Moda
Fashion News
24 maio 2023, 4 comentários

Estampas x Padronagens: Um Detalhe Que Faz toda à Diferença 

Estampas estão diretamente ligadas a um dos elementos essenciais em uma peça de roupa, que é o tecido. Ele é responsável por boa parte da apresentação da roupa, do seu caimento e além disso, é ele que ornamenta a personalidade do look com sua cor, estampa ou padronagem e isso faz toda a diferença garotas!

Estampas x padronagens

Uma roupa pode ficar maravilhosa em você e não cair bem na sua amiga somente por conta de cores e tonalidades e isso é importante. Tão importante quanto é você ter conhecimento na hora de adquirir uma peça e saber que sim, estampa e padronagem são coisas diferentes. Vem lêr!

Às estampas que a gente ver por aí 

Tem pessoas que amam estampa, tem quem não usa e tem quem de vez em quando deixa uma estampa ou outra entrar no guarda roupa. E está tudo bem. Porém se você quer saber um pouco melhor sobre esse tema é importante você entender:

Afinal, o que é estampa?

A palavra estampa tem origem no verbo estampar que significa à ação de gravar, prensar ou imprimir letras ou imagem em algo.  É uma reprodução visual, que tem como objetivo fazer uma gravação para fins de comunicação visual.

E é isso que vemos nos tecidos. Na produção de moda, existem profissionais especializados em design de estampas e elas são criadas com base em temas, referências para estilizar uma peça ou são cópias de algum desenho de imagem. 

Estampas passam por um processo de criação e esse processo acontece através de referências, desenhos e aplicações

As estampas são impressas no tecido e seguem uma repetição na maioria das vezes, porém às vezes é possível que seja somente uma única aplicação de estampa para uma parte do tecido e o restante ficar sem a aplicação.

Uma observação interessante é que estampas compõe muito bem looks com pegada mais criativa e também combina bastante com o estilo romântico, no entanto tudo depende do tipo de desenho, cor ou forma usada nas estampas.

Estampas dão vida aos looks e estão ligadas ao estilo criativo

A padronagem e suas características 

Quando penso em padronagem a primeira associação que vem à mente são os tailleurs da Chanel. Referência elegante né? Geralmente a padronagem casa bem com o estilo mais elegante e clássico pois tende a ser mais discreto. Entenda melhor o motivo com a explicação abaixo:

Afinal, o que é padronagem?

A padronagem é composta pela trama dos fios dos tecidos e como eles se desenvolvem ao longo do corte. São desenhos que se resultam da trama do tecido e que seguem esse padrão. Sendo eles coloridos ou não. 

Assim é muito comum ver padronagem em peças como tailleurs, casacos de outono/inverno, looks de alfaiataria e peças que no geral são um pouco mais elaboradas.

Padronagem está presente nos taiulers da Chanel
Encontramos as padronagens em tecidos que possuem tramas e estão associados ao inverno ou ao estilo clássico.

Como identificar a diferença entre estampas e padronagens?

Quando lemos a teoria sobre o que é estampa ou padronagem fica difícil entender como iremos saber o que é uma coisa ou outra. Um exemplo disso é o xadrez:

Você encontra tecidos com a estampa xadrez e tecidos com a padronagem xadrez. 

Xadrez pode ser estampa ou padronagem

E nesse caso, se você ainda não tiver olho clínico para tecidos, à forma mais fácil de entender a diferença entre um e outro é olhar o tecido no seu verso.  À padronagem será um negativo da parte da frente, já à estampa geralmente terá o fundo de outra cor ou apenas com a sombra da estampa.

Estampas x padronagem veja a diferença

Assim ficou fácil né? Por aqui, já deu vontade de fazer um mix de estampas para compor um look daqueles de chegar, chegando!

Agora, me conta. Vocês costumam observar esse detalhe da diferença entre estampa x padronagem na hora de comprar um lookinho?

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
4 comentários em “Estampas x Padronagens: Um Detalhe Que Faz toda à Diferença ”
  1. Murielle25/05/23 • 12h55

    Tão bommmm vir aqui e encontrar post novo!!

  2. Amanda Tenedini05/06/23 • 12h57

    Já gostei muito de estampas, hoje em dia prefiro tecidos lisos ou com padronagem.

  3. Amanda Tenedini05/06/23 • 13h04

    Eu já gostei muito de estampas, hoje em dia prefiro tecidos lisos e com padronagens.

  4. […] Para você que gosta de estampas, aproveito para te lembrar de ler Estampas x Padronagem: um detalhe que faz toda à diferença […]