Lifestyle
Bem Estar
30 mar 2021, 24 comentários

Emagrecer ou Ser Emagrecida?

Senta que lá vem história…

Nos últimos 7 anos, ganhei cerca de 14kg. Se for olhar pela lógica saudável da coisa, cerca de 2kg por ano não é tão assustador assim. É até “aceitável” porém é aquela coisa… ganha um kg, deixa pra lá, acha que logo consegue perder. Ganha 2… 3… 4… 8… 10kg e quando percebe, aquele seu peso que você achava super normal e ok, virou uma lembrança e cada vez mais difícil de ser revivida.

Pois foi assim que quando me pesei e vi que de 60, 62 kg, já estava com quase 75 kg, a luz vermelha acendeu. Não me achava “gorda” confesso, ainda mais por eu ter 1,73 de altura, estava tudo muito bem espalhado hahaha. Mas sabe quando você se sente pesada, com dificuldade de fazer algumas coisas, quando coloca algumas roupas que antes ficavam tão bem e agora não ficam mais? Pois é. Eu estava assim. Vi que precisava fazer algo, mas cadê força de vontade? Todo mundo falando que eu estava bonita, marido não reclamava de nada, mas na hora de amarrar um tênis, eu lembrava que eu não era assim. Também sentia que meus braços não “fechavam” com o tronco direito, ficava meio levantadinho, fora o atrito entre as coxas que antes não existia e agora mal me deixava cruzar as pernas!

Um dia o Leo (meu marido) se pesou ao meu lado e estava com 77kg (ele) isso porque virou vegetariano durante a pandemia e perdeu bastante peso. Eu com quase 75, ele, bem mais alto que eu. E na minha cabeça, me julguem, eu não poderia nem deveria ser mais pesada que ele.

Só que desta vez eu quis realmente emagrecer e não ser “emagrecida”. Não queria remédio (já tomei sibut&*ˆ%$, fiz GH, HCG, mas sempre perdi pouco peso e voltava rápido), não queria dieta louca, alimentos difíceis de achar, queria algo que mesmo que se fosse devagar, fosse menos doloroso, menos agressivo e que durasse pra sempre. Ou seja, aprender a comer e fazer exercícios. Não teve jeito, era isso mesmo.

Pedi informacao no Instagram sobre nutricionistas em BH, mas daquelas raiz, que me dessem COMIDA COMIDA para comer e não barrinha X, pózinho de pirlimpipim, farinha feita pelas anciãs virgens do Himalaia, queria comida simples que eu pudesse achar em qualquer supermercado. Recebi MUITAS, eu disse, MUITAS, indicações, cada pessoa me indicou uma nutricionista diferente praticamente, só duas tiveram poucas repetições e entrei em contato com a duas. A que me respondeu mais rápido, ganhou minha presença kkkk

Bom, fui e vou falar pra vocês… eu sou uma pessoa difícil. Daquelas que já foi em todas as nutris da cidade, da mais cara a mais barata e que sabia exatamente o que ouviria naquele consultório. Mas fui, o que tinha que fazer eu já meio que sabia mas… fui. Chegando lá, após apresentar alguns exames, ficou decidido que tipo de REEDUCAÇÃO ALIMENTAR eu faria. Reeeducação viu gente, nada de dietas temporárias malucas que me deixassem ansiosa, triste ou sofrida.

Aliada a reeducação, resolvi pegar firme nos exercícios. Não parei durante a pandemia, mas treinar em casa, digo, dentro de casa, na sala, não é a mesma coisa que ir pra rua. Voltei pras aulas presenciais com meu personal trainer, na quadra e academia do prédio, com todos os cuidados, e comecei o desafio. Uma coisa curiosa é que detesto fazer ginástica, sempre acho que estou perdendo tempo, que poderia estar fazendo outra coisa mas aprendi a engolir o choro e ter isso como rotina na minha vida. Afinal, além de querer emagrecer, tenho problema nos joelhos e o remédio pra isso é…. MUSCULAÇÃO.

Nos primeiros dias perdi 2kg e lembro de ter ficado meio incrédula: “ah, com um copo d’água recupero esse peso“, afinal, foram anos sem conseguir emagrecer nada, como assim já tinha perdido 2? Mas os dois foram realmente eliminados, e não perdidos porque não voltei a encontrar rsrs. Aquilo me deu um gás sabe… Vi que poderia perder mais! Me agarrei nas indicações da nutri, virei a paciente chata que manda mensagem com dúvida de tudo e depois de um tempo, tudo ficou meio que automático.

O exercício ajudou demais, afinal a gente perde gordura mas tem que definir os músculos né? Os dois aliados não tem erro! Só que, é devagar. Bem devagar. Tem mês que não perco NADA, nenhum grama sequer, mas do nada, um kg some. O negócio é não desistir, porque quando a gente começa a ver as mudanças no corpo, vai dando cada vez mais vontade de fazer direito.

E vivem me perguntando: “Constanza, como é sua dieta? Conta pra gente o que você come todo dia!” Gente, minha dieta é MINHA dieta, é tão pessoal que não gosto de indicar muita coisa do que faço não. Só que reduzi o consumo de glúten e derivados de leite e gostei muito do resultado. Outra coisa que posso adiantar e acho que vale pra geral é diminuir o consumo de álcool. Ainda mais nessa pandemia que eu estava bebendo todos os dias, sim, TODOS OS DIAS! Não tipo alcóolatra, mas uma long neck um dia, uma taça de vinho outra, uma gin tônica outro dia… Daí minha nutri pediu para eu beber apenas 2 vezes por semana, moderadamente. Olha, como a gente desincha viu?

Bom, comecei essa historia toda em Outubro do ano passado, já são 5 meses que estou em reeducação e perdi quase 10 kg, estou atualmente com 66 kg. Estou super feliz, minha meta são 63 kg e vou manter o foco para conseguir até antes de Julho. Sei que não pode ter pressa, caso contrário a gente perde o foco e tem vontade de desistir! Tô mais disposta, animada, continuo odiando malhar mas vou de qualquer jeito, na força do ódio mesmo, mas me olhar no espelho e gostar do que vejo, vale esse “esforço”. Entre “aspas” porque comer direito e se exercitar não é mais do que nossa obrigação, cuidar do nosso corpo é cuidar da nossa moradia e como falei esses dias, é nossa escolha: ou cuida da saúde, ou cuida da doença. AHHHH, e meus exames melhoraram MUITO. Estavam ok antes, mas agora estão ótimos.

Pela primeira vez em MUITOS anos, em MUITAS tentativas frustradas de perder peso e emagrecer, estou conseguindo. Quando paro pra pensar que já se foram praticamente 10 kg, quase não acredito, pois não imaginava poder perder nem 1 kg sequer.

Ser “emagrecida” é fácil, rápido mas não é saudável e nem duradouro. Emagrecer é um aprendizado, lento, às vezes difícil, mas que quando o resultado vem…. ele fica!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
24 comentários em “Emagrecer ou Ser Emagrecida?”
  1. Mel30/03/21 • 18h23

    Adorei o post, Cony. Muito legal entender os desafios dessa jornada, e no fim a constância é o segredo pra criar qualquer hábito né 🙂 Parabéns até aqui!

  2. Fernanda Mazi Dacome30/03/21 • 20h07

    Tava esperando esse post hehehe Sua mudança é nítidaa! Parabéns pela dedicação! Queria saber se você também fez jejum intermitente durante a reeducação, pq sei que em alguns casos ele é indicado!

    • Constanza30/03/21 • 21h32

      Não fiz não! So reeducacao alimentar mesmo e foi uma das coisas que pedi pra nutri, mudancas que eu pudesse manter pra vida e não temporárias 🙂

      • Claudia Rosa30/03/21 • 22h19

        Parabéns pelo esforço e força de vontade mesmo….sei que é dificil, sou muito parecida com vc no quesito detesto malhar. A sensaçao que tenho é que as pessoas querem o caminho mais fácil e não querem abdicar dos prazeres do dia a dia, que não tem dinheiro nem tempo….mas cervejinha e churrasco do fim de semana ta sempre la …
        O simples resolve, comida de verdade, um tenis e caminhada na vizinhança já ajuda.

        • Constanza31/03/21 • 13h50

          Exatamente!!!

  3. Diana31/03/21 • 06h27

    Resultado maravilhoso e o melhor , dá pra perceber o quanto vc está feliz com ele .

  4. Laura31/03/21 • 09h00

    Que legal Cony!!
    Adorei esse conceito: emagrecer ou ser emagrecida! Faz toda diferença, se tera sucesso ou não! Quem nunca sonhou em acordar e plim, está magra?! É aquela história: “No pain, no gain!”
    Parabéns amiga obrigada por nos dar esse exemplo de vida!
    Bjs e foco nos 63kg

  5. katia31/03/21 • 09h48

    Parabéns, é muito difícil ter constância, consegui emagrecer também, mas como estou treinando só em casa e perdi muita massa, tô muito “passarinha”, pernas e coxas mais finas e bumbum sumiu, vc se incomoda com isso? vejo que vc tb tem esse tipo de corpo. :/

    • Constanza31/03/21 • 13h49

      To me achando gostosérrima hahaha

  6. Flavia Dias31/03/21 • 09h58

    Cony, fiquei chocada qdo vi suas fotos com roupas brancas. Parabéns pela força de vontade! Ja diminui o glúten e laticínios também. Agora só falta entrar na academia !

  7. Izabela31/03/21 • 10h11

    Cony, ja vivi muito o que você viveu, e fiquei muito feliz com esse post…
    principalmente porque ele não tem soluções mágicas.. e comer comida de verdade é muito melhor…
    Demora, mas é melhor né?

    Sou como você, tenho preguiça de algumas coisas, mas depois que faço, me sinto TÃO bem, mais disposta, menos cansada, menos inchada, e isso vale mais que tudo!
    Parabéns pela sua consciência!

  8. Milena31/03/21 • 12h09

    Cony,
    Parabéns!! Eu sei que é dureza começar, mas depois que começa é uma maravilha!! Já faço a um tempo a reeducação alinhada a atividade física e quando você menos percebe, começa a sentir falta da atividade física! Hoje ela é a minha terapia!! Eu simplesmente amo! E tem mais, com a reeducação a gente pode comer um doce, ou algo que agrade sem ficar na paranoia, é bárbaro! 🙂 Beijosssss

  9. Natalia31/03/21 • 12h35

    Me identifiquei muito, Cony! Há 8 meses comecei minha “jornada da saúde” e até agora já se foram 17kg. Faltam só 4kg pra chegar na minha melhor forma e, o mais importante, virou estilo de vida e não tem mais volta! 🙂
    Obrigada por ser inspiração nesse processo!

    • LUCIANA TELLES23/04/21 • 00h11

      Olá tudo bem Natália,
      Vc pode contar também sua alimentação?
      Atenciosamente

  10. Luiza Thomé31/03/21 • 13h53

    Cony, você é um super exemplo pra mim! Também estou me reeducando (também com acompanhamento, claro!) e é realmente motivador ver os resultados do “combo” alimentação saudável + exercícios. Tem dias que não dá vontade, mas também sigo na força do ódio, porque é muito bom ver os resultados né?! Obrigada por compartilhar sua rotina, é um grande incentivo pra mim! Você está ainda mais linda!!! Sucesso sempre <3

  11. Larissa31/03/21 • 14h22

    Parabéns pelo resultado! O mais difícil eh não ter o resultado constante, mas sim em degraus, como vc falou, 1kg de uma hora pra outra (depois de semanas dedidacas)! Manter o foco pra que isso não seja um desmotivador! Bjins!

  12. Ana Luiza31/03/21 • 14h35

    A dificuldade pra mim é justamente beber menos! Kkk também não bebo muito (não fico de porre, nem perto disso), mas uma tacinha de vinho de noitinha com o marido é tãoooo bom kkk

  13. Gabriela Andrade31/03/21 • 15h24

    Maravilhosa….
    Mais ou menos o mesmo por aqui, eu engordei 20Kg quando parei de amamentar… isso pq no pós parto, enquanto amamentava perdi os 8 kg da Gestção e mais 10! Engravidei com 68Kgs, no dia do parto estava pesando 76kgs…durante a amamentação cheguei a pesar 58Kg… brincava que ia amamentar até o meu filho fazer 18 anos… mas quando parei de amamentar, mesmo com o aviso do médico, que tinha que fechar a boca pra não engordar, ENGORDEI… 20 Kilos em 2 anos…não percebi, não tinha balança em casa, quando vi estava pesando 78kgs… MAIS do que havia pesado grávida de 9 meses…. Em Fevereiro agora fiz uma plastica de redução de mamas e como ja estava na faca fiz uma lipo, meio desacreditada, pq mesmo pesando 58 kgs tinha uma barriga dupla, estomago alto e pneu na linha da cintura, então fiz a lipo, pensando que no maximo ficaria mais leve. Mas o resultado foi incrivel, agora já quero receber alta pra voltar a malhar e cultivar a barriga retinha que a lipo trouxe. Estou comendo mto melhor, passei com uma nutri e só esperando a alta da recuperação pra voltar a malhar, a lipo foi o incentivo que faltava. Vc está de parabéns!!!!!

  14. Thaís01/04/21 • 10h56

    Parabéns pela mudança no estilo de vida! Eu tbm não gosto de malhar, e o q me diziam sobre “depois de um tempo vc acostuma e passa a gostar” nunca aconteceu comigo kkkkk. Eu faço musculação há anos, não é minha atividade dos sonhos, continuo indo na força do ódio, mas sei q é necessária pra não sentir mais dores de condromalácia, manter a massa muscular e ossos saudáveis (família com tendência à osteoporose, então TEM q prevenir). Vc fez a melhor escolha possível, parabéns pela evolução!
    Pra me animar a ir eu compro lookinhos novos kkkk

    • Constanza01/04/21 • 20h21

      Menina isso é muito verdade! Roupa nova da um gás pra malhar ne?

  15. Marli Cruz01/04/21 • 11h25

    Parabéns, Cony! Pela força e determinação, infelizmente o imediatismo tem consequências desastrosas na maioria das vezes.

  16. Flavinha01/04/21 • 22h32

    Nossa deve ter 1 mês que eu resolvi parar de comer pão, massa, doces, refri (bebia mto pouco mas agora cortei) e álcool (diminui muito tb) e meu, foi impressionante a diferença que deu na minha barriga. Fiquei tão animada que nem quis voltar mais a comer essas coisas. À lactose eu já sabia que tinha intolerância e já tinha cortado faz tempo coisas com lactose, mas acho que a intolerância se estendia ao glúten tb, pq eu me sinto mto melhor agora sem comer coisas com glúten, fico menos cansada, não tenho mais inchaço abdominal…
    E agora que as academias fecharam novamente estou fazendo exercícios em casa… é o que temos pra hoje.

  17. Giovana02/04/21 • 19h09

    Parabéns Cony!! Não é fácil emagrecer e vc foi muita determinada. Também estou tentando encontrar motivação para me exercitar e cuidar da minha alimentação. Preciso perder apenas 03 KG, parece pouco, mas não consigo perder 01 grama, porque não tive ainda sua força de vontade. Sinto que preciso fazer algo. Lendo seu depoimento me sinto até mais motivada. bjsss!

  18. Iris18/04/21 • 08h44

    Parabéns Cony, estou super feliz por vc. Tão bom quando a gente estabelece uma meta e consegue alcançar, ainda mais uma meta que traz tanta saúde física e mental.