Beleza
Maquiagem
01 jul 2015, 42 comentários

A Hora do Make – Papo Sério

Oiê amigas!

Achei que antes de continuarmos a prática, precisávamos levar um papo. Tenho recebido alguns comentários do tipo: “suas maquiagens são um oásis no meio desse monte de côncavos e contornos exagerados” ou “não consigo achar contorno legal, por mais natural que seja”. Ou então, volta e meia clientes contam que fizeram maquiagem em algum outro lugar e se odiaram, se sentiram desconfiguradas e acabaram tirando tudo e refazendo elas próprias antes de irem para o evento… Enfim, estilo é um assunto delicado, mas vale a reflexão!

foto1

(Antes e depois duvidoso. TRASH!)

Fiquei pensando no que me trouxe até aqui e qual o meu objetivo ao trabalhar com beleza. Não sei se todas sabem, mas sou formada em psicologia e depois de circular por algumas profissões bem realizadas mas internamente pouco satisfatórias, entrei num processo de coaching para encarar a crise dos 40 e procurar minha realização pessoal pois sentia que já tinha passado da hora. Foi quando descobri que maquiagem podia ser muito mais que um hobby e iniciei a busca pelo curso profissionalizante ideal, afinal já sabia bem qual estilo NÃO QUERIA seguir, e uma amiga indicou o Liceu de Maquiagem da Vanessa Rozan. Foram 3 meses bárbaros de aprendizado intenso, prazeroso e muito mais sério e criterioso do que eu podia imaginar que esse universo exigiria! Resumindo, saí apaixonada mas assustada pois vi que o caminho não seria fácil e que a prática persistente dali pra frente seria tão ou MAIS importante para a minha carreira. Fiz cursos extensivos na Escola Madre, muito bacanas e enriquecedores também, mas foi só na experiência que de fato me profissionalizei.

Tá Paola, mas pra que você tá contando tudo isso?

Então gente, eu queria dizer pra vocês que maquiagem é coisa séria!

 

foto2

 

Tenho notado que de uns tempos pra cá houve um “boom” e a profissão pipocou, de repente todo mundo é maquiador, faz tutorial, dá dicas, maquia “azamiga” e quer se glamurizar diante de uma profissão que é muito mais foco, estudo, pesquisa, bom senso e vocação, do que achismos e non sense. Existe uma graaaaaaande diferença entre estar maquiada x estar BEM maquiada. Óbvio que estilo é muito pessoal.. Eu por exemplo não curto pele pesada, contorno ultrasuperpower a la Kim Kardashian e cut crease mas pra quem curte, por favor, faça bem feito e foque na harmonia da coisa!

foto3

Antes e depois de Kim: camadas e camadas de base e contornos, mas ela achou sua forma harmonica de divar

Uma coisa que aprendi com a Rozan <3 : maquiagem bonita e sofisticada requer aquele efeito degradê que se funde com a pele. Nada de linhas marcadas! A regra é: ESFUME!!!

foto4

(nãooooo, por favor!!) 

Maquiagem tem que servir pra embelezar gente! Você tem que olhar pra pessoa e notar, sem saber explicar direito, que ela está com ar saudável, de bem com a vida, atraente. Tem maquiagem que choca, repele, assusta!

(Seu namorado certamente não fala, mas nota. As amigas então…Rsrs. Cuidado!)

Enfim queridas, óbvio que estamos aqui compartilhando as quartas feiras sem o intuito de profissionalizar ninguém. Minhas dicas servem para que vocês possam ter algum conhecimento e sentir mais segurança para explorar esse universo e encarar uma maquiagem bacana para o dia a dia. Porém se alguém aí pensa em se profissionalizar, por favor, vá além! Procure um BOM curso, estude, treine moooito e tenha paciência porque o caminho não é fácil (povo acha que é só glamour… tsc tsc!). Mas acima de tudo, tenha vocação, se atire porque DE FATO é a sua praia e não só porque é modinha. Essa é a fórmula do sucesso e não tá à venda em lugar nenhum, ficadica!

Terminamos com alguns Antes e Depois de divas que são tão mortais sem maquiagem quanto nós… Mas divam porque ficam lindas na medida. Atentem sempre para as maquiagens de Red Carpet que são ótimos indicadores de que menos pode sim ser mais.

foto5 8 7 6

E eu chocante sem nada ( BUH!) e depois ligeiramente (SQN) corrigida.

9

Muitos beijos e até a próxima!!!

 

assinaturapaola

Escreva seu Comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui
42 comentários em “A Hora do Make – Papo Sério”
  1. Taynara01/07/15 • 23h11

    Nossa, achei muito pertinente o texto! Aqui na minha cidade tá cheio de novos maquiadores, direto da escola do youtube! Não tenho nada contra quem quer buscar um ganha pão e acho que até tem muita gente talentosíssima que nunca fez um curso, mas, na minha humilde opinião, para lidar diretamente com a pele e com a imagem de outra pessoa, acho que tem que ser mais profissional…

  2. Simone02/07/15 • 01h45

    Oiiii!
    Perfeito, concordo com tudo que dissestes. Maquiagem é para ser usada como uma aliada da nossa beleza natural . Adoro teus posts! Bjo

  3. Rute02/07/15 • 05h14

    Muito bom! Excelente reflexão.

  4. Kaa02/07/15 • 07h56

    Muito bom Paola!
    Ando vendo nas redes sociais muita sobrancelha escura d+, sombras coloridas e cintilantes, sombra marcaaada estilo atendente do Boticário kkk (hoje em dia melhorou muito, mas não adianta…memizou né?!) e procuro pensar que essas meninas estão começando… tão tropeçando pq estão aprendendo… Assim espero! …espero que leiam este teu post! rs
    Quando comecei a me maquiar procurei me inspirar não nas blogueiras com seus tutoriais coloridos, mas nas personagens phynas das novelas pq gosto de usar maquiagem durante o dia não só em festas! 😉

    Bjos

  5. Poliana02/07/15 • 07h59

    Muito bom mesmo o post. Beijo

  6. vanessa maria02/07/15 • 08h13

    Concordo com a máxima menos é mais, sempre!

  7. Julian Couto02/07/15 • 08h23

    Também sou maquiadora e penso exatamente como você! As clientes me procuram exatamente por isso, porque sabem que não sou adepta da maquiagem que transforma a mulher em outra pessoa. Até fiz um texto neste sentido no Diariamente Blog http://www.diariamenteblog.com.br/maquiagem-se-reconheca/

  8. Marcella02/07/15 • 08h31

    Fala sério que aquela é a Kim sem make!! tô passada! kkkkkkkkkkkkkk

  9. Ana02/07/15 • 09h15

    É isso aí…

    E você sem maquiagem, LINDA igual!!!

  10. Luiza02/07/15 • 09h43

    Verdade, a make é uma muleta, ela não pode ficar mudando completamente nosso rosto ao ponto de não parecermos com nós mesmas no espelho!

    http://www.estiloadois.com.br

  11. Jane02/07/15 • 10h15

    Dicas super válidas de que o menos é mais.
    Mas para quem gosta de ousar na make, o que você sugere para que não fique igual a uma drag queen?

    • Paola03/07/15 • 09h21

      Jane, o negócio é adequar bom senso a estilo pessoal, como disse. Vc pode curtir, mas se for de dia e pra uma ocasião mais informal, tenta pegar mais leve na intensidade e deixa pra se elbaldar nas ocasiões especias. Bjo!

  12. kammy02/07/15 • 10h28

    amei as dicas
    nossa eu gosto de coisa super discretas kk
    não me arrisco rsrs

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar & Amar | Meu Canal YT

  13. Maira02/07/15 • 10h37

    Super concordo com tudo o que vc escreveu Paola, infelizmente com essa onda de “celebridades instantâneas” que aparecem sei lá de onde e já cai na boca do povo, mesmo sem um pingo de conteúdo, é cada vez mais difícil a gente encontrar e tirar o que realmente vale a pena nesse mundo cibernético.

    Sempre gostei de maquiagem e arrisco algumas coisas de vez em quando, mas sempre tive medo de ficar caricada e no final ter a impressão de que a pessoa que está se olhando no espelho não sou eu…medooooo, penso como você, menos sempre é mais e bom senso é fundamental…muito esclarecedora sua postagem de hoje…amei…sucesso.

    Bjocas

  14. Jéssica02/07/15 • 11h57

    Olá,

    Muito, mas muito pertinente mesmo seu texto! Concordo plenamente.

    Aliás, você é linda heim! 😉

    Beijos

  15. Gabi02/07/15 • 12h12

    Excelente texto, Paola! Eu sou adepta dos tutoriais do youtube pra auto maquiagem (foi assim que aprendi a me maquiar e agora tento repassar as dicas), mas acho um absurdo alguém se dizer “maquiadora profissional” sem nunca ter, de fato, estudado para isso.
    Parabéns pelo seu profissionalismo. =)

    http://gabivasconcellos.com.br/

  16. Caroline Iglesias02/07/15 • 14h57

    Paola,

    entendo bem o que vc fala. Maquiagem deve ser atemporal. A mulher tem que ver sua foto maquiada 10 anos depois e sentir que poderia repetir a mesma make. Quando me formei maquiadora no Senac (aqui em BH pelo menos o curso é bem puxado) fiquei desesperada, pois aquilo era só o começo e e preciso muito treino e estudos constantes para ser um bom maquiador. Realmente o mercado está cheio de pseudo-maquiadores, o que é triste. Bjs! Seu trabalho é lindo!

  17. Ana02/07/15 • 15h12

    Excelente post, com ele lembrei dos vídeos do Wayne Goss, principalmente um sobre sobrancelhas desenhadas! Vale a pena assistir…

    • Paola03/07/15 • 09h23

      Não conheço, vou pesquisar. Brigada pela dica! Bjo

    • Thaís Fernandes04/07/15 • 00h46

      uauuuu! Só aqui no Fufu acontecem essas coisas!
      Amo esse cara! Mas não lembrava nuncaaaa o nome!! Há anos assisti videos dele e esqueci do cidadão…
      Ele é ótimo!!
      Sobre a sobrancelhas, aqui está https://www.youtube.com/watch?v=ZBcmS-ebnx8
      A quem interessar…
      :*

  18. jacque02/07/15 • 15h58

    A segunda foto do olho bem preto foi minha irmã que fez, talvez quando vc pesquisou a foto não tinha escrito para qual ocasião a cliente pediu aquele tipo de maquiagem. Então venho aki explicar, a maquiagem era para uma FESTA A FANTASIA, por isso tanto exagero.

    • Paola03/07/15 • 09h28

      Jac, como te disse no insta, tirei essa montagem do grupo do Face Maquiadores da Depressão. Bjos

    • Ana03/07/15 • 12h01

      humm….mas amiga, tá feio até pra festa de dia das bruxas….

  19. Chris Figueiredo02/07/15 • 18h59

    Paola, gostaria de saber se existe alguma diferenca entre a textura do BB e CC cream da Smashbox. Quero muito comprar, mais pela praticidade de usar hidratante+Protetor+base+primer em um só produto, porém estou sem saber qual deixa a pele o mais natural, sem ficar com aspecto mate.

    • Paola03/07/15 • 09h31

      Ixi Chris, nunca usei nenhum dos dois então não sei te dizer. Vou perguntar pra uma amiga que é treinadora da Smashbox e volto pra te contar tá? Bjo!

      • Chris Figueiredo04/07/15 • 12h00

        Ótimo!!! Vou aguardar entao!
        Obrigada!!! 🙂

  20. Flavia02/07/15 • 19h05

    Confesso que adoro bush no melhor estilo patati patata mas to tentando ir mais devagar agora. Tb adoroooo cara de tijolo feito com pó bronze ai Deus to tentando me livrar juro

    • Paola03/07/15 • 09h33

      Kkkkkkkkk! Pode marcar um pco mais o blush se gosta, mas procura pegar leve no resto pra equilibrar. Bjo

  21. Michele02/07/15 • 19h18

    Paola, gostei muito do post e gosto muito da make mais clean. Sandra Bullock e a minha inspiração atual. Essas Divas que mencionou não usam maquiagem, usam reboco mesmo. A Kim e supercaricata e Juliana e a Beyoncé são o mulheres lindas e normais, não precisam exagerar tanto. Você poderia nos passar referências para eventos como casamento e formatura e ficar com a make na medida?

    • Paola03/07/15 • 09h38

      Oi Michele! Concordo que a Kim exagera, mas as outras acho que estão na medida para encarar o trabalho que realizam. Make pra essas ocasiões tem que ser mais impactante (eu não disse exageradas hein?).
      Com certeza teremos posts sobre esses temas, pode deixar!
      Bjo

  22. Júlia03/07/15 • 09h39

    Olha, eu concordo em partes. Sei que a gente tem que ter bom senso, mas também tem que entender que o que é bonito para mim pode não ser para você e vice-versa. As vezes a gente vê umas mulheres na rua ou em festas e dá até dó, porque é visível que tá feio. Mas e se a pessoa estiver gostando, se sentindo bem, bonita, qual o problema? Eu não gosto de sombra colorida, por exemplo, mas tem gente que acha lindo! Gosto das sobrancelhas beeem naturais, quase sem correção, mas há quem goste do estilo mais marcado e desenhado… É gosto! Cada um tem o seu! Acho que num assunto que vai tanto de gosto pessoal, não tem tanto certo e errado assim. Tem que esfumar? Tem! Mas e se a pessoa quiser a sombra marcada, qual o problema? Não é o olho dela, o rosto dela, a imagem dela? A gente fica muito apegada ao “padrão de beleza” e esquece que maquiagem, roupa, acessório são meios de demonstrar a personalidade e principalmente, nos fazer sentir bem com nossa imagem. A gente tem que ser livre para usar o que convém, da forma que convém. Chato um mundo com regras para tudo…
    Vi um comentário aqui de uma menina falando que gosta de blush patati patatá mas está tentando se policiar. Olha, se você gosta, use como quiser! Eu não faço isso em mim, porque eu não curto em mim, mas se você curte… Aproveite!! Sai com água depois! 😉

    • Paola03/07/15 • 19h41

      Oi Julia!
      Pois é, foi o que eu disse no post… Estilo é assunto delicado.
      É ÓBVIO que cada um faz o que quer da sua aparência, não tô aqui para ditar regras obrigatórias. Porém EU PAOLA acredito que existe um padrão de beleza que é mais bonito aos olhos, soa melhor do que uma maquiagem forçada e sem harmonia. Ainda assim, a pessoa usa se quiser, porém tb não pode querer que os outros olhem, gostem e não a achem feia, de mal gosto, destoada.
      Gosto não se discute, se lamenta! 😉
      Bjos

  23. Bárbara Pena03/07/15 • 10h06

    Oi Paola!!! Aqui é a Bá, irmã da Ju e da Má! =) Você poderia fazer um post com dicas de produtos para fazermos essas makes naturais. Principalmente sombras marrons e iluminadoras! Tô precisando incrementar meu kit de sombras e queria sugestões de algumas que vc usa e gosta! Bjos!!!!

    • Paola03/07/15 • 19h43

      Oiê Ba!
      Temos temas de sobra pela frente, pode deixar que vou tomar nota e colocar na fila a sua sugestão!
      Bjão querida!

  24. Paola03/07/15 • 19h45

    Meninas, obrigada!!! Feliz que vcs curtiram!!! Bjão em todas!!! ❤️❤️❤️

  25. thais bellas03/07/15 • 23h59

    Linda você sem maquiagem. :*

    • Paola04/07/15 • 08h55

      Ainnnn Thais… Acho não! Rsrs Mas obrigada viu?

  26. Thaís Fernandes04/07/15 • 01h02

    Adorei o post e estou morreeeeeeendo de rir do video!
    Odeio essa mania que se tornou sobrancelha! Parece que todo mundo hoje tem a sobrancelha da Cara Delevigne! Fala sério…

  27. Dafne06/07/15 • 14h55

    Vou falar uma coisa e não sei se vai ser levada a mal ou não, espero que não, mas lá vai:
    Quando vi a sua foto de perfil no final do post, nos outros posts, não te achei uma moça bonita. Hoje vi que é simplesmente uma foto ruim! Iluminação, ângulo, coisas assim.
    Você é linda, e sem maquiagem inclusive! Pra bem da verdade, gostei mais da foto sem maquiagem, não que a maquiagem esteja feia, mas sem você está com um ar super jovial e cheio de energia.

  28. Debora05/01/16 • 22h03

    Entre o Liceu e a Escola Madre, qual dos 2 indicaria para fazer o profissionalizante?
    Beijos

  29. Camila Carla19/07/17 • 10h33

    Olá, minha dúvida é para o curso profissional para iniciantes:
    Qual escola? Madre ou Liceu? Estou muito na dúvida!

  30. Olá, tem interesse em aprender a se maquiar, ou até mesmo maquiar outras pessoas sem sair de casa?
    100% online, no horário que você quiser. vai perder essa oportunidade?
    confere aqui no link abaixo. ↩️
    https://bit.ly/3boLviX