Lifestyle
Mi Casa Su Casa
19 jun 2016, 22 comentários

Mi casa, su casa – Home Office

Oláááár Fufuzada!

Eu gostaria de dizer que o frio foi embora, mas não. Ele está aqui encoxando a gente sem nenhum pudor. Mas eu sigo tentando ser um cerumano meliór e não reclamar – tanto .

Hoje o Mi casa, su casa será sobre um tema muito atual, o “escritório em casa”. Antigamente um luxo dos rykos é atualmente uma necessidade comum. Muitas pessoas – nossa patroa por exemplo – não têm um ambiente formal de trabalho e acabam executando algumas (ou muitas) funções a partir de casa.

ho01

Trabalhar de casa pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição. As fronteiras entre os afazeres domésticos e a prática profissional (especialmente para Fufus tipo figo) geralmente se perdem e aí você começa a trabalhar de tarde, limpar a casa de madrugada, dormir demais de manhã, passear no almoço… Cuidado gente, cuidado.

ho nook

Claro que há grandes vantagens. O primeiro, obviamente, é diminuir custos. Não temos custos de aluguel, água, luz, internet, alarme e seguro. Poder acompanhar os mini humanos, fazer um cafuné no pet e comer uma comidinha gostosa. Dependendo de quanto tempo sua rotina toma de você, dá pra ter apenas uma diarista e manter a casa em ordem com pouco esforço.

ho bold

Claro que cada profissão terá sua necessidade. Não dá pra ser costureira em um espaço de 140cm de largura, mas alguém que trabalha com traduções, turismo, um escritor/jornalista poderia facilmente trabalhar nesse cantinho diminuto. Vou falar de um home office básico e aí cada um pode construir a partir dele. Agora pega a prancheta e #vemkotio !

ho stairs

Quanto mede uma boa mesa? 140cm de largura e 60cm de profundidade. Nessa metragem eu indico usar 2 gavetas suspensas de 40cm de largura. Assim sobra 100cm para suas pernocas e abaixo das gavetas vai morar o lixeirinho. Não ter espaço para as pernas, ou passar a vida chutando lixeiro é um caso de tortura chinesa.

ho desk

O máximo pra uma mesa “básica” seria 180cm com um gaveteiro de 60 cm de largura e 4 gavetas, ou volante (gaveteiro volante é aquele com rodinhas e geralmente encaixa “estacionado” debaixo da mesa). Além disso, só mesmo se você tiver uma necessidade específica.

ho gav vol

Eu por exemplo, trabalho com desenhos em papéis de tamanhos grandes e optei por uma mesa de 270cm de largura e 110cm de profundidade. Claro que também ajuda pois é a mesma mesa que mamys usa pra cortar tecidos e fazer coisas lindas para vendermos na Lelo Design. Mas quando estou colaborando com arquitetos e não temos espaço em mesa, colamos as pranchas de desenho numa parede e pronto! =D

Foi difícil achar uma mesa bonitinha com duas gavetas mas também achei umas lindas com funções mais específicas para vocês imaginarem outros usos, como as mesas de desenho…

ho desenho

…ou as de estilo clássico ou provençal.

ho romantico

O goró de hoje vai ser um chá típico do Paraguay, que está acalentando meu corpinho de seleia (sereia+baleia) nesses dias abaixo dos 20ºC. Mas deixa eu explicar essa delícia primeiro:

Erva mate + açúcar caramelizado em brasa pura + água ou leite. Eu prefiro com leite.

cocido

O preguiçoso aqui compra o instantâneo mostrei no Snap semana passada. Mas é bom demais. Alguns locais no Brasil fazem a “queimadinha” que é com guaco e açúcar queimado, muito bom também.

PLIM PLIM!

Muito importante é aproveitar o espaço disponível com estantes, ou gavetões, o que se adaptar melhor a suas necessidades.

ho estante

Eu gosto de mais espaços fechados que abertos, pois a manutenção de limpeza pode ser menos frequente e até para proteger as papeladas. Não totalmente fechado, entretanto mais fechado que aberto.

ho clean

Aí você me pergunta: Mas porque tem que ser mais fechado do que aberto?

ho04

Não “tem que” ser nada Fufu, eu só acho que podemos evitar certos desgastes. Esse já é um fato mais voltado aos Fufus do tipo banana.

ho02

Caso você receba pessoas para reuniões, claro que você precisará de um espaço maior, que caiba mais uma ou duas cadeiras e que expresse a sua personalidade e profissionalismo.Quero atentar para um grande erro que muitas pessoas cometem:

O posicionamento da mesa. A maioria das pessoas segue uma lógica simplificada de que colocar a mesa abaixo da janela irá aproveitar iluminação natural.

ho windfront

Contudo há algo que vocês não aprenderam na aula de “Conforto Lumínico” mas que nós profissionais descobrimos na faculdade de arquitetura.

Quando você precisa se concentrar para leitura a pupila se contrai e foca no texto. Porém quando há muita luz a pupila procura ficar ainda mais contraída para “filtrar” o excesso de luminosidade. Esse é o motivo também de nos sentirmos mais cansados ao ler em tablets ou readers retroiluminados. Tem matéria sobre isso aqui.

Outro erro que acontece é deixar a janela atrás da tela e ter que conviver com exus de reflexos vagando eternamente na tela do computador.

ho back wind

Aí depois acabamos tendo que colocar cortinas e perdemos a vantagem da janela.

Então o que é melhor?

ho room

Vai de ladinho Fufu!

Mesmo que não tenha espaço para a mesa ficar solta nas laterais e você correr sem roupas gritando ideologias políticas, colocar a lateral da mesa na janela é uma ótima posição.

ho sidewind

Trabalhar olhando para a parede é algo desagradável, então caso essa seja a única opção que você tem, aproveite esse espaço para fixar coisas que te agradem, como fotos de lugares, de pessoas que você gosta ou até gravuras ou peças de decoração que te encantem. O efeito é não se sentir num buraco hostil.

Televisão é algo que se não for necessário deve ser evitado, assim não se perde o foco. Mas uma cafeteira e até um frigobar – especialmente se você recebe pessoas – torna o espaço ainda mais aconchegante e profissa.

Nada de trabalhar de pijama e pantufa! Lembrem-se dos limites residencial e profissional. Dentro deste cantinho tem que ser aquele outro “eu”.

Eu já ia me esquecendo de falar de uma situação recorrente – que eu terei que implantar aqui em casa inclusive:

Home Office de Visitas.

Não, não é um escritório pros parentes. É que num “apertamento” de 3 quartos usualmente pegamos o menor para fazer de escritório, mas também deixamos aquele sofá cama preparado para receber a sogra.

ho cama de pregos

Quando temos essa configuração é interessante deixar um espaço de pelo menos 80cm para um “mini” guarda roupas.

ho mini gr

Também cuidado com o tamanho dessa cama, ou sofá cama, para que ele não fique apertado demais e bloqueie as circulações no cômodo =D

A Florense tem o Dominó, um  sofá cama incrível! O tamanho dele para dormir é esplêndido para um casal:

domino02

E ó, eu gosto MESMO dessa peça, não é merchã, e muito menos jabá, até porque eu não tenho um desse. #aceitando

domino01

Agradecendo sem parar as pessoas que estão me mandando emails, tanto para os TemJeitoDecor quanto para eu criar os mix de almofadas para decorar as casas de vocês =D tô respondendo, devagar e sempre, mas estou.

Peço desculpa também aos comentários aqui, mas ao longo da semana vou colocando em dia.

Quem quiser saber mais das peripécias da patroa diva e do véio barrigudinho aqui, pode nos seguir no instagram e no snapchat, @futilish e @tiolelofoz.

Aguardo também as sugestões e dúvidas aqui nos comentários.

assilelo

As fotos utilizadas nos posts são coletadas na internet, e só apareceram aqui porque eu gostei, então, parabéns pra você que fez. Respeito muito seu trabalho e os créditos são seus. Se te incomodar a divulgação aqui, mande um email e eu substituo. BêXos.

 

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
22 comentários em “Mi casa, su casa – Home Office”
  1. Thayse20/06/16 • 01h49

    Essa mesa de desenho acabou de virar meu desejo de consumo socorro preciso quero!!!!!!
    Ninguém merece aquela mesona trambolho feia que não combina com nada!
    De onde é?

    • Tio Lelo07/07/16 • 11h27

      Oi Thayse,

      realmente as mesas de desenhos são sofridas. Essa eu achei na internet, pesquisando por imagens, tem umas diferentes no Mercado Livre, e em sites de móveis de madeira com certeza se não tiverem em linha, você consegue encomendar uma linda assim.

      Beijo, obrigado por ler a gente!

  2. Tais Alexandre20/06/16 • 07h28

    Ai ai tio Lelo…
    A cada post seu eu vejo o quanto minha casa precisa de dignidade. O escritório é do tipo: “chegou visita, fecha a porta do escritório!”, uma derrota. Tudo no improviso (como minha casa toda), mas ao mesmo tempo que é um espaço fundamental onde meu marido usa para estudar praticamente o dia todo todos os dias, é o tipo de cômodo que não entra na lista de prioridades na hora das melhorias. Pois, assim como vc disse anteriormente, priorizamos a reforma dos banheiros e lavanderia. Obrigada pelas dicas! Espero coloca-las em prática logo! Bêxos

    • Tio Lelo07/07/16 • 11h30

      Tais minha querida, “estar” ruinzinho não é problema…
      O problema é a gente se acostumar com isso e não melhorar a casa, ou o que quer que seja na vida.
      Não tem problema nenhum em fechar a porta quando chega visita, todos nós fazemos isso =D
      Mas o importante é se programar pra ir melhorando sempre.

      Obrigado por ler a gente e por participar aqui, beijão!

  3. Michele20/06/16 • 12h53

    Lelo,
    Post mais que útil, necessário!!!
    Uso home office há anos, pois sou profissional liberal, nesse meio tempo meu marido passou a trabalhar em casa também e o que era um momento super agradável, passou a ser um estresse. Ele trabalha com informática e fica vinte e quatro horas no computador (brincadeira, mas a sensação é essa!). Ele tem equipamentos de informática que são horríveis, fios e mais fios e caixas e mais caixas. Ele já saiu do quarto pois não dava para eu dormir. Agora se instalou na sala, o que não é ideal. Ele fica ao lado da tv e quase sempre rola uma extensão para a teve da sala e as crianças ficam lá no meu quarto.
    Descobri que o o meu Home não é de visitas, é de estar!!! Uma mesa para uma refeição rápida e/ou reuniões, um sofá para receber algum parceiro e dar uma esticada na coluna e um home duplo.
    Tirei tudo das crianças da sala e na hora q eles estão na escola, nós recebemos nossos parceiros. Na verdade preciso de uma reforma e deixar o meu home de estar mais clean possível!!! Trabalho com confeitaria e sempre rola umas degustações. Trabalhamos de madrugada e tenho sempre a sua companhia. Minha inspiração é esse projeto lindo do rosebaum.
    http://s2.glbimg.com/mV2i_6jOyPY2GF9ZQJ3eGj2LXgY=/620×465/g.glbimg.com/og/gs/gsat5/f/original/2015/10/20/35.jpg

    • Tio Lelo07/07/16 • 11h37

      Michele meu bem, quero já cupcake de churros.
      =D
      Pela sua descrição o que me incomoda mais é vocês estarem “segregando” a família, jogando as crianças pro quarto e transformando um lugar de convívio familiar em empresa. Nada de errado em fazer uso do espaço doméstico para trabalhar, mas nessa batalha o mais difícil é justamente delimitar em horários e espaços onde acaba uma coisa e começa a outra.
      Manter uma mesa que seja bonita que te permita fazer as degustações e que também sirva pra um jantar com as crianças e o marido seria a minha prioridade. Criar pra ele um espaço para trabalhar bem delimitado, porque esse povo tecnológico usa os brinquedinhos o tempo todo e se vc bobear, daqui a pouco vai estar assando biscoitos num tablet com aplicativo de forno.
      #temqueverissaê.

      Obrigado por ler e compartilhar seus pensamentos.

      Beijo!

  4. Helen20/06/16 • 13h17

    Meu marido sempre fala que quer transformar o quarto que está sem uso em escritório. Mas eu penso em ter filhos um dia e como o apartamento tem apenas dois quartos vou ter que usar o quarto para as coisas do bebê. Não sei o que faço. É possível ter um mesmo cômodo para essas duas finalidades? Móveis são caros e não quero gastar dinheiro com o escritório que em breve pode virar um quarto de bebê.
    Obrigada pelas dicas. São sempre ótimas.

    Beijos Lelo

    • Tio Lelo07/07/16 • 11h45

      Helen meu amor,
      Entendo sua dúvida, especialmente se o plano de se reproduzir seja próximo, dentro de 02 anos por exemplo.
      Dizer pra você se é possível ou não ter um espaço que englobe as duas funções é impossível sem conhecer o local, e também qual é a atividade de quem vai dividir o quarto com o pimpolho.
      Móveis podem ser adquiridos já com o pensamento em mudar de função.
      Pode fazer um armário de arquivos com gavetas e prateleiras, que daqui a 4 anos você coloca um cabideiro e pronto, é o guarda roupa da criança. mesa de estudos também é necessário pro desenvolvimento dos mini humanos atualmente… e enquanto estiver pequeno, serve como trocador e pode exibir brinquedos e decorações. A verdade é que de um home office para um quarto de mini-humano a gente troca um sofá pelo berço.
      Aposte em itens de cores sólidas ou laminados/lâminas de madeira, eque depois com cortinas e papel de parede viram um tema infantil.
      Isso daria um ótimo tem jeito… que tal me mandar as medidas do seu cômodo ocioso no e-mail?

      Beijão!

  5. Priscila20/06/16 • 14h11

    Adorei o post! Vou providenciar esta luz ” de ladinho”.

    Meu maior problema com home office é organizar os horários. Como trabalho em casa apenas de sexta, tb marco neste dia consultas médicas, mercado, costureira, salão etc. Enfim, o dia acaba e o meu trabalho fica postergado para o fds e, assim, meu período de lazer acaba não existindo.

    • Tio Lelo08/07/16 • 17h09

      Exatamente Priscila!

      É muito complicado separar e criar rotinas e dividir as coisas.

      Obrigado por participar,

      Beijo!

  6. Daiane20/06/16 • 16h41

    Adorei o post! Todo mundo pensa q trabalhar em casa e uma maravilha, mas se a pessoa ñ tiver disciplina vira uma bagunça.
    http://senhoritadoslacos.blogspot.com.br/
    Bjos

    • Tio Lelo08/07/16 • 17h10

      Disciplina é chave pra tanta coisas né Daiane…

      Mas as pessoas perderam o costume…

      Beijo, obrigado por ler a gente!

  7. Hallini20/06/16 • 17h56

    Meu home foi roubado por uma ado(aborr)lescente :(. Eu gostei dessa cama ai pro quarto das visitas, tem inflável Lelo querido 🙂 ;), rs….só vc mesmo! bjão

    • Tio Lelo08/07/16 • 17h14

      Hallini çwa loka!

      Deixa o aborrecente ser feliz!

      =D

      beijo meu amor, obrigado por estar aqui conosco =*

  8. Eveny20/06/16 • 18h12

    Queria te dizer que dizer que só entendi o significado de “Fufu-figo” quando li “Fufu-banana”. Ahahahahahah. Agora vou me apresentar como Fufu-cis-figo-hétero por aí. E já imaginando as outras combinações: Fufu-trans-figo, Fufu-cis-banana, Fufu-cis-figo, Fufu-trans-banana, Fufu-queer-figo…

    • Eveny20/06/16 • 18h21

      Desconsidera esse comentário, tá?

      • Tio Lelo08/07/16 • 17h18

        Rolei de rir Eveny!

        Tô aqui pensando no meu título próprio, hahahah

        Beijo enorme!

  9. Eveny20/06/16 • 18h21

    Queria te dizer que só entendi o significado de “Fufu-figo” quando li “Fufu-banana”. Ahahahahahah. Agora vou me apresentar como Fufu-cis-figo-hétero por aí. E já imaginando as outras combinações: Fufu-trans-figo, Fufu-cis-banana, Fufu-cis-figo, Fufu-trans-banana, Fufu-queer-figo…

  10. Vanessa21/06/16 • 09h41

    Lelo,

    Qual material bbb que você indicaria para confeccionar a escrivaninha?

    • Tio Lelo08/07/16 • 17h20

      Vanessa meu bem, o melhor é você ver o que o profissional da sua cidade costuma usar.
      Geralmente é MDF ou MDP, se for algo mais elaborado, poderia ser um multilaminado, mas nada impede de se ter um resultado lindo e diferentão com o OSB… já falei desses materiais todos num post aqui =D

      Obrigado por ler a gente, e por participar, Beijo!

  11. nairana baptista21/06/20 • 10h44

    Lelo, estou a procura de sofá cama decente e lembrei-me de procurar em seus post, algumas dicas. Gostei mt do design do sofá acima da Florence, mas não encontro em lugar algum… pode me ajudar, por favor?!