Moda
Fashion News
16 maio 2023, 10 comentários

Moda de Alfaiataria: do Prêt-à-Porter à Fast Fashion

Quando eu penso em um estilo refinado, penso em alfaiataria! E não digo refinado do ponto de vista de peças do estilo clássico, eu digo REFINADO no sentido de acabamento. Vem cá que vou explicar melhor:

A alfaiataria é em primeiro lugar, uma técnica de costura que também ficou conhecida como “moda prêt-à-porter”. Inclusive, ela marcou presença nas passarelas das semanas de moda em 2023, como uma forte tendência que atravessa o tempo.

A alfaiataria segue forte como tendência para 2023. Os ombros marcados são uma das características dessa versão moderna da alfaiataria.
Grandes grifes como Ferragamo, Michael kors e Givenchy entregaram obras de arte da lafaiataria nas passarelas.

Em primeiro lugar, é importante entendermos que essa técnica de costura não representa apenas as peças clássicas, como ternos e blazer (eu mesma já cometi esse erro quando comecei a estudar sobre moda). Antes de mais nada, são roupas que combinam algumas características como: tecido de qualidade, excelência no acabamento de corte e costura e um caimento quase que sob medida!

Sim, é possível ter uma t-shirt de alfaiataria, se ela seguir esses requisitos. E ó, recomendo. Principalmente porquê uma boa t-shirt branca pode compor looks incríveis!

Vamos de história: alfaiataria, uma técnica de costura que atravessa os séculos

A alfaiataria  foi desenvolvida na Europa e tem como o seu primeiro registro bibliográfico o ano de 1589 com a publicação do livro o “Libro de Geometri Pratica y Traça”  de autoria do alfaiate espanhol Juan de Alcega.

o alfaiate espanhol Juan de Alcega foi pioneiro em registrar em livro, conceitos da alfaiataria.
Sou supeita para dizer, mas amooo, ver o quanto a moda é rica em histórias e marca grandes transformações no cenário socieconômico.

O nome é originado da profissão de alfaiate, grande influência na moda e na política do século XVII. É estranho pensar, mas foi somente no ano de 1675 que as mulheres também tiveram autorização para trabalhar de forma autônoma e começaram a exercer essa profissão, hoje sabemos o valor de uma boa costureira!  Afinal, esse é um trabalho que exige uma técnica e conhecimento passado através de gerações de alfaiates, em maioria de pai/mãe para filhos.

O que são as famosas peças de alfaiataria?

À moda prêt-à-porter tem no seu truque de alfaiataria, peças construídas com base em uma técnica de corte e costura que muitas vezes é um segredo de família e que garante à peça de roupa 3 importantes critérios:

  • Tecido: a qualidade dos tecidos faz toda a diferença, fiquem atentas a isso! Peças de alfaiataria tem na sua confecção tecidos nobres, como por exemplo a lã, seda e algodão, o que proporciona um caimento perfeito e acabamento impecável.
  • Acabamento: essa técnica está diretamente ligada a um acabamento bem feito, que é um dos grandes diferenciais da moda prêt-à-porter.  Contudo é válido entender que com a chegada da era industrial e a disseminação das fast-fashion, essa técnica passou por adaptações. Assim, hoje em dia é possível encontrar peças com excelente acabamento em lojas de departamento.
  • Caimento: à peça de alfaiataria é aquela que cai bem no seu tipo de corpo, ela é sob medida (ou “quase” quando falamos de confecção industrial).
O trabalho do alfaiate e sua técnica de costura deu forma ao clássico estilo com peças de alfaiataria
Foto: freepick

Fique atenta a esses critérios, para garantir nas suas compras, peças que tem no seu DNA qualidade, durabilidade e muito estilo! 

Agora que já sabemos disso, vale comentar: você já viu por aí  algumas lojas prometendo alfaiataria, quando na verdade estão vendendo peças do estilo clássico? E que muitas vezes não tem nem tecido de qualidade e muito menos um bom caimento. Conhecimento liberta garotas!

Como andar na moda com peças de alfaiataria?

A moda com peças de alfaiataria é versátil e você pode usa-la em diversas ocasiões. O mais legal é que você pode estar arrumada para eventos dos mais formais até os casuais, pois essas peças são democráticas e caem bem em combinações de peças clássicas, com outras peças dos mais diversos estilos, como por exemplo o criativo e até o esportivo, ou seja, de acordo com o seu estilo.

Para compor looks fashion com tudo que a alfaiataria pode oferecer, fique ligada nessas dicas:

  • Invista em peças atemporais, que são clássicos da moda. Por exemplo: uma saia lápis, comprimento midi, o mundialmente conhecido vestido preto  e uma camisa branca perduram por anos sem perder o estilo.
  • A alfaiataria não se resume apenas a terninhos. Blazer, calças, saias e vestidos feitos com essa técnica de costura, dão um toque sofisticado ao seu look.
  • A mistura de estilos e uma pegada hi-lo é uma tendência forte na moda de alfaiataria. Que tal usar um blazer e ornar com jeans destroyed e tênis? Ou uma camisa social branca com saia de couro? Assim a mistura de elementos clássicos e modernos deixam o visual bem fashion. 
As peças de alfaiataria são democráticas e combinam com diversos estilos

Confira 7 inspirações de peças de Alfaiataria em lojas que o Futilish indica:

Que tal garantir algumas peças incríveis para os seus looks do dia? Afinal, fizemos uma seleção especial para você!

1. Calça com botões Maria Filó – LINK

A calça de alfaiataria tem umcaimento perfeito e é muito utilizada em looks de traballho.

2. Camisa branca Le-Lis – LINK

A famosa e clássica camisa branca é uma peça de alfaiataria que rodos deveriam ter.

3. Calça de couro Animale – LINK

Cqalça de couro volta como super tendÊncia para a temporada de outono /inverno 2023

4. Short texturizado – LINK

Confortável porém chic, esse modelo de short garante refinamento em todo tipo de ocasião.

5. Colete Amaro – LINK

O colete de alfaiataria é a terceira perfeita para produzir looks casuais e refinados

6. Colete cropped da ZZ Mall – LINK

Colete de alfaiataria cropped

7. Vestido preto da Souq Store – LINK

O fqamoso vestido preto combina com tudo
  • Me conta, quais das peças acima você mais gostou?

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
10 comentários em “Moda de Alfaiataria: do Prêt-à-Porter à Fast Fashion”
  1. Majô Araújo17/05/23 • 12h48

    Cony,
    Eu adorei o texto! Gosto muito do resgate histórico de qualquer matéria a que desejamos conhecer. Das peças, gostei de todas! De fato, um bom tecido faz muita diferença quando o assunto é caimento.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos sobre a alfaiataria.
    Majô Araújo.

  2. Milena17/05/23 • 13h05

    Oi Cony, muito bacana entender mais sobre alfaiataria vc me abriu os olhos ainda mais, gratidão. Como escolher estilo de tênis para combinar com alfaiataria e outros looks? Sempre fico muito em dúvida . Bjs

    • Constanza24/05/23 • 11h14

      Farei um post!

  3. Eli Rocha Silveira Diniz17/05/23 • 14h44

    Excelente trabalho! Parabéns

  4. Ana Amélia da Silva17/05/23 • 15h05

    Adorei o conteúdo. Uma pena que nem todas as pessoas que se dispõe a falar de moda, tenham estudo antes se considerarem influenciadores.
    Parabéns!

  5. Vanessa18/05/23 • 00h54

    Amei a explicação, o caimento da peça faz toda a diferença mesmo.

  6. Flavinha18/05/23 • 11h17

    Meu olho é muito bom pra identificar peças de qualidade e excelente caimento… Fora que fica outra coisa no corpo. Traz um porte, uma elegância à pessoa. Um exemplo fácil de identificar é quando um homem está usando um terno mal cortado com péssimo caimento…. tá de terno? Sim. Mas vai dar impressão de mal vestido e de desleixo. Eu prefiro muito mais roupas bem feitas do que roupas com aquele monte de logo de marcas famosas. E minha peça preferida sempre será a calça social preta. Eu amo.

  7. bruna22/05/23 • 13h14

    parabéns, conteúdo maravilhoso! amando acompanhar tanta coisa boa aqui no blog!

  8. Amanda Tenedini05/06/23 • 13h02

    Amei a calça preta.

  9. […] peças de vestuário para homens que desafiavam todas as expectativas. Mais tarde seus ternos de alfaiataria do mais alto nível iriam se transformar em uma das linhas mais icônicas da […]