e os itens virem para fora, ajuda muito mais o acesso em comparação ás portinhas que além de você se abaixar ainda é necessário que algumas vezes a gente praticamente mergulhe dentro do armário.

            🙂

          • bru28/06/21 • 14h26

            Olá. A minha cozinha só tem gavetas para talheres. No restante, embaixo e ao lado da pia são gavetões. Muito mais prático.

  2. Luana20/06/21 • 22h27

    Lelo, amo suas dicas!
    Eu tenho vontade de ter uma lava louças, mas minha cozinha eh pequena e comprei já c os móveis Planejados instalados, sem espaço p uma lava louças. . Soh tenho espaço na área de serviço. Vc tem alguma sugestão? Bjs

    • Tio Lelo21/06/21 • 10h18

      Hey Luana! Não é a situação ideal, mas é muito comum. Se a sua necessidade for de 6 ou 8 serviços, você pode usar um modelo acima da lavadora de roupas por exemplo(caso seja de abertura frontal), ou usar um suporte e colocar acima do tanque. Fica bonito? Não, mas se a pessoa tem intimidade de ir na sua lavanderia e não gostar, põe ela lavar a louça.
      Beijão :*

      • Izabela21/06/21 • 14h34

        hahahahah Adorei essa reposta sua Lelo! hahahaha

  3. Tati21/06/21 • 08h14

    Adorei o post! A lava louça tb está na minha lista de prioridades, na reforma da cozinha. Ouço muitas pessoas falando que é besteira, que tem que lavar a louça antes de colocar na máquina, mas acho que são os que tiveram modelos mais antigos e não tão tecnológicos como os de hoje.
    Esses eletros que liberam nosso tempo no dia a dia são demais. Comprei um aspirador robô e achei sensacional, não vejo a hora de adquirir a lava louças!

    • Tio Lelo21/06/21 • 12h30

      Ezatamentchy Tati, tudo que nos economiza tempo, atualmente, é um bom investimento.
      Eu tive uma primeira-péssima-impressão, por causa de um aparelho antigão porém, realmente as coisas avançaram muito e hoje em dia
      elas são muito mais eficientes. Até por conta de hoje elas lavarem panelas, o que antigamente não era possível.
      O truque MESMO é a forma de acomodar tudo dentro da lavadora. No youtube tem alguns vídeos bem educativos, vale a pena assistir.
      Beijão, obrigado por comentar.
      :*

  4. Paulinha W.21/06/21 • 13h53

    Oi Lelo! Moro nos Estados Unidos e aqui a lava louças é tão comum quanto a geladeira nas cozinhas.
    Um motivo para NÃO aguar a louça antes de colocar na máquina é que o sabão da lava-louças é atraído pela sujeira então tem que ter o sujinho pra química do sabão agir. Enxaguar gasta água e diminui a eficiência 🙂

    • Tio Lelo21/06/21 • 16h42

      Muito bom saber disso Paulinha!
      Seja bem vinda por aqui, beijão
      :*

  5. Izabela21/06/21 • 14h32

    Gente, lá em casa sempre teve lava-louças e quando fui montar meu proprio apto foi a primeira coisa que olhei que TEMQUE ter!
    Ainda mais agora em tempos de homeoffice não sei o que seria de nós sem ela!
    Essa questão que você disse, sobre escolher bem o tamanho é fundamental! Aqui somos 1 casal e a de 6 serviços da conta para 1 dia completo nosso ou para um jantar/almoço quando recebíamos amigos (saudades aglomerar).

    Pro pessoal que falou que não tem espaço, para instalar a minha que tenho hoje eu removi de muito bom grado e sem dor nenhuma no coração um pedaço do armário para acomodar ela… perdi espaço mas ganhei conforto e praticidade no dia-a-dia! Recomendo de olhos fechados para todo mundo que me pergunta o que acho e por mim todas as casas já deveriam vir com sistema pronto para receber ela no cozinha!

    • Tio Lelo21/06/21 • 16h44

      Obrigado pelo testemunho Izabela 🙂
      Aquece nossos corações e o patrão Leo já já vai mudar para o lado menos sofrido da louça!
      Beijok :*

  6. PRISCILA21/06/21 • 16h07

    Não tenho espaço para lava-louças no meu ap, mas gostaria muito de ter água quente na pia pq facilita muito a limpeza. Porém sem condições de fazer obra agora pra isso.
    Você recomenda aquelas torneiras que já vêm com a resistência ou é melhor esperar até poder fazer a reforma?
    Beijos

    • Tio Lelo21/06/21 • 16h49

      Hoje mesmo eu mandei o link de uma dessas torneiras com aquecimento da marca Hydra. Esse tipo de produto é basicamente elas são um chuveiro e me interessei mas, o benzinho falou que as avaliações estavam muito ruins. A Lorenzetti é bem falada. Existe também aquecedores elétricos que se coloca embaixo (dentro da pia) e só necessita mesmo de uma alimentação elétrica.
      beijão Priscila!

      • Priscila21/06/21 • 18h09

        Obrigada! Vou dar uma pesquisada nesse aquecedor.

      • Lívia23/06/21 • 21h05

        Tinha a Lorenzetti que funciona tipo um chuveiro. Olha, achava ela feia de doer kkkkk! (acho que essas elétricas sempre pecam na estética!) Mas era uma maravilha. Moro em uma cidade muito fria e se não tivesse aquecimento solar na pia da nova cozinha, não abriria mão da torneira elétrica. Inclusive deixei um ponto elétrico embaixo da pia caso sentisse muita falta.

        • Tio Lelo25/06/21 • 10h51

          Isso mesmo Lívia, estética é importante, mas pra mim não se sobrepõe à funcionalidade.
          Agora tem surgido umas menos feias, como a Hydra, e tbm tem a opção do aquecedorzinho dalorenzetti que pode ser acoplado em torneiras “comuns”.
          Beijão, obrigado por participar.

  7. Priscila21/06/21 • 23h13

    Tio Lelo
    Comprei meu apartamento (Uhhhhh)
    E algumas coisas estão comendo meu sono:
    Documentação pra executar reforma (ART, RRT)
    As vantagens da lava e seca

    • Tio Lelo22/06/21 • 11h59

      Parabéns Priscila!
      a ART ou RRT – não são caras, aqui em foz fica a partir de 90 reais, mas vai depender do tamanho do seu imóvel um imovel de 170m2 por exemplo, fica +- 245.
      Sofra mesmo com ITBI, registro de imóveis… inclusive nem todos sabem mas o 1º imóvel da sua vida tem um desconto previsto em lei, acho que é 30%, verifique seus direitos 😀
      O que vai ter um custo maiorzin vai ser o projeto que antecede a ART/RRT, mas também vai ser compatível com as mudanças que fará, como troca de revestimentos, tirar paredes, fazer nichos pra shampoo no box…
      Vou pesquisar mais sobre a lava e seca pra postar.
      Beijão!

  8. Samara22/06/21 • 04h31

    Eu moro na Austrália e tenho uma grande de 15 serviços (15 place settings) e não me arrependo do tamanho.
    Somos só em dois em casa.
    Uso todos os dias e lavo tudo ali.
    Um “rinse aid” bom faz TODA a diferença na hora de secar a louça.
    É muito libertador minha gente!

    • Tio Lelo25/06/21 • 11h48

      Menina 15 serviços já dá pra aproveitar pra tomar banho AHHAHAHA
      Obrigado pelo comentário Samara, beijok!

  9. Bruna22/06/21 • 07h17

    Oi Léo
    Não precisa então pssar água antes de colocar na máquina?
    Minha máquina é Electrolux de oito serviços
    Função pré lavagem é essa spray?
    Obrigada!

    • Tio Lelo23/06/21 • 12h04

      Oi Bruna, não precisa passar na água não. Só tirar o excesso de resto de comida, aquela raspadinha na lixeira.
      a pré lavagem sim tem essa função de não deixar cheiro.
      beijo!

  10. Ana Cristina23/06/21 • 18h53

    Aqui em casa somos um casal e compramos uma de 8 serviços. Uma maravilha! Mas se pudesse voltar no tempo, compraria uma maior, para caber panelas e travessas maiores.

    • Tio Lelo25/06/21 • 10h30

      Bem pensado Ana! eu tô comprando itens menores, porém duplicados. Assim caberão na lava louças.
      Em vez de um travessão pra 8 pessoas, compro 2 médios e faço dividido…
      Mas é que meu forno tbm é pikinin, HAHAHAHAHA
      Obrigado por participar, beijão :*

  11. Aline Gemmal23/06/21 • 19h14

    Oi Lelo!
    Se eu optar por colocar minha maquina na área de serviço, eu devo colocá-la acima ou abaixo da lava e seca? Faz diferença? Precisa ter um espaço mínimo entre elas? Muito obrigada! Bjsss

    • Tio Lelo25/06/21 • 10h39

      Oi Aline! Tem umas questões de distância entre os pontos de água e esgoto e a lava louças, então é tem que consultar o manual do produto para ter tranquilidade. Eu acho que fica mais ergonômico em cima. E o modelo de bancada (ou de pia) – que é provavelmente o que você vai optar como a Brastemp BLF08AS ou então a Electrolux LE08S.
      Esses tipos de eletros não exigem muito distanciamento lateral e superior.
      Beijok!

  12. Kelly Cristina Hashimoto23/06/21 • 19h36

    Estava sumido mesmo, mas se todos estão bem, é o que importa!!!
    Lava-louças é VIDA!!! Tenho uma de 8 serviços e também não troco por nenhum espaço no armário! Enquanto estou aqui comentando, ela está lá, secando, 😉

    • Tio Lelo25/06/21 • 10h40

      Não vejo a hora de abusar da minha própria lava louças Kelly!
      Logo logo ela vem, hahahaha
      Beijão, obrigado por ler o Fufu.

  13. Priscila Dias23/06/21 • 19h59

    Amei. Estou exatamente pesquisando para comprar uma lava louças e não sabia de nada que ajudasse na escolha. Também nunca vi uma delas funcionando, pois na região onde moro não é nada comum encontrar lava louças nas residências. Esse post me ajudou demais. Obg Cony!

    • Tio Lelo25/06/21 • 10h41

      Obrigado por ler o Fufu Priscila, beijo!

      • Claudia Barboza02/07/21 • 03h59

        Lê-lo, querido que saudades! Eu tenho uma Electrolux de 9 serviços já faz 11 anos. Isso mesmo, 11 anos. Foi o lançamento da Electrolux e ela é de chão. Ela é maravilhosa. Agora ela perdeu um pouco a eficiência mas acredito que seja alguma coisa que gastou por conta do tempo de vida útil. Quando comprei éramos três masfaz quase 4 anos fiquei viúva e agora somos eu e meu filho adulto. Quero ver se vale a pena dar uma arrumada nela para melhorar a eficiência ou se compro outra. Mas se comprar vou escolher a de 10 serviços. Dicas maravilhosas as suas. Amei!

  14. Hallini23/06/21 • 20h01

    A minha electrolux usadinha 10 serviços comprei ano passado na OLX. Estado de zero, e valeu cada centavinho. Economiza água e a beleza das minhas mãos. A luz, 10 pila a mais. Uso todos os dias, 1x dia

    • Tio Lelo25/06/21 • 10h49

      Eu amo um comentário de gente que dá até a dica da economia!
      Obrigado pelo carinho Hallini!
      Beijão :*

  15. Aline Coura24/06/21 • 16h15

    Aqui em casa somos só em 2, comprei esse mês uma de 8 serviços da Electrolux e estou amando com toda força.
    O que você disse está correto, na maioria dos dias eu aciono a máquina apenas 1x pra lavar a louça do dia todo.
    Só nos finais de semana que costumo cozinhar mais é que acabo acionando 2x ao dia, mas só de não perder por volta de 1 hr ao dia lavando a mão, vale o custo que for.

    • Tio Lelo25/06/21 • 10h53

      Esse é o BRasil que eu quero Aline!
      Cozinhando bem, tomando a bebidinha favorita, relaxando no sofá…
      Bem longe da pia.
      Obrigado por participar comentando, beijão!

  16. Marina25/06/21 • 10h19

    Eu tenho o modelo LL08x da Electrolux e amooo.

    Pra quem tem interesse de comprar com desconto de fábrica tenho um código de funcionário 50.000462 no site shopclub.com.br.

    • Tio Lelo25/06/21 • 11h56

      Menina, vem cá, conta isso direito pra gente d. Marina.
      Beijo!

  17. tatiane rocha28/06/21 • 15h01

    Oi Lelo, vc faz falta no blog!!! Comprei a minha lava louças mes passado e meus problemas acabaram!!! Melhor decisao ever!! Nao preciso mais brigar pela louça suja!! comprei a de 14 serviços da Philco e pelo tamanho e preço em comparaçao com as outras, foi a melhor opçao. Li muitas resenhas positivas sobre ela e acho q para uma familia de 4 ou mais , ela é perfeita.Acumulo a louça do almoço e jantar e minha conta de luz nao alterou. estou mega satisfeita!! agora virei a defensora da lava louças…kkkk… indispensável para nossa sanidade mental …kkk
    Bjs!! nõa suma!! vc faz falta!!