ComportamentoComportamento
Chora Que Eu Te Escuto
28 jan 2020, 30 comentários

Chora Que Eu Te Escuto!

A choradeira de quarta passou pra sexta (mas só esta semana) porque estive em SP nos dois últimos dias e logo aparecerei com uma novidade que vocês não tem NOÇÃO! Já conto que é uma colab de calçados e que eu simplesmente AMEI AMEI AMEI tudo o que surgiu na coleção. Gente, vai ficar tão lindo… tenho certeza que vocês vão amar muito! Ai que ansiedadeeeeee!

Bom, vamos chorar, vou por o nome das 3 cidades que estive nos últimos dois dias.

Chora 01 – Birigui

Oi Cony, vou tentar ao máximo resumir a minha história para você e as leitoras…

Era ano de 2016, e eu tinha ido até um barzinho com mais duas amigas, porque uma delas tinha acabado de terminar um namoro longo. Nessa época eu namorava.

Estávamos conversando na mesa do bar, e tudo em volta pareceu ter parada quando o cara de olhos verdes entrou. Nós nos olhamos por uns segundos antes de ele sentar com o amigo na mesa do lado.

Quando fiquei sozinha na mesa ele veio conversar e perguntou se ele o amigo podiam sentar junto com a gente porque o amigo também tinha terminado um namoro. Logo no começo da conversa eu senti que ele hesitou em falar o nome e quando perguntei o que era ele disse: “Vou te contar tudo: eu sou casado, tenho um filho, e minha relação é assim..”. Nós passamos a noite toda conversando sobre uma série de coisas, inclusive sobre nossas relações, e a coisa toda simplesmente fluiu.

No fim da noite, nos despedimos mas não trocamos telefones. Ele atravessou a rua e eu pensei que ia ser a última vez que o veria, porque ele não morava na mesma cidade e ainda tinha toda a nossa situação. E eu só pensei: “É melhor assim”.

Um ano depois eu tinha terminado meu namoro e ele veio falar comigo no Facebook. Falei que não sairia com ele e não me envolveria com alguém na situação dele, e mesmo ele falando que tinha um relacionamento aberto eu neguei os convites dele. Um tempo depois estava em um show e ele apareceu porque viu que eu tinha confirmado presença no evento. Conversamos bastante lá e na hora de ir embora, eu parei pra me despedir de um amigo. Quando saí, ele já tinha pedido um uber. Pedi pra ele voltar e quando ele saiu do carro já veio direto na minha direção e nos beijamos. Ficamos quase 4 horas esperando a chuva passar para ir embora, conversando e nos beijando.

Saímos mais algumas vezes e conversávamos bastante. Sempre que estávamos juntos era muito agradável e tudo fluía. Eu me sentia muito bem com ele, mas paramos o contato depois que ele me disse que ia tentar fazer a relação dar certo com a mulher. Mesmo assim, eu continuei pensando nele e esperando que algum dia a gente voltasse a sair e pudesse ter uma chance. Acontece que eles não se acertaram e acabaram se separando oficialmente. No dia em que ele assinou os papéis saímos pra conversar, mas não ficamos.

Um tempo depois começamos a sair e conversar com mais frequência e ele até me apresentou alguns amigos numa festa. Eu estava muito envolvida e num dia depois de ter bebido muito, fomos pra minha casa e eu falei que o amava. Nessa hora ele simplesmente não soube o que fazer ou dizer, e foi embora. 

Eu fiquei arrasada e me sentindo rejeitava, mas decidi que ia superar e seguir com aquilo. Acontece que um tempo depois eu conheci um cara e nesse meio tempo ele voltou a me procurar, arrependido de tudo. Eu decidi que ia dar uma chance pra viver algo novo e acabei namorando por dois anos. Durante esse tempo, ele volta e meia me mandava mensagens, e eu também pensei nele algumas vezes. Quando meu namoro ficou complicado e recebi uma mensagem dele, achei melhor bloqueá-lo porque tinha medo que aquilo pudesse me influenciar.

Em Setembro desse ano eu terminei meu namoro. Tínhamos muitos problemas e nesse meio tempo eu voltei a pensar nele. Na semana em que terminei ele me mandou uma mensagem pelo Facebook e voltamos a ter contato. Duas semanas depois saímos e acabamos ficando. Ele me convidou nesse mesmo dia pra viajar com ele pra passar o fim de semana e conhecer os amigos. Pensei em dizer não, mas quando vi já estava comprando as passagens. Nos divertimos bastante juntos e foi tudo muito gostoso.

Ele me falou que toda a situação mudou e que as coisas que prendiam ele antes e que não fizeram dar certo não existem mais, mas a ex esposa continua sendo uma figura presente na vida dele por conta do filho, que ele tinha visto o quanto eu tinha feito bem para ele no tempo em que tivemos juntos e que ele não tinha conseguido me esquecer nesses dois anos e por isso sempre entrava em contato. Nesse período inclusive ele chegou a sair com algumas pessoas e até me falou, mas disse que eu fui a única pessoa que ele pensou em se relacionar de verdade.

Agora já faz mais de um mês que estamos nos vendo com frequência e passamos os fins de semana que ele não está com o filho juntos, porém tenho tido um misto de sensações e sentimentos. Quando estamos juntos sempre é muito bom, mas quando não estou com ele fico me perguntando se me deixou envolver novamente, achando que posso correr o risco de ele um dia fazer a mesma coisa e ir embora quando ver que sinto algo maior por ele, ou que talvez ele volte a sentir algo pela ex já que eles convivem com bastante frequência. A verdade é que eu me sinto completamente apaixonada por ele, e isso tem me paralisado. Duas vezes já saí de casa decidida a falar que não nos veríamos mais, mas quando conversamos ele sempre busca me confortar e falar pra eu dar uma chance, acreditar nas coisas e aproveitar o momento. 

O problema é que volta e meia passa na minha cabeça um filme de tudo o que já senti por ele e quando não estava mais com ele, e não sei se eu me arrisco e dou uma chance pra viver tudo isso, ou se “corto o mal pela raiz” antes de acabar ainda mais envolvida.

Eu amo usar esta frase: FALAR, ATÉ PAPAGAIO FALA. Cara confuso, complicado, cheio de idas e vindas, não se decide, e ainda usou o papo de casamento aberto pra te convencer a ficar com ele. Miga, acorda né? É OBVIO que ele vai fazer o mesmo com você. E outra coisa… quando um homem realmente quer ficar com uma mulher, ele fica e não sai mais do lado. Preste atenção nisso.

Chora 02 – Araçatuba

Oi Cony, tudo bem? Sou sua leitora dinossaura, e já sinto como você fosse minha amiga de anos! Mas sem enrolação, vamos ao chora. Tenho 27 anos, conheci meu marido aos 21 e me formei em medicina aos 24. No momento, estou terminando a minha especialização. Tenho um relacionamento estável com um homem que eu amo, um apê bonito e um carro legal. Seria tudo o que uma mulher poderia querer, mas… Há algum tempo eu coloquei na cabeça que queria revalidar meu diploma e emigrar. E aquela vontade de algo mais da vida além de ser “another brick in the wall”, sabe? Queria poder trabalhar menos, ter uma vida mais simples, porém, digna. O que aqui no Brasil é bem difícil. Já tinha o país em mente, me informei, e o processo obviamente não seria fácil. Mas seria algo que eu me empenharia para fazer, sabe? Eu sempre fui a filha perfeita, fiz tudo o que era esperado de mim. Minha família não tinha dinheiro, estudei em escola pública, fiz cursinho com bolsa e só pude fazer medicina porque passei numa federal. E acho que se eu largasse tudo, mataria meu pai por dentro, porque o maior orgulho dele é o que eu consegui, já que ele não foi bem sucedido na profissão dele e sempre depositou todas as expectativas dele em mim. Eu até gosto do que eu faço – às vezes. Mas acho que certamente dá pra GOSTAR do próprio trabalho, e não estar só ok com ele. E o outro porém é que meu marido não quer largar a estabilidade que ele tem também. O país para onde iríamos tem boas oportunidades na área dele, mas ainda assim ele é extremamente racional e não quer tentar. Eu o amo e não largaria dele para me mudar, eu fico vendo o pessoal se f* com os embustes por aí, e eu consegui um homão da porra. Mas sempre fica aquela sensação de que eu tô tipo Carolina vendo a vida passar na janela e não ter feito nada SÓ por mim. Já pensei em passar um tempinho fora, sozinha, mas ainda assim me sinto mal de deixar ele aqui. Não é falta de confiança. É só porque se eu casei, nós somos uma família né? E esse tipo de decisão tem que ser tomada em conjunto. Ou pode ser só porque nunca tive essa oportunidade mesmo e fico sonhando. Só agora tenho meu dinheiro e consigo me dar alguns luxos, nunca fiz intercâmbio ou viajei sozinha. Sei lá, mil coisas, rs. Sei que preciso de uma luz de alguém que está de fora, amigas e familiares acabam sendo tendenciosos. Estou sendo egoísta? Ou podemos acabar encontrando um meio termo? Um beijo, Cony! 

Casou né miga, agora guenta. Realmente não dá pra botar a mochilinha nas costas e tchau vida. Se ele não quer ir acho que deveria repensar essa vontade sua, afinal não é namoro… é casamento e casada com um homão da porra ainda por cima, como você mesma disse. Coloque na balança… tem sonhos que existem apenas para serem sonhos, ou ainda, tem sonhos que você pode realizá-los de maneiras diferentes… Vá fazer um curso fora, coisa de 3 meses, vai sentindo o que é morar fora e o que é ficar longe do marido. Daí você terá mais clareza do que realmente você quer e o que realmente vale a pena.

A imagem pode conter: texto

Chora 03 – Campinas

Cony, sempre tão linda e sensata!
Quero pedir sua ajuda e das leitoras. Meu caso é assim: namoro há 2 anos um cara que demonstrava todo o amor do mundo por mim até o meio desse ano. Queria me ver sempre, era preocupado com nosso relacionamento, pedia feedback, passeávamos, me chamava pra tudo, até pra ir comprar uma peça pro carro com ele. Maaaaas, tudo mudou depois que ele trocou de emprego, ficou super “atarefado”  e começou a se aproximar de outras pessoas tbm. Digamos que essa mudança de emprego o tornou alguém mais popular na família e entre os amigos, sabe? Eu também arrumei um emprego, logo em seguida, pois até então só estudava. Pois bem, ai começou meu tormento. Pensei que a ausência dele seria só durante um período de adaptação, mas não. Posso dizer que meu relacionamento esfriou TOTAL em tudo. Presença, sexo, planos p futuro, atenção, carinho. Meu namoro se resume em voltar com ele da faculdade quando os horários coincidem (3x na semana) – e nesse momento acabamos de entrar de férias, então até isso acaba –  e no carro sempre está exausto e estressado com o trânsito. Moramos super perto e não nos vemos de final de semana há um mês. Antes eu mandava mensagem no whatsapp de manhã, coisa simples, pergunta boba, e ele respondia a noite. Agora não conversamos pelo whatsapp de jeito nenhum. No começo dessa turbulência ele chegou a falar que estava se sentindo muito mal por estar tão frio e distante de mim, que reconhece que não está dando e sendo o namorado que mereço, principalmente em uma fase em que estou tão legal, alegre e que sente muita saudade e ia mudar. Quando ouvi isso, fiquei até contente, pois pelo menos reconhecendo a situação ele estava. Mas o mês passou e não vejo NENHUMA mudança, nenhuma tentativa por parte dele de se fazer presente. Depois que comecei a trabalhar e ser totalmente independente de todo mundo, chamei ele várias vezes para jantares, passeios, cinema, viagens e nunca recebi um sim. Ou ele diz que não quer ir ou tem outro compromisso. Ganho mais do que ele e chego a pensar que isso pode incomodá-lo, pois antes não era assim. Nossa, quantas vezes viajamos e passeamos e ele pagou tudo, mas é só eu falar que estou com vontade de fazer algo e chamá-lo que logo diz que não está a fim, não tem dinheiro (mesmo sabendo q posso e vou pagar) etc. Pode ser que não esteja relacionado ao dinheiro, mas que minha atual independência e modo de viver o tenha deixado meio balançado, pois até então eu não era “nada”. Tudo que conquistei foi com muita luta e nesse último semestre acabei me tornando uma mulher que sempre quis ser, ajudo meus pais, meu irmão, estudo bastante, faço aula de dança, cuido do corpo e alimentação, quando ele não topa uma viagem eu vou sozinha, leio muito, converso com todos e sou bem mais estável e calma agora. Arriscaria dizer que ele não quer mais namorar, mas não vejo motivos p segurar essa decisão por tanto tempo. E até que de uns dois dias pra cá, depois que eu decidi me afastar, ele começou a mandar mensagem, ficar rondando, fazendo perguntas, até me chamou p correr, essas coisas, mas acabei recusando pq de fato já tinha outras coisas marcadas p fazer. Uma observação: quando viajo sozinha ele se divide em perguntar se conheci alguém na viagem OU dizer que está super feliz por mim e aquela coisa toda. Até quando tem alguma festa ele diz “pq vc não vai com seus amigos?”. Fico confusa pq nao sei se ele está dizendo por desapego mesmo ou se está fingindo não estar nem aí.

Enfim, estou angustiada, não quero ficar de blá blá blá no ouvido dele pois acho que não vai resolver, ele não é doido e como disse acima, percebeu como o namoro estava horroroso. Não quero ser a pessoa q fica falando, implorando, me humilhando, reclamando, entende?  Não queria impor nada, queria q ele percebesse e começasse a se esforçar para voltarmos a ser companheiros. Ou simplesmente conversasse dizendo que não dá mais. Gostaria da ajuda e conselho de vocês. O que devo fazer? O que vocês fariam?

Miga, seu namoro acabou e você não percebeu. Pode ter acabado por N motivos… ele pode ter conhecido outra, ou tá empolgado pelo novo momento da vida, ou até deixou de gostar mesmo. Mas no fundo no fundo, qualquer que seja o motivo, não interessa… Mantenha a dignidade aí, respira fundo e se ainda não tiver terminado, pense em concretizar isso logo. Não temos tempo a perder!

  • Choras abertos hein! A caixa de mail tá enchendo, logo logo encerro o recebimento! Mande seu caso, angústia, problema, desabafo para constanza@futilish.com e no assunto coloque CHORA QUE EU TE ESCUTO. Seu anonimato é garantido!
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
30 comentários em “Chora Que Eu Te Escuto!”
  1. Luana31/01/20 • 13h21

    Meu Deus, o chora 3 dá até um nervoso de ler!
    É muita coisa ruim junto!
    Mora perto e nunca se vê de final de semana, não sai junto, não fala nem no whats app?
    Não tem mais jeito meeesmo!

  2. Izabel31/01/20 • 13h34

    A frase da Cony é completamente verdade meninas; quando um homem quer ELE QUER, ele fica e se esforça, se fica nessa agonia, caiam fora.

    Amiga do ultimo, termina, se for se vocês ficarem juntos depois as coisas vão dar certo, por enquanto não vejo como isso pode dar certo, infelizmente

    • Juliana31/01/20 • 16h28

      Concordo… mas infelizmente tem coisa que só entendemos com o tempo e experiência.

  3. Ray31/01/20 • 13h48

    Chora 1 – Silada, se fosse pra ser, já teria sido. Desde 2016 nessa enrolação?

    Chora 2 – Meu marido sentiu a mesma coisa 1 anos atrás, como eu não estava trabalhando, vendemos tudo e nos mudamos de cidade, nem foi de país, e não deu muito certo, voltamos 3 meses depois. Acho que é bem melhor vc ir devagar, como a Cony disse, fique 3 meses, depois mais três, amadureça a ideia, não ache que a vida é desperdiçada pq não estamos fazendo loucuras, a maioria das pessoas não está.

    Chora 3 – Dê logo um fim nisso, vc precisa aproveitar essa fase ótima que está vivendo em toda a plenitude e esse cara não tá ajudando.

  4. Ray31/01/20 • 13h50

    Ops… Cilada

  5. Débora31/01/20 • 14h21

    Para a amiga do caso 2… pensa bem antes de largar tudo aqui. Já morei fora e na prática é beeem mais difícil do que a gente imagina. A sugestão da Cony é boa, vai com calma, faz um curso curto para sentir como é ficar afastada do marido e sentir como é ficar sozinha. Outra sugertão: viaja com o marido de férias para o país que vc quer mudar, fica uns 15 dias para “viver” um pouco o local. Mesmo que seja rápido, quem sabe seu marido tbém não gosta da experiência e vai se abrindo para a ideia? Eu também já tive muita vontade de fazer minha vida fora, mas encontrei a mesma resistência do marido, depois nasceu meu filho e então entendí que não ia rolar, por enquanto. A vida é feita de escolhas e só você poderá definir qual é a sua prioridade!

    • Gabi31/01/20 • 15h53

      Iria sugerir o mesmo, faça uma viagem justos como turista. Depois o curso sugerido pra Cony.. por ser sua primeira experiência, acredito que um curso de 30 dias já seria um bom início.

  6. Thais31/01/20 • 14h31

    Caso 1: Birigui
    Olha, vocês se conhecem há 4 anos. Já é tempo suficiente pra ele saber se te ama mesmo ou não. Seja franca com ele, fale dos seus sentimentos e veja como ele reaje. Se ele ficar em dúvida, desconversar ou te enrolar.. cai fora! Se você quer um relacionamento sério e maduro, converse com ele.. não tem nada de errado nisso! Você não precisa viver nas “regras e condições” dele, não pode ser você cedendo 100% .. pra um relacionamento dar certo, os dois precisam estar dispostos a ceder e se amarem

  7. Amanda31/01/20 • 14h35

    1- cilada totaaaal! Corre desse cara, ele não te merece.
    2- faz um cursinho fora como a cony disse, tipo de férias (2/3 meses)! Tenho certeza que é um meio termo super aceitável, você irá vivenciar outras experiências e vai continuar seu casamento que é tão bom.
    3- Sei que você nem citou traição no texto, mas eu sinto cheiro de mulher nesse meio 🙁
    De qualquer forma, acho que o relacionamento acabou por tudo que você já disse, então ponha um ponto final você. Vai viver essa fase mara com seus amigos!!!
    Eu fico realmente encucada como mulheres tão maravilhosas podem aguentar em receber tão pouco nas relações sabe?! Um namorado não aceitar ir ver um filme, sair pra comer algo ou te ver aos fds.. Não tem o que dizer, você tá namorando sozinha 🙁

  8. Izabela31/01/20 • 15h51

    Birigui: Foge Bino, é cilada!

    Araçatuba, super admiro seus sonhos, mas como você mesma disse, agora você tem uma família, e suas decisões devem ser acordadas com essa família! Veja bem, isso não quer dizer que você vá se contentar com pouco ou algo que te deixe infeliz, mas seus planos tem que ser compartilhados e um meio termo que ser encontrado. Além disso, cuidado, vida de imigrante não é esse mar de rosas que parece ser não viu? Imigrante latino em país desenvolvido trabalha muito também, além de sofrer preconceito e discriminação em alguns lugares!

    Campinas: gente, que namoro é esse que é cada um por si total? Sou super a favor de a gente ter espaço para individualidade dentro do casal, mas esse caso aí já tá d+! Realmente, seu namoro já acabou e o cara nem pra ter dignidade de terminar com você. Não espere atitude dele. Acaba logo com isso e vai brilhar com todo esse sucesso maravilhoso que você ta tendo! Boa srte

  9. Andréia31/01/20 • 16h21

    Chora 2 – amiga, meio que já compartilhei dessa sua angústia. A verdade é que a gente não vai viver tudo que tem pra viver nessa vida, e tá tudo bem! Não tem problema! A gente só precisa aceitar e para de ficar pensando E SE, E SE. Temos que ser mais gratas pelo que temos ao invés de ficar procurando pelo em ovo. Eu sei que não é fácil, mas precisamos tentar.

  10. Tati31/01/20 • 16h46

    Chora 3, o namoro tá morto e enterrado, só vc não percebeu. Essa relutância toda em reconhecer isso e separar de vez estaria justificada se vc fosse casada e tivesse filhos, mas é um namoro. Dá tchau e benção q vc merece bem mais.

  11. Vivian Pereira31/01/20 • 18h27

    Leio todos os choras, fico aqui pensando em comentar e nunca tenho coragem… mas hoje foi!
    Chora 1. Se tivesse que ser, já era! Homem que é homem sabe o que quer. E outra, nós que temos que fazer nossas escolhas… Então amiga… se valorize e vá viver sua vida.
    Chora 2. As vezes me sinto assim… parece que a vida está passando e eu estou olhando tudo pela janela. Isso me agoniava… Mas Hoje entendo que faz parte das escolhas que fazemos ao longo da vida, e agora você tem uma família e é com ela que deve caminhar, ainda mais com um homão da porra! De tempo ao tempo e coloca nas mãos de Deus. Paciência e sapiência amiga!
    Chora 3. Acaba logo com esse relacionamento e vai ser feliz! Bjo

  12. Regina31/01/20 • 18h45

    chora 1_ No fundo vc se sente insegura é por causa da forma que se conheceram. Afinal não dá pra confiar num homem casado que mente por aí que está em relacionamento aberto só para trair. Quando quer pegar outras mulheres eles dizem estar em crise no casamento, é até solteiro. Quando cansa da “peguete’ a esposa e filho já viram prioridade. Não se culpe por ter dito que amava, realmente é um erro dizer isso no início, mas quem nunca né. Ainda a tempo de você mudar, ditar as regras… Comece sendo mais misteriosa e não se declarando tanto.

    Chora_ 02 Parabéns pelas conquistas
    Todos nós temos muitos sonhos, uns vamos realizar e outros não. Outros estão no nosso alcance e outros não. Você me parece que já é bastante realizada e feliz, mas claro não podemos deixar de sonhar ne. Fica aquela dúvida trocar o certo pelo dubidoso. Esses sonhos você pode muito bem incluir seu marido. Mas saiba que o céu é o limite. E se quiser tente sair para sentir como é a liberdade, você tem as asas para voar. Mas voar com a liberdade de que pode voltar quando quiser e encontrar o aconchego é melhor ainda. Torcendo por vc!

    Chora 03 Ele está te mantendo na famosa gaveta emocional. Não te dá atenção mas quando ver que vc afasta e aparace para se validar. Pelo jeito vc não precisa tanto dele, então chama pra uma conversa franca ou cai fora. Você teve mudanças na sua vida e tem tempo pra ele, pq ele não tem pra vc? Ou será propriedades dele ? Não aceite menos do que vc merece.

  13. Tania31/01/20 • 19h59

    Outra leitora ja escreveu isso mas eu vou repetir: MORAR FORA DO PAIS ‘E MAIS DIFICIL QUE PARECE!
    Eu sei que pode parecer que as pessoas etsao reclamando de barriga cheia ou que querem se fazer de vitima, mas ‘e real. Eu moro fora ha mais de 10 anos, ja foram varios paises, e nao ‘e facil!
    Falando da perspectiva do teu marido: Essa historia de “o pais tem oportunidades pra area XXX” tem que cuidar muito porque depende de qual visto ele vai ter e a abertura das empresas de contratar um profissional estrangeiro. Nao ‘e porque tem vaga aberta que significa que ‘e facil de conseguir um emprego.
    Do seu ponto de vista: dependendo do pais que voces forem, se voce estiver trabalhando com visto de trabalho e seu marido demorar um tempo pra conseguir algo, significa que voce nao pode perder seu emprego sem perder o visto. Parece pouca coisa, mas j’a tivemos epocas com s’o um trabalhando e eu fazendo pos graduacao e tinhamos plano B, C, D, E, todo os planos possiveis se algo acontecesse porque ‘e muito grande a pressao que sentiamos de trabalhar muito muito muito mais, nao reclamar, nao ter direito a dizer que nao, com o risco de perder os vistos e ter que sair do pais do nada.
    Outra coisa, nao necessariamente voces vao ter amigos e uma vida social legal. Nao ‘e sair para estudar na universidade, sair pra trabalhar significa que todo mundo ja tem sua vida estabelecida, sua familia, seus amigos. E ai chega um casal de estrangeiros e minha experiencia diz que as pessoas nao necessariamente vao convidar voces pra coisas!

    Podia continuar falando de muitas coisas aqui sobre a vida de expats, boas e ruins. Mas o caso aqui nao ‘e dizer pra tu nao fazer ou fazer, eu s’o queria dizer que existe muito mais que fotos no instagram.
    Acho o comentario da Cony muito valido…vai testando pouco a pouco e aceita a relutancia do marido!
    Boa sorte, espero que voce consiga tudo que voce deseja!!!

    • Luísa01/02/20 • 12h17

      Perfeita colocação, além de toda a pressão de começar do zero, em um país que não é o seu, em um lugar longe da família e amigos, a pressão de não poder reclamar, e não poder ficar triste, ainda tem toda a angustia do visto. Alem do mais Não confie nas notícias de o país tal precisa de brasileiros na área tal. Pq tem um milhão de fatores que vão interferir na contratação ou não daquela pessoa. Falo com propriedade de quem vive e viveu todos esse “glamour” de ser imigrante.

  14. Josi31/01/20 • 21h48

    Criando coragem pra mandar meu chora. É bem pesado!

  15. Jackeline01/02/20 • 07h01

    Sobre o caso 3: Amiga esse cara não quer mais namorar e não tem coragem de terminar, ele está se desfazendo o máximo de você, pra que vc termine com ele. Pra mim com certeza tem mulher envolvida, mas mesmo que você não descubra de fato, tanto faz, ele já te deu todos os sinais que não está mais interessado, como diz minha vó: Desamarra seu burro disso e segue sua vida

  16. Sira Jorgeto01/02/20 • 07h57

    Quando o homem quer vai atrás, passa por cima de quem for. Vou dar meu exemplo: fui casada por 12 anos, tive 2 filhos. Vivia escutando que se ele me largasse ninguém iria me querer com 2 filhos.

    Pois bem, conheci meu atual marido 10 anos mais novo, que foi sempre o filho perfeito. Ele passou por cima da opinião de TODA a família e ficou comigo.
    Simples assim. Hoje estamos casados, somos muito felizes e sinceramente, não há nada que prenda um homem quando ele REALMENTE QUER. Entende?!
    Amor próprio e saber quem é. Identidade é muito importante. Valorize você e não aceite menos do que você merece. Não se limite.

    Beijos

  17. Paula01/02/20 • 09h23

    Chora 3: você é uma boa pessoa e imagina/espera que qualquer um quando sente que não quer mais um relacionamento terá a dignidade de terminar. Infelizmente não é assim. E esse jogo podre que seu “namorado” está fazendo é muito triste. Cuidado com seu emocional, cuide muito de si, entenda que a relação ACABOU e então ponha você um ponto final. Uma conversa rápida e definitiva, para que VOCÊ tenha um marco do fim e então você possa seguir sua vida. Não escute uma palavra do que ele disser, e bloqueie ele da sua vida para sempre, porque do jeito que ele é mal resolvido, nos próximos meses provavelmente tentará alguma aproximação. SUMA! E saia dessa bem e ainda saudável, se der. Torcendo muito por você!

    • Thais03/02/20 • 14h23

      Concordo!

  18. Luisa01/02/20 • 12h07

    Chora 2- Moro em outro país, compartilhei do mesmo sentimento que vc descreve no texto. Sou engenheira, tive que revalidar meu diploma para trabalhar aqui, e uma coisa eu te falo, ser imigrante não é fácil. Com o passar do tempo a vida volta a mesma rotina corrida que tínhamos e teremos em qualquer lugar do mundo, vida real de quem precisa trabalhar para viver, para ajudar a família. Eu vim com meu marido e os dois queriam muito. Costumo falar que a vida de imigrante faz seu casamento ficar mais forte ou vc separa de vez, pq no fundo será vc e ele, para segurar todas a barras, não existe família na esquina da rua, não existe amigos para sair para dar uma respirada. Então se puder te dar um conselho, pensa direitinho, vida de imigrante não tem glamour, vc literalmente começa do zero, veja mesmo se é isso que vc quer. As vezes uma viagem de um mês já aliviaria essas sua vontade. Lembrando sempre que imigrar para um país é completamente diferente de viajar de férias. Todos os lugares tem defeitos que percebemos mais quando moramos nele. Sei de todos os defeitos do Brasil, como uma boa brasileira, mas posso dizer de boca cheia, que não existe lugar melhor nesse mundão. Felicidade para vc, espero ter ajudado de alguma forma.

  19. Raquel B.01/02/20 • 17h25

    Chora 3: ele não quer mais nada mas não tem certeza e vai deixar você em banho maria até decidir. Ele vai te chutar quando for oficializar com outra, até lá vai ficar nessa. Quando era novinha, logo que entrei pra faculdade, passei por isso. O ex também começou faculdade, mas ele estudava em outra. Ele vivia criando dificuldades pra me ver sendo que minha rotina era bem mais puxada que a dele. Ele excluía dos programas dele, eu era a última opção. Às vezes ele aparecia prometendo que voltaria a ser como antes e eu acreditava. Na época não percebi que estava insistindo em algo sem futuro. Um dia tivemos uma briga e fui eu que botei uma pedra. Depois disso ele continuou por muito tempo vindo atrás, mesmo eu sendo bem seca. Avisa que acabou e aceita que nada de bom virá desse relacionamento.

  20. D02/02/20 • 01h14

    Para Araçatuba
    Coincidentemente, nasci em Araçatuba, morei até os 17 e saí para fazer faculdade. Também fiz medicina em faculdade pública e meus pais também não teriam condições de me bancar em uma privada. Também no último ano de residência quis mudar de país (fiz estágio de 1 mês em Coimbra e me apaixonei). Mas também tinha meu noivo (hoje marido), família (não ia suportar ficar longe).
    Fui para a terapia por N motivos, estava muito ansiosa, trabalhando muito e até larguei um plantão na época porque pacientes invadiram o local, ameaçaram bater nos médicos etc (fecharam um PS importante perto e os pacientes drenaram para l nosso serviço, e a espera que era de no máximo uma hora de um dia para o outro aumentou para 3 horas, larguei o plantão nesse dia porque sempre trabalhei muito direitinho e não mereço apanhar rs).
    A terapia me fez perceber que o que me incomodava muito era a falta de qualidade de vida em SP. Tinha um bom ganho e meu marido também, mas zero qualidade de vida e família. Resolvi mudar para o interior: Araçatuba novamente kkkk.
    TIVE que comentar porque foram muitas coincidências, mesmo correndo o risco de alguém saber quem sou.
    Minha dica: aproveite que está na residência (deve estar acabando em março mas dá tempo de pedir um estágio) e vá fazer um estágio no país que você pretende morar, na sua área de atuação. Um mês, só para matar a vontade ou ver que não é bem isso.
    E faça terapia para ver a fonte do desânimo com a profissão. Às vezes você está muito cansada e com muitas cobranças para prova de título, alguns pacientes grosseiros, carga horária alta, etc.
    E continue estudando sempre. Eu sei lá se isso eh dica, mas é gostoso estar atualizada. Estou estudando matérias básicas para aulas na faculdade e estou super empolgada hehehe. Espero ter ajudado!
    Abraços e tenta pensar na terapia!

  21. Luiza03/02/20 • 10h06

    Chora 2 – Moro fora do Brasil há 2 anos. Sempre tive uma vida muito confortável no Brasil, mas o motivo que me levou a mudar foi o desejo de “não ver a vida passar pela janela” exatamente como você expressou em seu texto. Eu achava na minha cabeça que estava pronta para esta experiência, e nisso meu marido e eu (não temos filhos) vendemos tudo e partimos para esta aventura. Nestes dois anos que estamos aqui nosso relacionamento que já era muito forte, se solidificou demais, ou seja, penso que o casal deve sair do Brasil muito unido, pois, do contrário, a mudança pode impactar negativamente no relacionamento. Hoje olhando toda a nossa trajetória neste período não me arrependo, pois meu crescimento pessoal foi enorme, parece que criou na minha volta um escudo, algo muito doido. Porém, estamos seriamente pensando em voltar para o Brasil, visto que são diversos os fatores que colaboram para que as pessoas consigam aceitar com maior tranquilidade a vida fora do seu país de origem. E não sou hipócrita em fechar os olhos para estes fatores que para mim são bem claros: o lugar que você mora no Brasil influencia demais (eu morava em Curitiba, uma cidade que em relação às demais capitais está a frente em estrutura e até mesmo no que diz respeito à segurança), a situação financeira (tínhamos uma vida profissional em ascensão e graças a Deus nos proporcionava conforto), família e amigos. Acho que quando a pessoa ainda não tem nada construído, nenhuma estabilidade as coisas são mais fáceis.
    Pense bem antes de tomar uma decisão deste porte, a vida fora do país é muito difícil e sem este glamour que parece ter. No dia de hoje se você me perguntasse eu optaria pela minha vidinha lá em Curitiba podendo passar férias de um mês na Europa com meu marido como fazia todos os anos.

  22. Vanessa03/02/20 • 15h16

    Chora 3: Ele não te quer, isso está muito claro. Mas não termina, está esperando você terminar. Eu não terminaria. Eu viveria minha vida como se não tivesse namorado e, quando arrumasse outro, desfilaria com ele por aí e pronto.

  23. Kamila03/02/20 • 23h25

    Gente, obrigada!
    Além de tudo que as meninas falaram ali em cima, você estaria validando um diploma de medicina. Amiga, isso é o INFERNO NA TERRA! Eu estou validando o meu diploma em um país que também “tem muitas oportunidades e uma vida ótima”. Tá bom. São ANOS em que você terá que pagar uma fortuna para validar o seu diploma, não poderá trabalhar, terá que pagar vida, cursos e provas em outra moeda, para depois entrar no mercado de trabalho como imigrante e sem experiência no país. O que você está querendo é algo MUITO MUITO MUITO mais complicado do que você está mensurando.
    Sobre as dificuldades para o seu marido as meninas já falaram. Oportunidades não tem nada a ver com empregador querer contratar imigrante sem experiência no país de um dia pro outro.

    Essa vida é muito pior do que quem está aqui fica achando que é e eu não teria escolhido se tivesse outra opção. Viaja e faz curso de férias amiga, confia.

  24. mari05/02/20 • 13h06

    Nem vou comentar as gurias que estão enroladas com esses caras encrenca, vou dar o recado pra médica que quer revalidar o diploma: VÁ. Eu tive essa chance na sua idade e não aproveitei pq fiquei pensando nos outros, hj, com quase 50 anos nas costas, é o maior arrependimento que tenho na vida.

  25. Tatiana05/02/20 • 14h09

    Toda vez que volto de uma viagem de férias com o meu marido ele fala sobre a vontade de morar na Europa. Sorte que temos amigos próximos que fizeram essa mudança e nos relatam cada perrengue que passaram na transição de pais e até se estabelecerem.
    Acho que a gente cria uma imagem que a vida em um país desenvolvido é só maravilhas. Claro que tem muitas coisas melhores que aqui, mas no fundo acredito que a correria, stress e sobrecarga vão nos acompanhar onde quer que estivermos.
    Além disso, sempre comento sobre uma colega minha de mestrado que está há 3 anos (!!!) tentando revalidar o diploma de medicina aqui no Brasil. Tem que pensar em tudo isso…

  26. Gabriela Santos Araujo10/02/20 • 16h57

    Querida Araçatuba,
    Dessa vez eu discordo (parcialmente) da Cony.
    Concordo que casamento é algo “pra vida”. Mas a vida não se resume só a vcs dois não. Vai viajar um tempo sozinha, vai se conhecer, vai conhecer o mundo. Acho que super vale inciar sozinha sim e pensar se é isso que vc quer mesmo ou não. E se for, mostra isso para o teu marido.
    Tem milhares de boys lixos no mundo? Opa! E muitos!
    Mas o mundo não acaba se não tiver um boy do lado também não.. Enquanto isso, a tua vida ta passando. A vida é hoje, não é quando a gente se aposenta não (se chegarmos até lá).
    E oh, falo isso por experiencia própria. Tinha um boy ótimo, relacionamento estavel, mas tava vendo a minha vida passar e não era feliz, me faltava algo. Não fazia nada que queria, só vivendo pra pagar boletos.. Pra que? Pra quem?
    Vou te falar que nunca fui tão feliz como nos ultimos 2 anos, viajando horrores e agora planejando ficar um tempo fora do país.
    Bom, acho que é uma decisão muito pessoal, mas amor não deve ser a única meta de vida não 😉