Compras
Shopping Time
12 abr 2016, 138 comentários

Teste De Provador!

Gente, mas tem que ser MUITO corajosa pra fazer o que vou fazer aqui hein… Sempre achei que os provadores enganam a gente e hoje resolvi tirar a prova.

Semana passada vi um post rodando no Facebook sobre uma moça gringa que foi em várias lojas de departamento e tirou fotos no provador, sempre com a mesma roupa para mostrar a diferença de cada um deles.

Iluminação é TUDO, fato, e além disso, até o ângulo do espelho interfere na nossa imagem. Eu sempre tive ódio dos provadores da Zara pois dá para ver cada celulite existente, o que me deprime um monte. Pois então, hoje resolvi fazer igual a moça gringa: vesti uma roupa mais justa (porque não adiantaria usar nada solto e também não iria fazer isso de calcinha e sutiã né?), básica e que em nada me favorece. Fui de regatinha branca, jeans skinny e prendi o cabelo para não atrapalhar. Tudo em nome da pesquisa em campo.

Vejamos como cada provador de cada loja nos revela?

provadorcea

C&A: iluminação MUITO clara, porém o espaço no provador foi o suficiente para ver a roupa completa. Achei que não me deixou com uma silhueta bonita. Pode ser que eu não tenha mesmo, mas também não ajudou a me sentir melhor.

provadorrenner

Renner – fiquei chocada, foi o melhor de todos! Iluminação suave e que deixou a aparência boa. Acho que o espelho deve ter algum ângulo especial, me achei mais magra!

provadorriachuelo

Riachuelo – o pior de todos, pior até que o da Zara. Luz ruim, pouco espaço no provador, foi o que mais me engordou!

provadorzara

Zara – comparado aos outros, nem foi o pior, mas a luz é muito ruim, a gente fica com aparência fantasmagórica e como disse, mostra todos os defeitos. Apareceu uma celulite no braço que não apareceu nas outras fotos.

  • Fiz o teste nas lojas do BH Shopping e me surpreendi ao ver que a Renner tem o melhor espelho no provador. Fica a dica para as fast fashion investirem em espelhos e iluminação de qualidade, afinal, se a gente se achar bonita, obviamente que a compra será quase certa!
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
138 comentários em “Teste De Provador!”
  1. Mariana12/04/16 • 17h40

    Talvez seja por isso que estouro meu cartão da renner com frequencia e quase nao compre em outras lojas. Tudo que visto da Renner eu acabo levando pq qdo me olho no espelho me vejo mais bonita!!!!!

  2. Juliana b alves12/04/16 • 17h41

    Nossa que diferença! Ó da Renner foi o melhor mesmo. Eu tenho um problema sério com espelhos. Me olho no do quarto me acho bonita e digna. No do banheiro tb to bem ok, mas chega no do elevador, que derrota, nem da vontade de sair mais! No que tem no trabalho então, parece que engordei 10 kgs!

    • Camila Magalhães12/04/16 • 18h06

      a gente em geral fica ruim no elevador pq a luz esta em cima da gente!
      Impossível ficar bem!

    • Iara12/04/16 • 18h12

      Também tenho problema com elevador do trabalho. Mas no meu caso é o cabelo! Saio de casa achando que ele tá uma perfeição (tá, nem sempre, mas ao menos aproveitável).
      Daí chego no trabalho e quero voltar para casa imediatamente. A luz do elevador multiplica meu frizz por milhão!!!

  3. Mariana12/04/16 • 17h45

    Pra mim, o da C&A é o pior de toooodos!!!!!!!!!!!! E realmente o da Renner nos favorece um pouco mais! Adorei o post!!! This is REAL life…

  4. Thamara12/04/16 • 17h46

    Adorei!! Realmente o provador da Zara é terrível!! Vai ver é por isso que sempre provo calça branca lá e nunca tive coragem de comprar nenhuma!! Beijos e parabéns pelo post!

  5. Maria Augustha12/04/16 • 17h46

    Adorei!!!! Sempre me sinto assim também nas lojas!!
    Sou arquiteta e depois que fiz o modulo da pos em design comercial, aonde falamos muito sobre espelhos, cada dia mais reparo nisso!!!
    Acho que poderia ter um post “Mi Casa Su Casa” sobre Espelhos em Lelo!
    Beijinhos Cony!!

  6. Mah12/04/16 • 17h47

    Mas também não vale fazer que nem a Marisa: bota aquele espelho de parque de diversão nos provadores. Eu viro uma vareta comprida, toda distorcida.
    Entendo que seja pra vender pro público alvo da loja (mulheres mais velhas, classes C e D, alta % de gente acima do peso), mas enganação tem limite né.

    Gosto da renner da minha cidade porque tem dois espelhos dentro do provador, e consigo ver o caimento da roupa na parte de trás do corpo sem fazer contorcionismo.

    • Ingrid13/04/16 • 10h44

      Exatamente Mah !

      Os espelhos da MARISA emagrecem. Enganação ! A Marisa devia ter vergonha disso !!!

    • Kaa13/04/16 • 13h48

      Concordo Mah!
      Adoro os provadores da Renner por causa do espelho pra ver as costas! E agora por saber que tem a melhor luz

  7. Myla12/04/16 • 17h53

    No banheiro da minha mãe vejo todas as celulites inimagináveis. No de casa fico linda hahahahahaha

  8. Cibele12/04/16 • 17h54

    Aqui onde moro o da Renner tbm é ótimo . O pior é o da Marisa, saio de lá desanimada..e nunca consigo comprar nada…até a pele fica feia ssrs…

  9. Beatriz12/04/16 • 17h55

    Boooooa Cony!

    Sempre me perguntei por que essa galera não investe nos provadores! Venderiam muito mais! Tudo é uma questão de luz e ângulo, né?

    beijos

  10. Ana12/04/16 • 17h56

    Adorei a pesquisa! Parabéns! Ana Porto, Portugal

  11. Cláudia12/04/16 • 17h56

    Aqui em Juiz de Fora o provador da Renner é muito tenso, ele tem um bom espaço, mas engorda muito! A iluminação dele me da até vontade de chorar kkkkkkk Porém, o pior provador mesmo é o da Opção, ele é todo preto por dentro, com um spot de luz amarela bem em cima da sua cabeça, não tem muitos ganchos para você pendurar a bolsa, ele é terrível!

    Eu gosto do da C&A e da Marisa aqui de JF.

    O que você foi que parece pior é o da Zara, a luz ficou muito direcionada na sua cabeça, fica estranho.

    Adorei o seu “experimento”.

    Beijos

  12. Natalia Souza12/04/16 • 17h57

    Pra mim o pior dos piores e os da Zara!!! Como pode uma loja como essa ter esua luz? Quem que projetou isso!!!

    • MARIA FERNANDA TEIXEIRA15/01/19 • 10h44

      Acredito que eles venderiam muito mais se ajeitassem aquela iluminação do capiroto
      Ontem entrei com 10 peças no provador e saí sem nenhuma, fiquei numa depre por conta do que ví…

  13. Marcely12/04/16 • 17h58

    ADORO o da Renner, detesto o da Zara!!! Dps C&A e Riachuelo. O ruim é q são mto apertados. Algumas Marisas (n sei se seguem o mesmo padrão hj em dia) tb acho perfeito, pq tem espelhos q da para nos vermos em vários ângulos. Hj n sei como são q faz um tempinho q n entro…

  14. Renata12/04/16 • 18h01

    Bom trabalho menina!Provador de Loja é tudo…um dos principais fatores da decisão de compra…a luz branca, fria e de muita potência, revela todos os defeitos que a gente já conhece e que os outros nem imaginam que a gente tem…sem dúvidas que a melhor luz para um provador é aquela luz mais suave, tímida, sem ser escura demais para não matar o novo look também né!Luz ruim, espaço apertado, fica bem fácil desistir da compra!Bjos Cony!Te adoro lindonaaa!!!Indico seu Blog pra todas….com muito orgulho!Melhor Blogueira sem dúvidas!!!!

  15. Camila Magalhães12/04/16 • 18h02

    Luz é tudo e luz que vem de cima ou de baixo saiu diretamente dos infernos para atazanar a gente!
    O dia que os provadores colocarem luzes suaves laterais e que a gente n consiga nem visualizar nossas celulites com certeza venderão muito mais!

    Por isso que ninguem na praia ao meio dia fica decente!
    Luz que vem de cima… bate na areia branca e volta por baixo… cruel!

  16. MARILENA FOLTRAM12/04/16 • 18h05

    Muito bom saber! Já tinha percebido isso nas lojas aqui da minha cidade. Porém é muito ruim quando a gente compra um monte e daí chega em casa e percebe que foi iludida pelo espelho da loja, então o espelho da Renner é bom para eles, não necessariamente bom para nós consumidoras.

  17. Glauce12/04/16 • 18h06

    Zara é péssimo. Me sinto péssima… Saio sem a roupa e sem a dignidade! Aparece celulite estria, marca de nascença, olheiras. Rsrsrs

  18. Barbara12/04/16 • 18h09

    Eu também sempreee gasto mais na renner hahaha será o provador?? Só não gosto dessa cortina que sempre fica uma frestinha chata.

  19. Rafa12/04/16 • 18h10

    Muito bom seu estudo de campo rs

  20. Kelly12/04/16 • 18h14

    Mas a grande dúvida é: qual espelho de provador reflete a realidade? eheheh!! Por que se for como o da Renner tá ótimo, mas em compensação se for como o da C&A fica mais complicado! rss

  21. Iara12/04/16 • 18h15

    Devo ficar ótima nos espelhos da Renner, porque é a loja que eu compro mais!
    Riachuelo me acaba, CRIA celulites em mim.
    CeA e Zara pra mim são normais.

  22. Amanda12/04/16 • 18h16

    Hahahahaha que post ótimo! Adorei saber que não sou só eu que me sinto péssima no provador da Zara hahaha
    Acabei concluindo que eles sabem vender roupas bonitas mesmo, pq mesmo com esse espelho eu vivo comprando lá! 😀

  23. Samantha12/04/16 • 18h18

    Eu acho que além do espelho dos provadores, a posição da fotografia (se vai tirar de cima, reta ou mais inclinada) também é um fator que ajuda ou atrapalha no “diagnóstico” da silhueta.
    Mas realmente, iluminação conta muuuito.
    Bjos Cony linda!

  24. Marcela12/04/16 • 18h21

    Adorei a pesquisa! Gostaria de ver o da Forever 21 também.

    • bia13/04/16 • 14h09

      o da f21 eu particularmente não gosto, não sei se é a luz ou o espelho, mas todas as vezes que comprei roupas lá achei que ficaram mais bonitas em mim quando me vi em outros espelhos do que quando me vi no provador… vai entender!

  25. Andressa12/04/16 • 18h23

    O da Zara é ruim pela iluminação sim, mas tem dois espelhos e isso ajuda muito, no entanto, exatamente por conta dessa iluminação maldita, só consigo me achar bonita em vestidos e blusas na Zara, porque não marcam muito os defeitinhos. O da Renner é consenso mesmo: muito bom em tudo! O espelho da Riachuelo deixam até o rosto da pessoa feio, porque aumentam até os poros do rosto: façam o teste. Eu me acho horrorosa! Os provadores da C&A têm um problema: quando as lojas são mais simples, eles fecham com aquelas cortinas azuis escuras, daí provar roupa escura lá é muito ruim, porque não tem como avaliar direito… Gostei do teste, Cony!

  26. Helo Inoue12/04/16 • 18h24

    Cony!!!
    Parabéns pelo experimento!!!
    A pernambucanas tem um provador bacana, com ângulo legal de espelhos,pena que não gosto das roupas hahahahahahahahhahahha
    Beijão
    P. S. Preciso dizer que rolei de rir com a história das cruzes na estrada pro norte do Chile hahahahahahahahhahahha

    • Constanza12/04/16 • 18h36
      • Helo Inoue15/04/16 • 09h53

        ahahhahaha fiquei curiosa! o que vc queria dizer ? HHHAHAHAHAHA

    • Georgia13/04/16 • 00h05

      Ri muito também hahahahahahahahahaha

      Chocada com essas iluminações, sempre soube também. Na Zara, eu tento ir no corredor ver naquele espelho grande sabe. Enfim, polêmica da calça jeans Clara/escura a lá vestido azul/preto/dourabdo/branco

  27. Mariza12/04/16 • 18h26

    O melhor é o da Luigi Bertolli. Nem gosto tanto das roupas mas a iluminação é muito boa!

  28. Ariane12/04/16 • 18h27

    Aqui na minha cidade o da Renner é o pior! Aquilo é o capeta dos provadores!!! Engorda, mostra todas as celulites e me deixa com uma sombra uó embaixo do nariz que parece que nunca fiz o buço! kkkk
    Mas eu tenho um truque! Sempre saio dos reservados e vou ver a roupa no espelho que fica na parte de fora! É outra coisa, mais espaço e luz melhor!

  29. Maira12/04/16 • 18h30

    Nunca gostei do provador da C&A e da Riachuelo, são apertados, iluminação ruim; faltou na sua lista o da Marisa, que é outro bem ruim, mas acredita que eu achava que era implicância minha????rs

    Bjocas

  30. Bel12/04/16 • 18h33

    hahaha vc é ótima Cony! Nunca tinha percebido isso! #adesligada, mas faz todo sentido do mundo!
    Bjs

  31. Fernanda12/04/16 • 18h44

    Achei o da Zara pior q o da Riachuelo.

  32. Gabriela12/04/16 • 18h56

    Gente! Sempre me acho horrorosa no provador da Zara! kkkk Agora descobri que não sou só eu! Mas também fiquei na dúvida… se o da Zara mostra até as “imperfeições” que a gente não tem e o da Renner nos “embeleza” até demais, o melhor seria um meio termo, não? Um provador que mostre a realidade.
    Adorei, Cony!

  33. Nadia12/04/16 • 19h08

    Amei o post! Utilidade pública e arquitetônica!

  34. Priscila12/04/16 • 19h19

    Esse negócio de iluminação é tenso mesmo.. fui comprar um batom na quem disse Berenice e TODOS os batons que eu experimentava ficava a mesma cor… botava um roxo e um vermelho, ficava tudo igual… acabei comprando um no “olhometro” que não tinha nada a ver com a cor que tinha visto na loja…

    • Izabel13/04/16 • 16h57

      Passei pela mesmíssima coisa tmbm na QDB comprei um batom que depois ficou absolutamente diferente da cor que ficou na loja. As lojas se make tem u.as luzes estranhas que fazem a base oarecer diferente tmbm mas a iluminação da QDB é a pior.

  35. Dani12/04/16 • 19h25

    Sapato MARA Cony! De onde é?

    • Constanza12/04/16 • 19h41

      Arezzo!

  36. Aline Fernanda12/04/16 • 19h39

    Que show esse post!
    Sou sua fã!
    Aplausos!

  37. Fernanda B.12/04/16 • 19h42

    Adoooooorei o post Cony, parabéns!

    Ps: não precisa de coragem sua boba, vc é linda!! 😉

  38. Liza12/04/16 • 19h45

    Já comentei no Insta, pra mim o melhor é o que mostra a realidade, prefiro ver todas as celulites no provador que estar linda na loja e qdo vestir em casa me sentir enganada pq a roupa não me favorece. Anyway vc tá ótima! ótima forma e cinturinha fina em todos.

    A gringa é essa aqui http://www.dailymail.co.uk/femail/article-3189770/Proof-look-different-changing-room-mirror-say-camera-never-lies-one-thing-AMANDA-PLATELL-learned-mirrors-do.html meio que choquei, ai é o que já comentei, já imaginou na loja ver como mostrar o espelho da H&M e em casa ver que na real fica como o da Jonh Lewes ou da M&S se não desse pra trocar iria diretamente pra doação.

  39. Rosane12/04/16 • 19h46

    Sou de Natal-RN e tem diferença na iluminação dos provadores da Renner nos dois shoppings. O do midway é bem iluminado já o do Natal shopping dá agonia de provar roupa lá, é super escuro. O da Zara aqui também tem essa iluminação estranha meio escura, bom saber que realça as celulites pois senti isso na pele rsrs. Já o da c&a não senti diferença na iluminação nas lojas dos shoppings.

  40. Manuela Mesquita12/04/16 • 20h04

    Ai Cony a única coisa que eu consegui reparar foi nessa bolsa amarela! Que poder!! De onde é?!

    • Constanza12/04/16 • 20h20

      Cris Capoani!

  41. Nayara12/04/16 • 20h10

    Por isso que 80% das coisas que compro na Renner, eu acabo trocando. Chego em casa, experimento tudo de novo e fico 10kg mais gorda do que estava no provador! 🙁

  42. Aline12/04/16 • 20h11

    Acabei de sair de uma C&A e tb tive esta sensação de que o provador não favorece! Já na Renner e Luigi Bertolli eu me amo no espelho hahahaha!
    Agora entendo pq não consigo resistir a Le Lis Blanc, TVZ e Shoulder: os provadores são excelentes!

  43. Lus12/04/16 • 20h16

    MULHER, CONFESSA Q TU MURCHOU A BARRIGA NA RENNER. CONFESSA!!! hahahahaha
    geeeente, que diferença!!!
    Fora a luz, ODEIO provador de cortina. Os da Renner me dão aflição pq sempre tá cheio, sempre tem mini humanas (como diz tio lelo) dispostas a abrir a sua bem na hora q vc estiver subindo uma calça hahaha ai, fico tensa.

    • Constanza12/04/16 • 20h19

      Pior que nao. O espelho da render até ¨passa¨ a roupa rsrsrs

  44. Raquel12/04/16 • 20h39

    Pois, quando vou na Renner fico deprimida porque ele mostra tuuuudo. Saio com uma dieta em mente kkk São dois espelhos no provador na Renner minha cidade

  45. Emilia12/04/16 • 20h46

    Melhor blogueira! Amei isso! Informação super útil! Adoro tudo q vc posta Cony =)

  46. Isabela12/04/16 • 20h50

    o da Renner é maravilhoso pra auto estima e péssimo pro bolso hahahahah agora que percebi pq que sempre compro mais lá, tudo cai bem! tenho mania de comprar biquíni em fast fashion sem nem experimentar pq os provadores castigam demais, mas da única vez que experimentei um na Renner fiquei me achando A modelo da VS hahahahah nem sinal de estria e celulite e o quadril duas vezes menor. óbvio que comprei.

  47. Maria12/04/16 • 21h10

    Eu nem sei qual gosto mais ou menos, mas na Zara só me
    Olho no espelho depois de por a roupa! Vivo bem com as minas celulites pq em
    minha cabeça elas não passam de umas cinco ou seis e não aquela superfície lunar cheia de cratera que vejo no provador da Zara

  48. Juliana12/04/16 • 21h20

    Menina do céu, me identifiquei muito com esse post! Embora eu goste da Zara não costumo comprar muito lá porque as lojas da minha cidade são bem longes da minha casa. Mas um dia me vi de calcinha e sutiã no provador da Zara e me achei um monstro, gorda, com celulites que eu jamais imaginei que eu tivesse. Triste!

  49. Carolina12/04/16 • 21h40

    Eu não concordo com a sua opinião. Não quero ser enganada por iluminação e espelho quando for comprar uma roupa.

    • Constanza12/04/16 • 22h35

      Tudo bem.

    • Jéssica Diane13/04/16 • 14h37

      Nem e questão de ser enganada, mas de ter um lugar mais legal pra ver como ficam as coisas, ué. Ninguém quer provar as coisas num espelho que você tá lá toda distorcida rs

  50. Djeine12/04/16 • 21h57

    Cony, aqui em Blumenau eu gosto muito do provador da Renner também (deve ser por isso que não saio de lá), mas o meu preferido é o da Riachuelo. Ele tem uma iluminação tão bacana… parece que eu fico mais bronzeada, meu olho fica mais verde, meu cabelo mais dourado… Eu acho que tem outra pessoa no espelho rs.
    Agora o provador da Zara é o ó do borogodó (*_*)

    • Fernanda13/04/16 • 11h11

      Sabe que eu também prefiro o da Riachuelo? Não sei se é da loja que vou, mas o espelho é mara!

  51. Francisca Gonçalves12/04/16 • 21h57

    Super necessário este post.Obrigadaaaaaaaaa bj

  52. Monalisa Gomes12/04/16 • 22h15

    Noooooo Conyta, estou boba. Tinha visto a pesquisa da gringa. Me sinto abafada em todos, mal da pra rodar, se for um vestido, affff….. Mas que dá diferença dá.

  53. Dai Matias12/04/16 • 22h52

    Nossa,libertador esse post.Ja saí chorando a forever 21 por conta
    do provador.Sua nobre atitutude de compartilhar a experiência acaba de fazer uma
    criança feliz.Kkkkkk
    Bjo,Cony!!!

  54. Vivi12/04/16 • 22h53

    Eu adoro o da riachuelo, e o que mais se aproxima ao espelho de casa, acredito que lá me enxergo como realmente ficou!!!

  55. Luciane12/04/16 • 22h59

    Espero que a reforma na Zara do Iguatemi Porto Alegre inclua melhor iluminação nos provadores! Aguardando ansiosa a abertura… Zara Home vai abrir \o/

  56. isa12/04/16 • 23h43

    Faltou falar de duas coisas muito irritantes: 1. não caber a plaquinha com o número de peças no gancho (qual o sentido disso?) e 2. não ter cabides/ganchos suficientes pra pendurar a bolsa, a roupa que você vai tirar e as que pegou. que ódioooo

  57. Manuella13/04/16 • 01h10

    O provador da Renner em Natal tb é o melhor. Alias.. concordo total com o post. Refletindo aqui.. bem q poderia ter uma placa de ocupado né? Outro dia um moleque me viu de peitolas de fora. Achou bom e abriu a cortina pra todo mundo. Poxa mães.. na hora de levar a criançada seria bom conter os impulsos né?

    • Paula13/04/16 • 08h15

      Comigo aconteceu algo semelhante na luigi bertoli do Diamond Mall… Mas não com criança. Os provadores de lá não são trancados por dentro. Um homem abriu e eu gritei. Ele ainda saiu de lá falando que tinha uma louca gritando. Os funcionários da loja NADA FIZERAM, não o repreenderam e sequer me mediram desculpas. Saí arrasada da loja.

  58. alessandra faria13/04/16 • 07h07

    Cony, adorei o post e tinha visto também o post que compartilhou no face.
    Agora entendo porque não consigo comprar roupa na Zara.
    Vc fez o teste vestida. Mas, quando vamos experimentar uma roupa, primeiro ficamos de calcinha e sutiã.
    E aí, é um show de horrores! Celulite até no queixo.
    Isso distrai a consumidora do foco: a roupa!
    E tira completamente a vontade de comprar uma peça nova, pois o único pensamento que fica é: não preciso de roupa, preciso voltar para academia agora!!!
    Engraçado, que tanto no seu post, quando no outro, que é de fora do Brasil, o provador da Zara é o pior e tem essa mesma iluminação estourada, né?
    Parece ser um padrão da marca. Que, por sinal, não está ajudando com as vendas.

    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

  59. Erika/SP13/04/16 • 07h30

    Cony, acredita que nunca tinha reparado nesse detalhe?? Por isso que às vezes comprava uma roupa que ficava legal no provador e qdo chegava em casa ficava esquisito!!! Um provador que eu gosto tbm é a da Luigi Bertolli!! 🙂 Que post mara hein!!! Ficarei mais esperta nas próximas comprinhas….hehe Bjs! 😉

  60. Simone13/04/16 • 07h50

    Pois é Cony, realmente tem diferença nos espelhos sim….. e agora está explicado o motivo pelo qual eu não consigo comprar na Zara. Vejo a roupa, acho linda mas quando visto, me acho horrível. A questão da iluminação e espelho faz sim grande diferença…. beijos

  61. Nat13/04/16 • 08h12

    Um provador mega bom é o das Pernambucanas. Quase sempre é grande e bem clarinho (clarinho estilo “iluminação natural”), gosto muito! O das lojas da Hope tem uma iluminação mais escurinha que te deixa maravilhosa lá experimentando os sutiãs (aloka). Só as vendedoras que são meio chatas, ficam querendo ver como ficou e eu tenho vergonha.

  62. Juliana13/04/16 • 08h36

    Na C&A aqui de Novo Hamburgo/RS vemos celulite até nas pontas dos dedos kkkk É de sair chorando de lá rss

  63. Roberta13/04/16 • 08h41

    Vi o post original, que incluía a Zara. Mas adorei que você comparou as lojas brasileiras. E mais uma vez fiquei feliz em saber que o provador da Zara é que é muito ruim. Perdi as contas de quantas vezes saí de lá deprimida, me achando gorda e com celulite até na testa. Nem precisa dizer que isso já influenciou de forma negativa nas compras né… Costumo comprar lá geralmente roupas que não preciso provar, como casacos, coletes, camisetas e acessórios.

  64. Isla Wolff13/04/16 • 08h48

    Cony, como tu deve ler todos os comentários antes de aceita-los, acredito que deve estar rindo das experiencias e relatos das meninas; ao menos eu, estou achando hilário, melhorou meu dia! hahaha
    Definitivamente a iluminação é algo muito importante na nossa VIDA, eu adoro ir para um ambiente em que as luzes “conversam” com os móveis e decoração, tornando tudo mais aconchegante e gostosinho de ficar <3 luzes amarelas e bege são vida!
    Obs: quem é o ser que ainda fabrica luzes brancas sem colocar uma nota de rodapé escrita "use apenas na cozinha" (único lugar ainda que ficaria ok colocar uma luz branca hahaha)

    Gostei muito das tuas observações e experiencias de campo, muito interessante! Acredito que, quando um espaço tem uma disposição de peças bacanas, preços ok, atendentes que gostam do que fazem, ai já vai mais de 60% da minha credibilidade -o resto é dinheiro para encher as sacolas de compras, hahaha

  65. Laura13/04/16 • 08h54

    A iluminação do provador da Zara muda MUITO as roupas, nunca consegui comprar calça jeans lá por isso.

  66. Danielle13/04/16 • 08h56

    Oláa o da RENNER ate onde moro também é o melhor de todosss. Perfeito eu me sinto ótima nele.

  67. Letícia13/04/16 • 09h16

    ADOREI esse post, de verdade! Muito legal a ideia, a execução e muito bom saber porque acabamos comprando mais em umas lojas que outras hehehe

  68. Letícia13/04/16 • 09h17

    Ah! E Faltou a Luigi Bertolli! Gosto do provador de lá, apesar de ter uma super mega luz…

  69. Fabiana Pessoa13/04/16 • 09h19

    Achei que só eu me sentisse horrorosa na Zara, nunca compro nada lá, tudo fica péssimo. Já na Renner, sempre compro! hehehe Adorei o post.

  70. Carine13/04/16 • 09h20

    Por isso que odeio o provador da Zara! As roupas ficam horríveis em mim, e quando insisto em comprar acabo gostando quando experimento em casa. Já no da Renner gosto de cara e acabo gastado mais do que deveria. rs…

  71. Fer13/04/16 • 09h20

    Cony!
    Uma vez tu comentou em algum lugar isso. Nunca esqueci, comecei a reparar e realmente…
    Amo os provadores da Renner, espaço bom, iluminação mara (até olhei pra fazer em casa hahaha), e arco e ganchos para pendurar roupas, além da banqueta!
    Mas acho que a Riachuelo não segue padrão. Onde moro a luz é boa, mas é apertado. Mas lembro que num shopping de floripa a luz também é boa e o provador era de cortina!

    E na Zara, é um Deus nos acuda! Estava eu levemente avantajada no que se refere a peso e quadril, mas sou mulher, não desisto, e vou procurar roupa nova mesmo assim! Entro no provador da Zara com peças que curti, e quase saí de lá com uma lipo marcada e uns pacotes de massagem contratados. É muita depressão existindo num espaço tão pequeno.

    No mais, existem espelhos com defeito. Lembro de um lugar que eu frequentava, que de frente para a mesa tinha um espelho. Se eu ficasse corcundinha, sentada, minha testa ficava enorme. Se eu ficasse com a postura bem reta (e consequentemente mais alta), minha testa diminuía. Sabe aquele filtro do snap?! hahahaha

    Beijos

  72. Nívia13/04/16 • 09h35

    Olá Cony
    Parabéns, seu experimento ficou melhor que o da moça gringa. No seu consegui perceber melhor as diferença, o dela foi muito sutil.
    Beijão

  73. Bruna Costa13/04/16 • 09h39

    CHOCADA! Faz diferença mesmo!

    E não concordo com a menina lá de cima. Você pode ser “enganada” para o bem ou para o mal ué. Pode se sentir falsamente bem ou ser prejudicada e se achar um trubufu (o que pode não ser verdade).
    Não é a luz que vai determinar se vc vai levar a roupa ou não, mas olhar no espelho e se sentir bem faz toda a diferença! Por mais que se tenham uns quilinhos a mais, vc não vai perceber e sempre vai se sentir bonita usando aquela roupa, independente de luz e espelho 🙂

    Curti o experimento!

  74. Adriana13/04/16 • 10h09

    Mas é engraçado como, no final, essa mudança de “shape” em cada provador somente faz com que nós mesmas nos sintamos arrasadas (fato que, para uma loja que quer vender, é de extrema importância). Digo isso porque ao olhar as fotos da Cony, eu percebo a diferença em cada provador, mas para mim, o corpo da Cony é o mesmo em todas, ela tem o corpo legal e bonito e está assim em todas as fotos. O que muda são detalhes de ângulo, que, para mim, não mudam a impressão que tenho dela. Agora, se fossem o meu reflexo, já me deixariam arrasada e me ver em um local como o provador da Riachuelo, seria uma tristeza por vários dias. kkkk

    • Jéssica Diane13/04/16 • 14h49

      Faz todo sentido. Também achei a Cony bonita em todos. Já se fosse eu mesma….

  75. Mary13/04/16 • 10h10

    Interessante, Cony! Também acho o da Riachuelo o pior de todos, penso mil vezes antes de entrar no provador das lojas huahauaha

    Mas não acho que seja assim tão bom o da Renner… Claro que se sentir linda é ótimo, mas eu odeio a sensação de amar uma roupa na loja e odiar em casa.

  76. Andrieli13/04/16 • 10h17

    Juroooo que achei que só eu passava por isso. Sempre que vou provar roupa em algumas lojas que conheço já sei que vou sair me sentindo péssima. Quando compro a peça e provo em casa fica muito diferente. Fora que alguns espelhos parecem que deixam a gente mais gorda,era assim no espelho da academia que eu frequentava, me sentia tão gorda olhando naquele espelho hahahaha
    Mas acho muito válido esse tipo de observação, mesmo sabendo que a luz em determinado provador é péssimo e não mostra necessariamente o que é, de fato, isso acaba sim interferindo em como nos sentimos!

  77. Karine13/04/16 • 10h31

    Também só enxerguei a bolsa! Maravilhosa demais! E vc tem um corpo lindo, em qq provador.

  78. claudia13/04/16 • 10h38

    Eu adorava o espelho da Riachuelo ANTES da repaginada. Era tipo 360, dava pra se ver de todos os ângulos. Agora….tá apertado, escuro, ruim.

  79. Karina13/04/16 • 10h53

    Sinceramente até gosto destes provadores ingratos. Se a roupa ficar boa neles, ficará boa em qualquer ambiente possível. Acho melhor que provadores que favorecem. Le Lis Blanc tem um espelho emagrecedor. Provo na loja, tudo fica lindo. Depois sempre acho horrível e nunca mais quero usar.

  80. Larissa13/04/16 • 11h16

    O melhor provador pra mim éo da Forever21 e da Me Move

  81. Alessandra13/04/16 • 11h23

    Passada!!!!

  82. Pri13/04/16 • 12h02

    Ai gnt, nada a ver com o post mas vi as meninas comentando e choreeei de rir de novo! O snap das cruzes pro deserto foi sensacional.. no começo fiquei, credo, nunca vou pra esse lugar, a noite então, deve ser perigosa a estrada.. kkkkkk

    Mas agora tá bem abençoada e benzida pela Cony!
    kkkkkkkkkkkk

  83. Nicole13/04/16 • 12h16

    Sempre saio tristíssima dos provadores da Zara e acabo nem levando nada.
    Outra loja que detesto os provadores é a Colcci.
    Absurdamente escuro, pouco espaço, a luz não favorece em nada…
    Da C&A sempre acho bem “vida real”. O espelho poderia ser maior e a luz não tão branca, mas no mais, passa uma imagem “ok”.
    No post da moça gringa, ela vai na VS e descobre que a luz a deixa mais bronzeada/gata do verão, né? Acho que o mesmo ocorre com a Farm aqui. Fico instantaneamente menos branquela.
    Vale uma reflexão de até que ponto a loja deve nos “embelezar”.
    Acho que o provador deve refletir a realidade, mas, fazer o possível para que nos sintamos bem no ambiente em si. Provadores confortáveis já deixam qqr uma mais felizinha. O da C&A por exemplo, que eu considero bem real, é branco/claro demais. Dá vontade de provar a roupa e sair correndo (talvez seja o objetivo mesmo).
    Enfim… parabéns pelo atrevimento, rs. =) Adorei!

  84. Soraia13/04/16 • 13h01

    Oi Cony, tudo bem? Adorei o post porque eu sempre detestei o espelho do provador da Riachuelo.Quando estou em busca de alguma peça em específico, minha última opção de loja é a Riachuelo. O engraçado é que achava que era coisa da minha cabeça… que bom que não é.

  85. Isa SV13/04/16 • 13h37

    Cony muito legal a experiência, corajosa mesmo! Mas eu prefiro que o espelho mostre exatamente a verdade!! Nada de luz especial, angulos ou truques… pq quando eu for usar a roupa na rua, não vai ter nada disso pra me ajudar 🙂 BJo!!

  86. Mariana13/04/16 • 13h42

    Adorei o post investigativo!
    Nessa mesma linha, seria interessante um post falando sobre a diferença de numeração das fast fashion.
    eu reparei que eu sempre comprava calças na M.Officer e não conseguia comprar em outras lojas de jeito nenhum. Aí notei que eu fazia isso só pq a numeração de lá era gigantesca: enquanto lá minha numeração era 38 com folga, em outras lojas eu penava pra entrar num 40.
    dá vergonha de admitir, mas percebi que eu comprava lá apenas pq a loja fazia eu me sentir mais magra… #(

  87. Kaa13/04/16 • 13h56

    Muito legal esse post!!
    Nunca tinha reparado no quanto um espelho e uma luz de provador podem mudar nossa figura!

    Gosto também de provador que tem banquinho pra gente sentar e poder tirar/calçar as sandálias. Ah e bastante espaço para pendurar cabides! …e loja que deixa levar pelo menos 10 peças pro provador! …e que tenha banco do lado de fora pro acompanhante aguardar confortavelmente. É…acho que não esqueci nada kkk

  88. Valéria Barbosa Gomes Garcia13/04/16 • 13h59

    Só vc mesmo Cony, amei o post e super me identifiquei, rsrs, sempre falo pras minhas amigas que se dependesse de provador pra usar biquini eu não usaria nunca,kkkk, fico super deprimida qdo entro em alguns provadores e qdo chego na praia me sinto totalmente normal!!
    Bjnhos

  89. Alice - BSB13/04/16 • 14h02

    Eu já tinha percebido isso, meu maior drama é comprar biquíni… se a luz não favorece saio ultra, mega deprimida da loja, e sem comprar nada…
    Vc é demais!!! bjssss

  90. Francine13/04/16 • 14h32

    Adorei a ideia da pesquisa!

    Acho que a Zara dá uma piorada nas minhas celulites tb, mas a C&A pra mim é imbatível, sempre saio de lá determinada a fazer uma dieta de fome e todos os tratamentos estéticos do mundo. Uó!! Rs

    É o que falaram aí em cima, essa luz muito forte e vindo de cima detona com cabelos, pele e etc…

  91. Fernanda13/04/16 • 15h30

    Parabéns pela iniciativa!!
    Eu amo a Zara, e o espelho lá realmente é “matador”…
    Amei a calça, de onde é?
    Estou há horas procurando uma calça básica e linda assim!

  92. Marly13/04/16 • 15h32

    Pra mim o pior de todos é o da Riachuelo. E nem é porque engorda ou emagrece mas por causa dos meus melasmas. As manchas ficam tão feias, tão mais escuras que me deixam pra baixo sempre.

  93. Murielle13/04/16 • 15h34

    Realmente existe muita diferença, por isso que sempre saio do probador pra olhar em outros espelhos. Olho naquele grande do final do corredor, bem como no do provador da frente! Parabéns pelo post! Vc é uma menina corajosa ein! Além da iluminação, tem a roupa super básica( sem sobreposições, truques, cortes, etc) e ainda tem a posição do celular! CORAGEM é pros fortes mesmo! hahah

  94. PATRICIA MARANHAO13/04/16 • 15h57

    hahahahaha….por isso que adoro comprar na Renner!
    E o real? só saberemos pelos palpiteiros de plantão..rsrsrs

  95. Marina13/04/16 • 15h57

    Cony, vc ja entrou numa loja da John John?! pensa num lugar escuro! fora música mega alta, parece uma rave as 3h da manhã, não consigo passar mais do que 10 minutos lá..é a loja mais aflitiva pra mim..

  96. Luanna13/04/16 • 16h43

    Minha blogueira favorita (ou digital influencer hehehe)!!!!! Vocë eh demaaaaaaaaais <3333
    Minha opiniáo?
    – Zara eh pessimo.
    – C&A normalzinho.
    – Riachuelo tb odeio mais por causa dos ganchos, que nunca tëm e pelo menos na loja que vou esta sempre cheio de cabides, aff.
    – Renner eh ok. Tb concordo com a colega sobre as cortinas, detesto!

  97. Nandi13/04/16 • 16h48

    Utilidade pública este post. obrigada Cony..
    Eu tbém já tive o desprazer de ter minha cortina aberta enquanto experimentava roupas.. estava vestida.. mas sei lá.. senti um desconforto enorme!

  98. Juliana13/04/16 • 17h36

    Ótimo teste! A luz da Zara é ruim, mas, na imagem só vi aquela bolsa amarela! Linda! Parabéns pelo blog.

  99. Talita paiva13/04/16 • 22h22

    Nossa!!!! É gritante a diferença gente! E no da Renner ficou linda!
    O da C&A acaba com nossa moral! Beijos

  100. Danielle Barroso14/04/16 • 02h03

    Cony
    Uma vez li um artigo de um fotógrafo explicando exatamente que a luz do final da tarde é a que mais mostra celulites e imperfeições, por isso geralmente as fotos externas são feitas durante o dia … o provador da zara deve se assemelhar a essa luminosidade e o do meu banheiro também … kkkkkkk

  101. Ana14/04/16 • 04h54

    Oii, muuuito bom o teste. E pra complementar sua pesquisa de campo olha o que achei no UOL
    http://virgula.uol.com.br/modaebeleza/espelho-de-provador-de-loja-afina-testamos-varios-e-contamos-como-influenciam-a-compra/#img=1&galleryId=1090031

    Queremos testes em todos os provadores do mundo hahahahha

  102. Carine14/04/16 • 07h59

    De fato na foto da Renner tu pareceu mais magra! Aqui na minha cidade (Novo Hamburgo – RS) no geral temos um ódio mortal do provador da Renner, ELE MOSTRA TUDO, incluive o que não se tem,me sinto uma jamanta nele, ahahaha! Brincamos que é o provador que diz a verdade! O da C&A a mesma coisa, mostra a verdade, mas no quesito tamanho, luz etc. ele é maravilhoso!

    Beijos Cony!

  103. Chris Figueiredo14/04/16 • 09h38

    Cony …. Os espelhos da Zara sempre me deprimem! Pensei que fosse somente comigo … Ufa!
    Vc disse tuuudo: aparecem celulites em todo canto do corpo!!!

  104. Chris Figueiredo14/04/16 • 09h42

    Ah …. Cony, faça esse teste em lojas de makes tb! Mac, QDB, O Boticário, Sephora The Beauty Box …. Impressionante! Por isso é fundamental, antes de comprarmos uma base por exemplo, olharmos em espelhos fora da loja … E se possível até fora do shopping, na luz do dia! Eu já comprei muita base no tom errado …. 🙁

  105. Marcela14/04/16 • 10h55

    Cony, poderia tirar uma foto com o mesmo look com a luz natural da rua, aí veríamos qual se aproxima mais da realidade!

  106. Giovanna Soriano14/04/16 • 11h30

    O provador da Zara realmente mostra todos os defeitos. kkkkkk Houve ocasiões que por causa do espelho, quase n levo a peça. Por sorte, minha mãe estava comigo, tirou uma foto minha e acabei levando, pois analisei a foto no celular. kkkkkkkk O da Riachuelo é mini provador, na verdade, mas em algumas C&A’s, aqui em Recife, o provador também é minúsculo. Beijos ;**

  107. Juliana Passos14/04/16 • 17h08

    Sempre que provo roupa na renner fico me perguntando se não estou exagerando na dieta. O espelho dela emagrece muito!!

  108. Fêh Zenatto16/04/16 • 10h39

    Post incrível, Cony!
    Realmente o provador da Renner foi infinitamente melhor!
    E só a gente sabe como isso faz diferença, né?!

    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

  109. Elaine18/04/16 • 17h16

    Gente, o da Forever 21, aqui de Recife, é deprimente!!! a primeira vez que entrei lá, nem provei a roupa. Enxerguei celulite que nunca tinha visto, fiquei deformada!!!…kkkkkkk.

  110. MARIANNA20/04/16 • 11h13

    Cony, o pior de todos pra mim é o da ANIMALE!!!! Adoro as roupas mas nem entro porque O-D-E-I-O, acho super pouco iluminado, o que me deixa com sono e exausta!!!

  111. Ana03/05/16 • 20h56

    Oi Cony tudo bem? Comecei há pouco a acompanhar o blog e após ver várias matéria percebi que você é consumidora voraz, ou admiradora da Zara. Eu adoro as araras da Zara, embora seus preços sejam muito altos. E também já consumi bastante, mas passei a me sentir mal após tantas matérias e comprovação de que é uma empresa que se utilizou de trabalho escravo e vem sofrendo vários processos. Não te incomoda isso? Acho que uma coisa é falar de moda, e como disse, adoro os cortes, modelos, tecidos e estampas da Zara e outras, mas consumir… não, parei. Incentivar ao consumo… também não, nem tenho me sentido bem em entrar na loja, há meses que não ponho meus pézinhos por lá. Parece que a energia das pessoas exploradas vem junto com a roupa, está no ambiente, sabe?
    Gostaria de saber sua opinião a respeito.
    Beijos!

    • Constanza04/05/16 • 11h24

      Nao sinto isso nao… Se fosse para realmente boicotar tudo o que usa trabalho escravo, não entraria mais em loja nenhuma. É comprovado que a grande maioria faz isso, e não so de roupa, de tudo. Entao não dá para riscar uma da minha lista e continuar comprando em outras.

  112. Ana04/05/16 • 20h21

    Não, não são todas. Considerando que são aquelas que a justiça interpela, pelo menos, não são todas. A Zara é uma que vive aparecendo por constantes problemas comprovados, condenados e mesmo assim reincide. Já outras marcas, mesmo grandes, não aparecem. Talvez por isso o dono da Zara é um dos mais mega-super-trilhardarios do mundo da moda? Vai saber…
    Sei que eu, de fato, não compro mais lá não. Não porque outras podem ser também, mas porque a Zara e alguminhas mais eu sei que são.
    Obrigada, lindona. Besos.

  113. Solange Rangel de souza24/07/16 • 14h55

    Já eu prefiro o espelho que mostra a realidade. Não gosto dos que nos iludem mostrando silhueta mais fina. Se há celulite, que apareça. Que adianta esconder a realidade da gente, se os outros vão ver??

  114. Carol26/09/16 • 00h59

    Aquele espelho duplo que mostra o perfil deforma minha cara, tenho até medo de não ser o provador

  115. […] Teste do provador feito pela blogueira Constanza Fernandes […]

  116. Fátima L Portilho04/11/18 • 09h09

    Adorei o post!! Ontem fui na C&A e aquele provador é cruel, detona s corpo! Conclusão: experimentei várias roupas e não comprei nada e ainda fiquei deprimida…rsrsrs!!!

  117. Fátima L Portilho04/11/18 • 09h14

    Sempre comento nas lojas que o provador é quem covence a comprar…Ontem fui na C&A e aquele provador é cruel, detona s corpo! Conclusão: experimentei várias roupas e não comprei nada e ainda fiquei deprimida…rsrsrs!!!

  118. MARIA FERNANDA TEIXEIRA15/01/19 • 10h41

    Etamos juntas, ontem fui dar um pulinho na liquidação da Zara, saí de lá tão deprimida… sério. brochei total com meu corpo.

  119. Kátia Cardoso25/04/21 • 20h14

    Fui na C&A essa semana, trocar uma peça que comprei em Dezembro. Com a Pandemia já tinha mais de 1 Ano que não entrava em um provador de roupa. Me senti péssima, a luz mostrou uma silhueta que não vejo em casa… Disforme e achatada… Kkkkk… Claro que não tô novinha, mas visto 38 ainda com mais de 45 anos. Acho que a iluminação faz muito diferença… Agora o objetivo de fazer ressaltar as imperfeições é que não sei o motivo… Será que é um incentivo a consumir e cobrir seu corpo com peças novas, que supostamente te deixariam melhor?!