Lifestyle
Bem Estar
10 nov 2016, 115 comentários

A Importância do PH da Água Mineral!

Que temos que beber pelo menos 2 litros de água por dia, a gente já sabe.

Que isso são cerca de 8 copos por dia, também sabemos.

Que 70% do nosso corpo é água, sim, we know.

Quer anotar mais um número importante em relação a agua? O PH, ou seja, o potencial de hidrogênio, ou o indicador de acidez ou basicidade de uma solução aquosa.

Aula de Química no Fufu??? Não, mesmo porque Química foi meu maior pesadelo na escola e não me sinto nada confortável em me aprofundar muito nessa matéria rs. Mas sobre o PH da água vou falar sim.

Três fatores influenciaram para eu fazer este post: o fator 1 é minha amiga Gabriela Ganem, que um dia, falou que tinha uma água mineral preferida por que tinha o melhor Ph. Ok, guardei essa informação. O fator 2 aconteceu quando fomos ao Projac conversar com a Yasmin Brunet sobre uma novela e ela falou que bebia muita água e também falou sua preferida por causa do PH (que por coincidência, é a mesma da Gabi). Já o fator 3 foi quando o Henri Castelli foi ao Fhits com um galãozinho de água e ao ser indagado porque o tal do galão, ele falou que era uma água X (essa esqueci a fonte, o nome tudo. Henri na frente da gente né? As coisas se esquecem rs) especial pelo seu PH.

MAS QUE COISA! QUE RAIO DE PH PERFEITO É ESSE QUE TEM QUE TER NA ÁGUA????

Seguinte, pelo que pesquisei entendi assim: o PH do nosso sangue é cerca de 7,4 e na escala do PH (de 0 a 14) 7 é neutro, abaixo de 7 é ácido e acima é básico ou alcalino. A água com PH acima de 7 é alcalina o que é muito bom para o nosso corpo pois evita a acidez no sangue, que causa vários tipos de doenças como osteoporose, doenças cardíacas, processos inflamatórios crônicos, obesidade, câncer… Além disso a água alcalina neutraliza os efeitos dos alimentos ácidos (só plantas precisam de ambiente ácido para sobreviver, nós precisamos de ambiente alcalino) e também combate as toxinas. Para vocês terem ideia, refrigerantes, álcool e sucos com muita açúcar tem pH cerca de 2! Péssimo pro nosso corpo! Metástases ocorrem em ambiente ácido, por isso pessoas com cancêr tem que manter a alcalinidade do corpo. Segundo a ciência, NENHUMA doença subsiste a uma corrente sanguínea alcalina. Chocante né?

RESUMO DA ÓPERA: a água alcalina (com PH maior a 7) reestabelece o PH neutro do sangue, aumenta a expectativa de vida pois evita vários tipos de doença, desintoxica e combate o envelhecimento das células. Simples assim.

Ok, já entendemos que temos que procurar uma água com PH maior a 7. E como é isso na prática? Como está o PH das águas do mercado?

Vejamos:

aguamineral1 aguamineral2 aguamineral4 aguamineral3

ERRATA: desconsiderar o ¨mg/L¨ em frente ao PH.

Perrier, quem diria hein? Chique desse jeito e ruim pro nosso corpo. Não é mais luxo beber Perrier.

Voss, PHzão, e dentro das nossas possibilidades diárias, ponto pra Minalba (que é a preferida da Gabi e da Yasmin) e pra Nestlé Pureza Vital!

  • Mas calma que existem outros pontos a serem levados em conta e um muito importante é a quantidade de sódio. Tão decisivo quanto o PH, o ideal é até 30mg de sódio na água mineral. Excesso de sódio causa retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.
  • E tem mais um ponto mas esse preciso estudar mais: embalagem de vidro x embalagem de plástico. Vidro ganha e tenho uma noção do motivo, mas como falei, vou pesquisar sobre o assunto para poder falar direitinho!
  • Bom, na hora de comprar sua água mineral, é bom gastar um minutinho a mais lendo o rótulo para fazer uma escolha alcalina e com pouco sódio. Fufu também é saúde e quero todas vocês aqui até os 90 anos pelos menos ok?
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
115 comentários em “A Importância do PH da Água Mineral!”
  1. Susana Monteiro10/11/16 • 11h51

    Cony, eu não sabia dessa do PH. Vou ficar atenta. Eu já reparava no sódio, e nesse quesito a Minalba é uma das melhores escolhas e a Crystal é péssima. Não sabia que o ideal era até 30mg (eu acho 30 mg muuuito)! A da Minalba antes era menos que 1mg!!! Agora acho que é 1 e poucos. A da Crystal (pasme) tinha 38mg de sódio (não sei se mudou, eu não chego nem perto dessa água, rs)!!! É muita diferença e, creio eu, é intencional. Sal desidrata e causa mais sede, é uma forma de tentar vender mais água. Cabuloso… rs
    Adorei o post.
    Bj.

    • Constanza10/11/16 • 12h00

      Vi essa info do sodio no site de uma nutricionista, fui checar de novo e tá isso mesmo como o limite do aceitável. A anvisa libera até 600 acredita??? Quando menor melhor mesmo!

      • Claudia Carvalho10/11/16 • 12h20

        Mas o sal das águas minerais não é adicionado. É da própria fonte/solo. Quase todos alimentos contém sódio natural na composição, o mais importante é se preocupar com o sal de adição. As pessoas se preocupam com mísera quantidade natural de sódio e não estão nem aí para a quantidade de adição. Não é relevante a quantidade ingerida pela água. 1 litro dessa água com mais sódio só equivale a 4% da recomendação diária. Agora come o peito de peru magro (q tudo quanto é dietinha tem), em uma fatia apenas temos 10% do consumo diário de sódio.

      • Tânia Quentin01/07/21 • 11h57

        Não é bem assim !!! O sódio um natura da água mineral é o único sodio que seu corpo precisa pra manter se saudável !! O que faz mau é o sódio de embutidos, enlatados, industrializados adicionados sódio. A água mineral com sódio elevado equivale apenas 2% dos 2000 miligramas diárias que seu corpo necessita. Portanto converse com o seu nutricionista sobre o assunto e verá que existe uma desinformação, mesmo porque as aguas alcalinas tem um elevado sódio responsável pela CONDUTIVIDADE da água que beneficia o PRAL negativo…. A parte mais importante é o PRAL negativo da água depois vem o pH alcalino e os minerais naturais da água como o vanadio e silício e lítio …..

  2. Mariana Neto10/11/16 • 11h52

    Para quem tem gastrite, a água ácida também é péssima. Parece frescura, mas faz diferença.

    • Gilberto Evaristo Kasper25/05/21 • 00h30

      A água com o melhor Ph do Brasil, é a SFERRIÉ , de Toledo Pr, com ph 10…Pesquisem…

  3. ana paula10/11/16 • 12h12

    Cony, sou farmaceutica e professora de várias disciplinas, inclusive produção de medicamentos e cosméticos. Amei esse post e gostaria de fazer algumas complementações físico-químicas:
    – o pH do sangue é realmente 7,4 e nosso organismo possui um sistema de manutenção desse pH. Quando fazemos atividade física, por exemplo, nossas células liberam ácido, o que poderia alterar o pH do sangue. Mas, como disse, temos um sistema que controla e mantem o valor de 7,4. A explicação do funcionamento é um pouco complexa, mas resumindo, a respiração ofegante ajuda a manter o pH em 7,4. Portanto, a água com pequenas diferenças de pH não irão alterar o pH do sangue, nosso corpo irá ativar seus sistemas para mante-lo. O unico porém é que nosso organismo terá que trabalhar, e ai pode vir a produzir radicais livres (podem causar envelhecimento) nesse processo.
    – as células metastáticas não crescem em ambientes ácidos…..elas fazem o ambiente ficar ácido, em função de sua multiplicação desordenada.
    – as águas com pH mais básico são mais palatáveis, isto é, possuem um sabor mais agradável. Podemos ter como exemplo o suco de limão, que é bem ácido e nem todos gostam. Outro exemplo é o vinagre, que tem pH 4,6%. Eu prefiro água a vinagre.
    Bom, é isso! Gostaria somente de fazer essas considerações por AMAR quimica (tem doido pra tudo nessa vida!)
    E vamos beber água!

    • Constanza10/11/16 • 12h32

      Se eu beber água com limão, estraguei a água?

      • Camilla10/11/16 • 14h55

        Cony, não entendo muito bem de química, mas já ouvi muito amigo médico e muitos amigos cientistas dizendo que essa questão do ph da água é a maior baboseira. Inclusive a Yasmim Brunet é muito ridicularizada no meio científico por causa de suas dietas. É isso aí mesmo que a Ana Paula disse, nosso organismo mantém automaticamente um ph relativamente neutro para alcalino, simplesmente porque somos assim.

        Parei de dar crédito para este tipo de coisa quando um amigo meu que é pesquisador me passou uma tabela com o ph dos alimentos. Ele quase morreu de rir quando contei pra ele dessa teoria. Disse que coisas básicas em geral são tóxicas, e que praticamente todos os nosso alimentos são ácidos, basicamente. Quase teve um treco quando viu uma pessoa que prega esse tipo de dieta dizendo que o limão era básico. Riu de rolar no chão.

        Você pode estranhar eu conviver com cientistas, mas é que sou uma fufu geek, rsrsrs.

      • ana paula10/11/16 • 15h19

        O suco de limão é ácido, tem pH proximo de 2,00. Mas não se preocupe pois ele é super saudável! Essa acidez do limao ajuda na absorção de ferro no nosso organismo. Ele ajuda o ferro presente nos alimentos a atravessar o intestino e cair no sangue! Não precisamos nos preocupar tanto com o pH da água nem do suco de limao, afinal de contas, nosso organismo resolve o problema dessa acidez pra gente! Temos que nos preocupar é em beber muita água!

        • Camilla11/11/16 • 15h01

          Ana Paula I <3 U! Queria entender de química assim. Parabéns!

      • Ana Banana10/11/16 • 18h09

        O limão apesar de ter baixo pH atua como alcalinizante no nosso organismo, pq contém minerais altamente alcalinizantes, tais como potássio, magnésio e sódio; alto teor de água e baixo teor de açúcar.
        Isso é muito complexo, Cony! Hahaha, eu andei estudando um pouco quando minha tia teve câncer. É bem polêmico, e nem sempre os alimentos possuem o pH que imaginamos… Enfim, ainda não tenho uma conclusão mto formada sobre o assunto

      • Ananda11/11/16 • 11h34

        é o segredo da Ivete Sangalo, mas acho que só pela manhã em jejum, diante das evidencias acho melhor acreditar que faz bem, nao? rs

    • Maria Helena10/11/16 • 14h29

      Li umas vezes pra entender, o resumo seria, é saudavel:?
      – tomar limao
      -tomar vinagre
      – fazer atividade q fique ofegante.
      *ps: sera q só fazer a respiracao ofegante (sem o exercicio) funciona??? Q nem nos exames neurais q só finge ofegante pq o cerebro cômputa igual.

    • Ana Banana10/11/16 • 17h47

      Isso que eu ia comentar… que o sangue é uma solução tampão, ou seja, só se a pessoa estiver doente o seu pH irá oscilar. Portanto, esse negócio de pH da água não é milagroso. Claro que ajuda, pois nosso organismo terá menos trabalho para regular o pH sanguíneo (por assim dizer), mas não precisamos fazer a louca do pH

    • Vieira28/12/18 • 23h09

      Parabéns Dra.Ana Paula é bem isso aí! Nosso organismo faz a compensação! Lembremos o famoso ‘ciclo de krebs’

  4. Vanessa10/11/16 • 12h18

    A água da Crystal tem 103,60 mg/l de SÓDIO 🙁

    • Alessandra11/11/16 • 13h19

      A bicha chega a ser salgada de tanto sódio.
      Quando só tem Crystal, prefiro ficar com sede, pois essa quantidade de sódio dá mais sede ainda.

  5. Tamara10/11/16 • 12h25

    Cony, acompanho seu blog diariamente! E adoro!!
    Tomo água com PH 10 há cerca de três anos e já senti muita diferença, por dentro e por fora. A pele melhorou e muito (reduziu acnes e ficou mais viçosa, com cara de saudável, sabe?). Tinha um problema terrível com aftas que tentei tratar desde a infância, mas nunca tive bons resultados. Pois bem, depois que comecei a tomar a água, elas desapareceram. Efeito placebo ou não, está funcionando. E, como sou exagerada, compro logo aqueles galões de 20 litros! rsrs super recomendo!!!!

    • Constanza10/11/16 • 12h31

      Qual a marca????

      • Tamara10/11/16 • 12h35

        Ibirá.
        Tem garrafinhas de 500 ml, 2 litros e os galões.

        • Grasiela10/11/16 • 17h03

          Cony, vim aqui falar dessa água também.
          Moro no interior de São Paulo, apenas alguns quilômetros da cidade onde fica a fonte dela. Pego diretor la, sempre amei essa água (o gosto dela é delicioso) e agora sabendo que o pH dela é mais de 10, amo ainda mais!

    • Ana Banana10/11/16 • 17h48

      De vez em quando eu toma água Ibirá, mas não consigo fazer com que faça parte do meu dia a dia, a ´gua tem gosto de peixe! Hahahaha

  6. Marcela Dohara10/11/16 • 12h39

    Essa água da Coca, a Crystal, tem tant, mas tanto sódio que juro que sinto ela salgada!
    Até dei pro meu noivo e ele achou que eu tava com palhaçada mas também sentiu! Nunca mais!
    Agora vou tentar sempre olhar o PH!

  7. Carol10/11/16 • 12h51

    É bom ficar esperta também no nível de sódio. A água da Minalba não tem sódio, por exemplo. Não adianta a água ter um PH lá no alto se, no final, a gente vai acabar retendo líquido, né? hahaha. Excelente dica, Cony!

  8. fatimaX10/11/16 • 13h09

    Mais uma que aprendi hoje…muito importante a dica Cony.obrigada
    ta vendo pq passo aqui todos os dias??? rs
    adoro vc e todas as suas leitoras.
    bjs

  9. Alessandra10/11/16 • 13h15

    Cony, amei!!!

    Eu tomo água alcalina ( pra quem tiver interesse, tem a receita na internet), quando tenho que tomar água fora de casa, fico tensa.

    E como bem disse a Carol no comentário; tem que ficar esperta com a quantidade de sódio. A Crystal é puro sódio. Odeio!
    E o aeroporto do RJ só vende ela. Mesma coisa em Curitiba.

  10. Alessandra10/11/16 • 13h21

    Olá, adoro teu blog e acompanho sempre. Sou médica e só tenho um comentário. Não tem como dizer ” Segundo a ciência, NENHUMA doença subsiste a uma corrente sanguínea alcalina”, terias achado a cura de todas as doenças. Nosso organismo é feito para equilibrar o pH com seus mecanismos próprios, tanto um pH mais alcalino ou mais ácido podem ser prejudicais e manter ele mais alcalino não vai evitar nenhuma das doenças que mencionaste, as quais tem mecanismos muito mais complexos. Acho importantíssimo pensarmos no mais saudável e com certeza isso influencia nas doenças que poderemos ter, mas nenhuma delas tem um mecanismo tão simples assim, e não se pode dizer que é beber água alcalina que tu não terás doenças. Podemos afirmar que o cuidado com a alimentação de forma geral e estilo de vida é um dos fatores importantes para prevenção. Há de se ter esse cuidado na expressão para que ninguém acredite que se manter um ph alcalino não terá doenças, e terá sim, pois esse não será o pH fisiológico.

    • Camilla11/11/16 • 15h09

      Excelente comentário! Bem como o da Anelisa, que expressou exatamente o que eu queria dizer mas não soube Cony. Tem fufus cientistas por aqui <3 Sei que é tentador acreditar nessas idiossincrasias dos famosos, mas eles são, no fim, somente gente como a gente.

    • Marta Maria girão27/01/23 • 09h09

      Gostei do poster,e faço sempre que vou comprar uma água fico muito tempo lendo o rótulo pra ver essa questão dos elementos bário,e nitratos, agora com seu poster e com algumas informações sobre o pH e o sódio, pronto! Não vou mais perder tanto tempo né! Obrigada (a).

  11. Ana10/11/16 • 13h32

    AMEI o post!!!

  12. Lu10/11/16 • 13h48

    Oi Cony!
    Você precisa conhecer a água Sferriê. Além do ótimo pH, 10, ela tem vanádio. E o preço é super bom.
    Beijos!

    • Constanza10/11/16 • 19h54

      O que eh vanadio?

    • Jaque29/11/16 • 17h06

      Oi meninas. É essa água que iria comentar. Extremamente saudável, o vanádio é um metal, e dentre suas propriedades terapêuticas auxilia no controle do colesterol, e consequentemente ajuda a evitar ataques cardíacos e isquemia cerebral. Pode ser lido mais no site ‘http://www.sferrie.com.br/site/’

  13. Flavinha10/11/16 • 14h01

    Interessante, será que seria o mesmo efeito de colocar bicarbonato de sódio na água?
    E pq tem aquela história de que é saudável tomar o suco de 1 limão por dia se o limão é acido?
    Agora fiquei curiosa……..

  14. Paty10/11/16 • 14h04

    Oi Cony!

    Muito bom você abordar esse assunto aqui. Já faz um tempo que pesquiso e só compro água com PH acima de 7,5 (inclusive comprei um bebedouro que promete esse PH). Os vídeos do Dr. Lair Ribeiro são bem esclarecedores quanto a isso, e foi por causa dele que comecei a ver os rótulos das águas.

    Sobre a água com limão, pelo que pesquisei o limão é ácido fora do nosso organismo, mas ao entrar no nosso corpo ele se torna alcalino. Eu tomava sempre em jejum água com limão, agora troquei por água com vinagre de maçã, que dizem ter também muitos benefícios.

    Beijo!!

    • Constanza10/11/16 • 19h53

      Boooommmm saber!

  15. m. kate10/11/16 • 14h08

    Adorei o relato Tamara, das aguas acima so tomei a voss e a cristal, não consigo tomar nenhuma outra sinto gosto do plastico juro , prefiro agua da torneira que algumas de garrafa de tao ruim que são,
    vou procurar essa ibira <3 nem conheço mas ja considero pakas 😀

  16. Luisa10/11/16 • 14h17

    E a água de filtro, que bebemos no trabalho??

  17. Anelisa10/11/16 • 15h01

    O ambiente estomacal de uma pessoa normal tem pH na faixa de 2.5 a 3.0, produzido por um ácido forte que é o ácido clorídrico. Quando se toma água com pH alcalino, isto é, superior a 7.0, a sua influência sobre o pH do estômago é praticamente nenhuma em razão da “força” do ácido clorídrico do estômago. O pH do sangue humano varia entre 7.35 e 7.45, uma faixa extremamente fina (apenas 0.1) que garante que nosso metabolismo opere normalmente. O corpo humano tem mecanismos refinadíssimos para conseguir manter o pH do nosso sangue dentro dessa faixa, pois fora dela nossa saúde entraria em sério comprometimento. Obviamente um copo de suco de limão não poderia interferir nesse metabolismo como, de fato, não interfere. Muito menos, um copo com água cujo pH fosse 8.0, 9.0 ou mesmo 10.0.Do contrário estaríamos sujeitos à morte súbita com uma simples limonada.Efeito similar acontece com as águas gaseificadas que, em geral, têm pH inferior a 6.0 em razão da presença do ácido carbônico produzido pelo gás (CO2) e que não têm absolutamente nenhuma interferência sobre o pH de nosso sangue e nem de nossa saúde como um todo.

    • Soraya Teixeira Silva16/11/16 • 00h44

      Exato!

  18. Ana Paula10/11/16 • 15h07

    Oi Cony…

    Compramos recentemente um filtro que faz essa função, tira completamente o cloro e melhora super o PH da água…agora carrego minha garrafinha de água de plástico ( tem que ser aquele plástico com MPA free) pra tudo que é canto!!! Já que precisamos de tanta água, nada como investir nela, né?

    • Constanza10/11/16 • 19h52

      Que filtro eh esse?

  19. Cibele Porto10/11/16 • 15h47

    Nossa,
    ha anos eu procuro comprar sempre a com menos sódio.
    Não sabia do PH…

  20. Luciana10/11/16 • 15h52

    Teve uma época que fiquei super preocupada com essa questão da água, mas li alguns artigos médicos que falam que isso é conversa fiada, pra vender água e alguns aparelhos que prometem alcalizar a água.
    Mas agora li o comentário da leitora que é farmacêutica e fiquei na dúvida denovo…

    • Iara10/11/16 • 23h05

      Não precisa ficar, você está certíssima na sua opinião original. Com todo o respeito, isso de PH da água é balela…

      • Soraya Teixeira Silva16/11/16 • 00h43

        Balelíssima! Foi um mito que rondou os famosos por conta de uma jogada de marketing das águas engarrafadas/filtros de água nos EUA, onde é comum se tomar água da torneira mesmo. Veio pro Brasil uns tempos atrás e as subcelebridades aderiram. Cony não deve ter conferido (e confiado, lógico) com quem produziu o post pra ela, visto que tá cheio de erros, de unidades e nomenclatura, inclusive. Acontece… Já mandei um comentário pra ela, pra não ficar feio pro blog.

  21. Marilu10/11/16 • 16h12

    Mas sódio não seriam os sais minerais que estão naturalmente na água mineral? Melhor tomar água encanada então?

  22. Ludmila10/11/16 • 16h58

    Cony uma dica (já que vc disse que química não era o seu forte na escola… bom, era o meu, tanto que fiz engenharia química!): o pH não tem unidade. Então não se diz pH 7%, ou mg/L. Só pH (e a forma correta é assim também, p minúsculo e H maiúsculo) e o valor numérico.
    😉
    (Cony, não precisa aprovar meu comentário… não quero ser rude, só quero ajudar!)

    • Constanza10/11/16 • 19h51

      Imagina. Vou chamar a atenção da minha assistente q me mandou assim rsrsds

  23. Luzia10/11/16 • 17h09

    Por isso eu só bebo água Amana!! Adorei o post!

  24. Daniela F.10/11/16 • 17h16

    Eu já tinha ouvido falar que a água da Minalba é uma das melhores mesmo e com preço justo né…adorei o post

  25. Priscila10/11/16 • 17h36

    Constanza, adorei o post. Só lembrando q pH é uma propriedade que não tem unidade (as fotos dos produtos estão com mg/l). É uma escala que vai de 1 a 14, sendo 7 o pH neutro. Maior que 7 é básico e menor que 7 é ácido.

  26. Ana Banana10/11/16 • 18h01
  27. Melina10/11/16 • 18h15

    Cony, pH não tem unidade de medida, pois é uma escala. Nas fotos das garrafinhas vc colocou mg/L

  28. Mari10/11/16 • 18h53

    Eu consumo água mineral porque em casa (São Paulo, capital) sinto um gosto horrível da água tratada. Já testei todos os tipos de filtros, até aquele por assinatura, e não tem jeito.
    Mas assim… tentando não ser chata nem nada…
    Não custa nada comprar galão de 20 litros, né? Quer dizer, custar custa, mas proporcionalmente menos do que as garrafinhas de 1L ou 500mL. É retornável e impacta menos o meio ambiente…
    (Tomando os 2 L de água recomendados serão 4 garrafas por dia, 120 por mês e assim vai…)

  29. Juliana10/11/16 • 19h35

    Água Levity tem ph 9,33, e menos sódio que a Ibirá…

  30. Ana Paula10/11/16 • 21h14

    É da marca acqua live!!torna a água alcalinizada e ionizada tambem. Compramos pelo site.

  31. Milie10/11/16 • 22h24

    Olá!! Todo dia em jejum bebo água com limão. Uso água mineral com o maior pH q eu achar para o último enxágue nos cabelos. Aprendi isso com o cabeleireiro Marcos Proença a um ano e faço isso desde então.

  32. Cristiane10/11/16 • 22h36

    Que bom vc abordar esse assunto no blog, Cony!Tem um vídeo no YouTube do Dr Lair Ribeiro com o título “médico fala sobre água comprada e refrigerantes”. É um fragmento de um curso ministrado à outros médicos. Depois q assisti nunca mais tive coragem de beber refrigerante. É muito esclarecedor. Inclusive ele ensina a observarmos não só o Ph mas tbm outros aspectos. Adoro seu blog e admiro muito seu trabalho.

    • Constanza10/11/16 • 22h57

      Bom saber desse video! Vou assistir sim 🙂

  33. Laize Felix11/11/16 • 08h44

    Cony, a leitora que falou sobre o vinagre de maçã, realmente é muito bom! Pesquisa sobre ele!
    Minha mãe é representante do Vinagre Montes Verdes, maravilhoso! Se quiser te mando um pra você experimentar! Beijos!

  34. Cristiane11/11/16 • 10h30

    Cony, sem querer pedir demais, descubra pra nós onde tem dessas águas aqui em BH para comprar… Ibirá, Levity, Amana…

  35. Isabelle11/11/16 • 11h14

    Se não me engano, o Dr Barakat também fala muito bem da água alcalina.

  36. Camila11/11/16 • 12h13

    Cony,

    Sabe dizer se o PH dos refrigerantes zero tb é ácido?

  37. Gabriela11/11/16 • 15h21

    Sistema tampão, gente. Joguem no google isso e toda essa teoria cai por terra na hora! Uma pequena variação no pH sanguíneo, mais básico ou mais alcalino, provocaria morte celular na hora.

    Bom, algumas pessoas já falaram a mesma coisa acima e até explicaram muito bem… só não custa repetir.

    • Ariane11/11/16 • 17h44

      Perfeito, Gabriela! Vi mesmo que várias meninas falaram e, realmente, isso de água alcalina não é verdade, simplesmente pelo sistema tamponante do sangue! Se ele aguenta manter o pH estável mesmo com a respiração e com os resíduos metabólicos, não vai ser 2L de água no dia que vai conseguir mudar isso!

  38. Tamara11/11/16 • 16h55

    A Crystal parece até salgada de tanto sódio que tem. A questão da embalagem seria a presença de bisfenol? Eu sempre tive receio de tomar água de garrafinha de plástico porque vejo os caminhões de distribuidoras deixando os fardos de água no sol, liberando bisfenol. Não sei, posso estar enganada, mas acho que essas embalagens não são BPA free.

    • Alessandra12/11/16 • 16h39

      Sempre penso nisso também. Não armazenam de forma correta.

  39. Aline11/11/16 • 19h24

    E eu tomando a 6 anos só bonafont por indicação medica desda minha gravidez estava muito inchada o medico passou pra tomar bonafont tive meu filho e continuo até hoje por mim mesma ….pois agora parei rsrs.

  40. Gabriela11/11/16 • 22h48

    Eu não tomo refrigerante, só tomo a água são lourenço com gás para fingir que tenho alguma coisa para beber. Em tese o gás dela é natural da fonte, se não for aí que me ferrei mais do que essa história de sal e pH porque fiquei viciada e saio catando onde tem promoção para comprar de monte. Quanto a essas águas de garrafão de vinte litros, já li uma reportagem desmistificando a qualidade delas, algumas são uma fraude, são qualquer água que o povo embala e vende como se fosse mineral.

  41. Bruna13/11/16 • 00h17

    Gostaria de compartilhar mais uma propriedade importante na escolha da água, semana passada descobri um cálculo no rim direito (a dor é terrível!!), e comecei a pesquisar mto sobre o assunto e vi q quem tem cálculo renal deve tomar uma água com radioatividade, pois essa radioatividade destrói o cálculo (a radioatividade é na fonte da água) e estou tomando água Poa, pois essa fonte possui radioatividade. Um beijo e espeto ter ajudado as leituras com cálculo!!

  42. Ludmilla13/11/16 • 19h53

    Perrier com 5,5 é rir da cara dos consumidores!

  43. Mara13/11/16 • 19h57

    Tenho ouvido falar bastante de água alcalina também de outras pessoas que sigo e algumas pessoas tem usado o filtro de barro pra isso. Acho que tem que adicionar algum componente nele, não tenho certeza, mas tenho ouvido falar bem. Vou pesquisar melhor.

  44. Mica14/11/16 • 15h36

    A Crystal é horrível! Se só tem Crystal prefiro da torneira.

  45. Soraya Teixeira Silva16/11/16 • 00h35

    Cony,

    esse é um mito que já rondou a internet anos atrás e, aparentemente, voltou à moda. Converse com fisiologistas, médicos ou profissionais da saúde sérios (ou químicos, como eu) e eles te apresentarão a bioquímica do corpo humano.
    Em termos bem grosseiros, água, levemente básica ou ácida, não tem poder de mudar o pH do sangue, mesmo porque os sucos gástricos são extremamente ácidos (2, 1). Além disso, o pH da pele é 5,1; da saliva, em torno de 6,8; fluido vaginal, média de 6,5… ou seja, corpo tem um sistema de tamponamento extremamente eficiente para manter o pH adequado para cada fluido. Dá uma pesquisada, corrige o post, não deixa esse tipo de erro desmerecendo seu blog.

    Beijo!

    http://www.paleodiario.com/2014/10/o-mito-acido-alcalino-parte-1.html

    https://naosouexposicao.wordpress.com/2014/04/22/sangue-alcalino-voce-morreu/

    http://drizin.io/Sobre-Charlatanices-Falacias-Refrigerantes-Acidos-e-Agua-Hexagonal/

    http://revistagalileu.globo.com/blogs/olhar-cetico/noticia/2014/11/onda-da-agua-alcalina-nao-passa-de-estrategia-de-vendas.html

    https://www.washingtonpost.com/national/health-science/alkaline-products-promise-health-benefits-with-little-proof-to-support-such-claims/2013/02/08/cdc32f1a-3598-11e2-9cfa-e41bac906cc9_story.html

    http://www.huffingtonpost.com/john-berardi-phd/alkaline-water_b_7762588.html

    • Aline22/04/17 • 18h42

      Estou pesquisando muito sobre a agua, pois é, claro, nossa principal bebida, e acredito no ph da água, qto maior melhor, mas minha dúvida é a seguinte, se nosso mantém o ph entre 7 e 7.5 que é indicado, pq então existem tantas doenças hj em dia, principalmente o câncer, que só se desenvolve em organismos muito ácidos certo? Então, pq a agua alcalina é um erro pra vc?

    • Aline22/04/17 • 18h47

      Estou pesquisando muito sobre a agua, pois é, claro, nossa principal bebida, e acredito no ph da água, qto maior melhor, mas minha dúvida é a seguinte, se nosso corpo mantém o ph entre 7 e 7.5 que é neutro, pq então existem tantas doenças hj em dia? Principalmente o câncer, que só se desenvolve em organismos muito ácidos. Então, pq a agua alcalina seria um mito/erro pra vc? Só gostaria de entender..

  46. Solange02/01/17 • 11h49

    Quando é dito que o corpo equaliza o pH em torno de 7,5 é correto, só que para isso, ele vai buscar cálcio onde ele estiver, deste modo os ossos e os dentes irão pagar o pato. Sem entrar na polemica do acido/alcalino é só comparar a dieta de nossos antepassados (coletores), com a nossa – industrializada e altamente acida, então creio que devemos utilizar uma água no minimo próxima do pH do sangue ou seja pH-7,5, pelo menos para não piorar a situação.

  47. sylesio soares08/05/17 • 21h01

    Basta ser acima de 7 ou quanto mais alto o PH é melhor?

  48. sylesio soares08/05/17 • 21h02

    basta ser acima de 7 ou quanto mais alto (até 14) é melhor?

  49. Marcela Machado28/09/17 • 17h48

    Meu Deus!!!!!! E eu gastando dinheiro com água cara achando que é melhor. Nunca parei pra reparar em PH…Agora vou ficar de olho!

  50. Frederic Mallrich26/01/18 • 15h13

    Minalba e Nestlé não tinham ph acima de 6
    quando fiz essa verificação em setembro/17.
    A única água que tinha ph o mesmo mencionado no rótulo foi o da água Prata, se não me falha a memória 6,48.

  51. Patricia G.Comercial15/04/18 • 05h54

    Excelente pesquisa, inteligente e informativa.

  52. Carlos Nascimento07/05/18 • 21h24

    QUAL A MELHOR ÁGUA MINERAL?
    Como sou viciado em água, certa vez me perguntaram qual a melhor água mineral do RN?
    * A melhor água mineral é a que tem o PH entre 7 e 14. Abaixo de 7 é ácida e acima de 7 até 14 é alcalina. Já o PH 7 é neutro. Eu observei que nenhuma água extraída no subsolo do RN tem um PH 7 ou acima. Neste caso, deve-se consumir a água mais próxima de 7. Em relação aos minerais, quanto mais baixo melhor. Para quem tem pressão alta deve- se prestar muita atenção na quantidade de sódio. Segundo a EPA(Environmental Protection Agency), 20 mg de sódio por litro de água ou menos é seguro. Estas informações você encontra nos rótulos das marcas das águas minerais. Contudo, quando você for comprar água mineral leve em consideração os seguintes fatores:
    Não compre água adicionada de sais minerais, pois estas não são água mineral natural, são águas manipuladas em laboratório;
    Segundo a informação contida no rótulo das marcas de água mineral, a marca X, Y ou Z foi aprovada pelo DNPM com análise química da CPRM sob processo número tal. Como vivemos em um país extremamente corrupto, as informações contidas nos rótulos das marcas podem não ser verdadeiras. Com efeito, neste caso, não seja fiel a nenhuma água mineral. Procure sempre alternar a compra e o consumo da água mineral.
    Espero ter contribuído para esclarecer àqueles que bebiam muita água mas não sabiam diferenciar uma água mineral de outra.
    Abraços fraternos,
    Carlos Nascimento Andrade.
    Natal, 13 de janeiro de 2018.

  53. Samanda17/05/18 • 18h23

    Ainda vale observar que nos rótulos de todas as Águas Minerais Naturais devem estar descrita a Fonte a qual foi retirada. Portanto, não é sobre Marcas, mas sobre as fontes. Algumas marcas de águas minerais possuem várias fontes em diversos lugares, a exemplo, a própria Cristal… então cada água terá composição diferente, mas TODAS, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo DNPM e Anvisa.

  54. Rogerio Sartori05/07/18 • 12h27

    Desculpe, mas essas informações que vc traz estão beeem equivocadas. Muito! Chega a ser um desserviço para o cidadão. Sou químico e posso te afirmar que não é nada disso! A alimentação humana, na sua imeeensa maioria, é de produtos com pH abaixo de 7, incluindo as bebidas, com praticamente TODOS os sucos naturais, refrigerantes, cervejas, etc. O pH do nosso sangue é estabelecido pelo nosso sistema biológico, resultado de todo o metabolismo humano. O que cai no nosso estômago é digerido quase sempre sem dificuldades. O pH natural do estômago humano é por volta de 1! Então, tomar uma água com pH de 5, implica dizer que essa água é por volta de 100.000 vezes menos ácida do que nosso estômago! Portanto, podem continuar a tomar água mineral normal, gente. Não irão morrer por isso, posso lhes afirmar com toda a certeza!

  55. Joana darc18/08/18 • 21h18

    Gostei 😉

  56. LUIZ08/12/18 • 14h32

    Gostei muito desse recado

  57. Paola28/12/18 • 13h53

    Como moro no estado de São Paulo, deixo sugestão de uma ótima água alcalina, com PH 11 , a IBIRÁ.
    Importante ressaltar que, não adianta tomar uma boa água alcalina e também tomar refrigerantes que tem PH de 2,5 , significa que seriam necessários 32 copos de água com pH 10, para neutralizar o ácido presente em apenas um copo de refrigerante do tipo coca-cola.

  58. Zenaide Rodrigues da Silva10/02/19 • 13h17

    Sobre a melhor água mineral. Com Ph 10 onde encontrar
    Grata Zenaide

  59. Raul Colombo12/06/19 • 11h00

    Bom dia adeptos por água de boa qualidade só quero fazer uma correção nas informações acima O PH da VOSS não é 10 , a original VOSS da Noruega O PH 6.1 obrigado pela atenção

  60. Danielle Atendente30/06/19 • 10h37

    Ola Constanza, adorei seu post!
    Obrigado por compartilhar, estava precisando desta informação
    Danielle

  61. Artur Bordini23/07/19 • 15h25

    Olá à todos, gostei muito da postagem, e sou mais um àvido consumidor de água alcalina. SÓ Bebo água mineral Minalba. Sou usuário há anos, e acompanho a evolução das mesmas, sejam elas nacionais ou importadas. Atualmente tem me chamado a atenção a Voss, mas continuo com a Minalba (Que hoje seu Ph é de 7,76 na qual sua avaliação feita de 3 em 3 anos, atualizou seus dados no qual seu Ph era de 8,10).

    • Elisa Eleni27/07/19 • 01h11

      Eu também tomo a água minalba há 2 anos e me sinto bem melhor e hj comprei e vi que o ph alterou, será que isso influencia? Inclusive tomei as duas ,a antiga com ph 8,1 e a atual 7,76 percebi a atual menos leve um pouco. O que acha ?

  62. Cida25/10/19 • 18h31

    A melhor é do filtro de barro.

  63. Gilvan07/12/19 • 15h22

    Matéria top somente os bem informados sobre o ph da água que se bebe Ou seja, da importância do ph acima de 7.5 entende e valoriza essa preciosa informação

  64. CLEIBE DUARTE MIRANDA16/02/20 • 13h56

    GOSTEI DA MATÉRIA…JA VI NA MERCADO ÁGUA MINERAL COM Ph 4,6.E tb nao sabia que e melhor para o nosso corpo uma água mais alcalina.

  65. André carvalho17/02/20 • 12h16

    .muito bom. Gostei pouca gente se dá conta da água que bebê.

  66. Madalena08/03/20 • 21h32

    Olá… vi a composição da água Voss e não confere o Ph… e contém sódio pra caramba. veja:
    Origem: Noruega
    PH: 5,5
    Sódio: 110mg/l
    Gás: Artificial
    Ingredientes: Não contém glúten.
    Tabela Nutricional:
    Composição Química mg/l
    Bicarbonato 240
    Cálcio 5,10
    Sódio 110
    Magnésio 0,84
    Fluoreto 0,12
    Cloreto 13
    Sulfato 5,7
    https://www.santaluzia.com.br/agua-com-gas-voss-375ml-804827/p

  67. Ricardo Shimanoe06/04/20 • 20h10

    Você como uma importantissima formadora de opiniões, adoraria compartilhar com você sobre a Kangen Water.
    Será que você ja chegou a você essa tecnologia japonesa?
    Seria um prazer imenso compartilhar com você!!
    Qualquer coisa, me chame no whatsapp (11) 98383-1641 ou pelo Instagram @aguakangenbrazil

  68. María José07/05/20 • 10h42

    Eu faço uso corretamente , uso Minalba .
    Perríe me decepcionou .

  69. Valentim A Rodrigues11/07/20 • 22h06

    Valeu. A minha sempre foi minalba . Obrigado

  70. Waldemar Ferreira de Souza18/07/20 • 11h09

    Obrigado pelos esclarecimentos .Gostei do conteúdo. já uso água alcalina a quase um ano mas me faltava estas confirmações.Agora! Segue o jogo. E só alegria.”saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”.

  71. Sebastião Machado14/09/20 • 10h15

    Bom dia! Ótimo artigo. Muito bom mesmo…
    O pH da água mineral, bem como o percentual de sódio, dizem tudo sobre a qualidade do produto. Indico também, a água mineral BELLA MINAS, maravilhosa!!!

  72. Joselia Pereira felix25/09/20 • 23h41

    Nossa que importante saber mais sobre a água que ingerimos.Esses políticos deveriam puxar menos e zelar mais pela saúde do povo.Na França toda a água das torneiras é potável.

  73. Jaqueline bento da Silva05/02/21 • 20h00

    Gostei muito de saber o ph correto das águas .

  74. […] importância do Ph da água mineral, no Futilish: Aprendi aqui que o ph da água que a gente bebe é super importante, e varia suuuper de uma marca […]

  75. […] importância do Ph da água mineral, no Futilish: Aprendi aqui que o ph da água que a gente bebe é super importante, e varia suuuper de uma marca […]

  76. Sérgio Lima Portugal15/12/21 • 20h51

    Gostei muito da matéria, bem interessante e orientadora. Gostaria de saber se a temperatura da água influencia no Ph, pois nos rótulos das garrafas dizem: Ph… a 25°C.

  77. Claudia07/10/22 • 06h39

    Ola, excelente mateia e didática. Parabéns.
    Como diz o ditado toda regra tem exceção. Acho q sou a exceção.
    Mas vou tb pesquisar direitinho.
    Iniciando com exames laboratoriais p saber o PH do MEU sangue, pois, pelo paladar sei qual a agua q vai me fazer mau. E geralmente (agora com este quadro seu das garrafinhas e marcas) são as com ph acima de 7. Pois, é estranho neh.
    Obrigada pelo esclarecimento, pelo ensinamentos. Vou com certeza ir a fundo n mh pesquisa sobre meu sague. Quero chegar aos 90a. Cheia de saúde.
    Bjs

  78. Vanessa18/12/22 • 02h17

    Adorei Dra.Ana Paula é assim mesmo! Nosso organismo faz a compensação! Ótimas dicas

  79. Marta Maria girão27/01/23 • 08h51

    Gostei do poster,e faço sempre que vou comprar uma água fico muito tempo lendo o rótulo pra ver essa questão dos elementos bário,e nitratos, agora com seu poster e com algumas informações sobre o pH e o sódio, pronto! Não vou mais perder tanto tempo né! Obrigada (a).

  80. Juvenil Reis da Silva10/05/23 • 23h14

    Adorei todas as informações que vc me passou e de estrema importância de informações a saúde pública obrigado por se prestar a estudar e informar os resultados publicamente vou compartilhar para que mais pessoas possam aprender a escolher uma água com conhecimento científico parabéns pelo seu ato publico

  81. Conceição soares28/10/23 • 15h02

    Bah a que tô tomo nem apareceu na pesquisa….mas o pH é 7,57, fonte da lomba !!