Comportamento
09 jul 2015, 21 comentários

Phubbing, Tá Sabendo né?

Hoje fiquei conhecendo essa palavrinha e fiquei ¨feliz¨ em saber o significado. Apesar dos pesares, é algo que eu, você, TODO MUNDO, faz atualmente e nem se liga muito nisso. Ou se liga, mas ainda assim não de uma forma que consiga parar de fazer.

Calma, já vou explicar. Phubbing é um termo novo, utilizado para denominar aquele momento que fica todo mundo com o celular na mão, na mesa do bar, ou quando você está falando com alguém e a pessoa só responde um ¨aham¨ e nisso fica a conversa. Chato e deselegante, eu sei, mas é o mal dos tempos modernos e que tomara a gente se cure logo.

Mas de onde veio esse termo? Phubbing foi criado pela Macquarie Dictionary e é a mistura de duas palavrinhas: snubbing (esnobar) e phone (telefone). Exatamente aquele momento em que você ignora alguém e usa como desculpa seu telefoninho. Seja um checada no Whatsapp, no Instagram, ver a foto do Facebook, olhar o email… Dessa forma, você está praticando o Phubbing.

postphubbing3

Esse comportamento feio e atual está originando vários movimentos. Quem nunca foi a um bar com os amigos, empilharam os celulares e quem pegou primeiro pagou a conta? Quem nunca saiu com o bofe e desligou o celular e deixou dentro da bolsa? Prova de amor hein? É mega difícil (ainda mais para quem vive de internet, oi, prazer), mas juro que estou me policiando quanto a isso.

postphubbing1

A maioria dos Phubbers usa o telefone para: atualizar seu status, mandar mensagens, postar fotos, usar o Google, jogar, rir de alguma piadinha em rede social, verificar os grupos no Whatsapp. Esse último é o que mais odeio, a pessoa fica conferindo grupo por grupo e nem dá bola para quem está ao lado.

postphubbing

E vi um vídeo super bacana, brasileiro, do bar Salve Jorge em SP que criou uma técnica super legal para acabar com o Phubbing. Espiem, é rapidinho.

  • Mea culpa, eu faço Phubbing mas tenho consciência e estou me policiando cada vez mais. E vocês?
Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
21 comentários em “Phubbing, Tá Sabendo né?”
  1. celia09/07/15 • 13h42

    Entao, como meus filhos fazem mto isso, eu me privo de estar em todas as redes sociais, tenho face, twitter, e email, só, outras, snap… instagram… nem sei como funcionam, e não quero, sei que blogueiras precisam disso, é seu instrumento de trabalho, mas pra nós, “pessoas normais” (Cony vc não é normal,rsrsr) dá pra viver sem, nada mais chato, do que vc ir num bar, e todo mundo no celular, pra mim é mais facil, porq já tenho mais de 40, e na minha adolescência nao tinha isso, eu vivo sem, obrigada!

  2. Maise09/07/15 • 14h01

    Eu também Cony! Podem me julgar, super mal educado isso…

  3. Ana09/07/15 • 15h26

    Super mal educado principalmente se vc tá somente com 1 pessoa. Pq se tá em grupo ainda tem a desculpa de que só vai olhar o celular rapidinho e ninguém da mesa vai ser ignorado pq tem as outras pessoas. Mas tenho consciência de que tb nao é legal.

  4. Ana Souza09/07/15 • 16h13

    Acho que sou uma E.T neste mundo, não estou em nenhuma rede social e quando saio com o love nem levo o celular, o Watts está sempre no silencioso. Hoje o povo marca um encontro como os amigos e fica grudado no celular o tempo inteiro. Mas acho as redes sociais imprescindível para quem trabalha com a internet.
    Bjus

  5. alessandra faria09/07/15 • 16h33

    kkk Adorei o post.
    Eu já fui “phubbada” por muita gente durante as semanas e eventos de moda. kkk Locais onde mais se tem gente nos telefones, com a cabeça baixa para não render assunto.
    Entre minhas amigas até que não, porque a nossa geração não é tão viciada em telefones assim.
    Mas, confesso que já “phubbei” algumas pessoas, algumas vezes. kkk
    Nem é de maldade, não. Mas, esse negócio de blog e redes sociais deixam a gente meio estranha, né? Eu fiquei com um pouco de transtorno de ansiedade e, em algumas situações, eu não dou conta de papo que rende muito e aí pego o telefone e…
    Vou me policiar agora.
    Quem nunca? kkk
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

  6. Raquel09/07/15 • 17h06

    Acho total falta de educação. Eu me sinto mal quando estou com alguém e a pessoa fica pendurada no cel, dá vontade de largar a pessoa sozinha.Se eu saio com alguém ou vou pra casa dos meus pais eu simplesmente largo o telefone pra lá.

    Mas infelizmente virou um vício.Eu adoro internet, mas acho que o respeito as pessoas deve vir em primeiro lugar.Espero que essa modinha passe rápido. As vezes tenho dúvidas se é possível ir à um aeroporto sem fazer check in no Facebook. A cafonice tá sem limites.

    • Ananda13/07/15 • 21h57

      hahahahaha Adorei o check in no Facebook. Concordo plenamente com você. Acho falta de educação, eu fico constrangida quando alguém faz isso comigo, parece que a pessoa não quer estar na sua companhia, dá vontade de ir embora mesmo. Eu procuro não fazer isso.

  7. Carol Morsi09/07/15 • 17h12

    hahaha achei mto legal, tanto a criação do termo como a campanha do bar. Adoro essas ações. Tb tenho q me policiar, fico o dia inteiro no celular. Na verdade, eu vejo TV mexendo no computador e no celular ao msm tempo. Mas sei q meu tempo está acabando, pq vem um bebê por aí… rsrsrs
    E o q acho mais legal dessas ações, é q cria assunto na mesa!

  8. Alê09/07/15 • 18h09

    Eu acho um terror!!!! Meus momentos de lazer com amigos e meu marido são sem nem encostar no celular. Em restaurantes e bares deixo dentro de bolsa e nem lembro que ele existe e todos fazem o mesmo. O resultado disso é que sempre temos tardes incríveis cheias de conversa e gargalhadas. Eu amo aquela frase que alguns restaurantes estão usando: No Wi-fi, Talk to each other. Se a senhorita ficar Phubbingando enquanto estiver comigo eu taco o telefone na sua cabeça hahahaha

  9. Tamara09/07/15 • 18h51

    Sempre me policio pra não fazer isso, acho falta de educação e acho que a coisa vai mais além, nós estamos tão acostumadXs a falar através da internet que quando ficamos frente a frente parece que não temos assunto.

  10. Ana Luisa09/07/15 • 18h58

    A coisa ainda fica pior quando até dirigindo a pessoa ta teclando… A própria vida e de outras pessoas em risco.
    Eu pratico um phubbing mas é raro, rola mais quando estou querendo me desligar mesmo do mundo real, como quando as crianças (as minhas) estão me enchendo o saco num restaurante… Mas acho triste ver como, quanto mais jovem o grupo, mais distantes são entre eles… Acho que ficam mandando mensagem até pra quem está na própria mesa! Doença!

  11. Simone09/07/15 • 21h23

    Eu também evito! Deixo o celular na bolsa e chego a rir sozinha quando olho para o lado e vejo todo mundo no bar, mas com a cabeça em outro lugar….acho até meio surreal, mas são os tempos “modernos “. Amo seu blog! Bjos

  12. Tatiana Melo10/07/15 • 08h41

    Eu tento evitar, mas sempre acabo não resistindo rs.
    Acho muito chato, mas quando vejo já foi.
    Meu marido pega no meu pé, e não tiro a razão dele.
    Vou procurar me controlar mais rs. Acho muito chato uma pessoa estar falando e eu no celular. Depois que passa fico com vergonha rs.
    bjs!

    http://www.armarioatual.com.br

  13. Mah10/07/15 • 08h46

    Odeio quem faz.
    Eu não faço!
    Quando saio com o meu marido e amigos (ou seja, quem vai me ligar?), deixo o celular em casa até.
    Se saio só com os amigos, levo – mas fica DENTRO DA BOLSA.
    Não tenho facebook nem instagram, mas nem por isso deixo de dar uma olhada diária no que me interessa… Mas nos momentos que estou sozinha né?

    Tem uma amiga/colega em especial que estou quase desistindo da amizade por conta do phubbing exagerado.
    A pessoa te chama pra sair e fica na p* do celular?
    Fica em casa caraio! E me deixa em casa também rsrsrs

    Apenas parem!

  14. Thais10/07/15 • 10h03

    Desculpa quem faz isso, mas acho uma total falta de educação e respeito com os outros! Odeio quando fazem comigo (tenho que ficar puxando a orelha do namorado de vez em quando…). Adoro celular, internet e redes sociais, mas procuro usar quando estou sozinha ou sem nada para fazer. Quando estou acompanhada deixo o celular na bolsa ou num cantinho e só de vez em quando dou uma olhadinha para ver se alguém ligou!

  15. Bruna10/07/15 • 15h34

    Namorado vive pegando no meu pé, pq tenho mania de fazer isso quando estou entediada ou então em almoços de família, quando o papo não é comigo. Mas eu tento me policiar, deixo na bolsa quando saio com amigos e não uso 3G, pra não usar demais. Internet demais atrapalha muito a vida social e até mesmo algumas atividades profissionais. Já me dei mal em provas na faculdade por ser muito viciada.

  16. Alessandra10/07/15 • 21h59

    Me irrita profundamente e acho desrespeitoso. Não tenho paciência de ficar chamando atenção, pois o bom senso deveria prevalecer, não?
    Se for pra grudar nas redes sociais, que seja sozinho em casa e não sair com amigos pra fazê-lo.
    Simplesmente não dou a oportunidade da pessoa me ignorar novamente.Não aceito convite e não convido quem pratica sem moderação.

    Mais rede na varanda e menos redes sociais, por favor!

  17. Cyntia12/07/15 • 01h31

    O nome disso é falta de educação das brabas. Eu estou em redes sociais, tenho e-mails, whatts, mas se vou me encontrar com alguém deixo o celular de lado. Não é justo com a pessoa nem comigo, que não aproveito a cia. Enfim… Acho que temos que melhorar urgentemente isso, pq isso acaba gerando a falta de interação tanto com quem está perto quanto com quem está longe. É péssimo!!!

  18. Leiloka13/07/15 • 15h57

    sabe aquela plaquinha: “não temos wi-fi, conversem entre si”
    adoro!

  19. Janaina Zorzato14/07/15 • 00h56

    Muito bom o post, Cony. E útil tbm. Acho o fim da várzea, sair para jantar com uma amiga, por exemplo, e a criatura ficar no whats trocando MSG com o bofe! Muita falta de educação. Detesto quem faz isso. Bj

  20. Iraci14/07/15 • 08h28

    O que mais me chamou atenção desse vicio em redes sociais foi no ultimo desfile da Gisele no SPFW que ninguém assistiu ao desfile de verdade, só pela tela do celular. Beleza que todo mundo queria compartilhar esse momento, mas nem aplaudiram a mulher no final pq estavam com as mãos ocupadas. PELO AMOR.