Comportamento
Cotidiano
23 mar 2020, 10 comentários

Rotina de Vida Durante A Quarententa (Para Não Enlouquecer e Nem Perder a Autoestima)

Esses dias vi um meme que morri de rir, era algo assim: a roupa que eu me imaginava usando no apocalipse (um super traje a la Mad Max) e a roupa que estou usando durante o Coronavirus, um pijama rsrs.

Resultado de imagem para look apocalipse meme

A gente ri, mas é mais de nervoso do que de graça mesmo, afinal, o que está acontecendo no mundo meu Deus? Quarentena sem tempo pra acabar, um vírus que assola a Europa matando milhares e que ainda mal chegou por aqui, o medo de sair na rua, de pegar o vírus, de espalhar o vírus, dos nossos velhos pegarem esse treco, de não ter vaga no hospital, de não ter a cura ainda, de ter algum tipo de sequela (já pensaram nisso? Será que o vírus pode estragar algo dentro de nós ou nos debilitar pra sempre?), da comida acabar, do dinheiro acabar… e os empregos gente? E nossos salários? Sem dinheiro como a economia vai rodar? Ai nem sei, não quero pirar – ainda mais – pensando em como estaremos daqui a um mês. Não sei ser otimista, realista ou pessimista. É tudo tão incerto, tão estranho, tão invisível que nem sei o que pensar…

Mas enfim, passando esse mini piti por causa desse coronga vírus, uma coisa muito importante que estou COMEÇANDO a adotar em minha vida de quarentena é de estabelecer uma rotina.

Ontem fiz uma live no Instagram com minha mentora de vida, a Kenia Cheib, falando justamente sobre saúde mental nesses momentos de pânico. Ela é maravilhosa, a pessoa mais positiva que conheço no mundo, mais sensata, mais clara e ela deu dicas que até então eu não tinha pensado.

Gente, PRESTA ATENÇÃO, QUARENTENA NÃO É FÉRIAS! Não é porque a gente está em casa que o mundo parou, ou que não temos nada pra fazer, ou temos que iniciar e manter o dia de qualquer jeito.

Vamos estabelecer uma ROTINA, horários, e vocês não tem noção do quanto isso vai nos ajudar a não enlouquecer dentro de casa ou de nos sentir inúteis.

De manhã, ao acordar, vamos pensar positivo. Vamos agradecer. Agradeça por ter uma casa, por ter comida em casa, agradeça pelos seus amigos, pela sua vida, pela sua família, agradeça. Acorde com um sorriso no rosto, por mais que isso custe, faça esse esforço.

Vá tomar banho, lavar o rosto, ACORDAR! Se você tem costume de meditar, medite. Se não tem, que tal começar a meditar? A Kenia indica os aplicativos Insight Timer e Headspace. Procure por meditação mindfulness, que te traga pro tempo presente para afastar a ansiedade. Eu tô tentando!

Depois vá tomar café, bem preparado, na mesa, não coma de qualquer jeito.

Faça ginástica em casa. Hoje eu malhei pela primeira vez via vídeo com meu personal. E fica o convite, amanhã as 10h da manhã vamos fazer o treino numa live no Instagram. Junte-se a mim se quiser!

TROQUE DE ROUPA! Não fique de pijama o dia todo!!! É a mesma coisa que falei naquele post de Roupa de Ficar em Casa, aliás bem propício para o momento, se não leu, leia agora AQUI! Lá falo para as pessoas que fazem home office, que trocar de roupa e tirar o pijama é FUNDAMENTAL pro dia funcionar bem. Caso contrário, parece que nada dá certo e nada engata. Além disso, a energia fica baixa quando a gente não dá o “start” no dia. Ficamos arrastados e outra coisa, ver nossa imagem desleixada no espelho, por dias a fio, nos deprime!

Maquie-se! Sim, como se fosse sair num dia normal! Arrume o cabelo! Imagina ficar o dia todo com a cara amassada de quem ainda não acordou direito, com o cabelo todo atrapalhado. Se arrume, faça seus rituais de beleza, passe perfume, creminho, tudo.

ARRUME A CAMA! Pelamor, não é porque vai ficar em casa que a cama pode ficar desarrumada o dia todo. É energia parada gente, quando a nossa casa tá organizada, nossa cabeça também se organiza. Já ouviram falar no “messy bed, messy head“? Pois é, é verdade.

Trabalhe de casa. Sente direito, foque, concentre-se. Organize sua mesa.

Quando acabar seu horário de trabalho, descanse, relaxe, vá assistir uma série, um filme, ler um livro, fazer algo que goste.

Filtre a quantidade de informações, não fique ligada nas notícias o dia todo, não fique presa em redes sociais o dia inteiro, não desperdice sua energia que já está baixa…

Alimente-se bem, durma em um horário normal, acorde cedo. Isso vai te ajudar na ansiedade, no equilíbrio emocional, e ainda na imunidade do seu corpo, que é que todos precisamos neste momento.

Ilustração: Rita Weiner

  • Fique em casa, mas fique bem, organizada, focada e voltada para o agora. Vai dar tudo certo, porque nós faremos dar tudo certo!!
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
10 comentários em “Rotina de Vida Durante A Quarententa (Para Não Enlouquecer e Nem Perder a Autoestima)”
  1. Liliane23/03/20 • 23h44

    Nossa, o pior dessa quarentena é não poder fazer planos de nada!! Tudo o que eu penso em fazer, eu lembro: “ah tem q esperar esse coronavírus passar”!
    Que agonia isso!

  2. Daniela24/03/20 • 00h30

    Por aqui coronavírus já provocou grandes estragos. Trabalhava em uma empresa em crescimento, com o fechamento do comércio 95% dos funcionários do escritório foram mandados embora.

  3. Mi Martins24/03/20 • 10h25

    Engraçado Cony, eu tenho feito exatamente isso pq sou uma pessoa que funciona mt bem com rotinas. Faco tudo q vc pontuou (e fico mt feliz por isso!) e por mais q eu já seja uma pessoa bem caseira, tem funcionado super! Minha rotina esta exatamente igual. Acordo, medito, arrumo a cama, tomo meu banho gelado (Tks Dr. Italo), me arrumo com a roupa q já fica separada no dia anterior, me maquio, sento a mesa, tomo meu cafe normalmente, e sento a minha improvisada, mas confortável mesa de trabalho (nessa ordem) e assim o dia vai embora. Limito (e muito) as informações que absorvo, e é isso. FACAM o que a Cony esta dizendo, super funciona! TESTEM por 2 ou 3 dias que seja e depois contem a ela… E boa quarentena para todos nos! Beijos.

  4. IZABELA24/03/20 • 13h36

    Muito bom Esse post Cony!
    Eu to trabalhando de homeoffice e manter a rotina e fazer essas pequenas coisas tem me ajudado muito! eu já to de quarentena há 10 dias. Nem todo dia é bom, mas, como você disse, temos que ser gratas pelo que temos né?

    E vamos juntas, atravessar esse momento! Força pessoal! e Se cuidem!

  5. Flavinha24/03/20 • 13h49

    Das coisas que citou eu só não estou me maquiando. Eu me maquio todo dia praticamente e estou aproveitando a quarentena pra dar um respiro pra pele.

  6. Renata Castro24/03/20 • 15h06

    Post super relevante!! Essa questão de estabelecer rotina com horários é fundamental… tem me salvado!!

  7. Roseleide Corrêa24/03/20 • 19h28

    Estou mantendo minha rotina normal. No momento só trabalho nos afazeres de casa que não são poucos rsrsrs. Mas às vezes me sinto um pouco irritada e deprimida com essa situação. Mas vai passar!! Bjokas Cony.

  8. Carol24/03/20 • 22h44

    Ain, já estou enlouquecendo. Doida pra sair. Não consigo tirar o pijama. 🙁

  9. Bruna26/03/20 • 09h58

    Também estou mantendo a minha rotina normal. Atendimento apenas on line. E quando sobra tempo? livros. Melhor passatempo. Se quiser tenho milhares de indicações: para todos os gostos, exceto auto ajuda, rs.

  10. Monalisa Gomes31/03/20 • 00h04

    estamos em casa… seguimos fortes