Editorial
20 fev 2020, 20 comentários

Meia de Compressão Para Viajar!

Da última vez que fui pra Europa, fiquei bem preocupada com aquele lance de ter trombose em voos longos. Uma amiga tinha me contado recentemente que um amigo dela tinha ido pros USA, passou super mal quando chegou lá e foi direto pro hospital. Era embolia pulmonar consequente de uma trombose que ocorreu durante a viagem. Teve que ficar internado na gringa e gastou uma nota com hospital!

Acontece que cada vez mais vemos casos assim (esses dias mesmo uma moça que tinha o sonho de ir pra Itália chegou la passando muito mal e morreu em seguida) e eu obviamente fiquei assustada com o voo de 9 horas para Portugal, espremida na classe econômica.

Mandei mensagem para minha angiologista, Dra. Livia Lyra (atende aqui em BH) e ela me disse que realmente era bastante aconselhável usarmos meia de compressão para viajar (ela indica em viagens com mais de 4 horas de duração) e indicou meia DD média compressão (20-30) tamanho 3/4. Sobre as marcas, falou da Sigvaris, Venosan e Medi.

SÓ QUE, cada caso é um caso. A Dra. Livia me disse que é importante passar por uma avaliação com um especialista porque cada caso tem um cuidado específico. E que no nosso caso ela indicou também a prevenção da trombose com uma medicação, que precisa de receita e avaliação médica. Tudo isso porque o Léo precisa de cuidados maiores, já que ele tem varizes grossas e refluxo na safena.

Claro que foi um custo fazer o Leo usar a meia. Insisti até, ele não achava necessário mas peguei no pé e levei na farmácia para comprar a meia.

Compramos essa aqui.

Sigvaris, algodão super, de panturrilha e com dedinhos pra fora. Custou cerca de R$ 180 na Drogaria Araújo aqui em BH.

Para saber o tamanho certinho, uma atendente da farmácia mediu a panturrilha e deu certinho! Tem a ver com a altura também.

Ela deve ser colocada em casa, tem que por as pernas pra cima por um tempo e depois calçar a meia. É difícil, Leo reclamou até, mas com certeza é algo super importante e que vale a pena.

Acabou que usei a meia não só durante o voo, mas durante minhas caminhadas na gringa também! E é impressionante como faz diferença. As pernas ficam bem mais descansadas, mais leves e consequentemente, conseguimos andar mais!

  • Eu adorei, daqui pra frente usarei sempre a meinha da proteção!
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
20 comentários em “Meia de Compressão Para Viajar!”
  1. Fany Lajter20/02/20 • 18h39

    Uso sempre, mesmo com voo de uma hora. Tb fui recomendado pelo meu angiologista. Não consigo convencer o marido a fazer o mesmo. Eles sempre acham que isso é coisa de mulher. E concordo com vc Cony, chego com os pés descansados.

  2. Rayanne Sousa20/02/20 • 21h20

    Fui no angiologista recente, ele me passou essa meia e nem comprei vou fazer isso! Chego ao final do dia parecendo que tem pedra nas minhas pernas. Tão cansada!!

  3. Clarissa20/02/20 • 21h42

    Como nem sempre é possível viajar de executiva ($$$$), eu uso a meia de compressão e levanto a cada 2 horas, o que acaba tornando o voo cansativo demais, mas fazer o quê? Perdi um rim por causa de um trombo na artéria (nada relacionado com avião), então não posso me descuidar.
    Aliás, como você bem pontuou, todo mundo deveria tomar esses cuidados, pois o perigo é real.

  4. Maíra20/02/20 • 21h57

    Eu preciso usar diariamente, devido à minhas varizes. Mas uso pouco pois já rasguei várias tentando vestir na correria, a minha tem que ser até a coxa (por isso a importância da indicação do angiologista. E outro ponto: como harmonizar com os looks?! Canelinha de fora?! Conta dá essa dica por favor! Já gastei minha criatividade com isso. Durante minha gestação usei assumidamente, mas agora não sei como… E sim! Faz uma diferença danada no bem estar das pernocas

    • Laura21/02/20 • 08h45

      Sim Cony! Se é inverno tranquilo, não dá pra ver a meia… mas no verão faz como? Nos dá as dicas!
      As meias, além de feinhas, dão um calor danado! Usei muito na gravidez mas hoje não uso mais… mas sinto que precisaria pois tenho muito cansaço e dor nas pernas!
      Bem que podiam inventar uma meia de compressão “invisível” né??

      • Raíssa21/02/20 • 10h17

        Olá, tenho que usar a meia calça por conta da má circulação nas safenas, a sigvaris tem meias bem mais finas, que não aparecem tanto e a venosam tem meias de tactel que não esquentam tanto.

  5. rebeca gondim21/02/20 • 06h23

    Oi Cony, meia de compressão faz toda diferença em voos sim! No meu caso, uso tambem anticoagulante oral (xarelto) alem das meias, porque tenho trombofilia. Trombofilia é uma condição genética que faz você ter mais tendência a ter trombose venosa que outras pessoas. Nunca tive sintoma NENHUM, até que meu irmão teve uma trombose no tornozelo durante um treino na academia e me desesperei, corri pro hematologista pra pedir toda a investigação (inclusive uma parte dos exames infelizmente o plano de saúde não cobre) mas bingo, estava lá, tenho uma mutação num gene que caracteriza a trombofilia. Então é meia, anticoagulante oral durante voos e se um dia quiser engravidar, mais anticoagulante (porque a trombofilia aumenta significativamente a chance de abortos espontâneos e trombose nas grávidas). Depois que soube dessa condição, fiquei impressionada com a quantidade de gente que também tem trombofilia. Então se eu puder dar uma dica é: se alguém tiver caso de trombose venosa em parentes próximos (pais irmãos, etc) consultem o hematologista para investigar se tem a mutação também. Inclusive o próprio anticoncecional oral de hormônios combinados deve ser evitado por pessoas como eu…Enfim! Ufa falei demais! beijos da leitora dino, Rebeca.

  6. Renata21/02/20 • 06h45

    Eu desenvolvi uma trombose cerebral depois de um vôo longo. Lógico que a culpa era do anticoncepcional, mas com tudo isso descobri que tenho uma mutação genética que faz com que eu tenha propensão a desenvolver trombose. Todo cuidado é pouco!

  7. Izabela21/02/20 • 10h19

    Cony! Eu não tenho risco de trombose mas tenho MUITO inchaço nas pernas, que chega a doer, e por isso o Angiologista também me recomendou usar para viagem maiores que 6 horas!

    Como você disse, cada caso é um caso e antes de usar TEM QUE ir no médico! O uso indiscriminado ou errado pode até piorar o caso!

    voltando ao ponto, para questões de inchaço eu sinto que faz MUITA diferença, e é como você disse, as pernas ficam mais descansadas, ainda mais e viagens longas e com muitas andanças!

    ótima dica! e Consultem os medicos meninas! heheh

  8. Ligia21/02/20 • 10h36

    Essas meias são ótimas, salvam o dia!
    Meu médico também indicou, e tem uma um pouco mais confortável que essa, da própria Sigvaris, chama EVER SHEER. É um pouco mais fina, um pouco menos horrorosa (vamos combinar, beleza não é o forte dessas meias), e achei mais fácil de vestir! Ah! E tem o mesmo “poder de compressão”.
    É importante lembrar também que tem uns truques de conservação (lavar todo dia após o uso) e tem também validade, pode perder o poder compressivo…
    Também queria dicas de como incluir no look, Cony! No inverno e tranquilo, mas no verão é triste!
    Beijinhos!

  9. Gi Silveira21/02/20 • 10h58

    Fiz um vôo de 12 horas até Londres, e depois de 3 horas, mais 12 até Bangkok. Não tive problema. Será que é de pessoa pra pessoa ou corro risco de em outra viagem ter problemas?

    • Constanza21/02/20 • 14h06

      Todo mundo corre o risco

      • Gi Silveira21/02/20 • 14h09

        Vou comprar então, por precaução. Em Agosto saio de férias e agora fiquei com medo rs

  10. Elena21/02/20 • 14h34

    Cony, meu marido usou um modelo que parece com meia normal de usar com tênis, dessa mesma marca. Ele viajou pra Angola e sentiu muito resultado. Esse modelo não parece meia calça, por isso fica mais fácil para os homens aceitarem usar.

  11. Aline21/02/20 • 14h37

    Usei essa meia qd viajei grávida, e depois continuei usando até o final da gestação. Realmente é bem difícil de colocar, mas depois vc mal sente q está com ela.

  12. Priscila21/02/20 • 18h38

    Tem um site que se chama Meia Express se não me engano e eles tem muitos muitos tipos de meias. Inclusive de outras cores, sem ser essa bege horrorosa. Preta, mas clara… vale a pena.

  13. Ana Carol21/02/20 • 18h47

    Eu amo e não vivo mais sem! Uso mesmo quando vou de executiva e as vezes uso até no dia a dia! Meia de compressão é vidaaa!

  14. Vanessa Monteiro22/02/20 • 07h02

    Sou fisioterapeuta, o que indico aos meus pacientes (pega essa dica) é tirar as medidas ao acordar, quando as pernas não estão inchadas. Pois, quem tem inchaço, se tirar as medidas ao longo do dia poderá comprar uma meia mais frouxa, e portanto, não fará tanto efeito.

  15. CLAUDIA26/02/20 • 15h11

    Eu uso também. É importante relembrar que cada pessoa tem um nível de compressão e também um tamanho recomendado. E sempre beber muita água e caminhar durante o vôo de tempos em tempos. Até pra não sentir dor mesmo e chegar mais relaxados pra bater perna o dia todo. Boa viagem pra vocês!

  16. mairla santos17/11/22 • 20h01

    oiii, voce sabe me dizer se a questão da meia ser 3/4 ou meia calça interfere em alguma coisa? ou se uma é melhor que a outra? vou fazer um voo de 15h e estou preocupada.