Editorial
17 nov 2012, 57 comentários

Campanha AVC – Eu Me Importo!

Algumas semanas atrás, eu participei de um concurso durante a semana da campanha mundial do AVC. Neste ano, o slogan foi  “1 em 6” para nos lembrar da alarmante estatística de que uma em cada seis pessoas terão um AVC durante a vida! Assustador não é?

Acredito que quase todo mundo tem um caso para contar envolvendo um AVC e temos que ficar alertas para os fatores de risco, os sinais e na urgência de seu tratamento!

Vamos falar um pouquinho sobre o Acidente Vascular Cerebral?

O AVC pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Classicamente o AVC é dividido em 2 subtipos:

  • AVC isquêmico: ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral causando falta de circulação no seu território vascular.
  • AVC hemorrágico: o acidente vascular cerebral hemorrágico é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravazamento de sangue para o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), para o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide).

Quais são os sinais de alerta?

  • Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna,especialmente em um lado do corpo
  • Confusão, alteração da fala ou compreensão
  • Alteração na visão (em um ou ambos os olhos)
  • Alteração do equilíbrio, coordenação , tontura ou alteração no andar
  • Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente

 

Se o AVC for identificado a tempo e houver rapidez no atendimento, até 4,5 horas do início dos sintomas um medicamento que dissolve o coágulo pode ser dado aos pacientes com AVC isquêmico, o tipo mais comum de AVC, diminuindo a chance de sequelas.

campanha0avc
A campanha teve grande adesão e o seu símbolo é uma pulseira azul de cordinha que está a venda no site O Look!
pulseira-avc

A renda obtida com a venda da pulseira será destinada às campanhas de conscientização da população e auxílio às associações de pacientes com AVC. O preço é simbólico, R$ 7,90! Quem quiser abraçar a campanha e demonstrar que se importa com essa terrível doença, pode comprar a pulseira aqui!

Eu fui convidada para participar de um concurso para customizar a camiseta da Campanha Nacional de Combate ao AVC, conduzida pela ONG Rede Brasil AVC e graças a votação feita pelo Facebook, ganhei o primeiro lugar!

camisetas

O Futilish ficou em primeiro, a Julianne Moreira ficou em segundo e a Dani do Maria Sacola ficou em terceiro lugar! (Um beijo para as meninas, Ju e Dani, adorei conhecer vocês!)

Fomos convidadas para ir pra São Paulo fotografar para o site O Look – que apoia a campanha – um editorial de moda usando as camisetas do concurso e foi MUITO legal! Fomos super bem recebidas pela Helena Linhares, uma querida!

fotos-avc

E sabem o que mais? Por eu ter levado o primeiro lugar ganhei uns presentinhos que vou sortear para vocês!

  • Uma pulseira em prata com banho de ródio e zircônias azuis (a cor da campanha) da Vika
  • Um kit com a pulseira e a camiseta da campanha “AVC Eu Me Importo”
  • Um voucher no valor de R$ 200 para gastar no site O Look
  • E para TODAS AS LEITORAS: um super desconto de 25% nas compras realizadas no site O Look, usando o código FUTILISH25OFF !

 

Ficou bom heim? Para participar é preencher os campos abaixo e aguardar o resultado que sai no dia 20 de novembro! Boa sorte!

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
57 comentários em “Campanha AVC – Eu Me Importo!”
  1. Marcela González17/11/12 • 21h14

    Adorei a sua camiseta, mereceu o primeiro lugar! Achei realmente assustadora a estatística de 1 em cada 6 pessoas ter avc… 🙁

    Besos!

  2. Alice17/11/12 • 21h26

    Sou médica e realmente é impressionante a quantidade de pacientes com AVC e suas terríveis sequelas. AMO seu blog e hoje fiquei mais apaixonada ainda, pela sua consciência e participação na campanha. Parabéns pelo primeiro lugar e continue sendo esta pessoa especial que você é.
    Beijão

  3. […] não é? Acredito que quase todo mundo tem um caso para […] Leia diretamente na fonte: Futilish window.location = […]

  4. Taina17/11/12 • 21h34

    Parabéns pela iniciativa Cony!!
    Sou estudante de Medicina e sei como é importante a divulgação dos primeiros sinais para se identificar um paciente com AVC, são simples e podem salvar a vida do paciente e evitar sequelas posteriormente!!
    beijos

  5. Leiloca17/11/12 • 21h41

    parabéns pela iniciativa, Cony!
    meu pai foi vítima de AVC e a gente sabe como isso é grave!
    beijos

  6. Karla17/11/12 • 21h43

    Amei sua participação e a pulseira.
    Vale super a pena aproveitar os descontos, as coisas do Olook são lindas..

  7. Ana G.17/11/12 • 22h21

    Legal o blog tratar destes assuntos. Parabéns aos organizadores da campanha e a vc por ter ganhado o primeiro lugar.

  8. Juliana Machado17/11/12 • 22h21

    Sou Enfermeira e fiquei encantada por você participar desta Campanha Educativa!!! Bjus dessa leitora assídua!!!

  9. Liza17/11/12 • 22h31

    E as camisetas, estarão à venda tb?

    Parabéns pelo post consciente, sempre bom relembrar os sintomas, especialmente às mulheres que tendem a ignorá-los.

  10. Ana Carolina18/11/12 • 00h07

    Sou profissional da saude (farmaceutica) e adorei a campanha!!!! Parabens pelo primeiro lugar, a camiseta ficou linda! Alias, as camisetas tb serão vendidas? Beijos!

  11. Renata18/11/12 • 00h10

    Oi Cony, amo o Futilish mas não costumo comentar… Acho super importante que as pessoas se importem com esse assunto, é muito importante transmitir essas informações. Eu tenho 23 anos e (acreditem), tive 3 AVC’s… A causa foi um problema congenito e pouco conhecido chamado Mal-Formação Artério Venosa, ou MAV. Tive muitas sequelas e recuperei quase todas com muita fisio e fono, porém, é importante o atendimento adequado assim que possivel! No primeiro que tive (hemorágico) a demora no atendimento quase comprometeu toda a possibilidade de sobrevivência. Parabéns pela camiseta, foi merecido o primeiro lugar, e parabéns por falar sobre esse assunto. Essas atitudes podem salvar muitas vidas!
    Beijo!

    • luciane19/11/12 • 14h18

      Nossa, estou impressionada com relatos de pessoas jovens com AVC, eu tenho enxaqueca e por várias vezes tive esses sintomas (suspeitas de AVC e esclerose múltipla) e alguns médicos já me disseram que se eu fosse fumante, tivesse pressão alta e fosse obesa eu estaria tendo AVC e não enxaqueca, mas pelo que ví agora, AVC tbm acontece em pessoas sem essas características. Bem, irei me informar mais a respeito, e como disse, a questão de sintomas pode ser complicada de ser identificada pra alguém que tem enxaqueca, pois podem ser os mesmos.

  12. Daniela Brandão18/11/12 • 00h20

    Own, Cony! Adorei te conhecer também…Foi muito legal, né? Agora temos que combinar sua vinda a Goiânia! hehehehe
    bjus

  13. Elis...18/11/12 • 02h14

    Parabéns, a camiseta ficou Show!!! Meu tio passou por isso, e nós sabemos a gravidade. E graças a Deus, foi diagnosticado rápido e hj ele segue a sua rotina normal!! Bj e novamente PARABÉNS pela iniciativa!!

  14. Tatiana18/11/12 • 02h30

    Conheci seu blog há pouco tempo e NUNCA comentei em blogs na vida, mas estou escrevendo para contar que acabo de me recuperar de um aneurisma cerebral, um dos tipos de AVC citados no post. Foi há exatamente um mes, e graças a deus não tive seqüelas e agora estou ótima, mas passei 20 dias no hospital, sendo 2 semanas na UTI. Tenho 28 anos, uma vida saudável, não faço parte de nenhum grupo de risco e jamais imaginei que isso poderia acontecer comigo. Portanto, fica aqui o meu apoio à campanha, pois é uma doença súbita e grave, que pode ter consequências fatais para quem a tem. Beijos!!

  15. Tatiane (Floripa)18/11/12 • 03h00

    Parabéns pelo 1° lugar, foi merecido!!!
    Linda a sua participação na Campanha AVC, isso prova que o Futilish ñ é somente moda, vai muito além! Bjos.

  16. […] Futilish.com […]

  17. Paty Matos18/11/12 • 07h49

    Lemos muitas críticas aos blogs de moda, porém com essa ação pode-se constatar que existem blogs e blogs, blogueiras e blogueiras. Parabéns a todos que participaram desta ação.

    #orgulhosas

    Grande beijos.

  18. Juliana Costa18/11/12 • 07h51

    Eu me importo, e muito!!!

  19. Alessandra Faria18/11/12 • 09h39

    Adorei o post, Cony. Estou boqueaberta com o elevado número da estatística: meda! Parabéns pelo trabalho.
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

  20. Érica Marques18/11/12 • 10h40

    Assustada com a estatística :(. E vc nos dando essa lição linda de cidadania, não sabia da campanha pq não uso facebook.
    Parabéns duplamente, pela iniciativa e por ganhar o concurso.

  21. Emanuelly18/11/12 • 11h43

    Parabéns, realmente foi a camiseta mais bonita!

  22. luciana18/11/12 • 11h49

    Parabéns Cony! Não só pelo 1o lugar, mas pela iniciativa. Tbm fiquei assustada com a estatística. Meu avó teve um avc isquemico há quase 3 anos, e desde então está na cama. Teve o lado esquerdo paralisado. Até então, ele dirigia e trabalhava todos os dias, tinha uma vida saudável. Hj, depende de cuidados 24hs por dia. Muito triste. Beijo.

  23. Yara18/11/12 • 12h58

    Adorei sua iniciativa, Cony!
    Meu pai teve dois AVCs em 2 anos, e ainda está se recuperando do segundo. Só quem convive com isso sabe o quanto é difícil recomeçar.
    Um beijo e parabéns!
    =)

  24. Veruska18/11/12 • 13h56

    Parabéns por sua adesão à campanha, Cony! Campanhas de saúde pública são muito importantes e carecem de divulgação. Sua camiseta foi mesmo a mais bonita, mas seu bom gosto eu já conhecia, a boa surpresa foi vê-la promovendo uma causa tão nobre. Fiquei ainda mais fã! Beijos

  25. Melina18/11/12 • 14h56

    adorei a camiseta do terceiro lugar

  26. Marcela18/11/12 • 16h56

    Parabéns pela iniciativa, Cony!! Beijos

  27. Marília18/11/12 • 17h05

    Oi Cony, gostei muito do post, divulgar esse tipo de informação é muito importante!!! Parabéns pelo primeiro lugar e principalmente, pela iniciativa!!!

  28. Brunna Ricelly18/11/12 • 17h24

    Parabéns pela iniciativa Cony, por apoiar a causa que é extremamente importante e parabéns pelo 1º lugar, rs!

    Beijoo

    http://achadosdabrunna.blogspot.com.br/

    ^^

  29. Fabíola Germano18/11/12 • 17h37

    Adorei sua participação na causa ! E a camiseta tb !
    Como vc disse, todo mundo tem uma história p/ contar, eu tb tenho, EU tive AVC aos 26 anos. Mas deixa p/ lá, o importante é que ficou tudo bem ! Nada de sequelas !
    Beijo

  30. Marcela18/11/12 • 19h15

    Muito legal a iniciativa!!

  31. cilabairral18/11/12 • 19h39

    meu pai teve um avc hemorragico em 2005… setembro de 2005. 27.09.05, 2 dias dps do meu niver q eh 25.09…

    mta coisa aconteceu por conta disso.

    ele ficou c sequelas no lad direito do corpo, nao escreve (era destro) anda “jogando”a perna, fala com mta dificuldade.

    ele teve um tumor do tamanho de um limao no cerebro. ficou desmaiado qse 6 horas na fazenda, no sol, ng viu…

    enfim, td superado.

    apoio totalmente a causa.

  32. Denise18/11/12 • 19h52

    Show de bola…uma causa merecida! Amei o post!Parabens!!
    Bjs!
    https://daybydayfashiondotcom.wordpress.com/

  33. Vera18/11/12 • 20h14

    Fiquei felicíssima com essa campanha, esta é uma doença que deve ser amplamente divulgada. Tive um AVC aos 31 anos, quase morri depois de um coma de 5 dias, mas felizmente sobrevivi e não fiquei com sequelas. O importante da causa é informar e sobre os sintomas e como evitar um dano maior… Faço questão de carregar no meu pulso essa pulseira. Um abraço grande e parabéns pelo 1º lugar merecido.

  34. Fernanda Angélica18/11/12 • 20h17

    Sim, realmente é muito assustadora essa estatística. Parabéns pela iniciativa de divulgação e conscientização aqui no Blog, gostei muito da matéria e da camiseta tb! É linda, mereceu o primeiro lugar. bjo

  35. Juliana Botelho18/11/12 • 21h55

    Olha queria te dar os parabéns pelo exemplo de ser humano essa mensagem do AVC é muito importante meu pai teve um avc a 22 anos e teve algumas sequelas que impossibilitaram de trabalhar e de fazer algumas coisas sozinho e só de ter isso é muito importante que as pessoas saibam o que fazer ….

  36. Ana Carolina Castro18/11/12 • 21h57

    A Dani é daqui de Gyn! 😀

  37. Aline Santos18/11/12 • 21h58

    Parabéns Cony por participar dessa campanha!!! Eu adorei a sua camiseta, ficou lindaaaa!!! É incrível como algo desse tipo – AVC – pode estar tãao próximo da gente e nem se dar conta né, fiquei boquiaberta com a estatística de 1 a cada 6 pessoas terem AVC!!! Saúde é essencial e sempre precisamos estar atentos!! Valewww

  38. Juliana Cunha18/11/12 • 22h18

    Cony, parabéns pela vitória. Sua camiseta é linda!! Mas um parabéns maior ainda pelo seu apoio à cuasa. Acho sensacional você apoiar campanhas do tipo. Bela iniciativa!!
    Beijos!

  39. Maria Leopolda18/11/12 • 22h52

    Parabéns pela iniciativa. O Avc acontece com muita gente mas pouca gente sabe do que se trata.

  40. lu19/11/12 • 01h52

    Que legal! Adorei as três camisetas.vencedoras. Muito.fofas!
    Parabéns pelo engajamento!

  41. Angela19/11/12 • 08h02

    Chocada com a quantidade de leitoras jovens e que tiveram AVC!! O que mostra ainda mais a importancia da campanha. Parabéns!

  42. Julianne Moreira19/11/12 • 08h30

    Adorei participar da campanha e conhecer pessoas tão legais como você! Fica o convite para vir em Goiânia, a hospedagem você já tem, viu?!
    bJUsssssssssssssss

  43. Ana Paula19/11/12 • 09h08

    Legal Cony!!!
    Tenho pessoas na família que sofreram AVC, inclusive um priminho com apenas 6 anos, hoje ele está com 11, teve sequelas, mais está bem!

    Parabéns pela iniciativa e pela camiseta que realmente ficou muito fofa!

    bjo.

  44. Juliana Duarte Toledo19/11/12 • 10h07

    Cony, fico muito feliz que você é uma blogueira com uma consciência que pensa no coletivo. Parabéns viu! Se algumas fossem um pouquinho mais do que você é, nossa blogosfera de moda teria outro nível. Beijos, Juliana.

  45. Liana19/11/12 • 10h11

    Parabéns por seu apoio a causa. O mundo precisa de mais iniciativas como esta. Um beijo.
    http://www.poderdosalto.com

  46. Cláudia Lopes Vieira19/11/12 • 10h14

    Querida

    Parabéns pela iniciativa e pela bela camiseta que merecidamente ganhou o 1º lugar!!!

  47. Taise19/11/12 • 14h06

    Parabéns pela Iniciativa!
    Sou sua fã, te acompanho todos os dias…!
    E por vc se tornar referencia para varias meninas, participar de uma campanha como essa é fantástico! Certamente vc irá contagiar muitas pessoas para se empenharem na causa 🙂

    Fique com Deus! Um beijão.

  48. Camila Piton19/11/12 • 14h17

    Adorei sua iniciativa Cony!

  49. Elvira20/11/12 • 07h36

    Parabéns Constanza!

  50. Ju20/11/12 • 16h27

    Bela campanha. Parabés!
    O q aconteceu com seu cabelo? Não faz escova mais não?

    • Constanza20/11/12 • 16h30

      Nunca fui de fazer direto… nao entendi rsrsrs Tá lindo ne??

  51. Camila Vilela20/11/12 • 16h54

    Que legal sua participação nessa campanha tão importante!!

  52. Giuliana Gallana20/11/12 • 19h05

    Eu acho a iniciativa super bacana, mas tem algo que me alarma ainda mais, porque sou prova viva disso (graças a Deus). Muitas meninas, a partir da idade que começam a tomar anticoncepcional, não sabem o risco que estão correndo por não serem instruídas a fazer um exame genético para uma mutação que causa trombose venosa profunda. Digo isso, pois sofri desse problema aos 19 anos, sem nunca saber que poderia ter acontecido. E poderia ter sido muito pior. A TVP é como um AVC, mas o trombo obstrui veias nas pernas/braços e pode chegar ao pulmão, causando uma embolia pulmonar e, consequentemente, a morte. É uma doença que deveria ser tratada com mais carinho/cuidado por ginecologistas e hematologistas do Brasil inteiro. Depois que tive o problema, soube de muitas meninas, até mais novas do que eu, que morreram dessa condição.

  53. Francine20/11/12 • 20h08

    Parabéns pela participação na campanha e pelo 1º lugar! Realmente chocante a estatística e a quantidade de leitoras jovens e saudáveis que jé tiveram… realmente é um caso a se dar mais atenção.

  54. Joelma dos Santos18/10/17 • 15h14

    Gostaria de participar dessa campanha, tive avc em 15/07/2014. Tenho 50 anos a partir desse avc tive minha vida bloqueada, trabalhava no Estado como professora, tinha carro dirigia, mas hje vejo nessa situação dependendo das pessoaspara sobreviver.Conheci sua empresa sábado que veio uma vendedora demonstar uma cama e pulseira, mas devido minha situação financeira não tive condições de adquirir, fico muito triste porque preciso tentar dar continuidade na minha vida e agreditando nessa conceituada empresa aguardo resposta. Obrigada

  55. Isabele maria freire barros23/01/19 • 12h50

    Sofri um abc isquemico e fiquei com sequelas
    Como faço pra adquirir uma camiseta dessa