Lifestyle
Decoração, Mi Casa Su Casa
12 jan 2020, 35 comentários

Tem Jeito decor 63 – Sala da Lina

Hello Fufulândia, and welcome back to our picaqueira!

Todo mundo bem? Como foram as festas por aí?

Aqui vivi momentos de plena tranquilidade e muito trabalho. Tomara que esse seja o tom de twenty-twenty.

Hoje teremos o primeiro imóvel da Lina. Ainda é aluguel, então não vamos sair quebrando nada, porém buscaremos o melhor para ela chegar em casa e se sentir no melhor lugar do mundo. #Vemkotio!

“Querido Lelo,
sempre que vejo seu trabalho fico babando por suas ideias incríveis. Pois agora acho que é o meu momento de gritar “help”.

Aluguei um apê e estou começando tudo do zero. Tenho algumas ideias em mente:

mas na hora de juntar tudo no papel vai dando um nó daqueles. Ao visitar o apê vazio, achei a sala de estar/jantar tão grande, tão grande… Só que agora estou quebrando a cabeça com a disposição dos móveis.

Já diminui tamanho do sofá, diminui o tamanho da mesa, puxa daqui, puxa de lá… até chegar a uma solução ideal, mas ainda sinto que a sala não está tão legal como eu gostaria ou com o espaço bem distribuído.

Minha sala tem 2,75m x 3,87m, porém só tenho duas paredes disponíveis. Meu problema está em dispor os móveis neste local sem atrapalhar a passagem de entrada e a passagem para os quartos. Queria manter o rack centralizado com o sofá, por isso optei por um sofá de 1,90m ou 2,20m. A princípio, queria uma mesa de jantar para 5 pessoas, mas acabei escolhendo uma mesa de 90cm x 1,20m para 4 pessoas por acreditar que uma maior não caberia no meu espaço.

 Fiz um desenho bem caseiro para você compreender minha ideia inicial (please, não sou arquiteta, então considere esse desenho bonitinho com carinho). Idealmente, pensei em colocar o rack/TV e a mesa de jantar do lado oposto (como na foto de um ambiente que usei como inspiração), mas acho que irá atrapalhar a entrada para os quartos e banheiro. O que me incomoda na disposicao atual é justamente chegar no apartamento e dar de cara com as cadeiras da mesa de jantar. Não sei o porquê, mas não me pareceu harmônico.

Estou enviando em anexo a foto da minha mesa. Com relação ao sofá, estou em duvida se compro um no estilo mais clássico ou um mais moderninho no estilo retrô.

Eu havia pensado num sofá de cor cinza escuro ou azul escuro. Só mais um detalhe: os eletrodomésticos da minha cozinha são todos na cor inox. Bom, já tenho o grosso, mais falta os detalhes para tornar a minha sala mais aconchegante e bem linda!

Me ajuda, Lelo?!Beijos!
Lina”

Claro que eu ajudo Lina! Primeiro, obrigado por tanto carinho, que percebo em todo seu texto. Agradeço de coração essa energia boa. Parabéns pelo vôo solo, ir pro nosso primeiro “lar” é um marco na vida de todos. E o seu desenho tá maravilhoso! Já viu um desenho do Oscar Niemeyer?

Catedral Metropolitana de Brasilia conceito em 1958 concluída em 1970.

Quanto ao imóvel parecer grande, e depois ser difícil de organizar tudo, é super normal, não precisa sofrer. Te confesso que eu preferia que você tivesse comprado o sofá de 220cm do que a mesa de jantar. Aliás, eu prefiro o sofá mais contemporâneo, retinho e azul marinho/petróleo…

Contudo, como você já adquiriu a mesa, fiz uma opção com ela. E o problema é que, a única posição que ela cabe, é justamente a que você desenhou e que não gostou. Mas não fique triste, segura minha mão mais um tempo. Vamos ver o layout que me mandou:

Entre o tampo da mesa e o balcão da cozinha precisamos de – no mínimo- 85cm. Com essa medida é possível uma pessoa estar sentada e outra passar atrás. É no limite, mas vai.

Nessa versão o sofá está com 180cm e um conjunto de mesas laterais, daquelas que se encaixam, a maior de 50x50x50 e a menor de 40x40x40 essa menor poderia servir como um 5º lugar a mesa, desde que o material suporte o peso. E que o jantar seja mais informal, porque 90cm de largura ficaria apertadinho.

Coloquei duas banquetas para o lado de dentro da cozinha, e complementaria os armários embaixo das bancadas, para ter mais armazenagem. Conversando com a imobiliária, é algo que geralmente os proprietários aceitam abater do valor.

Propus o móvel para a tv mais próximo a sacada, contudo como pode perceber a cadeira que fica perto dele vai ser mais sacrificada, será o local do amigo magrinho.

Bora para as paredes, que elas vão ter poucas diferenças nas opções seguintes:

Na parede de entrada, mantive a pintura branca na parte inferior, criando uma faixa de 80cm de altura branca e na porção superior, fui de cinza escuro. Apliquei a Suvinil Elefante D161, e em todo o restante Espuma do Mar D521.

Lembrando que antes de pintar é interessante fazer o teste de cor. Sobre a mesa, um espelho bronze redondo (80cm de diametro) e uma prateleira que engloba tanto a mesa quanto a TV, e mesmo sendo pouco profunda (15cm) apoia plantinhas e decorações.

Sobre o sofá 2 quadros e a frente dele um tapete redondo – truque já conhecido por aqui, porém dessa vez com chevron estilo missoni, que junto com as cortinas romanas criam linhas no sentido da largura do espaço, dando sensação de amplitude. O móvel em madeira confere aconchego ao estar.

Tentei a mesa encostada na bancada da cozinha, não sobrava passagem, tentei inverter a mesa e a tv, fica muito descentralizado com o sofá, tentei o sofá na outra parede e a mesa de lado na parede contrária… nenhuma versão ficava melhor que essa que você mesma já tinha estudado. PORÉM, se a mesa para 4 lugares fosse redonda (90cm de diâmetro)…

As cadeiras ficariam de forma a fugir das paredes e sobraria uma boa passagem entre o sofá e o acesso da sacada também. Ainda temos um sofá de 180cm, beeeeeeeem no limite da porta do corredor, mas mesmo com as mesinhas de apoio, é possível incluir uma bela planta próxima a varanda, o que traz muita vida ao ambiente.

As banquetas vieram para o lado da sala, enquanto o jantar fica todo sobre um tapete de 150cm de diâmetro, com cadeiras ghost (transparentes), para não pesar. Na entrada temos uma luminária alta e nessa versão deixei o home em branco para ele “sumir” na frente da faixa branca da parede.

E por falar em paredes, nessa eu usei a mesma textura de cimento queimado atrás do sofá, poré, com tons beges. Isso é algo que nem todos sabem, pode fazer o mesmo efeito com qualquer cor. Brancos, beges, cinzas e azuis são as melhores opções, contudo podem ser feitas em qualquer uma do catálogo. Para ficar em harmonia com o Elefante, sugiro o Açúcar Cristal A204.

Nessa proposta, você poderia levar um lustre até sobre a mesa (eu gosto de deixar a base do lustre a 170-190cm do chão, e no outro ponto colocar 2 metros de trilho iluminado com uns…. 5 ou 6 spots e efeito par20.

Na parede do jantar usei 3 espelhos redondos, 30,45 e 60cm de diâmetro, que nessa posição refletirão a luz natural para dentro da sala. Confesso que olhando a imagem agora, acho que falta felicidade, aconchego… um pouco de vida…

Pronto! Nada como botar um pau na vida da gente, alegra tudo, não acharam?

Agora, serei polêmico e vou dizer o que EU faria, se morasse aí.

Primeiro de tudo, eu chamaria alguém pra tentar deixar a bancada da cozinha americana com 70cm de profundidade, limitando ela com a porta do corredor e invandindo a cozinha o quanto necessitasse. Se for possível 70cm, é o necessário para acomodar 6 pessoas em banquetas altas.

Talvez precise de um chanfro na entrada da cozinha e isso irá limitar que se possa acomodar apenas 5 pessoas, conforme coloquei no desenho.

Não obstante, essa mudança na bancada elimina a mesa de jantar e permite o uso de um sofá de 240cm, as mesas de apoio na lateral, um home de até 300cm de largura, onde deixei mais 2 pufes de apoio para visitas, e uma mesa de centro.

Abajoures nas duas laterais da sala trazem um ar mais cenográfico, o tapete ajuda na sensação de maior espaço assim como as cortinas romanas.

Na parede da entrada logo atrás da porta, o espelho bronze cria um detalhe de “hall” propriamente, e a prateleira (270cm) pode apoiar livros, adornos, plantíneas … Essa última versão é a que eu tive durante 20 anos aqui no apê que eu moro e defendo que seja muito prática e funcional. Mas nós não vamos rejuvenescendo, então fiz questão de te mostrar opções com mesas também, pois ter apenas banquetas altas é desconfortável para pessoas com um pouco mais de idade, mesmo que sejam bem ativas fisicamente.

E por esse momento “abusivo” de opiniar de forma tão pessoal no teu espaço, (já que você inclusive já comprou a mesa) deixei um recado pra mim mesmo no projeto.

Espero que alguma te deixe feliz e fufús, quero todo mundo dando pitaco nos comentários. Qualquer dúvida eu respondo ao longo da semana.

Na sequêcia dos TJD teremos: Manoela e Bruna Cristheeeena!

Para participar é só mandar email com seus desejos, imagens e se possível, medidas para o email azuosexclusive@gmail.com – apenas um ambiente por fufulândes.

#Bença!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
35 comentários em “Tem Jeito decor 63 – Sala da Lina”
  1. Divana13/01/20 • 07h35

    Lelo, amei as suas dicas. Eu aluguei um apê também e tem mais de um ano. Estou com dúvidas naquilo que eu posso fazer ou não nele, principalmente porque quando eu for entregar pra imobiliária ele precisa estar inteiro branco como a neve.

    • Tio Lelo13/01/20 • 11h30

      Olá Divana!
      Bem vinda ao #TJD hahaha.
      Recebo muitas perguntas sobre aluguel justamente porque a maioria dos imóveis precisa ser entregue imaculado. Ainda assim, acho que aqui e ali vale a pena usar um toque de cor, ou um papel de parede, algo que traga a sua personalidade para o seu ninho. Independente de qualquer coisa você terá que repintar, então a alegria de ir pra uma casa que reflita quem você é supera esse gasto.
      Beijo grande!

  2. Cayssa Marcondes13/01/20 • 09h01

    Meu deus do céu, amei muito! Fico impressionada com a sua capacidade de melhorar os ambientes, deixando lindo e aconchegantes ao mesmo tempo!

    Eu gostei da opção com a mesa que a Lina já comprou, mas confesso que meu coração acelerou com a mesa redonda perto da varanda, achei tão chique!
    Realmente entendo o que ela diz sobre o incômodo de chegar e dar de cara com as costas das cadeiras da mesa da jantar, isso não traz aconchego.
    Sobre as cadeiras transparentes, não sei, tenho um certo preconceito com elas, acho que com o tempo fica embaçado, sabe? Nunca tive uma, é só impressão mesmo.

    Gostei também da versão que você fez com o rack da sala bem grande, mas acho que eu sentiria falta do encosto nas banquetas.
    Se fosse na minha casa, eu ficaria com a opção da mesinha redonda.
    Ahhhh, outro detalhe, eu sou completamente apaixonada por madeira, como mudou a cara da sala quando você trocou a pintura clarinha por madeira, uauuu, perfeito!

    Ps: Muito obrigada pela explicação a respeito do acabamento na lateral de revestimento com porcelanato no outro post, já passei para o pessoal lá da minha obra!

    Abração!

    • Tio Lelo13/01/20 • 13h55

      Oie!!!
      Que bom que deu certo na obra Cayssa 😀
      Os tons amadeirados são ímpares na hora de dar vida para ambientes, mas geralmente as pessoas cortam por causa do custo e daí os designers sofrem.
      HAHAHA
      Tem umas banquetas com encosto que são gostozinhas, mas para curtir uma refeição longa, com muito papo, nada se compara com uma cadeira… Já sobre as cadeiras transparentes, as da Kartell duram sim sem muitos riscos, só que, tem que ser limpas com água detergente neutro e pano tipo flanelinha. Uma opção bem brasileirinha é que por aqui já tem a versão “nublada” dessas cadeiras, hahaha
      Beijão!

  3. CAROL PERTU13/01/20 • 09h21

    kkkkk porta retrato show!

    Confesso que tbm prefiro sem a mesa e usando a bancada principal. mas as outras ficaram maravilhosas tbm.

    Boa sorte na escolha!!!

    • Tio Lelo13/01/20 • 13h56

      Vamos morar juntos Carol! hahaha
      Bêxo!

  4. Tatiana13/01/20 • 09h44

    Adorei Lelo. Sempre entro aqui pra ver seu bom gosto. Uma dica que eu percebi depois de mobiliar meu apto, é que esses sofás que tem braços grandes não são os melhores para um local pequeno. Prefira os que tem braços fininhos, pois tem mais espaço para as pessoas sentarem efetivamente . Amei todos os que ela te mandou como inspiração. Conhece algum site que tenha sofás assim bonitos para comprar ?

    • Tio Lelo13/01/20 • 14h01

      Olá Tatiana, que bom que você curtiu 🙂 Também tento tomar esses cuidados de otimizar assentos, os modelos que ela montou a imagem de inspirações eu já vi praticamente todos no Westwing Brasil, eles tem uma campanha fixa de estofados. Não é o valor maaaaaaais baixo do mundo mas está dentro da média e a qualidade é boa, já sentei em alguns e foi bom pra mim.
      Obrigado por participar 🙂
      :***

  5. IZABELA13/01/20 • 11h28

    Hahahaha Lelo você é engraçado d+++++ hahahahaha
    eu confesso que adorei todas as disposições!

    Apesar dela nao ter gostado da mesa bem na entrada, eu prefiro a mesa perto da cozinha. Mesmo a redonda tendo ficado mais harmoniosa com o espaço, ela é do lado aposto da cozinha. Eu que gosto de cozinhar a receber acho estranho ficar atravessando a sala toda com a comida, sem contar que que tá la preparando o tira-gosto fica longe hehehe
    Ps: onde compra esse porta retrato? QUERO UM ahhaha

    • Tio Lelo13/01/20 • 14h10

      Oieeee Iza! Esse porta retrato pelo visto já está em falta. HAHAHAHA
      Também A-DO-RO receber e eu preferiria (no caso da opção com mesa) a redonda por motivos de:
      Bebidinhas e petiscos na bancada.
      Na hora de servir a comilança: tira os petiscos e monta um buffet na bancadinha, e a mesa posta fica pleníssima lá perto da sacada… que em climas amenos tbm pode ter um apoio para os comes ou bebes.
      Bêjo!

      • IZABELA A RIBEIRO13/01/20 • 18h22

        Hmmmm nunca tinha pensado por esse lado! Interessantíssimo!

  6. Tania13/01/20 • 12h22

    Lelo sempre amo seus projetos!
    Preciso fazer dois comentarios:
    1) Parece de mentira, mas justo esse final de semana vi um espelho de bronze assim como voce mostrou no primeiro projeto!!!! Estava justamente pensando como se colocaria numa sala!
    2) Eu tenho banqueta da cozinha e mesa de jantar e vou ser beeem sincera e dizer que nunca usei minha mesa de jantar! Ela so serve pra acumular coisa quando chegamos em casa! Horrivel, eu sei! Mas no dia a dia meu marido senta nas banquetas conversando comigo enquanto eu cozinho e ai ja sirvo ali a comida. Mesma coisa quando vem gente em casa! Abrimos um vinho e sirvo ali na banqueta e vou tomando e conversando enquanto cozinho.
    Claro, nunca recebi mais que 5 pessoas na minha casa…Enfim, desculpa que me meti demais ja!
    Parabens pelo ap amiga! Que voce seja muito muito muito feliz vivendo ai!

    • Tio Lelo13/01/20 • 14h31

      Mas ah Tânia! Antenadíssima nos espelhos.
      Amo o efeito do espelho bronze, só não funciona para conferir o lukinhu, então para closet, sempre prefiro ter pelo menos um que seja de corpo inteiro na cor cristal.
      Como você disse, acredito que a mesa seja “dispensável” muitas vezes, tanto que tive por uns 20 anos apenas a bancada com banquetas altas. Contudo, esse tipo de assento não é confortável para pessoas com mais idade.
      Super beijo, obrigado por participar comentando.

  7. Fany13/01/20 • 12h49

    Oi Lelo, nem preciso dizer que vc deu um show. Sem sombra de dúvidas , se fosse jovem faria esse último projeto. Bjks, Fany

    • Tio Lelo13/01/20 • 14h32

      Obrigado pelo carinho Fany meu benzinho!
      PReciso voltar ao RJ pra gente tomar aquele café!
      :*

      • Fany13/01/20 • 16h49

        Venho. To te esperando. E dessa vez não vai ter resfriado que me derrube! Bjks

        • Fany13/01/20 • 16h53

          Venha* ( corretor maluco)

  8. tapetes para sala13/01/20 • 15h30

    Aqui uma lista com os melhores tapetes para sala que já vi na web https://www.fillotapetes.com.br/tapete-para-sala

    • Tio Lelo13/01/20 • 15h57

      Belas opções 🙂
      gracias pela participação Diogo.

  9. Joana13/01/20 • 15h31

    Olá, indicaria esse site para compra de tapetes?

    • Tio Lelo13/01/20 • 15h58

      Olá Joana, eu particularmente não conheço a loja, mas as opções são bem bonitas e não tem nenhuma reclamação deles no Reclame Aqui.
      Era bom buscar mais referências.
      Bejaum!

  10. paula13/01/20 • 15h36

    Oi, Lelo!
    Fachada de casa conta como um ambiente? 🙂

    • Tio Lelo13/01/20 • 15h55

      Oi Paula! Turubó?
      Até poderia contar, porém, para você alterar fachada de modo substancial é necessário recolhimento da RRT (registro de responsabilidade técnica).
      Se for apenas uma cor ou um revestimento não teremos problemas, mais do que isso não tem como você executar sem um responsável técnico.
      Manda que eu vejo se se se encaixa.
      Bêxo!

  11. Fran13/01/20 • 16h47

    Sempre semprr jogando seu bom gosto em nossa cara!
    Estou esperando um ou mais posts sobre a obra dos seus banheiros.

    • Tio Lelo13/01/20 • 18h03

      Olá Fran!
      Acredita que eu achei o arquivo com as fotos nas férias e pensei: preciso superar esse trauma e postar a parte final, AHHAHAHA
      Obrigado por ler a gente!
      Beijok

  12. Luciana14/01/20 • 14h31

    Nossa, Lelo, coitada da Lina! Achei linda a mesa que ela comprou, mas deve ter ficado dividida depois da sugestão com a mesa redonda! Ficou excelente!
    Mas a ideia de abortar a mesa e usar só a bancada foi ainda melhor, se fosse solteira ou sem filhos pequenos, essa seria minha opção.
    Acabei de mudar para uma casa funcional e estou cheia de dúvidas de como dispor os móveis, acho que vou pedir sua ajuda!
    Beijocas

    • Tio Lelo14/01/20 • 15h12

      Ola Luciana, que bom que você gostou 🙂
      Eu lembrei das véia, mas esqueci das crianças! Muito bem lembrado.
      Manda aí que a fila tá curtinha… tem 2 ou 3 pessoas apenas.
      Bêjón!

  13. Estelina14/01/20 • 16h38

    Gente do céu! Estou sem palavras… Lelo, muito obrigada pelo carinho e pelas ideias geniais! Adorei todas as três opções e pretendo fazer um mix de todas elas. De fato, escolhi a mesa pensando nos meus velhinhos… A cozinha é super estreitinha, então não dá mesmo para aumentar a bancada. Você arrasou com o espelho bronze, jamais pensaria nisso! Amei a combinação das cores das paredes, o lustre azul, o tapete redondo, a madeira na parede, e principalmente seu carinho com meu cantinho. Obrigada de coração! Também agradeço as sugestões nos comentários, meninas!

    • Tio Lelo15/01/20 • 13h16

      Que bom que você gostou Lina!
      Qualquer dúvida me grita que eu tento te ajudar.
      Beijo!

  14. renata valerio15/01/20 • 13h24

    Oi Lelo!! Eu amei a opcao que vc deu! Realmente ficou bem melhor o espaco, parabens!! Nao deu pra ver muito bem o tamanho da sacada dela, mas talvez seria uma opcao colocar a mesa la. Mesmo que nao caiba a que ela ja tem, talvez uma menorzinha de até 3 lugares ficaria bom! Beijoss

    • Tio Lelo15/01/20 • 15h14

      Olá Renata!
      Obrigado por ler a gente, e participar comentando.
      Gosto também da ideia da mesa na sacada, porém não temos detalhes. hahahaha
      Beijão!

  15. Bruna15/01/20 • 23h17

    Lellooo, amo como você pensa fora da caixa, jamais imaginaria a mesa redonda ali. Ansiosa pela minha vez. Beijooos

    • Tio Lelo16/01/20 • 10h53

      Olá Bru!
      Tá quase chegando 🙂
      Obrigado por participar, beijão.

  16. Cris16/01/20 • 19h09

    Lelo, leio sua coluna com o coração disparadinho…
    Pensando quando chegará o meu dia de perguntar!
    O meu dia vai chegar, eu sei!!!! Vou comprar meu apê, venho te contar e te encher de perguntinhas.
    Acho seu texto uma gostosura!
    Muita luz procê em 2020 😉
    Beijo enorme!

    • Tio Lelo16/01/20 • 21h32

      Ô Cris, que delícia essa sua mensagem!
      Seu dia de mandar pergunta já, já chega! Muita luz, muita saúde, paz e um sucessão enorme pra você!
      Super beijo!